Helena Isabel Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5690440419412674
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Atualmente é diretora de escola efetiva na ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOÃO TEIXEIRA DE ARAÚJO em Avaré, Diretoria de Ensino Região de Avaré. Tempo de serviço na rede estadual conta com 29 anos e nas Faculdades Integradas Regionais de Avaré conta com 25 anos. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Didática da Língua Portuguesa e Tecnologias em Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helena Isabel Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, H. I.

Endereço


Endereço Profissional
FUNDAÇÃO REGIONAL EDUCACIONAL DE AVARÉ, Municipal.
Praça Romeu Bretas Nº 163
Centro
18700-902 - Avare, SP - Brasil
Telefone: (014) 81222224
URL da Homepage: secretaria@frea.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1994
Especialização em PEDAGOGIA. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Ciências e Letras de Botucatu, FCLB, Brasil.
Título: Administração Escolar.
1991 - 1992
Especialização em Didática da Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
FUNDAÇÃO REGIONAL EDUCACIONAL DE AVARÉ, FREA, Brasil.
Título: A Literatura Infantil no Ensino da Língua Materna.
Orientador: Jacob P.




Formação Complementar


2018
Método de Melhoria de Resultados. (Carga horária: 90h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2018 - 2018
Censo Escolar. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2018 - 2018
Avaliação Escolar. (Carga horária: 60h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2018 - 2018
Mediação Escolar. (Carga horária: 90h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2018 - 2018
Autismo. (Carga horária: 60h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2017 - 2017
Foco Aprendizagem- Diretor de Escola e Vice -Diretor 1º Edição. (Carga horária: 30h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Formação em Gestão Democrática: Grêmio estudantil 1º Edição. (Carga horária: 60h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2017 - 2017
Introdução aos Direitos Humanos e ECA para Educadores. (Carga horária: 60h).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
1993 - 1994
Pedagogia Licenciatura Plena. (Carga horária: 1422h).
Associação de Ensino de Botucatu, UNIFAC, Brasil.
1983 - 1984
Habilitação Específica para o Magistério. (Carga horária: 1400h).
EE José Leite Pinheiro, EEJLP, Brasil.


Atuação Profissional



Diretoria de Ensino Região de Avaré, DERAVA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40


ESCOLA ESTADUAL JARDIM BRASIL, EEJB, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETOR DE ESCOLA, Carga horária: 40
Outras informações
Início no Magistério em 1988 como Professor de Educação Básica, como Diretor de Escola a partir de 2002.



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
"Plano de Formação Continuada de Professores e Coordenadores"- Pesquisa-Ação"
Descrição: A formação continuada de professores e gestores tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica nas escolas estaduais, notadamente um ensino que propicie aprendizagem significativa ao aluno. Tem como premissa a importância da reflexão sobre concepções, princípios e métodos afetos à gestão e ao currículo escrito e sua articulação com o currículo em ação na sala de aula, visando à transformação das práticas escolares. Compreender os aspectos relacionados aos processos de ensino, da aprendizagem e da gestão escolar implica pressupor a existência de uma cultura organizacional na qual se movem os professores e os gestores escolares; cultura que transcende o espaço delimitado pelos muros das escolas à medida que há uma inter-relação entre as escolas, as demais instâncias do sistema de ensino, a comunidade local e a sociedade na qual se integram. Assim, a formação continuada de professores e gestores deverá levar em conta não apenas a fundamentação teórica e a legislação pertinente ao processo educativo, mas também os demais aspectos do cotidiano escolar que interferem e são parte constitutiva da prática curricular diária, que precisa cada vez mais estar articulada às questões colocadas pela sociedade, em especial pela comunidade local, devido à complexidade da vida contemporânea e da necessidade de ir além dos papéis tradicionais de transmissão de conteúdos pelos professores e de administração pelos gestores. Considerando os objetivos do Plano de Formação de Professores e de Gestores, propõe-se uma metodologia de formação continuada referenciada na pesquisa e ação dos integrantes desse processo. com base nos relatos das experiências vivenciadas nas Diretorias de Ensino e Escolas, serão objeto de análises e discussões, num movimento dialógico e colaborativo dos professores e gestores sobre o fazer e o pensar, a prática e a teoria, a ação e a reflexão sobre as práticas curriculares e de gestão escolar. Ações de formação continuada visam a desenv.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, H. I.; MOREIRA, M. C.. Participação em banca de Fabiana Aparecida Belarmino.A importância do brincar na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

2.
GOMES, H. I.; MOREIRA, M. C.; THOMAZINI, C. A. S.. Participação em banca de Orisneide cordeiro Miahira.O desenho no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

3.
GOMES, H. I.; MOREIRA, M. C.; THOMAZINI, C. A. S.. Participação em banca de Maria Alice Gonçalves da Siva.Jogos e brincadeiras na educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

4.
GOMES, H. I.; THOMAZINI, C. A. S.. Participação em banca de Amanda Pires de campos.A importância do Lúdico na educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

5.
GOMES, H. I.; THOMAZINI, C. A. S.. Participação em banca de Bárbara pedroso Buchler e Verônica Aparecida Batista Bento.A necessidade do lúdico na aprendizagem dos alunos de 4 anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

6.
GOMES, H. I.; THOMAZINI, C. A. S.. Participação em banca de Bruna Stefania de Oliveira.A Contação de Histórias na educação Infantil para a Formação de Leitores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

7.
GOMES, H. I.; THOMAZINI, C. A. S.. Participação em banca de Vivian Cruz Arca.O resgate nas brincadeiras antigas: uma ação necessária para o desenvolvimento da socialização das crianças de 7 anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

8.
GOMES, H. I.. Participação em banca de Amanda Cristina do amaral Andrade.A leitura na Educação Infantil: Reflexões sobre a formação do leitor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

9.
GOMES, H. I.. Participação em banca de Luana Carolina Lopes.Os contos de fadas na Educação Infantil- reflexões teóricas sobre a relevância do gênero. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

10.
THOMAZINI, C. A. S.; GOMES, H. I.. Participação em banca de Ana Paula de Andrade.Indisciplina: cunho escolar ou familiar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

11.
THOMAZINI, C. A. S.; GOMES, H. I.. Participação em banca de Taís Nunes.Jogos e brincadeiras tradicionais e o desenvolvimento infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

12.
VALENTE, E. S.; GOMES, H. I.; THOMAZINI, C. A. S.. Participação em banca de Amanda Cristina do Amaral Andrade.A leitura na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

13.
Viviana Cristina C de Faria; GOMES, H. I.; THOMAZINI, C. A. S.. Participação em banca de Maria Helena Evangelista.A influencia dos contos de fadas no comportamento da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

14.
GOMES, H. I.; THOMAZINI, C. A. S.. Participação em banca de Priscila Fragoso Fidêncio.Leitura: um processo que desenvolve antes da escolarização e se estende por toda vida.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

15.
GOMES, H. I.. Participação em banca de Camila popes Reis.Literatura Infantil: a possibilidade de formação da criança leitora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

16.
GOMES, H. I.. Participação em banca de Aline Maria Leal Cortez.A importância da Literatura infantil na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Educação-Compromisso de Todos. 2012. (Encontro).

2.
Encontros do Grupo de Referência do Polo 15: Pesquisa-Ação-Plano de Formação Continuada de Professores e Gestores. 2012. (Oficina).

3.
Encontros do Grupo de Referência do Polo 15 - Pesquisa-ação" Plano de Formação Continuada de Gestores e Professores. 2011. (Oficina).

4.
Plano de Formação Continuada para Professores e Gestores da SEE. 2011. (Encontro).

5.
Educação Especial:Inclusão. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, H. I.. Cartografia. 2018. (Concurso).

2.
GOMES, H. I.. Vozes pelo Direito de igualdade. 2018. (Concurso).

3.
GOMES, H. I.. Projeto Instituto Airton Senna. 2018. (Outro).

4.
GOMES, H. I.. Conferencia Mundial pelo Meio Ambiente. 2018. (Exposição).

5.
GOMES, H. I.. Produção e Fruição das Artes Proemi. 2018. (Exposição).

6.
GOMES, H. I.. Projeto Mercado de Trabalho. 2018. (Outro).

7.
GOMES, H. I.. Bienal - Proemi. 2018. (Exposição).

8.
GOMES, H. I.. Olimpíada de Física e Matemática. 2018. .

9.
GOMES, H. I.. Desafio USP de Conhecimento. 2018. (Concurso).

10.
GOMES, H. I.. Memorial Djanira- valorização das Artes. 2018. (Exposição).

11.
GOMES, H. I.. A Adolescência e Sexualidade. 2018. (Outro).

12.
GOMES, H. I.. Projeto Consciência Negra. 2018. (Outro).

13.
GOMES, H. I.. Volunter Work. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thais Santiago. A importância da Leitura na Educação e no Desenvolvimento Infantil. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré. (Orientador).

2.
Vítor Hugo Ribeiro da Silva. As necessidades do aluno e a existência de uma política pública educacional. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré. (Orientador).



Outras informações relevantes


Iniciei no Magistério como professora de Educação Infantil. Aós curso de graduação, comecei a lecionar na SEE no Ensino Fundamental e Médio. Em 1993, após ter concluído curso de Pós- Graduação, fui selecionada através de concurso Público para lecionar na FREA. Concluído Curso de Pedagogia , iniciei na rede estadual como Coordenadora Pedagógica por seis anos e em seguida, fui aprovada em concurso público para o cargo de Diretor de Escola.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 19:08:21