João Paulo Pereira Coelho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3777276328383781
  • Última atualização do currículo em 12/02/2019


Graduado em Historia (Universidade Estadual de Maringá, 2006) e em Pedagogia(Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, 2012), doutor em Educação na área de História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professor na área de Políticas Educacionais do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas Públicas e o Financiamento e a Gestão da Educação Básica; Teoria do Estado e Educação no Mundo Antigo; Historia das Ideias Políticas e Educação. Associado à ANPED e ANPAE. Professor pesquisador do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-2289-670 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Paulo Pereira Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO;COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A humanitas em Sêneca: Educação, Estado e Poder no principado neroniano, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: José Joaquim Pereira de Melo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Educação e poder: perspectivas educacionais no pensamento senequiano,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: José Joaquim Pereira Melo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; Poder; História.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, FAINSEP, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em História.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade Palas Atena, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Metodologia e Técnica da Pesquisa em Educação


FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ, FANP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 12
Outras informações
Metodologia e Técnica de Pesquisa em Educação História e Filosofia da Educação I História e Filosofia da Educação Contemporânea Estudos Interdisciplinares


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Estadual de Maringá

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de aperfieçoamento em Educação Escolar Indigiena e crianças portadoras de necessidades especiais, oferecido em parceria, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).


Faculdade Fundação Astorga, FAAST, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
POLÍTICAS DE MERCANTILIZAÇÃO E FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Descrição: Descrição: Este projeto refere-se a uma proposta de pesquisa destinada à linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, no Grupo de Estudo em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e na área de ?Políticas e Gestão Educacional?, do Departamento de Teoria e Prática da Educação. O objetivo é analisar o processo de mercantilização e financeirização nas políticas para a Educação Básica e também os seus vínculos com o Ensino Superior. De forma geral pretende-se reunir pesquisas orientadas no mestrado e doutorado, com a colaboração de outros pesquisadores para a compreensão histórica dos mecanismos e delineamentos das políticas para a gestão, financiamento da educação básica e a formação de professores, a fim de elucidar o processo de mercantilização e financeirização em andamento e seus nexos com a reforma educacional curricular da Educação Básica, também em andamento no país, desde o início da construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da consolidada aprovação da Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, conhecida como lei da reforma do Ensino Médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: João Paulo Pereira Coelho - Integrante / Paulo Rogério de Souza - Integrante / Jani Alves da Silva Moreira - Coordenador.
2016 - 2018
FINANCIAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2016-2018)
Descrição: O objetivo é analisar as diretrizes políticas para financiamento e gestão da Educação Básica no Brasil, no período de 2016 a 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de análise documental a ser realizada no Pós-Doutorado (março de 2018 a março de 2019) na Universidade Federal do Paraná. Busca-se dar continuidade a compreensão do processo de implementação, e concretização das políticas educacionais para o financiamento e gestão da Educação Básica, a fim de demonstrar seus contornos e a sua efetivação no período compreendido como Pós-Golpe 2016. A metodologia consiste em analisar as recomendações políticas para o financiamento e gestão da Educação Básica proferidas por organismos internacionais e sua relação e interfaces com redes e fundações sociais selecionadas para a investigação...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: João Paulo Pereira Coelho - Integrante / Paulo Rogério de Souza - Integrante / Jani Alves da Silva Moreira - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Estudos interdisciplinares
Descrição: O projeto teve como objetivo promover a reflexão a respeito do exercício da interdisciplinaridade na prática docente. O andamento das discussões se desenvolveram com a participação dos alunos dos cursos de pedagogia da Faculdade do Noroeste do Paraná; cujo resultado das reflexões desenvolvidas foram apresentado a comunidade docente do município de Nova Esperança, na "Terceira Jornada de Estudos Interdisciplinares". Desdobrando-se, por fim, em minicursos e atividades pedagogicas à comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: João Paulo Pereira Coelho - Coordenador.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
COELHO, João Paulo Pereira & MELO, José Joaquim. O âmbito da autoridade da Igreja em Egídio Romano. Diálogo&Saberes  Data: 29/07/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2018PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO; ROGÉRIO DE SOUZA, PAULO . DIMENSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13415/2017): A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO EDUCACIONAL. Colloquium Humanarum, v. 15, p. 47-55, 2018.

2.
COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA2018COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA; MELO, JOSÉ JOAQUIM PEREIRA . O ofício do historiador: reflexões sobre o conceito de passado em suas dimensões sociais e históricas. HISTÓRIA & PERSPECTIVAS, v. 57, p. 209-232, 2018.

3.
COELHO, J. P. P.2018COELHO, J. P. P.; SOUZA, Paulo Rogério . Aspectos Legais da Educação Infantil no Brasil e as Políticas de Financiamento. Colloquium Humanarum. Colloquium Humanarum, v. 15, p. 1-9, 2018.

4.
COELHO, J. P. P.2017COELHO, J. P. P.; LEOPOLDINO, M. A. ; NUNES, D. C. . Temporalidade (s) na Historiografia Didática: notas sobre o Ensino de História e cultura indígena no município de Maringá. História & Ensino, v. 23, p. 181, 2017.

5.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO;COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA2013 COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . Educação e poder em Sêneca: algumas considerações sobre a formação do governante. História & Perspectivas (Online), v. 49, p. 537, 2013.

6.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO;COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA2012COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. ; GOMES, R. W. . sophrosyne: o equilíbrio sofocliano como ideal de formação. Intermeio (UFMS), v. 18, p. 13, 2012.

7.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO;COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA2011COELHO, J. P. P.; COELHO, M. P. ; BERTOLETTI, Vanessa . A docência em tempos derepressão social: Considerações acerca do ensino de História no Brasil no contexto do Regime Militar (1968-1972). Histórica (São Paulo. Online), v. 48, p. 01-10, 2011.

8.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO;COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA2011COELHO, J. P. P.. Idéias Educacionais em Rousseau. Diálogos & Saberes (Mandaguari), v. 07, p. 51-57, 2011.

9.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO;COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA2011 COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A educatio latina na obra "De clementia" de Sêneca. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 25, p. 99-119, 2011.

10.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO;COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA2011 COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A dinâmica historica da filosofia helenística: algumas considerações sobre o estoicismo. Aletheia (ULBRA), v. 1/2, p. 144-156, 2011.

11.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO;COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA2011COELHO, J. P. P.. Cultura e identidade: a formação dos sujeitos a partir da interação entre "eu" e o "outro" na obra Castelo Branco. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 18, p. 130-140, 2011.

12.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO;COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA2010COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . Igreja Estado e poder no século XIII. Revista CESUMAR, v. v.15, p. 00-00, 2010.

13.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO;COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA2009COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . Algumas considerações acerca das Políticas Educacionais do Banco Mundial para América Latina. Revista CESUMAR, v. 14, p. 271-283, 2009.

14.
RODRIGUES, G.2007RODRIGUES, G. ; COELHO, J. P. P. . Diagnósticos sobre a Economia Brasileira na obra de Couty. Diálogos & Saberes (Mandaguari), v. 3, p. 45-55, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
COELHO, J. P. P.. Educação e poder em Sêneca: a virtude do Imperador como modelo formativo da sociedade romana.. In: Terzinha Oliveira. (Org.). Pesquisa em Antiguidade e Idade Média.. Maringá: Eduem, 2010, v. , p. -.

2.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A clemência em Sêneca. In: PEREIRA MELO, José Joaquim:; OLIVEIRA, Terezinha. (Org.). Antiguidade e Idade Média: olhares interdisciplianres - Vol. II. 1ed.Espanha/São Paulo: Mandruvá, 2007, v. II, p. 75-84.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Simone Burioli Ivashita ; COELHO, J. P. P. . A pesquisa como norteadora na formação docente: algumas considerações. In: ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010. p. 15-23.

2.
Simone Burioli Ivashita ; COELHO, J. P. P. . A escrita da História da Educação: concepções de sua periodização. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul,, 2010, Londrina. Anped-sul, 2010.

3.
COELHO, J. P. P.. O exemplum como um recurso didático em Sêneca. In: EDUCERE, 2009, Curitiba. IX Congresso Nacional de Educação, 2009. p. 7524-7535.

4.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . O direito a educação: algumas considerações sobre as politicas do Banco Mundial para a America Latina. In: 7º Congreso de Salud Mental y Derechos humanos‏, 2008, Buenos Aires. 7º Congreso de Salud Mental y Derechos humanos‏, 2008.

5.
COELHO, J. P. P.; Marcos Pereira Coelho ; RODRIGUES, G. . Educaçã e direitos humanos no Brasil: Regime Militar (1968-1972) e coservadorismo pedagógico no Brasil.. In: CSMDH, 2008, Maringá. 7º Congreso de Salud Mental y Derechos humanos‏, 2008.

6.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . O sábio senequiano: bases históricas, filosóficas e educacionais. In: JEAM- Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008.

7.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A formação do homem moral em Sêneca. In: CONALI, 2008, MAringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008. p. 1885-1890.

8.
COELHO, J. P. P.. A Escola Estóica: um modelo formativo para o homem Antigo. In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007, Maringá. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007.

9.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . O ócio como um modelo formativo em Sêneca. In: VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2007, Maringá. VI Ciclos de EStudos Antigos e Medievais, 2007.

10.
COELHO, J. P. P.. A formação do imperador por meio do pensamento de Sêneca. In: VI ENPED, 2006, Sarandi. VI ENPED. Encontro de PEdagogia, 2006.

11.
COELHO, J. P. P.. O âmbito da autoridade da Igreja em Egidio Romano. In: V JEAM, 2006, MAringá. V Ciclo de Estudos Antigos e MEdievais do Paraná e Santa Catarina V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . O sábio senequiano: bases históricas, filosóficas e educacionais. In: JEAM- Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008, Maringá. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008.

2.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A Escola Estóica: um modelo formativo para o homem antigo. In: JEAM- Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008.

3.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A clemência em Sêneca. In: Ócio e trabalho no Mundo Antigo, 2007, Araraquara. Classica, 2007.

4.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . O ócio como um modelo formativo em Sêneca. In: Ócio e trabalho no Mundo Antigo, 2007. Clássica, 2007.

5.
COELHO, J. P. P.. O âmbito da autoridade da Igreja em Egidio Romano. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2006, Maringá. VJEAM, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, J. P. P.. A BNCC no Ensino Fundamental 1 e 2 -- mudanças ou retrocessos?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COELHO, J. P. P.. A Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COELHO, J. P. P.; FAVORETO, A.; CHAVES, M.. Participação em banca de Patrícia Lais Souza. Anton Semionovitch Makarenko: Contribuições para a Educação Infantil Brasileira na Atualidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
COELHO, J. P. P.; MELO, JOSÉ JOAQUIM PEREIRA; BORDIN, R. A.. Participação em banca de Maria Lucilene da Silva. O ideal de homem romano na perspectiva de Virgílio: uma leitura da epopéia de Eneida. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Teses de doutorado
1.
COELHO, J. P. P.; MENEZES, S. L.; COSTA, C. J.; BORDIN, R. A.. Participação em banca de Edson Barbosa da Silva. Representações Educativas nos Sermês de Antônio Vieira ( 1640-1656). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COELHO, J. P. P.; Marcos Pereira Coelho. Participação em banca de Zuleide Santos Gonçalves.O sistema educacional indiano:estudos e experiências. 2018.

2.
COELHO, J. P. P.; Marcos Pereira Coelho. Participação em banca de Ana Paula dos Santos.A resistência do movimento estudantil a ditadura civil militar e a reforma universitária de 1968. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
COELHO, J. P. P.; ANJOS, G. N. F.. Participação em banca de Laiani Geracina.Gestão da sala de aula: a liderança na atuação docente. 2018.

4.
COELHO, J. P. P.; Marcos Pereira Coelho. Participação em banca de Ana Carolina Nuss Rodrigues.Reflexões sobre o papel do professor na aquisição da linguagem escrita. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
COELHO, J. P. P.; SILVA, K. M.. Participação em banca de Camila Bavia Ferrucio.Literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental: refletindo sobre o papel do professor na formação da criança leitora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
SETOGUTI, R. I.; SILVA, K. M.; COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Regiane Aparecida do Vale Aquino.O lúdico no Ensino Fundamental: o professor no processo de ensino e aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
Marcos Pereira Coelho; COELHO, J. P. P.; OLIVEIRA, N. C.. Participação em banca de Elizabete Brito de Farias Labate.A docência na Educação Infantil: as condições da psicologia histórico-cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
COELHO, J. P. P.; OLIVEIRA, N. C.. Participação em banca de Katia Maiara Abad Cruz.As contribuições do estágio curricular supervisionado para a atuação docente no ensino fundamental: reflexões com base na visão do/as formandos/as do curso de Pedagogia da UEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
COELHO, J. P. P.; MIRANDA, M. J.. Participação em banca de Mayara Sayri Sato.A participação dos pais no desenvolvimento do aluno: a corresponsabilidade pedagógica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
COELHO, J. P. P.; FALCO, A. M. C.. Participação em banca de Cristina Monteiro da Silva Oliveira.A pedagogia no programa florescer: Integração e Socialização da Criança e do Adolescente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
COELHO, J. P. P.; Marcos Pereira Coelho. Participação em banca de Maiara Beatriz Ferreira Balbino.A utilização da tecnologia em ambiente escolar e os desafios da organização do trabalho pedagogico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
COELHO, J. P. P.; CROCE, M. L.. Participação em banca de Mayara Aparecida da Cunha.A arte na educação infantil: o professor e os desafios curriculares no processo de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
COELHO, J. P. P.; MONTAGNOLI, G. A.. Participação em banca de Maria Isabel da Silva.Disciplina de História no 5 ano do Ensino Fundamental: análise do livro didático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
COELHO, J. P. P.; GOMES, M. A. O.. Participação em banca de Daniella Castellini Nunes.A temática história e cultura indígena nas escolas do município de Maringá: caminhos da efetivação da lei. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
COELHO, J. P. P.; GOMES, M. A. O.. Participação em banca de Patrícia Akemi Miyachi.Relação entre afetividade e aprendizagem: as contribuições da afetividade no processo de Ensino e Aprendizagem e na RElação Prfessor e Aluno no Ambiente Escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

16.
COELHO, J. P. P.; OLIVEIRA, M.. Participação em banca de Juliane Granero.Sexualidade e gênero: práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
COELHO, JOÃO PAULO PEREIRA; SETOGUTI, R. I.; RODRIGUES, E.. Participação em banca de Jacqueline Neri Sobral.O ensino de arte na Educação Infantil: A formação dos profissionais da educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

18.
PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO; CROCE, M. L.; SOUZA, S.. Participação em banca de Andreia Aparecida Veronez.O brincar na Educação Infantil: reflexões sobre a mediação do professor no processo de desenvolvimento social da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

19.
COELHO, J. P. P.; ROGÉRIO DE SOUZA, PAULO; MOREIRA, J. A. S.. Participação em banca de Miria Lines de Souza.Regime de AlternÂncia e a formação de educadores do MST. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação do Campo) - Universidade Estadual de Maringá.

20.
COELHO, J. P. P.; CROCE, M. L.. Participação em banca de Ângela Márcia Garanhani.A ludicidade na infância: reflexões sobre as práticas pedagógicas transformadoras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

21.
COELHO, J. P. P.; SOUZA, S.; CROCE, M. L.. Participação em banca de Samira Bezerra.A família homoafetiva: a realização escola e família sob novas configurações sociais e legais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

22.
COELHO, J. P. P.; MELO, JOSÉ JOAQUIM PEREIRA. Participação em banca de Nayara Caetano Fonseca.Santo Agostinho: a liberdade e a dimensão formativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

23.
CANTOS, J.; COELHO, J. P. P.; SOUZA, S.. Participação em banca de Maxlaine Cardoso Pedroso.Escola e familia na formação do leitor disléxico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

24.
COELHO, J. P. P.; CROCE, M. L.. Participação em banca de Nicolly Martins Lepre Silva.Reflexões sobre o campo de atuação do tutor na modalidade de educação a distância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

25.
MOREIRA, J. A. S.; ROGÉRIO DE SOUZA, PAULO; COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Regiane Menezes de Souza.Formação de Educadores populares nos assentamentos do MST no município de Mirante do Paranapanema/SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação do Campo) - Universidade Estadual de Maringá.

26.
COELHO, J. P. P.; CANTOS, J.; SOUZA, S.. Participação em banca de Esmereide Rodrigues dos Santos.A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios no uso de materiais manipuláveis. 2016.

27.
MOREIRA, J. A. S.; COELHO, J. P. P.; SOUZA, Paulo Rogério. Participação em banca de Márcia Korczak.Formação de educadores nas escolas itinerantes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação do Campo) - Universidade Estadual de Maringá.

28.
COELHO, J. P. P.; MOREIRA, J. A. S.; ROGÉRIO DE SOUZA, PAULO. Participação em banca de Edina Vorpagel Biff.As contribuições e dificuldades do regime de alternância na educação de jovens e adultos em escolas do campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação do Campo) - Universidade Estadual de Maringá.

29.
COELHO, J. P. P.; CANTOS, J.; SOUZA, S.. Participação em banca de Lucilene Estércio Faria de Oliveira.Contribuições dos jogos e brincadeiras para a Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

30.
COELHO, J. P. P.; SIMILLI, I. G.; Marcos Pereira Coelho. Participação em banca de Maria Valéria Negreiros Cézar Fagá.O trabalho do pedagogo na escola: (in) dispensável?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

31.
SIMILLI, I. G.; Marcos Pereira Coelho; COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Suelen Cristini Trevisani Brodowski.Inclusão escolar do aluno com necessidades especiais no ensino regular: políticas públicas e educação. 2015.

32.
Marcos Pereira Coelho; COELHO, J. P. P.; SIMILLI, I. G.. Participação em banca de Josimara Rizzi da Silva.Violência nas escolas: o papel do professor frente À indisciplina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

33.
COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Dayane Keli de Carli.História da infância: reflexões sobre a construção social da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ.

34.
COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Vera Lucia Silva.A origem da educação feminina escolarizada no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ.

35.
COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Fabiana Araujo Braz.Ó ensino e os livros didáticos de História nos anos iniciais da escolarização: a temática indigena. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ.

36.
COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Mariana Rossatto de Souza.A concepção de mestre na proposta educativa agostiniana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

37.
COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Gilmar Alves Montagnoli.As ordenações Filipinas e a organização da Sociedade Portuguesa do século XVII. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

38.
COELHO, J. P. P.; AMARAL DA SILVa, Roseli G.. Participação em banca de Cristiani Miranda de Araujo; Franciele Perugini.A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL EM SANTO AGOSTINHO: ANÁLISE DO LIVRO "DE MAGISTRO". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Palas Atena.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional de Linguagem e Interação.A formação do homeme moral em Sêneca. 2008. (Simpósio).

2.
VII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina. O sábio senequiano: bases históricas, filosóficas e educacionais.. 2008. (Congresso).

3.
Ócio e trabalho no Mundo Antigo. O ócio como um modelo formativo em Sêneca. 2007. (Congresso).

4.
Ócio e trabalho no Mundo Antigo. A clemência em Sêneca. 2007. (Congresso).

5.
VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina.A clemencia em Sêneca. 2007. (Encontro).

6.
VII ENPED.Idéias educacionais em Rousseau. 2007. (Encontro).

7.
VII ENPED.A Escola Estóica: um modelo formativo para o homem antigo. 2007. (Encontro).

8.
V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina.O ãmbitoda autoridade da Igreja em Egidio Romano. 2006. (Outra).

9.
VI ENPED.A formação do imperador por meio do pensamento de Sêneca. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COELHO, J. P. P.. Ócio e Trabalho no Mundo Antigo. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karina Nadia Cristina Arf. A contribuição da dança para o desenvolvimento motor da criança na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

2.
Elaine Freitas Avila. A importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança na educação infantil,. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

3.
Sara Guedes Gamaroni. O universo da leitura e sua relevância para formação individual do aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

4.
Andreia Maria da Silva. Relevância dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

5.
Jaqueline Pedroso De Oliveira. A importância do lúdico na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

6.
Patricia Renata Elias,. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: a influência do brincar para o desenvolvimento, a autonomia, a criatividade e o convívio social da criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

7.
Elaine Jovina Guerini. O brincar como estratégia metodológica para o processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

8.
Shirlei De Oliveira Correa Duarte. O lúdico na educação construção do processo de aprendizagem na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

9.
Neiva Cristine da Silva. Educação infantil: a brincadeira, os jogos e sua importância para a aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

10.
Maria Andressa Gomes Menezes. Reflexões sobre a participação ativa da família na educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

11.
Zélia Luiz De Souza. O cuidar e educar na primeira infância: crianças de 4 meses à três anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

12.
Sidilei Klaus. A importância das atividades lúdicas na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

13.
Adriana de Almeida Souza. O desenho no desenvolvimento da criança: da educação infantil á alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

14.
Cristina Aparecida da Silva. O brincar na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

15.
Eliana Lunardelli Santoro. A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

16.
Tania Marcia Saugo De Oliveira. As brincadeiras e o lúdico na prática pedagógica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

17.
Juliana da Silva Villela. O cuidar e do educar na educação infantil: quebrando paradigmas educacionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

18.
Karina Rafaela Cardoso. O bullying na escola: uma discussão sobre o papel da equipe pedagógica na prevenção e intervenção,. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

19.
Aline Aparecida de Oliveira Galani. A educação jesuítica no Brasil: questões históricas e pedagógicas no contexto do século XVI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

20.
Sandra Regina do Nascimento Pereira. Trabalho infantil: considerações históricas e educacionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

21.
Fabrina Aparecida dos Santos. Educação de Jovens e Adultos: demandas sociais e questões políticas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Fundação Astorga. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

22.
Fabiana da Silva. A violência no contexto escolar: questões conceituais e pedagogicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Fundação Astorga. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

23.
Jessica Fernanda da Silva. EJA no Brasil: os limites e possibilidades da educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

24.
Cristiane Bispo da Silva Martins. A trajetória histórica da creche Pingo de Gente para Centro de Educação Infantil Pingo de Gente, na cidade de Jardim Olinda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

Iniciação científica
1.
Alessandra Aparecida Macon Rocha. As políticas educacionais do Banco Mundial para a América Latina: considerações sobre a Educação Infantil. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/02/2019 às 16:51:55