Lívia Sonalle do Nascimento Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6568540681474611
  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB; Especialista em Lingüística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e graduada em Pedagogia. Atualmente é professora Adjunto I, no Departamento de Educação, Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia -CAMEAM/ UERN. Está vinculada ao Grupo de Estudos em Educação-NEEd, do CAMEAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Estágio Supervisionado,Formação de professores, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lívia Sonalle do Nascimento Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L. S. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Educacao.
Br 405,KM3,Arizona
Arizona
59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (084) 33512560


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: A prática pedagógica na alfabetização de jovens e adultos no MOVA-Brasil: A experiência do Rio Grande do Norte,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Eduardo Jorge Lopes da Silva.
Palavras-chave: Prática pedagógica; Alfabetização de Jovens e Adultos.; MOVA-Brasil.
2006 interrompida
Especialização interrompida em 2007 em ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA INFANTO- JUVENIL. (Carga Horária: 465h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DA LITERATURA INFANTIL.
Orientador: ALESSANDRA CARDOSO DE FREITAS.
Ano de interrupção: 2007
2002 - 2003
Especialização em Lingüística Aplicada. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Produção de Texto:As causas e os resultados das situações didáticas que fundamentam essa prática.
Orientador: Maria de Fátima de Carvalho.
1997 - 2000
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
I Encontro de Professores e Monitores/ PRODOCÊNCIA. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Formação e Atualização Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UERN, PROEG/UERN, Brasil.
2009 - 2009
I Modúlo da Oficina de Oratória. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2009 - 2009
I Conferência Intermunicipal de Educação(COIME). (Carga horária: 8h).
UNDIME/RN, UNDIME/RN, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação em Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
I Seminário de Estágio Supervisionado do CAMEAM. (Carga horária: 8h).
CAMEAM/UERN, CAMEAM/UERN, Brasil.
2007 - 2007
Formação do Repertório de Leitura de Literatura. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Língua Inglesa I. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
O uso do texto literário na sala de aula de língua. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Atualização em Fundamentos da Língua Inglesa. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Leitura em Língua Inglesa. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2002 - 2002
Formação de Gestores. (Carga horária: 180h).
Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos, SECD, Brasil.
2001 - 2001
Refletir e Agir na Educação. (Carga horária: 7h).
Distribuidora Positivo, DP, Brasil.
2001 - 2001
Atividades Expressivas no Ensino de Artes.... (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2000 - 2000
Descentralização das Pol. Públicas.. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2000 - 2000
Relações Humanas e Motivação Pessoal. (Carga horária: 10h).
Serviço de Motivação e Aperfeiçoamento Profissional, SEMAP, Brasil.
1997 - 1997
Parâmetros Curriculares. (Carga horária: 40h).
Escola Estadual José Ferreira da Costa, EEJFC, Brasil.
1995 - 1995
MS DOS e EDITOR FACIL. (Carga horária: 16h).
Solução Informática, SI, Brasil.


Atuação Profissional



CAMEAM-UERN, CAMEAM-UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar III, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no Campus Avançado Profª." Maria Elisa de A. Maia " -CAMEAM /UERN como Orientadora Acadêmica, Professora Auxiliar III, lecionando no curso de pedagogia as disciplinas: Concepções e Práticas de Educação Infantil, Literatura e Infância, Membro do PRODOCÊNCIA/UERN- Projeto Brinquedoteca.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar III, Carga horária: 40
Outras informações
Membro da Comissão de Estudos Curriculares.


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar III no curso de Pedagogia, ministrando a disciplina Concepções e Práticas de Educação Infantil (Carga Horária: 60h) e a disciplina Literatura e Infância(Carga Horária: 60h), Membro do PRODOCÊNCIA/UERN - Projeto Brinquedoteca e da Comissão de Estudos Curriculares.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar II, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar II, ministrando as disciplinas: Concepções e Práticas de Educação Infantil (Carga Horária: 60h), Estágio Supervisionado II, Educação e Movimentos Sociais(Carga Horária: 60h) e Práticas Pedagógicas Programadas II (Carga Horária: 60h). Membro do PRODOCÊNCIA/UERN - Projeto Brinquedoteca Vínculo institucional

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar II, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar II no curso de Pedagogia, ministrando a disciplina Estágio Supervisionado II (Carga Horária: 160h) e no curso de Letras, a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (Carga Horária: 60h). Membro do PRODOCÊNCIA/UERN - Projeto Brinquedoteca

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar I no curso de Pedagogia, ministrando as seguintes disciplinas: Literatura e Infância(Carga Horária: 60h) e Concepções e Práticas de Educação Infantil (Carga Horária: 60h). Vínculo institucional

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Docente Provisório, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar I no curso de Enfermagem, ministrando a disciplina: Sociologia da Educação (Carga Horária: 60h), Psicologia da Aprendizagem (Carga Horária: 60h), no curso de Educação Física, a disciplina Estrutura e funcionamento do Ensino Básico( Carga Horária: 60h), no curso de Letras e Estágio Supervisionado I (Carga Horária: 160h) no curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Docente Provisório, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar I no curso Pedagogia, ministrando as disciplinas: Pática de Ensino das Séries Iniciais do Ensino Fundamental II(Carga Horária: 150h) e Estágio Supervisionado II (Carga Horária: 165h) e Psicologia da Educação no curso de Geografia(Carga Horária: 60h) e Didática Geral (Carga Horária: 60h) no curso de Letras.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Docente Provisório, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar I no curso de Pedagogia, ministrando as seguintes disciplinas: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (Carga Horária: 60h) e Prática de Ensino no Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental II (Carga Horária: 150h), Didática no curso de Enfermagem (Carga Horária: 60h) e Didática Geral no curso de Letras(Carga Horária: 60h)

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Docente Provisório, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar I no curso de Enfermagem, ministrando as seguintes disciplinas: Fundamentos de Sociologia (Carga Horária: 60h) e Fundamentos da Psicologia (Carga Horária: 60h),Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico (Carga Horária: 60h), no curso de Geografia e a disciplina Organização da Educação Brasileira(Carga Horária: 60h), no curso de Educação Física

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Docente Provisório, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar I no curso de Pedagogia, ministrando as seguintes disciplinas: Pesquisa Educacional (Carga Horária: 60h) e Prática de Ensino no Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental II - Turma C (Carga Horária:150h), Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico (Carga Horária: 60h), no curso de Enfermagem e Fundamentos de Filosofia (Carga Horária: 60h) , no curso de Administração.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Docente Provisório, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar I no curso de Especialização em Formação do Educador, ministrando a seguinte disciplina: Planejamento de Ensino de Leitura de Literatural (Carga Horária: 30h).

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Docente Provisório, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Departamento de Educação no campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" - CAMEAM/ UERN como Professora Auxiliar I no curso de Pedagogia, ministrando a disciplina de Didática (Carga Horária: 60h), Currículo da Educação Infantil e Séries Iniciais (Carga Horária: 60h ), Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico (Carga Horária: 60h) , nos cursos de Letras e Geografia(Carga Horária: 60h).

Atividades

08/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, .

Cargo ou função
Atuação como Orientadora Acadêmica no curso de Pedagogia.

ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO CARVALHO DE OLIVEIRA, EMACO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 20
Outras informações
professora dos anos iniciais do ensino fundamental



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Membro do Projeto a Vida em Verso e Prosa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Membro do Núcleo de Estudos em Educação- NEED
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Aprendizagem profissional dos alunos-professores em formaçao no curso de pedagogia CAMAEAM/UERN: (re) construído saberes sobre o ensino. a escola e a profissão docente.
Descrição: Este Projeto inseri-se no campo das investigações sobre os processos de formação e desenvolvimento profissional docente, cujos pressupostos apontam para a necessidade de se pensar a formação numa abordagem que vá além da acadêmica, envolvendo o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional da profissão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - GEPEJA
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
A PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS EM SAÚDE PÚBLICA
Descrição: Pensar que os direitos humanos, em geral, não são assegurados apenas por relações legais democráticas, mas que, além disso, eles derivam delas, sendo, então, relevante a qualidade ética da democracia, constitui-se um imenso desafio, dadas as características históricas, tanto das instituições educacionais brasileiras quanto da nossa sociedade. Trata-se de deslocar o centro dos debates dos direitos dos sujeitos para os sujeitos de direitos, onde seja reconhecida a demanda educativa que vise a formar personalidades autônomas, intelectual e afetivamente, sujeitos de direitos e deveres, capazes de julgar, escolher e tomar decisões e, mais ainda, serem responsáveis e prontos para exigirem que, não apenas os seus direitos, mas também os direitos dos outros sejam reconhecidos, respeitados e cumpridos. Considerado esse desafio e sob o reconhecimento de que a Universidade precisa ouvir e planejar suas ações atenta às necessidades de seu entorno social, o Departamento de Educação ? DE/CAMEAM/UERN, em conjunto com o Departamento de Enfermagem e, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Pau dos Ferros, através do Núcleo de Extensão em Educação em Direitos Humanos propõe o Projeto de Extensão Universitária: A Perspectiva dos Direitos Humanos em Saúde Pública, com vistas a desenvolver a formação com/para os profissionais de saúde pública lotados na Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros/RN,pretendendo-se, mediante a realização de curso e outras atividades formativas, construir possibilidades concretas de aperfeiçoamento profissional, não como uma atividade isolada, mas como um espaço e parte de um processo contínuo e permanente da aprendizagem profissional com foco na humanização na saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Projeto de extensão Universitária: Cursinho Pré-vestibular
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Projeto de Extensão universitária: A educação em direitos humanos frente aos desafios de mediação teórica e prática da formação de educadores.
Descrição: O Projeto de Extensão universitária: A educação em direitos humanos frente aos desafios de mediação teórica e prática da formação de educadores, visa estimular o intercâmbio entre professores do ensino superior e da educação básica, estudantes do curso de pedagogia e demais licenciaturas do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Alburquer Maia-CAMEAM/UERN, fortalecendo estudos , pesquisas e ações extensionista na área da educação em direitos humanos e sua perspectiva, como eixo norteador dos projetos políticos pedagógicos das escolas-campo de estágio..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Projeto de Extensão Dialogando com as Práticas Educativas: Possibilidades Colaborativas entre Escola e Universidade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Projeto de Extensão Direitos Humanos em Tempos de Desumanização
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
Projeto de Extensão "A Vida em Canto".
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
Projeto de Extensão: Plano de Ações Articuladas - PAR
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - Atual
Membro do Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2014
PRODOCÊNCIA/UERN: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE-CAMPO DE ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA
Descrição: Fomentar a realização de novas experiências no âmbito dos cursos de Licenciatura da UERN, que venham fortalecer a formação inicial dos estudantes para a docência, com o propósito de construir e socializar saberes, vivências e reflexões favoráveis ao redimensionamento de estratégias de ensino-aprendizagem, capazes de contribuir com a formação continuada dos professores da Educação Básica atuantes nas escolas públicas. Também objetivamos promover a articulação entre os cursos de Licenciatura da UERN e destes com as Escolas Campo de Estágio, desenvolvendo, atividades que possam ser incorporadas à formação do licenciando. Priorizamos inicialmente a integração entre os cursos de Pedagogia e Geografia ministrados no Campus Central/Mossoró e no Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia/Pau dos Ferros. A intenção é promover a articulação entre as duas áreas de formação e os dois campi, tendo como base o Projeto Pedagógico dos Cursos envolvidos, particularmente no que tange à atividade de Estágio Curricular Supervisionado e da prática como componente curricular, propiciando, assim, um diálogo entre os sujeitos que compõem esses cursos e a vivência de experiências inovadoras que potencializem a construção da melhoria da formação inicial e continuada..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FONTES, F.C.O ; SILVA, L. S. N. ; BEZERRA, K, G. C ; CAVALCANTE, M. P. . A importância do professor brinquedista como mediador do desenvolvimento infantil. In: Francisca de Fátima Araújo Oliveira; Edinaldo Tibúrcio Gonçalo; Maria Isaura Plácido Soeiro. (Org.). PRODOCÊNCIA na UERN: Novas perspectivas para a formação de professores e a melhoria da educação básica. 1ed.Mossoró: UERN, 2014, v. 1, p. 102-114.

2.
DIOGENIS, M. E. D. ; NASCIMENTO, J. F. ; NASCIMENTO, D. M. ; SILVA, L. S. N. . O caminho se faz caminhando: As contribuições do PIBID para a construção do sentimento de pertença pela profissão docente. Concepções e Práticas de formação de professores: A experiência do PIBID UERN. 1ed.Mossoró: UERN, 2014, v. 1, p. 181-194.

3.
BEZERRA, M. R. ; BEZERRA, M. R. ; MELO, M. N. M. ; SILVA, L. S. N. . Recriando o lúdico e reciclando brinquedos. Concepções e Práticas de formação de professores: A experiência do PiBID.. 1ed.Mossoró: UERN, 2014, v. 1, p. 387-395.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. S. N.. EDUCAÇÃO POPULAR E MOVA-BRASIL: UMA RELAÇÃO PARA ALÉM DAS LETRAS E DOS NÚMEROS. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE, 2015, NATAL-RN. TEXTOS DINAMIZADORES DOS CÍRCULOS DE CULTURA E DAS SESSÕES DE PÕSTERS, 2015.

2.
SILVA, L. S. N.; SILVA, D. S. ; PESSOA, F. O. F. ; MELO, M. C. S. . AS NARRATIVAS MARAVILHOSAS. In: V FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA-V FIPED, 2013, VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. ANAIS FIPED V, 2013. v. 1.

3.
NASCIMENTO, J. F. ; SILVA, L. S. N. ; RIBEIRO, D. M. . ESCOLHA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM AS EDUCADORAS RURAIS DO ALTO-OESTE POTIGUAR. In: AFIRSE SECÇÃO BRASILEIRA VII, 2013, MOSSORÓ. ANAIS AFIRSE SECÇÃO BRASILEIRA VII, 2013.

4.
SOUZA, D. O. ; ALMEIDA, J. R. P. ; SOUZA, M. A. N. ; SILVA, L. S. N. . A IMPORTÂNCIA DAS ROTINAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. In: Semana de Estudos Teorias e Práticas Educativas-IV SETEPE, 2012, Pau dos Ferros. IV Semana de Estudos Teorias e Práticas Educativas-IV SETEPE, 2012.

5.
SILVA, L. S. N.; FERNANDES, J. L. . O ESTÁGIO COMO CAMPO DE PESQUISA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. In: IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA-IV, 2012, PARNAÍBA-PI. IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA- IV FIPED, 2012.

6.
SILVA, L. S. N.; LOPES, J. J. M. . PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM OLHAR VOLTADO PARA A VALORIZAÇÃO DO SUJEITO. In: IV Forum Internacional de Pedagogia, 2011, Cidade do México. Anais do IV FIPED, 2011.

7.
SILVA, L. S. N.; QUEIROZ, M.D. . A ATUÇÃO DO PEDAGOGO NUMA DIMENSÃO NÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO. In: XVII ENCONTRO POTIGUAR DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA-EPEPE, 2011, PAU DOS FERROS. ANAIS DO XVII ENCONTRO POTIGUAR DOS EDTUDANTES DE PEDAGOGIA-XVII EPEPE. MOSSORÓ: QUEIMA-BUCHA, 2011. v. 02. p. 317-324.

8.
SILVA, L. S. N.; SARAIVA, A. S. V. . ESPAÇO NÃO ESCOLAR- UM NOVO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO. In: XVII ENCONTRO POTIGUAR DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA-EPEPE, 2011, PAU DOS FERROS. ANAIS DO XVII ENCONTRO POTIGUAR DOS EDTUDANTES DE PEDAGOGIA-XVII EPEPE. MOSSORÓ: QUEIMA-BUCHA, 2011. v. 02. p. 220-226.

9.
SILVA, L. S. N.; BARRA, B. M. J. M. . PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR. In: XVII ENCONTRO POTIGUAR DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA-EPEPE, 2011, PAU DOS FERROS. ANAIS DO XVII ENCONTRO POTIGUAR DOS EDTUDANTES DE PEDAGOGIA-XVII EPEPE. MOSSORÓ: QUEIMA-BUCHA, 2011. v. 02. p. 348-358.

10.
SILVA, L. S. N.; QUEIRÓZ, J. Q. . ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: UMA NOVA VISÃO DO EDUCAR PARA ALÉM DA SALA DE AULA ? PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE. In: XVII ENCONTRO POTIGUAR DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA-EPEPE, 2011, PAU DOS FERROS. ANAIS DO XVII ENCONTRO POTIGUAR DOS EDTUDANTES DE PEDAGOGIA-XVII EPEPE. MOSSORÓ: QUEIMA-BUCHA, 2011. v. 02. p. 360-369.

11.
SILVA, L. S. N.. PLANO DE ACÇÕES ARTICULADAS ( PAR): UM INSTRUMENTO A FAVOR DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA-IIIFIPED, 2010, QUIXADÁ. Anais do III FIPED, 2010.

12.
SILVA, L. S. N.. LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE CONCEITOS, SENTIDOS, EMOÇÕES E RAZÃO. In: III SETEPE, 2008, PAU DOS FERROS. III SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS/ SETEPE. PAU DOS FERROS: QUEIMA BUCHA, 2008. v. 01.

13.
SILVA, L. S. N.; TEIXEIRA, F. C. Q. R. . ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL. In: III SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS/SETEPE, 2008, PAU DOS FERROS. III SEMANA DE ESTUDOS TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS/SETEPE. PAU DOS FERROS: QUEIMA BUCHA, 2008. v. 01.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. S. N.. O PROFESSOR BRINQUEDISTA COMO MEDIADOR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SABERES E COMPETÊNCIAS. In: I ENPRAD, 2012, MOSSORÓ. ENPRAD 2012-UERN, 2012.

2.
SILVA, L. S. N.; COSTA, A. A. K. L. . O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ESTRUTUTRA FÍSICA ADEQUADA E ORGANIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. In: I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN-I SEMAPED, 2012, MOSSORÓ. Anais do SEMAPED, 2012.

3.
SILVA, L. S. N.. DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ?A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS FRENTE AOS DESAFIOS DE MEDIAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS?. In: V COLÓQUIO DE EXTENSÃO A UERN: EXTENSÃO E SEMIÁRIDO NA CONTEMPORANEIDADE, 2011, MOSSORÓ. V COLÓQUIO DANAIS DO V COLÓQUIO DE EXTENSÃO A UERN: EXTENSÃO E SEMIÁRIDO NA CONTEMPORANEIDADE. MOSSORÓ, 2011.

4.
ÊNIO ; GUIDO ; SILVA, L. S. N. . PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO -PDE E SEUS REFLEXOS EM UM MUNICÍPIO DE ALTO-OESTE POTIGUAR-RN. In: II FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2009, CAMPINA GRANDE. II FIPED. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIOGENIS, M. E. D. ; SILVA, T. L. ; SILVA, L. S. N. . CONCEITOS E PRÁTICAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO:REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ALFA E BETO. In: II ENCONTRO DO PIBID/UERN E DO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID/UERN, 2013, MOSSORÓ. ANAIS DO II ENCONTRO DO PIBID/UERN E DO IV SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID/UERN. MOSSORÓ, 2013.

2.
SILVA, L. S. N.. AS CAUSAS E OS RESULTADOS DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA DA PRODUÇÃO DE TEXTO. In: X ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO- ENCOPE, 2003, MOSSORÓ. X ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO- ENCOPE, 2003.

3.
SILVA, L. S. N.. A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO: UMA ANÁLISE TEÓRICA - PRÁTICA. In: III SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - III SELLP, 2002, PAU DOS FERROS. III SEMANA DE ESTUDOS LINGÜISTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS, 2002.

4.
SILVA, L. S. N.. IMPLICATURAS:UMA ANÁLISE DO USO COTIDIANO. In: X SEMANA UNIVERSITÁRIA, 2002, PAU DOS FERROS. X SEMANA UNIVERSITÁRIA, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L. S. N.. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, L. S. N.. O PROFESSOR BRINQUEDISTA COMO MEDIADOR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SABERES E COMPETÊNCIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA, A. A. K. L. ; SILVA, L. S. N. . O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ESTRUTUTRA FÍSICA ADEQUADA E ORGANIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SOUZA, D. O. ; ALMEIDA, J. R. P. ; SOUZA, M. A. N. ; SILVA, L. S. N. . A IMPORTÂNCIA DAS ROTINAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FERNANDES, J. L. ; SILVA, L. S. N. . O ESTÁGIO COMO CAMPO DE PESQUISA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, L. S. N.; LOPES, J. J. M. . PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM OLHAR VOLTADO PARA A VALORIZAÇÃO DO SUJEITO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, L. S. N.; BARRA, B. M. J. M. . PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, L. S. N.; QUEIROZ, M.D. . A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NUMA DIMENSÃO NÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE HUMANIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, L. S. N.; QUEIRÓZ, J. Q. . ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: UMA VISÃO DO EDUCAR PARA ALÉM DA SALA DE AULA-PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, L. S. N.; MARQUES, M. C. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, L. S. N.. O MOVA BRASIL E SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, L. S. N.. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO -PDE E SEUS REFLEXOS EM UM MUNICÍPIO DE ALTO-OESTE POTIGUAR-RN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, L. S. N.. LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE CONCEITOS, SENTIDOS, EMOÇÕES E RAZÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, L. S. N.. AS CAUSAS E OS RESULTADOS DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA E PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SILVA, L. S. N.. A INTERDISCIPLINARIEDADE NO ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS : UMA ANÁLISE TEÓRICO-PRÁTICA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SILVA, L. S. N.. IMPLICATURAS: UMA ANÁLISE DO USO COTIDIANO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, L. S. N.. Ofina: Contação de histórias. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, L. S. N.. Ministrou a disciplina Psicologia da Educação I no Parfor-1ª Licenciatura em Pedagogia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, L. S. N.. Minicurso: O muiticulturalismo e a interculturalidade no cotidiano educativo escolar e não-escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, L. S. N.. FORMAÇÃO DO EDUCADOR - PLANEJAMENTO DE AULA DE LEITURA DE LITERATURA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Maria Edineide de Souza Bezerra.A educação do campo e o desafio de ser professor(a) em classes multisseriadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM/UERN.

2.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Francisca Aldeiane Barreto da Silva.A identidade profissional da educação infantil: implicações no processo de ensino aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM/UERN.

3.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Aline Pereira da Silva Araújo.A mediação da leitura literária na formação do leitor nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM/UERN.

4.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Virgínia Graciella Viana da Silva.A importância do jogo no processo de ensino de matemática no quinto ano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMAEM/UERN.

5.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Amanda Alexandre Ferreira da Silva.A influência da formação inicial dos professores alfabetizadores de crianças, frente aos desafios do ensino aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMAEM/UERN.

6.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Maria Valdete da Silva.Trajetória do aluno negro no "Campus Avançado Prof.² Maria Elisa de Albuquerque Maia": desafios e possibilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

7.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Ildivânia Dalines Araújo.O desafio da Escola na (des) construção do preconceito racial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

8.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Maria Simoneide Nobre de Oliveira.A ausência da família na escola: implicações para o ensino aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMAEM/UERN.

9.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Nilza Clécia Rodrigues.A Brinquedoteca nos espaços educativos: analisando e refletindo o planejamento das atividades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMAEM/UERN.

10.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Andreza Kasandra Vaz Garcia.As concepções de Infância e de Educação Infantil nas práticas educativas escolares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMAEM/UERN.

11.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Maria Andréia Noqueira de Souza.O Lúdico na Educação Infantil : Contribuições da formação para a prática docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMAEM/UERN.

12.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Maria do Socorro Almeida Rêgo.O Lúdico na formação de valores para a vida na educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

13.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Kaliana de Oliveira Silva Nascimento.As contribuições do brincar para o processo de aprendizagem da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

14.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Ducélio Santana da Silva.A contação de história e formação de leitor:estratégias para despertar nos alunos dos anos iniciais o gosto pela leitura.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

15.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Maria Cleoneide de Souza Santos.Formação Inicial e aprendizagem da docência: contribuições dos subprojetos PIBID. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

16.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Maria Emanoele Desidério Diógenes.Atendimento Educacional especializado: análise acerca das práticas realizadas na sala de recursos multifuncionais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

17.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Valéria Vieira Pereira.As contribuições do programa governamental de alfabetização alfa e beto para o desenvolvimento da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

18.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Jercimara Jersica Moura Lopes.Práticas de leitura na educação infantil e suas consequências para a formação do leitor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

19.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Lúcia de Fátima Oliveira.O brincar na educação infantil e a sua relação como desenvolvimento da criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

20.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Marta Regina do Nascimento.Literatura Infantil como contributo para a formação do leitor: a prática em sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

21.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Maria Landerleide Bento.Contos de fadas: análise das práticas de contação de histórias na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN.

22.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Geriana Pereira Negreiros.Lúdico na Educação Infantil: O papel dos Jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

23.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Maria Leidiane Alves Vicente.Pela Mão de Alice somos levados a descobrir o país das maravilhas: a literatura infantil e suas contribuições no processo de aquisição da leitura na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

24.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Joyce Mayara Silva Lins.Jogos e brincadeiras: instrumentos didáticos-pedagógicos na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

25.
SILVA, L. S. N.. Participação em banca de Anna Patrícia Carvalho Pinheiro.O trabalho como texto literário na sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sua transformação para a formação do leitor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SILVA, L. S. N.. COMISSÃO ACADÊMICA DA I JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃOE PLANEJAMENTO DE ENSINO. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Concurso público
1.
SILVA, L. S. N.; SALDANHA, D. M. L.L; MACEDO, S. M. F.. BANCA EXAMINADORA PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2018. CAMEAM-UERN.

Outras participações
1.
SILVA, L. S. N.. BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PIBIC/CNPQ. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SILVA, L. S. N.. PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR CONTRATO PROVISÓRIO. 2010. Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia.

3.
SILVA, L. S. N.. AVALIADOR DAS PROPOSTAS DE TRABALHOS SUBMETIDAS À APRESENTAÇÃO NA XIV SEMANA UNIVERSITÁRIA DO CAMEAM. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
SILVA, L. S. N.. BANCA EXAMINADORA DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LETRAS,DO NÚCLEO SUPERIOR DE UMARAZAL NAESU/UERN. 2007.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO CONTEXTO DO MOVA BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2014. (Encontro).

2.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE.EDUCAÇÃO POPULAR E MOVA BRASIL: UMA RELAÇÃO PARA ALÉM DAS LETRAS E DOS NÚMEROS. 2014. (Seminário).

3.
II SEMINÁRIO DO GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO POPULAR DA ANPED.A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO MOVA BRASIL. 2014. (Seminário).

4.
VI FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA/VI FIPED.COORDENAÇÃO DE GRUPO DE TRABLHO. 2014. (Encontro).

5.
V SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS.AS CONCEPÇÕES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Encontro).

6.
AFIRSE SECÇÃO BRASILEIRA VII. ESCOLHA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM AS EDUCADORAS RURAIS DO ALTO-OESTE POTIGUAR. 2013. (Congresso).

7.
II ENCONTRO DO PIBID/UERN E DO IV SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID/UERN DO.CONCEITOS E PRÁTICAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO:REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ALFA E BETO. 2013. (Encontro).

8.
III FEIRA DE CIÊNCIAS DA 15ª DIRED.III FEIRA DE CIÊNCIAS DA 15ª DIRED. 2013. (Outra).

9.
MESA REDONDA - O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO DE DIREITOS no V Fórum Internacional de Pedagogia - V FIPED. 2013. (Congresso).

10.
V FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA-V FIPED. As Narrativas maravilhosas. 2013. (Congresso).

11.
1º CONPED-RN. 2012. (Congresso).

12.
I ENCONTRO DE PRÁTICAS FORMATIVAS NA DOCÊNCIA, I ENCONTRO PIBID/UERN E I SEMINÁRIO PRODOCÊNCIACIA/UERN.O PROFESSOR BRINQUEDISTA COMO MEDIADOR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SABERES E COMPETÊNCIAS. 2012. (Encontro).

13.
I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA-I SEMAPED.O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ESTRUTUTRA FÍSICA ADEQUADA E ORGANIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. 2012. (Seminário).

14.
IV SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS-SETEPEEPE.A IMPORTÂNCIA DAS ROTINAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. 2012. (Encontro).

15.
IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA/IV FIPED.O ESTÁGIO COMO CAMPO DE PESQUISA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. 2011. (Encontro).

16.
V COLÓQUIO DE EXTENSÃO DA UERN.DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ?A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS FRENTE AOS DESAFIOS DE MEDIAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS?. 2011. (Encontro).

17.
XVII EPEPE-ENCONTRO POTIGUAR DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 2011. (Encontro).

18.
Fórum Social Mundial.Oficina sobre Assédio Moral. 2010. (Outra).

19.
III FIPED.PLANO DE ACÇÕES ARTICULADAS ( PAR): UM INSTRUMENTO A FAVOR DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL. 2010. (Outra).

20.
VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Esino de Língua Potuguesa e de Literaturan. 2010. (Outra).

21.
II Fórum Internacional de Pedagogia.Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e seus Reflexos em um Município do Alto-Oeste Potiguar-RN. 2009. (Encontro).

22.
I SIMPÓSIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.O MOVA BRASIL E SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO. 2009. (Simpósio).

23.
I FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA- I FIPED. 2008. (Congresso).

24.
III SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS(SETEPE).LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE CONCEITOS, SENTIDOS, EMOÇÕES E RAZÃO. 2008. (Encontro).

25.
III SEMANA DE ESTUDOS , TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - SETEPE. 2008. (Outra).

26.
I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DAS LICENCIATURAS DO CAMEAM. 2008. (Seminário).

27.
SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS-PAR. 2007. (Seminário).

28.
II SEMINÁRIO SETORIAL DA PESQUISA MATRIX E A DESCONTRUÇÃO. 2006. (Seminário).

29.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. 2005. (Congresso).

30.
SEMINÁRIO POSSIBILIDADES DA PRÁTICA DE ENSINO FRENTE À REALIDADE DO ALTO-OESTE POTIGUAR E ADJACÊNCIAS.POSSIBILIDADES DA PRÁTICA DE ENSINO FRENTE À REALIDADE DO ALTO -OESTE POTIGUAR E ADJACÊNCIAS. 2005. (Seminário).

31.
XII SEMANA UNIVERSITÁRIA. 2005. (Outra).

32.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR. 2004. (Outra).

33.
I CONFERÊNCIA REGIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. 2004. (Outra).

34.
OFICINA DE TEATRO DE BONECOS. 2004. (Encontro).

35.
SEMINÁRIO FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB. 2003. (Seminário).

36.
ENCONTRO ESTADUAL DE LEITURA DO PROLER/RN. 2002. (Encontro).

37.
III SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - III SELLP. 2002. (Outra).

38.
III SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - III SELLP.A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTO: UMA ANÁLISE TEÓRICA - PRÁTICA. 2002. (Outra).

39.
X SEMANA UNIVERSITÁRIA.IMPLICATURAS: UMA ANÁLISE DO USO COTIDIANO. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, L. S. N.; ALBUQUERQUE, E. M. ; PEREIRA, V. V. . Grupo de Trabalho: Experiências e Desafios nas Práticas de Alfabetização e Letramento. 2013. (Congresso).

2.
SILVA, L. S. N.; FONTES, F.C.O ; SALDANHA, D. M. L.L ; BEZERRA, K, G. C . Grupo de Trabalho: Práticas Educativas em Espaços Escolares e Não Escolares: Um debate sobre a formação profissional a partir do Estágio Supervisionado. 2011. (Outro).

3.
SILVA, L. S. N.. COORDENADORA DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DA IV SETEPE. 2011. (Congresso).

4.
SILVA, L. S. N.; COSTA, M. C. ; SANTOS, M. E. S. ; MATIAS, M. C. . Grupo de Trabalho: Educação e Múltiplas Linguagens: A prática docente em sala de aula. 2010. (Outro).

5.
SILVA, L. S. N.. Coordenação do Grupo de Estudos "Gestão Escolar" no II Fórum Internacional de Pedagogia. 2009. (Outro).

6.
SILVA, L. S. N.. MEMBRO DA COMISSÃO DE PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA III SETEPE. 2008. (Outro).

7.
SILVA, L. S. N.. MEMBRO DA COMISSÃO DE MOBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO. 2008. (Outro).

8.
SILVA, L. S. N.. I FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA-I FIPED. 2008. (Congresso).

9.
SILVA, L. S. N.. I Jornada de Estudos e Pesquisa em Educação e Planejamento de Ensino. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Élica Leite de Aráujo. A Formação do Leitor: Uma Análise do Livro Didático. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUC. E LINGUAGENS P A MULTICULT) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leandro Alves de Medeiros. Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

2.
Jandi-Nara Alves de Oliveira. Alfabetizar letrando:Desafios da prática alfabetizadora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

3.
Josiana Maria do Nascimento. O fechamento das escolas do campo no município de Água Nova-RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

4.
Kévina Aline Nunes de Lima. ProInfância e as escolas de Educação Infantil: Um estudo sobre a implementação do programa em municípios do Alto Oeste Potiguar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

5.
Rerisson Rômulo da Silva. A prática pedagógica na educação de jovens e adultos: realidade, desafios e perspectivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM/UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

6.
Adnilsa Avelino de Freitas. O sucesso do aluno da EJA e seu ingresso no ensino superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM/UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

7.
Maria Eliza Nunes de Oliveira. A relação das crianças com a linguagem: uma análise a partir da obra infantil: " Casa das estrelas, o universo contado pelas crianças". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM/UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

8.
Ana Lourdes Marques Holanda. A prática pedagógica no contexto da educação do campo: Um olhar sobre a Escola José Belo de Andrade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM/UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

9.
Driele Félix de Oliveira. O letramento e as práticas de leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMAEM/UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

10.
Janny Kelly de Souza Freitas. O brincar na educação infantil: do planejamento a prática de sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

11.
Simone Florêncio de Freitas. As Contribuições das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças: As cantigas de roda em foco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

12.
Ana Raquel de Oliveira Pereira. O Conceito de infância numa perspectiva socio-cultural: um olhar sobre a Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMAEM/UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

13.
Andréa Maia da Costa. A atividade lúdica enquanto prática pedagógica na Educação Infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

14.
Maria de Fátima Aires de Andrade. As contribuições da leitura literária para oralidade na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

15.
Francisca Romelha Alexandre. As concepções do processo de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

16.
Genikartere Martins Leite. A ausência do professor no magistério da Educação Infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

17.
Antonia Amanda Kelly de Lima Costa. O espaço na educação infantil: contribuições de uma estrutura física adequada e organizada para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

18.
Ednaide Geraldo de Lima. O Lúdico na Educação Infantil: a mediação pedagógica como critério de análise. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

19.
Álvaro Mateus Carvalho Fernandes. A função dos Jogos e brincadeiras no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

20.
Carlos Almarí Viana. Interação escola e família nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CAMEAM-UERN. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.

21.
Cleuma Maia de Souza. O Brincar na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Lívia Sonalle do Nascimento Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, A. A. K. L. ; SILVA, L. S. N. . O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ESTRUTUTRA FÍSICA ADEQUADA E ORGANIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


2010 - Aprovação em Concurso Público para Docente da UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/ Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia- 1ª colocada.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 24:55:58