Maria Beatriz Cyrino Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1892638366735429
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Doutora em Música pela Unicamp, mestre pela mesma instituição. Desenvolve pesquisa na área de Estudos da Música Popular. Graduada em Música pela Unicamp, com habilitação em Piano Erudito e Música Popular. Atualmente é coordenadora do Curso de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e docente atuante na área de Práticas Interpretativas, responsável pelas disciplinas de Piano, Laboratório de Execução Instrumental e Instrumento Suplementar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Beatriz Cyrino Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, M. B. C.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Um coração futurista: desconstrução construtiva nos processos composicionais de Egberto Gismoni na década de 1970, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: história da música popular brasileira; Egberto Gismonti; música popular; música instrumental; Canção popular.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2011
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Fusão de gêneros e estilos na produção musical da banda Som Imaginário,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Antonio Rafael dos Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: análise musical; música popular; história da música popular brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2011
Graduação em Bacharelado em Música Popular.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Análise da interpretação do Tamba trio para a canção.
Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos.
2004 - 2007
Graduação em Bacharelado em Piano Erudito.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Recital Final de Graduação.
Orientador: Antonio Rafael dos Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Prática de Conjunto de ritmos latino-americanos. (Carga horária: 6h).
Sesc Foz do Iguaçu, SESC, Brasil.
2015 - 2015
Introdução a teoria da forma sonata. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Piano Instrumento Suplementar Laboratório de Execução Instrumental

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Arranjo I Improvisação II Laboratório de Execução Instrumental - piano Prática de Conjunto Piano

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Piano Laboratório de Execução Instrumental Instrumento Suplementar - Piano Prática de Conjunto

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Execução Instrumental
Improvisação
Arranjo II
Piano V, VI

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Estágio Docente (PED), Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 8

Atividades

08/2012 - 08/2014
Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Estágio realizado
Estágio docente nas disciplinas práticas Teclado I, II, III, IV, (Piano Popular) e Tópicos Especiais em Música I, II, III e IV (Prática Instrumental voltada aos pianistas) ministrada pela professor Dr. Rafael dos Santos..

Centro Suzuki de Educação Musical, CZ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pianista Correpetidora


Academia Ballet e Cia, BC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pianista Correpetidora



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O problema da modernização dos gêneros de música popular latino-americana: uma abordagem sociológico-musical
Descrição: A pesquisa proposta neste projeto tem por objetivo principal estudar o problema da modernização dos gêneros de música popular latino-americana a partir de uma abordagem sociológico-musical. Por um lado, serão investigadas as relações entre modernização econômicosocial e modernização musical, levando em consideração a incorporação e tradução da problemática econômico-social na esfera da cultura e a articulação do campo musical a partir da oposição entre ?tradicionalistas? e ?modernos?. Por outro lado, o problema da modernização será analisado no interior do material musical, seja em arranjos modernizados de peças canônicas do repertório, seja em processos composicionais que, baseados em idiomatismos de certos gêneros musicais, procuram transformá-los a partir do emprego de procedimentos que lhes são exteriores. Assim, tal análise buscará compreender quais são os elementos conservados, quais parâmetros são transformados e quais procedimentos são empregados nessa transformação. Finalmente, serão buscados os pontos de contato entre questões internas e externas à música para discutir de que maneira problemas sociais mais amplos se traduzem em problemas musicais, e que tipos de respostas a solução desses problemas musicais dá para aqueles problemas mais amplos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2016
Um coração futurista: desconstrução construtiva nos processos composicionais de Egberto Gismoni na década de 1970
Descrição: Com esta pesquisa, pretende-se estudar a produção musical de Egberto Gismonti situada entre os anos de 1969 a 1978. Durante estes nove anos, Gismonti lançou 12 álbuns de diferentes formações musicais e estéticas. Embora o músico seja reconhecido mundialmente como um dos maiores representantes da música instrumental brasileira,observamos que sua obra inicial é curiosamente marcada por experiências no âmbito da canção popular. Nesta pesquisa, pretende-se verificar possíveis relações entre os projetos musicais representados nos álbuns e o contexto cultural desses anos, marcado sobretudo pelo esgotamento do ideário nacional-popular, pelo processo gradativo de desconstrução da canção, pela ditadura militar na sua fase mais repressiva e pelo crescimento da indústria fonográfica. Desta forma, busca-se desvendar a construção da personalidade musical de Egberto Gismonti procurando estudar sua fase de transição da canção à música instrumental e a maneira pela qual o artista promoveu a articulação entre as linguagens da música erudita e da música popular, traduziu musicalmente as representações da tradição e de modernidade em suas composições e arranjos, adotando, em determinados momentos, procedimentos experimentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Fusões de gêneros e estilos na produção da banda Som Imaginário
Descrição: Com este trabalho, pretende-se investigar a produção da banda Som Imaginário com base na análise de seus três álbuns: Som Imaginário de 1970, Som Imaginário de 1971 e Matança do Porco de 1973, todos da gravadora EMI-Odeon, observando como elementos e influências relacionados a gêneros e estilos musicais que estavam em fusão no começo da década de 70 se desenvolveram dentro da produção musical do grupo. Pretende-se verificar possíveis relações entre tais misturas e o contexto cultural desses anos, marcado pelo esgotamento do projeto nacional-popular, pelas manifestações de traços comportamentais e de maneiras de pensar associadas à contracultura e, ainda, pela vigência do regime ditatorial militar na sua fase mais repressiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Projeto Som Imaginário - O progressivo na MPB dos anos 70
Descrição: O Som Imaginário foi uma banda inserida no cenário musical da década de 70 que apresenta em seus trabalhos uma grande fusão de estilos e gêneros musicais. Foi formado por músicos de diversas influências como o Jazz, Samba, Rock e principalmente por músicos ligados à produção do Clube da Esquina . Neste trabalho foi possível verificar através de uma análise musical do LP Matança do Porco de 1973, seus procedimentos composicionais e técnicos musicais, seus arranjos e sua estrutura construtiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Ciclo Sonoro
Descrição: O projeto consiste na organização de recitais, palestras e masterclasses em diferentes lugares na região trinacional, visando a divulgação da música popular e de concerto. Entre os principais objetivos, podem ser citados a ampliação do acesso à música de qualidade na região, o despertamento do interesse da comunidade por atividades relacionadas à música, o oferecimento de oportunidades de performance em público para músicos em início de carreira e o estreitamento das relações com músicos e público das cidades de Puerto Iguazú e Ciudad del Este. Os eventos serão realizados em diferentes locais da região trinacional, visando a exposição de atividades musicais para diferentes camadas da população..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Beatriz Cyrino Moreira - Coordenador / Danilo Bogo - Integrante.
2017 - Atual
Curso Preparatório de Piano
Descrição: O projeto vem suprir uma carência da região, oferecendo ensino formal de música gratuito e de qualidade à comunidade. Prevê aulas de teoria musical e de piano, individuais ou em grupo, ministradas por alunos de graduação do Curso de Música da UNILA. Vincula-se com outras propostas de ações de extensão da área de música, como outros Cursos Preparatórios e o Curso de Teoria Musical.Este projeto propõe a criação de um Curso Preparatório de Piano voltado, prioritariamente, para estudantes do Ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Beatriz Cyrino Moreira - Coordenador / Marcelo Ferreira Corra - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: MÚSICA POPULAR.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance (piano).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Destaque Melhor Comunicação - V Festival de Música Contemporânea brasileira, Sintonize/Proac.
2013
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, FUNARTE.
2010
1º - Melhor Trilha Sonora, Festival Nacional de Teatro de Varginha.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, M. B. C.2017MOREIRA, M. B. C.. Um coração futurista: a construção da sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória (1969-1976). REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, v. I, p. 199-220, 2017.

2.
MOREIRA, M. B. C.2014MOREIRA, M. B. C.; SANTOS, R. . O caso do Som Imaginário: contracultura, experimentação e indústria fonográfica entre as décadas de 1960 e 1970. Per Musi (UFMG), v. 30, p. 87-97, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOREIRA, M. B. C.. Som Imaginário - Ruptura e hibridismo. Jornal da Unicamp, Unicamp, p. 12 - 12, 26 set. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Alberto ; MOREIRA, M. B. C. . O piano de Luiz Eça na recriação do samba 'Na baixa do sapateiro'. In: XXVII Congresso da ANPPOM, 2017, Campinas - SP. Atualidade e Impactos Sociais Da pesquisa, das práticas e da docência em música, 2017.

2.
MOREIRA, M. B. C.; FERREIRA, Alberto . O discurso polifônico de um contemporâneo Romantismo, improvisação e narrativa em Brad Mehldau.. In: I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade, 2015, Porto Alegre. I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade: o estado da arte do ensino de música popular nas universidades brasileiras ? I MusPopUni, 2015. v. 1. p. 140-151.

3.
MOREIRA, M. B. C.. Primeiros sinais da redefinição do artista no contexto de mundialização: Egberto Gismonti e a música instrumental. In: II Congreso Chileno de Estudios en música popular, 2014, Santiago. Direcciones y Convergencias para la resignificación en la investigación musical. Santiago: UAH, Edificio Alberto Hurtado, heroe de la paz, 2014. v. 1. p. 90-90.

4.
MOREIRA, M. B. C.; SANTOS, R. ; Zan, José Roberto ; Barsalini, Leandro . O samba moderno entre a estridência e a suavidade. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Pesquisa em música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes, 2014.

5.
MOREIRA, M. B. C.; SANTOS, R. ; GARCIA, W. ; REZENDE, G. S. L. . A forma da canção na música popular brasileira das décadas de 1950 e 1960: construção e desconstrução da ?canção crítica?. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal - RN. Produção de conhecimento científico, artístico, tecnológico e filosófico na área de música: perspectivas e desafios atuais, 2013.

6.
MOREIRA, M. B. C.. Fusões de gêneros e estilos na produção musical da banda Som Imaginário: O exemplo nas canções ?Nepal? e ?Gogó (o alívio rococó)?. In: X Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular Rama Latinoamericana, 2012, Córdoba - AR. Enfoques interdisciplinarios sobre musica populares en Latino America - retrospectivas, perspectivas, críticas y propuestas. Córdoba - AR: IASPM AL e CIAMEN, 2012. p. 850-859.

7.
Rafael dos Santos ; MACHADO, A. C. ; NICODEMO, T. L. ; MOREIRA, M. B. C. . O nacional, o internacional e o regional na música popular brasileira da década de 1970. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa - PB. Produção de conhecimento na área da música. João Pessoa, 2012. p. 99-100.

8.
MOREIRA, M. B. C.. O internacional, o experimental e a contracultura na decada de 70: o caso do Som Imaginário. In: XXI Encontro Estadual de História, 2012, Campinas. Trabalho Cultura e Memória. São Paulo: ANPUH - SP, 2012. v. 1.

9.
MOREIRA, M. B. C.. Egberto Gismonti e sua inserção no campo da música popular brasileira em fins da década de 1960. In: II Simpósio de Pós-graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro - RJ. O contexto brasileiro e a pesquisa em música. Rio de Janeiro: UNIRIO/CLA/PPGM, 2012.

10.
MOREIRA, M. B. C.. Fusões de Gêneros e Estilos na música popular brasileira: a trajetória da banda Som Imaginário - do rock á música instrumental. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia - MG. Música, Complexidade, Diversidade e Multiplicidade: Reflexões e Aplicações Práticas, 2011. v. 1. p. 82-82.

11.
MOREIRA, M. B. C.; SANTOS, R. . A contracultura na produção musical da banda Som Imaginário. In: XX Congresso da ANPPOM, 2010, Florianópolis. XX Congresso da ANPPOM, 2010.

12.
MOREIRA, M. B. C.; SANTOS, R. . Som Imaginário - O progressivo da MPB dos anos 70. In: XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2008, Campinas. Caderno de Resumos- XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: Biblioteca Central da Unicamp, 2008. p. 4-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, M. B. C.. Transformações narrativas na trajetória de Egberto Gismonti na década de 1970. In: III Colóquio internacional de História e Música, 2016, Franca - SP. Tempos de música e seus fazeres, 2016. v. 1. p. 22-23.

2.
MOREIRA, M. B. C.. Os discursos experimentais de Egberto Gismonti na década de 1970 e a sensibilidade pós-moderna.. In: 18th Biennal Conference of the IASPM, 2015, Campinas - SP. Back to the Future: Popular Music in Time,, 2015. v. 1. p. 129-130.

3.
MOREIRA, M. B. C.; SANTOS, R. . The articulation of the International in Brazilian Popular Identity: Transformations of rock in Brazil between the 1950s and 1970s. In: 17th International Conference IASPM, 2013, Gijón. Bridge over troubled waters: Challenging orthodoxies. Oviedo: University of Oviedo, 2013. v. 1. p. 47-47.

4.
MOREIRA, M. B. C.; SANTOS, R. . Fusões de gêneros e estilos na produção musica da banda Som Imaginário. In: Popular Culture and American culture Associations Conferece, 2010, St. Louis. 2010 Joint Conference of tha National popular Culture and American Culture Associations. Michigan State University: Wiley - Blackwell, 2010. v. 40th. p. 287-287.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, M. B. C.. A sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOREIRA, M. B. C.. Comunicação - Recital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MOREIRA, M. B. C.; NÁVIA, G.H.B ; REZENDE, G. S. L. ; VERON, Elisa . Oscar Cardozo Ocampo e o Piano Paraguayo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOREIRA, M. B. C.. Os discursos experimentais de Egberto Gismonti na década de 1970 e a sensibilidade pós-moderna'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOREIRA, M. B. C.. Primeiros sinais da redefinição do artista no contexto de mundialização: Egberto Gismonti e a música instrumental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOREIRA, M. B. C.; SANTOS, R. ; REZENDE, G. S. L. ; GARCIA, W. . A forma da canção na música popular brasileira das décadas de 1950 e 1960: construção e desconstrução da ?canção crítica?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOREIRA, M. B. C.; SANTOS, R. . The articulation of the International in Brazilian Popular Identity: Transformations of rock in Brazil between the 1950s and 1970s. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOREIRA, M. B. C.. Fusões de gêneros e estilos na produção musical da banda Som Imaginário: O exemplo nas canções ?Nepal? e ?Gogó (o alívio rococó)?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MACHADO, A. C. ; NICODEMO, T. L. ; SANTOS, R. ; MOREIRA, M. B. C. . O nacional, o internacional e o regional na música popular brasileira da década de 1970. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MOREIRA, M. B. C.. O internacional, o experimental e a contracultura na decada de 70: o caso do Som Imaginário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MOREIRA, M. B. C.. Egberto Gismonti e sua inserção no campo da música popular brasileira em fins da década de 1960. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOREIRA, M. B. C.. Fusões de Gêneros e Estilos na música popular brasileira: a trajetória da banda Som Imaginário - do rock á música instrumental.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MOREIRA, M. B. C.; Rafael dos Santos . Fusões de gêneros e estilos na produção musica da banda Som Imaginário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MOREIRA, M. B. C.. Seminário sobre Clube da esquina e o Som Imaginário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, R. ; MOREIRA, M. B. C. . Música popular em revista: Som Imaginário. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
CHERNAVSKY, A. ; MOREIRA, M. B. C. . Música Popular y Música culta: intersecciones en la creación, práctica y repertório. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
MOREIRA, M. B. C.. Recital Solo de Piano. 2018. Interpretação.

2.
CHERNAVSKY, A. ; MOREIRA, M. B. C. . Cancionero del Sur. 2018. Interpretação.

3.
MOREIRA, M. B. C.; CHERNAVSKY, A. ; Matschulat, J. ; MATSCHULAT, V. ; ABREU, Felipe J. O. ; LOPES, Alexandre . Concerto dos Professores do Curso de Música da Unila - Projeto Cê na sexta. 2018. Interpretação.

4.
MOREIRA, M. B. C.; CHERNAVSKY, A. . Duo Bia Cyrino e Analia Chernavsky. 2018. Interpretação.

5.
SINICO, André ; MOREIRA, M. B. C. . Recital de Flauta solo e Flauta e piano - André Sinico. 2017. Interpretação.

6.
MOREIRA, M. B. C.; CHERNAVSKY, A. ; LORENZETTI, J. M. G. R. . Projeto 'Cê na sexta' - Experimentando a Canção. 2017. Diversas.

7.
MOREIRA, M. B. C.. Recital dos Professores - Ciclo Sonoro. 2016. Interpretação.

8.
CURCI, Rafael ; MOREIRA, M. B. C. . Espetáculo 'Gergelim'. 2015. Trilha Sonora.

9.
MOREIRA, M. B. C.. Recital dos Professores. 2015. Interpretação.

10.
REZENDE, G. S. L. ; CHERNAVSKY, A. ; MOREIRA, M. B. C. . Show 'Em tempo de Valsa' - Analía Chernavsky. 2015. Interpretação.

11.
MOREIRA, M. B. C.. Noite dos Professores - XXVI Festival de Música de Cascavel. 2015. Interpretação.

12.
MOREIRA, M. B. C.; SIMOES, L. . Ciclo Sonoro - Recital Luciano Simões e Bia Cyrino. 2015. Interpretação.

13.
MOREIRA, M. B. C.; CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. S. L. . Show 'Em tempo de Valsa' - Analía Chernavsky. 2015. Interpretação.

14.
CURCI, Rafael ; GONZAGA, Neila ; MOREIRA, M. B. C. . Espetáculo 'Por Uma flor'. 2014. Trilha Sonora.

15.
MOREIRA, M. B. C.. Canção de outra fronteira, entre o erudito e o popular. 2014. Interpretação.

16.
MOREIRA, M. B. C.. Concerto UNILA. 2014. Interpretação.

17.
MOREIRA, M. B. C.. Recital dos alunos de canto da UNILA - Club de la Musique. 2014. Interpretação.

18.
VICENTE, R. A. ; AUGUSTINIS, F. O. ; MOREIRA, M. B. C. . Concertos Didáticos - (De)cantando o Brasil. 2013. Interpretação.

19.
Tiago Gonçalves ; MOREIRA, M. B. C. ; AUGUSTINIS, F. O. . A noiva do defunto. 2013. Trilha Sonora.

20.
Tiago Gonçalves ; MOREIRA, M. B. C. ; AUGUSTINIS, F. O. . A noiva do defunto. 2013. Trilha Sonora.

21.
SANTOS, R. ; VASCONCELLOS, Renato ; TOMAZONI, Rafael ; MOREIRA, M. B. C. . Concerto dos professores de Piano Popular. 2013. Interpretação.

22.
SANTOS, R. ; MOREIRA, M. B. C. . Show - 'Trópicos Especiais' - Performance e Improvisação na Música Popular. 2013. Interpretação.

23.
MOREIRA, M. B. C.; DELLALIO, Nunno ; ÁGUEDO SILVA, José Luiz . Séries Concertos no Rosário - Músicas e poemas da minha terra. 2012. Interpretação.

24.
MOREIRA, M. B. C.; DELLALIO, Nunno ; SAITO, Shinobu . Série Concertos no Rosário - Concerto para a Juventude com alunos do Centro Suzuki de Campinas. 2012. Interpretação.

25.
DELLALIO, Nunno ; MOREIRA, M. B. C. . Almoço Lírico - Pronaos. 2012. Interpretação.

26.
SAITO, Shinobu ; DOS SANTOS, Fabio ; PALIOTA, Michelle ; FLORIO, Pedro ; MOREIRA, M. B. C. . Recital Individual dos alunos do Centro Suzuki. 2012. Interpretação.

27.
SAITO, Shinobu ; MOREIRA, M. B. C. . Recital de Cordas - Centro Suzuki Campinas. 2012. Interpretação.

28.
SAITO, Shinobu ; OLIVEIRA, Leonardo ; DOS SANTOS, Fabio ; PALIOTA, Michelle ; FLORIO, Pedro ; BRAGA, Mauro ; MONTIBELLER, Alice ; MOREIRA, M. B. C. . Recital Individual dos alunos do Centro Suzuki Campinas. 2012. Interpretação.

29.
SAITO, Shinobu ; OLIVEIRA, Leonardo ; PALIOTA, Michelle ; MONTIBELLER, Alice ; MOREIRA, M. B. C. . Recital Individual dos alunos do Centro Suzuki. 2012. Interpretação.

30.
DELLALIO, Nunno ; ÁGUEDO SILVA, José Luiz ; MOREIRA, M. B. C. . Série Concertos no Rosário - Concerto de Natal. 2011. Interpretação.

31.
MOREIRA, M. B. C.. Trupe Concertante. 2011. Interpretação.

32.
MOREIRA, M. B. C.; DOS SANTOS, Fabio ; SAITO, Shinobu . Recital de Final de ano do Centro Suzuki de Educação Musical. 2011. Interpretação.

33.
MOREIRA, M. B. C.; Júlio José de Oliveira Neto . Recital Duo Andante. 2010. Interpretação.

34.
Tiago Gonçalves ; MOREIRA, M. B. C. ; AUGUSTINIS, F. O. . A noiva do defunto. 2010. Trilha Sonora.

35.
Tiago Gonçalves ; MOREIRA, M. B. C. ; AUGUSTINIS, F. O. . A noiva do defunto. 2010. Trilha Sonora.

36.
MOREIRA, M. B. C.; Júlio José de Oliveira Neto . Recital Duo Andante. 2009. Interpretação.

37.
MOREIRA, M. B. C.; Júlio José de Oliveira Neto . Série de Concertos do MuBE. 2009. Interpretação.

38.
Tiago Gonçalves ; MOREIRA, M. B. C. ; AUGUSTINIS, F. O. . A noiva do defunto. 2009. Trilha Sonora.

39.
Tiago Gonçalves ; MOREIRA, M. B. C. ; AUGUSTINIS, F. O. . A noiva do defunto. 2009. Trilha Sonora.

40.
Tiago Gonçalves ; MOREIRA, M. B. C. ; AUGUSTINIS, F. O. . A noiva do defunto. 2009. Trilha Sonora.

41.
MOREIRA, M. B. C.. Pró-Música Ao vivo. 2009. Interpretação.

42.
MOREIRA, M. B. C.. Recital de música de Camara. 2008. Interpretação.

43.
MOREIRA, M. B. C.. Recital de formatura Júlio de Oliveira -Clarinete. 2008. Interpretação.

44.
MOREIRA, M. B. C.; Júlio José de Oliveira Neto . Pró-Música Ao vivo. 2008. Interpretação.

45.
MOREIRA, M. B. C.. Recital de formatura - Graduação em piano erudito. 2008. Interpretação.

46.
Júlio José de Oliveira Neto ; MOREIRA, M. B. C. . Concurso Furnas Geração Musical. 2008. Interpretação.

47.
Carrasqueira, M.J ; MOREIRA, M. B. C. . Recital de Piano e música de camara. 2008. Interpretação.

48.
MOREIRA, M. B. C.; Carrasqueira, M.J . Clássicos Unicamp - PIano Solo e Música de Camara. 2007. Interpretação.

49.
MOREIRA, M. B. C.; Leonardo dos Santos Matricardi . I Mostra Musical da Escola de Música de Várzea Paulista. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

50.
Rafael dos Santos ; MOREIRA, M. B. C. . Clássicos Unicamp - Piano Solo e Música de camara. 2006. Interpretação.

51.
MOREIRA, M. B. C.; Garcia, D. . Ensaio Aberto - Grupo Paralax Música Contemporânea Brasileira. 2006. Interpretação.

52.
MOREIRA, M. B. C.; Rafael dos Santos . Piano Solo e Música de Camara. 2006. Interpretação.

53.
MOREIRA, M. B. C.; GARCIA, Eduardo C. . Clássicos Unicamp. 2005. Interpretação.

54.
MOREIRA, M. B. C.; RODRIGUES, Esdras . Semana de Música de Camara. 2005. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MOREIRA, M. B. C.; VICENTE, R. A. . Projeto '(De)cantando o Brasil' - Música e História na era do rádio e do disco. 2013 (Concertos didáticos).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FARIA. Fernando M.; DINIZ, Alai G.; MOREIRA, M. B. C.. Participação em banca de Silas Rodrigues Machado. Cancionista Urbano no Brasil e no México: Identidade, Território e Conflitos em Canções de Itamar Assumpção e Rodrigo González. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Qualificações de Mestrado
1.
CHERNAVSKY, A.; FIUZA, A. F.; MOREIRA, M. B. C.. Participação em banca de Elisa Mercedes Lezcano Verón. Piano Paraguayo: Testimonio de músicos em exílio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
FARIA. Fernando M.; SOUZA. Angela Maria de; MOREIRA, M. B. C.. Participação em banca de Silas Rodrigues Machado. Rockantrovando o breque: a representação do urbano nas canções de Itamar Assumpção e Rodrigo González. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Moreira, G. F; Matschulat, J.; MOREIRA, M. B. C.. Participação em banca de Guilherme Felipe de Mello Baldovino.A multi-obra em Camargo Guarnieri: Um estudo sobre o primeiro caderno de Ponteios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOREIRA, M. B. C.; REZENDE, G. S. L.; SANTOS, B. S.. Concurso da UNILA para Percussão com Ênfase em Música Popular. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
Barsalini, Leandro; VILLENA, M.; MOREIRA, M. B. C.. Concurso da UNILA para Percussão com Ênfase em Música Popular. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
MOREIRA, M. B. C.. Avaliação de Artigo - Revista Historia Crítica. 2015. Universidad de los Andes Colombia.

2.
MOREIRA, M. B. C.. Concurso Instrumental - Conservatório Carlos Gomes. 2010. Conservatório Carlos Gomes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encuentro Músicas Populares en la Escuela Universitária de Música.Música Popular y Música culta: intersecciones en la creación, práctica y repertório. 2018. (Encontro).

2.
V Festival de Música Contemporânea Brasileira.A sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória. 2018. (Outra).

3.
XXVIII Congresso da ANPPOM. Entre o erudito e o popular latino-americano: as "Reflexiones" de Mario Ruiz Armengol. 2018. (Congresso).

4.
1ª Jornada de Investigação em Música Latino-americana.Perspectivas Interdisciplinares da pesquisa em música. 2017. (Outra).

5.
III Congresso da Associacao Regional para America Latina e Caribe da Sociedade Internacional de Musicologia, ARLAC/IMS. Oscar Cardozo Ocampo e o Piano Paraguayo. 2017. (Congresso).

6.
XXVII Congresso da ANPPOM. O piano de Luiz Eça na recriação do samba. 2017. (Congresso).

7.
III Colóquio internacional de História e Música. Transformações narrativas na trajetória de Egberto Gismonti na década de 1970. 2016. (Congresso).

8.
18th Biennal Conference of the IASPM. Os discursos experimentais de Egberto Gismonti na década de 1970 e a sensibilidade pós-moderna. 2015. (Congresso).

9.
I Seminário Latino-americano de Música no Ensino Superior.Clínicas Disciplinas Práticas - Mediadora. 2015. (Seminário).

10.
XXVI Festival de Música de Cascavel.Oficina de piano erudito e piano popular. 2015. (Outra).

11.
II Congreso Chileno de Estudios en música popular. Primeiros sinais da redefinição do artista no contexto de mundialização: Egberto Gismonti e a música instrumental. 2014. (Congresso).

12.
XXIV Congresso da ANPPOM. O samba moderno entre a estridência e a suavidade. 2014. (Congresso).

13.
17th International Conference IASPM. The articulation of the International in Brazilian Popular Identity: Transformations of rock in Brazil between the 1950s and 1970s. 2013. (Congresso).

14.
XXIII Congresso da ANPPOM. A forma da canção na música popular brasileira das décadas de 1950 e 1960: construção e desconstrução da ?canção crítica?. 2013. (Congresso).

15.
30ª Oficina de Música de Curitiba.Técnicas Interpretativas da música popular ao piano - Gilson Peranzzetta e O Clube da Esquina e a música brasileira - Ivan Vilela. 2012. (Oficina).

16.
II Simpósio de Pós-graduandos em Música.Egberto Gismonti e sua inserção no campo da música popular brasileira em fins da década de 1960. 2012. (Simpósio).

17.
X Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular Rama Latinoamericana. Fusões de gêneros e estilos na produção da banda Som Imaginário: O exemplo nas canções ?Nepal? e ?Gogó (o alívio rococó)?. 2012. (Congresso).

18.
XXI Encontro Estadual de História.O internacional, o experimental e a contracultura na decada de 70: o caso do Som Imaginário. 2012. (Encontro).

19.
XXII Congresso da ANPPOM. O nacional, o internacional e o regional na música popular brasileira da década de 1970. 2012. (Congresso).

20.
31º Festival de Música de Londrina.Pianista correpetidora do curso de Violino Suzuki - Shinobu Saito. 2011. (Outra).

21.
Curso de Arranjo - Artista Residente - Unicamp - Nelson Ayres.Curso de Arranjo. 2011. (Oficina).

22.
Minicurso:A "teoria etnomusicológica" e o Estudo da Música no Brasil - Suzan Reily.A "teoria etnomusicológica" e o Estudo da Música no Brasil - Suzan Reily. 2011. (Outra).

23.
XXI Congresso da ANPPOM. Fusões de Gêneros e Estilos na música popular brasileira: a trajetória da banda Som Imaginário - do rock á música instrumental. 2011. (Congresso).

24.
Banca avaliadora do "Concurso Instrumental" - Conservatório Carlos Gomes."Concurso Instrumental". 2010. (Outra).

25.
Masterclass com Joe Mulholland - Berklee.Masterclass de piano e improvisação. 2010. (Oficina).

26.
Popular Culture and American culture Associations Conferece. Fusões de gêneros e estilos na produção musica da banda Som Imaginário. 2010. (Congresso).

27.
XX Congresso da ANPPOM. A contracultura na produção musical da banda Som Imaginário. 2010. (Congresso).

28.
MasterClass com Fabio Luz.Masterclass com Fabio Luz. 2009. (Oficina).

29.
60ª SBPC - Mesa Redonda - 1968: 40 anos depois. 2008. (Simpósio).

30.
A música na televisão brasileira - Rita Morelli, Marcos Napolitano, Julio Medaglia. 2008. (Seminário).

31.
Oficina com Proveta. 2008. (Oficina).

32.
Oficina de Arranjo com Marcelo Onofre.Arranjo. 2008. (Oficina).

33.
XVI Congresso interno de iniciação científica da Unicamp. Som Imaginário - O progressivo na MPB dos anos 1970. 2008. (Congresso).

34.
XVII Encontro Anual da ABEM - Oficina.Escuta Musical - construção e história. 2008. (Oficina).

35.
XVII Encontro Anual da ABEM - Oficina.A experiência criativa e seu papel na educação musical. 2008. (Oficina).

36.
Masterclass com professores da Georgia State University. 2007. (Outra).

37.
Oficina de Piano Popular com Benjamin Taubkin. 2005. (Oficina).

38.
Workshop Sobre Composição Com Guinga. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, M. B. C.; CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. S. L. ; NÁVIA, G.H.B ; LORENZETTI, J. M. G. R. . 1ª Jornada de Investigação em Música Latino-americana da Unila. 2017. (Outro).

2.
MOREIRA, M. B. C.. I Seminário Latino-americano de Música no Ensino Superior. 2015. (Outro).

3.
SANTOS, R. ; MOREIRA, M. B. C. . Concerto dos alunos de piano popular. 2013. (Concerto).

4.
SANTOS, R. ; VASCONCELLOS, Renato ; TOMAZONI, Rafael ; MOREIRA, M. B. C. . Recital de Piano Popular. 2013. (Concerto).

5.
SANTOS, R. ; VASCONCELLOS, Renato ; MOREIRA, M. B. C. ; TOMAZONI, Rafael . Concerto dos alunos de piano popular. 2013. (Concerto).

6.
DOS SANTOS, Antonio Rafael Carvalho de ; MOREIRA, M. B. C. ; NICODEMO, T. L. . Concerto de Piano - Alunos do Curso de Música Popular - Unicamp. 2012. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ligia Emanuély Canhete. Reflexión no.1 de Mario Ruiz Armengol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Maria Beatriz Cyrino Moreira.

2.
Sérgio Luis Almeida Maldin Copetti. Questões raciais e sociais dentro da história da música popular brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Maria Beatriz Cyrino Moreira.

3.
Andressa Jacinto Castilho. Primeira e Segunda Peça das Tres Piezas para piano de Hector Tosar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Maria Beatriz Cyrino Moreira.

4.
Elisa Mercedez Veron Lezcano. Piano Paraguayo: el lenguaje de Oscar Cardoso Ocampo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Maria Beatriz Cyrino Moreira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CHERNAVSKY, A. ; MOREIRA, M. B. C. . Música Popular y Música culta: intersecciones en la creación, práctica y repertório. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


'É membro desde 2009 do grupo de pesquisa cadastrado pelo CNPQ "Música Popular: história, produção e linguagem" - http://www.nics.unicamp.br/muspop/Musica_Popular/Inicio.html



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:32:38