Wilian Junior Bonete

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7339543110127451
  • Última atualização do currículo em 20/10/2018


Atualmente é doutorando em História pela Universidade Federal do Mato Grosso UFMT (desde 2015-2019) na linha de pesquisa Ensino de História, Memória e Patrimônio. Possui Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Londrina ? UEL (2013) na linha de pesquisa História e Ensino de História. Possui Graduação em História (Licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2010). Exerce docência no Ensino Superior e Educação Básica. Leciona as seguintes disciplinas: História, Sociologia, Filosofia, Ética, Antropologia, Geografia, Movimentos Sociais, História da Educação, História da Educação Brasileira, História da Arquitetura, História da Arte. No campo da pesquisa científica, trabalha com as seguintes temáticas: Teoria e Metodologia da História, Ensino de História, Consciência Histórica, Didática da História, Educação Histórica, Formação de professores, Identidade e saberes discentes e docentes, EJA e Política Públicas para a EJA no Brasil. Além disso é membro do Conselho Editorial da Revista Diálogos Multidisciplinares (Faculdade Guarapuava) e parecerista Ad Hoc de revistas como História Hoje (ANPUH/RJ) e História e Ensino (UEL). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilian Junior Bonete
Nome em citações bibliográficas
BONETE, W. J.;BONETE, WILIAN


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Identidade, Saberes e Consciência histórica de Professores de História da Educação de Jovens e Adultos em Guarapuava, Pr. (Título Provisório),
Orientador: Kátia Maria Abud.
Coorientador: Renilson Ribeiro Rosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de HIstória; Consciência Histórica; cultura histórica; Identidade Docente.
2011 - 2013
Mestrado em História Social.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Ensino de História, Consciência Histórica e a Educação de Jovens e Adultos,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Regina Celia Alegro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Consciência Histórica; Ensino de HIstória; Didática da História; EJA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
2016 - 2016
Especialização em MBA em Gestão do conhecimento na Educação Superior. (Carga Horária: 440h).
Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Título: MBA.
2006 - 2010
Graduação em História.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em Guarapuava: Reflexões sobre as Práticas Docentes. (2006-2009)..
Orientador: Marion Regina Stremel.




Formação Complementar


2015 - 2015
Sociologia - Nível de atualização. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Filosofia - Nível de atualização. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2008 - 2008
O ENSINO DE HISTORIA E AS LEITURAS DO PASSADO. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
07/2018 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
07/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Educação Brasileira
09/2018 - 10/2018
Ensino, MBA EXECUTIVO EM LIDERANÇA, COACHING E GESTÃO EMPREENDEDORA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Responsabilidade Social
07/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira
07/2017 - 12/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
02/2017 - 07/2017
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia aplicada à Farmácia
02/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/2017 - 07/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Saúde
02/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
07/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Sociais
07/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira
07/2016 - 12/2016
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Saúde
02/2016 - 07/2016
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Saúde
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
02/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Ética
02/2016 - 07/2016
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia aplicada à Farmácia
09/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Psicologia Histórico-Cultural e Educação
09/2015 - 12/2015
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
07/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira
07/2014 - 12/2014
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Saúde
02/2014 - 07/2014
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Saúde
02/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
Sociologia
08/2012 - 08/2012
Ensino, Ensino de História e Geografia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino de História e o Livro de História

Faculdades Guarapuava, UNIGUA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura 1
07/2018 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura e das Artes 1
07/2018 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura I
História da Arquitetura Brasileira I
02/2018 - 07/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura e das Artes III
02/2018 - 07/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura Brasileira 2
07/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura Brasileira 1
07/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura e das Artes II
02/2017 - 07/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura Brasileira II
História da Arquitetura e das Artes I
História da Arquitetura e das Artes III
07/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura Brasileira I
História da Arquitetura e das Artes II
02/2016 - 07/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura I
História da Arquitetura III
07/2015 - 12/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arquitetura e das Artes II

Faculdades do Centro do Paraná, UCP/ASSESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

07/2015 - 09/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão da Qualidade
Inovação e Sustentabilidade
Responsabilidade Social
Sociologia
02/2015 - 09/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia do Direito
07/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cidadania
Responsabilidade Social
Sociologia
07/2014 - 12/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Movimentos Sociais II
07/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira
02/2014 - 07/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
02/2014 - 07/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Sociologia da Educação

Colégio Guairacá, CG., Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia / Sociologia
02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
01/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
01/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
09/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Escola Aldeia Do Sol, EADS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
07/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2013 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, COLIMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História - Fundamental e Médio, Carga horária: 27

Atividades

02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Centro Educacional Betel, CEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Atividades

07/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor, Carga horária: 6
Outras informações
Professor/Tutor do curso de Graduação em História, na modalidade a distância (EAD). UNOPAR, pólo de Guarapuava, PR.


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente (Pós-Graduação) - Bolsista CAPES
Outras informações
Aluno Regular do Programa de Pós-Graduação em História Social - PPGHS /UEL (Nível Mestrado)


Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio realizado na disciplina de "Estágio Supervisionado I" - Prof.ª Dr.ª Maria Paula Costa

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoria Discente, Enquadramento Funcional: Monitor Discente, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitoria Discente Remunerada na disciplina de História do Brasil III - Prof. Dr.ª Terezinha Saldanha

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Núcleo de Avaliação Institucional (NAI), Carga horária: 30

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Núcleo de Informática (NDI) - Campus CEDETEG, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Narrativas Escolares sobre a História: estudos com alunos da EJA em Guarapuava/Londrina - PR
Descrição: Este projeto de pesquisa teve por objetivo analisar as idéias de alunos do ensino fundamental e médio da EJA na disciplina de História, manifestadas em narrativas produzidas na aula de História. O intuito maior foi verificar respeito a concepção dos alunos sobre a História e sua função social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Wilian Junior Bonete - Integrante / Regina Celia Alegro - Coordenador.
2009 - 2010
O Ensino de História da Educação de Jovens e Adultos: Reflexões.
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa foi identificar e analisar as praticas docentes no ensino de História na modalidade EJA em Guarapuava. Para tanto, foram selecionado três professores que atauram na EJA entre os anos de 2006 e 2009, e mediante a entrevistas foi possivel levantar indícios sobre suas visões a respeito da EJA e suas ações nas mediações dos conhecimentos históricos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Wilian Junior Bonete - Integrante / Marion Regina Stremel - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Diálogos Multidisciplinares (FG)
2014 - Atual
Periódico: Historien (Petrolina)
2012 - Atual
Periódico: História & Ensino


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Revista Diálogos Multidisciplinares


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Reconhecimento Didático Pedagógico na disciplina de História da Arquitetura e das Artes I - Avaliação acima da nota 9,0., Faculdade Guarapuava.
2017
Reconhecimento Didático Pedagógico na disciplina de História da Arquitetura e das Artes III - Avaliação acima da nota 9,0., Faculdade Guarapuava.
2017
Reconhecimento Didático Pedagógico na disciplina de História da Arquitetura Brasileira II - Avaliação acima da nota 9,0., Faculdade Guarapuava.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BONETE, W. J.2017BONETE, W. J.. ALUNOS DA EJA FALAM SOBRE A HISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E VIDA PRÁTICA. HISTÓRIA, HISTÓRIAS, v. 5, p. 190-211, 2017.

2.
BONETE, W. J.2015BONETE, W. J.; FREITAS, R. R. . CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE. Labirinto (UNIR), v. 22, p. 156-176, 2015.

3.
BONETE, W. J.2015BONETE, W. J.. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: REFLEXÕES NO PLANO LEGISLATIVO E AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DOS ALUNOS. Fronteiras: Revista de História, v. 17, p. 105-125, 2015.

4.
BONETE, W. J.;BONETE, WILIAN2013 BONETE, W. J.. O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOBRE OBJETIVOS E RELAÇÕES COM A VIDA PRÁTICA. Historien (Petrolina), v. 2, p. 17-36, 2013.

5.
BONETE, W. J.;BONETE, WILIAN2013BONETE, W. J.. NOTAS SOBRE O CONCEITO DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E NARRATIVA EM JÖRN RÜSEN E AGNES HELLER. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD), v. 7, p. 1-20, 2013.

6.
BONETE, W. J.;BONETE, WILIAN2013 BONETE, W. J.. Ensino de História e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos: notas investigativas. Antíteses (Londrina), v. 6, p. 76, 2013.

7.
BONETE, WILIAN2013BONETE, WILIAN. Alunos da educação de jovens e adultos (EJA) e a história: entre significados e representações. História & Ensino, v. 19, p. 261-284, 2013.

8.
BONETE, W. J.;BONETE, WILIAN2013BONETE, W. J.; FERNANDES, D. ; JUNIOR, J. . HISTÓRIA & GEOGRAFIA: POR UM ENSINO HUMANISTA. Historiae, v. 4, p. 39-58, 2013.

9.
BONETE, W. J.;BONETE, WILIAN2012 BONETE, W. J.. OLHARES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA CIDADE DE GUARAPUAVA, PR.. Historiae, v. 3, p. 37-50, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BONETE, W. J.; BARROSO, P.F. (Org.) ; QUEIROZ, R. M. (Org.) . Antropologia e Cultura. 1. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017. v. 1. 218p .

2.
BONETE, W. J.; MARIN, G. (Org.) ; SCARANO, R. C. V. (Org.) ; GOMES, J. B. (Org.) ; LOPES FILHO, A. R. I. (Org.) . ÉTICA E CIDADANIA. 1ª. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017. v. 1. 248p .

3.
BONETE, W. J.; ROCHA, Rita de Cássia Luiz (Org.) ; SOUZA, Lucineia Moreira de (Org.) . PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: MÚLTIPLAS INTERFACES. 1. ed. Guarapuava: Apprehendere, 2016. 365p .

Capítulos de livros publicados
1.
BONETE, W. J.. O QUE É FILOSOFIA E PARA QUE SERVE?. In: BONETE, Wilian Junior (et. al). (Org.). ÉTICA E CIDADANIA. 1ºed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1º, p. 13-23.

2.
BONETE, W. J.. DE ONDE VEM O CONHECIMENTO?. In: BONETE, Wilian Junior (et. al). (Org.). ÉTICA E CIDADANIA. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 24-36.

3.
BONETE, W. J.. INTRODUÇÃO À ÉTICA. In: BONETE, Wilian Junior (et.al). (Org.). ÉTICA E CIDADANIA. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 61-72.

4.
BONETE, W. J.. SOCIOLOGIA E TRABALHO. In: BONETE, Wilian Junior (et. al.). (Org.). ÉTICA E CIDADANIA. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 86-99.

5.
BONETE, W. J.. ÉTICA VERSUS MORAL. In: BONETE, Wilian Junior (et. al.). (Org.). ÉTICA E CIDADANIA. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 113-125.

6.
BONETE, W. J.. RAZÕES MORAIS OBJETIVAS. In: BONETE, Wilian Junior (et. al.). (Org.). ÉTICA E CIDADANIA. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 126-136.

7.
BONETE, W. J.. PLURALIDADE RELIGIOSA. In: BONETE, Wilian Junior (et. al.). (Org.). ÉTICA E CIDADANIA. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 151-164.

8.
BONETE, W. J.. CULTURA BRASILEIRA COMO MISCIGENAÇÃO. In: BARROSO, P. F.; BONETE, W.J.; QUEIROZ, Ronaldo de Morais. (Org.). Antropologia e Cultura. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 191-202.

9.
BONETE, W. J.. A CULTURA DOS BRANCOS IMIGRANTES. In: BARROSO, P.F.; BONETE, W.J.; QUEIROZ, R.M.. (Org.). Antropologia e Cultura. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 177-189.

10.
BONETE, W. J.. Relações étnico-raciais, ensino de História e Culturas Afro-brasileira, Africana e Indígena,. In: BARROSO, P.F.; BONETE, W.J.; QUEIROZ, R.M.. (Org.). Antropologia e Cultura. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 1-18.

11.
BONETE, W. J.. ÉTICA ORGANIZACIONAL. In: BONETE, Wilian Junior (et. al). (Org.). ÉTICA E CIDADANIA. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2017, v. 1, p. 73-85.

12.
BONETE, W. J.. IDENTIDADE E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE PROFESSORES: NOTAS SOBRE UM PERCURSO INVESTIGATIVO. In: ROCHA, Rita de Cássia Luiz da; SOUZA, Lucineia Moreira de; BONETE, Wilian Junior.. (Org.). PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÚLTIPLAS INTERFACES. 1ed.Guarapuava: Apprehendere, 2016, v. , p. 337-361.

13.
BONETE, W. J.. IDENTIDADE, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS. In: João Paulo Rodrigues; Vitale Joanoni Neto. (Org.). Anais do IV Seminário Internacional de História e Historiografia: Os 40 anos de Faire de l?histoire e a Historiografia Brasileira. 1ed.Cuiabá: UFMT, 2015, v. , p. 430-445.

14.
BONETE, W. J.; ALEGRO, R.C. . O QUE PENSAM OS ALUNOS JOVENS E ADULTOS SOBRE A HISTÓRIA? NOTAS SOBRE SUAS IMAGENS E REPRESENTAÇÕES. In: LIMA, Angela Maria de Sousa; ORTENZI, Denise Ismênia; BROIETTI, Fabiele Cristiane; PASQUINI, Regina Célia.. (Org.). PROCEDENDIA/UEL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Londrina: UEL, 2013, v. , p. 103-108.

15.
BONETE, W. J.; SANTOS, P. A. ; ALEGRO, R.C. . HISTÓRIA DO SAMBA E ORIGEM DO DRIBLE NO FUTEBOL: RELATOS DE EXPERIÊNCIA. In: SANTOS, A.R.J. (et. al.). (Org.). Práticas e Reflexões de Metodologia de Ensino e Pesquisa do Projeto PRODOCÊNCIA da UEL.. 1ed.Londrina: PRODOCENCIA, 2012, v. 1, p. 328-338.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BONETE, W. J.. SOBRE OS SIGNIFICADOS DO CONHECIMENTO HISTÓRICO PARA ALUNOS DA EJA: RELATOS DE PESQUISA. In: IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social / XVI Semana de História - UEL, 2016, Londrina. CADERNO DE RESUMO - IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social / XVI Semana de História - UEL, 2016. p. 721-732.

2.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GUARAPUAVA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES (2006-2009). In: IX ENPEH - Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: América Latina em Perspectiva: Culturas, Memórias e Saberes - USFC, 2011, Florianópolis, SC. Anais da IX ENPEH, 2011.

3.
BONETE, W. J.; ALEGRO, R.C. . O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: XXIII Semana de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná - A Escrita da História no Século XXI: Novas Perspectivas? - UENP, 2011, Jacarezinho, PR. Anais da XXIII Semana de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, 2011.

4.
BONETE, W. J.. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: V Congresso Internacional de História - UEM, 2011, Maringa, PR. Anais do V Congresso Internacional de História, 2011.

5.
BONETE, W. J.. UMA REFLEXÃO ACERCA DA AÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). In: V Congresso Internacional de História - UEM, 2011, Maringá, PR. Anais do V Congresso Internacional de História, 2011.

6.
BONETE, W. J.. A PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: XIII Semana de Educação - Formação de Professores: Pesquisa, Cultura e Saberes, 2011, Londrina. Anais do XIII Semana de Educação, 2011.

7.
BONETE, W. J.; ALEGRO, R.C. . CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E ENSINO DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS: APONTAMENTOS INICIAIS DE INVESTIGAÇÃO. In: V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em História Social - UEL, 2011, Londrina. Anais do V Seminário de Pesquisa do PPHS, 2011. v. 2. p. 181-183.

8.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010 - UEL, 2010, Londrina, PR. Anais do VIII - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL. Londrina, 2010.

9.
BONETE, W. J.; FERNANDES, D. . GEOGRAFIA E HISTÓRIA: POR UM ENSINO MAIS HUMANO. In: XVIII Semana de Geografia - A Produção do Conhecimento Geográfico: Experiências e Possibilidades, 2010, Guarapuava, PR. Anais da XVIII Semana de Geografia - UNICENTRO, campus CEDETEG, 2010.

10.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA. In: V Seminário de Educação do Centro Oeste do Paraná e XVIII Semana de Pedagogia da UNICENTRO: Educação? Inclusão?Exclusão? Inconclusão?, 2010, Guarapuava, PR. Anais da V Seminário de Educação do Centro Oeste do Paraná e XVIII Semana de Pedagogia da UNICENTRO., 2010.

11.
BONETE, W. J.; COSTA., M. P. . HISTÓRIA REGIONAL: EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O ENSINO DE HISTÓRIA DO PARANÁ. In: I Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação - UNIOESTE, 2010, Cascavel, PR. Anais do I Seminário Internacional de Etnia, DIversidade e Formação, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: NOTAS DE PESQUISA. In: V Seminário de Educação do Centro Oeste do Paraná e XVIII Semana de Pedagogia da UNICENTRO: Educação? Inclusão?Exclusão? Inconclusão?, 2010, Guarapuava. Anais da V Seminário de Educação do Centro Oeste do Paraná e XVIII Semana de Pedagogia da UNICENTRO., 2010.

2.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ESCOLHA PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GUARAPUAVA. In: SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - UNICENTRO, 2009, Guarapuava - PR. Anais Eletrônicos da SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - UNICENTRO, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BONETE, W. J.. SOBRE O SIGNIFICADO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO PARA ALUNOS DA EJA: RELATOS DE PESQUISA. In: VI Semana de História IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social IV Encontro das Especializações em História, 2016, Londrina/PR.. Anais da VI Semana de História IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social IV Encontro das Especializações em História. Londrina: UEL, 2016. p. 65-65.

2.
BONETE, W. J.. IDÉIAS, CONCEITOS E SABERES HISTÓRICOS DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS DA EJA: NOTAS DE PESQUISA. In: VI Seminário de Pesquisa do PPGHS/UEL: Memórias, Linguagens e Identidades., 2012, Londrina. Anais do VI Seminário de Pesquisa do PPGHS/UEL., 2012. v. 1. p. 88-88.

3.
BONETE, W. J.. O QUE PENSAM OS ALUNOS JOVENS E ADULTOS SOBRE A HISTÓRIA? CONSIDERAÇÕES INICIAIS. In: Seminário Nacional de História ? Brasis: perspectivas históricas. XX Semana de História da UNICENTRO. Guarapuava, PR., 2012, Guarapuava, PR.. Anais do Seminário Nacional de História ? Brasis: perspectivas históricas., 2012. v. 1. p. 22-22.

4.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GUARAPUAVA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES (2006-2009). In: IX ENPEH - Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História - America Latina em Perspectiva: Memorias, Culturas e Saberes, 2011, Florianópolis, SC. Caderno de Resumos e Programação da IX ENPEH. Florianópolis,SC: UFSC/CED, 2011. v. 1. p. 63-63.

5.
BONETE, W. J.. ENSINO DE HISTÓRIA PARA JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: VIIII Semana Acadêmica de História: História e Revolução no Mundo Contemporâneo - UNIOESTE, 2011, Mal. Cândido Rondon. Caderno de Resumos. Cascavel: Assoste, 2011. v. 1. p. 22-22.

6.
SANTOS, P. A. ; BONETE, W. J. ; ALEGRO, R.C. . HISTÓRIA DO SAMBA E ORIGEM DO DRIBLE NO FUTEBOL. In: III JORNADA DE HUMANIDADES - COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UEL: IN/EXCLUSÃO E JUVENTUDE, 2011, Londrina, Pr. CADERNO DE RESUMOS DA III JORNADA DE HUMANIDADES, 2011. v. 1. p. 52-52.

7.
SANTOS, P. A. ; BONETE, W. J. ; ALEGRO, R.C. . HISTÓRIA DO SAMBA E ORIGEM DO DRIBLE NO FUTEBOL. In: V Jornada de Humanidades - CEEP CASTALDI, 2011, Londrina, Pr. Mídia, Cidadania e Questões Ambientais na Construção da Coletividade Humana, 2011. v. 1. p. 25-25.

8.
BONETE, W. J.. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS. In: V Congresso Internacional de História - UEM, 2011, Maringa, PR. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringa, PR: CLICHETEC, 2011. v. 1. p. 211-212.

9.
BONETE, W. J.. UMA REFLEXÃO ACERCA DA AÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). In: V Congresso Internacional de História - UEM, 2011, Maringá, PR. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Maringá, PR: CLICHETC, 2011. v. 1. p. 211-212.

10.
BONETE, W. J.. CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E ENSINO DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS: APONTAMENTOS INICIAIS DE INVESTIGAÇÃO. In: V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em História Social - UEL, 2011, Londrina. Anais do V Seminário de Pesquisa do PPHS - UEL. Londrina, 2011. v. 5. p. 39-39.

11.
BONETE, W. J.; COSTA., M. P. . HISTÓRIA REGIONAL: EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O ENSINO DE HISTÓRIA DO PARANÁ. In: I Semninário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação - UNIOESTE, 2010, Cascavel. I Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e formação, 2010.

12.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: NOTAS DE PESQUISA. In: XII Encontro Regional de História da ANPUH - PR - Regiões, Imigrações e Identidades, 2010, Irati, PR.. Caderno de Resumos e Programação.. IRATI: UNICENTRO, 2010. p. 99.

13.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . PRÁTICAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GUARAPUAVA. In: V Semana de História e Seminário de Estudos Étnicos-Raciais -UNICENTRO, Campus de Irati, 2009, Irati. Anais Eletrônicos da V Semana de Hístória e Seminário de Estudos Étnicos-Raciais - UNICENTRO, Campus Irati, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
BONETE, W. J.. SOBRE OS SIGNIFICADOS DO CONHECIMENTO HISTÓRICO PARA ALUNOS DA EJA: RELATOS DE PESQUISA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BONETE, W. J.. Proposta Curricular e Estratégicas para História e Geografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BONETE, WILIAN. Identidade, Saberes e Consciência Histórica de professores da EJA: Notas de pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . O ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em Guarapuava: Reflexões sobre as práticas docentes (2006-2009). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BONETE, W. J.; ALEGRO, R.C. . O ensino de História na Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BONETE, W. J.. Considerações acerca do ensino e aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BONETE, W. J.. Uma reflexão acerca da ação docente na disciplina de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BONETE, W. J.. A Pesquisa em Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BONETE, W. J.. O ensino de história na educação de Jovens e Adultos: uma análise das experiências docentes em Guarapuava (2006-2009). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BONETE, W. J.. História regional em sala de aula: experiências docentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BONETE, W. J.; COSTA., M. P. . Historia Regional: Experiência Docente com o Ensino de HIstória do Paraná. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . O Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . Reflexões Sobre o Ensino de História e suas Contribuições na Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . O ensino de História na EJA: Notas de Pesquisa.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . Apontamentos sobre a Educação e o ensino de História na EJA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
BONETE, W. J.; FERNANDES, D. . Geografia e História: Por um Ensino mais Humano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BONETE, W. J.; STREMEL, M. R. . O Ensino de História: Uma Escolha pela Educação de Jovens e Adultos em Guarapuava. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BONETE, W. J.. Práticas e Metodologias no Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em Guarapuava. (2000 - 2009). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BONETE, W. J.. Os desafios da vida acadêmica e a importância do conhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional 2018 (Artigo - Site Institucional - Faculdade Guairacá).

2.
BONETE, W. J.. ENSINO DE HISTÓRIA, CONSCIENCIA HISTÓRICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2013 (Resumo indexado. In: Revista Antíteses - Vol. 6, n. 11, Jan./Jun. 2013.).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BONETE, W. J.. Parecer Hd hoc - Revista História Hoje/ANPUHRJ, v.6, n.11. 2017.

2.
BONETE, W. J.; MARIN, G. ; FAJARDO, A. P. . Revisão Técnica - Livro: Ética e Cidania. Porto Alegre: SAGAH, 2017.. 2017.

3.
BONETE, W. J.. Parecer Ad-Hoc - Revista História & Ensino - v. 23, nº 2, jul./dez. de 2017.. 2017.

4.
BONETE, W. J.. Parecer Hd hoc - Revista História & Ensino - UEl, v.22, n.1. 2016.

5.
BONETE, W. J.. Parecer Hd hoc - Revista Libirinto - UNIR - v. 25, jul/dez. 2016.

6.
BONETE, W. J.. Parecer Ad Hoc - Revista LABIRINTO - UNIR. 2015.

7.
BONETE, W. J.. Parecer Ad Hoc - Revista História Hoje - ANPUH/RJ - 2º Semestre. 2015.

8.
BONETE, W. J.. Comissão Científica da II Jornada Integrada das Licenciaturas e I Encontro Institucional PIBID - A Formação de Licenciados: a construção de práticas educacionais. 2014.

9.
BONETE, W. J.. Parecer Hd hoc - Revista História & Ensino - UEL / v.20, n.2. 2014.

10.
BONETE, W. J.. Parecer Hd hoc - Revista História & Ensino - UEL / v.19, n.1 -. 2013.

11.
BONETE, W. J.. Parecer Hd hoc - Revista História & Ensino - UEL / v.18, n.1 Jan/Jun. 2012.

12.
BONETE, W. J.. Parecer Hd hoc - Revista História & Ensino - UEL / v.18 ESPECIAL PIBID. 2012.

13.
BONETE, W. J.. Parecer Hd hoc - Revista História & Ensino - UEL - v.18, n.2 Jan/Jun. 2012.

14.
BONETE, W. J.. Revisor de tradução - Revista Antíteses Vol. 4, n. 7, jan./jun. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
BONETE, W. J.; MARIN, G. ; SCARANO, R. C. V. ; GOMES, J. B. ; LOPES FILHO, A. R. I. . ÉTICA E CIDADANIA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Ensino Superior).

2.
BONETE, W. J.. ITINERÁRIOS DE PESQUISA: HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. 2012. (Palestra - Graduandos 4º ano de História matutino - UNICENTRO.).

3.
SANTOS, P. A. ; BONETE, W. J. ; ALEGRO, R.C. . HISTÓRIA DO SAMBA E A ORIGEM DO DRIBLE NO FUTEBOL (Curso de curta duração ministrado na III Jornada de Humanidades do Colégio de Aplicação - UEL.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BONETE, W. J.; SANTOS, P. A. . HISTÓRIA DO SAMBA CARIOCA E A ORIGEM DO DRIBLE NO FUTEBOL (Curso curta duração ministrado no Colégio Polivalente - Londrina, PR. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BONETE, W. J.; SILVA, L. E. ; OHARA, J. ; BRANDAO, J. S. . Mini-Acústico: Rock Nacional. 2011 (Apresentação Musical).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BONETE, W. J.; REGIANE, Cláudia; ROCHA, Rita de Cássia Luiz. Participação em banca de Marinilze Bolínio.História e Memória: A Trajetória Docente Da Professora Anastácia Zastavni De Souza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

2.
BONETE, W. J.; SOUZA, Lucineia Moreira de; ROCHA, Rita de Cássia Luiz. Participação em banca de LIMA, Jéssica de.HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARAPUAVA - PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

3.
BONETE, W. J.; REGIANE, Cláudia; ROCHA, Rita de Cássia Luiz. Participação em banca de Mônica Bakovicz.A representação da escola para agentes ecológicos do município de Guarapuava, PR.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

4.
BONETE, W. J.; REGIANE, Cláudia; ROCHA, Rita de Cássia Luiz. Participação em banca de Andressa Taciane Marcelino.Escolas Étnicas polonesas no Paraná: inspeção escolar, resistência e manutenção da identidade étnica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

5.
BONETE, W. J.; REGIANE, Cláudia; ROCHA, Rita de Cássia Luiz. Participação em banca de Gilmara Ferreira Tiburcio Lima.A representação da infância nas comemorações do centenário da independência do Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

6.
BONETE, W. J.; REGIANE, Cláudia; ROCHA, Rita de Cássia Luiz. Participação em banca de Gleicy Kelly Silvério dos Santos.Projeto de expansão missionária da congregação das servas do Espírito Santo e a fundação de seus colégios no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

7.
BONETE, W. J.; TAFURI, L.; REGIANE, Cláudia. Participação em banca de Tábata Ribeiro de Melo Stock.Identidade e Memória: a constituição do cenário educacional Suábio Danúbio Guarapuava, PR.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação em Metodologias Ativas SAGAH. 2016. (Encontro).

2.
XVI Semana a de História - IX Seminário do PPGHS/UEL.SOBRE OS SIGNIFICADOS DO CONHECIMENTO HISTÓRICO PARA ALUNOS DA EJA: RELATOS DE PESQUISA. 2016. (Seminário).

3.
VIII Seminário de Educação Histórica - Jörn Rüsen e o Ensino de História no Brasil.CONSCIÊNCIA HISTÓRICA,FORMAÇÃO HISTÓRICA E IDENTIDADE DE PROFESSORES DE HISTÓRIA QUE ATUAM NA EJA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS DE JÖRN RÜSEN.. 2015. (Seminário).

4.
Colóquio sobre o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. 2014. (Outra).

5.
Formação Pedagógica - Escola Aldeia do Sol. 2014. (Outra).

6.
I Colóquio interdisciplinar de Letras & Pedagogia. 2014. (Outra).

7.
I Colóquio interdisciplinar de Letras & Pedagogia. 2014. (Outra).

8.
Seminário de Gestão Pedagógica: experiência do cotidiano do Pedagogo o na educação básica. 2014. (Seminário).

9.
IX ENPEH - Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História - America Latina em Perspectiva: Memorias, Culturas e Saberes.O ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em Guarapuava: Reflexões sobre as práticas docentes (2006-2009). 2011. (Encontro).

10.
V Congresso Internacional de História - UEM. Considerações acerca do ensino e aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos - Uma reflexão acerca da ação docente na disciplina de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2011. (Congresso).

11.
V Seminário da Rede de Estudos Sobre Ensino e Aprendizagem de História. 2011. (Seminário).

12.
V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em História Social - UEL.Consciência histórica e Ensino de alunos jovens e adultos: Apontamentos iniciais de investigação. 2011. (Seminário).

13.
XIII Semana de Educação - Formação de Professores: Pesquisa, Cultura e Saberes - UEL.A PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2011. (Seminário).

14.
II Jornada de Pedagogia, Educação e Sociedade: Desafios Contemporâneos. - FACULDADE GUAIRACÁ.O Ensino de HIstória na Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Outra).

15.
I Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação - UNIOESTE.Historia Regional: Experiência Docente com o Ensino de HIstória do Paraná. 2010. (Seminário).

16.
V Congresso Internacional de Filosofia: Linguagem, Ética e Política. - UNICENTRO. 2010. (Congresso).

17.
VIII Encontro de PEsquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010 - UEL.Reflexões Sobre o Ensino de História e suas Contribuições na Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Encontro).

18.
XVIII Semana de História - Fontes Históricas: Métodos e Abordagens - UNICENTRO.O ensino de história na educação de Jovens e Adultos: uma análise das experiências docentes em Guarapuava (2006-2009). 2010. (Seminário).

19.
I Congresso Nacional de Filosofia da Unicentro/ II Colóquio Kant da SKB - PR, UNICENTRO. 2009. (Congresso).

20.
IV Congresso Internacional de História - UEM. 2009. (Congresso).

21.
SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - UNICENTRO.O Ensino de História: Uma Escolha pela Educação de Jovens e Adultos em Guarapuava. 2009. (Seminário).

22.
VIII Semana de Estudos de Serviço Social - O serviço Social e os Movimentos Sociais. - UNICENTRO. 2009. (Outra).

23.
V Semana de História e Seminário de Estudos Étnicos-Raciais - UNICENTRO, Campus Irati.Práticas e Metodologias no Ensino de História na Educação de JOvens e Adultos em Guarapuava (2000 - 2009). 2009. (Seminário).

24.
III Coloquio em História Agrária: Propriedade e Conflito. - UNICENTRO. 2008. (Outra).

25.
XVI Semana de Estudos de História: Leituras do Passado. - UNICENTRO. 2008. (Seminário).

26.
II Colóquio do Grupo de Pesquisa Cultura, Etnias e Identificações - Territorialidades, Identidades: (I)Migrações - UNICENTRO. 2007. (Outra).

27.
A Crise Política de 1964 e os Nacional-Revolucionários Brizolistas. Ministrada pelo Prof. Dr. Jorge Luiz Ferreira da Universidade Federal Fluminense - UFF - UNICENTRO. 2006. (Outra).

28.
XV Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET - UNICENTRO. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONETE, W. J.. V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social - PPGHS, UEL. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Márcia Aparecida Cordeiro dos Santos Eurich. A educação na era Vargas: uma análise sobre o ideal de educação e valores na cartilha ?A Juventude no Estado Novo? (1937-1945). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Wilian Junior Bonete.

2.
Devacir Aparecida Nunes. Entre memórias e experiências: a trajetória histórica da Escola Municipal Santa Terezinha, no município de Pinhão, PR. (1952-1982). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Wilian Junior Bonete.



Outras informações relevantes


** Aprovado em 3º Lugar: Concurso de Provas e Títulos para professor efetivo na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Publicado no Diário Oficial da União (DOU), Seção 3, n. 242, 19/12/2016. Área História e Ensino de História. Ordem de classificação: 1º: Monalisa Pavonne Oliveira, 26,84; 2º: Pedro Felipe Marques Ferrari, 25,98; 3º Wilian Junior Bonete: 22,06.

**Aprovado em 3º Lugar: Teste Seletivo para professor colaborador para o departamento de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - FAFIUV. (Atual UNESPAR). Edital 11/2012 - GD; Portaria .º 015/2012-GD. - (Convocado a assumir a vaga em 2013).__________________________________________________ 

**Aprovado em 4º Lugar :Teste Seletivo para professor colaborador para o departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Edital de abertura Nº 076/2013-DIRCOAV/UNICENTRO, Edital de aprovação e classificação Nº 101/2013-DIRCOAV/UNICENTRO, Edital de Homologação final: Resolução Nº 355-GR/UNICENTRO, De 27 De dezembro de 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 9:54:40