Joyce Vieira Fettermann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6835767521501293
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem (UENF). Especialista em Língua Inglesa e graduada em Letras - Português/Inglês (UniFSJ). Possui qualificação para professores de inglês da Cambridge University - TKT (Teaching Knowledge Test, módulo 1). Foi docente I de Língua Inglesa na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC) e Professora Substituta no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim). Atuou também como professora de inglês e coordenadora pedagógica em cursos livres, onde auxiliou em treinamentos de professores, e no curso de Pós-graduação lato-sensu em Letras/Inglês do UniFSJ, com as disciplinas: Compreensão e Produção Oral da Língua Inglesa e Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas Estrangeiras. Membro do Grupo Texto Livre, em que coordenou os Seminários Teóricos Interdisciplinares do Semiotec, no primeiro semestre de 2018. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à integração do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ao ensino de línguas estrangeiras, Formação de professores, Recursos Educacionais Abertos para o ensino de línguas e Multiletramentos na Escola. Organizadora do livro Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares (2016) e autora do livro Ensinando inglês para crianças (2017), publicados pela editora Brasil Multicultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joyce Vieira Fettermann
Nome em citações bibliográficas
Fettermann, Joyce;Vieira, Joyce;Jacinto Vieira Pinto, Joyce.;FETTERMANN, JOYCE VIEIRA


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: LANÇANDO LUZES PARA A (FORM)AÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS,
Orientador: Annabell Del Real Tamariz.
Coorientador: Eliana Crispim França Luquetti.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia.
2010 - 2012
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: OS ENTORNOS VIRTUAIS DA REDE SOCIAL MY ENGLISH CLUB NOS AMBIENTES PRESENCIAIS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Carlos Henrique Medeiros de Souza.
Coorientador: Juçara Gonçalves Lima Bedim.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: NTICs; Rede Social; My English Club; Ambiente presencial; Ensino-aprendizagem da Língua Inglesa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia.
2008 - 2008
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário São José, FSJ, Brasil.
Título: O Papel da Língua Materna na Aprendizagem de Língua Estrangeira.
Orientador: Sonia Maria da Fonseca Souza.
2005 - 2007
Graduação em Letras.
Centro Universitário São José, FSJ, Brasil.
Título: A Influência da Motivaçao no Ensino de Língua Inglesa.
Orientador: Juçara Gonçalves Lima Bedim.




Formação Complementar


2018 - 2018
BNCC: do currículo à sala de aula. (Carga horária: 10h).
Instituto Singularidades, SM, Brasil.
2018 - 2018
The Galilean Challenge: Architecture and evolution of language. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2017
REA: educação para o futuro. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Didáticas Inovadoras para o Ensino de Inglês. (Carga horária: 40h).
Instituto Singularidades, SM, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento Oficial para Professores. (Carga horária: 20h).
CNA - Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação para Professores de Língua Inglesa. (Carga horária: 80h).
faculdades integradas padre humberto, FSJ, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Qualificação em Tradução. (Carga horária: 120h).
Fundação São José, FSJ, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 120h).
Centro Universitário São José, FSJ, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário São José de Itaperuna, UNIFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da Pós-graduação em Letras
Outras informações
Disciplinas ministradas: Compreensão e Produção Oral da Língua Inglesa; Novas Tecnologias aplicadas ao ensino de Língua Estrangeira.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


CNA - Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa
Outras informações
Atuou também como formadora de novos professores.


Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 40
Outras informações
Doutoranda e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio doutoral, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa para asturmas de graduação nas Engenharias.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40
Outras informações
Mestranda e pesquisadora do grupo de pesquisa Ciber Redes, vinculado à linha de pesquisa Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação, do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem.


Educandário Language Center, LC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Inglesa


Colégio Batista de Itaperuna, CBI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16


Green Bay English School, GREEN BAY, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa


Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplina ministrada: Língua Inglesa

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de equipe da CGP, Carga horária: 40
Outras informações
Membro de equipe da Coordenação de Gestão de Pessoas da Diretoria Regional de Educação da SEEDUC, em Itaperuna-RJ. Trabalhou com contratação e admissão de professores concursados, treinamento de professores e diretores escolares, entre outros.


Victory Idiomas, VI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 12


IFES - Cachoeiro de Itapemirim, IFES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Comunicação Empresarial, Leitura e Produção Textual, Metodologia da Pesquisa.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas (REALPTL)
Descrição: O projeto Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas (REALPTL) propõe o estudo e criação de recursos educacionais abertos voltados à formação de professores. A partir dos pressupostos da Cultura Livre, o projeto visa compartilhar diferentes recursos entre usuários, além de permitir que docentes divulguem seus cursos e materiais no ambiente digital a ser criado, e que modifiquem os já existentes. Por meio do diálogo entre docentes e discentes da UFTM, da UFMG e da UNIUBE, busca-se aqui um percurso de pesquisa em torno dos materiais educacionais que auxiliem no desenvolvimento de habilidades e competências em leitura e produção de textos em diferentes práticas sociais, contribuindo para o processo de letramento dos futuros professores, de modo a propiciar, assim, melhoria na qualidade de suas iniciativas junto às escolas da educação básica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Joyce Vieira Fettermann - Integrante / Daniervelin Renata Marques Pereira - Coordenador / Ana Fricke Matte - Integrante / Adelma Lucia de Oliveira Silva Araújo - Integrante / Danilo Rodrigues César - Integrante / Elaine Teixeira da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
OS ENTORNOS VIRTUAIS DA REDE SOCIAL MY ENGLISH CLUB NOS AMBIENTES PRESENCIAIS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Descrição: Dissertação de mestrado desenvolvida e apresentada no Mestrado em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Joyce Vieira Fettermann - Integrante / Carlos Henrique Medeiros de Souza - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 11


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
Grupo de Pesquisa Ciber Redes
Descrição: Grupo de Pesquisa Ciber Redes é uma rganização do mestrado em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro(UENF). Pesquisamos na área de Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Novas Tecnologias da Informação e o foco principal é a rede social digital e seus desdobramentos no cotidiano das pessoa. A figura do Nativo e Imigrante digital em suas diversas vertentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Joyce Vieira Fettermann - Integrante / Cardoso, Carla - Integrante / Bolsoni, Evandro - Integrante / Mothé, Angélica - Integrante / Jefferson Cabral - Integrante / Marco Antonio Pereira Coelho - Integrante / Carlos Henrique Medeiros de Souza - Coordenador / Fernanda Castro Manhães - Integrante / Carlos Roberto Pires Campos - Integrante / Larissa Cristina Cruz Brum - Integrante / Daniella Costantini das Chagas Ribeiro - Integrante / Karine Lôbo Castelano - Integrante / Eleonora Campos Teixeira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 19


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Múltiplos Acessos
2013 - Atual
Periódico: Texto Livre
2013 - Atual
Periódico: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Int


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: REVISTA REEDUC
2013 - Atual
Periódico: Texto Livre
2015 - Atual
Periódico: Línguas & Letras (UNIOESTE)
2017 - Atual
Periódico: LINKSCIENCEPLACE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Moção de aplausos pela defesa de Dissertação de Mestrado em Cognição e Linguagem na UENF, Câmara Municipal de São José de Ubá, RJ..
2010
1º lugar na 10ª Mostra de Pós-graduação da UENF, UENF.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Fettermann, Joyce2018Fettermann, Joyce; SILVA, E. T. ; TAMARIZ, A. R. ; SOUZA, C. H. M. ; ALMEIDA, F. M. . Virtual Environment, Digital Hypertext, Reading and Writing in Foreign Language. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE, v. 5, p. 1-6, 2018.

2.
SOUZA, CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE2018SOUZA, CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE ; FERNANDES, ISABEL RISCADO ; OLIVEIRA, FABIO MACHADO DE ; FETTERMANN, JOYCE VIEIRA ; ALMEIDA, FABRÍCIO MORAES DE . Expressions of the Individual?s behavior in Digital Network: Education in a Technological Society. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE, v. 5, p. 54-59, 2018.

3.
RODRIGUES, DANIELE FERNANDES2018RODRIGUES, DANIELE FERNANDES ; NUNES, MILENA FERREIRA HYGINO ; OLIVEIRA, FÁBIO MACHADO DE ; FETTERMANN, JOYCE VIEIRA ; SOUZA, CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE ; ALMEIDA, FABRÍCIO MORAES DE . Proposal of a virtual collaborative news environment: an interdisciplinary study. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE, v. 5, p. 87-98, 2018.

4.
MOREIRA, L. B.2018MOREIRA, L. B. ; TAMARIZ, A. R. ; FETTERMANN, JOYCE VIEIRA . FATORES DE RISCO E TESTES NEUROPSICOLÓGICOS NO APOIO AO DIAGNÓSTICO DE SÍNDROMES DEMENCIAIS: IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS RELEVANTES ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA), v. 4, p. 323-342, 2018.

5.
PEREIRA, D. R. M.2016PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS LICENCIATURAS. Revista Philologus, v. 21, p. 1853-1867, 2016.

6.
Fettermann, Joyce2016Fettermann, Joyce; SILVA, E. T. . EDUCAÇÃO LÍQUIDA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 8, p. 1-14, 2016.

7.
OLIVEIRA, D. M. A.2016OLIVEIRA, D. M. A. ; PENCINATO, G. S. ; Fettermann, Joyce . AVALIAÇÃO ONLINE: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO FEEDBACK. Revista Transformar, v. 2, p. 20, 2016.

8.
GOMES, J. F. P.2016GOMES, J. F. P. ; FIGUEIREDO, M. R. ; CRESPO, H. S. F. ; PAIXAO, M. F. ; XAVIER, E. M. ; Fettermann, Joyce . O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS MOTIVACIONAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA PÚBLICA. Revista Científica LinkSciencePlace Interdisciplinar, v. 3, p. 86-99, 2016.

9.
PEREIRA, D. R. M.2016PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce ; CESAR, D. R. . O que são recursos educacionais abertos? Limites e possibilidades em discursos. Calidoscopio (Online), v. 14, p. 458-465, 2016.

10.
Fettermann, Joyce2015Fettermann, Joyce. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS PARA O PROFESSOR. LINK SCIENCE PLACE, v. 2, p. 223-232, 2015.

11.
PENCINATO, G. S.2015PENCINATO, G. S. ; Fettermann, Joyce . A FORMAÇÃO CONTINUADA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO SUPORTE PARA A PRÁTICA DO DOCENTE DA MODALIDADE DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS. LINK SCIENCE PLACE, v. 2, p. 233-242, 2015.

12.
Fettermann, Joyce2015Fettermann, Joyce. NOVOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE INGLÊS NA ERA DA INTERNET. Transformar, v. 1, p. 75-89, 2015.

13.
Fettermann, Joyce2014Fettermann, Joyce. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: REFLEXÕES TEÓRICAS. LINK SCIENCEPLACE, v. 1, p. 2-17, 2014.

14.
1Fettermann, Joyce2013Fettermann, Joyce. O USO DE BLOGS COMO SUPORTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE ENSINO COMUNICATIVO. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 4, p. 284-299, 2013.

15.
2Coelho, Marco Antonio2011 Coelho, Marco Antonio ; Fabiana Aguiar ; Jefferson Cabral ; Fettermann, Joyce ; Carlos Henrique Medeiros de Souza ; Daniella Costantini das Chagas Ribeiro . O USO DO CMS JOOMLA E SUAS FERRAMENTAS HIPERTEXTUAIS NA PRODUÇÃO DE SITES EDUCATIVOS E DE MATERIAL DIDÁTICO ONLINE. Texto Livre, v. 4, p. 2, 2011.

16.
3Jefferson Cabral2011Jefferson Cabral ; Fabiana Aguiar ; Jacinto Vieira Pinto, Joyce. ; Carlos Henrique Medeiros de Souza . PRÁTICA DO CIBERBULLYING E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc., v. 7, p. 91-110, 2011.

17.
4Fettermann, Joyce;Vieira, Joyce;Jacinto Vieira Pinto, Joyce.;FETTERMANN, JOYCE VIEIRA2010 Fettermann, Joyce; Carlos Henrique Medeiros de Souza . AS REDES SOCIAIS E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: UMA OBSERVAÇÃO DO USO DA REDE MY ENGLISH CLUB. InterScience Place, v. 13, p. 110-131, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Fettermann, Joyce. Ensinando inglês para crianças. 1. ed. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2017. 96p .

2.
Fettermann, Joyce; CAETANO, J. M. P. (Org.) . Ensino de Línguas e Novas Tecnologias: diálogos interdisciplinares. 1. ed. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016. v. 1. 184p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAETANO, J. M. P. ; Fettermann, Joyce ; SOUZA, S. M. F. ; MUNIZ, V. F. S. G. ; LUQUETTI, E. C. F. . LINGUAGEM NA INTERNET E ESTUDO DO LÉXICO: O CASO DO VOCÁBULO NAMASTEMER. In: Adalberto Romualdo Pereira Henrique; Karine Lôbo Castelano. (Org.). ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS. 43ed.Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2018, v. 43, p. 43-52.

2.
Fettermann, Joyce; PEREIRA, D. R. M. . Multimodalidade e multiletramentos na avaliação da aprendizagem de línguas. In: Carlos Henrique Medeiros de Souza; Fernanda Castro Manhães; Fabio Machado de Oliveira. (Org.). Novas tecnologias e interdisciplinaridade: desafios e perspectivas. 1ed.Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2017, v. 1, p. 188-201.

3.
Fettermann, Joyce. REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: O USO DA MY ENGLISH CLUB E SEUS ENTORNOS VIRTUAIS. In: Adalberto Romualdo Pereira Henrique; Karine Lobo Kastelano. (Org.). Mídia e Tecnologia na sala de aula: elementos facilitadores. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016, v. 1, p. 136-165.

4.
Fettermann, Joyce; PAULA, E. G. ; FONSECA, S. M. . Leitura hipertextual online e produção de texto: caminhos para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no ensino básico. In: Joyce Vieira Fettermann; Joane Marieli Pereira Caetano. (Org.). Ensino de Línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016, v. 1, p. 66-81.

5.
PENCINATO, G. S. ; Fettermann, Joyce ; OLIVEIRA, D. M. A. . Avaliação da aprendizagem de línguas através de tecnologias educacionais: o Flubaroo em foco. In: Joyce Vieira Fettermann; Joane Marieli Pereira Caetano. (Org.). Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016, v. 1, p. 92-105.

6.
Fettermann, Joyce. DO PRESENCIAL AO VIRTUAL: ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO FACEBOOK. In: Jaime Cará Júnior; Luciana Locks. (Org.). Entornos & Contornos: Educação, Cultura e Comunicação na Era da Internet. 1ªed.São Paulo: Editora CNA, 2015, v. 7, p. 103-122.

7.
Fettermann, Joyce. O ENSINO DE INGLÊS NA PÓS-MODERNIDADE: DIALOGANDO COM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. In: Jaime Cará Junior; Marcos Frasson Ruiz; Sérgio Luis Monteiro da Silva. (Org.). ENTORNOS & CONTORNOS 6: Debatendo a Sala de aula, a Escola, a Linguagem e a Cultura. 1ed.São Paulo: Editora CNA, 2014, v. 6, p. 81-100.

8.
TOTTI, M. E. ; Fettermann, Joyce ; NASCIMENTO, G. . AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO EM CASOS DE DESASTRES AMBIENTAIS. In: Prof. Dr. Pedro Lyra. (Org.). CONHECIMENTO EM PROCESSO: ENSAIOS INTERDISCIPLINARES SOBRE LINGUAGEM E COGNIÇÃO. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro / EDUENF, 2011, v. 1, p. 111-120.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Fettermann, Joyce; SOUZA, S. M. F. ; LUQUETTI, E. C. F. . GRAMÁTICA E COMUNICAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO. In: XII JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, 2018, Campos dos Goytacazes. Anais da XII JNLFLP, 2017. v. 23. p. 799-812.

2.
Fettermann, Joyce; ANDRADE, B. C. N. ; LUQUETTI, E. C. F. . LÍNGUA VIVA: EVIDÊNCIAS DE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS. In: XII JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, 2018, Campos dos Goytacazes. Anais da XII JNLFLP, 2017. v. 23. p. 883-895.

3.
Fettermann, Joyce; SOUZA, S. M. F. ; SOUZA, CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE . TECNOLOGIAS E COLABORAÇÃO ONLINE: O PROTAGONISMO DE PROFESSORES BRASILEIROS DE INGLÊS. In: CIET:EnPED, 2018, São Carlos, SP. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica. São Carlos, SP: UFSCar, 2018. v. 1. p. 1-10.

4.
PENCINATO, G. S. ; Fettermann, Joyce ; SOUZA, S. M. F. ; LIRA, P. W. V. . A REPRESENTAÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2018, João Pessoa, PB. ANAIS VI CONINTER. João Pessoa, PB: ANINTER-SH, 2017. v. 1. p. 15-25.

5.
BENEVENUTI, C. B. ; Fettermann, Joyce . ESCOLA E FAMILIA EM PROL DA LEITURA E DA LITERATURA. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2018, João Pessoa, PB. Anais VI CONINTER. João Pessoa, PB: ANINTER-SH, 2017. v. 1. p. 38-47.

6.
PAULA, E. G. ; Fettermann, Joyce ; SOUZA, S. M. F. ; CARVALHO, P. S. ; MONTANE, F. A. T. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ATUAL FRENTE AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2018, João Pessoa, PB. Anais VI CONINTER. João Pessoa, PB: ANINTER_SH, 2017. v. 1. p. 1083-1094.

7.
Fettermann, Joyce; BENEVENUTI, C. B. ; SILVA, E. T. . O HIPERTEXTO DIGITAL COMO FACILITADOR DA LEITURA E DA ESCRITA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2018, João Pessoa, PB. ANAIS VI CONINTER. João Pessoa, PB: ANINTER-SH, 2017. v. 1. p. 1277-1286.

8.
CARVALHO, P. S. ; PAULA, E. G. ; SOUZA, S. M. F. ; Fettermann, Joyce . EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CONVITE À REFLEXÃO ACERCA DOS PCN. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2018, João Pessoa, PB. ANAIS VI CONINTER. João Pessoa, PB: ANINTER-SH, 2017. v. 1. p. 1710-1722.

9.
Fettermann, Joyce. INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA A APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2017, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte, BH: Texto Livre, 2017. v. 6. p. 1-7.

10.
PAULA, E. G. ; SOUZA, S. M. F. ; Fettermann, Joyce . OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO ATUAL. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2017, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte, BH: Texto Livre, 2017. v. 6. p. 1-6.

11.
PEREIRA, D. R. M. ; CESAR, D. R. ; Fettermann, Joyce ; SILVA, E. T. . RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LICENCIATURAS: ambiente REALPTL. In: III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 2017, Belo Horizonte. Anais do III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

12.
PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce ; CESAR, D. R. . PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: PROJETO REALPTL. In: IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 - Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro, 2017, Portugal. Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação - Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro. Portugal, 2017. v. 1. p. 769-779.

13.
PENCINATO, G. S. ; Fettermann, Joyce ; OLIVEIRA, D. M. A. . A ferramenta Flubaroo e suas potencialidades para a avaliação de alunos da Educação Básica. In: XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2016, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: UFMG, 2016. v. 5.

14.
Fettermann, Joyce; SILVA, E. T. ; PAULA, E. G. . PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE LEITURAS HIPERTEXTUAIS DIGITAIS. In: XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2016, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: UFMG, 2016. v. 5.

15.
PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O ENSINO SUPERIOR: UM PANORAMA A PARTIR DA ANÁLISE SEMIÓTICA DO DISCURSO. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso (SIAD): Discursos e Desigualdades Sociais, 2016, Belo Horizonte, MG. Anais do IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais. Belo Horizonte, MG: NAD/FALE/UFMG, 2016. v. 1. p. 1-9.

16.
PENCINATO, G. S. ; Fettermann, Joyce . A FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA COMO SUPORTE PARA A PRÁTICA DO DOCENTE DA MODALIDADE DE ENSINO DE JOVENS E ADULTOS. In: XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2015, Belo Horizonte - MG. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte - MG: Texto Livre, 2015. v. 4. p. 1-7.

17.
Fettermann, Joyce. Aprendizagem móvel na escola pública: relato de uma prática na aula de Língua Inglesa. In: III Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, 2015, Juiz de Fora-MG. Anais do III Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino. Juiz de Fora-MG: Núcleo FALE, 2015. v. 5. p. 264-274.

18.
Fettermann, Joyce. A REDE SOCIAL FACEBOOK COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA. In: XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2014, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2014. v. 3. p. 1-7.

19.
Fettermann, Joyce. PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA REDE SOCIAL FACEBOOK. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014, Campos dos Goytacazes. Anaisdo IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014. v. 1. p. 237-253.

20.
Fettermann, Joyce. O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E O USO DE BLOGS COMO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2013, Encontro Virtual. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: Texto Livre, 2013. v. 2. p. 1-8.

21.
Fettermann, Joyce; LUDUGERIO, F. T. . O BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA: possibilidade de diálogo. In: III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem - UENF, 2012, Campos dos Goytacazes. III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: pensamento, cultura e tecnologia. Campos dos Goytacazes, 2012. v. 1. p. 1274-1290.

22.
Fettermann, Joyce. O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO. In: III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: pensamento, cultura e tecnologia, 2012, Campos dos Goytacazes. III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: pensamento, cultura e tecnologia. Campos dos Goytacazes, 2012. v. 1. p. 382-401.

23.
Jefferson Cabral ; Fabiana Aguiar ; Daniella Costantini das Chagas Ribeiro ; Fettermann, Joyce ; Coelho, Marco Antonio ; Carlos Henrique Medeiros de Souza . ESTRUTURAS PSÍQUICAS PRESENTES NA PRÁTICA DO CIBERBULLYING. In: 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, 2011, São Paulo. 1º CONFIBERCOM. São Paulo ECA USP: ECA USP, 2011. p. 1-13.

24.
Carlos Henrique Medeiros de Souza ; Carla Cardoso Silva ; Angélica Andrade Mothé ; Fettermann, Joyce . MATERIAL DIDÁTICO E INTERNET: UM PARALELO ENTRE AS LINGUAGENS UTILIZADAS NO ENSINO DA EJA. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso, 2010, Rio de Janeiro. Anais do II Fórum Internacional de Análise do Discurso, 2010. v. 1. p. 1523-1532.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Fettermann, Joyce. AS INTERVENÇÕES DA REDE SOCIAL MY ENGLISH CLUB NOS AMBIENTES PRESENCIAIS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. In: IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (Evidosol/Ciltec-online), 2012, Belo Horizonte / BH. Texto Livre: linguagem e tecnologia, 2012. v. 1. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, D. R. M. ; SILVA, E. T. ; FETTERMANN, JOYCE VIEIRA ; CESAR, D. R. . Recursos Educacionais Abertos para aprendizagem de línguas no ensino superior. In: Octavo Encuentro EDUSOL, 2017, México. Actas del Octavo Encuentro EDUSOL: Ciencia, Datos y Prácticas Abiertas. México: EDUSOL, 2017. p. 28-30.

Artigos aceitos para publicação
1.
Fettermann, Joyce. THE USE OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING AND ITS DEVELOPMENTS IN TIMES OF CYBERCULTURE. EDULEARN 15 Proceedings, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
Fettermann, Joyce. Ensinando inglês: aspectos relevantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, D. R. M. ; SILVA, E. T. ; Fettermann, Joyce . RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LETRAMENTO ACADÊMICO: ALGUMAS PROPOSTAS E DESAFIOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Fettermann, Joyce. TEACHER'S POWER COMES WITH SHARED KNOWLEDGE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Fettermann, Joyce; SILVA, E. T. ; PAULA, E. G. . PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE LEITURAS HIPERTEXTUAIS DIGITAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PENCINATO, G. S. ; Fettermann, Joyce ; OLIVEIRA, D. M. A. . A ferramenta Flubaroo e suas potencialidades para a avaliação de alunos da Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PENCINATO, G. S. ; Fettermann, Joyce . A Formação Continuada e o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação como suporte para a prática do docente da modalidade de ensino de jovens e adultos  . 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Fettermann, Joyce. Ensino de língua inglesa para jovens e adultos na escola pública: desafios para o professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PENCINATO, G. S. ; Fettermann, Joyce . A Formação Continuada a distância como suporte para a prática do docente da modalidade de ensino de jovens e adultos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Fettermann, Joyce. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS LICENCIATURAS: PESQUISAS DO PROJETO REALPTL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Fettermann, Joyce. APRENDIZAGEM MÓVEL NA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE UMA PRÁTICA NA AULA DE LÍNGUA INGLESA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Fettermann, Joyce; ABREU, L. O. . Novas Tecnologias na prática do docente de língua inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GOMES, J. F. P. ; FIGUEIREDO, M. R. ; Fettermann, Joyce . O uso de recursos tecnológicos como ferramentas motivacionais no ensino de língua inglesa para estudantes jovens e adultos da escola pública. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Fettermann, Joyce. PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA REDE SOCIAL FACEBOOK. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
Fettermann, Joyce. O PROFESSOR-AUTOR E O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
Fettermann, Joyce. A REDE SOCIAL FACEBOOK COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
Fettermann, Joyce. O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E O USO DE BLOGS COMO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Fettermann, Joyce. AS INTERVENÇÕES DA REDE SOCIAL MY ENGLISH CLUB NOS AMBIENTES PRESENCIAIS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Marcos Antonio da Silva ; Fettermann, Joyce ; Carlos Henrique Medeiros de Souza . O uso do CMS Joomla e suas ferramentas hipertextuais na produção de sites educativos e produção de material didático online. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Fettermann, Joyce; Carlos Henrique Medeiros de Souza . O USO DAS REDES SOCIAIS COMO UM RECURSO EM SITUAÇÕES DE DESASTRES AMBIENTAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
Fettermann, Joyce. O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA REDE SOCIAL MY ENGLISH CLUB. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
Fettermann, Joyce; Carla Cardoso Silva ; Evandro Paulo Bolsoni ; Angélica Andrade Mothé ; João Candido Ventura Neto ; Daniella Costantini das Chagas Ribeiro ; Carlos Henrique Medeiros de Souza . As redes sociais como ferramentas na aprendizagem da Língua Inglesa: uma análise do uso da rede My English Club. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
Fettermann, Joyce; Evandro Paulo Bolsoni ; Carlos Henrique Medeiros de Souza ; Denise S. D. Bernini ; Marcos Antonio da Silva . POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO LIVRE - TIDIA/AE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
Fettermann, Joyce; Evandro Paulo Bolsoni ; Carlos Henrique Medeiros de Souza ; Carla Cardoso Silva . UMA REDE SOCIAL SEGMENTADA: TERRITORIALIZAÇÃO E DESTERRITORIALIZAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
Fettermann, Joyce; Carla Cardoso Silva ; Carlos Henrique Medeiros de Souza ; Angélica Andrade Mothé ; Daniella Costantini das Chagas Ribeiro ; Evandro Paulo Bolsoni ; João Candido Ventura Neto . A CONVIVÊNCIA HARMONIOSA ENTRE A LITERATURA E AS REDES SOCIAIS: UMA OBSERVAÇÃO NO TWITTER. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
Angélica Andrade Mothé ; Carla Cardoso Silva ; Fettermann, Joyce ; Daniella Costantini das Chagas Ribeiro ; Carlos Henrique Medeiros de Souza . O ambiente da Internet na mediação do processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e seus desdobramentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Carla Cardoso Silva ; Angélica Andrade Mothé ; Daniella Costantini das Chagas Ribeiro ; Fettermann, Joyce ; Carlos Henrique Medeiros de Souza . O ambiente da Internet na mediação do processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e seus desdobramentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
Daniella Costantini das Chagas Ribeiro ; Carla Cardoso Silva ; Fettermann, Joyce ; Angélica Andrade Mothé ; Carlos Henrique Medeiros de Souza ; Evandro Paulo Bolsoni ; João Candido Ventura Neto . LA DEMOCRACIA EN LA PRODUCCIÓN DE CONTENIDOS: NOTA SOBRE TWITTER. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
Daniella Costantini das Chagas Ribeiro ; Carla Cardoso Silva ; Fettermann, Joyce ; Angélica Andrade Mothé ; Carlos Henrique Medeiros de Souza ; João Candido Ventura Neto . EL PÚBLICO Y PRIVADO Y SUS CONSECUENCIAS PARA LA NUEVAS TECNOLOGÍAS DE COMUNICACIÓN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
Fettermann, Joyce; Daniella Costantini das Chagas Ribeiro ; Carlos Henrique Medeiros de Souza . A rede social My English Club como um recurso tecnológico nos ambientes presenciais de aprendizagem da Língua Inglesa nos cursos livres. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
Jefferson Cabral ; Fabiana Aguiar ; Vieira, Joyce ; Carlos Henrique Medeiros de Souza . Estruturas Psíquicas presentes na prática do ciberbullying. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
Carlos Henrique Medeiros de Souza ; Fettermann, Joyce ; Carla Cardoso Silva . A rede social My English Club como um recurso tecnológico no processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Fettermann, Joyce; SOUZA, C. H. M. . Professores protagonistas nas redes. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2017 (Resumo).

2.
Fettermann, Joyce; CAETANO, J. M. P. . Introdução. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016 (Introdução de livro).

3.
TOSTES, D. V. F. ; Fettermann, Joyce ; OLIVEIRA, D. M. A. ; PENCINATO, G. S. . O software GeoGebra como facilitador no processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2016 (Resumo).

4.
Fettermann, Joyce; OLIVEIRA, D. M. A. ; PENCINATO, G. S. . QR Code e informações no meio digital: uma prática na aula de língua inglesa. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2016 (Resumo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, D. R. M. ; ARAUJO, A. L. O. S. ; Fettermann, Joyce . Membro da Comissão de Pareceristas ad hoc do Evidosol/Ciltec-Online. 2017.

2.
MATTE, A. F. ; RIBEIRO, D. C. C. ; Fettermann, Joyce . Membro da Comissão Científica dos Anais do XIV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e XI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2017.

3.
MATTE, A. F. ; PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Parecerista da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN:1983-3652), v. 10, n. 1.. 2017.

4.
MATTE, A. F. ; PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Moderadora/Coordenadora de mesa do XIV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e XI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2017.

5.
PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Parecerista da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN:1983-3652), v. 10, n. 2. 2017.

6.
PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Editor de Texto (Inglês) da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN:1983-3652), v. 10, n. 2.. 2017.

7.
Fettermann, Joyce. Editor de Texto (Inglês) da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN:1983-3652), v. 10, n. 1.. 2017.

8.
CABRAL, H. L. T. B. ; ZAGANELLI, M. V. ; Fettermann, Joyce . Revisora de texto (Inglês e metodologia) no livro 'Mistanásia: a morte miserável'. 2016.

9.
PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Membro da Comissão de Avaliação de artigos dos Anais do XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (CILTEC-online). 2016.

10.
PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Membro da Comissão Científica dos Anais do XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (CILTEC-online). 2016.

11.
MATTE, A. F. ; PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Moderadora/Coordenadora de mesa do XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2016.

12.
Fettermann, Joyce. Avaliadora de Trabalhos Científicos do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED:2016). 2016.

13.
PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Membro da comissão científica dos Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2015.

14.
PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce ; CASTELANO, K. L. . Avaliadora de artigos do XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2015.

15.
PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Coordenação de Mesas do XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2015.

16.
PEREIRA, D. R. M. ; MATTE, A. F. ; Fettermann, Joyce . Editora de Texto (Inglês) da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN:1983-3652). 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Fettermann, Joyce; FONSECA, S. M. . O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS MOTIVACIONAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA PÚBLICA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Fettermann, Joyce; FONSECA, S. M. . NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DO DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Fettermann, Joyce. English Teacher's Café. 2009; Tema: Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATTE, A. F. ; PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Texto Livre: linguagem e tecnologia. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
MATTE, A. F. ; PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Texto Livre: linguagem e tecnologia. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
MATTE, A. F. ; PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . Texto Livre: linguagem e tecnologia. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
Fettermann, Joyce. NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, S. M. F.; Fettermann, Joyce; LUDUGERIO, F. T.. Participação em banca de Elisa Xavier, Juliana Pimentel, Monica Figueiredo. CRENÇAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Centro Universitário São José de Itaperuna.

2.
SOUZA, S. M. F.; Fettermann, Joyce; LUDUGERIO, F. T.. Participação em banca de Ana Paula Peres, Lorena Pelegrini, Mariana Gonçalves. ANÁLISE DAS PROVAS DE VESTIBULAR DE LÍNGUA INGLESA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ DE ITAPERUNA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Centro Universitário São José de Itaperuna.

3.
SOUZA, S. M. F.; Fettermann, Joyce; LUDUGERIO, F. T.. Participação em banca de Helenita Crespo, Laís Abreu, Moacir Paixão. O LIVRO DIDÁTICO ASSOCIADO AO ENSINO DE INGLÊS INSTRUMENTAL NA ESCOLA PÚBLICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Centro Universitário São José de Itaperuna.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, S. M. F.; Fettermann, Joyce; COELI, R.. Participação em banca de Caroline Rosa, Thamiris Cruz.INGLÊS INSTRUMENTAL: a leitura como recurso fundamental no processo ensino/aprendizagem de Língua Inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário São José.

2.
SOUZA, S. M. F.; Fettermann, Joyce; COELI, R.. Participação em banca de Ariélly de Moraes; Jennifer de Assis; Jéssica da Costa.O USO DO LISTENING COMO HABILIDADE COMUNICATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário São José.

3.
SOUZA, S. M. F.; BATISTA, R. P.; Fettermann, Joyce. Participação em banca de Ana Paula Peres/ Fernanda Carvalho Pinheiro / Stella Boechat.A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE COMO FATOR MOTIVACIONAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário São José.

4.
SOUZA, S. M. F.; BATISTA, R. P.; Fettermann, Joyce. Participação em banca de Aline Bussade / Gleizieli dos Santos Viana/ Mariane da Silva.A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO BÁSICO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário São José.

5.
SOUZA, S. M. F.; Fettermann, Joyce; BATISTA, R. P.. Participação em banca de Gabriela Fernandes/ Patrícia Nascimento.A MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário São José.

6.
SOUZA, S. M. F.; Fettermann, Joyce; BATISTA, R. P.. Participação em banca de Julia Maggi/ Letícia Pires.A MÚSICA COMO FERRAMENTA MOTIVADORA PARA AS AULAS DE ESPANHOL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário São José.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAZ TESOL ES CHAPTER.TEACHING ADULTS AND SENIORS: SECRETS AND TIPS. 2018. (Seminário).

2.
CIET:EnPED. TECNOLOGIAS E COLABORAÇÃO ONLINE: O PROTAGONISMO DE PROFESSORES BRASILEIROS DE INGLÊS. 2018. (Congresso).

3.
CIET:EnPED. TECNOLOGIAS E COLABORAÇÃO ONLINE: O PROTAGONISMO DE PROFESSORES BRASILEIROS DE INGLÊS. 2018. (Congresso).

4.
III Congresso Fluminense de Pós-graduação. MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO. 2018. (Congresso).

5.
III Seminário de Humanidades do IFES.NOVOS GÊNEROS TEXTUAIS NA ERA DIGITAL: O FENÔMENO DAS FANFICS. 2018. (Seminário).

6.
III Seminário de Humanidades do IFES.TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. 2018. (Seminário).

7.
III Seminário de Humanidades do IFES.EVIDÊNCIAS DO USO DE ESTRANGEIRISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA EM REDES SOCIAIS. 2018. (Seminário).

8.
III Seminário de Humanidades do IFES.TECNOLOGIAS DIGITAIS E LÍNGUA PORTUGUESA: PALAVRAS E SEUS NOVOS USOS. 2018. (Seminário).

9.
III Seminário de Humanidades do IFES.MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE PARA APRENDER INGLÊS NO ENSINO MÉDIO. 2018. (Seminário).

10.
I Seminário de Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais.Mídias e tecnologias nas Ciências Sociais: potencialidades, limites e modos de fazer. 2018. (Seminário).

11.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. TEXTOS MULTIMODAIS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO ENSINO DE INGLÊS. 2018. (Congresso).

12.
XV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e XII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. FANFICS: UMA PRÁTICA DE ESCRITA NO CIBERESPAÇO. 2018. (Congresso).

13.
III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LICENCIATURAS: ambiente REALPTL. 2017. (Congresso).

14.
Octavo Encuentro en Línea de Educación, Cultura y Software.Recursos Educacionais Abertos para aprendizagem de línguas no ensino superior. 2017. (Encontro).

15.
II Seminário de Informática."TEMPOS LÍQUIDOS": NOVAS PERSPECTIVAS ACERCA DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. 2016. (Seminário).

16.
Tic EDUCA - IV International Congress ICT and Education. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: PROJETO REALPTL. 2016. (Congresso).

17.
XIII Encontro de Documentação em Software Livre e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE LEITURAS HIPERTEXTUAIS DIGITAIS. 2016. (Congresso).

18.
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Novas tecnologias na prática do docente de língua inglesa. 2015. (Simpósio).

19.
I CONPEJA. A Formação Continuada e o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação como suporte para a prática do docente da modalidade de ensino de jovens e adultos  . 2015. (Congresso).

20.
I CONPEJA. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS PARA O PROFESSOR. 2015. (Congresso).

21.
III Colóquio de Linguagem e Ensino.APRENDIZAGEM MÓVEL NA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE UMA PRÁTICA NA AULA DE LÍNGUA INGLESA. 2015. (Simpósio).

22.
XII Encontro de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. A Formação Continuada a distância como suporte para a prática do docente da modalidade de ensino de jovens e adultos. 2015. (Congresso).

23.
X JORNADA NACIONAL DE LINGUISTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA.RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS LICENCIATURAS: PESQUISAS DO PROJETO REALPTL. 2015. (Simpósio).

24.
IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade.PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA REDE SOCIAL FACEBOOK. 2014. (Simpósio).

25.
IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade.O PROFESSOR-AUTOR E O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. 2014. (Simpósio).

26.
XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online. A REDE SOCIAL FACEBOOK COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA. 2014. (Congresso).

27.
X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E O USO DE BLOGS COMO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO. 2013. (Congresso).

28.
III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem.O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO. 2012. (Outra).

29.
III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem.O BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA: POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO. 2012. (Outra).

30.
IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). AS INTERVENÇÕES DA REDE SOCIAL MY ENGLISH CLUB NOS AMBIENTES PRESENCIAIS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. 2012. (Congresso).

31.
Congresso Internacional de Tecnologia Online. O Processo de Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa na Rede Social My English Club. 2011. (Congresso).

32.
10ª Mostra de Pós-graduação da UENF.A rede social My English Club como um recurso tecnológico nos ambientes presenciais de aprendizagem da Língua Inglesa nos cursos livres. 2010. (Simpósio).

33.
Congreso de Comunicación Alternativa: Medios, Estado y Política. LA DEMOCRACIA EN LA PRODUCCIÓN DE CONTENIDOS: NOTA SOBRE TWITTER. 2010. (Congresso).

34.
I Congresso Virtual de Psicologia Saúde e Educação RJ. Estruturas Psíquicas Presentes na Prática do Ciberbullying. 2010. (Congresso).

35.
II Fórum Internacional de Análise do Discurso.MATERIAL DIDÁTICO E INTERNET: UM PARALELO ENTRE AS LINGUAGENS UTILIZADAS NO ENSINO DA EJA. 2010. (Outra).

36.
II Fórum Internacional de Educação do MERCOSUL.A convivência harmoniosa entre literatura e as redes sociais: uma observação no Twitter. 2010. (Outra).

37.
III Congresso Internacional Cotidiano ? Diálogos sobre Diálogos. O AMBIENTE DA INTERNET NA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E SEUS DESDOBRAMENTOS. 2010. (Congresso).

38.
Stories and Songs Workshop for English Teachers.Name that tune: teaching English with songs. 2010. (Oficina).

39.
Cambridge Day. 2009. (Encontro).

40.
Content-Based Instructions/CLIL for Young Learners: Breaking Through Traditional Boundaries. 2009. (Congresso).

41.
IV Semana Acadêmico-Científico-Cultural "Fundação São José: 40 anos para a Educação".Minha pátria, minha língua: português com humor. 2007. (Seminário).

42.
IV Semana Acadêmico-Científico-Cultural "Fundação São José: 40 anos para a Educação".Playing With English. 2007. (Oficina).

43.
Projeto de Literatura.A mulher silenciosa de ontem e a livre expressão do feminino hoje: análise de perfis femininos na Literatura Brasileira sob uma perspectiva comparatista. 2007. (Seminário).

44.
III Semana Acadêmico-Científico-Cultural "A ciência leva à autonomia".As Cenas Portuguesas de Eça de Queirós. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fettermann, Joyce; MATTE, A. F. ; CESAR, D. R. ; CANALLI, H. L. ; PEREIRA, D. R. M. . STIS - Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC. 2018. (Congresso).

2.
SOUZA, C. H. M. ; Fettermann, Joyce . V Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem. 2017. (Congresso).

3.
MATTE, A. F. ; PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2016. (Congresso).

4.
PEREIRA, D. R. M. ; MATTE, A. F. ; Fettermann, Joyce . XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2015. (Congresso).

5.
PEREIRA, D. R. M. ; MATTE, A. F. ; Fettermann, Joyce . Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2014. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Fettermann, Joyce; FONSECA, S. M. . O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS MOTIVACIONAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA PÚBLICA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Fettermann, Joyce; FONSECA, S. M. . NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DO DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATTE, A. F. ; PEREIRA, D. R. M. ; Fettermann, Joyce . XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2016. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Fettermann, Joyce. English Teacher's Café. 2009; Tema: Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. (Blog).



Outras informações relevantes


Possui certificado do Teaching Knowledge Test (TKT) - teste de proficiência da Universidade de Cambridge, que aborda o conhecimento de ensino necessário aos professores do ensino fundamental, ensino médio, aulas para adultos, professores de escolas de idiomas e alunos do curso de Letras em qualquer lugar do mundo. 

Aprovada em 2º lugar no processo seletivo para o Mestrado em Cognição e Linguagem em 2010 na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:53:21