Carla de Aquino

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  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul como bolsista CNPq (2014), participou do projeto interinstitucional Varsul Digital e investiga os processos de silabificação e acentuação no Português, além da interação fonologia/morfologia. Possui Licenciatura em Letras português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), instituição na qual trabalhou como bolsista de monitoria do departamento de Linguística e Filologia. Mestre em Letras (Linguística Aplicada) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul como bolsista CAPES (2010), Especialista em Estudos Avançados da Língua Inglesa (2007) e em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (2015). Seus interesses compreendem a Linguística Teórica assim como o processo de aquisição de língua estrangeira e materna. Tem experiência como professora de Inglês em cursos livres e atualmente leciona como professora de Inglês, Português e Literatura no IFSul, Câmpus Charqueadas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla de Aquino
Nome em citações bibliográficas
AQUINO, C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, COPES - Coordenadoria de Pesquisa.
Rua General Balbão,
Centro
96745000 - Charqueadas, RS - Brasil
Telefone: (51) 36583775


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Doutorado em Letras (conceito 7).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
com período sanduíche em University of California - Berkeley (Orientador: Larry Hyman).
Título: A sílaba CVC e sua função no sistema, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Leda Bisol.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: sílaba fechada e aberta; mora; acento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2010
Mestrado em Mestrado em Letras (Conceito Capes 6).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE: o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Regina Ritter Lamprecht.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Consciência Fonológica; transferência; estrutura silábica; ensino de língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2017
Especialização em andamento em Educação Especial Inclusiva. (Carga Horária: 420h).
Faculdade São Fidelis, FSF, Brasil.
2015 interrompida
Especialização interrompida em 2016 em Tradução de Inglês. (Carga Horária: 380h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Ano de interrupção: 2016
2014 - 2015
Especialização em Metodologia de Ensino de L Portuguesa e Literatura. (Carga Horária: 440h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: As concepções de língua subjacentes às atividades de leitura em livros didáticos.
Orientador: Daniela Rohan Hirschmann.
2007 - 2008
Especialização em Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Developing Pragmatic Competence through the Task-based Approach.
Orientador: Cristina Becker Lopes Perna.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura em letras Português/Inglês.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Motivação para a aprendizagem de línguas na escola de ensino médio.
Orientador: Margarete Schlatter.
1998 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand - Curso Normal, IEE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Neuroimagem Funcional: uma abordagem hands-on. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2018 - 2018
Exploring the world of English language teaching. (Carga horária: 12h).
Cambridge Assessment English, CAE, Inglaterra.
2018 - 2018
Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 280h).
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
2016 - 2016
Curso da Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em A Arte de Contar Histórias. (Carga horária: 30h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2015 - 2015
Entrepreneurship and Inovation, ESL Training Progr. (Carga horária: 120h).
San Antonio College, SAC, Estados Unidos.
2015 - 2015
Treinamento para aplicadores de testes TOEIC.
Educational Testing Service, ETS, Estados Unidos.
2014 - 2014
Treinamento para aplicadores - TOEFL ITP.
Educational Testing Service, ETS, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em Moodle para professores. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
Fonologia do Português: acento e sílaba. (Carga horária: 15h).
XXI Instituto da Abralin, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Pronouncing American English. (Carga horária: 18h).
VocalEase Communications, VOCALEASE, Estados Unidos.
2012 - 2012
Curso de Estatística: O SPSS. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2012 - 2012
Vogais nasais, vogais nasalizadas, ditongos nasais. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2012 - 2012
Pesquisa na Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2012 - 2012
Advanced Phonology (211A). (Carga horária: 42h).
University of California, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2012 - 2012
Advanced Morphology (215). (Carga horária: 42h).
University of California, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2012 - 2012
Seminar in Phonetics and Phonology (290E). (Carga horária: 42h).
University of California, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2012 - 2012
Historical Linguistics (230). (Carga horária: 42h).
University of California, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2011 - 2011
Extensão universitária em Capacitação de professores para EAD. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Seminário livre de Linguística: Processamento norm. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
Tópicos sobre o sistema vocálico do PB. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Redução vocálica e enfraquecimento consonantall. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Exam Practice CAE. (Carga horária: 90h).
Cultura Inglesa - Porto Alegre, CI, Brasil.
2010 - 2010
Leitura e Cognição: uma abordagem psicolinguística. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Fundamentos de Fonologia. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2009 - 2009
Fundamentos de análise acústica na aquisição da lg. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Entre desempenho fonológico, MT, leitura e escrita. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Fonética Articulatória. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2008 - 2008
Entoação: Fonética e Fonologia. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2008 - 2008
Teaching Young Children (TYC) with Practicum. (Carga horária: 120h).
Westwern Town College - Vancouver, WTC, Canadá.
2008 - 2008
Fonologia do Português Brasileiro. (Carga horária: 9h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
Conhecendo a obra de Alice Walker. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Australian Literature and Cinema. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
A Obra de William Shakespeare. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. de Ens. Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de ensino básico, técnico e tecnológico.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do Pronatec - Mulheres Mil, Carga horária: 8
Outras informações
Cursos de Formação de Contadores de Histórias e Recepcionistas atuando na disciplina do núcleo comum de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor temporário do PRONATEC/MULHERES MIL, Carga horária: 16
Outras informações
Atuação na disciplina de Linguagens, códigos e suas tecnologias

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Português e Inglês, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Ensino Técnico Integrado e Ensino Superior

Atividades

07/2014 - Atual
Serviços técnicos especializados , Programa Inglês Sem Fronteiras, .

Serviço realizado
Aplicador do TOEFL-ITP; Aplicador TOEIC; Aplicador TOEIC Bridge.
03/2013 - Atual
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação em Língua Inglesa
Inglês Instrumental
Produção Textual
02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
Língua Inglesa I
Língua Inglesa II
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
Língua Portuguesa III
02/2015 - 10/2017
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
10/2014 - 05/2017
Outras atividades técnico-científicas , NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica, NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica.

Atividade realizada
Representante do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSUL.
03/2014 - 05/2017
Direção e administração, COPES - Coordenadoria de Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenadora de Pesquisa.
03/2014 - 02/2015
Ensino, Educação e Contemporaneidade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à Pesquisa
08/2013 - 11/2014
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
General English - Módulos I, II e III.
06/2014 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, .

Cargo ou função
Comissão de Reestruturação do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet.
04/2014 - 06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Educação à Distância, .

Cargo ou função
Comissão do Núcleo de Educação à Distância - EAD do Câmpus Charqueadas.
04/2014 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação e Seleção dos candidatos a vagas no Curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade, ano letivo de 2014..

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial do E-TEC Idiomas, Carga horária: 20


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Projeto O projeto VARSUL (Variação Linguística na Região Sul do Brasil) tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil. Conta com a parceria de quatro universidades brasileiras: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Paraná. O projeto constitui-se de: Banco de Dados VARSUL, Amostra Digital VARSUL e Banco de Dados Diacrônico. O VARSUL tem como propósito oferecer: (i) subsídios para a descrição do português falado e escrito no Brasil; (ii) condições para teste e desenvolvimento de teorias linguísticas; (iii) condições para formação de novos pesquisadores; (iv) subsídios para programas educacionais, promovendo o conhecimento e o respeito às variedades linguísticas.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Núcleo de Estudos sobre Aquisição e Aprendizagem da Linguagem - CEAAL/PUCRS O CEAAL realiza pesquisas sobre Aquisição da Linguagem, principalmente sobre a fonologia do Português Brasileiro, tanto normal como com desvios fonológicos. É um centro de referência no Brasil na área da Fonologia Clínica em razão dos trabalhos desenvolvidos sobre o tema dos desvios fonológicos evolutivos. O CEAAL abriga três Bancos de Dados com amostras de fala de crianças monolíngües falantes de Português Brasileiro: (a) o Banco de Dados INIFONO, com dados de 96 crianças com desenvolvimento fonológico normal, coletados transversalmente entre 1;0 e 2;0 anos, e de 2 crianças coletadas longitudinalmente, na mesma faixa etária; (b) o Banco de Dados AQUIFONO, com dados de 310 crianças com desenvolvimento fonológico normal, coletados transversalmente entre 2;0 e 7;1 anos; (c) o Banco de Dados DESFONO, com dados de 75 crianças com desvios fonológicos evolutivos coletados transversalmente entre 3;0 e 10;0 anos. Os dois primeiros são compartilhados pelo CEAAL e pelo Mestrado em Letras da UCPEL. As pesquisas com base nesses corpora visam o conhecimento da aquisição dos segmentos, sílabas e palavra prosódica do Português Brasileiro; o estabelecimento de padrões de normalidade, bem como de relações entre pesquisas sobre a aquisição fonológica normal e aquela com desvios. Os estudos são realizadas à luz de teorias fonológicas atuais, para as quais contribuem no sentido de validá-las pela sua capacidade em dar conta das fases iniciais da aquisição fonológica, ou de distúrbios que afetam o componente fonológico da linguagem. Outra área forte de pesquisas no CEAAL é a da Consciência Fonológica e sua relação com o letramento. Os resultados de pesquisas são apresentados em congressos nacionais e internacionais, publicados em periódicos e em livros, como "Aquisição Fonológica do Português", publicado em 2004 pela Artmed, e "CONFIAS - Instrumento de Avaliação Seqüencial" - Casa do Psicólogo, 2004

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , VARSUL, .

02/2008 - 01/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de estudos sobre Aquisição e Aprendizagem da Linguagem - CEAAL/PUCRS, .

Linhas de pesquisa
Teorias e Uso da Linguagem

University of California, UC BERKELEY, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio de Doutoramento, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação em aulas do departamento de Linguística da UC Berkeley e desenvolvimento de pesquisa de tese.


Colégio Marista Champagnat, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Prof de Inglês Ed Infantil e Séries Iniciais, Carga horária: 19
Outras informações
Aulas regulares de língua inglesa para alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, oficinas de língua inglesa para todas as idades no turno vespertino e atuação no projeto de turno integral com oficinas de lingua inglesa para alunos das séries iniciais.


Cultural Norte Americano - CNA, CURSO LIVRE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista de Monitoria Acadêmic, Enquadramento Funcional: Monitora do Dep de Lingüística e Filologia, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação nas disciplinas 'Conceitos Básicos de Linguística', 'Estudos Linguísticos I' e 'Introdução à Linguística Histórica' sob a orientação e responsabilidade da professora Valeria Neto de Oliveira Monareto durante três semestres.


Instituto de Idiomas Free Planet-LTDA, CURSO LIVRE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Instrutor de Língua Inglesa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Método FISK



Linhas de pesquisa


1.
Teorias e Uso da Linguagem
2.
Teoria e análise linguística

Objetivo: Preocupa-se com a descrição da interface sintático-semântica e pragmática, com a análise formal de aspectos fonológicos do português, com o estudo comparativo de sistemas e subsistemas fonológicos e com os aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EDUCARE - Investigando a efetividade do uso de objetos de aprendizagem em cursos preparatórios para processos seletivos
Descrição: Este projeto visa investigar a efetividade da aplicação de Objetos de Aprendizagem no treinamento de candidatos em processos seletivos, tendo como estudo de caso o vestibular de ingresso nos cursos integrados no IFSUL Charqueadas. O objetivo principal é o desenvolvimento de Objetos de aprendizagem relacionados ao conteúdo programático de língua portuguesa e a construção de um sistema de apoio aos usuários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Avaliação de processos educacionais nos cursos E-tec Idiomas: Inglês e Espanhol
Descrição: A evasão ou desistência em cursos à distância se constitui como um fenômeno bastante comum e relatado por estudiosos do tema. É possível que tal fenômeno esteja relacionado com níveis de conhecimento prévio dos participantes a respeito dos assuntos estudados nos cursos, com dificuldades relativas à manipulação de ferramentas didáticas, com a complexidade das tarefas, além de fatores pessoais que podem levar o participante a desistir. Este projeto visa analisar dados numéricos levantados em edições de 2014, 2015 e 2016 dos cursos de inglês e espanhol do E-TEC idiomas Sem Fronteiras, bem como entrevistas realizadas com alunos que permaneceram nos cursos e o concluíram com êxito a fim de apontar estatísticas de ingresso e egresso, fatores dificultadores de permanência e estabelecer possíveis políticas de combate à evasão e auxílio ao aluno. Serão executadas análise quantitativa dos dados numéricos no que concerne ingresso, evasão e conclusão dos cursos e análise qualitativa das entrevistas realizadas com alunos concluintes para que se estabeleçam índices e indicadores para práticas bem sucedidas no modelo de educação à distância proposto por estes cursos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Ideologia e Dialogismo em Textos Literários e não Literários
Descrição: Este projeto visa abordar as condições de produção de linguagem e a dinâmica da criação ideológica em textos literários e não-literários conforme conceitos explorados pelo Círculo de Bakhtin. Conforme a visão a ser seguida, a criação verbal está sempre permeada por ideologias assumidas pelos sujeitos em interação, o dizer é sempre orientado para um já dito, para uma possível resposta e representa, desse modo, múltiplas vozes sociais. A hipótese aqui assumida é de que esse processo ocorra tanto em textos literários como não literários, uma vez que ambos buscam a dialogia. Este trabalho envolverá um estudo das obras de Bakhtin e do Círculo, buscando uma definição dos conceitos por eles propostos e a análise de textos literários e não literários para que se verifiquem as significações e o modo como elas são construídas na fala em interação. Espera-se que seja possível identificar para quem os textos são dirigidos ? os receptores presumidos, quais as ideologias/valores/vozes sociais defendidas e as possíveis respostas suscitadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Aquisição e desenvolvimento da linguagem
Descrição: Descrever e analisar a aquisição fonológica do Português Brasileiro, normal ou com desvios fonológicos evolutivos, à luz de teorias fonológicas atuais. Pesquisar a aquisição da metáfora à luz da teoria das Metáforas Conceituais (Lakoff & Johnson)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Aquisição de L2 e bilinguismo
Descrição: As pesquisas têm por objetivo verificar padrões na aquisição fonológica da criança, adolescente e adulto adquirindo uma L2 e, por outro lado, estudar fenômenos fonológicos, sintáticos, semânticos, morfológicos e pragmáticos do bilingüismo simultâneo e do sequêncial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Formação em metodologias de ensino para professores de língua estrangeira
Descrição: A formação continuada de profissionais da educação tem sido pauta desde sempre quando discutida a qualidade do ensino no Brasil. No que concerne o ensino de línguas, passamos de tempos em que o professor era o ?detentor? e ?transmissor? do saber, ao momento em que muita informação em línguas estrangeiras diversas está disponível aos indivíduos via web. Além disso, dissemina-se cada vez mais a oferta de cursos online de idiomas e a necessidade de os indivíduos terem conhecimento de línguas ao ingressarem no mundo do trabalho, tudo em virtude da internacionalização de quase todos os tipos de serviços no país. O curso de formação em metodologias de ensino para professores de língua estrangeira visa atingir uma das funções dos institutos federais, que é a disseminação de conhecimento para alavancar a educação nas regiões em que se faz presente. E isso se dará pelo trabalho desses profissionais multiplicando conhecimento em suas áreas de atuação em toda a região carbonífera..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carla de Aquino - Coordenador / Raquel Souza de oliveira - Integrante.
2018 - Atual
Gabby: Conversação em Língua Inglesa
Descrição: A Conversação em Língua Inglesa prevê o uso da língua estrangeira em diversas situações de comunicação, falando com diferentes pessoas sobre temas variados. Compreende revisão de estruturas gramaticais necessárias para comunicação e trabalho com vocabulário baseado no uso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
If em dança
Descrição: Esta proposta visa promover atividades culturais no Câmpus Charqueadas ao longo do ano de 2015, compreendendo mais precisamente um evento (apresentação/espetáculo) de grupos de dança realizando oficinas no Câmpus Charqueadas com participação da comunidade interna e externa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Fazendo arte na escola
Descrição: Esta proposta visa promover atividades culturais no Câmpus Charqueadas ao longo do ano de 2015, compreendendo mais precisamente oficinas de dança com a participação da comunidade interna e externa. O projeto compreende encontros semanais e culmina em uma apresentação de fechamento no Câmpus Charqueadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
General English I, II e III
Descrição: O inglês é hoje falado por mais de 700 milhões de pessoas pelo mundo e já adquiriu há muito o status de língua franca, uma vez que é ferramenta de comunicação internacional. Relações diplomáticas internacionais são também possíveis graças à popularização do idioma. O curso de extensão em Língua Inglesa, oferecido em 3 módulos ? I, II e III ? no segundo semestre acadêmico de 2013 e durante todo o ano de 2014, tem como objetivo desenvolver conhecimentos de língua inglesa alcançando o nível intermediário nas habilidades oral, escrita, auditiva e de compreensão leitora. Além disso, busca-se facilitar o acesso dos nossos alunos, por meio do conhecimento de um idioma, a programas como o ?Ciência sem Fronteiras?, para que possam cursar um semestre ou ano letivo no exterior, assim como possibilitar outros intercâmbios culturais. As aulas seguirão o método comunicativo. Os participantes serão expostos a situações reais de uso da língua e terão oportunidades de interação utilizando os conhecimentos adquiridos desde o nível básico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2016
Teaching Kids
Descrição: O uso de tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino tem crescido amplamente nos últimos anos. Acredita-se que a inserção de computadores, por exemplo, na prática de ensino-aprendizagem de línguas, influencie inclusive em mudanças comportamentais por parte dos aprendizes (LOPES, s/d). Este projeto visa desenvolver softwares educativos a serem disponibilizados em um site e algumas atividades em versão digital para auxílio ao ensino-aprendizagem de língua adicional ? inglês para público infantil. Serão elaboradas atividades para crianças de primeiro a terceiro anos do ensino fundamental tratando de assuntos abordados com esta faixa etária e, ao final do projeto, será realizada a entrega do material para professores da rede pública de ensino local em uma oficina. Espera-se que a disponibilização de tais atividades em diferentes meios (site e CDs) possa proporcionar a utilização em qualquer ambiente equipado com computadores, mesmo que a escola não ofereça acesso à internet..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) .
Integrantes: Carla de Aquino - Coordenador / Fábio Luis Santos - Integrante / Isadora Kovalski Cabral - Integrante.
2010 - 2014
Amostra Digital Varsul
Descrição: Este projeto, numa parceiria insterinstitucional que reúne a UFSC, a PUCRS, a UFRGS e a UFPR, tem por objetivo dispoibilizar à comunidade científica nacional e internacional uma amostra digital de fala do Projeto Varsul (Variação Linguística Urbana na Região Sul), referente às três capitais do sul do Brasil (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre); e dois bancos de dados da fala rural de Florianópolis, a fim de servir como fonte de informação sobre as variedades sociolinguísticas do Sul do País e como fonte para pesquisa sociocultural dos informantes..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Carla de Aquino - Integrante / Leda Bisol - Integrante / Cláudia Brescancini - Integrante / Izete Lehmkuhl Coelho - Coordenador / Machry da Silva, Susiele - Integrante / Souza, Susana Silva de - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2017 - 2018
Inglês para Exames de Proficiência I
Descrição: Este projeto de ensino visa proporcionar aos alunos da graduação em engenharia de controle e automação um curso de idiomas como língua adicional em nível intermediário. É um curso composto por 3 módulos e tem por objetivo o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas de percepção e produção, sendo elas: escuta, leitura, escrita e oralidade, preparando os participantes participantes para exames de proficiência em língua inglesa, mais especificamente TOEFL ITP/IBT..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Oficina de Produção Textual: o empoderamento da mulher negra no Brasil
Descrição: Projeto de Ensino destinado a alunos de ensino médio e superior interessados na produção de textos para a participação em Concurso Literário do IFSUL. O projeto contempla palestra sobre a temática proposta e oficina de produção dos três tipos de textos em destaque: poemas, textos dissertativos e artigos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2016
X Mocitec
Descrição: Projeto de realização de evento..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: LínguaTec
2017 - Atual
Periódico: CientIF - Revista Acadêmica


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: BELT - Brazilian English Language Teaching Journal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Bolsa de capacitação para professores da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica - programa Setec-CAPES/NOVA, SETEC/MEC.
2015
TOEFL Test ITP (640/677pts), ETS.
2013
1º lugar na seleção para professor substituto de Língua Portuguesa e Língua Inglesa (edital 15/2013)., Instituto Federal Sul-Rio Grandense, unidade Charqueadas..
2013
1º lugar no concurso para professor de Língua Inglesa e Língua Portuguesa - edital 152/2013, Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia Sul Rio-Grandense.
2012
Certificate in Advanced English, University of Cambridge - ESOL Examinations.
2012
Bolsa de pesquisa PDSE na Universidade da Califórnia - Berkeley, CAPES.
2011
Toefl Test IBT (96/120 pts), ETS - Educational Test Service.
2010
Bolsa de Doutorado, CNPQ.
2009
Comprovação de proficiência em Língua Estrangeira - Espanhol, PUCRS.
2009
Comprovação de proficiência em Língua Estrangeira - Espanhol, UFRGS.
2008
Bolsa de Mestrado, CAPES.
2005
Certificate of Competency in English, The University of Michigan - English Language Institute, United States of America.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AQUINO, C.2017AQUINO, C.. As concepções de língua subjacentes às atividades de leitura em livros didáticos. REVISTA MAGISTRO (UNIGRANRO), v. 1, p. 333-349, 2017.

2.
AQUINO, C.2015 AQUINO, C.; Bisol, L. . A silaba CVC e o peso variavel. Revista da ABRALIN, v. 1, p. 153-168, 2015.

3.
AQUINO, C.2013AQUINO, C.. Phonological Awareness in the acquisition of English as a Foreign Language. Brazilian English Language Teaching Journal, v. 4, p. 4-19, 2013.

4.
AQUINO, C.2012AQUINO, C.. Interação entre conhecimento explícito e implícito na aprendizagem de L2: quais as contribuições trazidas pela neurolinguística para essa discussão?. Letrônica, v. 5, p. 125-141, 2012.

5.
BEZ, A. S.2011BEZ, A. S. ; AQUINO, C. . Saussure e o Estruturalismo: retomando alguns pontos fundamentais da teoria Saussuriana. Cadernos do IL, v. n42, p. 5-17, 2011.

6.
AQUINO, C.2011AQUINO, C.. Pragmatic Competence: how can it be developed in the foreign language classroom?. Brazilian English Language Teaching Journal, v. 2, p. 140-153, 2011.

7.
AQUINO, C.2011AQUINO, C.. Questões sobre o trabalho com gêneros textuais na sala de aula de língua estrangeira: uma discussão sob a ótica bakhtiniana. Brazilian English Language Teaching Journal, v. 2, p. 154-166, 2011.

8.
AQUINO, C.2009AQUINO, C.. Uma discussão acerca do bilinguismo e do preconceito linguístico em populações bilingues no sul do Brasil. Letrônica, v. 2, p. 231-240, 2009.

9.
AQUINO, C.2008AQUINO, C.. A construção da argumentação no conto A Fila sob a ótica de Ducrot. Letrônica, v. 1, p. 21-34, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AQUINO, C.. A sílaba CVC e sua função no sistema. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 209p .

2.
AQUINO, C.. Anais da IX MOCITEC. 2. ed. Charqueadas: , 2015. v. 1. 160p .

3.
AQUINO, C.. Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE: o caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 141p .

4.
AQUINO, C.. Anais da VIII Mocitec. 1. ed. Charqueadas: IFSUL, 2014. v. 1. 151p .

5.
SCHERER, L. C. (Org.) ; JERONIMO, G. M. (Org.) ; AQUINO, C. (Org.) . Letrônica - Linguagem e cognição: interfaces entre Psicolinguística e Neurolinguística. 5. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012. 185p .

Capítulos de livros publicados
1.
AQUINO, C.. Inferências na Interface Semântico-Pragmática: um estudo da linguagem de homens e mulheres pela Teoria das Implicaturas Griceanas. In: Jorge Campos da Costa. (Org.). Inferências Linguísticas nas Interfaces. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2009, v. , p. 1-17.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, C.. Como interagem os conhecimentos implícito e explícito na aquisição de uma L2?. In: XII Semana de Letras da PUCRS, 2012, Porto Alegre. 70 Anos: A FALE FALA. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. v. XII.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, C.; Lamprecht, R.R. . A consciência fonológica no nível silábico de aprendizes de inglês como LE. In: IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação - PUCRS, 2009, Porto Alegre. Anais da IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação. Porto Alegre: Edipucrs, 2009. v. 4. p. 1052-1054.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, C.. A sílaba CVC e sua função no sistema. In: XVII Congresso Internacional Associación de Linguística e Filologia de America Latina (ALFAL), 2014, João Pessoa, Paraíba. Estudos Linguísticos e Filológicos: ANAIS. João Pessoa: ADALTECH, 2014. p. 76-76.

2.
SOARES, E. S. ; ENNES, L. S. ; SILVA, L. L. ; ESCOBAR, M. S. ; AQUINO, C. . Aprendendo Inglês com Métodos Interativos. In: VIII Mocitec, 2014, Charqueadas. Anais da VIII Mocitec. Charqueadas, 2014. p. 107-108.

3.
AQUINO, C.. Peso e acentuação no português: a terminação CVC. In: VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013, Natal-RN. Caderno de Resumos do VIII Congresso Internacional da Abralin, Rio Grande do Norte.. Natal: EDUFRN, 2013.

4.
AQUINO, C.. Peso silábico e acento em português. In: IV Postgraduate Conference - ESGHT 2013, 2013, Algarve. Livro de Resumos, 2013.

5.
AQUINO, C.. Um estudo sobre o acento em português: a origem das alternâncias. In: I Encontro Intermediário do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL, 2013, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRGS, 2013. v. 1. p. 20-20.

6.
AQUINO, C.. Um estudo das alternâncias na atribuição de acento em Português pelo modelo de restrições indexadas de Pater. In: XII Fórum Fapa -Conhecimento movendo o mundo, 2013, Porto Alegre. XII Fórum Fapa - Caderno de Resumos. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense, 2013. p. 52-53.

7.
AQUINO, C.. Interface fonologia/morfologia na atribuição do acento em Português. In: Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. CIFALE - Línguas, Lietraturas e Diálogos, 2013. p. 17-17.

8.
AQUINO, C.. Atribuição de acento em português: o comportamento das sílabas CVC finais. In: Salão Universitário, 2012, Pelotas-RS. Salão Universitário 2012. Pelotas: Núcleo Web - Acessoria de comunicação e marketing, 2012.

9.
AQUINO, C.; Bisol, L. . Restrições de peso em sílabas CVC finais no português. In: I Encontro Sul Letras, 2012, São Leopoldo. Encontro Sul Letras. São Leopoldo: Casa Leiria, 2012. v. 1. p. 83-85.

10.
AQUINO, C.. Restrições de Moricidade em Português. In: XI Fórum FAPA - Mostra de Pesquisas em Pós-Graduação, 2012, Porto Alegre-RS. XI Fórum FAPA: conhecimento fazendo a diferença. Porto Alegre, 2012. v. 1. p. 85-85.

11.
AQUINO, C.. Peso contexto-dependente: o comportamento das sílabas CVC finais na acentuação em Português. In: 11 Mostra da Produção Universitária (XIV Encontro de Pós-Graduação), 2012, Rio Grande-RS. Anais da MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 11.

12.
AQUINO, C.; Lamprecht, R.R. . O desenvolvimento de consciência fonológica em LE por aprendizes brasileiros de inglês. In: II Seminário de Aquisição Fonológica - SAF, 2009, Santa Maria. II Seminário de Aquisição Fonológica: Livro de Resumos. Santa Maria, 2009. v. 1. p. 89-90.

13.
AQUINO, C.. Consciência Fonológica em LE: um estudo com aprendizes braileiros de inglês como língua estrangeira. In: Seminário de Pós-Graduação - Feevale, 2009, Novo Hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação (Centro Universitário FEEVALE). Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2009. v. 2. p. 85-85.

Apresentações de Trabalho
1.
AQUINO, C.; PACHALSKI, L. J. N. ; MOTA, L. T. M. ; BANDEIRA, M. H. T. . Processo de evasão mos cursos EAD E-TEC Idiomas: Inglês. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AQUINO, C.. Apresentação Oral e Expressão Corporal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AQUINO, C.. A metodologia baseada em tarefas e a formação do aluno pesquisador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AQUINO, C.. A sílaba CVC e sua função no sistema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AQUINO, C.. Peso e acentuação no português: a terminação CVC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AQUINO, C.. Um estudo sobre o acento em português: a origem das alternâncias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AQUINO, C.. Sobre a relevância do peso para a silabificação e a atribuição de acento em português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AQUINO, C.. Como interagem os conhecimentos implícitos e explícitos na aquisição de uma L2?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
AQUINO, C.. Atribuição de acento em português: o comportamento das sílabas CVC finais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AQUINO, C.; Bisol, L. . Restrições de peso em sílabas CVC finais no português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AQUINO, C.. Restrições de Moricidade em Português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
AQUINO, C.. Um estudo sobre o desenvolvimento da consciência fonológica no processo de aquisição da fonologia do inglês como LE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
AQUINO, C.; Machry da Silva, Susiele ; Souza, Susana Silva de . Varsul - Variação Linguística na Região Sul do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
AQUINO, C.. O que é fonologia?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
AQUINO, C.; BATTISTELLA, T. R. ; Lamprecht, R.R. . Developing Phonological Awareness in the Foreign Language Classroom. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
AQUINO, C.; BATTISTELLA, T. R. ; POMPEU, A. C. . Consciência Fonológica em L2: alguns conceitos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
AQUINO, C.. Consciência Fonológica em LE: um estudo com aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
AQUINO, C.. A consciência fonológica no nível silábico de aprendizes de inglês como LE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
AQUINO, C.. Developing Pragmatic Competence through the Task-based Approach. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
AQUINO, C.. A teoria da Argumentação de Oswald Ducrot: algumas ilustrações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ESCOBAR, M. S. ; AQUINO, C. . Anais da X Mocitec. Charqueadas, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
AQUINO, C.; HIRSCHMANN, D. R. . As concepções de língua subjacentes às atividades de leitura em livros didáticos 2015 (Trabalho de conclusão de curso de especialização).

3.
AQUINO, C.. Anais da IX MOCITEC. Charqueadas, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
AQUINO, C.. A Sílaba CVC e sua função no sistema 2014 (Tese de Doutorado).

5.
AQUINO, C.. Anais da VIII MOCITEC. Charqueadas, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
SCHERER, L. C. ; JERONIMO, G. M. ; AQUINO, C. . Editorial Letrônica: Linguagem e cognição: interfaces entre Psicolinguística e Neurolinguística.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012 (Editorial).

7.
AQUINO, C.. Uma discussão acerca da consciência fonológica em LE: O caminho percorrido por aprendizes brasileiros de inglês na aquisição da estrutura silábica 2010 (Dissertação de Mestrado).

8.
AQUINO, C.. Developing Pragmatic Competence through the Task-based Approach 2008 (Trabalho de conclusão de curso de especialização).

9.
AQUINO, C.. Motivação para a aprendizagem de línguas na escola de ensino médio 2006 (Monografia de conclusão de curso - graduação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AQUINO, C.. Parecer Ad-hoc revista CIENTIF. 2017.

2.
AQUINO, C.. Parecer Ad-hoc revista CIENTIF. 2017.

3.
AQUINO, C.. Parecer Ad-hoc revista Thema. 2017.

4.
AQUINO, C.. Avaliador Ad Hoc de projeto de pesquisa referente ao edital PROPPI 13/2016 IFRS - Câmpus Restinga. 2017.

5.
AQUINO, C.. Parecer 'ad hoc' para a Revista Letrônica vol.7, n.2. 2014.

6.
AQUINO, C.. parecer 'ad hoc' BELT-Brazilian English Language Teaching Journal, número 2, volume 1. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
AQUINO, C.. Linguística e Ensino de Línguas. 2011; Tema: Um espaço para compartilhar experiências e conhecimento, sugestões de sites, artigos, cursos, eventos e materiais relacionados a ensino de línguas, linguística além de contribuições da EAD para o processo de ensino/aprendizagem.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ESCOBAR, M. S. ; AQUINO, C. . Anais da X Mocitec. 2016. (Editoração/Anais).

2.
AQUINO, C.. Anais da VIII Mocitec. 2014. (Editoração/Anais).

3.
AQUINO, C.. General English - Módulo 1 (40h). 2014. (Curso de extensão ministrado).

4.
AQUINO, C.. General English - Módulo 2 (40h). 2014. (Curso de extensão ministrado).

5.
AQUINO, C.. General English - Módulo 3 (22h). 2014. (Curso de extensão ministrado).

6.
AQUINO, C.. Iniciação à metodologia de pesquisa (oficina). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
AQUINO, C.. General English - Módulo 1 (50h). 2013. (Curso de extensão ministrado).


Produção artística/cultural
Música
1.
AQUINO, C.; MATOS, V. ; HELENA, S. . Hinos das Escolas de Charqueadas. 2000. Registro Fonográfico.

2.
AQUINO, C.. Sonho de Moça. 2000. Interpretação.

3.
AQUINO, C.. Estrela Boieira. 1999. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AQUINO, C.; KRUMEL, A. P.. Participação em banca de Douglas de Castro Rosa. A educação física: uma proposta com dois olhares. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE.

2.
COSTA, A. J. H.; AQUINO, C.. Participação em banca de Vanessa Henrich. Emergência das róticas na aquisição fonológica atípica: relações implicacionais e de marcação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aquisição da Linguagem e Alfabetização) - Universidade Feevale.

3.
COSTA, A. J. H.; AQUINO, C.. Participação em banca de Juliane Lazzari Prezzi. Aquisição fonológica por facilidade de aquisição de segmento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aquisição da Linguagem e Alfabetização) - Universidade Feevale.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ASSUMPCAO, S. S. P.; Lorandi, A.; AQUINO, C.; MORAIS, K. V.. Participação em banca de Camila da Luz Peralta.Consciência morfológica e alfabetização em língua materna: o impacto da aprendizagem de inglês como língua adicional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Línguas Adicionais Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa.

2.
ASSUMPCAO, S. P.; AQUINO, C.. Participação em banca de Liane Barreto Silva.A AQUISIÇÃO DA MORFOLOGIA VERBAL EM UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CRIANÇAS BILINGUES E MONOLINGUES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Línguas Adicionais Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
KRUMEL, A. P.; RIBEIRO, I. C.; VAGHETTI, R.; AQUINO, C.. Banca de processo seletivo para professor substituto de língua portuguesa e língua inglesa - Câmpus Charqueadas. 2014. INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE.

Outras participações
1.
AQUINO, C.. Comitê de Revisão Científica da XII Mostra de Ciências e Tecnologias - MOCITEC. 2018. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
AQUINO, C.. Consultor Ad Hoc do Comitê Científico da VIII MPET do IFRS Farroupilha. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
AQUINO, C.. Comitê de Revisão Científica da X Mocitec. 2016. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
AQUINO, C.; NORONHA, L. C.; SILVA, M. A.. Banca Avaliadora do Edital Pronatec 08/2015. 2015. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

5.
AQUINO, C.; VAGHETTI, R.. Avaliador de Redações do Concurso Vestibular. 2015. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

6.
AQUINO, C.. Comitê de Revisão Científica da IX MOCITEC. 2015. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

7.
AQUINO, C.. Avaliador de projetos de pesquisa. 2015. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

8.
AQUINO, C.; GONZALEZ, C. A.. Avaliador de Redação no Concurso Vestibular. 2014. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

9.
AQUINO, C.. Comitê de Revisão Científica da VIII MOCITEC. 2014.

10.
AQUINO, C.; VAGHETTI, R.. Avaliador de Redações do Concurso Vestibular. 2014. INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE.

11.
KRUMEL, A. P.; BARROS, S. M.; BORBA, V.; BARBOSA, L. R. L.; CAMARGO, V.; AQUINO, C.; MARTINELLE, E.; SANTOS, F. L.; RODRIGUES, E.; RIBEIRO, I. C.; CALIXTO, P.; VAGHETTI, R.; DESSBESEL, S.. Comissão de avaliação e seleção dos candidatos a vagas no curso de especialização em Educação e Contemporaneidade. 2014. INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE.

12.
VAGHETTI, R.; AQUINO, C.. Avaliador de Redação no Concurso Vestibular. 2013. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

13.
AQUINO, C.; VAGHETTI, R.. Comitê de Revisão Científica da VII Mocitec - Mostra de Ciências e Tecnologia do IFSul - Campus Charqueadas. 2013. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

14.
AQUINO, C.. Avaliador de Projetos de Pesquisa - VII Mocitec. 2013. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Lietratura - SNELL.Processo de evasão mos cursos EAD E-TEC Idiomas: Inglês. 2018. (Seminário).

2.
O novo ensino médio politécnico e os desafios da docência. 2014. (Outra).

3.
Os institutos como agentes do desenvolvimento regional: diálogos Brail x Canadá. 2014. (Seminário).

4.
Para onde caminhamos na educação. 2014. (Outra).

5.
Seminário Diálogos sobre Pesquisa. 2014. (Seminário).

6.
XXIX ENANPOLL.A sílaba CVC e sua função no sistema. 2014. (Encontro).

7.
Colloquium - O português brasileiro e o português europeu: dois dialetos de uma só língua. 2013. (Outra).

8.
Oficina de preenchimento e atualização de currículo na Plataforma Lattesttes. 2013. (Oficina).

9.
V Desvelando Saberes Docentes. 2013. (Seminário).

10.
VIII Congresso Internacional da Abralin. Peso e acentuação no português: a terminação CVC. 2013. (Congresso).

11.
38 Annual Meeting of the Berkeley Linguistics Society. 2012. (Encontro).

12.
I Encontro Sul Letras.Restrições de peso em sílabas CVC finais no português. 2012. (Encontro).

13.
I Jornada do Grupo de Pesquisa Cognição e aquisição/aprendizagem de L2: uma perspectiva psicolinguística. 2012. (Outra).

14.
Phonetics and Phonology Phorum. 2012. (Encontro).

15.
Salão Universitário.Atribuição de acento em português: o comportamento das sílabas CVC finais. 2012. (Outra).

16.
V Colóquio de Literatura e Linguística PUCRS.Sobre a relevância do peso para a silabificação e a atribuição de acento em português. 2012. (Outra).

17.
XII Semana de Letras da PUCRS.Como interagem os conhecimentos implícitos e explícitos na aquisição de uma L2?. 2012. (Outra).

18.
7ª Jornada de Alfabetização - Olhares interdisciplinares para a alfabetização: Literatura, Ciências e Linguística. 2011. (Encontro).

19.
I Encontro Internacional de Sintaxe e Semântica e suas Interfaces. 2011. (Encontro).

20.
III Simpósio sobre Vogais - SIS Vogais. 2011. (Simpósio).

21.
I SIAL - Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem. 2011. (Seminário).

22.
IV Coloquio Linguística e Literatura. 2011. (Outra).

23.
IV Colóquio Linguística e Literatura.Varsul - Variação Linguística na Região Sul do Brasil. 2011. (Outra).

24.
Projeto 'O que é?'.O que é fonologia?. 2011. (Outra).

25.
Qualidade de voz: conceituação, usos e análise. 2011. (Outra).

26.
VII Congresso Internacional da Abralin. Um estudo sobre o desenvolvimento da consciência fonológica no processo de aquisição da fonologia do inglês como LE. 2011. (Congresso).

27.
"Os aspectos da Enunciação em Émile Benveniste" - Ciclo de Palestras: O discurso em perspectiva. 2010. (Outra).

28.
A escravidão em Machado de Assis - Ciclo Filosofia e Literatura II. 2010. (Outra).

29.
Brain, Memory and Second Language. 2010. (Outra).

30.
Ética e Linguagem em Wittgenstein - Ciclo Filosofia e Literatura II. 2010. (Outra).

31.
III Colóquio de Linguística e Literatura. 2010. (Outra).

32.
IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL). 2010. (Encontro).

33.
Jornada Internacional de Linguística. 2010. (Outra).

34.
Levinas, o tema da alteridade e a literatura: a Ética do Dizer - Ciclo Filosofia e Literatura II. 2010. (Outra).

35.
Os nomes nus no Português Brasileiro e no Papiamentu. 2010. (Outra).

36.
Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso. 2010. (Seminário).

37.
What rats can tell us about language: Contributions of declarative and procedural memory to language. 2010. (Outra).

38.
II Colóquio de Linguística e Literatura. 2009. (Outra).

39.
III Enelle - Encontro sobre o ensino de língua e literaturas estrangeiras.Developing Phonological Awareness in the Foreign Language Classroom. 2009. (Encontro).

40.
II Seminário de Aquisição Fonológica - SAF.O desenvolvimento de consciência fonológica em LE por aprendizes brasileiros de inglês. 2009. (Seminário).

41.
IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação - PUCRS.A consciência fonológica no nível silábico de aprendizes de inglês como LE. 2009. (Outra).

42.
IX Semana de Letras: Cultura e Diferença.Consciência Fonológica em L2: alguns conceitos. 2009. (Encontro).

43.
O ensino da escrita no contexto dos EUA: algumas experiências. 2009. (Outra).

44.
Seminário de Pós-Graduação.Consciência Fonológica em LE: um estudo com aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira. 2009. (Seminário).

45.
4ª. Jornada de Alfabetização ?Conhecimentos e experiências?. 2008. (Outra).

46.
Cérebro, memória e neurociência. 2008. (Outra).

47.
I Colóquio Lingüística & Literatura. 2008. (Outra).

48.
II Enelle - Língua Estrangeira e Cultura: diversas perspectivas.Developing Pragmatic Competence through the Task-based Approach. 2008. (Encontro).

49.
VIII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL. 2008. (Encontro).

50.
VIII Semana de Letras: A Globalização Cultural através das Letras.A teoria da Argumentação de Oswald Ducrot: algumas ilustrações. 2008. (Outra).

51.
Convenção da Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul. 2007. (Outra).

52.
Convenção da Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul. 2005. (Outra).

53.
Encontro poético-literário em Língua Inglesa. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AQUINO, C.; SILVA, M. A. ; ROSA, M. A. P. ; CALIXTO, P. ; CABRAL, I. K. . IV Seminário Diálogos sobre Pesquisa. 2016. (Outro).

2.
AQUINO, C.; SANTOS, A. I. ; FRAGA, A. O. ; CAMARGO, A. G. ; LIMA, D. A. S. ; KOWALSKI, E. S. ; OLIVEIRA, E. J. K. ; SANTOS, F. L. S. ; DINIZ, G. L. ; SANTOS, G. L. ; ROSA, G. A. F. ; IGANSI, G. N. ; ESCOUTO, J. V. ; LOPONTE, L. N. ; BIZARRO, M. L. ; ROSA, M. A. P. ; PFINGSTAG, M. C. ; ESCOBAR, M. S. ; SILVA, M. A. ; CALIXTO, P. M. ; OLIVEIRA, R. ; FAVARETTO, R. M. ; BARROS, S. L. M. ; GUIMARAES, V. T. . X MOCITEC - Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSUL Câmpus Charqueadas. 2016. .

3.
AQUINO, C.; LOPONTE, L. ; RODRIGUES, J. ; BITENCOURT, L. ; ROSA, M. A. P. ; SILVA, M. A. . III Seminário Diálogos sobre Pesquisa. 2015. (Outro).

4.
AQUINO, C.; KRUMEL, A. P. ; PLETSCH, E. ; KOWALSKI, E. S. ; BICO, E. R. ; SANTOS, F. L. ; ZIQUINATTI, F. M. ; RIBEIRO, I. C. ; RODRIGUES, J. ; MACHADO, J. ; BITENCOURT, L. ; LEAO, M. ; ROSA, M. A. P. ; PRIETTO, M. ; BARROS, S. M. ; BORBA, V. . IX Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSul - Campus Charqueadas. 2015. .

5.
SILVA, M. A. ; LOPONTE, L. ; LEAO, M. ; AQUINO, C. ; ROSA, M. A. P. ; SERRA, D. S. ; FERREIRA, J. L. . 2º Rústica de Aniversário do IFSUL Câmpus Charqueadas. 2015. (Outro).

6.
AQUINO, C.; BORBA, V. ; CALIXTO, P. ; AMENGUAL, D. ; KOWALSKI, E. ; BITENCOURT, L. ; PLETSCH, E. . Seminário Diálogos sobre Pesquisa. 2014. (Outro).

7.
AQUINO, C.; AQUINO, C. CALIXTO, P. BORBA, V. LOPONTE, L. BARROS, S. M. KAPPKE, A. E. SANTOS, F. L. COSTA FILHO, R. SERRA, D. S. CAIRUGA, M. KOWALSKI, E. S. CORREA, G. G. SILVA, M. A. ROSA, M. A. P. HUZALO, A. P. K. RODRIGUES, E. PRIETTO, M. LIMA, L. MACHADO, J. RODRIGUES, J. DESSBESEL, S. MARTINELLE, E. FERREIRA, J. L. RIBEIRO, I. C. LEAO, M. , et al.SANTOS, S. ZIQUINATTI, F. M. AMARAL, C. ; VIII Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSUL- Câmpus Charqueadas. 2014. (Outro).

8.
AQUINO, C.; Machry da Silva, Susiele ; Laitano, Paloma Esteves ; Faedrich Martins, Anna . IV Colóquio Linguística e Literatura. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carla Katiane Frois Pereira. Mãos que falam:LIBRAS em um processo de inclusão escolar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE. Orientador: Carla de Aquino.

2.
Renilda Machado Dutra. Brincando, jogando e aprendendo: a importância do lúdico na Educação Infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE. Orientador: Carla de Aquino.

3.
Maria Justina de Oliveira Thiel. O papel do livro didático no ensino de língua portuguesa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE. Orientador: Carla de Aquino.

Iniciação científica
1.
Isadora Kovalski Cabral. Teaching Kids. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Carla de Aquino.

2.
Gabriele da Silva Moraes. Ideologia e Dialogismo em textos literários e não literários. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Orientador: Carla de Aquino.

Orientações de outra natureza
1.
Luana Bitencourt. Fazendo arte na escola. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Mecatrônica) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Pró Reitoria de Extensão. Orientador: Carla de Aquino.

2.
Isadora Kovalski Cabral. Estágio não obrigatório de ensino médio. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Carla de Aquino.

3.
Emanuelle Silveira Soares, Lucas Silva Ennes, Leonardo Leite. Aprendendo Inglês com Métodos Recreativos. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE. Orientador: Carla de Aquino.

4.
Luana Bitencourt. Estágio não obrigatório de ensino médio. 2014. Orientação de outra natureza - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Carla de Aquino.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
AQUINO, C.. Linguística e Ensino de Línguas. 2011; Tema: Um espaço para compartilhar experiências e conhecimento, sugestões de sites, artigos, cursos, eventos e materiais relacionados a ensino de línguas, linguística além de contribuições da EAD para o processo de ensino/aprendizagem.. (Blog).



Outras informações relevantes


Membro da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina), membro do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística), sócia efetiva do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo), membro da ABRALITEC (Associação Brasileira de professores de língua inglesa da rede federal de ensino básico, técnico e tecnológico).



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