Marcelo Ricardo Villena

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8495019424037486
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Professor de composição e disciplinas teóricas no curso de música na Universidade Federal da Integração Latinoamericana. Doutorado em Música (UFMG, 2017) na linha de pesquisa Processos Analíticos e Criativos, mestrado em música ( UFPR, 2013) na linha de pesquisa Teoria e Criação, bacharelado em música (UFRGS, 2009) com habilitaçao em composiçao. Atua nas áreas de composição e etnomusicologia com pesquisa em paisagens sonoras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Ricardo Villena
Nome em citações bibliográficas
VILLENA, M. R.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente., Ano de obtenção: 2017.
Orientador: João Pedro Paiva de Oliveira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Referencialidade; Composição musical; Música instrumental; Escuta.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2011 - 2013
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Paisagens Sonoras Instrumentais,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Roseane Yampolschi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mímesis; Paisagens sonoras; Composição musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2006 - 2009
Graduação em Bacharelado em música.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Portfólio de Composições. Diversidade de Experiências no Curso de Graduação..
Orientador: Antônio Carlos Borges Cunha.




Formação Complementar


2004 - 2004
Curso de interpretação em ópera. (Carga horária: 40h).
Oficina de Música de Curitiba, OMC, Brasil.
2003 - 2003
Seminário de Regência Coral. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
1991 - 2001
Instrutor de Tai Chi Chuan. (Carga horária: 1500h).
Escola Ma Tsun Kuen de Tai Chi Chuan, EMTK, Argentina.
1998 - 1998
Masterclass canto lírico. (Carga horária: 10h).
Festival de Canto Aldo Baldim, FCAB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas disciplinas Composição Musical II, Composição Musical VIII, Instrumentação e orquestração II, Música Eletroacústica e Trabalho de Conclusão de Curso II.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas disciplinas: Análise Musical II, Instrumentação e orquestração I, Composição Musical III, Composição Musical VII, Arte Sonora, Música Eletroacústica Mista, TCC I

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas disciplinas Composiçao Musical I, Composiçao Musical V, Análise II, Organologia Latino-americana I, Instrumentaçao e Orquestraçao I, Laboratório de criação musical

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas disciplinas Composição Musical II, Composição Musical III, Composição Musical IV, Música Eletroacústica, Estética e Pensamento Latinoamericano

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas disciplinas: Análise II, Arranjo I, História da Música III, Instrumentaçao e orquestraçao I, Composiçao II e Laboratório de criaçao musical

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas disciplinas Composiçao vocal, Trilha sonora, Análise musical II, Etnomusicologia e Laboratório de criaçao musical.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Prof. nas disciplinas Arranjos II, História da Música II e Composiçao

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das disciplinas: Etnomusicologia, Introdução à pesquisa em música e Composição


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio orientado, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou, sob orientação do prof. Norton Dudeque a disciplina "História da música. Modernidades" para as turmas de bacharelado em produção sonora e licenciatura em música. A aula compreendeu a exposição dos tópicos principais de criação musical do século XX: impressionismo, atonalismo livre, dodecafonismo, serialismo integral, nacionalismos, neo-classicismo, vanguardas, espectralismo, música concreta, música eletrônica, música eletroacústica, tendencias pós-seriais.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio orientado, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou, sob orientação da professora Roseane Yampolschi a disciplina "Oficina de criação I". As aulas trataram sobre composição vocal.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitor das disciplinas Análise Musical I, II, III, IV. Ministrou, sob orientação do prof. Fernando Lewis de Mattos aulas sobre Análise Schenkeriana, Análise Motívico-Temática, Formas de Canção, Ópera, Canção Diagenética e Estética (Stravinsky). Acompanhamaneto dos alunos e correção de trabalhos acadêmicos.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: oficineiro, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de extensão no Colégio de Aplicação da UFRGS, no projeto Coro do CAp, sob orientação da prof. Marta Paz. Funções principais: ensaiador, preparador vocal e regente substituto. Funções secundárias: colaborador dos projetos Conjunto Instrumental do CAp e projeto Música e Cidadania como professor das oficinas permanentes de violão, professor de xilofone e arranjador. Participou como produtor e ensaiador da Mostra Cultural do CAp 2006 e 2007.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: oficineiro, Carga horária: 4
Outras informações
Instrutor de Tai chi chuan e canto no Grêmio dos Servidores do Hospital Universitário.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: oficineiro, Carga horária: 4
Outras informações
Regente do Coro do Hospital Universitário

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: oficineiro, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de técnica vocal do Coral da UFSC.


Associação Pró-Música de Florianópolis, APMF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assistente de regência / ensaiador do coro, Carga horária: 4
Outras informações
Assistente da regente titular Mércia Mafra Ferreira


Polyphonia Khoros, PK, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: artista, Enquadramento Funcional: cantor e ensaiador, Carga horária: 6
Outras informações
Membro da comissão artística do grupo.


Escola Ma Tsun Kuen de Tai Chi Chuan, EMTK, Argentina.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: aluno bolsista, Enquadramento Funcional: instrutor de 1° nível, Carga horária: 4
Outras informações
Orientação: Gabriel García Malvassi


Espaço Levo, EL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: professor de música, Carga horária: 5


Centro Cultural Bento Silverio - Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: oficineiro, Carga horária: 8
Outras informações
Aulas de canto e tai chi chuan


Centro Cultural do Porto de São Mateus, CCPSM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: oficineiro, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como professor da Oficina de Canto.


Espaço Músical, EEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de canto, Carga horária: 2


Escola de Música Vox Dei, EMVD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de canto, Carga horária: 8


Conservatorio Palestrina, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de canto, teoria e grupo vocal, Carga horária: 20


Igreja Assembléia de Deus de São Mateus, IADSM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor de música, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Diálogo, fusão e simultaneidade. Peças eletro-acústicas mistas e pecas indeterminadas com instrumentos, objetos e paisagens sonoras.
Descrição: A partir de uma pesquisa de campo na Região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai registrando em áudios paisagens sonoras desenvolve-se um trabalho de composição de peças mistas e peças para locais específicos em que as sonoridades meio-ambientais participam da composição como elemento de indeterminação. O trabalho fundamenta-se em processos de escuta (CLARKE, 2005; MARTON, 2008), em teorias da tradução (QUARANTA, 2013; NÓBREGA, 2006) e no estudo das estratégias compositivas empregadas por outros autores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Grupo de Música Contemporânea da UNILA
Descrição: Grupo dedicado ao estudo de peças produzidas por discentes, técnicos e professores da UNILA. O trabalho visa a integração entre pesquisa compositiva, apoio às atividades de ensino do Bacharelado em Música - ênfase em Criação Musical sociabilizando os conhecimentos acadêmicos junto à comunidade da Tríplice Fronteira, realizando concertos didáticos, trabalhos escritos didáticos e a catalogação e editoração de partituras, áudios e videos da produção institucional na área. Atua também na divulgação de obras de autores contemporâneos latino-americanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Marcelo Ricardo Villena - Coordenador / Andressa Jacinto Castilho - Integrante / Danilo Bogo - Integrante / Cristiano Galli - Integrante.
2017 - Atual
Grupo de flautas doce da UNILA
Descrição: O Grupo de flautas doce da UNILA é uma formaçao musical que visa a divulgaçao de música, através de concertos didáticos e oficinas junto à comunidade externa (principalmente escolar) da regiao da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcelo Ricardo Villena - Coordenador / Andressa Jacinto Castilho - Integrante / Sílvia Sander - Integrante.
2016 - 2017
Curso de aerofones e teatro
Descrição: Projeto de extensao que oferece uma formaçao inicial em flauta doce, zampoña e teatro para pessoas da comunidade da tríplice fronteira.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Ricardo Villena - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.
2016 - Atual
Curso de Tai chi chuan
Descrição: Aulas de tai chi chuan para a comunidade da UNILA e comunidade externa (cidade de Foz do Iguaçu).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Curso de aerofones para iniciantes: flauta doce e zampoña
Descrição: Curso de extensao de ensino de instrumentos de sopro realizado em dois locais: aldeia guarani-ava do Ocoy (Sao Miguel do Iguaçu/PR) e no Campus Almada da UNILA (Foz do Iguaçu/PR)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcelo Ricardo Villena - Coordenador / Jaime Alex Mamani Mamani - Integrante / Andressa Jacinto Castilho - Integrante / Jéssica Lima Bonfim - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte sonora.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Etnomusicologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Canto.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
SIMN - reading seassion de flauta transversal, EMBAP.
2004
Melhor arranjo - Festival Universitário da Canção, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR.
2003
Vencedor do Concurso UDESC Musical, Universidade do Estado de Santa Catarina.
2003
Finalista da seção Florianópolis na Mostra de Música do SESC-SC, SESC-SC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VILLENA, M. R.2016VILLENA, M. R.. Problemáticas de transcrição e análise de música indígena a partir de um canto yanomami: Diálogo Yãimu. Revista Portuguesa de Musicologia, v. 3, p. 111-132, 2016.

2.
VILLENA, M. R.2014VILLENA, M. R.. Música ubiqua e paisagens sonoras. Possíveis contribuições.. Cadernos de Informática (UFRGS), v. 8, p. 1-14, 2014.

3.
VILLENA, M. R.2013VILLENA, M. R.. Considerações iniciais sobre o conceito de referencialidade numa pesquisa em composição com meios acústicos. Revista Vortex, v. 2, p. 99-109, 2013.

4.
VILLENA, M. R.2013VILLENA, M. R.. Aplicação da análise paradigmática ao estudo de aspectos referenciais em duas peças do repertório kuikuro. Polêm!ca, v. 12, p. 669-681, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VILLENA, M. R.. Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente. 1. ed. Riga: Novas Edições Aacadêmicas, 2018. v. 1. 340p .

Capítulos de livros publicados
1.
VILLENA, M. R.. Estratégias compositivas em peças instrumentais baseadas na escuta de paisagens sonoras.. In: QUARANTA, Daniel; FENERICH, Alexandre. (Org.). DEZ OLHARES SOBRE A MÚSICA DE HOJE. 1ed.Sao Bernardo do Campo: Garcia Edizioni, 2015, v. 1, p. 163-175.

2.
VILLENA, M. R.. Prática Vocal para Professores Generalistas. In: Santiago, Patrícia Furst; Parizzi, Betânia. (Org.). Música na Escola Regular - Livro 2. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2014, v. 02, p. 109-134.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VILLENA, M. R.. Crenças e devoções em fluxo: notas a respeito da paisagem sonora e dinâmica religiosa na região da tríplice fronteira.. In: II Simpósio Internacional da ABHR, 2016, Florianópolis. Anais Eletrônicos do II Simpósio da ABHR: História Gênero e Religiao: Violências e Direitos Humanos, 2016.

2.
BRIETZKE, M. M. ; VILLENA, M. R. . Integração de conhecimentos entre professor de violoncelo e compositor na elaboração de repertórios didáticos. In: IV Mostra de violoncelos de Natal, 2014, Natal. Anais da IV Mostra de violoncelos de Natal, 2014.

3.
VILLENA, M. R.; YAMPOLSCHI, R. . Considerações sobre fundamentos teóricos compositivos para peças instrumentais baseadas na escuta de paisagens sonoras. In: II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Teoria, Crítica e Música na Atualidade., 2013, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Teoria, Crítica e Música na Atualidade., 2013.

4.
VILLENA, M. R.. Sobre tragédia, mímesis, devir-animal e xamanismo. Reflexões sobre práticas musicais e mitos a partir de O nascimento da tragédia.. In: SIMPÓSIO DE ESTÉTICA E FILOSOFIA DA MÚSICA SEFiM/UFRGS, 2013, Porto Alegre. 2 Raimundo Rajobac (Org.) SIMPÓSIO DE ESTÉTICA E FILOSOFIA DA MÚSICA SEFIM/UFRGS 1ª Edição, 2013.

5.
VILLENA, M. R.. Análise do fluxo temporal de paisagens sonoras como subsídio para planejamentos compositivos de peças para instrumentos acústicos.. In: IV Encontro de Musicologia de Ribierão Preto: Intersecção da teoria e análise., 2012, Ribeirão Preto. Anais do IV Encontro de Musicologia de Ribierão Preto, 2012.

6.
VILLENA, M. R.. Memorial de A espera silente. In: 7º Seminário de Pesquisa em Artes - FAP, 2012, Curitiba. Anais do 7º Seminário de Pesquisa em Artes da FAP, 2012.

7.
VILLENA, M. R.. Estratégias compositivas em peças instrumentais baseadas na escuta de paisagens sonoras.. In: Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, 2012, Juiz de Fora. Terceira Revista do Eimas, 2013. v. 3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILLENA, M. R.. Desconstruindo (Pre)conceptos sobre música. Laboratorio de creación musical y el estímulo de la interdisciplinariedad.. In: Jornada de Artes da UEMS - JART Ato V ? Edição Internacional Ato I, 2018, Campo Grande. Jornada de Artes da UEMS - JART Ato V ? Edição Internacional Ato I ?Para que serve o Ensino das Artes na Escola?, 2018. v. 01. p. 106.

Apresentações de Trabalho
1.
VILLENA, M. R.. Desconstruindo (Pre)conceptos sobre música. Laboratorio de creación musical y el estímulo de la interdisciplinariedad.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VILLENA, M. R.. Crenças e devoçoes em fluxo: notas a respeito da paisagem sonora e dinâmica religiosa na regiao da tríplice fronteira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BRIETZKE, M. M. ; VILLENA, M. R. . Integração de conhecimentos entre professor de violoncelo e compositor na elaboração de repertórios didáticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VILLENA, M. R.. Música ubiqua e paisagens sonoras. Possíveis contribuições.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VILLENA, M. R.. Sobre tragédia, mímesis, devir-animal e xamanismo. Reflexões sobre práticas musicais e mitos a partir de 'O nascimento da Tragédia'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VILLENA, M. R.. Memorial de A espera silente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
VILLENA, M. R.. Análise do fluxo temporal de paisagens sonoras como subsídio para planejamentos compositivos de peças para instrumentos acústicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VILLENA, M. R.. Estratégias compositivas em peças instrumentais baseadas na escuta de paisagens sonoras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VILLENA, M. R.; YAMPOLSCHI, R. . Considerações sobre fundamentos teóricos compositivos para peças instrumentais baseadas na escuta de paisagens sonoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
VILLENA, M. R.. A espera silente. Curitiba: UFPR, 2011. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VILLENA, M. R.; REZENDE, G. . Perspectivas interdisciplinares da pesquisa em música. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
VILLENA, M. R.; LIMA, M. H. ; LAZZARINI, Vitor . Paisagens sonoras. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
VILLENA, M. R.. Música em pessoa. 2009.

Redes sociais, websites e blogs
1.
VILLENA, M. R.; Fritzen da Rocha, A. . Música de POA. 2009; Tema: Divulgação de concertos do coletivo de compositores Música de POA. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
VILLENA, M. R.. Curso de canto. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Trabalho didático).

2.
VILLENA, M. R.. Minicurso de arranjo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VILLENA, M. R.; Zabaleta, G. . Oficina de Violão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
VILLENA, M. R.; LIMA, M. H. . Oficina de Coro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
VILLENA, M. R.; CHEDID, R. . Oficina de Violão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
VILLENA, M. R.; Raissa Ferreira Panatieri ; LIMA, M. H. . Oficina de Coro. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
VILLENA, M. R.. Canto: técnica, interpretação e criatividade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Mafra Ferreira, M. ; VILLENA, M. R. . Reciclagem para Regentes Corais e Preparadores Vocais. 1999. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BRAGA, C. ; VILLENA, M. R. . Tema de amor para Curitiba. 2012. Teatral.

2.
VILLENA, M. R.; Medina, C. ; Ferreti, U. ; Avellar de Muniagurria, R. . Apresentação ao vivo do improviso performático-musical "Quadros". 2009. Teatral.

3.
VILLENA, M. R.. Música em pessoa. 2009. Outra.

4.
Vianna, M. ; VILLENA, M. R. ; Grupo de estudos teatrais . Ator na apresentação de "How is it" - Beckett. 2005. Teatral.

5.
VILLENA, M. R.; Rodrigo de Haro ; Puysegur, R. . Compositor, intérprete, arranjador e diretor musical do espetáculo "El vórtice de la rosa". 1996. Teatral.

6.
VILLENA, M. R.; Corpo estável do Teatro Colón de Buenos Aires . Ator em "Aída" - Verdi. 1996. Teatral.

7.
VILLENA, M. R.; Nunes, G. . Performer, músico e escritor em "Poiesis". 1992. Teatral.

8.
VILLENA, M. R.; Pellegrini, P. . Cantor e ator na temporada do musical infantil "Pascualerías". 1992. Teatral.

Música
1.
VILLENA, M. R.; HERNANDEZ, M. B. . O fotógrafo. 2018. Trilha Sonora.

2.
VILLENA, M. R.; HERNANDEZ, M. B. ; BOGO, D. ; QUISBERT, A. D. . Encuentro de Improvisación Libre. 2018. Outra.

3.
VILLENA, M. R.. Juegos miméticos. 2018. Composição (estréia).

4.
VILLENA, M. R.. A veces me da unas ganas locas de gritar. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
VILLENA, M. R.. O quê que eu faço com isto?. 2016. Composição (estréia).

6.
VILLENA, M. R.. Galeria Babylon. 2016. Composição (estréia).

7.
VILLENA, M. R.. Viva Jujuy. 2016. Arranjo.

8.
VILLENA, M. R.. Run run se sue p'al norte. 2016. Arranjo.

9.
VILLENA, M. R.. Catuaba. 2015. Registro Fonográfico.

10.
VILLENA, M. R.. Visões sonoras. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
VILLENA, M. R.; FRITSCH, E. F. . Coletânea de Música Eletroacústica vol 2. 2014. Registro Fonográfico.

12.
VILLENA, M. R.. Omaggio per I Ramoni. 2014. Composição (estréia).

13.
VILLENA, M. R.. Recuerdos de Yapacaray. 2014. Arranjo.

14.
VILLENA, M. R.. Como foi seu dia hoje?. 2013. Registro Fonográfico.

15.
VILLENA, M. R.. Celebração. 2013. Registro Fonográfico.

16.
VILLENA, M. R.. A veces me da unas ganas locas de gritar. 2013. Composição (estréia).

17.
VILLENA, M. R.. O batuque de Tláloc. 2013. Composição (estréia).

18.
VILLENA, M. R.. O batuque de Tláloc. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
VILLENA, M. R.. Bôôôi !!. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
MOURA, B. ; VILLENA, M. R. . Temporais. 2012. Audiovisual.

21.
VILLENA, M. R.. A espera silente (versão para 20 instrumentistas). 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
VILLENA, M. R.. Pichi-ul-cantum. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
VILLENA, M. R.. Bôôôi !!. 2012. Arranjo.

24.
VILLENA, M. R.. Vidala. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
VILLENA, M. R.. Fluxo intermitente. 2011. Interpretação.

26.
VILLENA, M. R.; Nezahualcóyotl . Xon Ahuiyacan. 2011. Interpretação.

27.
VILLENA, M. R.. Fluxo intermitente (segunda versão). 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
VILLENA, M. R.. A espera silente (versão para 7 instrumentos). 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
VILLENA, M. R.. Fluxo intermitente (primeira versão). 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

30.
SCARINCI, S. ; VILLENA, M. R. . Ópera La Didon. 2011. Interpretação.

31.
Medina, C. ; VILLENA, M. R. . Pântano. 2010. Interpretação.

32.
VILLENA, M. R.. Vidala. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

33.
VILLENA, M. R.. Sapucaí. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

34.
VILLENA, M. R.. Apresentação da peça eletroacústica Punctum. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

35.
VILLENA, M. R.; Machado, E. ; Endres Pereira, C. ; ALMEIDA JR., A. ; Padilha, Francis ; Kremer, F. ; Silveira, D. ; Medina, C. ; CLAUDINE,Correa Abreu . Apresentação pública do Antepasto de "Quetzalcóatl uma ópera gastronômica". 2009. Composição (estréia).

36.
VILLENA, M. R.; Oliveira, S. de ; ALMEIDA JR., A. . Apresentação do ciclo de peças "Quatro invenções para clarinete e fagote". 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

37.
VILLENA, M. R.; Fritzen da Rocha, A. . Apresentação como violinista da peça Condor no Hotel Majestic. 2009. Interpretação.

38.
VILLENA, M. R.; Faraco, F. ; Fritzen da Rocha, A. ; Parú, N. . Performance teatral sobre a paisagem sonora Angústia. 2009. Interpretação.

39.
VILLENA, M. R.; Tibola, T. ; Avellar de Muniagurria, R. . Acorda. 2009. Arranjo.

40.
VILLENA, M. R.; Tibola, T. . Foice tempo. 2009. Arranjo.

41.
VILLENA, M. R.; Tibola, T. . Quina. 2009. Arranjo.

42.
VILLENA, M. R.. Apresentação do espetáculo Cambalache. 2009. Interpretação.

43.
VILLENA, M. R.; Antônio Hoffmann Filho, N. ; Parú, N. ; Faraco, F. . Apresentação de Improviso livre no concerto Música de POA - 8 de dezembro. 2009. Interpretação.

44.
VILLENA, M. R.. Violinista e performer na instalação "Urbana A2" de Ulises Ferretti e Claudia Paim. 2009. Interpretação.

45.
VILLENA, M. R.. Cantor na apresentação do lied Erste Gesang de Felipe Adami. 2009. Interpretação.

46.
Martinêz Nunes ; VILLENA, M. R. ; Medina, C. ; CLAUDINE,Correa Abreu ; del Monaco, C. ; Furquim, F. . Cantor na apresentação da peça "Siglas" de Martinez Nunes. 2009. Interpretação.

47.
VILLENA, M. R.. Regência do grupo de música antiga "Talea". 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

48.
VILLENA, M. R.; Sperb, P. . Apresentação do ciclo "Quatro esquinas marplatenses". 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

49.
VILLENA, M. R.. Angústia. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

50.
VILLENA, M. R.. CD Vidala. 2009. Arranjo.

51.
VILLENA, M. R.; Antônio Hoffmann Filho, N. . Apresentação do ciclo "Quatro esquinas marplatenses". 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

52.
VILLENA, M. R.; Fritzen da Rocha, A. . Cantor na apresentação da peça "Cantiga de rede". 2008. Interpretação.

53.
VILLENA, M. R.; Joelson Ramos ; Antônio Hoffmann Filho, N. ; Parú, N. . Declamador de poemas no ciclo de peças "Elegias Prozac + Anna". 2008. Interpretação.

54.
VILLENA, M. R.. Apresentação da peça eletroacústica "Estrada Patagônica". 2008. Interpretação.

55.
VILLENA, M. R.; Madrigal Místico . Cantor do coro na apresentação do Cancionero Gitano - regência Pablo Lanzoni. 2008. Interpretação.

56.
VILLENA, M. R.; Medina, C. ; Avellar de Muniagurria, R. . Cantor no improviso "Interpolações". 2008. Interpretação.

57.
VILLENA, M. R.. Estudando o mouse. 2008. Registro Fonográfico.

58.
VILLENA, M. R.; Medina, C. . Cantor solista em "Improviso espacial". 2008. Interpretação.

59.
VILLENA, M. R.; Rodrigo de Haro ; GRUNZMANN, L. . Apresentação do madrigal "A máscara". 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

60.
VILLENA, M. R.. Apresentação da peça "Work Song na Fábrica de Panelas". 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

61.
VILLENA, M. R.. Lamentos. 2007. Arranjo.

62.
VILLENA, M. R.. Faceira. 2007. Arranjo.

63.
Lied Zapata, L. ; VILLENA, M. R. . Cantor no Recital de formatura de Luana Lied Zapata. 2007. Interpretação.

64.
VILLENA, M. R.. Work song na fábrica de panelas. 2007. Registro Fonográfico.

65.
VILLENA, M. R.. Lamentos. 2006. Arranjo.

66.
VILLENA, M. R.. Cantor e violinista na estreia do espetáculo "Vidala". 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

67.
Tejera, J. ; VILLENA, M. R. ; Madrigal Música Reservata . Cantor em "La Guerre" - Jannequin. 2006. Interpretação.

68.
LAVAJATO ; VILLENA, M. R. . Violinista improvisador no festival do coletivo "Antena". 2006. Interpretação.

69.
Bittencourt, J. ; VILLENA, M. R. ; Grupo Cantus Firmus . Cantor do grupo Cantus Firmus. 2005. Interpretação.

70.
VILLENA, M. R.; Espírito Santo, J. do . Apresentação da ária 'Madamina il catalogo è questo'. 2005. Interpretação.

71.
VILLENA, M. R.. Sensores unilaterais. 2004. Arranjo.

72.
VILLENA, M. R.; Santos, J. . A outra margem do rio. 2004. Arranjo.

73.
Rocca, J. della ; VILLENA, M. R. . Cantor no coro da ópera "Cavalleria Rusticana" - Mascagni. 2004. Interpretação.

74.
VILLENA, M. R.. Regente do Coro do Hospital Universitario da UFSC. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

75.
Santos, J. ; VILLENA, M. R. ; Rios, I. . Apresentação da música "A outra margem do rio". 2004. Interpretação.

76.
VILLENA, M. R.; Rosa, M.I. . Interpretação de 'Udite, o rustici' da ópera L'elixir d'amore. 2004. Interpretação.

77.
VILLENA, M. R.; Rosa, M.I. . Apresentação do duetto 'Dunque io son'. 2004. Interpretação.

78.
Heller, A. A. ; Mafra Ferreira, M. ; VILLENA, M. R. ; Polyphonia Khoros ; Camerata Florianópolis . Cantor do coro em "Oratório de Natal" - Heller. 2003. Interpretação.

79.
Polyphonia Khoros ; Mafra Ferreira, M. ; VILLENA, M. R. . Cantor na Turnê "Memoria Musical Catarinense" - SESC-SC. 2003. Interpretação.

80.
VILLENA, M. R.; Radünz, D. ; Rodrigo de Haro . Compositor, cantor e violinista na temporada de apresentações do show "Poetas". 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

81.
OSPA ; Bressan, I. ; VILLENA, M. R. . Intérprete do papel do Imperial comissario em "Madame Butterfly" - Puccini. 2002. Interpretação.

82.
Polyphonia Khoros ; Mafra Ferreira, M. ; VILLENA, M. R. ; Camerata Florianópolis . Cantor na Cantata n° 4 - Bach. 2002. Interpretação.

83.
Polyphonia Khoros ; Mafra Ferreira, M. ; Camerata Florianópolis ; VILLENA, M. R. . Cantor solista na "Missa Brevis" - Wolfgang Amadeus Mozart. 2002. Interpretação.

84.
Camerata Florianópolis ; Polyphonia Khoros ; della Rocca, J. ; VILLENA, M. R. . Cantor do coro em "Carmen" - Bizet. 2002. Interpretação.

85.
Camerata Florianópolis ; Polyphonia Khoros ; Mafra Ferreira, M. ; VILLENA, M. R. . Cantor no CD "Polyphonia Khoros - Bach e Mozart". 2002. Interpretação.

86.
VILLENA, M. R.; LAMPERT, L. ; PROCHNOW, C. . Cantor no musical Um sonho de Catarina. 2002. Interpretação.

87.
VILLENA, M. R.. Cantor, violonista e compositor na "Homenagem a Paulo Freire" - Casa de Cultura do Butantã. 2001. Interpretação.

88.
VILLENA, M. R.; Damiani, K. ; Espírito Santo, J. do . Cantor solista em Recital de Formação de plateia em música. 2000. Interpretação.

89.
VILLENA, M. R.; Damiani, K. ; Bueno, E. ; Colarusso, O. . Intérprete do papel Uberto em "La Serva Padrona" - Giovanni Batista Pergolesi. 1999. Interpretação.

90.
Mafra Ferreira, M. ; VILLENA, M. R. ; Coro Pró-Música . Cantor na "Cantata n° 4" - Johann Sebastian Bach. 1998. Interpretação.

91.
VILLENA, M. R.; Gasparini, M. ; Quiroga, E. ; Haro, D. de ; TOICINHO . Cantor no show O Tango no Desterro. 1997. Interpretação.

92.
Borges Mendes, S. ; VILLENA, M. R. . Preparador vocal do Coral da UFSC. 1997. Interpretação.

93.
VILLENA, M. R.. El vórtice de la rosa. 1996. Arranjo.

94.
VILLENA, M. R.. Compositor e intérprete na temporada do show Mastigo a flor amarga. 1995. Apresentação de Obra (para compositores).

95.
VILO, C. ; VILLENA, M. R. . Cantor solista do Orfeón Carlos Vilo. 1994. Interpretação.

96.
VILLENA, M. R.. Compositor e intérprete na temporada do show "Mudanzas". 1993. Apresentação de Obra (para compositores).

97.
VILLENA, M. R.; Bengoa, J. . Compositor, baixista e cantor da banda "La Fuga". 1989. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
VILLENA, M. R.. Fluxo intermitente. 2011.

2.
VILLENA, M. R.. A espera silente. 2011.

3.
VILLENA, M. R.. A árvore. 2010.

4.
VILLENA, M. R.. Duo. 2010.

5.
VILLENA, M. R.. Almoço de domingo. 2010.

6.
VILLENA, M. R.. Trio matinal. 2010.

7.
VILLENA, M. R.. Sapucaí. 2010.

8.
VILLENA, M. R.. Khemu. 2009.

9.
VILLENA, M. R.. K'an. 2009.

10.
VILLENA, M. R.. Five o' clock. 2009.

11.
VILLENA, M. R.. Condor no Hotel Majestic. 2009.

12.
VILLENA, M. R.. Angústia. 2009.

13.
VILLENA, M. R.. Quarteto de cordas. 2008.

14.
VILLENA, M. R.. Fuga n° 1. 2008.

15.
VILLENA, M. R.. Suíte Quetzalcóatl. 2008.

16.
VILLENA, M. R.. Glaciar. 2008.

17.
VILLENA, M. R.. Elegias Prozac + Anna. 2008.

18.
VILLENA, M. R.. Punctum. 2008.

19.
VILLENA, M. R.. Estrada Patagônica. 2008.

20.
VILLENA, M. R.. Estudando o mouse. 2008.

21.
VILLENA, M. R.. Fragmentos. 2007.

22.
VILLENA, M. R.. Variações Kamikase. 2007.

23.
VILLENA, M. R.. A Máscara. 2007.

24.
VILLENA, M. R.. Pancadão n° 1. 2007.

25.
VILLENA, M. R.. Work Song na Fábrica de Panelas. 2007.

26.
VILLENA, M. R.. Quatro esquinas marplatenses. 2007.

27.
VILLENA, M. R.. Quatro invenções para clarinete e fagote. 2006.

28.
VILLENA, M. R.. Invenção a duas vozes. 2006.

29.
VILLENA, M. R.. In Memoriam Luis Villena. 2006.

30.
VILLENA, M. R.. Cantiga de rede. 2005.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
GUIZZO, A. R.; SILVA, R. de J.; VILLENA, M. R.. Participação em banca de Alejandro Cordovino Barron Romero. Recursos carnavalescos na ópera-salsa Maestra Vida de Rubén Blades e na Ópera do Malandro de Chico Buarque. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NAVIA, G. H. B.; VILLENA, M. R.; EID, F. C.. Participação em banca de Sebastián Martín Pereyra.Sotaques interpretativos en el gualambao. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
LARSEN, J.; VILLENA, M. R.; EID, F. C.. Participação em banca de Melanie Kristel Camacho Lagos.Descolonización y música: el pensamiento decolonial en la interpretación de música indígena boliviana en el piano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
VILLENA, M. R.; TAFARELLO, T. M.; LARSEN, J.. Participação em banca de Cristiano Roberto Galli.O excesso no som. A saturação como paradigma para a composição musical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
SILVA, C. H. R.; CHERNAVSKY. A.; SOUZA, A. M.; VILLENA, M. R.. Participação em banca de Adriana Panambi Mendes Brito dos Santos.O lugar da palavra cantada: análise de criação e performance em duas canções interpretadas por Elza Soares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
SILVA, L. S.; CHERNAVSKY. A.; VILLENA, M. R.. Participação em banca de Adrielly Oissa.Antes e depois de ?Rent?: uma análise da evolução do belting. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
RAMALHO, F. A. M.; CHERNAVSKY. A.; VILLENA, M. R.; SILVA, L. S.. Participação em banca de Luis Gustavo Barrol Basílio.Vozes LGBTI+ na música popular brasileira: um estudo sobre o comportamento vocal de cantores LGBTI+ a partir do lançamento dos EP?S ?​Cru? e ?​Open bar? no ano de 2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
EID, F. C.; HIGA, E. R.; VILLENA, M. R.. Participação em banca de Pedro Daniel Martínez Pino.La Guarania: sistematización de los elementos estructurales presentes en la práctica musical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

8.
LOPEZ, A. A.; ABREU, F. J.; VILLENA, M. R.. Participação em banca de Bruno William Levandoski.O idiomatismo no violão de Paulo Bellinati: o caso dos afro-sambas "Consolação" e "Canto de Ossanha". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

9.
VILLENA, M. R.; VILLALBA, M. R; ACCHINI, L. M. M.. Participação em banca de Micaele Jenifer de Araújo Ribeiro.Edcação Indígena Ava-Guarani e a luta pelo projeto escolar: um estudo de caso no Colegio Teko Ñemoingo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

10.
VILLENA, M. R.; SILVA, A. F.; EID, F. C.. Participação em banca de Jonathan Patricio Cumbicos Gomes.Por que cantam os velhinhos?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

11.
MOREIRA, M. B. C.; ZAVALA, I. P.; VILLENA, M. R.. Participação em banca de Andressa Jacinto Castilho.Primeira e segunda peça das tres piezas para piano de Hector Tosar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

12.
CHERNAVSKY. A.; SILVA, L. S.; VILLENA, M. R.. Participação em banca de Jénnifer Sofía Mideros Valencia.Nuevas sonoridades de la voz popular: usos no convencionales de la voz en las canciones populares en América Latina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

13.
VILLENA, M. R.; EID, F. C.; ZAVALA, I. P.. Participação em banca de Jaime Alex Mamani Mamani.Diálogo entre tradición y modernidad en el repertorio de grupos de música popular boliviana contemporánea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARZALINI, L.; VILLENA, M. R.; MOREIRA, M. B. C.. Percussão com ênfase em música popular. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
VILLENA, M. R.; REZENDE, G.; DE LA PEÑA, Antonio. Concurso para professor de Etnomusicologia. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana.Aspectos de interdisciplinariedad en la creación musical fundamentada en la ecología acústica.. 2017. (Outra).

2.
IV Mostra de violoncelos de Natal.Integração de conhecimentos entre professor de violoncelo e compositor na elaboração de repertórios didáticos. 2014. (Encontro).

3.
V Ubimus - 2014 - Vitória - ES.Música ubiqua e paisagens sonoras. Possíveis contribuições.. 2014. (Oficina).

4.
SIMPÓSIO DE ESTÉTICA E FILOSOFIA DA MÚSICA SEFiM/UFRGS.Sobre tragédia, mímesis, devir-animal e xamanismo. Reflexões sobre práticas musicais e mitos a partir de O nascimento da tragédia. 2013. (Simpósio).

5.
7º Seminário de Pesquisa em Artes FAP.Memorial de A espera silente. 2012. (Seminário).

6.
Encontro Internacional de Música e Arte Sonora.Estratégias compositivas em peças instrumentais baseadas na escuta de paisagens sonoras. 2012. (Encontro).

7.
IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.Análise do fluxo temporal de paisagens sonoras como subsídio para planejamentos compositivos de peças para instrumentos acústicos. 2012. (Encontro).

8.
II Simpósio Internacional de Musicologia UFRJ.Considerações sobre fundamentos teóricos compositivos para peças instrumentais baseadas na escuta de paisagens sonoras. 2011. (Simpósio).

9.
8° Salão de Extensão - UFRGS.Coro do Colégio de Aplicação. 2007. (Outra).

10.
7° Salão de Extensão UFRGS.Coro do Colégio de Aplicação. 2006. (Outra).

11.
7° Salão de Extensão - UFRGS.Coro do Colégio de Aplicação. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VILLENA, M. R.; BOGO, D. ; PINTO, G. H. . Projeção Sonora de Música Eletroacústica. 2018. (Concerto).

2.
VILLENA, M. R.. Charla con la compositora venezolana Maria Betania Hernández. 2018. (Outro).

3.
VILLENA, M. R.. Exposición de arte sonoro. 2018. (Exposição).

4.
VILLENA, M. R.; BOGO, D. . I Encuentro de Creación Musical de la UNILA. 2018. (Outro).

5.
VILLENA, M. R.; BOGO, D. . 1º Concerto de Música Contemporânea. 2017. (Concerto).

6.
VILLENA, M. R.. Musicircus - Grupo de Música Contemporânea. 2017. (Concerto).

7.
Medina, C. ; VILLENA, M. R. ; Fritzen da Rocha, A. ; Faraco, F. . Mostra de Música Contemporânea. 2009. (Festival).

8.
VILLENA, M. R.; Fritzen da Rocha, A. ; Faraco, F. ; Roland, A. . Música de POA. 2009. (Festival).

9.
VILLENA, M. R.; Kreutz, J. ; Fritzen da Rocha, A. ; Faraco, F. ; Roland, A. . Música de POA. 2008. (Festival).

10.
Medina, C. ; VILLENA, M. R. ; Fritzen da Rocha, A. ; Faraco, F. ; Kreutz, J. ; Roland, A. . Mostra de Música Contemporânea. 2008. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cristiano Roberto Galli. O exesso no som: a saturação como paradigma da composição musical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Marcelo Ricardo Villena.

2.
Ronal Xavier Espinoza Romero. Memorial de composição de Lola y Descalzos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Marcelo Ricardo Villena.

3.
Micaele Jenifer de Araujo Ribeiro. Educação Indígena Ava-Guarani e a luta pelo Projeto Escolar: um estudo de caso no Colégio Teko Ñemoingo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Marcelo Ricardo Villena.

4.
Jonathan Patricio Cumbicos Gomes. Por que cantam os velhinhos?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Marcelo Ricardo Villena.

5.
Jaime Alex Mamani Mamani. Diálogo entre tradición y modernidad en el repertorio de grupos de música popular boliviana contemporánea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Marcelo Ricardo Villena.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VILLENA, M. R.; REZENDE, G. . Perspectivas interdisciplinares da pesquisa em música. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Musica
1.
VILLENA, M. R.. Work song na fábrica de panelas. 2007. Registro Fonográfico.

1.
VILLENA, M. R.. Estudando o mouse. 2008. Registro Fonográfico.



Outras informações relevantes


- Realizou aulas particulares de canto lírico com Lucia Boero (cantora solista do Teatro Colón / Buenos Aires) 1990-91, com Luciano Garay (cantor solista do Teatro Colón / Buenos Aires) 1994, Neide Thomaz (cantora solista da Ópera de Berlim) 1999-2000 e Rio Novello (cantor solista do Teatro alla Scalla de Milão e Ópera de Tel Aviv).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:08:32