Fabiane Fabri

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0613039493621506
  • Última atualização do currículo em 07/10/2018


Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo PPGECT (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia) pela UTFPR Câmpus Ponta Grossa.Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR (2011). Formada em Pedagogia pela UEPG, com Especialização em Psicologia da Educação (UEPG). Seus estudos estão voltados para a área de Ciências com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade e Formação de professores, visando uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Atuou na Educação de Jovens e Adultos, Sala de Recursos Multifuncionais.Atualmente trabalha na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa com os anos iniciais. Atua também na formação de docentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiane Fabri
Nome em citações bibliográficas
FABRI, F.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal Professora Ana de Barros Holzmann.
Rua: Latino Coelho 397
Vila Maria Otília
84040310 - Ponta Grossa, PR - Brasil
Telefone: (42) 39101650


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Formação Continuada para o Ensino de Ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Contribuições para professores dos anos iniciais, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Alfabetização científica e tecnológica; Abordagem CTS.
2009 - 2011
Mestrado em Ensino, Ciência e Tecnologia.
UTFPR- Campus Ponta Grossa, UTFPR, Brasil.
Título: O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tenológicos que norteiam o cotidiano dos alunos,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rosemari Monteiro CastilhoFoggiatto Silveira.
Palavras-chave: CTS; Ensino aprendizagem de Ciências; Ensino Fundamental; Alfabetização científica e tecnológica.
Grande área: Ciências Humanas
1999 - 2000
Especialização em Especialização em Psicologia da Educação. (Carga Horária: 375h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: A escola frente aos desafios do século XXI.
Orientador: Marcia Schafranski.
1995 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Qualificação Profissional:Turismo Local e Regional. (Carga horária: 40h).
Fundação Cultural e Educacional CESCAGE, FUNDACES, Brasil.
2007 - 2007
Formação Continuada: Educação Inclusiva. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2003
Star Office I e Introdução ao Linux. (Carga horária: 50h).
Rede Conectiva de Treinamento, RCT, Brasil.
1990 - 1991
Curso de alemão para a comunidade I. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, PMPG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de 1ª a 4ª´série, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de 1ª a 4ª série na Escola Municipal Professora Ana de Barros Holzmann


Centro Integrado de Educação Sagrado Coração, CIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor de 1ª a 4ª série, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escola Gênesis, EG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Professor de 1ªa 4ª série, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Sociedade Educativa e Cultural Amélia, SECAL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de FTM para o ensino de Ciências, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Fundamentos Teórico Metodológicos para o Ensino de Ciências no curso de Pedagogia



Idiomas


Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:8
Total de citações:28
Fabri,F  Data: 31/10/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FABRI, F.2013FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 18, p. 77-105, 2013.

2.
FABRI, F.2012FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Alfabetização Científica e Tecnológica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnológico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, p. 99-127, 2012.

3.
FABRI, F.2012FABRI, F.; EURICH, C. M. ; RAVISSON, D. S. ; SULIANI, J. C. R. ; CAMILLO, K. C. ; BUENO, M. R. P. F. ; RIBEIRO, T. K. ; ARMSTRONG, V. L. A. ; LUCAS, Z. F. . Jogos pedagógicos como ferramenta de ensino/aprendizagem. VII Exposição de experiências Pedagógicas: Construindo Práticas, Saberes e Conhecimento, v. 7, p. 231-232, 2012.

4.
FABRI, F.2012FABRI, F.; AMARAL, C. L. . Experiências na sala de Recursos Multifuncionais com aluno incluso. VII Exposição de Experiências Pedagógicas: Construindo Práticas, Saberes e Conhecimento, v. 7, p. 232-233, 2012.

5.
FABRI, F.2011FABRI, F.; SCREMIN, C. A. S. ; BARBOSA, J. P. ; SULIANI, J. C. R. ; GEBELUKA, L. E. M. ; CANTERI, L. B. ; BUENO, M. R. P. F. ; ZYSKOSKI, M. M. M. ; RAMOS, M. B. ; BERTAO, N. A. M. ; SOUZA, O. ; SILVA, S. M. C. ; BRYK, S. M. ; RIBEIRO, T. K. ; ARMSTRONG, V. L. A. ; LUCAS, Z. F. . Ler, escrever,mudar...fazer a nossa parte para o mundo melhorar. VI Exposição de Experiências Pedagógicas: Práticas, Saberes e Conhecimento, v. 6, p. 201-202, 2011.

6.
FABRI, F.2010FABRI, F.. Lixo Tecnológico. V Exposição de Experiências Pedagógicas: Construindo Práticas, Saberes e Conhecimento, v. 5, p. 108-109, 2010.

7.
FABRI, F.2007FABRI, F.; Carmen Lúcia Ditzel . Motiva-Ação. 1, v. 2, p. 70-71, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Professores em Ação:Ensino de Ciências para os anos iniciais em um enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 1. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. v. 1. 229p .

2.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ensino de Ciências nos anos iniciais e a abordagem CTS. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 68p .

Capítulos de livros publicados
1.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. ; NIEZER, T. M. . ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO NO ENFOQUE CTS. In: Ana Lúcia Crisostimo, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira. (Org.). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA INTRA E EXTRAMUROS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. 1ed.Guarapuava: UNICENTRO, 2017, v. 1, p. 1-272.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais a partir do tema Lixo Tecnológico. II SINECT, Ponta Grossa, 08 ago. 2012.

2.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Ciência e Tecnologia para crianças. Ciência Nuntiare Revista-laboratório do curso de Jornalismo da UEPG, Ponta Grossa, 01 jan. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NIEZER, T. M. ; SILVEIRA, R. M. C. F. ; FABRI, F. . Formação Continuada e enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de química. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. XI ANAIS ENPEC, 2017.

2.
FABRI, F.; NIEZER, T. M. ; VIER, R. F. S. . O enfoque CTS na formação pedagógica: percepções dos alunos do Programa Especial de Formação Pedagógica (PROFOP). In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. Anais SINECT 2016, 2016.

3.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . As percepções prévias de alunos do Ensino Fundamental 1 diante de algumas temáticas que envolvem o Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Anais do VIII ENPEC e I CIEC, 2011.

4.
FABRI, F.; Jaqueline de Morais Costa ; PINHEIRO, N.A.M ; CARLETTO,M.R ; SILVEIRA, R. M. C. F. . Concepção de professores sobre o ensino de Ciências nas séries iniciais. In: SINECT, 2010, Ponta Grossa. Anais do II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2010.

5.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ensino de Ciências nas séries iniciais: uma reflexão e uma proposta de trabalho a partir da temática:'Sacolas Plásticas'. In: SINECT, 2010, Ponta Grossa. Anais do II SINECT, 2010.

6.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . As percepções iniciais dos alunos do 2º ano do 2º ciclo sobre os artefatos tecnológicos que norteiam seu cotidiano. In: II SINECT, 2010, Ponta Grossa. Anais do II SINECT, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
FABRI, F.; NIEZER, T. M. ; Silva,S.de C.R ; SILVEIRA, R. M. C. F. . A utilização de laboratório virtual nas aulas de química no enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade: uma possibilidade de alfabetização científica e tecnológica. Espacios (Caracas), 2016.

2.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA NECESSIDADE. Ciência & Ensino (Online), 2015.

3.
NIEZER, T. M. ; FABRI, F. ; SILVEIRA, R. M. C. F. . Enfoque ciência-tecnologia-sociedade no ensino de soluções químicas: estudo sobre o tratamento da água. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), 2015.

4.
NIEZER, T. M. ; FABRI, F. ; FRASSON, A. C. ; PILATTI, Luiz Alberto . Caracterização dos Produtos Desenvolvidos por um Programa de Mestrado Profissional da Área de Ensino de Ciências e Tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2015.

5.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. ; NIEZER, T. M. . Ensino de Ciências nos anos iniciais e a abordagem CTS: uma experiência pedagógica na formação de professores. Revista Espacios, 2014.

6.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais a partir do tema Lixo Tecnológico.. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
NIEZER, T. M. ; SILVEIRA, R. M. C. F. ; FABRI, F. . Formação Continuada de professores com enfoque CTS: percepções de professores na área de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . A criação de um Clube de Ciências com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino Fundamental: Uma experiência possível. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FABRI, F.; NIEZER, T. M. ; SILVEIRA, R. M. C. F. . V SINECT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O Ensino de Ciências em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) visando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) nos anos iniciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FABRI, F.; AMARAL, C. L. . Experiências na sala de Recursos Multifuncionais com aluno incluso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FABRI, F.; EURICH, C. M. ; RAVISSON, D. S. ; SULIANI, J. C. R. ; CAMILLO, K. C. ; BUENO, M. R. P. F. ; RIBEIRO, T. K. ; ARMSTRONG, V. L. A. ; LUCAS, Z. F. . Jogos pedagógicos como ferramenta de ensino/aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FABRI, F.. Seminário Municipal de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . VIII ENPEC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FABRI, F.; Fagundes, F.P. . Alimentação saudável e leitura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
FABRI, F.; SCREMIN, C. A. S. ; BARBOSA, J. P. ; SULIANI, J. C. R. ; GEBELUKA, L. E. M. ; CANTERI, L. B. ; BUENO, M. R. P. F. ; ZYSKOSKI, M. M. M. ; RAMOS, M. B. ; BERTAO, N. A. M. ; SOUZA, O. ; SILVA, S. M. C. ; BRYK, S. M. ; RIBEIRO, T. K. ; ARMSTRONG, V. L. A. ; LUCAS, Z. F. . Ler, escrever,mudar...fazer a nossa parte para o mundo melhorar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . As percepções prévias de alunos do Ensino Fundamental 1 diante de algumas temáticas que envolvem o Ensino de Ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ensino de Ciências nas séries iniciais: uma reflexão e uma proposta de trabalho a partir da temática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . As percepções iniciais dos alunos do 2ºano do 2ºciclo sobre os artefatos tecnológicos qu do 2ºciclo sobre os artefatos tecnológicos que norteim seu cotidiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
FABRI, F.; Jaqueline de Morais Costa ; SILVEIRA, R. M. C. F. ; PINHEIRO, N.A.M ; CARLETTO,M.R . Concepções de professores sobre o ensino de ciências nas séries iniciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
FABRI, F.. Práticas, saberes e conhecimento V Exposição Pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
FABRI, F.. Lixo Tecnológico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
FABRI, F.. O ensino de Ciências nas séries iniciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FABRI, F.. O ensino de Ciências nas séries iniciais sobre a ótica CTS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
FABRI, F.; Carmen Lúcia Ditzel . Motiva-Ação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Guia didático para a elaboração de atividades envolvendo o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais partindo do eixo Recursos Tecnológicos propostos pelos PCN dentro de uma abordagem CTS. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
FABRI, F.. Confeccionando jogos pedagógicos para sala multifuncionais. 2014. .

2.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Alfabetização Científica e Tecnológica.Para quê? Para quem?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Ensino de Ciências em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) visando a Alfabetização Científica e Tecnológica. 2013. .

4.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O uso de jogos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem. 2013. .

5.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Ensino de Ciências em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) visando a Alfabetização Científica e Tecnológica. 2013. (I Congresso de Educação de Ponta Grossa).

6.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA CTS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO DIANTE DOS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS QUE NORTEIAM O COTIDIANO DOS ALUNOS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

7.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Guia didático para elaboração de atividades envolvendo o Ensino de Ciências nos anos iniciais partindo do bloco temático Recursos Tecnológicos propostos pelos PCNs dentro de uma abordagem CTS. 2011. (Guia didático).

8.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: uma reflexão e uma proposta de trabalho. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
FABRI, F.. O ensino de Ciências nas séries iniciais sobre a ótica CTS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: uma reflexão e uma proposta de trabalho. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
FABRI, F.. O ensino de Ciências nas séries iniciais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: uma relfexão e uma proposta de trabalho. 2010. (Curso de curta duração).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RESENDE, L. M. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; FABRI, F.. Participação em banca de Márcia Roberto de Lima. O uso de tecnologia no cotidiano de sala de aula: uma (re) construção na formação do professor. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro de Pedagogia e Ciências Sociais.O Ensino de Ciências nos anos iniciais e a abordagem CTS. 2018. (Encontro).

2.
XI ENPEC.Formação Continuada e enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de química. 2017. (Encontro).

3.
V SINECT.O enfoque CTS na formação pedagógica: percepções dos alunos do programa especial de formação pedagógica (PROFOP). 2016. (Simpósio).

4.
Formação Continuada. 2015. (Outra).

5.
IV SINECT. 2014. (Simpósio).

6.
Curso: Fundamentos da Educação. 2012. (Outra).

7.
Seminário de Educação Inclusiva.Alimentação saudável e leitura. 2011. (Seminário).

8.
Seminário Municipal de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva.Alimentação saudável e leitura. 2011. (Seminário).

9.
VI Ciclo de Estudos em Linguagem. 2011. (Outra).

10.
VIII ENPEC. As percepções prévias de alunos do Ensino Fundamental 1 diante de algumas temáticas que envolvem o Ensino de Ciências. 2011. (Congresso).

11.
VIII ENPEC.As percepções prévias de alunos do Ensino Fundamental 1 diante de algumas temáticas que envolvem o Ensino de Ciências. 2011. (Encontro).

12.
II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.O ensino de Ciências nas séries iniciais: uma reflexão e uma proposta de trabalho a partir da temática "Sacolas plásticas". 2010. (Simpósio).

13.
II SINECT. 2010. (Seminário).

14.
II SINECT.As percepções iniciais dos alunos do 2º ano do 2º ciclo sobre os artefatos tecnológicos que norteiam seu cotidiano. 2010. (Simpósio).

15.
II SINECT.O ensino de Ciências nas séries iniciais: uma reflexão e uma proposta de trabalho à partir da temática "Sacolas Plásticas". 2010. (Simpósio).

16.
I SINECT. 2009. (Simpósio).

17.
I SINECT. 2009. (Simpósio).

18.
I SINECT. 2009. (Simpósio).

19.
Educação Inclusiva: Direito à diversidade. 2007. (Seminário).

20.
Turismo Local e Regional. 2007. (Outra).

21.
Educar na Diversidade. 2006. (Seminário).

22.
Conselho Escolar. 2003. (Encontro).

23.
Introdução ao Linux e Star Office. 2003. (Oficina).

24.
Projeto Construção Contínua do Saber Fazer. 2003. (Oficina).

25.
Curso Básico de Operador de Microcomputador. 2002. (Oficina).

26.
I Semana Pedagógica. 2002. (Encontro).

27.
Parâmetros em Ação. 2002. (Oficina).

28.
Um novo olhar sobre a questão do Preconceito em relação ao HIV. 2002. (Encontro).

29.
I Congresso Latino Americano de Educação Sagrado Coração. 2000. (Congresso).

30.
Sala de aula três coisas que ainda não sei sobre ela. 1999. (Encontro).

31.
Conversando sobre Currículo. 1998. (Encontro).

32.
Oficina de Artes: Teatro de fantoches. 1998. (Oficina).

33.
4º Simpósio de Ciências, Letras e Artes. 1997. (Simpósio).

34.
I Encontro Regional de Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, Promotoras de Cursos Eventos para a terceira idade. 1997. (Encontro).

35.
Paisagens Brasileiras. 1997. (Encontro).

36.
Programa: Um salto para o futuro/ Educação Especial. 1997. (Encontro).

37.
Educação Infantil. 1996. (Oficina).

38.
Ensino Fundamental. 1996. (Oficina).

39.
Experiência da Escola Plural. 1996. (Encontro).

40.
A sociedade Brasileira e as ações concretas de atendimento à criança e ao adolescente. 1995. (Encontro).

41.
I Encontro Pontagrossense de Profissionais de Pais e Portadores de deficiência auditiva. 1995. (Encontro).

42.
II Simpósio dee Ciências, Letras e Artes. 1995. (Simpósio).

43.
Alfabetização na perspecyiva sócio-interacionista. 1994. (Encontro).

44.
Matemática básica para alunos do curso de Magistério. 1994. (Oficina).

45.
Atualização em Recursos didáticos. 1993. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. ; NIEZER, T. M. . V SINECT. 2016. (Outro).

2.
FABRI, F.. IV SINECT. 2014. (Outro).

3.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . IV SINECT. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FABRI, F.2012FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Alfabetização Científica e Tecnológica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnológico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, p. 99-127, 2012.

2.
FABRI, F.2013FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 18, p. 77-105, 2013.


Livros e capítulos
1.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ensino de Ciências nos anos iniciais e a abordagem CTS. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 68p .

2.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Professores em Ação:Ensino de Ciências para os anos iniciais em um enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 1. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. v. 1. 229p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Ciência e Tecnologia para crianças. Ciência Nuntiare Revista-laboratório do curso de Jornalismo da UEPG, Ponta Grossa, 01 jan. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
NIEZER, T. M. ; SILVEIRA, R. M. C. F. ; FABRI, F. . Formação Continuada de professores com enfoque CTS: percepções de professores na área de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . Ensino de Ciências em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) visando a Alfabetização Científica e Tecnológica. 2013. .

2.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: uma reflexão e uma proposta de trabalho. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. . O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA CTS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO DIANTE DOS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS QUE NORTEIAM O COTIDIANO DOS ALUNOS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).



Outras informações relevantes


Participa do GRUPO DE PESQUISA EM CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE-CETS pela UTFPR. Câmpus Ponta Grossa. No endereço eletrônico:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0613039493621506



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:58:28