Pedro Taam

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8909915883076746
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Mestre em Comunicação e Semiótica na PUC-SP (2018). Minha pesquisa tratou da Sétima Sinfonia de Dmitri Shostakovich: embora a Sétima tenha sido alvo de interpretações políticas por toda a sua existência, há uma falha nessas abordagens: nenhuma delas entende a política como tendo uma dimensão macro e uma micro. Minha dissertação de mestrado foi o primeiro trabalho que se debruça sobre a potência da Sétima Sinfonia no campo micropolítico. Tratando-se de uma questão política dentro de uma obra musical, tive como corpus o texto musical e sua repercussão musicológica bombástica; e, como referenciais teóricos, além da teoria musical, a teoria micropolítica de Suely Rolnik (que se desdobra em psicanálise, filosofia e semiótica) e a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Em 2014, me graduei em Física Médica pela UFRJ, passei a integrar a classe do professor Silvio Baroni, em São Paulo, e passei a colaborar com críticas literárias para a São Paulo Review. Entre 2012 e 2013 morei em Berlim, por conta de um intercâmbio. Em 2008, comecei a escrever para o Aguarrás - Pensamento em Arte (ISSN-1980-7767), periódico científico sobre artes idealizado e criado pela artista plástica Carolina Vigna. Em 2011 assumi a editoria do Aguarrás, onde permaneci até seu fechamento. Em 2005, sob a orientação do Marcelo de Alvarenga, participei dos meus primeiros concursos de piano. Fui primeiro lugar em dois, terceiro em um e recebi menção honrosa em outro. Nasci em 1989, no Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Taam
Nome em citações bibliográficas
TAAM, Pedro;Taam, P.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Dmitri Shostakovich e a Sétima Sinfonia -,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Rogério da Costa Santos.
Coorientador: Suely Belinha Rolnik.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Dmitri Shostakovich; Micropolítica; Subjetividade; Suely Rolnik; Félix Guattari; Gilles Deleuze.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.
2018
Graduação em andamento em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2014
Graduação em Física Médica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Beuth Hochschule für Technik Berlin (Orientador: Prof. Dr. Kay-Uwe Kasch).
Título: Validação e Controle de Qualidade do Sistema de Planejamento de Tratamento do Serviço de Radioterapia do Hospital Clementino Fraga Filho - HUCFF/UFRJ.
Orientador: Roberto Salomon de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2006
Curso técnico/profissionalizante em Piano.
Conservatório Brasileiro de Música, CBM-CEU, Brasil.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santa Marcelina, CSM, Brasil.
1996 - 2003
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Santa Marcelina, CSM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Deleuze Camp - Ian Buchanan, Anne Sauvagnargues, Gregory Flaxman et al.. (Carga horária: 40h).
11th International Deleuze and Guattari Conference, D&G, Brasil.
2017 - 2017
Percursos de Deleuze, com David Lapoujade. (Carga horária: 8h).
Centro de Pesquisa e Formação - SESC SP, CPF - SESC SP, Brasil.
2017 - 2017
Deleuze e o Cinema, com Peter Pal Pelbárt. (Carga horária: 8h).
Centro Cultural b_arco, B_ARCO, Brasil.
2016 - 2016
Semiótica da Arte, por Lucia Santaella. (Carga horária: 12h).
Casa Semio, CS, Brasil.
2016 - 2016
A TEMPESTADE: APROPRIAÇÕES LATINO-AMERICANAS. (Carga horária: 12h).
Centro de Pesquisa e Formação - SESC SP, CPF - SESC SP, Brasil.
2015 - 2015
INSTALLATIVE SOUND ART. (Carga horária: 2h).
Centro de Pesquisa e Formação - SESC SP, CPF - SESC SP, Brasil.
2008 - 2008
Masterclass com Diana Kacso. (Carga horária: 8h).
Conservatório Brasileiro de Música, CBM-CEU, Brasil.
2008 - 2008
Radiofarmácia Hospitalar. (Carga horária: 10h).
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ, HUCFF/UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagiário docente, Enquadramento Funcional: Disciplina, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina ministrada pela Prof.ª Dr.ª Vera Mendes


Helmholtz-Zentrum Berlin für Materialien und Energ, HZB, Alemanha.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador: Prof. Dr. Jens Heufelder Estudo dosimétrico sobre a viabilidade de radioterapia por feixe de prótons para pacientes grávidas em tratamento de câncer ocular.


Laboratório de Colisões Atômicas e Moleculares/IF-UFRJ, LACAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Orientadores: Prof. Dra. Ginette Jalbert e Dr. Rodrigo Ferreira Nascimento. Cálculo da função de onda do continuum para os elétrons retirados da molécula do CO2 utilizando-se o software GAMESS e SVIM (método de Hatree-Fock/Schwinger).

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Orientadora: Profª. Drª. Ginette Jalbert de Castro Faria. Montagem experimental e estudo teórico de armadilha de íons tipo Penning.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador (Aluno), Enquadramento Funcional: Introdução à Pesquisa, Carga horária: 0


Instituto de Engenharia Nuclear, IEN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador externo sem vínculo institucional, Carga horária: 0
Outras informações
Projeto sobre a contaminação química por U e Th em camundongos. O projeto foi iniciado no início de 2008, quando realizei parte do procedimento experimental, nas dependências do IEN. No mesmo ano e com as mesmas amostras, realizei experimentos na Embrapa, em São Carlos, e no Laboratório de Instrumentação Nuclear, na COPPE. A análise dos resultados de tais experimentos continuou no ano de 2009, embora não tenha havido realização de experimentos nas dependências do IEN nesse ano.


Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ, HUCFF/UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20
Outras informações
Como aluno do Serviço de Radioterapia do HUCFF, participei do comissionamento, validação e confecção do programa de controle de qualidade do serviço, relativos ao sistema Eclipse v.11 da Varian Medical Groups.


Laboratório de Instrumentação Nuclear/COPPE-UFRJ, LIN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Tadeu Lopes. Atuei na área de microtomografia computadorizada e microrradiografia computadorizada, principalmente de amostras biológicas. Fiz o processamento experimental e análise de dados das microtomografias bem como a parte experimental das radiografias e do tratamento das cobaias(ratos Wistar, camundongos suíços).



Membro de corpo editorial


2011 - 2012
Periódico: Aguarrás 1980-7767


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Russo
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
1º Lugar, Concurso de Piano ArtLivre.
2005
1º Lugar, Concurso de Piano Jovens Intérpretes - Conservatório Brasileiro de Música - CBM/CEU.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIGNA PRADO, Carolina2017VIGNA PRADO, Carolina ; TAAM, Pedro . A construção da memória como um palimpsesto. Revista ARA, v. 2, p. 39-58, 2017.

2.
TAAM, Pedro2016TAAM, Pedro . Resenha de: 'From realism to ''realicism'': the metaphysics of Charles Sanders Peirce' de Rosa María Pérez-Teran Mayorga. TECCOGS: REVISTA DIGITAL DE TECNOLOGIAS COGNITIVAS, v. 12, p. 188-190, 2016.

3.
TAAM, Pedro2016TAAM, Pedro . Traduzindo o Real em música: Quadros de uma exposição, de Modest Mussorgsky. Caderno da ... Jornada do Centro Internacional de Estudos Peirceanos, v. 1, p. 214-231, 2016.

4.
TAAM, Pedro2012TAAM, Pedro . Rachmaninov x Warenberg. Aguarrás, v. 07, p. 1-2, 2012.

5.
TAAM, Pedro2011TAAM, Pedro . O Cisne Negro. Aguarrás, v. 6, p. 1-2, 2011.

6.
TAAM, Pedro2011TAAM, Pedro . 'Caminhando entre contos, palavras e amores'. Aguarrás, v. 6, p. 1-2, 2011.

7.
Lima, I.2010Lima, I. ; TAAM, Pedro ; da Costa, V. ; Fleiuss, M.F. ; Rosenthal, D. ; Lopes, R.T. . Study of strontium ranelate bone issues by X-ray microtomography. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section A, Accelerators, Spectrometers, Detectors and Associated Equipment (Print), v. --, p. -----, 2010.

8.
TAAM, Pedro2010TAAM, Pedro . Arthur Moreira Lima. Aguarrás, v. 5, p. 1-2, 2010.

9.
TAAM, Pedro;Taam, P.2009TAAM, Pedro. Alicia de Larrocha. Aguarrás, v. 4, p. 1-2, 2009.

10.
TAAM, Pedro;Taam, P.2009TAAM, Pedro. OPES - Série Djanira. Aguarrás, v. 4, p. 1-2, 2009.

11.
TAAM, Pedro;Taam, P.2008TAAM, Pedro. Joyce Yang. Aguarrás, v. 2, p. 1-2, 2008.

12.
TAAM, Pedro;Taam, P.2008TAAM, Pedro. Maria João Pires. Aguarrás, v. 3, p. 1-2, 2008.

13.
TAAM, Pedro;Taam, P.2008TAAM, Pedro. Evgeny Ugorski. Aguarrás, v. 3, p. 1-2, 2008.

14.
TAAM, Pedro;Taam, P.2008TAAM, Pedro. O Jardim das Cerejeiras. Aguarrás, v. 3, p. 1-2, 2008.

15.
TAAM, Pedro;Taam, P.2008TAAM, Pedro. Linda Bustani e Ligia Amadio. Aguarrás, v. 3, p. 1-2, 2008.

16.
TAAM, Pedro;Taam, P.2008TAAM, Pedro. Pietro de Maria. Aguarrás, v. 3, p. 1-2, 2008.

17.
TAAM, Pedro;Taam, P.2008TAAM, Pedro. Misha Dacic. Aguarrás, v. 3, p. 1-2, 2008.

18.
TAAM, Pedro;Taam, P.2008TAAM, Pedro. Olga Kern. Aguarrás, v. 3, p. 1-2, 2008.

19.
TAAM, Pedro;Taam, P.2007TAAM, Pedro. A guitarra flamenca cosmopolita de José Manuel León. Aguarrás, v. 2, p. 1-2, 2007.

20.
TAAM, Pedro;Taam, P.2007TAAM, Pedro. Roseli Ribeiro Moutinho. Aguarrás, v. 2, p. 1-2, 2007.

21.
TAAM, Pedro;Taam, P.2007TAAM, Pedro. Diana Kacso e seu feito de última hora: os Doze Transcendentais sem pausa. Aguarrás, v. 2, p. 1-2, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIGNA, C. ; ABIORANA, D. N. ; Taam, P. . Não me depilei para isso. 1. ed. São Paulo: Uva Limão, 2017. v. 1. 82p .

Capítulos de livros publicados
1.
Taam, P. . Saturar o visível para torná-lo invisível: a experiência de Não me depilei para isso como oportunidade de viver o não-viver. In: Carolina Vigna. (Org.). Não me depilei para isso. 1ed.São Paulo: Uva Limão, 2017, v. 1, p. 75-79.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Taam, P. . O Brasil conservador e a saudade dos espartilhos. São Paulo Review, São Paulo, 16 nov. 2017.

2.
TAAM, Pedro . O legado de Elvira Vigna. São Paulo Review, São Paulo, 18 jul. 2017.

3.
TAAM, Pedro . Chopin - Sonata Nº2 & Prokofiev - Sonata Nº7. M.A.P. Editions, Milão, Itália, p. -- - --, 03 out. 2015.

4.
TAAM, Pedro . Resenha: Corpo de Festim (Alexandre Guarnieri, 2015). São Paulo Review, 05 jan. 2015.

5.
TAAM, Pedro . Resenha: Por escrito (Elvira Vigna, 2014). São Paulo Review, 25 set. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAAM, Pedro . Traduzindo o Real em música: Quadros de uma exposição, de Modest Mussorgsky. In: 16a. Jornada de Estudos Peircianos, 2016, São Paulo. Caderno da 16a. Jornada de Estudos Peircianos: O pragmatismo peirciano como chave para a realidade, 2016. v. 1. p. 214-231.

2.
Taam, P. ; LIMA, Inayá ; Lopes, R.T. . STUDY OF BONE MICROARCHITETURE ABNORMALITIES IN MICE THROUGH µCT DUE TO 
U AND Th CHEMICAL CONTAMINATION. In: INAC 2009, 2009, Rio de Janeiro. INAC 2009, 2009. v. 1. p. 1-5.

3.
TAAM, Isabel ; LOPES, Karina ; TAAM, Pedro ; CHAVES, Mariana ; VIANNA, Claudio ; MANTOVANO, Luiz . Study about the Chemical Contamination by U and Th in Mice fed with contaminated food. In: IRPA12, 2008, Buenos Aires. International Radiation Protection Association, 2008. v. 42.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAAM, Pedro . Shostakovich's Seventh Symphony: A War Machine capable of calling into question the triumphant State. In: 11th International Deleuze and Guattari Conference, 2018, Campinas. Revista Linha Mestra? Ano XII. No. Extra (June/2018)., 2018. v. Extra. p. 207-207.

2.
Taam, P. ; FERNANDES, Daniele . O quali-signo icônico remático como máquina de guerra na Sétima Sinfonia de Dmitri Shostakovich. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS SEMIÓTICOS (ABES), 2017, Niterói. CADERNO DE RESUMOS DO V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS SEMIÓTICOS (ABES), 2017.

3.
TAAM, Pedro . Música, conhecimento colateral e realidade na semiótica peirceana: Quadros de uma exposição, de Modest Mussorgsky. In: XV miniENAPOL DE SEMIÓTICA ? 2016, 2016, São Paulo. Caderno de resumos do XV miniENAPOL de Semiótica, 2016. p. 24-25.

4.
Lima, I. ; TAAM, Pedro ; da Costa, V. ; Fleiuss, M.F. ; Rosenthal, D. ; Assis, J. T. de ; Vidal, F. ; Lopes, R.T. . Bone microarchitecture investigation in strontium ranelate protocol. In: 14th EUROPEAN CONFERENCE ON X-RAY SPECTROMETRY, 2010, Figueira da Foz. ANNALS OF THE EUROPEAN CONFERENCE ON X-RAY SPECTROMETRY, 2010. v. 1. p. 0S6-3.

Apresentações de Trabalho
1.
TAAM, Pedro . As repercussões políticas da música de Shostakovich como propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAAM, Pedro . Os rompimentos do século XX na música. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TAAM, Pedro . Música, psicanálise e semiótica a-significante. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Taam, P. ; FERNANDES, Daniele . O quali-signo icônico remático como máquina de guerra na Sétima Sinfonia de Shostakovich. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TAAM, Pedro ; TAAM, F. . Significação e assignificação na expressão artística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TAAM, Pedro . Haydn, Mozart e Stravinski. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TAAM, Pedro . Representação e experimentação na literatura de Elvira Vigna. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
TAAM, Pedro . Sétima Sinfonia de Dmitri Shostakovich: De 'amizade entre os povos' a Torre de Babel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TAAM, Pedro . Arte sob um regime totalitário, überleben e Nachleben: um delicado equilíbrio entre a sobrevivência do autor e a pervivência da obra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TAAM, Pedro . Traduzindo o Real em música: Quadros de uma exposição, de Modest Mussorgsky. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TAAM, Pedro . Música, conhecimento colateral e realidade na semiótica peirceana: Quadros de uma exposição, de Modest Mussorgsky. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TAAM, Pedro; LOPES, Ricardo Tadeu ; LIMA, Inayá . Study of Bone Microarchiteture Abnormalities in Mice Through Microct Due to U and Th Chemical Contamination. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
TAAM, Isabel ; LOPES, Karina ; TAAM, Pedro ; CHAVES, Mariana ; VIANNA, Claudio ; MANTOVANO, Luiz . Study about the Chemical Contamination by U and Th in Mice. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ROLNIK, S. ; TAAM, Pedro . Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1 edições, 2018 (Preparação de texto).

2.
ROLNIK, S. ; TAAM, Pedro . Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1 edições, 2018 (Revisão).


Produção artística/cultural
Música
1.
TAAM, Pedro . Recital no MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. 2015. Interpretação.

2.
TAAM, Pedro. Recital no Museu Nacional do Mar. 2007. Interpretação.

3.
TAAM, Pedro. Recital no Conservatório Brasileiro de Música. 2006. Interpretação.

4.
TAAM, Pedro. Recital na Igreja da Candelária. 2006. Interpretação.

5.
TAAM, Pedro. Concurso de Piano Maria Teresa Madeira. 2006. Interpretação.

6.
TAAM, Pedro. Recital de piano solo e música de câmara no CCJF. 2006. Interpretação.

7.
TAAM, Pedro. Recital de música de câmara na ProArte. 2006. Interpretação.

8.
TAAM, Pedro. Recital de Música de Câmara no CCJF. 2006. Interpretação.

9.
TAAM, Pedro. Recital no Auditório Guerra Peixe. 2005. Interpretação.

10.
TAAM, Pedro. Concurso de Piano Maria Teresa Madeira. 2005. Interpretação.

11.
TAAM, Pedro. Concurso de Piano Jovens Intérpretes. 2005. Interpretação.

12.
TAAM, Pedro. Concurso de Piano ArtLivre. 2005. Interpretação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11th International Deleuze and Guattari Conference. Shostakovich's Seventh Symphony: a War Machine capable of calling into question the triumphant state. 2018. (Congresso).

2.
2º Seminário Novos Povoamentos.Shostakovich: micropolítica e semiomancia. 2018. (Seminário).

3.
ABRALIC. Representação e experimentação na literatura de Elvira Vigna. 2017. (Congresso).

4.
EFA - Encontro de Filosofia e Arte. Significação e assignificação na expressão artística. 2017. (Congresso).

5.
I Colóquio Imagem e Imaginação. Arte sob um regime totalitário, überleben e Nachleben: um delicado equilíbrio entre a sobrevivência do autor e a pervivência da obra. 2017. (Congresso).

6.
I Encontro do SLAV - Núcleo de Estudos em Eslavística. Sétima Sinfonia de Dmitri Shostakovich: De "amizade entre os povos" a Torre de Babel. 2017. (Congresso).

7.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS SEMIÓTICOS (ABES). O quali-signo icônico remático como máquina de guerra na Sétima Sinfonia de Shostakovich. 2017. (Congresso).

8.
16ª Jornada do Centro Internacional de Estudos Peirceanos. Traduzindo o Real em música: Quadros de uma exposição, de Modest Mussorgsky. 2016. (Congresso).

9.
3º Colóquio em Comunicação e Semiótica: COMPOSIÇÃO DE FORÇAS. 2016. (Seminário).

10.
I Colóquio sobre Realismo Especulativo e Realismo Peirceano. 2016. (Congresso).

11.
XV miniENAPOL de Semiótica FFLCH-USP. Música, conhecimento colateral e realidade na semiótica peirceana: Quadros de uma exposição, de Modest Mussorgsky. 2016. (Congresso).

12.
INAC 2009. STUDY OF BONE MICROARCHITETURE ABNORMALITIES IN MICE THROUGH µCT DUE TO 
U AND Th CHEMICAL CONTAMINATION. 2009. (Congresso).

13.
IRPA12. Study about chemical contamination by U and Th in mice feeded with contaminated food. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Comissão Organizadora Novos Povoamentos ; Taam, P. . 2º Seminário Novos Povoamentos. 2018. (Congresso).

2.
COHEN, A. P. ; PENTAGNA, J. ; Taam, P. . Laboratório 5 - Arte e clínica como exercício do desejo. 2018. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 14:01:00