Eliete da Silva Brito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2411459179500655
  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


Formada em Ciências Biológicas (2009) pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestre em Ciências Biológicas (2011), área de concentração Botânica Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi-MPEG, Belém Pará, Brasil. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução-PPGBE pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. Tem experiência em Taxonomia, com ênfase em Taxonomia de Criptógamos (Briófitas). Atualmente desenvolve a Tese Com Henriettea DC (Melastomataceae) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliete da Silva Brito
Nome em citações bibliográficas
Brito, E. da S.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Biodiversidade e Evolução.
Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução-PPGBE/MPEG, PPGBE, Brasil.
Orientador: Pedro Lage Viana.
Coorientador: José Fernando Andrade Baumgratz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Melastomataceae; Henriettea; Amazônia.
2009 - 2011
Mestrado em Botânica Área de Concentração Botânica Tropical.
Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA Museu Paraense Emílio Goeldi, UFRA/MPEG, Brasil.
Título: Riqueza e Aspecto Ecológico das Briófitas do Município de Soure e Cachoeira do Arari, Ilha do Marajó, Pará, Brasil,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Anna Luiza Ilkiu-Borges.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Bryophyta, Marchntiophyta, Brioflora, Amazônia.
Grande área: Ciências Biológicas
2004 - 2009
Graduação em Ciência- Habilitação em Biologia.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Orientador: Gonçalo Mendes da Conceição.




Formação Complementar


2014 - 2014
Leguminosae da Amazônia brasileira. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA Museu Paraense Emílio Goeldi, UFRA/MPEG, Brasil.
2009 - 2009
Museu Goeldi de Portas Abertas. (Carga horária: 8h).
Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
2008 - 2008
Técnica de Coleta e Herborização (Monitora). (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Maranhão- Centro de Estudos Superiores de Caxias, UEMA - CESC, Brasil.
2007 - 2007
Estágio em Sistemática de Briófitas. (Carga horária: 40h).
Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
2006 - 2006
Coleta e Identificação de Pteridófitas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Maranhão- Centro de Estudos Superiores de Caxias, UEMA - CESC, Brasil.
2006 - 2006
Estágio em Sistemática de Briófitas. (Carga horária: 40h).
Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Univ. Estadual Vale do Acaraú, IADE/UVA, Brasil.
2003 - 2003
Iniciação em Biologia. (Carga horária: 80h).
Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão, CETECMA, Brasil.


Atuação Profissional



Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Modalidade DD do Programa de Capacitação Institucional- PCI do Ministério da Ciência e Tecnologia da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi.


Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor (Voluntário), Carga horária: 2
Outras informações
Monitoria na disciplina Sistemática Vegetal, na Universidade Federal Rural da Amazônia sob orientação do Profº Dr. João Ubiratan Moreira dos Santos. Carga horária de 60h.


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência na Graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio de Docência na disciplina Sistemática Vegetal pela universidade Federal Rural da Amazônia de agosto de 2009 a dezembro de 2009. Carga horária total de 60h.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitororia na disciplina Botânica Básica, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria na disciplina Botânica Básica, ministrada pelo Profº M.Sc. Marcelo Ribeiro Mesquita


Universidade Estadual do Maranhão- Centro de Estudos Superiores de Caxias, UEMA - CESC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista-BIC/UEMA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista-BIC/UEMA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Henriettea (Melastomataceae) para a Flora do Brasil Online 2020
Descrição: Descrição: O projeto da Flora do Brasil 2020, que objetiva cumprir a Meta 1 estabelecida pela GSPC-CDB para 2020, com a divulgação de descrições, chaves de identificação e ilustrações para todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidos para o país. O projeto Flora do Brasil 2020 é parte integrante do Programa Reflora e está sendo realizado com o apoio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). Os pesquisadores envolvidos também são responsáveis por informações nomenclaturais e distribuição geográfica (abrangência no Brasil, endemismo e Domínios Fitogeográficos), além de incluírem dados valiosos sobre formas de vida, substrato e tipos de vegetação para as espécies monografadas. Os resultados das buscas nesta página também incluem informações sobre as espécies ameaçadas da nossa flora (devido à cooperação com o Centro Nacional de Conservação da Flora) e possibilitam acesso ao Index Herbariorum (devido à cooperação do The New York Botanical Garden). Além dessas informações, os usuários também podem ter acesso a imagens de exsicatas, inclusive de tipos nomenclaturais, provenientes tanto do Herbário Virtual Reflora, como do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos; bem como a imagens de plantas vivas e de ilustrações científicas, sendo todas as imagens incluídas pelos especialistas de cada grupo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Blakea (Melastomataceae) para a Flora do Brasil Online 2020
Descrição: Descrição: O projeto da Flora do Brasil 2020, que objetiva cumprir a Meta 1 estabelecida pela GSPC-CDB para 2020, com a divulgação de descrições, chaves de identificação e ilustrações para todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidos para o país. O projeto Flora do Brasil 2020 é parte integrante do Programa Reflora e está sendo realizado com o apoio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). Conta no momento com quase 700 pesquisadores trabalhando em rede para a elaboração das monografias. Esses pesquisadores também são responsáveis por informações nomenclaturais e distribuição geográfica (abrangência no Brasil, endemismo e Domínios Fitogeográficos), além de incluírem dados valiosos sobre formas de vida, substrato e tipos de vegetação para as espécies monografadas. Os resultados das buscas nesta página também incluem informações sobre as espécies ameaçadas da nossa flora (devido à cooperação com o Centro Nacional de Conservação da Flora) e possibilitam acesso ao Index Herbariorum (devido à cooperação do The New York Botanical Garden). Além dessas informações, os usuários também podem ter acesso a imagens de exsicatas, inclusive de tipos nomenclaturais, provenientes tanto do Herbário Virtual Reflora, como do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos; bem como a imagens de plantas vivas e de ilustrações científicas, sendo todas as imagens incluídas pelos especialistas de cada grupo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Revisão taxonômica de Henriettea DC. (Melastomataceae; Henrietteeae) no Brasil
Descrição: Melastomataceae é amplamente distribuída, com cerca de 150 gêneros e 4.500 espécies. No Brasil está representada por cerca 66 gêneros e 1.370 espécies. Na Amazônia brasileira 46 gêneros e 495 espécies, constituindo o segundo bioma em riqueza de espécies da família no país. Apesar disso, a Amazônia brasileira ainda apresenta grandes lacunas de conhecimento sobre a diversidade das Melastomataceae. Entre os poucos trabalhos realizados para a região destacam-se, o guia de identificação para a Reserva Ducke, a lista de espécies para o estado do Acre e um trabalho sobre a família em restingas no estado do Pará. De cunho revisional, apenas um trabalho com os gêneros Adelobotrys DC. e Graffenrieda DC., está sendo realizado atualmente. Esse cenário se deve principalmente à ausência de especialistas na região, a vasta extensão territorial e as expressivas coleções a serem estudadas, com vários espécimes ainda indeterminados. Além disso, se evidencia a necessidade de estudos taxonômicos para se ampliar o conhecimento da família na região Amazônica brasileira. Dentre os grupos com distribuição centrada principalmente na Amazônia e carentes de uma revisão está Henriettea DC., pois das 23 espécies citadas para o Brasil, 20 ocorrem no Bioma Amazônia, e as três restante ocorrem em formações de Floresta Atlântica. Este gênero foi tradicionalmente posicionado em Miconieae, entretanto, estudos filogenéticos recentes o segregou, estabelecendo uma nova tribo, Henrietteeae, e sinonimizando Henriettella Naudin sob Henriettea. Todavia, estudos taxonômicos ainda são necessários, não só para identificar caracteres de valor diagnóstico e proporcionar a elaboração de circunscrições atualizadas e mais consistentes para o gênero e espécies, como fornecer subsídios para abordagens filogenéticas, a fim de possibilitar o reconhecimento de caracteres sinapomórficos e, portanto, informativos para sustentar linhagens evolutivas e permitirem inferir sobre a evolução de caracteres no gênero. Nesse contexto, objetiva-se realizar a revisão taxonômica de Henriettea no Brasil e uma filogenia morfológica, identificar um conjunto de caracteres únicos e diagnósticos para a circunscrição do gênero e espécies, elaborar uma chave de identificação, descrições e ilustrações, reconhecer padrões de distribuição geográfica, particularmente endemismos regionais ou microendemismos, e ambientes preferenciais e indicar o estado de conservação dos táxons estudados na flora brasileira. Também propõe-se registrar novos espécimes em herbários, bem como realizar uma análise diagnóstica da representatividade do grupo em coleções dos herbários nacionais, identificando lacunas de documentação das espécies nesses acervos científicos do país. Uma proposta de trabalhar com esse gênero no projeto ?Flora do Brasil Online 2020? foi submetida à Coordenação para ser iniciado em 2016. Esses projetos estão sendo desenvolvidos sob a orientação do Dr. José Fernando A. Baumgratz, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Briófitas nas ilhas Caviana e Mexiana, município de Chaves, ilha do Marajó, Pará, Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Briófitas no município de Mirinzal, Maranhão, Centro de Endemismo Belém
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Estudos de Briófitas no Centro de Endemismo Belém, município de Tailândia, estado do Pará, Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Iniciação Cientifica-BIC/UEMA-Identificação das Espécies de Briófitas Ocorrentes na Área de Preservação Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil
Descrição: Iniciação Científica BIC/UEMA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Iniciação Cientifica-BIC/UEMA-Briófitas da Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão
Descrição: Iniciação Científica-BIC/UEMA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Criptógamos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
MENÇÃO HONROSA pela apresentação oral do trabalho Intitulado, Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)-PCI/MCTI.
2011
8° lugar Processo Seletivo UAB/ EAD 2011/Professor Formador- Ciências Naturais/Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), UEPA.
2008
MENÇÃO HONROSA pela apresentação em painel do trabalho intitulado, Universidade Estadual Do Maranhão/Centro de Estudos Superiores de Caxias- II JORBIOS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Brito, E. da S.2014Brito, E. da S.; Ilkiu-Borges, A. L . Briófitas de uma área de Terra Firme no município de Mirinzal e novas ocorrências para o estado do Maranhão, Brasil. IHERINGIA SERIE BOTANICA, v. 69, p. 133/1-142, 2014.

2.
Brito, E. da S.2013Brito, E. da S.; ILKIU-BORGES, A. L. . Bryoflora of the municipalities of Soure and Cachoeira do Arari, on Marajó Island, in the state of Pará, Brazil. Acta Botanica Brasílica (Impresso), v. 27, p. 124/1-141, 2013.

3.
Moura, O.S2013Moura, O.S ; Ilkiu-Borges, A. L ; Brito, E. da S. . Brioflora (Bryophyta e Marchantiophyta) da ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil. Hoehnea (São Paulo), v. 40, p. 143-165, 2013.

4.
Brito, E. da S.2012 Brito, E. da S.; ILKIU-BORGES, A. L. . A new species of Ceratolejeunea Jack & Steph. (Lejeuneaceae, Jungermanniopsida) from a remnant of Amazonian forest in Maranhão, Brazil. Nova Hedwigia, v. 95, p. 423/ 3-4-428, 2012.

5.
Brito, E. da S.2012Brito, E. da S.; Ilkiu-Borges, A. L . Primeiro registro de Cololejeunea panamensis (Lejeuneaceae) para a América do Sul. Rodriguésia (Online), v. 63, p. 01/3-03, 2012.

6.
Peralta, D.F.2011Peralta, D.F. ; Brito, E. da S. ; Varão, L.F. ; Conceição, G.M. ; Cunha, I.P.R. . Novas Ocorrências e Lista das Briófitas do Estado do Maranhão, Brasil. Pesquisa em Foco (UEMA), v. 19, p. 63-78, 2011.

7.
Brito, E. da S.2008Brito, E. da S.; Rodrigues, M.S. ; Conceição, G.M. . Ocorrência da Familia Sematophyllaceae (Bryophyta), da Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil.. Revista Inovação (FAPEMA), v. 8, p. 60-63, 2008.

8.
Brito, E. da S.2008Brito, E. da S.; CONCEICAO, G. M. ; ALMONDES, L.M.V. ; ARAÚJO, M.F.V. ; RODRIGUES, M. S . Briófitas da Região Sudeste do Município de Teresina, Piauí, Brasil. Sinapse Ambiental, v. 5, p. 18-26, 2008.

9.
Fernandes, R.S.2007Fernandes, R.S. ; Conceição, G.M. ; Brito, E. da S. . Diversidade Florística de Pteridófitas da Área de Preservação Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil. Revista Brasileira de Biociências (Impresso), v. 5, p. 411-413, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Brito, E. da S.; Rodrigues, M.S. ; Silva, M.F. ; Conceição, G.M. . Aspectos Florísticos e Ecológicos das Bryophytas da Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, Maranhão, Brasil. In: VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2008, Teresina. Anáis do VI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2008.

2.
Rodrigues, M.S. ; Brito, E. da S. ; Silva, M.F. ; Conceição, G.M. . Análise Florística da Área de Proteção Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil. In: VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2008, Teresina. Anáis do VI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Rodrigues, M.S. ; Brito, E. da S. ; Silva, M.F. ; Conceição, G.M. . Legumisae (Juss.) de um fragmento de Cerrado em Caxias, Maranhão, Brasil. In: 60º REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2008, Campinas. 60º REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2008.

2.
Brito, E. da S.; Conceição, G.M. . Identificação das espécies de Briófitas ocorrentes na Área de Preservação Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil. In: XIX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SEMIC, 2007, São Luis, Maranhão. em CD e Revista Foco, 2007. v. XIX.

3.
Fernandes, R.S. ; Conceição, G.M. ; ZÁRATE, E.L.P. ; Brito, E. da S. ; Matos, M.F. . Pteridófitas do município de Tufilândia, Maranhão, Brasil. In: 59ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2007, Belém. 59ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Brito, E. da S.; Aragão, J.G. ; Conceição, G.M. ; Rodrigues, M.S. . Fissidentaceae e Sematophyllaceae (Briófitas) da Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão. In: 59°CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2008, Natal. CD-ROM, 2008.

2.
Brito, E. da S.; Aragão, J.G. ; Conceição, G.M. ; Rodrigues, M.S. . Myrtaceae da Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil. In: 59º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2008, Natal. ATUALIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA BOTÂNICA NO BRASIL, 2008.

3.
Silva, M.F. ; Conceição, G.M. ; Rodrigues, M.S. ; Brito, E. da S. . Melastomataceae do Herbário Prof. Aluízio Bittencourt, do Centro de Estudos Superiores de Caxias,da Universidade Estadual do Maranhão. In: II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE-JORBIOS, 2008, Caxias, Maranhão. CD, 2008.

4.
Rodrigues, M.F. ; Conceição, G.M. ; Brito, E. da S. ; Silva, M.F. . Convolvulaceae e Melastomataceae da Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão. In: II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE-JORBIOS, 2008, Caxias, Maranhão. CD, 2008.

5.
Brito, E. da S.; Rodrigues, M.S. ; Silva, M.F. ; Conceição, G.M. . Lejeuneaceae (Hepáticas) da Área de Proteção Ambiental do Inhamum-APA, Caxias, Maranhão, Brasil. In: II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE, 2008. II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE.

6.
ALMONDES, L.M.V. ; Conceição, G.M. ; Brito, E. da S. ; Araujo, M.F.V . Briófitas do município de Teresina, Piauí, Brasil. In: II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE, 2008, Caxias, Maranhão. II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE, 2008.

7.
Fernandes, R.S. ; Brito, E. da S. ; Conceição, G.M. . Pteridófitas do Município de Caxias, Maranhão, Brasil. In: 58ª Congresso Nacional de Botanica, 2007, São Paulo. Pteridófitas do Municipio de Caxias, Maranhão, Brasil, 2007.

8.
Brito, E. da S.; Fernandes, R.S. ; Conceição, G.M. . Bryophyta (Musgo) da Área de Proteção Ambiental do Inhamum, município de Caxias, estadodo Maranhão, Brasil. In: 58º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2007, São Paulo. 58º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2007.

9.
Brito, E. da S.; Conceição, G.M. ; Oliveira, H.C. ; Alves, M.H. . Briófitas (Bryophyta e Marchantiophyta) ocorrentes na Área de Preservação Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão. In: I JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE, 2006, Caxias, Maranhão. I JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE.

10.
Brito, E. da S.. Briófita da Área de Preservação Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão. In: XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2006, São Luis, Maranhão. XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

Apresentações de Trabalho
1.
Brito, E. da S.; Aragão, J.G. ; Conceição, G.M. ; Rodrigues, M.S. . Myrtaceae da Área de Proteção Ambiental municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Brito, E. da S.; Aragão, J.G. ; CONCEICAO, G. M. ; Rodrigues, M.S. . Fissidentaceae e Sematophyllaceae (Briótas) da Área de Proteção Ambiental municipal do Inhamum,Caxias, Maranhão, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Brito, E. da S.; Rodrigues, M.S. ; Silva, M.F. ; Conceição, G.M. . Aspectos florístico e ecológico das Bryophytas da Área de Proteção Ambiental municipal do Inhamum, Maranhão, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Brito, E. da S.. Lejeuneaceae (Hepáticas) da Área de Proteção Ambiental municipal do Inhamum-APA, Caxias, Maranhão, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALMONDES, L.M.V. ; Conceição, G.M. ; Brito, E. da S. . Briófitas do município de Teresina, Piauí, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Silva, M.F. ; Conceição, G.M. ; Rodrigues, M.S. ; Brito, E. da S. ; Oliveira-Junior, S.R. . Melastomataceae do Herbário Prof. Aluízio Bittencourt, do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidae Estadual do Maranhão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Rodrigues, M.S. ; Conceição, G.M. ; Brito, E. da S. ; Silva, M.F. . Convolvulaceae e Melastomataceae da Área de Proteção Ambiental municipal do INHAMUM, Caxias, Maranhão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Rodrigues, M.S. ; Brito, E. da S. ; Silva, M.F. ; Conceição, G.M. . Leguminosae (Juss.) de um fragmento de Cerrado em Caxias, Maranhão, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Rodrigues, M.S. ; Brito, E. da S. ; Silva, M.F. ; Conceição, G.M. . Análise florística da Área de Proteção Ambiental municipal do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
Brito, E. da S.; Conceição, G.M. . Identificação das espécies de Briofitas ocorrentes na Área de Preservação Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão, Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Brito, E. da S.; Fernandes, R.S. ; Conceição, G.M. . Bryophyta (Musgos) da Área de Proteção Ambiental do Inhamum, município de Caxias, Maranhão, Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Fernandes, R.S. ; Conceição, G.M. ; ZÁRATE, E.L.P. ; Brito, E. da S. ; Matos, M.F. . Pteridófitas do município de Tufilândia, Maranhão, Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Brito, E. da S.; Conceição, G.M. ; Oliveira, H.C. ; Alves, M.H. . Briófitas (Bryophyta e Marchantiophyta) ocorentes na Área de Preservação Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
Brito, E. da S.; Conceição, G.M. . Briófitas da Área de Preservação Ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Ilkiu-Borges, A. L; Brito, E. da S.; Santos, N.G.. Participação em banca de Fúvio Rubens Oliveira da Silva.Riqueza e Composição de Briófitas em Clareiras Naturais e Artificiais da Região do Urucu, Amazonas, Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará.

2.
Tavares, A.C.C.M.; Brito, E. da S.. Participação em banca de Moisés Oliveira Lopes.Briófitas de fragmentos de florestas inundáveis e não inundáveis no município de São Domingos do Capim, Pará, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
59º CONGRESSO NACIONALDE BOTÂNICA. 2008. (Congresso).

2.
II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE-JORBIOS. 2008. (Outra).

3.
VI SEMINÁRIO TEMÁTICO: PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA COM CARGA HORÁRIA DE 40h/AULA. 2008. (Seminário).

4.
58° CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. 2007. (Congresso).

5.
59º REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2007. (Congresso).

6.
II JORNADA NACIONAL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA; II MOSTRA CEFET MARANHÃO: EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E CULTURAL. 2007. (Outra).

7.
XIX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SEMIC. 2007. (Seminário).

8.
I JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BiOLOGIA E SAÚDE- JORBIOS. 2006. (Outra).

9.
XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2006. (Seminário).

10.
XXIX REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brito, E. da S.. II JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E SAÚDE-JORBIOS. 2008. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Brito, E. da S.2012 Brito, E. da S.; ILKIU-BORGES, A. L. . A new species of Ceratolejeunea Jack & Steph. (Lejeuneaceae, Jungermanniopsida) from a remnant of Amazonian forest in Maranhão, Brazil. Nova Hedwigia, v. 95, p. 423/ 3-4-428, 2012.



Outras informações relevantes


Visita a Coleção Botânica e estudos relativos à Tese de Doutorado no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, sob a orientação do Dr. Pesquisador Titular José Fernando A. Baumgratz, no período de 05 a 22 de setembro de 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 9:13:38