Jader da Silva Netto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9714495307535949
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no Campus Bento Gonçalves. Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Possui Mestrado em Ensino de Física (2008) e Doutorado em Ensino de Física (2015), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado Estágio de Pós-Doutorado (2017) nessa mesma instituição. Atua na área de Educação em Ciências, com ênfase em Ensino de Física, nos seguintes temas: Ensino de Física Quântica e Perspectiva Sociocultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jader da Silva Netto
Nome em citações bibliográficas
NETTO, J. S.;NETO, J. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Avenida Osvaldo Aranha - 540
Juventude da Enologia
95700206 - Bento Gonçalves, RS - Brasil
Telefone: (54) 34553200
Ramal: 255
Fax: (54) 34553246
URL da Homepage: http://www.bento.ifrs.edu.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Ensino de Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de Física segundo a perspectiva sociocultural, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Dra. Fernanda Ostermann.
Coorientador: Dr. Cláudio José de Holanda Cavalcanti.
Palavras-chave: Referencial sociocultural; Ensino de Física Quântica; Formação de Professores; Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Ensino de Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A Física Moderna no Processo de Formação de Técnicos na Área de Radiologia Médica,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dra. Sandra Denise Prado.
Coorientador: Dra. Fernanda Ostermann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Física; Educação Profissional; Dualidade onda-partícula.
2008 - 2010
Especialização em Educação Profissional - PROEJA. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Currículo integrado e o Proeja no Campus Júlio de Castilhos: o fazer e o pensar dos educadores do Curso Técnico em Informática.
Orientador: Fábio Azambuja Marçal.
1997 - 2000
Graduação em Licenciatura Plena em Física.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.


Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Modelagem Científica no Ensino de Ciências e Matemática. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2011 - 2011
Material didático digital acessível. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Astronomia & Energia. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Afastamento integral da instituição, de 08/08/2016 a 07/08/2017, para realização de Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa
Prática de Ensino de Física II
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação.
02/2018 - 07/2018
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna e Contemporânea II
Prática de Ensino de Física III
11/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
08/2017 - 12/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna e Contemporânea I
Prática de Ensino de Física II
04/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão Interna de Seleção e Avaliação PROBIC e PROBITI-Fapergs.
04/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Comitê Institucional do CNPq no IFRS para os programas PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI, PIBIC-EM.
08/2015 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação ad hoc de Extensão do IFRS.
08/2014 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Campus.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Física I
Prática de Ensino de Física III
03/2014 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI).
03/2015 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE).
09/2015 - 02/2016
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna e Contemporânea I
Prática de Ensino de Física II
03/2015 - 07/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
Prática de Ensino de Física III
03/2015 - 07/2015
Ensino, Educação, Ciência e Sociedade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ciências e Sociedade
03/2011 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física..
12/2010 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Física..
08/2014 - 12/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna e Contemporânea I
Prática de Ensino de Física II
02/2014 - 07/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Prática de Ensino de Física I
02/2013 - 02/2014
Direção e administração, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Ensino de Graduação e Pós-Graduação.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV
Física Moderna e Contemporânea I
03/2013 - 07/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Prática de Ensino de Física I
10/2012 - 02/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado IV
Física Moderna e Contemporânea I
07/2011 - 02/2013
Direção e administração, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Licenciatura em Física.
08/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Campus Bento Gonçalves, .

Atividade de extensão realizada
Saberes em Foco - Projeto de Qualificação para Docentes: Currículo escolar do Ensino Médio e a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea.
02/2012 - 09/2012
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Prática de Ensino de Física I
08/2011 - 01/2012
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna e Contemporânea I
Prática de Ensino de Física II
06/2010 - 01/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
02/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral V
Prática de Ensino de Física I
02/2011 - 07/2011
Ensino, Tecnologia em Viticultura e Enologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Física
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental IV
Física Geral IV

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, IFFARROUPILHA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nos cursos Técnico em Agropecuária/Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Informática/PROEJA e Licenciatura em Matemática.

Atividades

02/2009 - 05/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
02/2009 - 05/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Básica
Física I

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Estágio Pós-Doutoral, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 8


Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40

Atividades

03/2002 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Colégio Cenecista São Roque, CNEC BG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor no Ensino Médio (Regular e Educação de Jovens e Adultos) e no Curso Técnico em Radiologia Médica - Radiodiagnóstico;

Atividades

02/2005 - 02/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Biofísica
Física do Radiodiagnóstico
Proteção Radiológica

Instituto de Educação e Pesquisa Data Brasil, FTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor no Curso Técnico em Informática - Manutenção e Suporte;

Atividades

03/2004 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Eletricidade e Eletrônica Básica

Colégio Marista Nossa Senhora Aparecida, CMNSA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2003 - 02/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista, Carga horária: 14
Outras informações
Bolsista do Programa de Assistência ao Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O contexto da formação docente e a prática do ensino: aproximações e distanciamentos
Descrição: Este projeto se insere no contexto da formação inicial de professores de Física no Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa à luz da perspectiva sociocultural em que se busca investigar o desenvolvimento de saberes pelos professores em formação em relação a temas de Física Moderna e Contemporânea em articulação com a História e Filosofia da Ciência e sua integração à prática no contexto dos estágios supervisionados e da regência simulada em disciplinas de Prática de Ensino. As pesquisas relacionadas à abordagem desses temas em diferentes níveis de ensino têm apresentado importantes resultados, entretanto, persiste a problemática relacionada ao fato de muitos desses resultados não chegarem às salas de aula. Com este projeto de pesquisa procura-se compreender melhor estes contextos de formação e prática discutindo, implementando e avaliando estratégias de ensino que promovam maior aproximação entre ambos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
A simulação computacional do Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder como estruturante na apropriação de conceitos em Física Quântica: uma investigação à luz do referencial sociocultural na formação de professores
Descrição: Este projeto busca aprofundar os temas de pesquisa explorados durante a investigação realizada no trabalho de Doutorado em Ensino de Física, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da teoria da mediação de Vygotsky e da filosofia linguística de Bakhtin busca-se o aprimoramento do conhecimento relacionado à conceitos da Física Quântica e a compreensão de outros elementos subjacentes ao processo de aprendizagem por professores em formação. O objetivo geral desta pesquisa é investigar, sob a perspectiva sociocultural, como a simulação computacional de fenômenos quânticos no Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder pode atuar na estruturação do pensamento, considerando o contexto em que se inserem os alunos do curso de licenciatura em Física do IFRS-BG. Enquanto objetivo específico, pretende-se dar continuidade às investigações iniciadas durante o curso de Doutorado em Ensino de Física, no que diz respeito à apropriação do IVMZ como ferramenta mediadora no ensino de conceitos da Física Quântica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
O ensino do fenômeno do emaranhamento quântico na formação de professores sob a perspectiva sociocultural
Descrição: A Física Quântica (FQ) encontra-se bastante presente na cultura moderna, no imaginário popular e na mídia. No entanto, esse fascinante legado da humanidade não faz parte da cultura científica escolar. Um caminho para estabelecer o diálogo entre esse elemento importante da cultura científica e o contexto sociocultural dos estudantes envolve repensar a formação do professor de Física. Este projeto tem como objeto de estudo o ensino do conceito de emaranhamento quântico na formação inicial de professores de Física, à luz do referencial sociocultural. O objetivo básico é investigar as interações discursivas, na perspectiva bakhtiniana, a partir do estudo da apropriação desse conceito, que será mediada por um software que simula um Interferômetro de Mach-Zehnder.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Jader da Silva Netto - Integrante / Flávia Rezende - Integrante / Osvaldo Frota Pessoa Junior - Integrante / Alexandro Pereira de Pereira - Integrante / Diomar Caríssimo Selli Deconto - Integrante / Jorge Luís Alves da Silva - Integrante / Ricieri Andrella Neto - Integrante / Fernanda Ostermann - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6
1998 - 1998
Monitoramento de Ruído Atmosférico e sua Influência em Telecomunicações na Faixa VLF/ELF/LF
Descrição: Estudo da influência do ruído atmosférico sobre as telecomunicações na faixa VLF/ELF/LF a partir da coleta de dados no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais/INPE em São Martinho da Serra/RS.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2016
Projeto Institucional Pibid-Capes/IFRS
Descrição: Projeto Institucional vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Edital Capes 061/2013). Trata-se de um projeto que abrange cinco campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estudantes de sete cursos de Licenciatura da instituição: Matemática (Campus Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Ibirubá), Física (Campus Bento Gonçalves), Ciências Agrícolas (Campus Sertão), Pedagogia (Campus Sertão) e Ciências da Natureza: Biologia e Química (Campus Porto Alegre). Os objetivos do projeto são: a) incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; b) contribuir para a valorização do magistério; c) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; d) inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; e) incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; f) contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Jader da Silva Netto - Coordenador / Cassiano Pamplona Lisboa - Integrante / Andréia Modrzejewski Zucolotto - Integrante / Sandra Denise Stroschein - Integrante / Kelen Berra de Mello - Integrante / Anderson Luis Nunes - Integrante / Ângelo Mozart Medeiros de Oliveira - Integrante / Ramone Tramontini - Integrante / Márcio Luis Vieira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2013
Despertando saberes: ensinando Física na educação infantil
Descrição: Esta ação visa o desenvolvimento de temas de Física com alunos do segundo ano das séries iniciais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fornasier. Com o objetivo de possibilitar aos estudantes o contato com esta ciência desde cedo e auxiliar na construção de uma imagem de ciência como algo feito pelo homem e com verdades que não são definitivas, são adotados como referencial teórico-metodológico a teoria da mediação de Vygotsky e a epistemologia de Laudan. Considerando que a criação da Zona de Desenvolvimento Proximal dos indivíduos em situação de aprendizagem ocorre a partir do contato com situações desafiadoras, com o trabalho a ser desenvolvido pretende-se contribuir para o processo de apropriação de novas linguagens por parte dos estudantes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2014
Projeto Pibid-Capes/IFRS-Campus Bento Gonçalves
Descrição: Projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Edital Capes 002/2009). Trata-se de um projeto realizado no âmbito dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do Campus Bento Gonçalves. Os objetivos do projeto são: a) incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; b) contribuir para a valorização do magistério; c) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; d) inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; e) incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; f) contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Jader da Silva Netto - Coordenador / Sandra Denise Stroschein - Integrante / Ângelo Mozart Medeiros de Oliveira - Integrante / Delair Bavaresco - Integrante / Felipe Luy Valério - Integrante / Joâo Cândido Moraes Neves - Integrante / Cristian Schweitzer de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Saberes em Foco - Projeto de Qualificação para Docentes
Descrição: Considerando o poder incomparável da educação enquanto agente de ação e transformação sociais, o projeto ?Saberes em foco: projeto de qualificação docente? dá conta da oferta de cursos de capacitação e qualificação para profissionais atuantes nas redes de ensino público e privado, bem como para estudantes de cursos de licenciatura, em diferentes áreas do conhecimento, como física, produção de textos e filosofia. O principal objetivo é discutir as diretrizes e conteúdos voltados às práticas de ensino e aprendizagem nas áreas de conhecimento. Além disso, busca-se dinamizar a relação entre professor e aluno, oportunizando ao educador um repensar continuado de seu papel enquanto intermediador do conhecimento e a sala e aula como espaço de construção e circulação de saberes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - 2015
A Iniciação à docência em Física e Matemática e o PLI: uma cooperação luso-brasileira para a qualificação da formação de professores
Descrição: Projeto vinculado ao Programa de Licenciaturas Internacionais ? PLI Portugal Edital Capes nº 017/2013. A qualificação da formação inicial e continuada de professores de Matemática e de Física é um desafio que transpõe fronteiras geográficas, disciplinares e conceituais. Assim, fortalecer as relações entre Brasil e Portugal, através da mobilidade de alunos e professores e da articulação entre culturas lusófonas, sistemas educativos, experiências, currículos e práticas pedagógicas mostra-se como valorosa iniciativa para o aperfeiçoamento da formação docente. Nesse sentido, este projeto, que interliga as áreas de Educação, Física e Matemática, apresenta uma proposta interdisciplinar que contempla a formação de licenciandos em Física e em Matemática, por meio de uma proposta que articula os saberes docentes e as atividades desenvolvidas pelo IFRS-Campus Bento Gonçalves, especialmente durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Busca-se, através deste projeto, promover ações de intercâmbio de saberes e vivências acadêmicas e escolares, de alunos e docentes, mediadas pelo combate a visões dicotômicas entre teoria versus prática e Instituições de Ensino Superior versus Educação Básica.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Jader da Silva Netto - Integrante / Edson Carpes Camargo - Integrante / Fernanda Zorzi - Integrante / Cristina Bohn Citolin - Coordenador / Diego Eduardo Lieban - Integrante / José Luís Boldo - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2014 - 2016
Periódico: Boletim Técnico do IFRS


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2016 - Atual
Periódico: Revista Thema
2017 - Atual
Periódico: European Journal of Physics
2018 - Atual
Periódico: CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Física Geral.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NETTO, J. S.2018 NETTO, J. S.; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Fenômenos intermediários de interferência e emaranhamento quânticos: o Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder integrado a atividades didáticas. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 35, p. 185-234, 2018.

2.
CAVALCANTI, C. J. H.2017CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. ; LIMA, N. W. ; NETTO, J. S. . Software-aided discussion about classical picture of Mach-Zehnder interferometer. European Journal of Physics, v. 38, p. 065703, 2017.

3.
NETTO, J. S.2015 NETTO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão do fenômeno da complementaridade em atividades didáticas mediadas pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, p. 293-320, 2015.

4.
NETO, J. S.2011NETO, J. S.; OSTERMANN, F. ; PRADO, S. D. . O tema da dualidade onda-partícula na educação profissional em radiologia médica a partir da simulação do interferômetro de Mach-Zehnder. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), v. 33, p. 01-10, 2011.

5.
NETO, J. S.2010NETO, J. S.; OSTERMANN, F. ; PRADO, S. D. . Formação de técnicos na área de Radiologia Médica: desenvolvimento de uma página na internet como recurso didático. A Física na Escola (Online), v. 11, p. 32-35, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
NETO, J. S.; MARÇAL, F. A. . Currículo Integrado do Curso Técnico em Informática. In: Fábio Azambuja Marçal; Mariglei Severo Maraschin. (Org.). Cadernos PROEJA - Refletindo sobre PROEJA: Produções de Júlio de Castilhos. IIed.Pelotas: Editora Universitária /UFPEL, 2010, v. VI, p. 25-43.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PANSERA, F. C. ; NETTO, J. S. . Um estudo sobre as concepções de estudantes de Ensino Médio acerca da temática energia a partir de uma proposta com enfoque CTS. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo, 2017.

2.
NETTO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Apropriação discursiva em Física Quântica: a análise de padrões temáticos de interações discursivas em um curso de formação de professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: Abrapec, 2017.

3.
NETTO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Padrões temáticos em Física Quântica: o que revelam os enunciados dos professores?. In: Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017, Sevilha. Enseñanza de las Ciencias-Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, 2017. v. Extra. p. 4559-4564.

4.
PANSERA, F. C. ; NETTO, J. S. . As relações CTS etabelecidas por estudantes do Ensino Médio Politécnico em torno da temática energia. In: Encontro de Física 2016 - XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2016, Natal. Atas do XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016.

5.
NETTO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Wave-particle complementarity: teaching Quantum Physics with a Virtual Mach-Zehnder Interferometer. In: GIREP-MPTL International conference on Teaching/Learning Physics: Integrating Research into Practice, 2015, Palermo. Proceedings of the GIREP-MPTL 2014 International Conference. Palermo: Università degli Studi di Palermo, 2015. p. 871-878.

6.
BUFFON, A. D. ; NETTO, J. S. ; PALMA, G. . Professores e sua formação: saberes docentes no ensino de Ciências. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Atas do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2015.

7.
NETO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Apropriação do conceito de emaranhamento quântico por professores em formação. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, São Sebastião-Maresias. Anais do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2014.

8.
NETO, J. S.; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Dualidade onda-partícula na Educação Profissional: os enunciados dos estudantes em atividades com o Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC e I CIEC. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Zucolotto, A. M. ; NETTO, J. S. . O Pibid no contexto do IFRS. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas, 2016, Curitiba. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID. Cascavel: Online, 2016. v. 1.

2.
NETTO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Wave-particle complementarity: teaching Quantum Physics with a Virtual Mach-Zehnder Interferometer. In: GIREP-MPTL International conference on Teaching/Learning Physics: Integrating Research into Practice, 2014, Palermo. Book of Abstracts, 2014. p. 132-133.

3.
NETO, J. S.; WILLES, J. A. . Física e Mecanização Agrícola: uma proposta interdisciplinar no campus Júlio de Castilhos. In: III Encontro Estadual de Ensino de Física, 2009, Porto Alegre. Anais do III Encontro Estadual de Ensino de Física, 2009.

4.
NETO, J. S.; PRADO, S. D. ; OSTERMANN, F. . Uma abordagem da dualidade onda-partícula na formação de técnicos em radiologia médica. In: II Encontro Estadual de Ensino de Física, 2007, Porto Alegre. Atas do II Encontro Estadual de Ensino de Física, 2007.

5.
RODRIGUES, Fabiano da Silveira ; SCHUCH, N. J. ; DOMINGOS, S. ; MARCHESAN, E. R. ; NETO, J. S. . Montagem e Estruturação do Laboratório para Monitoramento Ionosférico do Observatório Espacial do Sul ? OES/CRSPE/INPE. In: XIII Jornada Acadêmica Integrada, 1998, Santa Maria. Anais da XIII Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: Editora da UFSM, 1998. p. 1249-1249.

6.
SANTOS, F. A. V. ; TAKAHASHI, H. ; NETO, J. S. ; PINHEIRO, D. K. ; SCHUCH, N. J. . Técnicas de Monitoramento de Airglow utilizadas no Observatório Espacial do Sul. In: XIII Jornada Acadêmica Integrada, 1998, Santa Maria. Anais da XIII Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: Editora da UFSM, 1998. p. 1252-1252.

7.
SANTOS, Jean Carlo ; TRIVEDI, N. B. ; NETO, J. S. ; PRESTES, A. ; SCHUCH, N. J. . Variação do Campo em Períodos Calmos. In: XIII Jornada Acadêmica Integrada, 1998, Santa Maria. Anais da XIII Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: Editora da UFSM, 1998. p. 1258-1258.

Artigos aceitos para publicação
1.
NETTO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Dificuldades e estratégias para compreensão do conceito de emaranhamento quântico: um estudo na formação inicial de professores de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
NETTO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Apropriação discursiva em Física Quântica: a análise de padrões temáticos de interações discursivas em um curso de formação de professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NETTO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Padrões temáticos em Física Quântica: o que revelam os enunciados dos professores?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NETTO, J. S.; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Simulação computacional do Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder: uma proposta de ensino de Física Quântica sob a perspectiva sociocultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NETTO, J. S.. Conceitos de Física Quântica a partir da simulação computacional no Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NETO, J. S.; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Wave-particle complementarity: teaching quantum physics with a Virtual Mach-Zehnder Interferometer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NETO, J. S.; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Apropriação do conceito de emaranhamento quântico por professores em formação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NETO, J. S.; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Dualidade onda-partícula na educação profissional: os enunciados dos estudantes em atividades com o Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NETO, J. S.; WILLES, J. A. . Física e Mecanização Agrícola: uma proposta interdisciplinar no campus Júlio de Castilhos (pôster). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NETO, J. S.; OSTERMANN, F. ; PRADO, S. D. . Uma abordagem da dualidade onda-partícula na formação de técnicos em radiologia médica (pôster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
NETTO, J. S.; OLIVEIRA, A. S. . Formação, diálogo e prática docente: problematizando e refletindo coletivamente o fazer pedagógico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
NETTO, J. S.; LARA, I. V.; ORENGO, G.; VOLKMER, T. M.. Participação em banca de Anderson Luiz Ellwanger. O planejamento dinâmico como promotor de uma aprendizagem autônoma no Ensino Superior em conteúdos de Física Clássica mediados por ambiente virtual de aprendizagem. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana.

Qualificações de Doutorado
1.
NETTO, J. S.; SANTAROSA, M. C. P.; ISAIA, S. M. A.; ORENGO, G.. Participação em banca de Anderson Luiz Ellwanger. O planejamento dinâmico como promotor de uma aprendizagem autônoma no Ensino Superior em conteúdo de Física Clássica mediados por Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NETTO, J. S.; FRIGGI, C. A.. Participação em banca de Taciane Sandri de Anhaia. A estrutura da ciência em Thomas Kuhn: uma imagem dinâmica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Ciência e Sociedade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NETO, J. S.; ANDRADE, M. H.; CAMARGO, E. C.. Banca de concurso público para professor de Física no IFRS-Campus Bento Gonçalves.. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
NETO, J. S.; DORICO, E.; MANFROI, L.. Banca de concurso público para professor de Física no IFRS. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
NETO, J. S.; RICKES, M. C. G.; SAKAI, O. A.. Banca de concurso público para professor de Física no IFRS. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
PUHALES, F. S.; NETO, J. S.; SILVA, A. S.. Banca de concurso público para professor de Física no IFFarroupilha. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Outras participações
1.
DEBOM, C. R.; GOULART, T. M.; NETO, J. S.. Banca de seleção para professor substituto de Física no IFRS - Campus Bento Gonçalves. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
NETO, J. S.. Avaliador de trabalhos da X Mostra Técnica, no eixo Ciências Exatas (Informática, Matemática e Física), durante a III Semana de Educação, Ciência e Cultura do IFRS-Campus Bento Gonçalves. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
NETO, J. S.. Avaliador de trabalhos do IV Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, no eixo Licenciatura em Educação, Matemática e Física, durante a III Semana de Educação, Ciência e Cultura. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
NETO, J. S.. Avaliador de trabalhos da IX Mostra Técnica, no eixo temático Ciências Exatas (Física), durante a II Semana de Educação, Ciência e Cultura do IFRS-Campus Bento Gonçalves. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
NETO, J. S.; de Oliveira, C. S.; Peixoto, J. P.. Banca de seleção para professor substituto de Física no IFRS - Campus Bento Gonçalves. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
NETO, J. S.; SCHONS, E. F.; OROZCO, A. M. S.. Banca de seleção para professor substituto de Física no IFFarroupilha - Campus Júlio de Castilhos. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

7.
ANTONELLO, S. B.; SCHONS, E. F.; NETO, J. S.. Banca de seleção para professor substituto de Matemática no IFFarroupilha - Campus Júlio de Castilhos. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

8.
NETO, J. S.; ANDRADE, M. H.; ELIAS, E. A.. Banca de avaliação dos trabalhos do eixo tecnológico/área: Ensino Superior/Licenciatura no II Salão de Iniciação Científica do IFRS-Campus Bento Gonçalves. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Padrões temáticos em Física Quântica: o que revelam os enunciados dos professores?. 2017. (Congresso).

2.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Apropriação discursiva em Física Quântica: a análise de padrões temáticos de interações discursivas em um curso de formação de professores. 2017. (Congresso).

3.
XIII Salão de Ensino-UFRGS.Simulação computacional no Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder: uma proposta de Ensino de Física Quântica sob a perspectiva sociocultural. 2017. (Outra).

4.
Editoria de revistas científicas de pesquisa em Ensino de Física. 2014. (Oficina).

5.
GIREP-MPTL International conference on Teaching/Learning Physics: Integrating Research into Practice. Wave-particle complementarity: teaching quantum physics with a Virtual Mach-Zehnder Interferometer. 2014. (Congresso).

6.
XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Apropriação do conceito de emaranhamento quântico por professores em formação. 2014. (Encontro).

7.
Conceitos Bakhtinianos e a pesquisa em educação em ciências: possibilidades de análise.. 2011. (Oficina).

8.
IV Encontro Estadual de Ensino de Física. 2011. (Encontro).

9.
Nanociência para o ensino básico: abordagens metodológicas. 2011. (Oficina).

10.
O ensino de conceitos de Eletromagnetismo, Óptica, ondas e Física Moderna e contemporânea através de situações da Medicina. 2011. (Oficina).

11.
Programa de Formação continuada para docentes do IFRS - campus Bento Gonçalves/PROFORM. 2011. (Encontro).

12.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Dualidade onda-partícula na educação profissional: os enunciados dos estudantes em atividades com o Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder. 2011. (Congresso).

13.
Oficina de projetos de Física de baixo custo com foco em inovação. 2010. (Oficina).

14.
VI Mostra Técnica do IFRS - campus Bento Gonçalves.Ensino de Física sob alta tensão: explorando o gerador de Van de Graaff em sala de aula. 2010. (Outra).

15.
Caminhos da Astronomia: curiosidades e conhecimentos ao alcance de todos. 2009. (Oficina).

16.
Física Moderna Experimental. 2009. (Oficina).

17.
III Encontro Estadual de Ensino de Física.Física e Mecanização Agrícola: uma proposta interdisciplinar no campus Júlio de Castilhos. 2009. (Encontro).

18.
II Encontro Estadual de Ensino de Física.Uma abordagem da dualidade onda-partícula na formação de técnicos em radiologia médica. 2007. (Encontro).

19.
O uso do computador em experimentos didáticos de Física. 2007. (Oficina).

20.
Projetos de Física de baixo custo com foco na inovação/Oficina de desafios/Projetos de Aerodinâmica. 2007. (Oficina).

21.
Novas Alternativas para o Ensino de Física e Astronomia: Níveis Fundamental e Médio. 2006. (Encontro).

22.
I Encontro Estadual de Ensino de Física. 2005. (Encontro).

23.
O Dualismo Onda-Partícula nas Origens da Física Quântica. 2005. (Oficina).

24.
Pesquisa em Ensino de Física e Formação de Professores. 2005. (Oficina).

25.
Simulação e Modelagem Computacionais no Estudo de Circuitos Elétricos com o Software Modellus. 2005. (Oficina).

26.
VIII Congresso Nacional e IV Internacional de Educação ?Educando para a Vida?. 2004. (Congresso).

27.
Congresso Nacional de Educação. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NETO, J. S.. III Semana de Educação, Ciência e Cultura. 2014. (Outro).

2.
LOUSADA, V. L. ; FIGUEIREDO, A. M. ; SONZA, A. P. ; LOUREIRO, C. B. ; LISBOA, C. P. ; KUCZKOWSKI, C. ; CAMARGO, E. C. ; ZORZI, F. ; AIUB, G. F. ; FERRARI, G. ; OLIVEIRA, G. B. ; SILVA, H. F. P. ; XAVIER, G. S. ; LAGO, I. S. ; NETO, J. S. ; AMARAL, J. C. S. R. ; MADEIRA MALTA, M. C. S. ; QUEVEDO, M. ; REGO, M. G. ; SCHROER, R. E. ; BEATRICI, R. F. . VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila Paese. O papel da literatura na construção de imagens da Ciência: uma análise de conteúdo do livro de Ciências mais explosivo do Universo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Ciência e Sociedade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Jader da Silva Netto.

2.
Elisandra Scussel. Os processos de recontextualização na elaboração do Projeto Pedagógico de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Ciência e Sociedade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Jader da Silva Netto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Cristina Pansera. Proposta didática para ensinar a temática energia com enfoque CTS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Jader da Silva Netto.

2.
Alessandra Daniela Buffon. Saberes docentes na formação de professores em Ensino de Ciências. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Jader da Silva Netto.

3.
Tamara Salvatori. Avaliação de um modelo sobre o resfriamento de líquidos com o uso da placa Arduíno. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Jader da Silva Netto.

4.
Camila Paese. O estudo da supercondutividade a partir da abstração reflexiva: uma opção para inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Jader da Silva Netto.

5.
Maria Eduarda Tesser Gugel. Hidrodinâmica para o Ensino Médio: de que forma a proposta interdisciplinar a partir da Biofísica pode auxiliar nesse processo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Jader da Silva Netto.

6.
Rita Daniela Dieterich dos Santos. Inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: uma experiência com os raios X. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Jader da Silva Netto.



Outras informações relevantes


a) Parecerista ad hoc do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha;
b) Parecerista ad hoc de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul;
c) Árbitro dos trabalhos submetidos ao XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física;
d) Árbitro dos trabalhos submetidos ao XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 9:33:50