Débora de Fátima Einhardt Jara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0228574516833925
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Doutora em Educação Ambiental pelo PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande - FURG onde pesquisa a formação de professores de música pela perspectiva sócio-histórico-ambiental. Mestre em Educação Ambiental com interface em Música na linha de Formação de Professores pela FURG (2010). Possui graduação na modalidade em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2006) e graduação na modalidade em Bacharelado em Canto pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Atuou como professora substituta das disciplinas de Educação Musical e Pesquisa em Música no Departamento de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas e como professora de Canto Erudito e Popular na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos em Rio Grande, como pesquisadora e professora orientadora no Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Educação/UAB no IFSul. Tem experiência na área de Educação Musical, Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores. Atualmente participa no grupo de pesquisa CHE - CONSCIÊNCIA E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú onde atua como docente nos cursos Técnico Integrado, Proeja, Pedagogia e Pós-Graduação. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do IFC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora de Fátima Einhardt Jara
Nome em citações bibliográficas
JARA, D. F. E.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriu, Campus Camboriu.
Rua Joaquim Garcia
Centro
88340055 - Camboriú, SC - Brasil
Telefone: (047) 210408005


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação Ambiental.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: LATINAMENTE SÓ - CANTOS DE DENÚNCIA, ANÚNCIO E ESPERANÇA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL PELA PERSPECTIVA DA ETNOMUSICOLOGIA CRÍTICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Dra. Cleuza Maria Sobral Dias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Musical; Formação de Professores; Etnomusicologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Setores de atividade: Educação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2008 - 2010
Mestrado em Educação Ambiental.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: PAISAGEM SONORA E MEMÓRIAS AMBIENTAIS: Pontos de Escuta da Etnobiografia de Inah Martensen,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dra. Cleuza Maria Sobral Dias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Musical; Formação de Professores; História de Vida; Etnomusicologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Educação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2011 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Arqueologia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Ano de interrupção: 2011
2004 - 2006
Graduação em Licenciatura em música.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: PANORAMA ATUAL DO ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA DE BELAS ARTES HEITOR DE LEMOS EM RIO GRANDE/RS - Um survey sobre o perfil dos docentes atuantes nesta escola no ano de 2006..
Orientador: Me Regiana Blank Wille.
1997 - 2001
Graduação em Bacharelado em música com habilitação em canto.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: RECITAL DE GRADUAÇÃO.
Orientador: Nara Abrantes Timm.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Performance Musical. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Diálogos com o Cinema. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Como elaborar um TCC: uma abordagem das pesquisas. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
2006 - 2006
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE TRANSTORNO AUTISTA. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal - Capão do Leão, SME, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Oficinas musicalização infância/ técn vocal escola. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso com Mariana Cioromilla (Romênia) -. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2003
OPERANDI-Curso Interpretacao Tecnica Operistica. (Carga horária: 260h).
Secretaria Municipal de Sant'Ana do Livramento, SMSL, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Seminário de Interpretação Vocal. (Carga horária: 96h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em INTERPRETAÇÃO LIED - ALESSANDRA FÉRIS- BRASIL/ALEM. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em MASTER CLASS CANTO - MARIANA MIHAI (ROMÊNIA). (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em MASTER CLASS CANTO - SOLANGE AROUCA (COLÔMBIA/). (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em OFICINA DE CANTO - MADALENA ALIVERTI (BRASIL/EUA). (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Retrospectica Música Brasileira: Chiquina Gonzaga. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em MASTER CLASS - ALBA TONELLI E GETÚLIO VARES. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em XVII OFICINA DE MÚSICA DA UFPR. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1998 - 1999
Extensão universitária em Musicoteca do C.M/Acervo Historico e Iconografia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Projeto Espaco Aberto. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em CURSO TÉCNICA VOCAL - GETÚLIO VARES. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em MASTER CLASS CANTO - PATRICIA ENDO-BRASIL/HUNGRIA. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em MASTER CLASS - ALBA TONELLI (URUGUAI). (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em INTERPRETAÇÃO DE MÚSICA ESPANHOLA. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Grupo de pesquisa Consciência e Humanidades em Educação - CHE Linha de pesquisa: Educação emancipatória, arte e ecologia e gêneros biográficos

Atividades

04/2017 - Atual
Direção e administração, Campus Camboriú, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.
06/2016 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Epistemologia e Contemporaneidade
Educação, Sustentabilidade e Temas Transversais
Fundamentos Epistemológicos da Sustentabilidade
Práticas Socioambientais Sustentáveis em Educação
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Camboriú, .

Cargo ou função
Comissão para Elaboração/Atualização do Programa de Pós-Graduação em Educação ? Lato Sensu do IFC..
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Camboriú, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa no IFC - Campus Camboriú.
09/2016 - 04/2017
Direção e administração, Campus Camboriú, .

Cargo ou função
Coordenadora do Eixo Sustentabilidde Social e Ambiental no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do IFC -Camboriu.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Metodológicos da Arte
08/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Camboriú, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa no Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia Catarinense.
04/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Camboriú, .

Cargo ou função
Coordenação da comissão responsável pela identificação e análise de novas qualificações a serem ofertadas no PROEJA em concomitância com o ensino médio no IFC - Campus Camboriú..

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós Graduação - Doutorado, Carga horária: 20
Outras informações
Aluna em Estágio Docência

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Big Band da FURG - Extensão e Pesquisa, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós Graduação - Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa Capes Mestrado


APAE- CAPÃO DO LEÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contrato efetivo, Enquadramento Funcional: Técnico Superior em Artes/Música, Carga horária: 8


Associação dos Amigos da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, AAEBAHL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Contratro, Enquadramento Funcional: Instrutor de Canto, Carga horária: 22
Outras informações
Técnica Vocal para Coral Técnica Vocal I (música popular) Técnica vocal II (música popular) Canto Erudito I, II, III, IV,V


Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Ferreira Rodrigues, EEEMAFR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Musical, Carga horária: 20


Escola Estadual de Ensino Médio Bibiano de Almeida, Bibiano de Alme, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Musical, Carga horária: 20


Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Ronna, EMEFAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 20


Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista - Mestre, Enquadramento Funcional: Professor Orientador 2- Pós GraduaçãoEducação, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador Bolsista 2 do Programa de Pós Graduação em Educação


Prefeitura Municipal de Pelotas, P/PELOTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor artes- ênfase em educação musical, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Educação Musical e Pesquisa em Música Pesquisa em Música I (metodologia da pesquisa) Pesquisa em Música II (orientação de projeto de conclusão de curso) Fundamentos da Educação Musical I, II, III, IV

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora - Disciplina de Canto-Prática Vocal, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora da Musicoteca doConservatório Música, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho de catalogação do acervo e de partituras.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
NARRATIVAS VIRTUAIS SOBRE A OPRESSÃO, O SILENCIAMENTO E A INVISIBILIDADE NA CRISE CIVILIZATÓRIA: entrelaçamentos entre a Educação Ambiental e as Teorias Decoloniais
Descrição: Este projeto propõe discutir qual a influência da internet na formação de discursos que podem ser promotores de conflitos com os estudantes dentro e fora da escola. Com isto, a partir da análise das narrativas virtuais sobre categorias escolhidas a priori, pretendemos descobrir como alguns discursos se introduzem no cotidiano escolar e promovem relações conflituosas, muitas vezes causando situações que acabam culminando em evasão. Com esta finalidade, propomos um arcabouço teórico que busca compreender através da Educação Ambiental Crítica e dos Temas Transversais em interlocução com a Teoria Decolonial, visando investigar e discutir como vêm se construindo e consolidando discursos homofóbicos, xenofóbicos, sexistas, fundamentalistas, racistas, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .

Integrantes: Débora de Fátima Einhardt Jara - Coordenador / Livia da Silva Perenha Wetter - Integrante / Fabio Castanheira - Integrante / Gabriela Nunes de Deus Oliveira - Integrante / Loenardo Caparroz Cangussu - Integrante / Carlos Alexandre da Silva Rocha - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2018
LATINO VOICES CAMERATA
Descrição: Este projeto de extensão trouxe a proposta de formar uma camerata vocal e instrumental que apresentasse um repertório de línguas de origem latina (português, espanhol, francês e italiano). O grupo agregou além do corpo de cantores um pequeno grupo instrumental para fazer acompanhamento das canções e o repertório se estendeu desde a música popular, folclórica e etnográfica abrangendo também um repertório de música erudita de câmara. Os encontros da camerata ocorreram duas vezes na semana entre os horários de 18:00 às 19:00 ao longo de 2017 para atender os alunos e servidores em final de horário de aulas e de trabalho. Para desenvolver o repertório, os envolvidos no projeto tiveram aulas sobre os fundamentos da técnica vocal, aulas sobre repertório (gêneros, formas e estilos) e práticas de vocalizes junto à preparação do repertório. A ênfase deste projeto foi a música vocal. A parte instrumental teve caráter de acompanhamento e apoio à camerata, logo os instrumentistas virão acompanhados de seus instrumentos e sabendo tocá-los. A camerata não atendeu ao ensino de práticas instrumentais. O público alvo deste projeto foi de servidores e discentes do Instituto Federal Catarinense do Campus Camboriú e a comunidade local e para isto foi divulgado em medos do mês de fevereiro de 2017 um edital interno e outro externo no final do mês de fevereiro. A camerata teve como objetivo principal fomentar a cultura local ampliando o repertório de conhecimentos dos envolvidos no processo, ofertando em contrapartida apresentações dentro e fora do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriu, levando o nome da instituição para fora espaço escolar adentrando os espaços em seu entorno..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .

Integrantes: Débora de Fátima Einhardt Jara - Coordenador / Fábio Alves Dias - Integrante / Livia da Silva Perenha Wetter - Integrante / Marina Teté Vieira - Integrante / Thiago Henrique das Neves Barbosa - Integrante / Andreia dos Santos - Integrante / Daniel Zanella dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Instituto Federal Catarinense - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2017 - Atual
MUSICARTE/ LATINO VOICES CAMERATA
Descrição: Esse projeto é uma nova versão do projeto LATINO VOICES CAMERATA desenvolvido entre 2017 e 2018 agora reconfigurado. A versão original, previa apenas um trabalho vocal com auxilio de acompanhamento musical, mas sem um foco direto na parte instrumental. Nesta nova fase o projeto se amplia para as artes cênico- musicais, a dança a literatura e em especial a poesia. Outra mudança é que o projeto inicial previa um repertório somente de compositores de língua latina, enquanto essa nova roupagem permitirá a execução de obras de outros artistas de línguas modernas. Para desenvolver o repertório artístico, os envolvidos no projeto terão aulas sobre os fundamentos da técnica vocal, aulas sobre repertório (gêneros, formas e estilos) e práticas de vocalizes junto à preparação do repertório. O público alvo deste projeto será o de servidores e discentes do Instituto Federal Catarinense do Campus Camboriú e a comunidade local. O projeto terá como objetivo principal fomentar a cultura local ampliando o repertório de conhecimentos dos envolvidos no processo, ofertando em contrapartida apresentações dentro e fora do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, levando o nome da instituição para fora espaço escolar adentrando os espaços em seu entorno..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .

Integrantes: Débora de Fátima Einhardt Jara - Coordenador / Livia da Silva Perenha Wetter - Integrante / Thiago Henrique das Neves Barbosa - Integrante / Gabriela Nunes de Deus Oliveira - Integrante / Carlos Alexandre da Silva Rocha - Integrante.
2015 - 2015
O ESPAÇO LÚDICO NA ESCOLA, UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
Descrição: Projeto de extensão ofertado aos professores da rede publica da cidade de Camboriu, S/C que visa a formação continuada dos profissionais da educação no município e região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Débora de Fátima Einhardt Jara - Integrante / Flavia Walter - Coordenador / Andreia Regina Bazzo - Integrante / Gabriel Moura Brasil - Integrante.


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: XI ENPOS
2011 - Atual
Periódico: XX Congresso de Iniciação Científica - UFPel


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Musical.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnomusicologia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Aprovação em proficiência em língua estrangeira - Italiano, Instituto de Letras e Artes - FURG.
2009
Aprovação em segundo lugar em concurso público para professor assistente na área canto e técnica vocal, Departamento de Música e Artes Cênicas - IAD/UFPEL.
2008
Aprovação em segundo lugar em concurso público para professor substituto na área canto e técnica vocal, Departamento de Música e Artes Cênicas - IAD/UFPEL.
2008
Aprovação em primeiro lugar em concurso público para professor substituto na área de educação musical e pesquisa em música, Departamento de Música e Artes Cênicas - IAD/UFPEL.
2008
Aprovação em proficiência em língua estrangeira - espanhola, Instituto de Letras e Artes - FURG.
2007
Aprovação em segundo lugar em concurso público para professor substituto na área de história da música e estética musical, Departamento de Artes e Comunicação - IAD/UFPEL.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . CONSTRUÇÕES TEÓRICAS PARA EDUCADORES MUSICAIS NA INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS, OLHARES E ESCUTAS. ENCONTROS E DIÁLOGOS COM EDUCAÇÃO MUSICAL. 1ed.Rio Grande: FURG, 2015, v. 7, p. 001-656.

2.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . A VOZ LIBERTÁRIA DE DANTE LEDESMA: INTERLOCUÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ETNOMUSICOLOGIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO MUSICAL E PEDAGOGIA PROGRESSISTA. In: Cassiano Pomplona Lisboa;Claudio Kuczkowiski; Rodrigo Ernesto Schroer; Vinicius Lima Louzada. (Org.). Anais do VIII Seminário Nacional Diálogo de Paulo Freire: POR UMA PEDAGOGIA DOS DIREITOS HUMANOS. 1ed.Bento Gonçalves: IFRS, 2015, v. 1, p. 1-206.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JARA, D. F. E.. PATRIMÔNIO HISTÓRICO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CORPORATIVISMO - PARTE I. JORNAL AGORA, RIO GRANDE-RS, 04 ago. 2014.

2.
JARA, D. F. E.. Por que ensinar Música nas escolas? E agora Gestores da Educação? (Parte III). Jornal Agora, p. Contracapa, 01 mar. 2011.

3.
JARA, D. F. E.. Por que ensinar Música nas escolas? Para quem? (Parte II). Jornal Agora, Rio Grande, p. Contracapa, 27 fev. 2011.

4.
JARA, D. F. E.. Por que ensinar música nas escolas? Parte I. Jornal Agora, Rio Grande- RS, p. Contracapa, 14 fev. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . CONSTRUÇÕES TEÓRICAS PARA EDUCADORES MUSICAIS NA INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ? PERSPECTIVAS, OLHARES E ESCUTAS. In: VII EDEA - Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental, 2015, Rio Grande/Rs. Quem faz, Como, Para Quê e Para Quem?. Rio Grande: FURG, 2015. v. VII.

2.
JARA, D. F. E.; SILVA, CHARLISE PEREIRA . ?NINGUEM PODE ENSINAR AQUILO QUE NÃO APRENDEU!?: LEGISLAÇÃO VERSUS A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS E A REALIDADE ESCOLAR DA CIDADE DO RIO GRANDE. In: II seminário de Políticas Públicas em Educação: Construíndo a Cidadania, 2011, Rio Grande. II seminário de Políticas Públicas em Educação: Construíndo a Cidadania, 2011.

3.
JARA, D. F. E.; CRIVELLARO, G. L . PEDAGOGIA MUSICAL: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO MODELO BIOECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E DOS ESTUDOS DE RESILIÊNCIAa. In: XIII Encontro Regional da ABEM Sul, 2010, Porto Alegre. Políticas Públicas em Educação Musical: dimensões culturais, educativas e formativas, 2010.

4.
JARA, D. F. E.. PAISAGENS SONORAS E MEMÓRIAS AMBIENTAIS: PONTOS DE ESCUTA DA ETNOBIOGRAFIA DE UMA DOCENTE DE MÚSICA. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA, 2010, São Paulo/SP. Espaço (auto) biográfico: artes de viver, conhecer e formar, 2010.

5.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . SONS, IMAGENS, SABERES E FAZERES: AS MARCAS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE MÚSICA NA ESCOLA DE BELAS ARTES. In: III CIPA - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 2008, NATAL/RN. III CIPA - (AUTO)BIOGRAFIA: formação, territórios e saberes. Natal: EDURN, 2008. v. 1.

6.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . IDENTIDADE ECOLÓGICA DE UMA ESCOLA DE MÚSICA: AS MARCAS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA. In: VII SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA: FAZENDO METODOLOGIA, 2008, RIO GRANDE. VII SEMINÁRIO DE PESQUISA QUALITATIVA: FAZENDO METODOLOGIAS, 2008.

7.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESVELANDO A EDUCAÇÃO MUSICAL: UM POSSÍVEL CAMINHO. In: II Seminário Diálogos com Paulo Freire: Educação Popular, Formação Profissional e Movimentos Sociais, 2008, Pelotas. Educação Popular, Formação Profissional e Movimentos Sociais. Pelotas: UFPel, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . Arte, etnomusicologia e e educação ambiental como perspectiva interdisciplinar para a educação de jovens e adultos. 2017.. In: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Araquari. Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Araquari: IFC, 2017. v. 3. p. 001-101.

2.
JARA, D. F. E.; PEREIRA, V. B. ; SILVA, A. P. D. C. ; Barbosa, Luciene ; Costa, Luciana Simões Netto ; ENEAS, P. E. O. ; Nazário, Luciano . RIO GRANDE E AS BANDAS DE MÚSICA: AS RELAÇÕES E O CENÁRIO MÚSICAL NO ESPAÇO URBANDO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. In: X Mostra de Produção Universitária - FURG, 2011, Rio Grande. Ciência, Tecnologia e Compromisso Social: um desafio para a Universidade, 2011.

3.
JARA, D. F. E.; SILVA, CHARLISE PEREIRA ; Nazário, Luciano . BIG BAND DA FURG: TRAJETÓRIAS E ESPAÇOS RUMO A INCLUSÃO ARTÍSTICO MUSICAL COMO COMPROMISSO SOCIAL PARA A CIDADE DO RIO GRANDE. In: X Mostra de Produção Universitária - FURG, 2011, Rio Grande. Ciência, Tecnologia e Compromisso Social: um desafio para a Universidade, 2011.

4.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . SONS, IMAGENS, SABERES E FAZERES: AS MARCAS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE MÚSICA NA ESCOLA DE BELAS ARTES. In: VII MOSTRA DE PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA - X ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2008, RIO GRANDE. VII MOSTRA DE PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . Arte, etnomusicologia e e educação ambiental como perspectiva interdisciplinar para a educação de jovens e adultos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
JARA, D. F. E.; VIEIRA, M. T. ; MIRANDA, G. S. . CAMERATA VOCAL IFC CAMBORIÚ: Projeto interdisciplinar e multicultural entre a música, história, sociologia e línguas de origem latina?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
JARA, D. F. E.. Saúde e Higiene Vocal: cuidados para profissionais da voz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . VOZ LIBERTÁRIA: PROPOSTA PARA UMA EDUCAÇÃO MUSICAL CRÍTICO-AMBIENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . A VOZ LIBERTÁRIA DE DANTE LEDESMA: INTERLOCUÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ETNOMUSICOLOGIA CRITICA, EDUCAÇÃO MUSICAL E PEDAGOGIA PROGRESSISTA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . Latinamente Só: Canto de denúncia e esperança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
JARA, D. F. E.. Saúde e Higiene Vocal para professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
JARA, D. F. E.. Educação Musical no Brasil: percursos, fundamentos, abordagens e campos de atuação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
JARA, D. F. E.; SILVA, CHARLISE PEREIRA . BIG BAND DA FURG: TRAJETÓRIAS E ESPAÇOS RUMO A INCLUSÃO ARTISTICO MUSICAL COMO COMPROMISSO SOCIAL PARA A CIDADE DO RIO GRANDE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JARA, D. F. E.; SILVA, CHARLISE PEREIRA . ?NINGUEM PODE ENSINAR AQUILO QUE NÃO APRENDEU!?: LEGISLAÇÃO VERSUS A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS E A REALIDADE ESCOLAR DA CIDADE DO RIO GRANDE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
JARA, D. F. E.. PAISAGENS SONORAS E MEMÓRIAS AMBIENTAIS: PONTOS DE ESCUTA DA ETNOBIOGRAFIA DE UMA DOCENTE DE MÚSICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
JARA, D. F. E.; Giancarlo Leonine . Pedagogia Musical: Construíndo saberes através do modelo bioecológico de desenvolvimento humano e dos estudos sobre resiliência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
JARA, D. F. E.. Paisagens Sonoras e Memórias Ambientais: pontos de escuta da história de vida de uma docente de música. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . IDENTIDADE ECOLÓGICA DE UMA ESCOLA DE MÚSICA: AS MARCAS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESVELANDO A EDUCAÇÃO MUSICAL: UM POSSÍVEL CAMINHO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . LATINAMENTE SÓ - CANTOS DE DENÚNCIA, ANUNCIO E ESPERANÇA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL PELA PERSPECTIVA DA ETNOMUSICOLOGIA CRÍTICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2016 (Tese de Doutorado).

2.
JARA, D. F. E.. PAISAGEM SONORA E MEMÓRIAS AMBIENTAIS: PONTOS DE ESCUTA DA ETNOBIOGRAFIA DE INAH MARTENSEN 2010 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CASTANHEIRA, F CARTANA, C. F. SILVA, G. E. F. MACIEL, M. C. SILVEIRA, C. B. ALMEIDA, J. M. S. NUNES, S. CARVALHO, E. A. JARA, D. F. E. RAMOS, M. A. S. SIMOES, S. R. C. F. SILVA, S. NORONHA, A. M. LUCCA, J. M. LIMA, K. B. A. QUADROS, A. S. FONTANIVE, M. LUZ, G. L. CARVALHO, M. F. S. P. EIROFF, J. BITTENCOURT, I. ESPINDOLA, V. D. NASCIMENTO, L. M. BRITO, E. P. SOUZA, M. D. , et al.KUSTER, C. S. MENDONCA, A. A. F. V. LOPES, M. B. MARTINS, D. C. DELA, R. P. SCHREIBER, A. C. Q. QUARTIERO, E. T. ; Grupo de trabalho - Responsável por discutir a temática de Inclusão e Diversidade nos documentos institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. 2018.

2.
Timm. N.A ; JARA, D. F. E. . Primeiro Concurso de Canto Erudito Zola Amaro. 2003.

3.
CAZARRE, M. M. ; JARA, D. F. E. . Monitoria da Musicoteca do Conservatório de Música da UFPel. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
JARA, D. F. E.. Musicalização Infantil pela Perspectiva da Paisagem Sonora. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
JARA, D. F. E.. Palestra - Período Barroco na História da Música. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
JARA, D. F. E.. Oficina de Técnica Vocal. 2003. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
JARA, D. F. E.; Mello, J.L ; TUNSKI, C. F. . Via Sacra. 2009. Teatral.

Música
1.
JARA, D. F. E.; PIRES, B. ; SANTOS, J. D. . NÃO VOU ME ADAPTAR - Tributo aos 30 anos dos Titãs. 2012. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
JARA, D. F. E.. Audição de Aniversário-Exposição do Trabalho de Professores-Retrospectiva Fotográfica da EBAHL. 2004 (Recital de Canto e Instrumento).

2.
D'avila,R.C ; Basso,I ; JARA, D. F. E. . Recital de Canto e Piano pelo Projeto Doze e Trinta. 2003 (Recital de Canto).

3.
Vares,G ; JARA, D. F. E. . Recital de Canto-Encerramento do curso OPERANDI. 2003 (Recital de Canto).

4.
Timm. N.A ; Salles, M.E.M ; JARA, D. F. E. . Recital de Graduação. 2002 (Recital de Canto).

5.
Weimar. L ; JARA, D. F. E. . Projeto Consertos na Catedral do Redentor. 2002 (Recital de Canto).

6.
D'avila,R.C ; Basso,I ; JARA, D. F. E. . Recital de Conjunto de Câmara no Projeto Doze e Trinta. 2001 (Recital de Canto e instrumentos).

7.
Weimar. L ; JARA, D. F. E. . Momentos Musicais. 2000 (Apresentacao Musical por Bachaelandos do Curso Superior de Musica da UFPel).

8.
D'avila,R.C ; Basso,I ; JARA, D. F. E. . Conjuntos de Câmara no Projeto Doze e Trinta. 2000 (Recital de Canto e Instrumento).

9.
D'avila,R.C ; Basso,I ; JARA, D. F. E. . Recital de Música de Câmara no Projeto Doze e Trinta. 2000 (Recital de Canto e Instruentos).

10.
D'avila,R.C ; Basso,I ; JARA, D. F. E. . Recital de Alunos de Canto de Conjunto de Câmara no Projeto Doze e Trinta. 2000 (Recital de Canto e Instrumentos).

11.
CAZARRE, M. M. ; JARA, D. F. E. . Concerto Nilton Mello- Glória Eterna(wallowenn-O Concerto). 2000 (Recital de Canto e Instrumentos).

12.
Brum,M.A ; JARA, D. F. E. . Recital de Encerramento das Atividades do Ano Letivo de 2000. 2000 (Recital de Canto e Instrumentos).

13.
Salles, M.E.M ; JARA, D. F. E. . Projeto Quartas Musicais - Audição de Alunos. 2000 (Recital de Canto).

14.
Ricchter, M.S ; Pereira,R.S ; JARA, D. F. E. . Chiquinha Gonzaga e Seus Amigos. 1999 (Obra Musical e Cenica).

15.
P,L.M.V ; JARA, D. F. E. . Missa Concerto pelos 30 Anos da UFPel. 1999 (Concerto Comemorativo aos 30 anos da UFPel).

16.
Weimar. L ; JARA, D. F. E. . II Sarau Didático. 1999 (Didatica).

17.
SARTORI, D. ; JARA, D. F. E. . Recital de Música de Câmara. 1999 (Recital de Canto).

18.
Weimar. L ; JARA, D. F. E. . Recital de Alunos em Prol do Instituto Revereno Severo da Silva. 1999 (Recital de Canto).

19.
P,L.M.V ; JARA, D. F. E. . Recital de Música Brasileira. 1999 (Recital de Canto).

20.
H,I.B ; JARA, D. F. E. . E...Viva Espanha. 1999 (Recital de Canto e Instrumentos).

21.
P,L.M.V ; JARA, D. F. E. . Audição de Alunos dos Cursos de Canto e Piano. 1998 (Recital de Canto).

22.
JARA, D. F. E.; W,S.E . Pontos de Santo. 1998 (Recital de Canto).

23.
Weimar. L ; JARA, D. F. E. . O Presente do Conservatório de Música. 1998 (Recital de Canto).

24.
Salles, M.E.M ; JARA, D. F. E. . Ouvindo e Apreciando Música. 1998 (Recital de Canto e Instrumentos).

25.
P,L.M.V ; JARA, D. F. E. . Quartas Musicais. 1998 (Recital de Canto e Piano).

26.
Ricchter, M.S ; Oliveira,S.C ; JARA, D. F. E. . Espaço Aberto. 1997 (Recital de Canto).

27.
Vares,G ; JARA, D. F. E. . Recital de Música de Câmara. 1997 (Recital de Canto).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASTANHEIRA, F.; MENESES, G. G. L.; JARA, D. F. E.; NAME, L. P. M.. Participação em banca de Fabio Castanheira. O AMBIENTE ACADÊMICO DA UNILA E AS ESTRATÉGIAS DE COMBATE À HOMOFOBIA, 2010-2015. 2017. Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Teses de doutorado
1.
BUSSOLETTI, D. M.; JARA, D. F. E.; CANTINHO, M. J.; ACCORSSI, A.; GILL, L.; DUARTE, K. S.. Participação em banca de Vagner de Souza Vargas. DRAMATURGIA DA CORPOREIDADE: A PEDAGOGIA DO EVENTO TEATRAL. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CASTANHEIRA, F.; ARMAS, E. D.; JARA, D. F. E.. Participação em banca de Mara Rúbia Alves da Silva. GAYS, LÉSBICAS E TRANSEXUAIS: do anonimato ao preconceito na sala de aula. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal Catarinense.

2.
BAZZO, A. R.; JARA, D. F. E.; ARMAS, E. D.. Participação em banca de Ricardo Moura. A GRAFIA DO SOM: uma experiência sonora e visual. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal Catarinense.

3.
ARENDT, M. C.; JARA, D. F. E.; SOUZA, M. D.. Participação em banca de Nahiara Elaine Antunes Ramos. ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal Catarinense.

4.
DIAS, F. A.; JARA, D. F. E.; EICHENBERGER, H. V.. Participação em banca de Filipe Hahn Barbosa de Souza. LUKÁCS E O REALISMO: Reflexões para uma educação ambiental crítica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal Catarinense.

5.
FLOHR, L.; JARA, D. F. E.. Participação em banca de Vitor Matheus Rangrab Galvão. DIAGNÓSTICO AVALIATIVO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL EM ITAJAI - SC. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal Catarinense.

6.
DIAS, F. A.; JARA, D. F. E.; EICHENBERGER, H. V.. Participação em banca de Izadora Fernandes Ribas. O TRABALHO DOMÉSTICO E O CAPITAL: a naturalizada sina socioambiental das mulheres. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal Catarinense.

7.
CASTANHEIRA, F.; JARA, D. F. E.; ARMAS, E. D.. Participação em banca de Thiago Henrique de Castro Silva. O MODELO DE MASCULINIDADE HEGEMÔNICA E A HOMOFOBIA NO FUTEBOL:. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Sustentabilidade Social e Ambiental) - Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriu.

8.
Zimmer, Leonice K; Ribeiro, Jocelem M.S F; JARA, D. F. E.. Participação em banca de Leonice Koch Zimmer. A ESCRAVIDÃO EM ROMA: A ESCRAVIDÃO DENTRO DO CONTEXTO DA SOCIEDADE ROMANA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPAÇOS E POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

9.
Buttenbender, Erika M.W; Vasconcellos, Luiz.K; JARA, D. F. E.. Participação em banca de Erika Maria Werle Buttenbender. RESGATE HISTÓRICO E CULTURAL ATRAVÉS DE ÃÇÕES DE POLÍTICA EDUCACIONAL EM PICADA CAFÉ. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPAÇOS E POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

10.
MARCHONATTO, D.; ROCHA, V.M; JARA, D. F. E.. Participação em banca de Dalbiane Marchonatto. MEMÓRIA E EDUCAÇÃO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPAÇOS E POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

11.
TRAMPUSCH, K.F; ALLEMAND, C.M.F; JARA, D. F. E.. Participação em banca de Karina Fernanda Trampusch. BULLYNG NO ÂMBITO ESCOLAR: SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPAÇOS E POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

12.
JARDIM, R.S; FREITAS, A.L.C; JARA, D. F. E.. Participação em banca de Rosângela de Souza Jardim. INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRÁTICAS POSSIVEIS?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPAÇOS E POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JARA, D. F. E.; CHEREM, G. S.; SIMOES, S. R. C. F.. Participação em banca de Helen Parnes Miranda.DO KREYÓL AO PORTUGUÊS: Uma análise sobre o curso de inclusão pelo Português. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia/Camboriú.

2.
BAZZO, A. R.; JARA, D. F. E.; CUNHASQUE, S M. Participação em banca de Claudionor Costa Teixeira.Arte e educação infantil: um estudo sobre a intervenção da arte visual pelos pedagogos polivalentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriu.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
JARA, D. F. E.; DIAS, F. A.; HOINASKI, L.; MACHADO, M. O.; CONTO, R. A. B.; SOUZA, T. V.. Banca de análise de carta de motivação para o PPGE/ IFC - Camboriú. 2016. Instituto Federal Catarinense.

2.
JARA, D. F. E.; SILVEIRA, J. K.; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca de avaliação do texte específico de música vestibular 2009. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

3.
JARA, D. F. E.. Comissão Julgadora do IV Festival Regional Nossa Arte. 2009. Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX FICE. NARRATIVAS VIRTUAIS SOBRE A OPRESSÃO, O SILENCIAMENTO E A INVISIBILIDADE NA CRISE CIVILIZATÓRIA: Entrelaçamentos entre a educação ambiental e as teorias decoloniais. 2018. (Feira).

2.
IX FICE. MUSIARTE: CONCERTOS DIDÁTICOS. 2018. (Feira).

3.
SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.ARTE, ETNOMUSICOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. (Outra).

4.
VIII FICE - Feira de Iniciação Científica e Extensão. CAMERATA VOCAL IFC CAMBORIU: Projeto interdisciplinar e multicultural entre música, história, sociologia e línguas de origem latina. 2017. (Feira).

5.
34 SEURS. 2016. (Seminário).

6.
VII FICE - FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. COEXISTIR Sensibilização ambiental a partir de uma experiência dos sentidos. 2016. (Feira).

7.
VIII EDEA - FURG.A Etnomusicologia Crítica e a música transgressora na voz de um Sujeito Ecológico como instrumento de denúncia social. 2016. (Encontro).

8.
Semana Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação.Saúde e Higiene Vocal : cuidados para os profissionais da voz. 2015. (Encontro).

9.
VII EDEA - ENCONTRO E DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL-.CONSTRUÇÕES TEÓRICAS PARA EDUCADORES MUSICAIS NA INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ? PERSPECTIVAS, OLHARES E ESCUTAS. 2015. (Encontro).

10.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2014. (Seminário).

11.
VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Por uma Pedagogia dos Direitos Humanos."A VOZ LIBERTÁRIA DE DANTE LEDESMA: INTERLOCUÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ETNOMUSICOLOGIA CRITICA, EDUCAÇÃO MUSICAL E PEDAGOGIA PROGRESSISTA. 2014. (Seminário).

12.
XIII MOSTRA DE PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA.VOZ LIBERTÁRIA: PROPOSTA PARA UMA EDUCAÇÃO MUSICAL CRÍTICO-AMBIENTAL. 2014. (Outra).

13.
Jornada Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação. 2013. (Seminário).

14.
NAC Instrumental. 2012. (Encontro).

15.
II Seminário de Políticas Públicas e Educação: Constituíndo a Cidadania.?NINGUEM PODE ENSINAR AQUILO QUE NÃO APRENDEU!?: LEGISLAÇÃO VERSUS A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS E A REALIDADE ESCOLAR DA CIDADE DO RIO GRANDE. 2011. (Seminário).

16.
X MOSTRA DE PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA DA FURG.RIO GRANDE E AS BANDAS DE MÚSICA: AS RELAÇÕES E O CENÁRIO MÚSICAL NO ESPAÇO URBANDO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. 2011. (Outra).

17.
II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental-Furg. "A Beleza de Ser um Eterno Aprendiz...". 2008. (Congresso).

18.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRAFICA. SONS, IMAGENS, SABERES E FAZERES. 2008. (Congresso).

19.
II Seminário Diálogos com Paulo Freire.Educação Ambiental desvelando a Educação Musical, um possível caminho.. 2008. (Seminário).

20.
VII MOSTRA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA - X ENCONTRO DE PÓS- GRADUAÇÃO.SONS, IMAGENS, SABERES E FAZERES: AS MARCAS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE MÚSICA NA ESCOLA DE BELAS ARTES. 2008. (Encontro).

21.
VII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia.IDENTIDADE ECOLÓGICA DE UMA ESCOLA DE MÚSICA: AS MARCAS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA. 2008. (Seminário).

22.
V SIMPEMUS.IDENTIDADE ECOLÓGICA DE UMA ESCOLA DE MÚSICA: AS MARCAS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA. 2008. (Simpósio).

23.
XI Encontro Regional da ABEM Sul e IV Encontro do Laboratório de Educação Musical -UFSM. 2008. (Encontro).

24.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

25.
III Simposio de Ensino de Arte e Educação-Promovido pela EBAHL- (40H).III Simposio de Arte e Educação. 2005. (Simpósio).

26.
VIII Encontro Regional da ABEM-UFPel.Educação Musical e Diversidades: Espaços e Ações. 2005. (Encontro).

27.
Congresso Internacional de Educação de Canela. Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).

28.
I Seminário de Arte-Música-Educação (60h).I Seminário de Arte-Música-Educação. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, G. S. ; VIEIRA, M. T. ; JARA, D. F. E. . VIII FICE - Feira de Iniciação científica e extensão. 2017. .

2.
JARA, D. F. E.; CASTANHEIRA, F ; SOARES, Daniele ; ALBINO, S. F. ; THIESEL, A. A. . VII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FICE. 2016. .

3.
JARA, D. F. E.; SOARES, Daniele ; ALBINO, S. F. ; BAZZO, A. R. . OLINCAC. 2016. .

4.
JARA, D. F. E.; ALBINO, S. F. ; SOARES, Daniele ; CASTANHEIRA, F ; THIESEL, A. A. . 34 SEURS - SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2016. (Outro).

5.
JARA, D. F. E.; BAZZO, A. R. ; SOARES, Daniele ; ALBINO, S. F. ; SANTOS, L. L. C. ; ARMAS, E. D. . PARADA CULTURAL. 2016. (Outro).

6.
JARA, D. F. E.. Semana Academica do Curso de Hospedagem. 2016. (Outro).

7.
JARA, D. F. E.; DUARTE, D. C. ; DIAS, F. A. . Semana Acadêmica das Licenciaturas. 2016. (Outro).

8.
THIESEL, A. A. ; SOARES, Daniele ; JARA, D. F. E. ; DIAS, F. A. ; CASTANHEIRA, F ; ALBINO, S. F. ; BARBOSA, T. H. N. . VII FICE - Feira de Iniciação Científica e Extensão. 2016. .

9.
THIESEL, A. A. ; SOARES, Daniele ; JARA, D. F. E. ; DIAS, F. A. ; CASTANHEIRA, F ; ALBINO, S. F. ; WETTER, L. S. P. ; BARBOSA, T. H. N. . 34 SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2016. (Outro).

10.
SOARES, Daniele ; JARA, D. F. E. ; BAZZO, A. R. ; ALBINO, S. F. . OLIMCAC. 2016. .

11.
JARA, D. F. E.. Noite Espanhola. 2005. (Concerto).

12.
JARA, D. F. E.. Primeiro Concurso de Canto Erudito Zola Amaro. 2003. (Concurso).

13.
JARA, D. F. E.; Rodrigues. L . Recital de Formatura- Alessandra Doglia de Oliveira. 2000. (Concerto).

14.
Weimar. L ; JARA, D. F. E. . II Sarau Didatico. 1999. (Concerto).

15.
CAZARRE, M. M. ; JARA, D. F. E. . Mostra Iconografica da Musicoteca do Conservatorio de Musica da UFPel. 1999. (Exposição).

16.
Rodrigues. L ; JARA, D. F. E. . Recital de Formatura- Sabrina Esteves Waltzer. 1999. (Concerto).

17.
Timm. N.A ; JARA, D. F. E. . III Semana Academica do Curso Superior de Musica da UFPel. 1999. (Outro).

18.
Salles, M.E.M ; JARA, D. F. E. . I Semana Academica do Cusrso Superior de Musica. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Abighail Santana Azevedo dos Santos. O LUGAR DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO COMPREENDIDA A PARTIR DA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PROGRAMAS DE CURSO DE PEDAGOGIA DO IFC. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

2.
Ediomarcia Paes Landim Ribeiro. O ENTENDIMENTO ACERCA DO ENSINO DA MÚSICA NOS ANOS INICIAIS PELOS PEDAGOGOS: uma revisão bibliográfica nos cadernos da ABEM entre 2007/2016. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Felipe Kaminsky Riffel. MUSICARTE/LATINO VOICES CAMERATA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Informática) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

2.
Catarina Moura Bonfim. NARRATIVAS VIRTUAIS SOBRE A OPRESSÃO, O SILENCIAMENTO E A INVISIBILIDADE NA CRISE CIVILIZATÓRIA: Entrelaçamentos entre a educação ambiental e as teorias decoloniais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Hospedagem) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Pablo Roberto Villanova. O RAP DE CRIOLO COMO MODO DE RESISTÊNCIA E SUA APROXIMAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

2.
Aliny Suze Mendes Gonçalves. Historia de Vida e Estudos de Resiliência na potencialização para superação e inclusão de uma mulher com deficiência física adquirida. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

3.
Letícia Francez. GESTÃO ESCOLAR E ARTE: sobre espaços para a educação estética na escola. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

4.
Carine Viana Ferreira. VIOLÊNCIA, FEMINISMO E ARTE O papel da arte nas questões micropolíticas de violência contra a mulher. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

5.
ROSANA ROSA. DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO URBANISTICO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPAÇOS E POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

6.
NELSINDA WEBER. EXPRESSÕES E BRINCADEIRAS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DO RECREIO ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPAÇOS E POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

7.
MARA LUZ DOS SANTOS. TURISMO ECOLÓGICO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DOS RECURSOS NATURAIS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPAÇOS E POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andreia Cristina Zavariz de Lara. A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PELO ENTENDIMENTO DAS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ITAPEMA/SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriu. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

Iniciação científica
1.
Gabriela Soares de Miranda. PROJETO DE EXTENSÃO LATINO VOICES CAMERATA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Controle Ambiental) - Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia/Camboriú. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

2.
Stel Cavaletti. Coexistir: sensibilização ambiental a partir de uma experiência dos sentidos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Controle Ambiental) - Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriu. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

Orientações de outra natureza
1.
Stel Calvetti. Estágio Supervisionado do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Controle Ambiental) - Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriu. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.

2.
Milena Novack. Estágio do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Controle Ambiental) - Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriu. Orientador: Débora de Fátima Einhardt Jara.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JARA, D. F. E.. PATRIMÔNIO HISTÓRICO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CORPORATIVISMO - PARTE I. JORNAL AGORA, RIO GRANDE-RS, 04 ago. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
JARA, D. F. E.. Saúde e Higiene Vocal para professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
JARA, D. F. E.; DIAS, C. M. S. . Arte, etnomusicologia e e educação ambiental como perspectiva interdisciplinar para a educação de jovens e adultos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
THIESEL, A. A. ; SOARES, Daniele ; JARA, D. F. E. ; DIAS, F. A. ; CASTANHEIRA, F ; ALBINO, S. F. ; BARBOSA, T. H. N. . VII FICE - Feira de Iniciação Científica e Extensão. 2016. .

2.
THIESEL, A. A. ; SOARES, Daniele ; JARA, D. F. E. ; DIAS, F. A. ; CASTANHEIRA, F ; ALBINO, S. F. ; WETTER, L. S. P. ; BARBOSA, T. H. N. . 34 SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2016. (Outro).

3.
SOARES, Daniele ; JARA, D. F. E. ; BAZZO, A. R. ; ALBINO, S. F. . OLIMCAC. 2016. .


Musica
1.
JARA, D. F. E.; PIRES, B. ; SANTOS, J. D. . NÃO VOU ME ADAPTAR - Tributo aos 30 anos dos Titãs. 2012. Interpretação.



Outras informações relevantes


2011 - Aprovação 3° lugar em concurso público para professo assistente para disciplina de Prática Vocal para atores e bailarinos no Centro de Artes da UFPel.
2009 - Aprovação em 2° lugar em concurso público para professor assistente para a disciplina de Canto e Técnica Vocal no Instituto de Artes e Design da UFPel.
2008 - Aprovação em 2° lugar em concurso público para professor assistente para a disciplina de Canto e Técnica Vocal no Instituto de Artes e Design da UFPel.
2008 - Aprovação em 1° lugar em concurso público para professor substituto para a disciplina de Educação Musical e Pesquisa em Música no Instituto de Artes e Design da UFPel.
2007 - Aprovação em 2° lugar em concurso público para professor substituto para a disciplina de História e Estética da Música no Instituto de Artes e Design da UFPel.
2005 - Aprovação em 2° lugar em concurso público para professor substituto para a disciplina de Canto e Teoria Musical no Conservatório de Música da UFPel.
2005 - Aprovação em concurso público para Técnico Superior em Música (20° lugar) na Prefeitura Municipal de Pelotas.
2004 - Aprovação em 4° lugar em concurso público para professor substituto para a disciplina de Técnica Vocal e Canto no Instituto de Artes e Design da UFPel.
2003 - Representante discente nas reuniões do Departamento de Canto e Instrumentos do Conservatório de Música da UFPel
2001 - Representante discente nas reuniões do Colegiado do Curso Superior de Música da UFPel
2000 - Representante discente nas reuniões do Colegiado do Curso Superior de Música da UFPel
1999 - Representante discente nas reuniões do Colegiado do Curso Superior de Música da UFPel



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 24:37:36