Mayara Soares Cunha Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4766638818947766
  • Última atualização do currículo em 09/07/2018


Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão - Campus Pinheiro. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão, graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão, graduada em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA e integrante do Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da UFMA desenvolvendo suas atividades no Laboratório de Farmacognosia I da UFMA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mayara Soares Cunha Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, M. S.;CUNHA, MAYARA SOARES


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciências da Saúde.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Compostos antitumorais da geoprópolis de Melipona fasciculata Smith, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria Nilce de Sousa Ribeiro.
2011 - 2013
Mestrado em Ciências da Saúde.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Bioprospecção antitumoral da geoprópolis de Melipona fasciculata Smith,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria Nilce de Sousa Ribeiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
2006 - 2011
Graduação em Farmácia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Padronização dos extratos orgânicos e aquosos de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith para uso alimentar e/ou terapêutico.
Orientador: Maria Nilce de Sousa Ribeiro.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura em Biologia.
Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
Título: Avaliação das atividades antifúngica e antioxidante de geoprópolis de Melipona fasciculata Smth.
Orientador: Profa. Dra. Cristina de Andrade Monteiro.




Formação Complementar


2008 - 2008
Coleta, Montagem e Conservação de Insetos e Ácaros. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2008 - 2008
Plantas Medicinais e Fitoterapicos. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Coleta e Identificação de Pteridófitas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2006 - 2006
Filosofia Moderna:separação entre homem e natureza. (Carga horária: 9h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, Brasil.
2002 - 2003
Informática. (Carga horária: 90h).
News Center Informática, NEWS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Florence de Ensino Superior, IFES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Controle de Qualidade Industrial
Farmacognosia
Fitofarmacos
Farmacotécnica Homeopática
08/2013 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisiologia
Bioquímica

Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2017
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de Bioquímica Clinica I


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

06/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Departamento de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Educação ambiental no contexto escolar com enfoque no lixo e sua problemática.
09/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Departamento de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Sociedade e meio ambiente: uma questão de educação para preservação.


Projetos de pesquisa


2010 - 2013
Desenvolvimento e Consolidação de pesquisas na Área de Botânica no Estado do Maranhão
Descrição: Projeto envolvendo o Programa Pós-graduação em Bidiversidade e Conservação( PGBC)/UFMA e o Instituto de Botanica de Sao Paulo(IBt) objetiva estimular e desenvolver a pesquisa cientifica interinstitucional na área de concentração de Botânica ,qualificando docentes do Departamento de Biologia, Ciências Agronomicas e Farmácia da UFMA, em nível de doutorado, pós-doutorado para desenvolver atividades de ensino e pesquisa relacionados as diferentes áreas da Botânica, compativeis com as exigências de uma universidade inovadora e participante, atendendo as necessidades de desenvolvimento técnico-científico do país, principalmente do Norte/Nordeste; promover a produção de conhecimentos que possam oferecer subsídios para a solução de problemas regionais e necessidades locais; tornar a pós-graduação eixo dinâmico e revitalizador da melhoria da graduação e pesquisa; fomentar o desenvolvimento e consolidação institucional da UFMA e o Instituto Botânico; promover o estabelecimento de relações de cooperação e parceria institucional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mayara Soares Cunha Carvalho - Integrante / Maria Nilce de Sousa Ribeiro - Integrante / Patricia Maia Correa Albuquerque - Coordenador / Marcia Maria C. Rego - Integrante / Emilia Cristina Girnos - Integrante / Nivaldo de Figueredo - Integrante / Luce Maria Torres Brandão - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2013
Bioprospecção de espécies vegetais empregadas em giardíase em São Luis, Maranhão
Descrição: O projeto visa desenvolver estudo etnofarmacológico de espécies vegetais empregadas no tratamento de giardíase em São Luís, Maranhão, Brasil, possibilitando o resgate do conhecimento popular sobre espécies empregadas no tratamento da giardíase e investigação da forma de utilização; incentivando e reconhecimento da contribuição da abordagem etnofarmacológica na definição de critérios de seleção de espécies vegetais para desenvolvimento dos estudos de validação, possibilitando a avaliação da eficácia e segurança dos recursos vegetais empregados terapeuticamente pela população e a identificação das espécies vegetais referidas de emprego popular no tratamento da giardíase e a documentação dos aspectos etnobotânicos e etnofarmacológicos. Na etapa dos estudos de bioprospecção o projeto visa desenvolver estudo de bioprospecção de atividade giardicida, visando contribuir para o desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos, com identificação de espécies vegetais com potencial atividade giardicida, a contribuição dos estudos pré-clínicos de espécies vegetais que possam levar ao desenvolvimento de fitoterápicos giardicidas; a identificação e elucidação de constituintes bioativos dos extratos vegetais giardicidas; visando, ainda, contribuição efetiva na consolidação da rede de Bioprospeção de plantas da Amazônia Legal voltada ao desenvolvimento de fitoterápicos e na implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mayara Soares Cunha Carvalho - Integrante / Richard Pereira Dutra - Integrante / Flavia Maria Mendonça do Amaral - Integrante / Maria Nilce de Sousa Ribeiro - Coordenador / Vanessa do Amaral Neiva - Integrante / Flávia Raquel Fernandes Nascimento - Integrante / Maria Helena Seabra Soares de Britto - Integrante / Maria do Socorro Cartagenes - Integrante / Rui Oliveira Macedo - Integrante / Thayana LIinhares Santos - Integrante / Aramys S. Reis - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Controle de qualidade de produtos derivados de babaçu para produção de biocosméticos
Descrição: O projeto pretende otimizar infra-estrutura e pessoal treinado para as determinações da garantia de qualidade de insumos de babaçu, objetivando avaliar as características físicas, físico-químicas, químicas e microbiológicas das matérias-primas, para fabricação de formulações cosméticas, como requisito necessário para a garantia da qualidade, segurança e eficácia dos produtos derivados do babaçu; contribuindo, assim, para o desenvolvimento de produtos para uso em formulações cosméticas, com alto valor agregado e com garantia de qualidade que leve a satisfação e proteção do consumidor. Adicionalmente pretende ampliar a formação de pessoal qualificado na garantia de qualidade destes produtos, favorecendo o desenvolvimento de produtos tecnológicos eficazes e seguros para uso nas industrias de biocosméticos, garantindo a geração de projetos de responsabilidade social envolvendo na envolvendo comunidades e empresas nacionais, atuando efetivamente no fortalecimento do uso sustentável da biodiversidade maranhense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mayara Soares Cunha Carvalho - Integrante / Flavia Maria Mendonça do Amaral - Integrante / Maria Nilce de Sousa Ribeiro - Coordenador / Maria do Socorro Cartagenes - Integrante / Sônia Maria de Freitas Freire - Integrante / Antonio Carlos Romão Borges - Integrante / Marilene Oliveira da Rocha Borges - Integrante / Elizabeth S. B. Barroqueiro - Integrante / Maria Célia Pires Costa - Integrante / Daniel Prazeres Chaves - Integrante / Igor Aser Sousa Freitas - Integrante / Lucilene Amorim Silva - Integrante / Livio M Costa-Júnior - Integrante / Mércia Helena Salgado Leite de Souza - Integrante / Vanessa Conceição da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro / Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro / Fundação de Tecnologia do Estado do Acre - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Validação de produtos bioativos de geopropolis de Melipona fasciculata (tiuba) da Baixada maranhense
Descrição: O cultivo das abelhas nativas (meliponicultura) e sua exploração racional vêm sendo desenvolvida em diversas regiões do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste e tem contribuido para preservação da biodiversidade. No estado do Maranhão, destacamos Melipona fasciculata Smith, vulgarmente conhecida como tiúba ou tiúba do Maranhão, cujo cultivo para produção e comercialização de mel, cera e geoprópolis é uma das principais fontes de renda para várias famílias principalmente da Baixada maranhense. A tiúba produz geoprópolis através da coleta de material resinoso de plantas, misturado com cera e secreções salivares e ainda adiciona terra, diferente de própolis de abelhas com ferrão, como Apis mellifera que coleta apenas material resinoso de plantas, mistura com cera e secreções salivares. Considerando a importância social, econômica e ecológica do potencial meliponícola existente no estado do Maranhão, o potencial de desenvolvimento no setor, a situação do mercado internacional dos produtos apícolas e a possibilidade de inserção de produtos oriundos do geoprópolis de Melipona fasciculata (tiúba) este projeto objetiva estabelecer perfil de qualidade, como parâmetros para validação dos produtos antioxidantes e antitumorais originários da meliponicultura promovendo, assim, com emprego de tecnologia padronizada, melhor utilização como matéria prima e/ou produtos derivados para uso alimentício e/ou farmacêutico, cujos resultados a serem obtidos, poderão indicar alternativa tecnológica para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Palmerândia na Baixada maranhense...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mayara Soares Cunha Carvalho - Integrante / Richard Pereira Dutra - Integrante / Flavia Maria Mendonça do Amaral - Integrante / Maria Nilce de Sousa Ribeiro - Coordenador / Vanessa do Amaral Neiva - Integrante / Flávia Raquel Fernandes Nascimento - Integrante / Marisa Cristina Aranha Batista - Integrante / Bruno Vinícius de Barros Abreu - Integrante / Christianne Corrêa de Azevedo - Integrante / Janalle Rocha dos Santos - Integrante / Maria Helena Seabra Soares de Britto - Integrante / Silvana A. Libério - Integrante / Luce Torrres Brandão - Integrante / Anne Karine M. Assunção - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
A prática pedagógica desenvolvida nos cursos de Licenciatura em Biologia: desafios e perspectivas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química de Produtos Naturais.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
PREMIO FAPEMA 2013 - Categoria Dissertação de Mestrado - Área Biológicas, FAPEMA.
2010
3º lugar Apresentação oral "Padronização dos extratos com estudos pré-clínicos de atividade citotóxica anti-protrozoário de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith, XXII SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA/ UFMA.2010, UFMA/CNPq.
2010
1º lugar - Apresentação pôster, Trabalho: Estudo de padronização de extratos com estudos pré-clinicos de atividade citotóxica anti-protozoário de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith, 3º Farmaflorence - Florence.
2009
3 lugar- Apresentação painel, Trabalho: Estudos de padronização dos extratos de geopropolis de Melipona fasciculata Smith. XXI SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA/ UFMA.2009, UFMA/CNPq., UFMA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BATISTA, MARISA CRISTINA ARANHA2016BATISTA, MARISA CRISTINA ARANHA ; ABREU, BRUNO VINICIUS DE BARROS ; DUTRA, RICHARD PEREIRA ; CUNHA, MAYARA SOARES ; AMARAL, FLAVIA MARIA MENDONÇA DO ; TORRES, LUCE MARIA BRANDÃO ; RIBEIRO, MARIA NILCE DE SOUSA . Chemical composition and antioxidant activity of geopropolis produced by Melipona fasciculata (Meliponinae) in flooded fields and cerrado areas of Maranhão State, northeastern Brazil. Revista Acta Amazonica, v. 46, p. 315-322, 2016.

2.
DUTRA, RICHARD PEREIRA2014DUTRA, RICHARD PEREIRA ; ABREU, BRUNO VINICIUS DE BARROS ; CUNHA, MAYARA SOARES ; BATISTA, MARISA CRISTINA ARANHA ; TORRES, LUCE MARIA BRANDÃO ; NASCIMENTO, FLAVIA RAQUEL FERNANDES ; RIBEIRO, MARIA NILCE SOUSA ; GUERRA, ROSANE NASSAR MEIRELES . Phenolic Acids, Hydrolyzable Tannins, and Antioxidant Activity of Geopropolis from the Stingless Bee Melipona fasciculata Smith. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 62, p. 2549-2557, 2014.

3.
MACHADO, M. M.2013MACHADO, M. M. ; MACAU, W. L. ; CUNHA, M. S. ; PEREIRA, D. M. ; PRAZERES, J. G. ; NOGUEIRA, N. M. C. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA UNIDADE INTEGRADA GOVERNADOR MATOS CARVALHO, SÃO LUÍS (MA): UM ESTUDO DE CASO.. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 8, p. 20-30, 2013.

4.
SANTOS, T. L.2011SANTOS, T. L. ; AMARAL, F. M. M. ; DUTRA, R. P. ; FREITAS JUNIOR, L. M. ; CUNHA, M. S. ; RIBEIRO, M. N. S. . ESTUDO QUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DOS EXTRATOS DE Tephrosia cinerea (L.) Pers. (Fabaceae). Revista de Ciências da Saúde (São Luis), v. 13, p. 114-122, 2011.

5.
MACHADO, M. M.2010MACHADO, M. M. ; CUNHA, M. S. ; MACAU, W. L. ; PEREIRA, H. K. A. ; SILVA, A. F. ; PRAZERES, J. G. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Educar para preservar: experiência de educação ambiental. Cadernos Temáticos (Impresso), v. 24, p. 85-90, 2010.

6.
CUNHA, M. S.;CUNHA, MAYARA SOARES2009 CUNHA, M. S.; DUTRA, R. P. ; BATISTA, M.C.A. ; ABREU, B.V.B. ; SANTOS, J. R. ; NEIVA, V.A. ; AMARAL, F. M. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . Padronização de extrativos de geoprópolis de Melipona fasciculata Smth (Tiúba). Cadernos de Pesquisa - Universidade Federal do Maranhão, v. 16, p. 31-38, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, M.C.A. ; AZEVEDO, C.C. ; DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; ABREU, B.V.B. ; SANTOS, J. R. ; RIBEIRO, M. N. S. . Compostos polifenólicos e atividade antioxidante de geoprópolis de Melipona fasciculata SMITH. In: XXI SIMPOSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL, 2010, João Pessoa - PB. ANAIS/XXI SIMPOSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL, 2010.

2.
BATISTA, M.C.A. ; AZEVEDO, C.C. ; DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; ABREU, B.V.B. ; SANTOS, J. R. ; RIBEIRO, M. N. S. . Marcadores cromatográficos em extratos de geoprópolis da abelha nativa Melipona fasciculata SMITH. In: X CONGRESSO IBEROLATINOAMERICANO DE APICULTURA, 2010, Natal-RN. ANAIS/X CONGRESSO IBEROLATINOAMERICANO DE APICULTURA, 2010.

3.
DUTRA, R. P. ; ABREU, B.V.B. ; BATISTA, M.C.A. ; SANTOS, J. R. ; CUNHA, M. S. ; NASCIMENTO, F.R.F ; RIBEIRO, M. N. S. . Avaliação farmacognóstica de geoprópolis de Melipona fasciculata SMITH produzido no Cerrado maranhense. In: V SIMPOSIO IBEROAMERICANO DE PLANTAS MEDICINAIS, 2010, Itajaí-SC. ANAIS/V SIMPOSIO IBEROAMERICANO DE PLANTAS MEDICINAIS, 2010.

4.
ABREU, B.V.B. ; BATISTA, M.C.A. ; DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; SANTOS, J. R. ; RIBEIRO, M. N. S. . Perfil de qualidade de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. In: X Congresso Iberolatinoamericano de apicultura, 2010, Natal/RN. Anais/X Congresso Iberolatinoamericano de apicultura, 2010.

5.
CUNHA, M. S.; DUTRA, R. P. ; AMARAL, F. M. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . Padronização dos extratos organicos e aquosos de geopropolis de Melipona fasciculata Smith (Tiúba). In: 61 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia, 2009, Manaus-AM. Resumos de Comunicações Livres, 2009.

6.
MACAU, W. L. ; MACHADO, M. M. ; CUNHA, M. S. ; DIAS, I. C. L. . ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA OCORRÊNCIA DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS-MA DURANTE O PERÍODO DE 2000-2008. In: 61a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2009, Manaus-AM. Resumos de Comunicações Livres, 2009.

7.
CUNHA, M. S.; COSTA, E.F.L.B. . A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NOS CURSOS DE BIOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: 60a Reunião Anaul da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas-SP. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC, 2008.

8.
MACAU, W. L. ; MACHADO, M. M. ; CUNHA, M. S. ; PRAZERES, J. G. ; PEREIRA, H. K. A. ; NOGUEIRA, N. M. C. . A Educação Ambiental como experiência interdisciplinar em uma escola estadual do municipio de São Luís. In: 60a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia, 2008, Campinas-SP. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, A. O. ; CUNHA, M. S. ; BATISTA, M.C.A. ; FERREIRA, F. S. ; MENEZES, V. J. M. ; DUTRA, R. P. ; AMARAL, F. M. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . Polifenois totais e atividade antioxidante de extratos da geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. In: IX Simposio Brasileiro de Farmacognosia, 2013, Goiânia-GO. IX Simposio Brasileiro de Farmacognosia, 2013.

2.
MENEZES, V. J. M. ; CUNHA, M. S. ; BATISTA, M.C.A. ; FERREIRA, F. S. ; ROCHA, A. O. ; DUTRA, R. P. ; AMARAL, F. M. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . Polifenois totais e atividade antioxidante de extratos de Jacaranda decurrens Cham. In: IX Simposio Brasileiro de Farmacognosia, 2013, Goiânia-GO. IX Simposio Brasileiro de Farmacognosia, 2013.

3.
MESQUITA, L. S. S. ; DUTRA, R. P. ; BATISTA, M.C.A. ; CUNHA, M. S. ; AMARAL, F. M. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . Padronização de extrativos das folhas de Passiflora Edulis Sims. In: Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do Nordeste, 2013, Parnaíba-PI. Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do Nordeste, 2013.

4.
ROCHA, A. O. ; CUNHA, M. S. ; BATISTA, M.C.A. ; DUTRA, R. P. ; ABREU, B.V.B. ; FERREIRA, F. S. ; RIBEIRO, M. N. S. . Estudos químicos e atividade antioxidante de extratos da geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. In: Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do Nordeste, 2013, Parnaíba-PI. Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do Nordeste, 2013.

5.
DUTRA, R. P. ; SILVA, M. C. P. ; ABREU, B.V.B. ; CUNHA, M. S. ; NASCIMENTO, F.R.F ; RIBEIRO, M. N. S. ; GUERRA, R. N. M. . Atividade Antileishmania da geoprópolis produzida por Melipona fasciculata Smith. In: Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do Nordeste, 2013, Parnaíba-PI. Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do Nordeste, 2013.

6.
FIRMO, W. C. A. ; COUTINHO, G. S. L. ; MIRANDA, M. V. ; BARBOZA, J. R. ; CUNHA, M. S. ; OLEA, R. S. G. . Perfil fitoquimico da planta Vitex megapotamia (Sprengel) Moldennke. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E NUTRACEUTICOS, 2012, Aracaju-Sergipe. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E NUTRACEUTICOS, 2012.

7.
DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; ABREU, B.V.B. ; BATISTA, M.C.A. ; RIBEIRO, M. N. S. ; GUERRA, R. N. M. . Ação antioxidante da geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. In: IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais, 2012, João Pessoa - PB. IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais, 2012.

8.
CUNHA, M. S.; DUTRA, R. P. ; BATISTA, M.C.A. ; ABREU, B.V.B. ; AMARAL, F. M. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . Atividade giardicida de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. In: IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais, 2012, João Pessoa - PB. IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais, 2012.

9.
DUTRA, R. P. ; ABREU, B.V.B. ; BATISTA, M.C.A. ; SANTOS, J. R. ; CUNHA, M. S. ; NASCIMENTO, F.R.F ; BRANDÃO, L.M.T. ; RIBEIRO, M. N. S. ; GUERRA, R. N. M. . Chemical composition of Melipona fasciculata Smith geopropolis produced in the savanna of the state of Maranhão, Brazil. In: APIMONDIA 2011, 2011, Buenos Aires-Argentina. APIMONDIA 2011, 2011.

10.
BATISTA, M.C.A. ; ABREU, B.V.B. ; DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; RIBEIRO, M. N. S. . Phenolic compounds and antioxidant activity of Melipona fasciculata Smith's geopropolis in the city of Palmeirandia, Maranhao, Brazil.. In: APIMONDIA 2011, 2011, Buenos Aires-Argentina. APIMONDIA 2011, 2011.

11.
CUNHA, M. S.; BATISTA, M.C.A. ; ABREU, B.V.B. ; NEIVA, V.A. ; DUTRA, R. P. ; AMARAL, F. M. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . Melipona fasciculata Smith: Standardization of the extract of geopropolis. In: APIMONDIA 2011, 2011, Buenos Aires-Argentina. APIMONDIA 2011, 2011.

12.
CUNHA, M. S.; RIBEIRO, M. N. S. . Padronização dos extratos com estudos pré-clínicos de atividade citotóxica anti-protozoário de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. In: XXII Seminário de Iniciação Cientifica, 2010, São Luís-MA. ANAIS/XXII SEMIC - UFMA, 2010.

13.
CUNHA, M. S.; MACHADO, M. M. ; MACAU, W. L. ; PEREIRA, D. M. ; PRAZERES, J. G. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Educação Ambiental como ferramenta de estudo do lixo e sua problemática na Unidade Integrada Governador Matos Carvalho no municipio de São Luís-MA.. In: 61a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2009, Manaus-AM. Resumos de Comunicações Livres, 2009.

14.
CUNHA, M. S.. A Prática Pedagógica desenvolvida nos cursos de Licenciatura em Biologia: Desafios e Perspectivas.. In: IV Seminário de Iniciação Cientifica do CEFET-MA, 2008, São Luís-MA. Anais/Resumos do IV Seminário de Iniciação Cientica do CEFET-MA, 2008.

15.
MACHADO, M. M. ; CUNHA, M. S. ; MACAU, W. L. ; PEREIRA, H. K. A. ; SILVA, A. F. ; PRAZERES, J. G. . Sociedade e Meio Ambiente: Uma Questão de Educação para Preservação. In: II Jornada Nacional da Produção Cientifica em Educação Profissional e Tecnológica, 2007, São Luís. Educação Profissional e Tecnologia e os desafios do desenvolvimento nacional, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, M. S.; DUTRA, R. P. ; BATISTA, M.C.A. ; ABREU, B.V.B. ; AMARAL, F. M. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . Atividade giardicida de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; ABREU, B.V.B. ; BATISTA, M.C.A. ; RIBEIRO, M. N. S. ; GUERRA, R. N. M. . Ação antioxidante da geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FIRMO, W. C. A. ; COUTINHO, G. S. L. ; MIRANDA, M. V. ; BARBOZA, J. R. ; CUNHA, M. S. ; OLEA, R. S. G. . Perfil fitoquimico da planta Vitex megapotamia (Sprengel) Moldennke. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, V. C. ; BARBOZA, J. R. ; AMARAL, F. M. M. ; DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; NEIVA, V.A. ; FREITAS JUNIOR, L. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . Atividade antioxidante do óleo e do mesocarpo de Orbignya phalerata Mart. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, V. C. ; BARBOZA, J. R. ; RIBEIRO, M. N. S. ; AMARAL, F. M. M. ; DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; MACIEL, M. C. . Caracterização fisico-quimica, química e antimicrobiana do óleo de Orbignya phalerata (babaçu). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CUNHA, M. S.; ABREU, B.V.B. ; DUTRA, R. P. ; BATISTA, M.C.A. ; RIBEIRO, M. N. S. . Avaliação da atividade antioxidante de extratos de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CUNHA, M. S.; RIBEIRO, M. N. S. . Padronização de extratos com estudos pré-clínicos de atividade citotóxica anti-protozoário de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MACAU, W. L. ; CUNHA, M. S. ; SILVA, A. F. ; MONTEIRO, C.A. . Estudo in vitro da atividade antifúngica de extratos vegetais frentes a leveduras do gênero Candida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ABREU, B.V.B. ; BATISTA, M.C.A. ; DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; SANTOS, J. R. ; RIBEIRO, M. N. S. . Perfil de qualidade de geoprópolis de Melipona fasciculata SMITH. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
DUTRA, R. P. ; ABREU, B.V.B. ; BATISTA, M.C.A. ; SANTOS, J. R. ; CUNHA, M. S. ; NASCIMENTO, F.R.F ; RIBEIRO, M. N. S. . Avaliação farmacognóstica de geoprópolis de Melipona fasciculata SMITH produzido no Cerrado maranhense. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BATISTA, M.C.A. ; ABREU, B.V.B. ; DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; SANTOS, J. R. ; RIBEIRO, M. N. S. . Marcadores cromatográficos em extratos de geoprópolis da abelha nativa Melipona fasciculata Smith. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BATISTA, M.C.A. ; AZEVEDO, C.C. ; DUTRA, R. P. ; CUNHA, M. S. ; ABREU, B.V.B. ; SANTOS, J. R. ; RIBEIRO, M. N. S. . Compostos polifenólicos e atividade antioxidante de geoprópolis de Melipona fasciculata SMITH. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
CUNHA, M. S.; DUTRA, R. P. ; NEIVA, V.A. ; AMARAL, F. M. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . ESTUDOS DE PADRONIZAÇÃO DOS EXTRATOS DE GEOPRÓPOLIS DE Melipona fasciculata Smith (TIÚBA) PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ALIMENTARES OU TERAPEUTICOS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CUNHA, M. S.; DUTRA, R. P. ; AMARAL, F. M. M. ; RIBEIRO, M. N. S. . Padronização dos extratos organicos e aquosos de geopropolis de Melipona fasciculata Smith (Tiúba). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CUNHA, M. S.; MACHADO, M. M. ; MACAU, W. L. ; PEREIRA, D. M. ; PRAZERES, J. G. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Educação Ambiental como ferramenta de estudo do lixo e sua problemática na Unidade Integrada Matos Carvalho no municipio de São Luís-MA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CUNHA, M. S.; MACAU, W. L. ; MACHADO, M. M. ; PEREIRA, D. M. ; PRAZERES, J. G. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Educação Ambiental como ferramenta de estudo do lixo e sua problemática na Unidade Integrada Governador Matos Carvalho no municipio de São Luís-MA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MACAU, W. L. ; MACHADO, M. M. ; CUNHA, M. S. ; DIAS, I. C. L. . Estudo epidemiologico da ocorrencia de dengue no município de São Luís-MA durante o período de 2000-2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
NOGUEIRA, N. M. C. ; CUNHA, M. S. ; MACAU, W. L. ; MACHADO, M. M. ; PEREIRA, D. M. ; PRAZERES, J. G. . Educação Ambiental como ferramenta de estudo do lixo e sua problemática na Unidade Integrada Governador Matos Carvalho no município de São Luís-MA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CUNHA, M. S.; MACHADO, M. M. ; MACAU, W. L. ; PEREIRA, D. M. . Meio ambiente e lixo: a importâcia da educação ambiental e sua prática na escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MACAU, W. L. ; MACHADO, M. M. ; CUNHA, M. S. ; PRAZERES, J. G. ; PEREIRA, H. K. A. ; NOGUEIRA, N. M. C. . A Educação ambiental como experiencia interdisciplinar em uma escola estadual do municipio de São Luís. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
CUNHA, M. S.; COSTA, E.F.L.B. . A pratica pedagogica desenvolvida nos cursos de Licenciatura em Biologia: desafios e prespectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CUNHA, M. S.; COSTA, E.F.L.B. . A prática pedagógica desenvolvida nos cursos de Licenciatura em Biologia: desafios pespectivas.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CUNHA, M. S.; MACHADO, M. M. ; MACAU, W. L. ; SILVA, A. F. ; PEREIRA, H. K. A. ; PRAZERES, J. G. ; ALVES, F.A.P. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Sociedade e meio ambiente: uma questão de educação para preservação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CUNHA, M. S.; ALVES, F.A.P. ; MACHADO, M. M. ; MACAU, W. L. ; PEREIRA, H. K. A. ; SILVA, A. F. ; PRAZERES, J. G. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Sociedade e meio ambiente: uma questão de educação para preservação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
MACHADO, M. M. ; CUNHA, M. S. ; MACAU, W. L. ; PEREIRA, H. K. A. ; SILVA, A. F. ; PRAZERES, J. G. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Sociedade e meio ambiente: uma questão de educação para preservação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
SILVA, A. F. ; PEREIRA, H. K. A. ; MACAU, W. L. ; CUNHA, M. S. ; PRAZERES, J. G. ; MACHADO, M. M. ; ALVES, F.A.P. ; NOGUEIRA, N. M. C. . Sociedade e meio ambiente: uma questão de educação para preservação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA, M. S.; RIBEIRO, M. N. S. . Padronização de extratos com estudos pré-clínicos de atividade citotóxica anti-protozoário de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. 2010. (Relatório de pesquisa).

2.
CUNHA, M. S.; RIBEIRO, M. N. S. . Padronização dos extratos organicos e aquosos de geopropolis de Melipona fasciculata Smith ( Tiúba). 2009. (Relatório de pesquisa).

3.
CUNHA, M. S.; COSTA, E.F.L.B. . A Prática pedagógica desenvolvida nos cursos de Licenciatura em Biologia: desafios e pespectivas.. 2008. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Farmaflorence.Estudos de padronização de extratos com estudos pré-clinicos de atividade citotóxica anti-protozoário de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. 2010. (Outra).

2.
I Mostra Cientifica do Maranhão.Estudo in vitro da atividade antifúngica de extratos vegetais frente a leveduras do gênero Candida. 2010. (Outra).

3.
XXII Seminário de Iniciação Cientifica da UFMA.Padronização dos extratos com estudos pré-clínicos de atividade citotóxica anti-protozoário de geoprópolis de Melipona fascicuta Smith. 2010. (Seminário).

4.
61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia.Padronização dos extratos orgânicos e aquosos de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith (Tiúba). 2009. (Outra).

5.
Jornada Nacional de Iniciação Cientifica.Educação ambiental como ferramenta de estudo do lixo e sua problemática na Unidade Integrada Governador Matos Carvalho no municpio de São Luís-MA. 2009. (Outra).

6.
XXI Seminário de Iniciação Cientifica da UFMA.Padronização de extratos organicos e aquosos de geoprópolis de Melipona fasciculata Smith. 2009. (Seminário).

7.
60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia.A Educação ambiemtal como experiencia interdisciplinar em uma escola estadual do município de São Luís. 2008. (Outra).

8.
III Mostra Academico-Cientifico em Ciencias Bioloicas. 2008. (Outra).

9.
IV Seminário de Iniciação Cientifica do CEFET-MA.A prática pedagógica desenvolvida nos cursos de Licenciatura em Biologia: desafios e perspectivas. 2008. (Seminário).

10.
II Jornada Nacional da Produção Cientifica em Educação Profissional e Tecnológica.Sociedade e Meio Ambiente: Uma Questão de Educação para Preservação. 2007. (Outra).

11.
II Mostra CEFET MARANHÃO: Exposição Cientifica, Tecnologica e Cultural.A prática pedagogica desenvolvidas nos cursos de licenciatura em Biologia: desafios e perspectivas. 2007. (Outra).

12.
I Mostra Maranhense de Ciencia e Tecnologia das Escolas Públicas.Sociedade e meio ambiente: uma questão de educação para preservação. 2007. (Outra).

13.
I Mostra Maranhense de Ciencia e Tecnologia das Escolas Públicas.Sociedade e meio ambiente: uma questão de educação para preservação. 2007. (Outra).

14.
II Encontro Maranhense dos Estudantes de Farmácia/EMEFAR. 2006. (Encontro).

15.
II Seminário de Filosofia e Ciência do CEFET/MA. 2006. (Seminário).

16.
I Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde e IV Mostra Científica do CESC/UEMA. 2006. (Outra).

17.
I Mostra Cientifica do CEFET-MA.Educaçao Ambiental como ferramenta de estudo. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, M. S.. II Encontro Maranhense dos Estudantes de Farmácia / EMEFAR. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JOSEANE DE JESUS FRANÇA. LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES VEGETAIS MAIS COMERCIALIZADAS EM DUAS LOJAS DE PRODUTOS NATURAIS DE SÃO LUÍS - MA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Instituto Florence de Ensino Superior. Orientador: Mayara Soares Cunha Carvalho.

2.
LÍVIA MARIA ROCHA PEREIRA. POTENCIAL ANTIOXIDANTE DAS FOLHAS DE Arrabidaea chica Verlot.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Instituto Florence de Ensino Superior. Orientador: Mayara Soares Cunha Carvalho.

3.
ANDRÉA DA CONCEIÇÃO CASTRO PINHEIRO. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DAS FOLHAS DA Artemisia absinthium L. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Instituto Florence de Ensino Superior. Orientador: Mayara Soares Cunha Carvalho.

4.
ODETH SAMALLY BASTOS SOUZA. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DAS FOLHAS DE Hibiscus sabdariffa L.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Instituto Florence de Ensino Superior. Orientador: Mayara Soares Cunha Carvalho.

5.
RANIELHA ALVES LIMA. ATIVIDADES BIOLOGICAS E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE PRÓPOLIS E GEOPRÓPOLIS DE MELIPONÍNEOS: uma revisão. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Instituto Florence de Ensino Superior. Orientador: Mayara Soares Cunha Carvalho.

6.
DÉBORA SERRA FREITAS. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE Bauhinia glabra (Cipó de jabuti). 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Instituto Florence de Ensino Superior. Orientador: Mayara Soares Cunha Carvalho.

7.
JAKELINE MONTEIRO. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DAS FLORES DE Anacardium occidentale L.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Instituto Florence de Ensino Superior. Orientador: Mayara Soares Cunha Carvalho.

8.
Clenilce Dias Silva. ANÁLISE DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DO EXTRATO HIDROALCÓOLICO DE Phthirusa paniculata (ERVA-DE-PASSARINHO). 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Instituto Florence de Ensino Superior. Orientador: Mayara Soares Cunha Carvalho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 7:29:24