João Paulo Pereira Coelho

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  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Graduado em Historia (Universidade Estadual de Maringá, 2006) e em Pedagogia(Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, 2012), doutor em Educação na área de História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professor na área de Políticas Educacionais do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas Políticas Públicas e o Financiamento e a Gestão da Educação Básica; Teoria do Estado e Educação no Mundo Antigo; Historia das Ideias Políticas e Educação. Associado à ANPED e professor pesquisador do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Paulo Pereira Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A humanitas em Sêneca: Educação, Estado e Poder no principado neroniano, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: José Joaquim Pereira de Melo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Educação e poder: perspectivas educacionais no pensamento senequiano,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: José Joaquim Pereira Melo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; Poder; História.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, FAINSEP, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em História.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade Palas Atena, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Metodologia e Técnica da Pesquisa em Educação


FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ, FANP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 12
Outras informações
Metodologia e Técnica de Pesquisa em Educação História e Filosofia da Educação I História e Filosofia da Educação Contemporânea Estudos Interdisciplinares


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Estadual de Maringá

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de aperfieçoamento em Educação Escolar Indigiena e crianças portadoras de necessidades especiais, oferecido em parceria, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).


Faculdade Fundação Astorga, FAAST, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
FINANCIAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2016-2018)
Descrição: O objetivo é analisar as diretrizes políticas para financiamento e gestão da Educação Básica no Brasil, no período de 2016 a 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de análise documental a ser realizada no Pós-Doutorado (março de 2018 a março de 2019) na Universidade Federal do Paraná. Busca-se dar continuidade a compreensão do processo de implementação, e concretização das políticas educacionais para o financiamento e gestão da Educação Básica, a fim de demonstrar seus contornos e a sua efetivação no período compreendido como Pós-Golpe 2016. A metodologia consiste em analisar as recomendações políticas para o financiamento e gestão da Educação Básica proferidas por organismos internacionais e sua relação e interfaces com redes e fundações sociais selecionadas para a investigação...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
POLÍTICA PARA O FINANCIAMENTO E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: a lógica do fazer mais com menos recurso (2000-2015)
Descrição: Descrição: objetivo é analisar as diretrizes políticas para financiamento e gestão da educação básica no Brasil por meio da análise de documentos divulgados por organismos e organizações internacionais: UNESCO, Banco Mundial e OCDE. Busca-se ainda evidenciar a influência das redes sociais na construção e orientação de políticas para o financiamento e gestão da educação, por meio da investigação e análise acerca do Movimento Todos pela Educação e REDUCA. As análises centram-se na compreensão do conteúdo dos discursos presentes nos documentos nacionais e internacionais, provenientes das instâncias investigadas, no período de 2000 a 2015. Destaca-se ainda a compreensão acerca da lógica do fazer mais com menos recurso e das categorias políticas presentes que sustentam essa lógica...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Estudos interdisciplinares
Descrição: O projeto teve como objetivo promover a reflexão a respeito do exercício da interdisciplinaridade na prática docente. O andamento das discussões se desenvolveram com a participação dos alunos dos cursos de pedagogia da Faculdade do Noroeste do Paraná; cujo resultado das reflexões desenvolvidas foram apresentado a comunidade docente do município de Nova Esperança, na "Terceira Jornada de Estudos Interdisciplinares". Desdobrando-se, por fim, em minicursos e atividades pedagogicas à comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
COELHO, João Paulo Pereira & MELO, José Joaquim. O âmbito da autoridade da Igreja em Egídio Romano. Diálogo&Saberes  Data: 29/07/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2018COELHO, J. P. P.; SOUZA, Paulo Rogério . Dimensões Sócio-Históricas da Reforma do Ensino Médio (Lei 13415/2017): a Educação para o Trabalho no Contexto das Políticas de Financiamento Educacional.. Colloquium Humanarum, v. 15, p. 47-47, 2018.

2.
ROGÉRIO DE SOUZA, PAULO2018ROGÉRIO DE SOUZA, PAULO ; PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO . ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E AS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO. Colloquium Humanarum, v. 15, p. 01-09, 2018.

3.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2013 COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . Educação e poder em Sêneca: algumas considerações sobre a formação do governante. História & Perspectivas (Online), v. 49, p. 537, 2013.

4.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2012COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. ; GOMES, R. W. . sophrosyne: o equilíbrio sofocliano como ideal de formação. Intermeio (UFMS), v. 18, p. 13, 2012.

5.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2011COELHO, J. P. P.; COELHO, M. P. ; BERTOLETTI, Vanessa . A docência em tempos derepressão social: Considerações acerca do ensino de História no Brasil no contexto do Regime Militar (1968-1972). Histórica (São Paulo. Online), v. 48, p. 01-10, 2011.

6.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2011 COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A educatio latina na obra "De clementia" de Sêneca. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 25, p. 99-119, 2011.

7.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2011 COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A dinâmica historica da filosofia helenística: algumas considerações sobre o estoicismo. Aletheia (ULBRA), v. 1/2, p. 144-156, 2011.

8.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2011COELHO, J. P. P.. Cultura e identidade: a formação dos sujeitos a partir da interação entre "eu" e o "outro" na obra Castelo Branco. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 18, p. 130-140, 2011.

9.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2011COELHO, J. P. P.. Idéias Educacionais em Rousseau. Diálogos & Saberes (Mandaguari), v. 07, p. 51-57, 2011.

10.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2010COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . Igreja Estado e poder no século XIII. Revista CESUMAR, v. v.15, p. 00-00, 2010.

11.
COELHO, J. P. P.;PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO2009COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . Algumas considerações acerca das Políticas Educacionais do Banco Mundial para América Latina. Revista CESUMAR, v. 14, p. 271-283, 2009.

12.
RODRIGUES, G.2007RODRIGUES, G. ; COELHO, J. P. P. . Diagnósticos sobre a Economia Brasileira na obra de Couty. Diálogos & Saberes (Mandaguari), v. 3, p. 45-55, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
COELHO, J. P. P.. Educação e poder em Sêneca: a virtude do Imperador como modelo formativo da sociedade romana.. In: Terzinha Oliveira. (Org.). Pesquisa em Antiguidade e Idade Média.. Maringá: Eduem, 2010, v. , p. -.

2.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A clemência em Sêneca. In: PEREIRA MELO, José Joaquim:; OLIVEIRA, Terezinha. (Org.). Antiguidade e Idade Média: olhares interdisciplianres - Vol. II. 1ed.Espanha/São Paulo: Mandruvá, 2007, v. II, p. 75-84.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Simone Burioli Ivashita ; COELHO, J. P. P. . A escrita da História da Educação: concepções de sua periodização. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul,, 2010, Londrina. Anped-sul, 2010.

2.
Simone Burioli Ivashita ; COELHO, J. P. P. . A pesquisa como norteadora na formação docente: algumas considerações. In: ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010. p. 15-23.

3.
COELHO, J. P. P.. O exemplum como um recurso didático em Sêneca. In: EDUCERE, 2009, Curitiba. IX Congresso Nacional de Educação, 2009. p. 7524-7535.

4.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A formação do homem moral em Sêneca. In: CONALI, 2008, MAringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008. p. 1885-1890.

5.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . O direito a educação: algumas considerações sobre as politicas do Banco Mundial para a America Latina. In: 7º Congreso de Salud Mental y Derechos humanos‏, 2008, Buenos Aires. 7º Congreso de Salud Mental y Derechos humanos‏, 2008.

6.
COELHO, J. P. P.; Marcos Pereira Coelho ; RODRIGUES, G. . Educaçã e direitos humanos no Brasil: Regime Militar (1968-1972) e coservadorismo pedagógico no Brasil.. In: CSMDH, 2008, Maringá. 7º Congreso de Salud Mental y Derechos humanos‏, 2008.

7.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . O sábio senequiano: bases históricas, filosóficas e educacionais. In: JEAM- Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008.

8.
COELHO, J. P. P.. A Escola Estóica: um modelo formativo para o homem Antigo. In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007, Maringá. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007.

9.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . O ócio como um modelo formativo em Sêneca. In: VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2007, Maringá. VI Ciclos de EStudos Antigos e Medievais, 2007.

10.
COELHO, J. P. P.. A formação do imperador por meio do pensamento de Sêneca. In: VI ENPED, 2006, Sarandi. VI ENPED. Encontro de PEdagogia, 2006.

11.
COELHO, J. P. P.. O âmbito da autoridade da Igreja em Egidio Romano. In: V JEAM, 2006, MAringá. V Ciclo de Estudos Antigos e MEdievais do Paraná e Santa Catarina V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . O sábio senequiano: bases históricas, filosóficas e educacionais. In: JEAM- Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008, Maringá. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008.

2.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A Escola Estóica: um modelo formativo para o homem antigo. In: JEAM- Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2008.

3.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . A clemência em Sêneca. In: Ócio e trabalho no Mundo Antigo, 2007, Araraquara. Classica, 2007.

4.
COELHO, J. P. P.; MELO, J. J. P. . O ócio como um modelo formativo em Sêneca. In: Ócio e trabalho no Mundo Antigo, 2007. Clássica, 2007.

5.
COELHO, J. P. P.. O âmbito da autoridade da Igreja em Egidio Romano. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2006, Maringá. VJEAM, 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Dayane Keli de Carli.História da infância: reflexões sobre a construção social da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ.

2.
COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Vera Lucia Silva.A origem da educação feminina escolarizada no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ.

3.
COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Fabiana Araujo Braz.Ó ensino e os livros didáticos de História nos anos iniciais da escolarização: a temática indigena. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ.

4.
COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Mariana Rossatto de Souza.A concepção de mestre na proposta educativa agostiniana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Gilmar Alves Montagnoli.As ordenações Filipinas e a organização da Sociedade Portuguesa do século XVII. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
COELHO, J. P. P.; AMARAL DA SILVa, Roseli G.. Participação em banca de Cristiani Miranda de Araujo; Franciele Perugini.A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL EM SANTO AGOSTINHO: ANÁLISE DO LIVRO "DE MAGISTRO". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Palas Atena.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional de Linguagem e Interação.A formação do homeme moral em Sêneca. 2008. (Simpósio).

2.
VII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina. O sábio senequiano: bases históricas, filosóficas e educacionais.. 2008. (Congresso).

3.
Ócio e trabalho no Mundo Antigo. A clemência em Sêneca. 2007. (Congresso).

4.
Ócio e trabalho no Mundo Antigo. O ócio como um modelo formativo em Sêneca. 2007. (Congresso).

5.
VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina.A clemencia em Sêneca. 2007. (Encontro).

6.
VII ENPED.A Escola Estóica: um modelo formativo para o homem antigo. 2007. (Encontro).

7.
VII ENPED.Idéias educacionais em Rousseau. 2007. (Encontro).

8.
V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina.O ãmbitoda autoridade da Igreja em Egidio Romano. 2006. (Outra).

9.
VI ENPED.A formação do imperador por meio do pensamento de Sêneca. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COELHO, J. P. P.. Ócio e Trabalho no Mundo Antigo. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Aparecida de Oliveira Galani. A educação jesuítica no Brasil: questões históricas e pedagógicas no contexto do século XVI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

2.
Fabrina Aparecida dos Santos. Educação de Jovens e Adultos: demandas sociais e questões políticas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Fundação Astorga. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

3.
Fabiana da Silva. A violência no contexto escolar: questões conceituais e pedagogicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Fundação Astorga. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

4.
Jessica Fernanda da Silva. EJA no Brasil: os limites e possibilidades da educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

5.
Sandra Regina do Nascimento Pereira. Trabalho infantil: considerações históricas e educacionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

6.
Cristiane Bispo da Silva Martins. A trajetória histórica da creche Pingo de Gente para Centro de Educação Infantil Pingo de Gente, na cidade de Jardim Olinda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.

Iniciação científica
1.
Alessandra Aparecida Macon Rocha. As políticas educacionais do Banco Mundial para a América Latina: considerações sobre a Educação Infantil. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - FACULDADE DO NOROESTE DO PARANÁ. Orientador: João Paulo Pereira Coelho.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ROGÉRIO DE SOUZA, PAULO2018ROGÉRIO DE SOUZA, PAULO ; PAULO PEREIRA COELHO, JOÃO . ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E AS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO. Colloquium Humanarum, v. 15, p. 01-09, 2018.




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