Camilla Teresa Martini Mazetto

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  • Última atualização do currículo em 13/06/2018


Pós-doutoranda pelo Laboratório de Psicopatologia e Processos de Saúde (LPPS) da Faculdade de Psicologia da Universidade Paris Descartes (Sorbonne Paris Cité). Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) (2010 e 2015). Membro do Projeto de Pesquisa Colaborativa entre a Universidade de São Paulo e a Université Sorbonne Paris Cité (2016-2018): "Desenvolvimento cognitivo e sócioemocional de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento: avaliação, detecção e intervenção". Profissional certificada pela profa. Cathérine Barthélémy como formadora de terapeutas TED no Brasil, em parceria com o Serviço de Formação Continuada da Universidade de Tours (SUFCO). Profissional certificada como formadora à utilização da escala BECS (Bateria de Avaliação Cognitiva e Sócioemocional) no Brasil (Université Paris Descartes). Membro Titular da Associação Simonne Ramain Internationale (ASRI - Paris), Membro da American Psychological Association (APA) e da Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002), especialização em Psicologia da Infância pela Unifesp (2004), especialização em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007) e especialização no Método Ramain (2007). Participou de estágio clínico e de pesquisa no Serviço de Psiquiatria Infantil da Universidade de Tours (Univérsité François Rabelais) na França (2007), para aprimoramento na Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED). Realizou a formação TED, no CHRU de Tours (2009 e 2012). Membro da equipe "Autismo e deficiências" do Laboratório de Psicopatologia e Processos de Saúde da Universidade Paris Descartes, sob a coordenação de Jean-Louis Adrien (2013 a 2015) e do Projeto de Pesquisa Colaborativa USP-CARI-Université Sorbonne Paris Cité (2014-2015): "Desenvolvimento cognitivo e sócioemocional de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA): Avaliações e intervenções". Colabora com a clínica CARI-Psicologia e Educação e trabalhou no Centro Pró-Autista Social de São Paulo (2004-2014). Atualmente reside em Nova Iorque (EUA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camilla Teresa Martini Mazetto
Nome em citações bibliográficas
MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.

Endereço


Endereço Profissional
CARI - Psicologia e Educação, CARI - Psicologia e Educação.
Rua Pedro Morganti, 68
Vila Mariana
04020070 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 55757051


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IPUSP, Brasil.
Título: A criança com autismo: trajetórias desenvolvimentais à luz da teoria piagetiana da equilibração, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza.
Coorientador: Jean-Louis Adrien.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo; Neurodesenvolvimento; Desenvolvimento cognitivo; Autismo; Desenvolvimento sócio-emocional; Transtorno autista.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2008 - 2010
Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IPUSP, Brasil.
Título: Reflexões acerca das construções cognitivas no autismo: contribuições piagetianas para uma leitura da Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED),Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Transtorno autista; Neuropsicologia; Desenvolvimento cognitivo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
2006 - 2007
Especialização em Neuropsicologia. (Carga Horária: 500h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desempenho de uma amostra de sujeitos na faixa etária de 18 a 29 anos com escolaridade de segundo grau e nível universitário no teste das Matrizes Progressivas de Raven - Escala Geral.
Orientador: Eliane C. Miotto.
2004 - 2007
Especialização em Metodologia Ramain e Dia-Log. (Carga Horária: 740h).
CARI Psicologia e Educação, CARI, Brasil.
Título: Reflexões acerca de uma experiência no Método Ramain: o trabalho com jovens em contexto de exclusão social.
Orientador: Maria Luisa Urban.
2004 - 2004
Especialização em Psicologia da Infância. (Carga Horária: 746h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Conceitos e teorizações acerca do autismo: um esudo introdutório.
Orientador: Mariângela Mendes de Almeida.
1998 - 2002
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Université Paris Descartes, Paris V, França.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2018 - 2018
ADOS-2 Clinical Training. (Carga horária: 14h).
Center for Autism and the Developing Brain - Cornell University, CADB - CORNELL, Estados Unidos.
2018 - 2018
Certificação ADBB (escala de retraimento infantil). (Carga horária: 18h).
ADBB online, ADBB, França.
2017 - 2017
Extensão universitária em ESDM Introduction Course. (Carga horária: 7h).
University of California Davis, UC DAVIS, Estados Unidos.
2014 - 2014
Formação à aplicação da BECS. (Carga horária: 30h).
Université Paris Descartes, Paris V, França.
2012 - 2012
Journées d'initiation sur les Thérapies d'Échange. (Carga horária: 14h).
Universite de Tours (Universite Francois Rabelais), U.T., França.
2012 - 2012
Introduction à l'utilisation de la BECS. (Carga horária: 30h).
Université Paris Descartes, Paris V, França.
2009 - 2009
Journées d'initiation sur les Thérapies d'Échange. (Carga horária: 14h).
Universite de Tours (Universite Francois Rabelais), U.T., França.
2007 - 2007
Stage Clinique et de Recherche en Pédopsychiatrie. (Carga horária: 80h).
Universite de Tours (Universite Francois Rabelais), U.T., França.


Atuação Profissional



CARI - Psicologia e Educação, CARI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Psicólogo

Atividades

03/2003 - Atual
Serviços técnicos especializados , CARI - Psicologia e Educação, .

Serviço realizado
Atendimento clínico.

Université Paris Descartes, Paris V, França.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador pós-doutorando
Outras informações
Membro do Projeto de Pesquisa Colaborativa entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Université Sorbonne Paris Cité (USPC): "Desenvolvimento cognitivo e sócioemocional de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e outros transtornos neurodesenvolvimentais: avaliação, detecção e intervenção".

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador - doutorando

Atividades

2013 - 2015
Pesquisa e desenvolvimento , Université Sorbonne Paris Cité, .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Aluno regular

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno regular, bolsista CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2012 - 10/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

03/2008 - 09/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .


Centro Pró-Autista, CPA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2015
Vínculo: Psicóloga - coordenadora, Enquadramento Funcional: Psicólogo
Outras informações
Instituição social que presta atendimento clínico a crianças, adolescentes e adultos portadores de autismo e que desenvolve projetos de pesquisa na área.

Atividades

08/2004 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Pró-Autista, .

08/2004 - 12/2015
Serviços técnicos especializados , Centro Pró-Autista, .

Serviço realizado
Atendimento clínico.


Linhas de pesquisa


1.
Protocolos de avaliação em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Objetivo: Traduzir e utilizar em pesquisa, com vistas à validação e padronização, protocolos internacionais utilizados na avaliação e acompanhamento da evolução no autismo infantil, em especial a Bateria de Avaliação Cognitiva e Socioemocional (BECS) de Adrien (2007) e a Escala Funcional dos Comportamentos revisada (EFC-R) de Barthélémy, Couturier, Adrien e Lelord..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Saúde Humana.
Palavras-chave: Autismo; Diagnóstico; Protocolos de avaliação.
2.
Intervenções Neurodesenvolvimentais

Objetivo: Estudar as trajetórias de desenvolvimento de crianças em atendimento em um programa global de abordagem multidisciplinar, incluindo-se a Terapia de Troca e de Desenvolvimento (TED) e o dossier Pré-F do Método Ramain.
Setores de atividade: Educação; Saúde Humana.
Palavras-chave: Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED); Autismo; Neurodesenvolvimento.
3.
Reflexões acerca das construções cognitivas no autismo: contribuições piagetianas para uma leitura da Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED)

Objetivo: Articular a teoria de desenvolvimento de Piaget à proposta metodológica da TED, refletindo sobre as construções cognitivas e os processos evolutivos alterados no autismo. Para tanto, apresentar (a) uma breve introdução dos estudos anteriores, (b) os principais constructos piagetianos sobre o desenvolvimento que permitem uma articulação com a TED, (c) uma apresentação preliminar da TED, incluindo-se seus princípios organizadores e sua técnica própria, (d) uma articulação teórica entre os conceitos piagetianos apresentados e a TED, baseada na apresentação de vinhetas clínicas..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Autismo; Desenvolvimento sócio-emocional; Neurodesenvolvimento; Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED).
4.
A criança com autismo: trajetorias desenvolvimentais atípicas à luz da teoria piagetiana da equilibração

Objetivo: Apresentar uma leitura conceitual, apoiando-se na teoria piagetiana da equilibração, sobre trajetórias de desenvolvimento de crianças com autismo, a partir de indicadores clínicos fornecidos pela Bateria de Avaliação Cognitiva e Socioemocional (BECS). Parte 1: Apresentar o estudo comparativo do desenvolvimento cognitivo e socioemocional de um grupo de crianças com autismo (N= 20) e um grupo de crianças típicas (N= 20). Parte 2: descrever a trajetória de quatro casos ilustrativos de crianças com autismo acompanhadas ao longo de 18 meses, com avaliações sucessivas a cada seis meses..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Bateria de Avaliação Cognitiva e Socioemocional; Desenvolvimento sócio-emocional; Neurodesenvolvimento; Autismo.
5.
Desenvolvimento cognitivo e sócioemocional de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA): Avaliações e intervenções

Objetivo: O projeto de pesquia colaborativa internacional é composto de 4 eixos, cujos objetivos podem ser sintetizados a seguir: Estabelecer indicativos precoces dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) em bebês e crianças pequenas; aplicar e validar escalas de avaliação do desenvolvimento cognitivo e sócioemocional, estudar a evolução de crianças com TEA em um programa de intervenção neurodesenvolvimental abrangente (Dossier pré-F do Método Ramain), estudar os efeitos deste protocolo de itnervenção sobre as funções executivas. early indicators of autistic spectrum disorders for babies and very young children and the two others aim at studying children with atypical development and children with ASD receiving a global neurodevelopmental educative program (PGN & dossier Ramain-Pré-F) and interventions using games and tasks involving executive functions..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Autismo; Desenvolvimento sócio-emocional; Neurodesenvolvimento; Método Ramain; Transtorno do Espectro do Autismo.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento cognitivo e sócioemocional de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento: avaliação, detecção e intervenção.
Descrição: Projeto de Pesquisa Colaborativa entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Université Sorbonne Paris Cité (USPC) para o biênio 2016-2017, dividida em 4 eixos, dos quais fazem parte a pesquisadora: Eixo 1: Early developmental and behavioral screening of Autism Spectrum Disorders (ASD) using with the Alarm Distress Baby Scale (ADBB), the Autistic Behavior Assessment Scale Infant version (ECA-N), and the Social and Cognitive Evaluation Battery (SCEB). Eixo 2: Longitudinal study of the development of very young french and brazilian children with ASD, compared to very young typical children with the SCEB (Social Cognitive Evaluation Battery). Eixo 3: Longitudinal study of the development of pre-school and school-aged brazilian children with ASD receiving a Global Neurodevelopmental Educative Program (PAN & dossier Ramain-Pré-F) Eixo 4: Investigating the self-regulating process and the development of executive function skills of preschool and school-age children with typical development and ASD..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Trajetórias de desenvolvimento cognitivo e sócioemocional de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo: um estudo a partir do referencial piagetiano
Descrição: O objetivo principal deste estudo é descrever e analisar as diferentes trajetórias de desenvolvimento de crianças autistas, sob o ponto de vista da Psicologia do Desenvolvimento, e que são atendidas em um programa global de abordagem neuropsicológica, cuja referência central é a Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED). Este estudo conta com avaliações do desenvolvimento cognitivo e sócioemocional a cada seis meses, através da escala BECS, sendo um estudo longitudinal pelo período de 18 meses iniciais da TED..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Camilla Teresa Martini Mazetto - Integrante / Maria Thereza Costa Coelho de Souza - Coordenador / Jean-Louis Adrien - Integrante / Marie Anna Bernard - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2012 - 2015
Cognitive and socio-emotional developmental assessment of children with autism from France, Belgium, Canada, Brazil, Spain, Greece and Algeria with the Social Cognitive Evaluation Battery (SCEB): a comparative analysis.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Estudo piloto de tradução, adaptação e validação da Bateria de Desenvolvimento Cognitivo e Socioemocional (BECS) para a população brasileira.
Descrição: Estudo de validação para a população brasileira da Bateria de Desenvolvimento Cognitivo e Sócioemocional (BECS) de Adrien (2007). A BECS foi elaborada para a avaliação psicológica de crianças com autismo e distúrbios aparentados, cujo nível de desenvolvimento se situe entre 4 e 30 meses. Foi especialmente elaborada para crianças com mais de 3 anos e cujo diagnóstico de autismo é conhecido, mas também para aquelas crianças mais jovens que apresentem durante os dois primeiros anos de vida particularidades de desenvolvimento que possam evocar um distúrbio global de desenvolvimento (Adrien, 2008). A BECS é fundada sobre os modelos teóricos da psicologia do desenvolvimento da criança e, de outra parte, pelos conhecimentos da patologia desenvolvimental e funcional do autismo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Reflexões acerca das construções cognitivas no autismo: contribuições piagetianas para uma leitura da Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED)
Descrição: O objetivo do presente estudo é apresentar os princípios da Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED) relacionando-a à teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo. A TED é uma abordagem terapêutica voltada ao autismo criada gradualmente no serviço de Psiquiatria Infantil da Universidade de Tours (França) e realizada em um contexto de intervenções coordenadas. A TED parte de uma compreensão neuropsicológica e desenvolvimentista do autismo. Na teoria piagetiana podemos encontrar pontos de tangência significativos com esta possível abordagem do autismo. A partir de uma discussão teórica apoiada nos constructos piagetianos e na apresentação e vinhetas clínicas, pretendemos discutir a possibilidade de ampliar a adaptação da criança autista ao ambiente como o resultado da reconstrução interna das noções de espaço, tempo e causalidade, que determinariam por hipótese, mudanças significativas na estrutura cognitiva, assim como nas trocas afetivas e sociais da criança..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Camilla Teresa Martini Mazetto - Coordenador / Maria Thereza Costa Coelho de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2015 - Atual
Curso de Formação às Metodologias Ramain, Dia-Log e à Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED)
Descrição: Curso para profissionais e estudantes de último ano em Psicologia visando o aprofundamento sobre contextos atípicos de desenvolvimento e Transtornos do Neurodesenvolvimento, tais como o autismo (TEA). Ênfase na formação pessoal e posterior formação à avaliação neurofuncional e à intervenção pelos métodos acima citados. Curso dividido em módulos de formação pessoal, módulos teóricos e de supervisão.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)
2017 - 2017
Periódico: Revista do Departamento de Psicologia da UNISC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: NEUROPSICOLOGIA.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
4MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.2016 MAZETTO, C. T. M.; BERNARD, M. A. ; VIZONA, T. ; NASSIF, M. C. ; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; ADRIEN, J-L. . Étude Pilote avec la Batterie d'Évaluation Cognitive et Socio-émotionnelle au Brésil: caractéristiques du développement typique et atypique dans l'autisme.. Bulletin Scientifique de l´Arapi, v. 37, p. 05-12, 2016.

2.
3MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.2016MAZETTO, C. T. M.; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; ADRIEN, J-L. . Amélioration du développement socio-émotionnel de jeunes enfants à risque de TSA dans un programme d'intervention neurodéveloppemental avec la Thérapie d'Échange et de Développement; étude pilote au Brésil.. Bulletin Scientifique de l´Arapi, v. 37, p. 27-33, 2016.

3.
2ADRIEN, J-L.2016 ADRIEN, J-L. ; BERNARD, M. A. ; THIEBAUT, E. ; GATTEGNO, M. P. ; BLANC, R. ; Kaye, K. ; Contejean, Y. ; MAZETTO, C. T. M. ; NASSIF, M. C. ; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; NADER-GROSBOIS, N. ; SEYNHAEVE, I. ; GUTIERREZ, M. L. I. ; PARRA, J. O. ; AIAD, F. ; SAM, N. ; BELAL, L. ; FEKIH, L. ; DIONNE, C. ; ROUSSEAU, M. ; STEFANIDOU, K. ; BONNET-BRILHAULT, F. . Le profil du développement cognitif et socio-émotionnel d'enfants atteints de Troubles du Spectre de l'Autisme (TSA) associé à un léger retard global du développement, âgés de 7 ans à 14 ans. Quelles implications pour les pratiques d'évaluation et d'intervention?. Devenir, v. 28, p. 255-272, 2016.

4.
1BERNARD, M.-A.2016 BERNARD, M.-A. ; THIÉBAUT, E. ; MAZETTO, C. ; NASSIF, M.C. ; COSTA COELHO DE SOUZA, M.T. ; NADER-GROSBOIS, N. ; SEYNHAEVE, I. ; DE LA IGLESIA GUTIERREZ, M. ; OLIVAR PARRA, J.-S. ; DIONNE, C. ; ROUSSEAU, M. ; STEFANIDOU, K. ; AIAD, F. ; SAM, N. ; BELAL, L. ; FEKIH, L. ; BLANC, R. ; BONNET-BRILHAULT, F. ; GATTEGNO, M.P. ; Kaye, K. ; Contejean, Y. ; ADRIEN, J.-L. . L?hétérogénéité du développement cognitif et socio-émotionnel d?enfants atteints de trouble du spectre de l?autisme en lien avec la sévérité des troubles. Neuropsychiatrie de l'Enfance et de l'Adolescence, v. 64, p. 376-382, 2016.

5.
5MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.2011MAZETTO, C. T. M.; AZEVEDO, C. ; KEFALAS, L. ; PEREIRA, W. C. B. ; TAVARES, T. ; LISBOA, E. ; DOMINGUES, W. M. ; NASSIF, M. C. . L´Échelle d´évaluation Fonctionnelle des Comportements Révisée (EFC-R): Étude préliminaire de validation pour la population brésilienne. Le Bulletin Scientifique de l´Arapi, v. 28, p. 60, 2011.

6.
6MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.2010MAZETTO, C. T. M.. Une approche piagétienne pour la Thérapie d'Échange et de Développement: l'action et l'acquisition libre comme des concepts centraux pour le développemnt cognitif dans l'autisme. Le Bulletin Scientifique de l'arapi, v. 25, p. 76-79, 2010.

7.
7MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.2008MAZETTO, C. T. M.. Lien entre l'impact et l'acceptation du diagnostic d'autisme et severité du trouble chez l'enfant: étude preliminaire dans un service de prise en charge au Brésil. Le Bulletin Scientifique de l'Arapi, v. 21, p. 141-144, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
MAZETTO, C. T. M.; Maria Thereza Costa Coelho de Souza . Aspectos centrais do desenvolvimento humano: contribuições da teoria piagetiana para um programa de intervenção ao longo do tempo. In: Nassif, Maria Clara. (Org.). Inovações em Psicologia Clínica: Programa Abrangente Neurodesenvolvimental (PAN). 1ed.São Paulo: Atheneu, 2017, v. 1, p. 39-48.

2.
BOULARD, A. ; MORANJE-MAJOUX, F. ; TATON, R. ; NAZEREAU, C. ; MAZETTO, C. T. M. ; BERNARD, M.-A. ; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; PLUMET, M-H. ; ADRIEN, J.-L. . As disfunções precoces de crianças com TEA, suas trajetórias desenvolvimentais e as modalidades de seu acompanhamento personalizado. In: Nassif, Maria Clara. (Org.). Inovações em Psicologia Clínica: Programa Abrangente Neurodesenvolvimental (PAN). 1ed.São Paulo: Atheneu, 2017, v. 1, p. 109-120.

3.
MAZETTO, C. T. M.. As etapas iniciais do PAN, um estudo de caso: da intervenção precoce TED ao Dossiê Ramain Pré-F em grupo. In: Nassif, Maria Clara. (Org.). Inovações em Psicologia Clínica: Programa Abrangente Neurodesenvolvimental (PAN). 1ed.São Paulo: Atheneu, 2017, v. 1, p. 281-292.

4.
SCATTOLIN, M. A. A. ; MAZETTO, C. T. M. ; WEINMANN, K. S. ; DOMINGUES, W. M. ; NASSIF, M. C. . Avaliação Neurodesenvolvimental de pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo. In: Ana Luiza Costa Zaninotto; Mara Cristina Souza de Lucia. (Org.). Neuropsicologia na infância e adolescência através de casos clínicos. 1ed.São Paulo: CEPSIC Editora, 2015, v. 1, p. 35-55.

5.
MAZETTO, C. T. M.. Estratégias de intervenção para o autismo infantil: uma contribuição da clínica para a escola. In: Caetano, L.M.. (Org.). Temas Atuais para a Formação de Professores: contribuições da pesquisa piagetiana. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2010, v. , p. 165-182.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAZETTO, C. T. M.; Maria Thereza Costa Coelho de Souza . A Terapia de Troca e Desenvolvimento e o autismo infantil: considerações a partir de uma abordagem piagetiana do desenvolvimento. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP, 2008. v. Out/08. p. 52-52.

Apresentações de Trabalho
1.
BERNARD, M. A. ; THIEBAUT, E. ; MAZETTO, C. T. M. ; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; NASSIF, M. C. ; GUTIERREZ, M. L. I. ; PARRA, J. O. ; STEFANIDOU, K. ; GATTEGNO, M. P. ; ADRIEN, J-L. . Étude multipays du développement cognitif et socio-émotionnel d'enfants atteints de trouble autistique: premiers résultats.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MAZETTO, C. T. M.; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; ADRIEN, J-L. . Trajectoires de développement d'enfants atteints de Troubles du Spectre de l'Autisme: les domaines cognitif et socio-émotionnel dans une perspective développementale.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BERNARD, M. A. ; THIEBAUT, E. ; NADER-GROSBOIS, N. ; SEYNHAEVE, I. ; DIONNE, C. ; ROUSSEAU, M. ; MAZETTO, C. T. M. ; NASSIF, M. C. ; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; GUTIERREZ, M. L. I. ; PARRA, J. O. ; STEFANIDOU, K. ; AIAD, F. ; SAM, N. ; BELAL, L. ; FEKIH, L. ; BLANC, R. ; BONNET-BRILHAULT, F. ; GATTEGNO, M. P. ; ADRIEN, J-L. . Cross cultural study of the developmental assessment of children with autism from France, Belgium, Canada, Brazil, Spain, Greece and Algeria with the Social Cognitive Evaluation Battery (SCEB). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BERNARD, M. A. ; GUTIERREZ, M. L. I. ; PARRA, J. O. ; STEFANIDOU, K. ; MAZETTO, C. T. M. ; NASSIF, M. C. ; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; THIEBAUT, E. ; ADRIEN, J-L. . Étude comparative préliminaire du développement cognitif et socio-émotionnel d'enfants grecs, espagnols, brésiliens et français atteints d'autisme.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MAZETTO, C. T. M.; NASSIF, M. C. ; DOMINGUES, W. M. . Avaliação Neuropsicológica em Autismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MAZETTO, C. T. M.. Une approche piagetienne pour la Thérapie d´Échange et de Développement : l´action et l´aquisition libre comme des concepts centraux pour le développement cognitif dans l´autisme. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MAZETTO, C. T. M.. A Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED) e o autismo infantil: considerações a partir de uma abordagem piagetiana do desenvolvimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MAZETTO, C. T. M.; Maria Thereza Costa Coelho de Souza . A Terapia de Troca e Desenvolvimento e o autismo infantil: considerações a partir de uma abordagem piagetiana do desenvolvimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MAZETTO, C. T. M.. Lien entre l´impact et l´acceptation du diagnostic d'autisme et sévérité du trouble chez l' enfant : Étude préliminaire dans un service de prise en charge au Brésil.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MAZETTO, C. T. M.; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; ADRIEN, J-L. . A criança com autismo: trajetorias desenvolvimentais atípicas à luz da teoria piagetiana da equilibração. 2015.

2.
MAZETTO, C. T. M.; Maria Thereza Costa Coelho de Souza . Reflexões acerca das construções cognitivas no autismo: contribuições piagetianas para uma leitura da Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED). 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAZETTO, C. T. M.. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento - Introdução. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MAZETTO, C. T. M.; Maria Thereza Costa Coelho de Souza . Relatório anual de atividades desenvolvidas durante o ano 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

3.
MAZETTO, C. T. M.. Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED) - aspectos relevantes para a prática educacional. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Rockland County Autism Symposium. 2017. (Simpósio).

2.
XIV Université d'Automne de l'Arapi. Étude du développement cognitif et socio-émotionnel d?enfants brésiliens présentant un autisme associé à un retard global du développement. 2017. (Congresso).

3.
XIV Université d'Automne de l'Arapi. Étude longitudinale du développement d?enfants brésiliens avec Troubles du Spectre de l?Autisme (TSA) d?âge préscolaire et scolaire bénéficiant d?un Programme Neurodeveloppemental Global (PAN)  à partir du dossier Pré-F de la méthode Ramain. 2017. (Congresso).

4.
Journée d'études Ramain 2016: Se découvrir mouvement.Se découvrir mouvement. 2016. (Encontro).

5.
Rencontres Scientifiques Brésil-France.Psychopatologie du développement:autisme et handicaps. 2015. (Encontro).

6.
XIII Université d'Automne de l'Arapi: Le développement n'a pas d'âge. Amélioration du développement socio-émotionnel de petits enfants à risque d'un Trouble du Spectre de l'Autisme (TSA) dans un programme d'intervention neurodéveloppemental avec la Thérapie d'Échange et de Développement (TED): étude pilote au Brésil. 2015. (Congresso).

7.
XIII Université d'Automne de l'Arapi: Le développement n'a pas d'âge. Étude Pilote avec la Batterie d'Évaluation Cognitive et Socio-émotionnelle au Brésil: caractéristiques du développement typique et atypique dans l'autisme.. 2015. (Congresso).

8.
Colloque International - Troubles du Spectre de l' Autisme: de la Cognition Sensomotrice à la Communication. 2014. (Seminário).

9.
Développements Atypiques - Quels apports pour la psychologie du développement?. 2014. (Seminário).

10.
JOURNÉE D'ETUDES 2014 - L'experience Ramain: pour quels enjeux?. 2014. (Seminário).

11.
Journées Nationales des Centre Ressources Autisme. 2014. (Congresso).

12.
Mobilité internationale France Brésil - 2014 - Sorbonne Paris Cité.Le développement cognitif et socio-émotionnel des enfants atteints de troubles du spectre autistique et autres troubles neurodéveloppementaux: évaluations, déspistage et interventions. 2014. (Seminário).

13.
World Congress on Brain Behaviour and Emotion. Desenvolvimento Cognitivo e Sócio-Emocional de crianças autistas em Terapia de Troca e de Desenvolvimento (TED). 2013. (Congresso).

14.
World Congress on Brain Behaviour and Emotion. Construções Cognitivas no Autismo: Contribuições Piagetianas para a Terapia de Troca e de Desenvolvimento. 2013. (Congresso).

15.
World Congress on Brain Behaviour and Emotion. Método Neuropsicológico para uma Estruturação Mental Evolutiva: Dossier Pré-F e Dossier Ramain de Movimentos. 2013. (Congresso).

16.
World Congress on Brain Behaviour and Emotion. Uma terceira via de intervenção para os Transtornos do Espectro do Autismo. 2013. (Congresso).

17.
XII Université d´Automne de l´arapi: Autisme, actualités et perspectives. Trajectoires développementales, recherche et nouvelles technologies. Étude comparative préliminaire du développement cognitif et socio-émotionnel d´enfants grecs, espagnols, brésiliens et français atteints d´autisme. 2013. (Congresso).

18.
XXII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC. Método Neuropsicológico para uma Estruturação Mental Evolutiva: Dossier Pré-F e Dossier Ramain de Movimentos. 2013. (Congresso).

19.
XXII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC. Uma terceira via de intervenção para os Transtornos do Espectro do Autismo. 2013. (Congresso).

20.
XXII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC. Trajetórias Evolutivas de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo: os Domínios Cognitivo e Sócio-Emocional em uma Perspectiva Desenvolvimental. 2013. (Congresso).

21.
XXII Congresso Brasileiro e II Congresso Internacional da ABENEPI. Desenvolvimento Cognitivo e Sócio-Emocional de crianças autistas em Terapia de Troca e de Desenvolvimento (TED). 2013. (Congresso).

22.
2a Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. A Escala de Avaliação Funcional dos Comportamentos (AFC-R): Estudo de validação para a população brasileira de um instrumento para avaliar os Transtornos do Desenvolvimento Psicológico e Funcional em crianças com autismo. 2012. (Congresso).

23.
International Conference on Innovative Research in Autism. 2012. (Congresso).

24.
VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da USP. TRAJETÓRIA DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SÓCIO-EMOCIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO A PARTIR DO REFERENCIAL PIAGETIANO. 2012. (Congresso).

25.
XII Université d´Automne de l´arapi: Autisme, actualités et perspectives. Multiplicité de regards, cohérence de l´action Tra. L´échelle d´Évaluation Fonctionelle des Comportements Révisée (EFC-R): Étude préliminaire de validation pour la population brésiliénne. 2011. (Congresso).

26.
ESF Research Conference on Gene Expression to Neurobiology and Behaviour. 2009. (Congresso).

27.
IV Simpósio Internacional de Atualização sobre Autismo.A Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED) e o autismo infantil: considerações a partir de uma abordagem piagetiana do desenvolvimento. 2009. (Simpósio).

28.
X éme Université d'Automne de l'Arapi: Autisme, actualités et perspectives; vers de bonnes pratiques au service de tous. Une approche piagetienne pour la Thérapie d´Échange et de Développement : l´action et l´aquisition libre comme des concepts centraux pour le développement cognitif dans l´autisme. 2009. (Congresso).

29.
XXXVIII Reunião Anual de Psicologia. A Terapia de Troca e Desenvolvimento: considerações a partir de uma abordagem piagetiana do desenvolvimento. 2008. (Congresso).

30.
Université d´automne de l´arapi: Autisme, actualités et perspectives; formes frontières et pathologies associés. Lien entre l´impact et l´acceptation du diagnostic d'autisme et sévérité du trouble chez l' enfant : Étude préliminaire dans un service de prise en charge au Brésil.. 2007. (Congresso).

31.
VII São Paulo Research Conference - Cérebro e Pensamento. 2007. (Congresso).

32.
Terceiro Curso Internacional de Atualização sobre Autismo. 2006. (Congresso).

33.
Segundo Curso Internacional de Atualização sobre Autismo. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; MAZETTO, C. T. M. ; NASSIF, M. C. ; ADRIEN, J-L. ; BARTHELEMY, C. . I Seminário Internacional sobre neurodesenvolvimento, desenvolvimento atípico e intervenção.. 2015. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
6MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.2010MAZETTO, C. T. M.. Une approche piagétienne pour la Thérapie d'Échange et de Développement: l'action et l'acquisition libre comme des concepts centraux pour le développemnt cognitif dans l'autisme. Le Bulletin Scientifique de l'arapi, v. 25, p. 76-79, 2010.

2.
5MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.2011MAZETTO, C. T. M.; AZEVEDO, C. ; KEFALAS, L. ; PEREIRA, W. C. B. ; TAVARES, T. ; LISBOA, E. ; DOMINGUES, W. M. ; NASSIF, M. C. . L´Échelle d´évaluation Fonctionnelle des Comportements Révisée (EFC-R): Étude préliminaire de validation pour la population brésilienne. Le Bulletin Scientifique de l´Arapi, v. 28, p. 60, 2011.

3.
4MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.2016 MAZETTO, C. T. M.; BERNARD, M. A. ; VIZONA, T. ; NASSIF, M. C. ; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; ADRIEN, J-L. . Étude Pilote avec la Batterie d'Évaluation Cognitive et Socio-émotionnelle au Brésil: caractéristiques du développement typique et atypique dans l'autisme.. Bulletin Scientifique de l´Arapi, v. 37, p. 05-12, 2016.

4.
3MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.2016MAZETTO, C. T. M.; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; ADRIEN, J-L. . Amélioration du développement socio-émotionnel de jeunes enfants à risque de TSA dans un programme d'intervention neurodéveloppemental avec la Thérapie d'Échange et de Développement; étude pilote au Brésil.. Bulletin Scientifique de l´Arapi, v. 37, p. 27-33, 2016.

5.
2ADRIEN, J-L.2016 ADRIEN, J-L. ; BERNARD, M. A. ; THIEBAUT, E. ; GATTEGNO, M. P. ; BLANC, R. ; Kaye, K. ; Contejean, Y. ; MAZETTO, C. T. M. ; NASSIF, M. C. ; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; NADER-GROSBOIS, N. ; SEYNHAEVE, I. ; GUTIERREZ, M. L. I. ; PARRA, J. O. ; AIAD, F. ; SAM, N. ; BELAL, L. ; FEKIH, L. ; DIONNE, C. ; ROUSSEAU, M. ; STEFANIDOU, K. ; BONNET-BRILHAULT, F. . Le profil du développement cognitif et socio-émotionnel d'enfants atteints de Troubles du Spectre de l'Autisme (TSA) associé à un léger retard global du développement, âgés de 7 ans à 14 ans. Quelles implications pour les pratiques d'évaluation et d'intervention?. Devenir, v. 28, p. 255-272, 2016.

6.
1BERNARD, M.-A.2016 BERNARD, M.-A. ; THIÉBAUT, E. ; MAZETTO, C. ; NASSIF, M.C. ; COSTA COELHO DE SOUZA, M.T. ; NADER-GROSBOIS, N. ; SEYNHAEVE, I. ; DE LA IGLESIA GUTIERREZ, M. ; OLIVAR PARRA, J.-S. ; DIONNE, C. ; ROUSSEAU, M. ; STEFANIDOU, K. ; AIAD, F. ; SAM, N. ; BELAL, L. ; FEKIH, L. ; BLANC, R. ; BONNET-BRILHAULT, F. ; GATTEGNO, M.P. ; Kaye, K. ; Contejean, Y. ; ADRIEN, J.-L. . L?hétérogénéité du développement cognitif et socio-émotionnel d?enfants atteints de trouble du spectre de l?autisme en lien avec la sévérité des troubles. Neuropsychiatrie de l'Enfance et de l'Adolescence, v. 64, p. 376-382, 2016.

7.
7MAZETTO, C. T. M.;MAZETTO, C.2008MAZETTO, C. T. M.. Lien entre l'impact et l'acceptation du diagnostic d'autisme et severité du trouble chez l'enfant: étude preliminaire dans un service de prise en charge au Brésil. Le Bulletin Scientifique de l'Arapi, v. 21, p. 141-144, 2008.


Apresentações de Trabalho
1.
BERNARD, M. A. ; GUTIERREZ, M. L. I. ; PARRA, J. O. ; STEFANIDOU, K. ; MAZETTO, C. T. M. ; NASSIF, M. C. ; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; THIEBAUT, E. ; ADRIEN, J-L. . Étude comparative préliminaire du développement cognitif et socio-émotionnel d'enfants grecs, espagnols, brésiliens et français atteints d'autisme.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BERNARD, M. A. ; THIEBAUT, E. ; MAZETTO, C. T. M. ; Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; NASSIF, M. C. ; GUTIERREZ, M. L. I. ; PARRA, J. O. ; STEFANIDOU, K. ; GATTEGNO, M. P. ; ADRIEN, J-L. . Étude multipays du développement cognitif et socio-émotionnel d'enfants atteints de trouble autistique: premiers résultats.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Maria Thereza Costa Coelho de Souza ; MAZETTO, C. T. M. ; NASSIF, M. C. ; ADRIEN, J-L. ; BARTHELEMY, C. . I Seminário Internacional sobre neurodesenvolvimento, desenvolvimento atípico e intervenção.. 2015. (Outro).




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