Elisabete Vitoria Dorgam Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6296787109231128
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é docente na área de Interpretação na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e na Escola Superior de Artes Célia Helena e vice-diretora da EAD -ECA/USP É atriz e diretora teatral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisabete Vitoria Dorgam Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, E. V. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
Cidade Universitaria EAD
Butantã
Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: () 30914322


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Chá de Alice: a utilização da máscara do clown no processo de criação do ator, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Prof.Dr.Armando Sergio da Silva.
Palavras-chave: clown; ator.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros Setores.
1981 - 1983
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A utilização de estereótipos na propaganda,Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: Pro.Dr.Otto Scherb.
Palavras-chave: comunicação social.
1984 - 1984
Especialização em PGLA. (Carga Horária: 480h).
Universidad de Navarra, Espanha, UNINAVARRA,, Espanha.
Título: A utilização de estereótipos na publicidade.
Orientador: Francisco Gomez Anton.
Bolsista do(a): Aktion Adveniat, AKTION ADVENIAT, Alemanha.
1982 - 1984
Graduação em Jornalismo.
Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, FCL, Brasil.
1974 - 1979
Graduação em Comunicação Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estereótipos e sua utilização na Publicidade.
Orientador: Otto Scherb.




Formação Complementar


2015 - 2015
Da paródia ao paradoxo:a comédia antiga e suas representações. (Carga horária: 18h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2014 - 2014
A energia da criação -treinamento para atores. (Carga horária: 20h).
Cooperativa Paulista de Teatro, CPT, Brasil.
2008 - 2008
a arte da bobagem. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Cultura, SEC, Brasil.
2007 - 2007
A arte do palhaço. (Carga horária: 80h).
Doutores da Alegria, DA, Brasil.
1997 - 1997
curso de especialização em linguagem clownesca. (Carga horária: 40h).
Ecole Philippe Gaulier, Inglaterra.
1992 - 1992
a máscara do clown. (Carga horária: 320h).
Secretaria de Estado da Cultura, SEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Orientador de Arte Dramática, Enquadramento Funcional: Funcionário
Outras informações
Professora de Interpretação -EAD -USP Vice-diretora da EAD (2007-9)

Atividades

01/2006 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
vice-diretora da EAD.
06/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .

06/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Interpretação Teatral

Escola Superior de Artes Célia Helena, ESACH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto de Interpretação Teatral, Carga horária: 8


SP Escola de Teatro -Centro de formação das artes do palco, SP ESCOLA TEATRO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Artista Formadora, Carga horária: 24


Secretaria de Estado da Cultura, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1990
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: orientador de arte dramática, Carga horária: 40


Escola Livre de Teatro, ELT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: hora/aula, Enquadramento Funcional: Professor de Interpretação Teatral, Carga horária: 8


Teatro Escola Celia Helena, TECH, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: hora/aula, Enquadramento Funcional: Professor de Interpretação Teatral, Carga horária: 8


Escola de Teatro Ewerton de Castro, ETEC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: hora/aula, Enquadramento Funcional: Professor de Interpretação Teatral, Carga horária: 8


Escola de Teatro Macunaíma, ETM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1995
Vínculo: hora/aula, Enquadramento Funcional: Professor de Interpretação Teatral, Carga horária: 8


Oficina de Teatro Nilton Travesso, OTNT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: hora/aula, Enquadramento Funcional: Professor de Interpretação Teatral, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
Interpretação Teatral,máscaras, direção teatral,improvisação


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O ator e a comicidade
Descrição: O ator e a abordagem das diversas possibilidades do cômico. Estudo e treinamento das máscaras teatrais do bufão e do palhaço..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .
Integrantes: Elisabete Vitoria Dorgam Martins - Coordenador / Rafael Senatore - Integrante / Rafaela Perticarrari - Integrante / Fernanda Assef - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Árabe
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Melhor atriz em espetáculo teatral -gênero Comédia, Premio Arte Qualidade Brasil -.
2011
Premio Shell melhor atriz 2010, Shell.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARTINS, E. V. D.. O clown é um poeta do pior, Bete Dorgan. Cadernos do Folias, São Paulo, p. 14 - 17, 01 abr. 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, E. V. D.. 'Paixões humanas:uma breve história da comédia ocidental'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARTINS, E. V. D.; NEIA, A. ; MACERA, A. . Mesa Branca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINS, E. V. D.. A arte da palhaçaria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARTINS, E. V. D.; Dagoberto Feliz . A arte da representação teatral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARTINS, E. V. D.. ?A Arte da representação ou como ser verdadeiro mentindo e vice-versa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARTINS, E. V. D.. ?A Arte da representação ou como ser verdadeiro mentindo e vice-versa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARTINS, E. V. D.. O Humor na Cena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARTINS, E. V. D.; Hugo Rhodas . o ator criador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MARTINS, E. V. D.. O clown é um poeta do pior. São Paulo: Galpao do Folias, 2006 (Artigo).

2.
MARTINS, E. V. D.. O de sempre. são Paulo: Editora comercial Safady Ltda., 1979 (poesia).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARTINS, E. V. D.; MACERA, A. ; NEIA, A. . A importancia do Palhaço Branco. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MARTINS, E. V. D.; ARDUIN, R. . Programa Todo Seu. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MARTINS, E. V. D.; MILARE, S. . Teatro e Circunstância. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MARTINS, E. V. D.. O clown de cada um. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, E. V. D.. Introdução à máscara do clown. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARTINS, E. V. D.. Palhaços Iniciantes e Iniciados. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MARTINS, E. V. D.; Dagoberto Feliz . As máscaras do palhaço como possibilidade de treinamento para o ator. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MARTINS, E. V. D.. O Clown. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARTINS, E. V. D.. Introdução à interpretação teatral. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MARTINS, E. V. D.. A máscara do clown. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MARTINS, E. V. D.. A máscara do clown. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MARTINS, E. V. D.. Introdução à máscara do clown. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MARTINS, E. V. D.. A máscara do clown. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MARTINS, E. V. D.. A máscara do clown. 2008. .

11.
MARTINS, E. V. D.. A máscara do clown. 2008. .

12.
MARTINS, E. V. D.. INTRODUÇÃO À MÁSCARA DO CLOWN. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MARTINS, E. V. D.. A MÁSCARA DO PALHAÇO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MARTINS, E. V. D.; HELLERUP, S. . A jornada- viagem as sombras verdes. 2018. Teatral.

2.
MARTINS, E. V. D.. Rinocerantas. 2018. Teatral.

3.
MARTINS, E. V. D.. Era uma vez um tirano. 2018. Teatral.

4.
MARTINS, E. V. D.. Canção dentro do pão. 2017. Teatral.

5.
MARTINS, E. V. D.; CIOCLER, C. ; PETTA, A. . Unidade Básica. 2016. Audiovisual.

6.
MARTINS, E. V. D.; RODRIGUES, M. A. . Solidão. 2016. Teatral.

7.
MARTINS, E. V. D.; SHAKESPEARE, W. ; RABELLO, L. . Tróilo e Créssida. 2016. Teatral.

8.
MARTINS, E. V. D.. Programa Retrovisor -Entrevista com Nísia Floresta (atuação como atriz representando a entrevisada). 2015. Audiovisual.

9.
MARTINS, E. V. D.; PAMIO, M. A. . Assim é se lhe parece. 2014. Teatral.

10.
MARTINS, E. V. D.; FONSECA, E. . Segredos Médicos. 2014. Teatral.

11.
MARTINS, E. V. D.; PERTICARRARI, R. ; SENATORE, R. ; BOER, S. . Contos de Cinco Cantos. 2014. Teatral.

12.
MARTINS, E. V. D.; MUYLAERT, A. . As canalhas. 2013. Outra.

13.
MARTINS, E. V. D.. Folias Galileu. 2013. Teatral.

14.
MARTINS, E. V. D.; MARQUES, L. F. . Nada aconteceu,nada acontece,tudo está acontecendo. 2013. Teatral.

15.
MARTINS, E. V. D.. Em cômodos. 2013. Teatral.

16.
MARTINS, E. V. D.; Dagoberto Feliz ; GUIDA, B. ; ARDUIN, R. ; BLANC, L. . O avental todo sujo de ovo. 2013. Teatral.

17.
MARTINS, E. V. D.; Marcelo Rubens Paiva . Il Viaggio - Atriz. 2012. Teatral.

18.
MARTINS, E. V. D.. Lucidosludicos. 2012. Teatral.

19.
MARTINS, E. V. D.. Otelo. 2012. Teatral.

20.
Ariano Suassuna ; MARTINS, E. V. D. . O Casamento Suspeitoso. 2011. Teatral.

21.
MARTINS, E. V. D.. O amor das tres laranjas. 2011. Teatral.

22.
MARTINS, E. V. D.. Hamlet. 2011. Teatral.

23.
GALIN, A. ; MARTINS, E. V. D. . Casting. 2010. Teatral.

24.
Wellington Nogueira ; MARTINS, E. V. D. . Midnight Clowns. 2010. Teatral.

25.
MARTINS, E. V. D.; Antonio de Mattos Cabral . O amor das tres laranjas. 2010. Teatral.

26.
MARTINS, E. V. D.. Orinoco. 2009. Teatral.

27.
CABRAL, I. ; MARTINS, E. V. D. ; VASQUEZ, R. G. . Alem do Horizonte. 2009. Teatral.

28.
MARTINS, E. V. D.. Cabaré da Santa. 2008. Teatral.

29.
MARTINS, E. V. D.. Alem do Horizonte. 2008. Teatral.

30.
MARTINS, E. V. D.; BRAGA, E. . Uma escada para a Lua. 2008. Teatral.

31.
MARTINS, E. V. D.. Fellini sobre as aguas. 2007. Teatral.

32.
MARTINS, E. V. D.. KD EU. 2007. Teatral.

33.
MARTINS, E. V. D.. Fellini sobre as águas. 2007. Teatral.

34.
MARTINS, E. V. D.. Uma besteira qualquer. 2006. Teatral.

35.
MARTINS, E. V. D.; Paulo Orlando . Se o Anacleto soubesse. 2006. Teatral.

36.
MARTINS, E. V. D.. El dia que me quieras. 2005. Teatral.

37.
Lauro Cesar Muniz ; MARTINS, E. V. D. . Esse ovo é um galo. 2005. Teatral.

38.
MARTINS, E. V. D.; Jorge Miguel Marinho . Aviso às borboletas. 2005. Teatral.

39.
MARTINS, E. V. D.. O chá de Alice. 2002. Teatral.

40.
MARTINS, E. V. D.. O burgues fidalgo. 2002. Teatral.

41.
MARTINS, E. V. D.. Babilonia. 2000. Teatral.

42.
Johanna Albuquerque ; Lauro Cesar Muniz ; MARTINS, E. V. D. . A corda bamba. 2000. Teatral.

43.
Solange Dias ; MARTINS, E. V. D. . A doce flor da solidão. 1999. Teatral.

44.
Antonio Abujamra ; MARTINS, E. V. D. . Tributo a Lorca. 1998. Teatral.

45.
Paulo Simões ; MARTINS, E. V. D. . Fausto. 1998. Teatral.

46.
MARTINS, E. V. D.. O despertar da primavera. 1997. Teatral.

47.
PAOLI-QUITO, C. ; MARTINS, E. V. D. . A banda. 1997. Teatral.

48.
Rubens Rusche ; Samuel Beckett ; MARTINS, E. V. D. . Fim de jogo. 1996. Teatral.

49.
Andre Garolli ; MARTINS, E. V. D. . A menina e o vento. 1996. Teatral.

50.
MARTINS, E. V. D.. O diario de Anne Frank. 1996. Teatral.

51.
MARTINS, E. V. D.; Odavllas Petti . Histórias de Nova York. 1995. Teatral.

52.
MARTINS, E. V. D.; PAOLI-QUITO, C. . Quadri Matzi. 1993. Teatral.

53.
Roberto lage ; MARTINS, E. V. D. . Dindinho do coração da mamãe. 1993. Teatral.

54.
MARTINS, E. V. D.; Celso Frateschi . Banquete. 1990. Teatral.

55.
MARTINS, E. V. D.; Antonio Araujo . AOI. 1989. Teatral.

56.
Celso Frateschi ; MARTINS, E. V. D. . Tio Vania. 1989. Teatral.

57.
Roberto lage ; MARTINS, E. V. D. . Tango. 1988. Teatral.

58.
MARTINS, E. V. D.; Antonio Abujamra . A lua começa a ser real. 1987. Teatral.

59.
MARTINS, E. V. D.; LORCA, G. ; Ewerton de Castro . A casa de Bernarda Alba. 1985. Teatral.

Música
1.
Emiliano Patarra ; MARTINS, E. V. D. . Il mondo della luna. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
MARTINS, E. V. D.; Emiliano Patarra . Bastien e Bastienne. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
PERGOLESI, ; Emiliano Patarra ; MARTINS, E. V. D. . La Serva Padrona. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
MARTINS, E. V. D.; MUYLAERT, A. . A que horas ela volta. 2015 (Cinema).

2.
MARTINS, E. V. D.; MUYLAERT, A. . Chamada a cobrar. 2013 (Cinema).

3.
Xico Abreu ; MARTINS, E. V. D. . O Fantastico circo das pulgas elétricas. 2011 (Espetáculo teatral).

4.
MARTINS, E. V. D.. O amor das tres laranjas. 2010 (Pesquisa para espetáculo-experimento).

5.
Barbara Araujo ; MARTINS, E. V. D. . Felicidade. 2010 (teatro pela internet).

6.
Anna Muylaert ; MARTINS, E. V. D. . Para aceitá-la continue na linha. 2009.

7.
Xico Abreu ; MARTINS, E. V. D. . O Cravo e a Rosa. 2006 (Pesquisa para espetáculo-experimento).

8.
Andre Garolli ; MARTINS, E. V. D. . Zona de Guerra. 2006 (Pesquisa para espetáculo-experimento).

9.
Miguel Falabella ; MARTINS, E. V. D. . Godspell. 2002 (Espetáculo teatral).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARTINS, E. V. D.; COUTINHO, E.. Participação em banca de Joana Marques Barbosa. Do corpo à máscara:compor o personagem e contar uma história. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

2.
MARTINS, E. V. D.; COSTA, R. L. M.; FALLEIROS, M. S.. Participação em banca de Miguel Eduardo Diaz Antar. O clownprovisadorlivre:um estudo sobre interação e performance na livre improvisação musical. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

3.
MARTINS, E. V. D.; TAVEIRA, A.; SANTOS, J. E. O.. Participação em banca de Alexandre Romeiro. A contribuição de Paulo Freire no processo de formação do palhaço. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

4.
MARTINS, E. V. D.; SILVA, E.; ROMANO, L. V.. Participação em banca de Sarah Monteath dos Santos. Mulheres Palhaças:percursos históricos da palhaçaria feminina no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
MARTINS, E. V. D.; Prof.Dr.Mauro Luiz Rovai; Profa.Dra.Célia Aparecida Ferreira Tolentino. Participação em banca de Rafaela Fernandes Narciso. La Strada: uma estética clownesca. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
Renata Ferreira Kamla; MARTINS, E. V. D.. Participação em banca de Renata Ferreira Kamla. Um olhar,um novo olhar,através de. A máscara como uma possibilidade pedagógica. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

7.
MARTINS, E. V. D.. Participação em banca de Thais Carvalho Hércules. Jogando no Quintal: a reinvenção na relação entre palhaço e impro. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Teses de doutorado
1.
MARTINS, E. V. D.; BOLOGNESI, M.. Participação em banca de Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos. O dueto cômico:da commedia dell'arte do cavalo marinho passando pelo circo. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
MARTINS, E. V. D.; FABRINI, V.. Participação em banca de Daves Otani. Geratiz improvisacional espetacular: processo criativo da boa companhia. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MARTINS, E. V. D.; Christine Greiner. Participação em banca de Juliana Leal Dorneles. Pelo Vigor do Palhaço. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
MARTINS, E. V. D.; BOLOGNESI, M.. Participação em banca de Ivanildo Piccoli dos Santos. O dueto cômico: da Commedia dell'Arte ao Cavalo Marinho,passando pelo picadeiro. 2015 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARTINS, E. V. D.; OTANI, D.. Participação em banca de Samantha Caracante. Teatro do Absurdo e a busca pela teatralidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu) - Escola Superior de Artes Célia Helena.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARTINS, E. V. D.. concurso para docencia em Artes Cenicas. 2011. Universidade Federal da Bahia.

2.
MARTINS, E. V. D.. Orientador de Arte Dramática. 2010. Teatro da Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
MARTINS, E. V. D.; BIANCARDI, D.; MAGALHAES, E.. Premio Governador do Estado. 2017. Secretaria de Estado da Cultura.

2.
MARTINS, E. V. D.; AZEVEDO, A.; CARDOSO, P.. Proac - espetáculos circenses. 2017. Secretaria de Estado da Cultura.

3.
MARTINS, E. V. D.; TOSCANO, A. R.; SANTOS, W.. 28ª. Edição Premio Fomento ao Teatro. 2016. Secretaria Municipal de Cultura.

4.
MARTINS, E. V. D.. Programa Nascente 2016. 2016. Universidade de São Paulo.

5.
MARTINS, E. V. D.. Edital de Ocupação Caixa Econômica Federal -Seleção Pública de Projetos Culturais. 2014. Caixa Econômica Federal.

6.
MARTINS, E. V. D.. Projeto Nascente. 2014. Universidade de São Paulo.

7.
MARTINS, E. V. D.; SANTANA, G.; NESPOLI, B.. Ocupação Sala Carlos Miranda - Funarte São Paulo. 2014. FUNARTE.

8.
MARTINS, E. V. D.; LEITE, P. D. T.. Projeto Nascente. 2013. Universidade de São Paulo.

9.
MARTINS, E. V. D.; LEITE, P. D. T.; AMADO, D. M. P.. 20º Programa Nascente. 2012.

10.
MARTINS, E. V. D.; LOPES, C.. Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil. 2012. Fundação das Artes.

11.
MARTINS, E. V. D.; SANTANA, G.; SANTOS, V.. Proart. 2012. Secretaria Municipal de Cultura.

12.
MARTINS, E. V. D.. Festival de Teatro Cultura Inglesa. 2009. Cultura Inglesa - São Paulo.

13.
MARTINS, E. V. D.. Festival de Teatro Cultura Inglesa. 2008. Cultura Inglesa - São Paulo.

14.
MARTINS, E. V. D.. Projeto Circulação Teatral Caixa Economica Federal. 2008. Caixa Econômica Federal.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Festival de Integração Reinventar.Festival de Integração Reinventar. 2018. (Outra).

2.
VI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas."Circo: tradição, ruptura e tradição da ruptura",. 2017. (Simpósio).

3.
Seminário Eca 50 anos.Seminário Eca 50 anos -Escola de Arte Dramática. 2016. (Seminário).

4.
55° Encontro de Estudos da Palhaçaria.O ator palhaço e vice-versa. 2015. (Encontro).

5.
1ª Semana Internacional de Educação Social e XI Semana da criança cidadã de. Palestra e Debate sobre o papel da máscara do palhaço no processo de cidadania. 2013. (Congresso).

6.
2º Encontro Nacional de Palhaços que atuam em hospital."Formação mínima para uma atuação de qualidade no hospital". 2012. (Encontro).

7.
Cena de teatro 2010.A Arte da representação ou como ser verdadeiro mentindo e vice-versa. 2010. (Outra).

8.
Debate sobre o teatro e o ator criador.O ator criador. 2010. (Encontro).

9.
V Fentepira.A Arte da representação ou como ser verdadeiro mentindo e vice-versa. 2010. (Outra).

10.
II Forum Teatro Vocacional.Pedagogia e os diferentes lugares na formação. 2008. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fernando Perina. Eu jogo,tu jogas,ele joga. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).

2.
Vitor Hugo Oliveira. O estado de disponibilidade no trabalho criativo do ator. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes da Cena) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Beatriz Damini. "Os doze signos do zodíaco como qualidades psicofísicas no jogo em teatro". Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).

2.
Mariana Marques. Rakugo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).

3.
Marilia Ferreira da Cruz Novaes. Circo do Beco. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Graduação) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rejane Maria Barbosa. Enclownsurados. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Elisabete Vitoria Dorgam Martins.

2.
Ivany Lima. Cena teatral baseada em Alice no país das maravillhas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Elisabete Vitoria Dorgam Martins.

3.
IVANY CAVALCANTI PEREIRA LIMA. Um Estudo Sobre o Humor no Século XIX: Lewis Carroll e sua Contemporaneidade com Friedrich Nietzsche e Oscar Wilde. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Elisabete Vitoria Dorgam Martins.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nina Vogel. Elles: das vedetes de Toulouse-Lautrec às vedetes do teatro de revista do século XX no Rio de Janeiro.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Elisabete Vitoria Dorgam Martins.

Iniciação científica
1.
Marilia Novaes. Beco Niggaz: O espaço e seu público. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Elisabete Vitoria Dorgam Martins.

2.
Renata Asato de Camargo. O teatro sagrado:entre o ritual e o fenômeno teatral. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação) - Escola Superior de Artes Célia Helena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elisabete Vitoria Dorgam Martins.

3.
Elida Strazzi Moreira Gomes. Relação entre consciência e memória emotiva. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação) - Escola Superior de Artes Célia Helena, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elisabete Vitoria Dorgam Martins.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARTINS, E. V. D.; MILARE, S. . Teatro e Circunstância. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 16:08:07