Natamias Lopes de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7361017549101140
  • Última atualização do currículo em 18/11/2018


Licenciado Pleno em Pedagogia, Especialista em Estudos Culturais da Amazônia, Mestre em Educação; Doutor em Educação. Todos os cursos realizados na Universidade Federal do Pará. Professor do Magistério Superior da UFPA lotado no Campus Universitário do Marajó - Breves/PA, onde exerce o cargo de Diretor da Faculdade de Educação Ciências Humanas - FECH. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natamias Lopes de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, N. L.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: QUESTÕES EPISTÊMICO-HISTORIOGRÁFICAS SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: SABERES CULTURAIS E MODOS DE VIDA DE RIBEIRINHOS E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO ESCOLAR: um estudo no município de Breves/Pa,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ HAGE.
Palavras-chave: CURRÍCULO SABERES CULTURAIS POPULAÇÕES RIBEIRINHAS.
2003 - 2004
Especialização em ESTUDOS CULTURAIS DA AMAZÔNIA. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A DENÚNCIA NO VÍES DO HUMOR NO PASQUIM DO MUNICÍPIO DE BAGRE/PA.
Orientador: FÁTIMA PESSOA.
1997 - 2002
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: ESCOLA JULIÃO BERTOLDO DE CASTRO: Um resgate histórico.
Orientador: CARLOS ELVIO DAS NEVES PAES.




Formação Complementar


2013 - 2103
PROGRAMA DE TRANSPORTE ESCOLAR. (Carga horária: 40h).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, ME, Brasil.
2013 - 2013
PROGRAMA DO LIVRO. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2012 - 2012
FUNDEB. (Carga horária: 40h).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA, MEC/FNDE, Brasil.
2012 - 2012
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA. (Carga horária: 40h).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA, MEC/FNDE, Brasil.
2012 - 2012
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. (Carga horária: 20h).
ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, EGPA, Brasil.
2012 - 2012
COMPETÊNCIAS BÁSICA. (Carga horária: 40h).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA, MEC/FNDE, Brasil.
2012 - 2012
O PARFOR Pedagogia: perspectivas e desafios. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
INGLÊS INSTRUMENTAL. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
EAD NO CURSO DE MATEMÁTICA: Revendo caminhos e .... (Carga horária: 28h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2007 - 2007
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. (Carga horária: 40h).
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.
2007 - 2007
ESTRATÉGIA METODOLOGIA ESCOLA ATIVA. (Carga horária: 32h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2005 - 2005
CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO ACOMPANHAMENTO PDP. (Carga horária: 20h).
Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2004 - 2004
OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA. (Carga horária: 20h).
Instituto de Artes do Pará, IAP, Brasil.
2002 - 2002
CURSO INTERATIVO DE INFORMÁTICA BÁSICA. (Carga horária: 34h).
EXCEL INFORMÁTICA, EI, Brasil.
2001 - 2001
CONTADORES DE HISTÓRIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2000 - 2000
ATUALIZAÇÃO DE CONSELHEIROS MUN. DE ASSIST. SOCIAL. (Carga horária: 40h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1998 - 1998
FORMAÇÃO BÁSICA EM ADM. DA EMPRESA FAMILIAR RURAL. (Carga horária: 40h).
PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR, PRONAF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor da Faculdade de Educ e Ciênc Humanas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Substituto - Curso de Pedagogia/Faculdade de Educação e Ciências Humanas

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Pará, .

10/2014 - 11/2015
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LABORATÓRIO DE PESQUISA
PEDAGOGIA 2014.4
10/2015 - 10/2015
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA
PEDAGOGIA - BREVES CÓDIGO PB10095
08/2015 - 08/2015
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIEDADE, ESTADO E EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA BREVES - CÓDIGO PB10032
03/2015 - 03/2015
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - PERÍODO: 2015.2 PEDAGOGIA
01/2015 - 02/2015
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
TURMA: ANAJÁS/PA
01/2015 - 01/2015
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DA AMAZÔNIA
TURMA: CURRALINHO/PA
08/2014 - 12/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC I - 2014.2
07/2014 - 07/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
TURMA: CURRALINHO/PA
07/2014 - 07/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA
TURMA: PEDAGOGIA - ANAJÁS/PA 2014.3
05/2014 - 05/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL - BREVES - TURMA 42111
05/2014 - 05/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SEMINÁRIO DE PESQUISA - BREVES/PA
TURMA PEDAGOGIA - 2014.2
05/2014 - 05/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PEDAGOGIA BREVES - TURMA 17512 - 2014.2
02/2014 - 03/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEORIA DO CURRÍCULO
PEDAGOGIA BREVES - 2014.2
01/2014 - 01/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEORIA DO CURRÍCULO - ANAJÁS/PA
10/2013 - 10/2013
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA BREVES - TURMA 46813
09/2013 - 09/2013
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DA AMAZÔNIA - PEDAGOGIA BREVES - TURMA 46813
08/2013 - 08/2013
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SEMINÁRIO DE PESQUISA - PEDAGOGIA BREVES - TURMA 46810
07/2013 - 07/2013
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA BREVES (Extensivo Noturno)
01/2013 - 07/2013
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO CURRICULAR EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
TURMA: BREVES - PARFOR
05/2013 - 05/2013
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA/2013 - 8 A 29/05/13
07/2012 - 12/2012
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
TURMA: BREVES II - PARFOR
07/2012 - 12/2012
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
TURMA: BREVES II
07/2012 - 07/2012
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA
TURMA: BREVES I - PARFOR
01/2012 - 01/2012
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA
TURMA: SÃO SEBASTIÃO DE BOA VISTA/PA - PARFOR
03/2011 - 03/2011
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
TURMA: PORTEL I
01/2011 - 02/2011
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Turma: Breves II
03/2010 - 03/2010
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
TURMA: SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA/PA
02/2010 - 02/2010
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TURMA: SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA/PA
02/2009 - 02/2009
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Educacional - TURMA 175011 - 60h
01/2009 - 01/2009
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Pedagógico - TURMA 175011 - 60h
11/2008 - 12/2008
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Programadas - TURMA 175010 - 60H
11/2008 - 11/2008
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização de Jovens e Adultos - TURMA 175010 - 45H
06/2008 - 06/2008
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação - 75H
04/2008 - 04/2008
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia - 75H
03/2008 - 03/2008
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Legislação da Educação Básica - 60H
12/2007 - 12/2007
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Legislação da Educação Básica - 60h
10/2007 - 10/2007
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educacional - 60h
09/2007 - 09/2007
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia - 75h
08/2007 - 08/2007
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino do Português - 75h
03/2007 - 03/2007
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corporeidade e Educação - 60h

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREVES, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETOR DE ENSINO, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DIRETOR DE ENSINO DO MEIO URBANO E RURAL

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: CONCURSADO, Enquadramento Funcional: PEDAGOGO, Carga horária: 180

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: COORDENADOR PEDAGÓGICO, Carga horária: 100
Outras informações
Coordenador do Projeto "Saberes da Terra da Amazônia Paraense" Projeto desenvolvido em uma comunidade do campo, no município de Breves, em Parceria com o MEC e a UFPA


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BAGRE, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
Outras informações
Metodologia do Ensino de Estudos Sociais - Turma A 3° Ano Ensino Médio (Projeto Gavião)

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
Outras informações
Psicologia da Educação - Turma B Projeto Gavião II

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: ORIENTADOR PEDAGÓGICO, Carga horária: 40
Outras informações
Orientador Pedagógico lotado na Secretaria Municipal de Educação

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
Outras informações
Metodologia do Ensino de Estudos Sociais - Turma B (Projeto Gavião II)

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
Outras informações
Metodologia do Ensino de Estudos Sociais - Turma A Projeto Gavião II

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
Outras informações
Sociologia da Educação - Turma A Projeto Gavião II


PREFEITURA MUNICIPAL DE BAGRE, PME, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


ESCOLA JULIÃO BERTOLDO DE CASTRO, JBC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: ORIENTADOR PEDAGÓGICO, Carga horária: 200
Outras informações
Orientador Pedagógico em Escola do Ensino Fundamental


ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUND. ARACY CORREA S. MARIA, ACSM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: ORIENTADOR PEDAGÓGICO, Carga horária: 40


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARLINDO MATOS, EMEFAM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 100
Outras informações
Professor de Classe Multisseriada em Escola do Campo


ESCOLA MUNICIPAL MANOEL DE SOUZA CASTRO, EMEFMSC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 120
Outras informações
Professor de Classe Multisserida do Campo Comunidade Vila Nova

Atividades

03/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO GERAL - 1ª A 4 ª SÉRIE - MULTISSERIADO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO/PA, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO, Carga horária: 180
Outras informações
LOTADO NA 13ª UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO MARAJÓ - URE 13


ESCOLA MUNICIPAL SÃO BENTO, EMSB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 100
Outras informações
Professor de Classe Multisseriada em Escola do Campo

Atividades

08/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alafabetização
Projeto Alfabetização Solidária


Linhas de pesquisa


1.
História e Historiografia da Educação, Instituições Educativas, currículo e formação de professores e de pesquisadores, política de pós-graduação

Objetivo: Inspeciona a história e a historiografia educacional em suas manifestações curriculares, bem como nos desdobramentos sobre as instituições educativas e a formação e prática de professores e pesquisadores..
Grande área: Ciências Humanas


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ-BREVES/PA
Descrição: O projeto tem como objeto de estudo o movimento epistemológico dos graduandos de Pedagogia para a produção de conhecimento mediante as pesquisas que resultaram em Trabalhos de Conclusão de Curso, na Faculdade de Educação e Ciências Humanas do Campus Universitário do Marajó-Breves. Delineia-se como Objetivo Central realizar uma análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos por estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação e Ciências Humanas do Campus Universitário de Breves, com foco no Nível Técnico, Metodológico, Teórico e nos pressupostos Epistemológicos, Gnosiológicos e Ontológicos dessas produções, bem como os principais problemas e conclusões apontadas pelas produções. Especificamente objetiva a) Identificar os Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos da Pedagogia, arquivados na Biblioteca do Campus de Breves; b) Digitalizar os TCC?s que ainda estão apenas na versão impressa; c) Articular com a Coordenação do Campus a disponibilização do arquivo em meio virtual; d) Produzir relatório crítico-reflexivo sobre a problemática educacional apontada nas produções; e) Compreender o processo de construção de conhecimento científico em seu Nível Técnico, Metodológico, Teórico e nos pressupostos Epistemológicos, Gnosiológicos e Ontológicos. Do ponto de vista da natureza trata-se de uma pesquisa documental, cuja fonte principal será a Biblioteca Universitária Ricardo Teixeira de Barros, do Campus Universitário do Marajó-Breves. As produções coletadas passarão por análise mediante o uso de uma ficha adaptada a partir da Matriz Paradigmática construída por Silvio Sánchez-Gamboa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Natamias Lopes de Lima - Coordenador / RAEULLI DA CONCEICAO CRUZ - Integrante.
2018 - Atual
ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA MARAJOARA PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2000 A 2017
Descrição: O projeto tem como objetivo central desenvolver uma análise epistemológica das produções sobre a Educação do Campo na Amazônia Marajoara materializadas em teses e dissertações, desenvolvida em diferentes universidades brasileiras e em diferentes programas de pós-graduação, produzidas no interstício de 2000 a 2017; tendo como foco de análise o Nível Técnico, Teórico e os pressupostos Epistemológicos, Gnosiológicos e Ontológicos dessas produções, bem como os principais problemas e conclusões apontadas pelo estudo, objetivando como resultado final que contribua para a reflexão crítica sobre a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, como possibilidade para intervenção na mesma. Do ponto de vista da natureza trata-se de uma pesquisa bibliográfica; do ponto de vista dos objetivos, constitui-se uma pesquisa exploratória que visa ampliar a familiaridade com a tema. A identificação e a captura das teses e dissertações serão realizadas por meio virtual, tendo como fontes principais a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que passarão por análise a partir da Matriz Paradigmática construída por Silvio Sánchez-Gamboa (2012)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Natamias Lopes de Lima - Coordenador / ELAISE ALMEIDA MARTINS - Integrante.
2017 - Atual
Produção de conhecimento científico no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Pará
Descrição: Esta pesquisa assume como objeto de estudo a produção de conhecimento científico no espaço institucional do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Pará. Problemas de Pesquisa Para efeito deste Projeto de Pesquisa, foram propostos os seguintes problemas de pesquisa: Sob quais perspectivas analíticas os estudos teóricos focalizam a produção do conhecimento científico na área da educação? Quais os desafios e possibilidades são apresentadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED/UFPA em termos da produção do conhecimento científico lastreado pelos grupos e linhas de pesquisa que lhes dão configuração? Como se caracteriza a produção intelectual/bibliográfica desse Programa em face dos critérios institucionais de Avaliação adotados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES? Será que o tipo de produção bibliográfica realizada pela comunidade acadêmica desse Programa implicou em melhoria dos resultados das avaliações trienais e, consequentemente, impulsionou qualitativamente sua inserção social? Hipótese Embora a produção de conhecimento científico tenha expandido o número de autores dedicados ao estudo dessa temática, no âmbito da pós-graduação em educação, são raros os trabalhos em torno desse assunto. Nesse contexto, as linhas e grupos de pesquisa sobressaem enquanto órgãos institucionais com capacidade organizativa de promover a expansão quanti-qualitativa das produções bibliográficas, porém, tais perspectivas podem vir a sofrer retrações em razão da diminuta importância estratégica que recebem no interior do Programa, podendo reforçar a concepção analítica de ciência onde prepondera o formalismo academicista visando a obtenção da titulação no prazo, assim como induzir os pesquisadores a produzir o ?lixo acadêmico? mediante divulgação de trabalhos em veículos inadequados e de baixo impacto científico. OBJETIVOS Geral: Compreender as perspectivas analíticas que permeiam a produção do conhecimento científico enquanto objeto de estudo no campo específico da educação, atentando aos desafios e perspectivas projetada sobre os grupos e linhas de pesquisa configuradores do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED/UFPA, considerando-se a produção bibliográfica e inserção social alcançada por esse órgão institucional diante da avaliação periódica realizada pela CAPES. Específicos: 1. Analisar os enfoques analíticos adotados nos trabalhos dos autores das produções teóricas que elegeram a produção do conhecimento científico em educação como campo de pesquisa; 2. Discutir a importância atribuída aos grupos e linhas de pesquisa no contexto da Proposta de Programa e normas regulamentadoras do PPGED/ICED/UFPA; 3. Caracterizar e analisar a dinâmica apresentada pela produção bibliográfica da comunidade científica segundo os grupos e linhas de pesquisa vinculadas a esse Programa. 4. Verificar os impactos resultantes do capital cultural científico, configurado na produção bibliográfica, na melhoria dos indicadores que medem os resultados das avaliações trienais e quadrienais, bem como seus efeitos na qualidade dos veículos eleitos para publicação e inserção social do Programa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Natamias Lopes de Lima - Integrante / Paulo Sérgio de Almeida Corrêa - Coordenador / RENATO PINHEIRO DA COSTA - Integrante / CLEIDE CARVALHO DE MATOS - Integrante.
2014 - 2017
QUESTÕES EPISTÊMICO-HISTORIOGRÁFICAS SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL
Descrição: Descrição: A pesquisa objetiva analisar as opções metodológicas e os fundamentos epistemológicos que orientam as produções científicas dos autores dedicados aos estudos relacionados à Educação do Campo no Brasil, de modo a entender a assunção dessa temática como campo de pesquisa e suas implicações na compreensão e interpretação de Educação, currículo, conhecimento, trabalho docente, formação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Natamias Lopes de Lima - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: COMITÊ CIENTÍFICO.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:7
Total de citações:7
NATAMIAS LOPES DE LIMA  Data: 29/10/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, N. L.2009LIMA, N. L.. EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E PESQUISA NA AMAZÔNIA: um diálogo possível (?). Revista Iluminart, v. 1, p. 3, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, N. L.; AMORIM, A. S. (Org.) ; MAGALHAES, B. A. C. S. (Org.) ; SILVA, E. A. (Org.) ; OLIVEIRA, F. V. (Org.) ; ALMEIDA, L. C. C. S. (Org.) ; SOARES, N. J. B. (Org.) ; GOMES, R. K. S. (Org.) ; COSTA, R. P. (Org.) . TEORIAS, ENSINO, APRENDIZAGEM: Revisitando pensadores da educação. 1. ed. São Paulo: Paco Editora, 2015. v. 1. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, N. L.; CORREA, P. S. A. . O currículo nos estudos em educação do campo nas teses doutorais da CAPES. In: Flávia Cristina Silveira Lemos [et al.]. (Org.). Conversas transversalizantes entre psicologia política, social-comunitária e institucional com os campos da educação, saúde e direitos, ética, estética e política. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 609-620.

2.
LIMA, N. L.; CORREA, P. S. A. . A educação do campo e sua constituição como campo de estudos científicos no Brasil. In: PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA. (Org.). Estado do conhecimento e a produção dos objetos de estudos em dissertações e teses doutorais em educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 141-170.

3.
LIMA, N. L.. A TEORIA SOCIAL NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE DO LIVRO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. In: ADIEL S. DE AMORIM, BENEDITAL ALCIDEMA C. DOS S. MAGALHÃES, ELLEN A. DA SILVA, FLÁVIO V. DE OLIVEIRA, LEILA C. DA C. S. ALMEIDA, NATAMIAS L. DE LIMA, NICELMA J. B. SOARES. RAIMUNDA KELLY S. GOMES, RENATO P. DA COSTA. (Org.). TEORIAS, ENSINO, APRENDIZAGEM: Revisitando pensadores da educação. 1ed.SÃO PAULO: PACO EDITORA, 2015, v. 1, p. 9-197.

4.
LIMA, N. L.. SABERES CULTURAIS E MODOS DE VIDA DE RIBEIRINHOS: a relação com o currículo em ação. In: Waldir Ferreira de Abreu; Damião Bezerra Oliveira; Érbio dos Santos Silva. (Org.). EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: Saberes, vivências e formação no campo. 2ªed.BELÉM: GEFEIF-UFPA, 2013, v. 1, p. 9-335.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, N. L.; CORREA, P. S. A. . O CURRÍCULO NOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS TESES DOUTORAIS DA CAPES. In: IV Seminário Web Currículo e o XII Encontro de Pesquisadores, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo. São Paulo: PUC-SP, 2015. v. I. p. 8-1610.

2.
LIMA, N. L.. O CURRÍCULO NO CONTEXTO DOS DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. In: XI I SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2014, BELÉM. XI I SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. BELÉM: PPGED/UFPA, 2014. v. 1. p. 1-890.

3.
LIMA, N. L.. CURRÍCULO ESCOLAR E SABERES CULTURAIS EM UMA TURMA MULTISSERIADA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2010, BELO HORIZONTE. ANAIS DO XV ENDIPE ? ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010. BELO HORIZONTE: UFMG, 2010. v. 10. p. 9-976.

4.
LIMA, N. L.; DAYANA VIVIANE SILVA DE SOUZA . SABERES CULTURAIS RIBEIRINHOS NO CURRÍCULO: ANÁLISE DA PRÁTICA EDUCATIVA NUMA DISCIPLINA DO CURSO DE PEDAGOGIA DAS ÁGUAS/ABAETETUBA/PARÁ. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2010, BELO HORIZONTE. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. BELO HORIZOBTE: UFMG, 2010. v. 10. p. 9-873.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, N. L.. O CURRÍCULO NO CONTEXTO DOS DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, N. L.. Educação Ribeirinha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, N. L.; CAETANO, V. N. S. . CURRICULO EM AÇÃO, SABERES CULTURAIS E MODOS DE VIDA DE RIBEIRINHOS NA AMAZÔNIA MARAJOARA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, N. L.. EDUCAÇÃO DO CAMPO: velhos problemas, velhas discussões, em busca de novos rumos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DAYANA VIVIANE SILVA DE SOUZA ; LIMA, N. L. . SABERES CULTURAIS RIBEIRINHOS NO CURRÍCULO: ANÁLISE DA PRÁTICA EDUCATIVA NUMA DISCIPLINA DO CURSO DE PEDAGOGIA DAS ÁGUAS/ABAETETUBA/PARÁ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, N. L.; DAYANA VIVIANE SILVA DE SOUZA . CURRÍCULO ESCOLAR E SABERES CULTURAIS EM UMA TURMA MULTISSERIADA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, N. L.; SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ HAGE . SABERES CULTURAIS-RIBEIRINHO NA AMAZÔNIA: O MARAJÓ EM FOCO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, N. L.. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIMA, N. L.. DIÁLOGO SOBRE CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, N. L.. O CURRÍCULO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM OS SABERES CULTURAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, N. L.. LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LIMA, N. L.. PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, N. L.. Cláudio e Maria. Belém: Revista Maré, 2012 (Poesia).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, N. L.. O CURRÍCULO ESCOLAR E SABERES CULTURAIS DA AMAZÔNIA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, N. L.; MATOS, C. C.; CUNHA, K. M. L. G.. Participação em banca de SOCORRO DE MARIA ROCHA JARDIM. A GARANTIA DE DIREITOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA, NA ESCOLA MARIA RAFOLS, PRIMANDO PELA EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CONSCIENTE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

2.
LIMA, N. L.; MATOS, C. C.; CUNHA, K. M. L. G.. Participação em banca de SUZANGE PANTOJA PEREIRA. DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENFRENTAMENTO DA INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BREVES-PA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

3.
LIMA, N. L.; MATOS, C. C.; COSTA, R. P.. Participação em banca de EDIVANA DE FREITAS COSTA. ENFRENTAMENTO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA ESCOLA MAGALHÃES BARATA, MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

4.
LIMA, N. L.; MATOS, C. C.; GUEDES, LEONILDO NAZARENO DO AMARAL. Participação em banca de ZILLAS BORGES CARNEIRO. CULTURA AFRO-BRASILEIRA: Combatendo a violência racial e afirmando identidades. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

5.
LIMA, N. L.; MATOS, C. C.; MENDES, S. K. B.. Participação em banca de CLAYTON SILVA DOS SANTOS. ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA FÍSICA E VERBAL NO CONTEXTO DA ESCOLA M.E.F BOM JESUS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, N. L.; COSTA, E. M.. Participação em banca de ELBISON BISPO GOMES.EDUCAÇÃO DO CAMPO E NUCLEAÇÃO ESCOLAR NO MARAJÓ: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BREVES/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

2.
LIMA, N. L.; PUREZA, E. S. S.; FERREIRA, R. R. B.. Participação em banca de LINDOMAR SOUZA DE OLIVEIRA e MÁRCIO JOSÉ GONÇALVES MARQUES.GESTÃO DEMOCRÁTICA - ELEIÇÃO PARA DIRETOR ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NA EMEF MARIA DE LOURDES CAMPOS SALES, EM BREVES-PARÁ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

3.
LIMA, N. L.; GUEDES, LEONILDO NAZARENO DO AMARAL; GEORGETE PANTOJA MOURA. Participação em banca de ADRIANA RODRIGUES FACUNDES.VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ANAJÁS-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

4.
LIMA, N. L.; GUEDES, LEONILDO NAZARENO DO AMARAL; GEORGETE PANTOJA MOURA. Participação em banca de DILVA SANTANA DE OLIVEIRA.A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: NO 1º SEGMENTO E SUA RELAÇÃO COM A PEDAGOGIA FREIRIANA NA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA PERÚCIA FERREIRA CASTRO, BAGRE/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

5.
LIMA, N. L.; GUEDES, LEONILDO NAZARENO DO AMARAL; MATOS, C. C.. Participação em banca de ORAQUELMA MEDEIROS FURTADO.O CURRÍCULO ESCOLAR E A RELAÇÃO COM OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS NA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS EDUCANDOS DA ESCOLA MUN. DE ENS. FUND. PROFª. ÁUREA CUNHA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

6.
MARTINS, E.; LIMA, N. L.; CAETANO, V. N. S.. Participação em banca de BENEDITO JOÃO DOS SANTOS BAIA.MOVIMENTOS SOCIAIS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: um estudo sobre os saberes a partir das experiências sociais na administração não formal de educação dos professores filiados ao SINTEPP/Subsede, município de Portel/PA. 2014.

7.
RODRIGUES, R. O.; PAES, C. E. N.; LIMA, N. L.. Participação em banca de SUELEN CRISTINA SILVA DA COSTA.ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: um estudo sobre a prática cotidiana sobre o ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

8.
EGÍDIO MARTINS; GUEDES, LEONILDO NAZARENO DO AMARAL; LIMA, N. L.. Participação em banca de ANTONIO LIRA DE SOUZA.A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENFRENTAMENTO DO BULLYING EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BREVES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

9.
LIMA, N. L.. Participação em banca de MARCILEI DOS SANTOS BRABO.A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. LAURO SODRÉ: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Pará.

10.
LIMA, N. L.. Participação em banca de ANDERSON GAMA ALVES E KEILA CRISTINA OLIVEIRA DA COSTA.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um olhar histórico sobre as políticas públicas e seus programas de governo - foco (2003-2005). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

11.
LIMA, N. L.. Participação em banca de ÉRIKA ALESSANDRA LEÃO DOS SANTOS e ROSE MARY DOS S.RODRIGUES.DROGAS: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

12.
LIMA, N. L.. Participação em banca de JANILSON BARBOSA DE MELO e MÁRCIA VIEIRA.PEDAGOGIA HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PEDAGÓGICA NO HOSPITAL MUNICIPAL MARIA SANTANA ROCHA FRANCO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

13.
LIMA, N. L.. Participação em banca de JOSINALDO DA SILVA BRITO e MARCIO DAS NEVES PAZ.A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

14.
LIMA, N. L.. Participação em banca de ALDENIRA SARGES E SOUZA e ELIANA DE SOUZA.O PERFIL DA ESCOLA INCLUSIVA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

15.
LIMA, N. L.. Participação em banca de JANIGLEICE SILVA PROGÊNIO e MARIA DE NAZARÉ CENA FARIAS.O TRABALHO PEDAGÓGICO NA E.M.E. INFANTIL PINGO DE GENTE E ANEXOS: REALIZANDO PROJETOS E CONSTRUINDO SUA IDENTIDADE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

16.
LIMA, N. L.. Participação em banca de ELIETE GOMES DA SILVA.FORMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE LUDICIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PINGO DE GENTE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

17.
LIMA, N. L.. Participação em banca de EDSON BALIEIRO DA SILVA E JAKELINE DE CARVALHO SANTOS.LEITURA E ESCRITA: UMA ANÁLISE DESSES PROCESSOS NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ÁUREA DA SILVA CUNHA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

18.
LIMA, N. L.. Participação em banca de FRANCINETE ROCHA MACHADO E ROSEANE PEREIRA MACHADO.AMBIENTE ESCOLAR: UM CAMPO DE VIVÊNCIA E EXPLORAÇÃO PROPÍCIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

19.
LIMA, N. L.. Participação em banca de ANDRÉ LOBATO MESQUITA E ATAÍDE WANZER PUREZA FILHO.O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: Um estudo comparativo nas escolas Miguel Bitar e Bom Jesus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

20.
LIMA, N. L.. Participação em banca de ADRIANA MORAES DE OLIVEIRA E ANTÔNIO FERREIRA DA SILVA.O LÚDICO NO PROJETO E NA PRÁTICA: Uma análise comparativa e conceitual do aprender brincando. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

21.
LIMA, N. L.. Participação em banca de MICHAEL PONTES COELHO E PAULO EDER MATOS NASCIMENTO.INOVAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM: As histórias em Quadrinhos no Processo Pedagógico da Escola Dr. Lauro Sodré. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

22.
LIMA, N. L.. Participação em banca de CARLA IRANILDE MARQUES BARROS E MARIA ODIMERE ANDRADE DA SIL.COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM BREVES: CERTEZAS E INCERTEZAS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

23.
LIMA, N. L.. Participação em banca de MARIA FRANCINETE DA SILVA SOUSA E MARIA SOUSA ARRUDA.DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

24.
LIMA, N. L.. Participação em banca de DIEGA CONCEIÇÃO C. LEÃO E KEYLA FURTADO PUREZA DOS SANTOS.A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BREVES: UM ESTUDO A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

25.
LIMA, N. L.. Participação em banca de DALVALCY CAVALCANTE PINHEIRO E ÉRIKA BEATRIZ PINA CUNHA.FAMÍLIA E ESCOLA, UMA PARCERIA POSSÍVEL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: A REALIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ÁUREA CUNHA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

26.
LIMA, N. L.. Participação em banca de ASSIS FARIAS MACHADO E SUZANGE PANTOJA PEREIRA.EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE ESTA MODALIDADE EDUCACIONAL NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BREVES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

27.
LIMA, N. L.. Participação em banca de ANDRÉIA BARREIROS TAVARES E FABIANE DE MORAES NOGUEIRA.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO: LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO E CASTRO ALVES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

28.
LIMA, N. L.. Participação em banca de DIEGO TADEU FERREIRA CABRAL E NAZARENO DE JESUS MIRANDA COST.FORMAÇÃO DOCENTE: QUEM SÃO OS EDUCADORES DO CAMPO NO MUNICIPIO DE BREVES? IMAGEM E IDENTIDADE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

29.
LIMA, N. L.. Participação em banca de DIOLENO GONÇALVES DEMES E EDIENNIFER ROCHA DA SILVA.A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO: OS DESAFIOS DA E.M.E FUNDAMENTAL MARIA DE LOURDES EM RELAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

30.
LIMA, N. L.. Participação em banca de GLADISTON PINHEIRO DE CARVALHO E JOSÉ ADRIANO A. SANCHES.A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA ESCOLA ROSSILDA FERREIRA NO MUNICÍPIO DE BREVES-PARÁ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

31.
LIMA, N. L.. Participação em banca de JOSIELLI DE NAZARÉ SOUSA DAS NEVES E JOSIELLEY TENÓRIO CARDO.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DESSA MODALIDADE EDUCACIONAL NA ESCOLA ROSSILDA FERREIRA EM BREVES/PA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

32.
LIMA, N. L.. Participação em banca de ALZIRA MELO MIRANDA E ÉDER DA SILVA GOMES.GRÊMIO ESTUDANTIL: Inatrumento Social de Transformação da Escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, N. L.; MATOS, C. C.; GUEDES, LEONILDO NAZARENO DO AMARAL. LIBRAS. 2018. Universidade Federal do Pará.

Avaliação de cursos
1.
MATOS, C. C.; COSTA, E. M.; PUREZA, E. S. S.; GUEDES, LEONILDO NAZARENO DO AMARAL; LIMA, N. L.; RODRIGUES, R. O.; AMARAL, S. M. P.. ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CIDADANIA. 2018. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
LIMA, N. L.. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DIDÁTICO DE CANDIDATOS À DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2013. Prefeitura Municipal de Breves.

2.
LIMA, N. L.. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DIDÁTICO DE CANDIDATOS À DISCIPLINA MATEMÁTICA. 2013. Prefeitura Municipal de Breves.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Diálogos com a Universidade: Reflexões acerca das propostas dos cancandidatos à presidência da República..O Campo da Educação do Campo no Plano de Governo de Haddad e de Bolsonaro. 2018. (Outra).

2.
I Seminário Integrado de Ensino e Extensão. 2018. (Seminário).

3.
IV Seminário Web Currículo e o XII Encontro de Pesquisadores.O CURRÍCULO NOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS TESES DOUTORAIS DA CAPES. 2015. (Encontro).

4.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. I Seminário Internacional de Políticas Educacionais, Cultura e Formação de Professores.O CURRÍCULO NO CONTEXTO DOS DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. 2014. (Seminário).

5.
XIII ENCONTRO PARAENSE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.Educação Ribeirinha. 2013. (Encontro).

6.
I SEMINÁRIO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARÁ E AMAPÁ e III ENCONTRO DE PESQUISA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ. 2012. (Encontro).

7.
I WORKSHOP DE FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS: (DES)CONSTRUINDO IDENTIDADES, DESCOBRINDO LIMITES E POSSIBILIDADES. 2012. (Outra).

8.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO DO EDUCADOR NA UFPA - O PARFOR Pedagogia: perspectivas e desafios. 2012. (Seminário).

9.
OFICINA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO. 2011. (Oficina).

10.
II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ.SABERES CULTURAIS RIBEIRINHO NA AMAZÔNIA: O Marajó em foco. 2010. (Encontro).

11.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL "DOS LUGARES E CONTEXTOS DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA". 2010. (Seminário).

12.
XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.CURRÍCULO ESCOLAR E SABERES CULTURAIS EM UMA TURMA MULTISSERIADA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE. 2010. (Encontro).

13.
XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.SABERES CULTURAIS RIBEIRINHOS NO CURRÍCULO: ANÁLISE DA PRÁTICA EDUCATIVA NUMA DISCIPLINA DO CURSO DE PEDAGOPGIA DAS ÁGUAS/ABAETETUBA/PARÁ. 2010. (Encontro).

14.
I COLÓQUIO SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: RELAÇÕES ENTRE ESCOLA BÁSICA E UNIVERAIDADE. 2009. (Outra).

15.
II COLÓQUIO CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO , CULTURA E EDUCAÇÃO. 2009. (Outra).

16.
III DIÁLOGOS CURRICULARES - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO: Ancoragens, deslocamentos e estranhamentos.. 2009. (Seminário).

17.
VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2009. (Seminário).

18.
3º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2007. (Congresso).

19.
FÓRUM ESCOLAR "MÚLTIPLOS OLHARES...". 2007. (Outra).

20.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BREVES. 2007. (Outra).

21.
III OFICINA PEDAGÓGICA ESTADUAL DO PROGRAMA SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE. 2007. (Oficina).

22.
III SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2007. (Seminário).

23.
IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2007. (Outra).

24.
IV OFICINA PEDAGÓGICA ESTADUAL DO PROGRAMA SABERE S DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE. 2007. (Oficina).

25.
ENCONTRO DE DOCENTES, GESTORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS.O PAPEL DOS PROFESSORES, GESTORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS FRENTE AOS DESAFIOS ENFRENTADOS NOS AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. 2006. (Encontro).

26.
II OFICINA PEDAGÓGICA ESTADUAL DO PROGRAMA SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE. 2006. (Oficina).

27.
I OFICINA PEDAGÓGICA ESTADUAL DO PROGRAMA SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE. 2006. (Oficina).

28.
II CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2005. (Outra).

29.
III CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL DE BAGRE. 2005. (Outra).

30.
METODOLOGIA DE PROJETOS ESCOLARES. 2005. (Oficina).

31.
V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE BAGRE. 2005. (Outra).

32.
I FÓRUM DE GESTORES DO MARAJÓ. 2004. (Outra).

33.
I CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE.CURRÍCULO ESCOLAR E QUESTÕES AMBIENTAIS. 2003. (Outra).

34.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MELGAÇOO. 2003. (Outra).

35.
I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BAGRE. 2003. (Outra).

36.
IV CONGRESSO REGIONAL DO MARAJÓ. 2003. (Congresso).

37.
XVI CONGRESSO ESTADUAL DO SINTEPP. 2003. (Congresso).

38.
III CONGRESSO REGIONAL DAS ILHAS. 2001. (Congresso).

39.
SEMINÁRIO REGIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO CAMPUS DE BREVEES. 2001. (Seminário).

40.
XV CONGRESSO ESTADUAL DO SINNTEPP. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, N. L.. Plenária de "Educação do Campo" do Marajó. 2017. (Outro).

2.
LIMA, N. L.. I JORNADA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: Desafios e Perspectivas. 2017. (Outro).

3.
LIMA, N. L.. II JORNADA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: Gestão de Pessoas e de Patrimônio Público em Escolas do Campo. 2017. (Outro).

4.
LIMA, N. L.. III JORNADA DE "EDUCAÇÃO DO CAMPO": Alfabetização da Matemática e Práticas Pedagógicas Inclusivas. 2017. (Outro).

5.
LIMA, N. L.. IV JORNADA DE "EDUCAÇÃO DO CAMPO": Gestão de Processos e Patrimônio Público em Escola do Campo. 2017. (Outro).

6.
LIMA, N. L.. I SEMINÁRIO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARÁ E AMAPÁ E III ENCONTRO DE PESQUISA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ. 2012. (Outro).

7.
LIMA, N. L.. ESTUDO DE DEMANDA EDUCACIONAL URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES. 2011. (Outro).

8.
LIMA, N. L.. IV SEMNÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E II SEMINÁRIO ESTADUAL DE JUVENTUDE DO CAMPO. 2010. (Congresso).

9.
LIMA, N. L.. II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ. 2010. (Outro).

10.
LIMA, N. L.. VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULOS. 2009. (Outro).

11.
LIMA, N. L.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BREVES. 2008. (Outro).

12.
LIMA, N. L.. I CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BREVES/PA. 2007. (Outro).

13.
LIMA, N. L.. FÓRUM ESCOLAR DE BREVES: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: avanços, desafios e perspectivas em debate. 2007. (Outro).

14.
LIMA, N. L.. I ENCONTRO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE BREVES. 2004. (Outro).

15.
LIMA, N. L.. I CONFERENCIA DO MEIO AMBIENTE. 2003. (Outro).

16.
LIMA, N. L.. I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BAGRE. 2003. (Outro).

17.
LIMA, N. L.. PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BAGRE. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARIA EDINÉIA SARGES FERREIRA. A BRINCADEIRA NA PRATICA EDUCATIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

2.
Marija Nogueiira dos Santos e Rosilene Corrêa Siqueira. GOTAS DE CONHECIMENTO SOBRE O MARAJÓ DAS FLORESTAS NOS ESCRITOS CIENTÍFICOS DE AGENOR SARRAF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

3.
KEILA SOARES FERREIRA E MARIA ONEIDE DE SOUSA FILHA. EDUCAÇÃO DO CAMPO E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: Uma análise sobre a teoria desenvolvida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

4.
EURÍDICE SILVA CASTOR. VIVÊNCIAS E DESAFIOS DE UMA PROFESSORA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA EM UMA TURMA MULTIANO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

5.
BENEVALDO MIRANDA MARTINS. A BRINCADEIRA NA PRÁTICA EDUCATIVA DE UMA "ESCOLA DO CAMPO" NO MUNICÍPIO DE BREVES/PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

6.
RENATA RODRIGUES DE BRITO. DIFICULDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA CLASSE MULTIANO DO MUNICÍPIO DE BREVES/PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

7.
ANTÔNIO MARIA ROSA DE CASTRO. A ESCOLA DO CAMPO NA PERSPECTIVA DE EDUCANDOS DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA DE ENSINO FUNDAMENTAL (4° E 5° ANOS) DO MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

8.
CELESTINA DOS SANTOS FURTADO. A ESCOLA E OS MECANISMOS DE APROXIMAÇÃO ÀS FAMÍLIAS DE EDUCANDOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PONTA DE PEDRAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

9.
BENEDITA DO SOCORRO SOARES WITTE. (RE)PENSANDO A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CAMPO NO CONTEXTO DE NOVOS DESAFIOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

10.
MARINALDO BARBOSA DOS SANTOS. SABERES CULTURAIS DE RIBEIRINHOS E A RELAÇÃO COM O CURRÍCULO EM AÇÃO DE UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

11.
ELOI PEREIRA DOS SANTOS. O EXERCÍCIO DOCENTE EM CLASSES MULTISSERIADA: um estudo a partir das narrativas de professores dos anos iniciais (1° a 5°) do Ensino Fundamental do Município de Ponta de Pedras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

12.
DIEGA CONCEIÇÃO C. LEÃO & KEYLA FURTADO PUREZA DOS SANTOS. EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICIPIO DE BREVES/PA: UM ESTUDO A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

13.
MARCILEI DOS SANTOS BRABO. A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. LAURO SODRÉ: Um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.

14.
LIDIANE COSTA GONÇALVES e PALOMA MOTA DE SOUZA. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO SOBRE SUA PRÁTICA NA EMEF PROFª EMERENINA MOREIRA DE SOUZA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Natamias Lopes de Lima.



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPERUAZ) desde 2009
Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Currículo (NEPEC) desde 2014
Aprovado no Concurso para professor Assistente em Educação do Campo no Campus de Cametá



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 24:58:50