Fernanda Sagrilo Andres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2911718771692454
  • Última atualização do currículo em 05/04/2018


Possui Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de Cruz Alta (2007), Especialização em Docência Universitária pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago (2011), Mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática - Linha: Mídia e Estratégias Comunicacionais da Universidade Federal de Santa Maria (2012) e Doutorado pelo mesmo programa (2017). Atualmente é professora no curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Sagrilo Andres
Nome em citações bibliográficas
ANDRES, F. S.;ANDRES, FERNANDA SAGRILO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria.
Avenida Roraima
Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
URL da Homepage: www.ufsm.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: #Participe: a interatividade do fazer televisual, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria Lilia Dias de Castro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2012
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O movimento da RBS TV na articulação do social com o promocional,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maria Lília Dias de Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2009 - 2011
Especialização em Docência Universitária.
Universidade Regional Integrada, URI, Brasil.
Título: Ensino em rede: o uso das redes sociais digitais na construção do conhecimento.
Orientador: Rosangela Montagner.
2004 - 2007
Graduação em Comunicação Social.
Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.
Título: Case Colcci: uma análise semiótica de anúncios publicitários da marca.
Orientador: Marcela Guimarães e Silva.




Formação Complementar


2018 - 2018
Maratona do Marketing Digital. (Carga horária: 8h).
Fabulosa Ideia, FI, Brasil.
2016 - 2016
RD Summit. (Carga horária: 12h).
Resultados Digitais, RD, Brasil.
2015 - 2015
Maratona do Marketing Digital. (Carga horária: 20h).
Fabulosa Ideia, FI, Brasil.
2013 - 2013
Ambiente virtual de aprendizagem - Moodle. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
2012 - 2012
VI Seminário Temático Globo - Intercom. (Carga horária: 30h).
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.
2012 - 2012
I Seminário Fundamentos Sociais das Tecnologias d. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Mini-Curso "Redação Científica", Gilson Volpatto. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 24h).
Uri Campus de Santiago, URI-SANTIAGO, Brasil.
2010 - 2010
Competências e Habilidades no Ensinar e Aprender. (Carga horária: 16h).
Uri Campus de Santiago, URI-SANTIAGO, Brasil.
2010 - 2010
A Importância do Planejamento Estratégico. (Carga horária: 16h).
Uri Campus de Santiago, URI-SANTIAGO, Brasil.
2010 - 2010
Gestão Estratégica. (Carga horária: 36h).
Uri Campus de Santiago, URI-SANTIAGO, Brasil.
2010 - 2010
Representações Midiáticas. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
A Pesquisa na Universidade. (Carga horária: 16h).
Uri Campus de Santiago, URI-SANTIAGO, Brasil.
2009 - 2009
Cerimonial e Protocolo. (Carga horária: 12h).
Airton Santos Vargas Jr., ASVJ, Brasil.
2007 - 2007
Mídia e Estratégias da Imagem. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2004 - 2004
Kodak de Fotografia para Amadores. (Carga horária: 16h).
Kodak Brasileira Comércio e Indústria Ltda., KODAK, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Pampa, .

Linhas de pesquisa
Ensino de RP
03/2018 - Atual
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Trabalho de ConclusÃo de Curso
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa, .

Cargo ou função
ComissÃo de Estágio.
03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Pampa, .

05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Pampa, .

Linhas de pesquisa
Comunicação televisual
08/2017 - 12/2018
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sobre o consumo
08/2017 - 12/2017
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias de Relacionamento com os públicos
Métodos e técnicas de Pesquisa
Marketing Cultural
03/2017 - 07/2017
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Comunicação Dirigida
Semiótica
03/2017 - 07/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos sobre o consumo
03/2015 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa, .

Cargo ou função
Comissão de TCC.
05/2015 - 05/2016
Extensão universitária , Universidade Federal do Pampa, .

Atividade de extensão realizada
OCA Missioneira e RP Colaborativa: uma nova proposta de Housing.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Opinião Pública
Relações Públicas e Empreendedorismo
09/2014 - 01/2015
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política da Cultura
Análise e Mensuração de Resultados em Comunicação
Marketing Cultural
07/2014 - 09/2014
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico de Comunicação

Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 30

Atividades

01/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Crises
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação
Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária I
Teorias da Comunicação II
Trabalho Final de Graduação I
Trabalho Final de Graduação II
Comunicação Integrada
01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, .

08/2012 - Atual
Direção e administração, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Coordenação de estágios.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Crises
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária
Trabalho Final de Graduação I
Trabalho Final de Graduação II
01/2013 - 07/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação
Produção de eventos
Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária I
Trabalho Final de Graduação I
Trabalho Final de Graduação II
08/2012 - 12/2012
Direção e administração, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Supervisão de estágio - Agência Experimental de Publicidade e Propaganda.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação - A
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação - B
Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária I
Trabalho Final de Graduação I

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Acadêmica de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista

Atividades

03/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Representante discente da Comissão de Bolsas.
03/2011 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Representante discente do Colegiado.

Universidade Regional Integrada, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Profissional de Comunicação, Enquadramento Funcional: Assistente de Relações Públicas e Marketing, Carga horária: 40


Grupo RBS, RBS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Profissional de Comunicação, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing, Carga horária: 40


Associação das Damas de Caridade Hospital São Vicente de Paulo, HSVP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40


Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
As possibilidades de pesquisa na área da Comunicação são diversas e abrangentes. O grupo de pesquisa CIPECOM se funda nessa pluralidade, considerando significativas incursões em pelo menos dois campos que, hoje, se relacionam diretamente com a Mídia: "Sociedade e Cultura" e "Comunicação e Educação".

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Agência Experimental de Relações Públicas

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40
Outras informações
Assessoria de Comunicação e Marketing


Agência Communicare - Comunicação Integrada, ACCI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20


Jornal Tribuna das Cidades, JORNAL TRIBUNA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Laboratório de Pesquisa em Comunicação - LAPEC PP
2.
Comunicação televisual
3.
Ensino de RP
4.
TELAS - Tendências, estratégias e linguagens comunicacionais


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
#Participe: a interatividade do fazer televisual
Descrição: Não só no Brasil, como também em outros países, o ?fazer televisual? vive um momento de profundas mudanças, provocadas principalmente pela convergência dos meios e pela aderência cada vez maior entre televisão e informática. Esse acontecimento emergente na área da comunicação, somado as audiências instáveis do meio, situa a televisão em um momento de profundas incertezas e vários desafios, o que motiva as atuais e multifacetadas investigações acadêmicas no campo. Com a mudança da plataforma analógica para a digital, a televisão trilha em solo desconhecido, tateando sobre o comportamento e a atitude dos telespectadores diante de um cenário múltiplo de tecnologias, aparelhos, suportes e estratégias. Segundo Montez e Becker, ?a televisão ? assim como qualquer outra mídia ou veículo de comunicação ? também está envolvida num constante processo evolutivo e de adaptação às novas tecnologias e necessidades sociais? (MONTEZ; BECKER, 2004, p. 7). Assim, entendendo a televisão como um objeto complexo e rico, e passível de ser visualizado sob diferentes ângulos, o tema desta pesquisa diz respeito ao fenômeno da interação da televisão com outras mídias e plataformas no interior do próprio texto televisual. O telespectador é convocado a manifestar sua opinião sobre o programa, com o uso das plataformas digitais, e sua opinião é exibida na tela, sobreposta ao programa, convertendo-se naquilo que se denomina segunda tela. Vive-se a era da convergência, onde televisão, telefone celular e computador abandonam as barreiras para serem empregados de maneira simultânea em uma mesma produção. Este estudo propõe-se uma reflexão em torno da crescente relação entre televisão e tecnologias digitais, fato que vem transformando os modos de produção, circulação e consumo midiático. Os textos televisuais, enquanto espaço de interatividade entre públicos, serão analisados através do exame das estratégias comunicativas e discursivas empregadas, visando compreender como as emissoras de televisão configuram no texto dos programas sua interação com o público por meio de outras mídias digitais, em movimentos que conferem valorização à própria emissora..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Da academia ao mercado: a trajetória dos egressos de Publicidade e Propaganda da Unifra
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernanda Sagrilo Andres - Integrante / Tais Steffenello Ghisleni - Coordenador / Elisiane Rosa Carneiro - Integrante / matheus roberto de oliveira - Integrante.
2012 - Atual
Mídia e Processos Sócio-Culturais
Descrição: O primeiro livro, Estudos das Mídias: da produção ao consumo, reuniu trabalhos de professores e alunos no âmbito de vários projetos de pesquisa e experimentação e foi lançado no ano de 2008. Já o segundo livro, Estudos das Mídias: comunicação cultura e consumo, contribui para a análise das comunicações midiáticas e foi lançado em 2009. O terceiro livro, sob o tema Estudo das mídias: tecnologias, reconfigurações e convergências traz artigos que abordam diferentes interconexões das tecnologias digitais com o campo da comunicação, da produção jornalística e publicitária às manifestações audiovisuais e culturais que se enquadram no espectro dos processos midiáticos contemporâneos. Lançado em 2010 concretiza e dá visibilidade à produção em estudos da comunicação, em âmbito local, a ampliação de parcerias e a interlocução com outras instituições, pesquisadores e interessados pelo campo da comunicação. O quarto livro tem como tema Estudos das Mídias: processos de interação comunicacional e conta com artigos que abordam aspectos dessa temática, isto é, reflexões que dão ênfase aos novos lugares de fala, circuitos, circulações e realocamentos dos processos de interação comunicacional a partir do ambiente virtual. Incluem-se também a comunicação comunitária e seus impactos sociais, o consumo e a cidadania, bem como os processos de respostas da mídia à sociedade. O lançamento deste volume aconteceu no primeiro semestre de 2013. Iniciamos os processos de seleção dos artigos que integrarão a 5ª edição da coleção Estudos das Mídias, tendo como eixo temático ?Estudos das Mídias: do relacionamento ao engajamento nas ambiências midiatizadas?. Com este volume, pretende-se reunir trabalhos que abordem aspectos relacionados com as diversas ações e estratégias desenvolvidas na ambiência midiatizada a fim de construir vínculos entre produtores e seus públicos. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2014..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
O discurso estratégico da RBS TV: um possível diálogo entre o social e o promocional
Descrição: As organizações estão mostrando-se sensíveis aos problemas que afetam a sociedade como um todo. No âmbito comunicacional, elas estão divulgando aos seus públicos produtos midiáticos acerca da responsabilidade social empresarial, deixando evidenciadas marcas possíveis de autopromocionalidade. O estudo pretende verificar, através de um processo metodológico derivado da semiótica greimasiana, as estratégias discursivas e comunicativas empregadas pela emissora RBS TV para obter esse fim..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Comunicação televisual
Descrição: O Grupo de Pesquisa COMTV propõe-se à análise da comunicação televisual, em todos os seus tipos de produção, dando ênfase aos processos de produção de significação e sentidos dos textos televisuais. Situando as investigações no nível do processo de discursivização dos produtos televisuais, espaço de opção pelo emprego de novas estratégias discursivas e mecanismos expressivos, o grupo busca reunir e sistematizar as reflexões que vêm sendo desenvolvidas sobre a produção televisual, com vistas a proposições teórico-metodológicas capazes de dar conta de uma análise dos processos de comunicação televisual, centrada na investigação da produção de significação e sentidos dos diferentes textos produzidos na/para televisão. Para a elaboração de tal proposição, são revisitados conceitos da hermenêutica e da semiótica europeia mais clássica, objetivando fazer as articulações necessárias à utilização desse corpo teórico-metodológico aos propósitos da comunicação. Assim, a partir de alguns conceitos gerais, cada pesquisador do grupo, independente de seu direcionamento teórico, terá condições de agregar os conhecimentos advindos da sua pesquisa. Nos dois anos de atuação, o grupo tem buscado um espaço efetivo na área, representado pela apresentação sistemática de trabalhos em congressos nacionais (Compós, Intercom), internacionais (Lusocom, Obitel); pela inserção em grupo internacional (Centre des Images et de Sons Médiatiques), com apresentação de trabalhos e publicação em revista (Télévision: Quelle culture pour la télévision?); pela publicação de artigos em revistas nacionais e internacionais; pela organização e publicação de três livros da Coleção Estudos sobre o Audiovisual, da Editora Sulina; pelo fortalecimento da pesquisa dentro dos PPGs em que os pesquisadores atuam, bem como pelo trabalho de orientação que desenvolvem junto aos estudantes. Todas essas atividades estão explicitadas no currículo Lattes de professores e alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
A Universidade sob ótica da comunidade: um estudo sobre as relações entre a universidade e a sociedade através da mídia.
Descrição: A universidade pode ser estudada como instituição de ensino e, a comunidade, como sendo espectadora do que ocorre dentro desta universidade. Para Goffman, na sociedade as coisas funcionam como se fossem uma peça teatral, onde existem os atores e os expectadores. Nesse caso, a universidade seria um palco onde os atores são os gerentes, os administradores e, o público, a comunidade que usufrui dos serviços. Os primeiros, os atores, tem a sua organização, sua estrutura própria, seus verdeiros objetivos (visualizados na missão e visão) que estão relacionados à comunidade espacial/geográfica. A comunidade tem expectativas em relação ao papel dos atores inseridos na primeira que, de certa forma, se nutrem ideologicamente do pensamento da comunidade, e vice e versa. Por outro lado os atores inseridos na instituição utilizam-se de vários outros canais, além dos não-formais, para divulgar as informações referentes ao seu desempenho "teatral" (como sugere Goffman). Essas informações sobre a sua atuação e desenvoltura são disseminadas pelos meios de comunicação interno e externos (massivos).Porém, as instâncias estrategicamente criadas pela instituição não permitem que os expectadores realmente saibam o que se passa ali. Isso faz com que o público mantenha seus interesses pelas atividades desenvolvidas e oferecidas pelos atores institucionais. As instituições de ensino superior no Brasil, em sua grande maioria, são particulares, ou seja, visam o lucro financeiro,porém não dizem isso literalmente/explicitamente. Preferem demonstrar que o seu "fundamento" de ser reside no fato da formação social dos indivíduos, ou melhor, dos "clientes". O conhecimento que se busca na estrutura universitária, assim, é como se fosse uma "mercadoria", ofertada não mais como um tipo de sabedoria e de crescimento intelectual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
OCA Missioneira e RP Colaborativa: uma nova proposta de Housing
Descrição: Para sair um pouco do meio de agências, algumas organizações resolveram juntar seu próprio grupo de profissionais da área da comunicação e colocá-los dentro da empresa, num departamento exclusivo para a comunicação. Hoje esses departamentos são conhecidos como house agencies ou housing, do inglês, agência em casa. A partir desse modelo de empreendimento, a proposta deste projeto é atualizar e oferecer um novo modelo de agência de relações públicas com ênfase na cultura, que trabalhará de forma integrada e, ao mesmo tempo, colaborativa para o Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OmiCult), visando fomentar uma cultura mais humana e realizadora na região das missões. A agência OCA Missioneira, além de ser um laboratório inovador e experimental de processos comunicacionais e culturais colaborativos, para que os acadêmicos do curso de Relações Públicas ? com ênfase em Produção Cultural possam aplicar e aperfeiçoar os conhecimentos já adquiridos. Também servirá como ambiente de mediação entre a Unipampa e a comunidade regional, ou seja, uma instância de produção e difusão de atividades criativas e culturais de transformação no âmbito local e regional, buscando servir de agente de intervenção social de modelo extensionista, ao oferecer produção de conteúdos, ferramentas e projetos de mobilização e de impacto. Pretende-se, ao trabalhar de forma colaborativa, mobilizar e produzir ações de comunicação para a cultura na região Missioneira.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2016
Planejamento de Comunicação Colaborativa na Oca Missioneira
Descrição: O avanço tecnológico, somado à consolidação da internet está reconfigurando as formas de comunicação, criando e ampliando as práticas socioculturais dos indivíduos. Como consequência, tem-se a origem de novas formas de participação dos usuários da internet, intensificadas pela possiblidade de produção e geração de seus próprios conteúdos. São diversas ferramentas de mídias digitais e sociais que permitem a produção de vídeos, blogs, websites colaborativos, softwarers sociais, etc. Para o profissional de Relações Públicas a expansão destas tecnologias torna-se estratégica, uma vez que a sua prática requer o emprego de inúmeras técnicas e instrumentos de comunicação digital para o desenvolvimento das suas atribuições no âmbito das organizações dos diferentes setores público, privado e não ?governamental no relacionamento com seus diversos públicos. Diante desta realidade, este projeto tem como objetivo criar um espaço para o desenvolvimento do planejamento de comunicação colaborativa na Oca Missioneira. Sendo a comunicação colaborativa entendida como uma prática comunicacional em que os usuários são produtores de conteúdo; e a Oca Missioneira uma agência (house) experimental para os alunos do curso de Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural, e que leva este nome por remeter aos povos indígenas que viviam no território missioneiro antes da chegada dos padres jesuítas ao território onde hoje sãos as Missões do RS e que tem como foco de trabalho a produção cultural na referida região. Além disso, o projeto visa promover a reflexão e debate sobre a comunicação colaborativa e as suas interfaces com o planejamento de relações públicas e produção cultural empregando para tanto técnicas e instrumentos de comunicação dirigida e digital/social. E considerando a ênfase do curso, que é a produção cultural o projeto se propõe a adotar novos conceitos na elaboração do planejamento de comunicação para organizações do 3ª setor ligadas aos domínios culturais de São Borja, aproximando os acadêmicos da realidade local; e com isso desenvolver atividades práticas para facilitar a compreensão dos conteúdos dos componentes curriculares, fomentando, assim a permanência e o bom desempenho acadêmico. Para operacionalização desta proposta, primeiramente será realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para mapeamento de ações de comunicação colaborativa, bem como dos conceitos e definições de planejamento de comunicação. Na sequencia serão identificadas as organizações do 3º setor ligadas aos domínios culturais localizadas em São Borja e a formalização de parceria para que o alunos possam elaborar o planejamento de comunicação colaborativa com o apoio dos representantes das organizações. Desta forma, a proposta está estruturada em dois principais momentos: no primeiro em que será elaborado o diagnóstico da realidade da organização e o planejamento conforme a demanda identificada, na qual os alunos serão os responsáveis por conduzir o processo com o suporte dos professores da equipe deste projeto de ensino, e assim, colocar em prática uma das principais atribuições do profissional de relações públicas que é a realização de diagnóstico e planejamento. Já no segundo, será implementada a ação de comunicação colaborativa, como por exemplo, criar um blog para determinada organizações do 3º setor ligada aos domínios culturais para divulgação das suas atividades e interação com a comunidade, sendo que nesta etapa os alunos serão os mediadores e consultores das organizações, colocando em prática funções como de mediação e a consultoria. Neste processo, o bolsista será o interlocutor entre os grupos (alunos e organizações), responsável pela organização de encontros da equipe, pela organização textos para leitura sobre os principais temas do projeto, e principalmente apoiar os alunos nas atividades práticas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Pesquisa em Relações Públicas, Intercom Sul - XXIII Prêmio Expocom.
2006
Projeto comunitário, Unicruz.
2006
Plano de Comunicação Relações Públicas, Unicruz.
2006
Rádio - Áudio Experimental, Unicruz.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, GABRIEL2018SOUZA, GABRIEL ; CASTRO, MARIA LÍLIA DIAS DE ; ANDRES, FERNANDA SAGRILO . Totalmente Demais e as experimentações da TV Globo. SIGNOS DO CONSUMO, v. 10, p. 47, 2018.

2.
ANDRES, F. S.2017ANDRES, F. S.; CASTRO, M. L. D. . #Participe: a interatividade do fazer televisual. CADERNOS DE COMUNICAÇÃO (UFSM), v. 21, p. 168, 2017.

3.
SOUZA, G.2016SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. ; CASTRO, M. L. D. . Texto autopromocional e suas possibilidades interpretativas. In Texto (UFRGS. Online), v. 01, p. 329, 2016.

4.
VERISSIMO, F. S.2013 VERISSIMO, F. S. ; ANDRES, F. S. ; SILVA, M. G. ; CASTRO, M. L. D. . A sustentabilidade na perspectiva comunicacional e discursiva. Organicom (USP), v. 10, p. 83, 2013.

5.
XARÃO, A. S.2012 XARÃO, A. S. ; ANDRES, F. S. ; BARICHELO, E. M. M. R. . Configurações da ?Cultura da Convergência? no game promocional Zona Incerta. Revista Contemporânea (UERJ. Online), v. 10, p. 1-13, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARTINS, T. C. (Org.) ; SILVA, M. G. (Org.) ; GUINDANI, J. F. (Org.) ; ANDRES, F. S. (Org.) . Instituições culturais: região das missões. 01. ed. Porto Alegre: OMiCult/Conceito, 2015. v. 01. 160p .

2.
ANDRES, F. S.; KROTH, M. E. (Org.) ; CARVALHO, L. M. (Org.) ; GHISLENI, T. S. (Org.) . Estudos das mídias: do relacionamento ao engajamento nas ambiências midiatizadas. 1. ed. , 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
VERISSIMO, F. S. ; ANDRES, F. S. ; SOUZA, G. . A PROMOCIONALIDADE NO CANAL GNT: ENTRE ANUNCIANTES E ASSINANTES. In: Rogério kovaleski. (Org.). Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda ? PROPESQ-PP. 8ed.Pernambuco: UFPE, 2017, v. , p. 197-.

2.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. . MÍDIA TELEVISUAL BRASILEIRA E A PROMOÇÃO DO SEU PRÓPRIO FAZER. In: Rogério Covaleski. (Org.). Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda ? PROPESQ-PP. 8ed.Pernambuco: UFPE, 2017, v. , p. 210-.

3.
ANDRES, F. S.; SOUZA, G. . Globo Participativa? 50 Anos de Fazer Televisual. Façamos uma publicidade viva. 1ed.: , 2016, v. 6, p. 623-637.

4.
ANDRES, F. S.; SOUZA, G. ; RABAIOLI, J. . Malhação em múltiplas telas. In: Luciana Menezes Carvalho; Maicon Elias Kroth; Taís Steffenello Ghisleni. (Org.). Estudos das Mídias: comunicação móvel e mobilização social. 1ed.: , 2016, v. , p. 10-31.

5.
MACHADO, M. M. ; ANDRES, F. S. . Comunicação televisiva para quem? Os surdos e a acessibilidade. Comunicação televisiva para quem? Os surdos e a acessibilidade. 1ed.: , 2014, v. , p. 155-.

6.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. . COMO A TVCOM FAZ, PARA DIZER O QUE DIZ? ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS EMPREGADAS NA GRADE DE PROGRAMAÇÃO. COMO A TVCOM FAZ, PARA DIZER O QUE DIZ? ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS EMPREGADAS NA GRADE DE PROGRAMAÇÃO. 5ed.: , 2014, v. , p. 487-.

7.
RABAIOLI, J. ; ANDRES, F. S. ; CASTRO, M. L. D. . PATROCÍNIO: CONFIGURAÇÃOES E POSSIBILIDADES DE MANIFESTAÇÃO EM TELEVISÃO. PATROCÍNIO: CONFIGURAÇÃOES E POSSIBILIDADES DE MANIFESTAÇÃO EM TELEVISÃO. 5ed.: , 2014, v. , p. 502-.

8.
CARNEIRO, E. R. ; HAIGERT, F. H. F. ; GHISLENI, T. S. ; ANDRES, F. S. . A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. 5ed.: , 2014, v. , p. 1410-.

9.
XARÃO, A. S. ; ANDRES, F. S. ; CASTRO, M. L. D. . Figuras e temas: Estratégias discursivas presentes na publicidade televisiva dos refrigerantes Antarctica e Kuat. In: Eneus Trindade; Clotilde Perez. (Org.). Propaganda e linguagens. 1ed.São Paulo: Schoba, 2013, v. , p. 667-674.

10.
TRVEISAN, M. K. ; ANDRES, F. S. . O VIDEOCLIPE COMO ESTRATÉGIA PROMOCIONAL. In: Clotilde Perez e Eneus Trindade. (Org.). Por uma Publicidade Livre Sempre. 1ed.: , 2013, v. 1, p. 665-679.

11.
ANDRES, F. S.; RABAIOLI, J. ; CASTRO, M. L. D. . OS MOVIMENTOS DE NATUREZA SOCIAL EM UMA EMISSORA DE TELEVISÃO COMERCIAL. Por uma Publicidade Livre Sempre. 1ed.: , 2013, v. , p. 1216-1234.

12.
VERISSIMO, F. S. ; SILVA, E. B. ; ANDRES, F. S. . A COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA POTENCIALIZANDO AÇÕES COLETIVAS. Por uma Publicidade Livre Sempre. 1ed.: , 2013, v. , p. 1652-1666.

13.
SOUZA, G. ; CARNEIRO, E. R. ; GHISLENI, T. S. ; ANDRES, F. S. . DA ACADEMIA AO MERCADO: A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIFRA. Por uma Publicidade Livre Sempre. 1ed.: , 2013, v. , p. 1892-1905.

14.
ANDRES, F. S.; XARÃO, A. S. . ?A gente faz pra você?: a busca dos efeitos de sentido no discurso midiático da emissora RBS TV. In: Eneus Trindade; Clotilde Perez. (Org.). Propaganda e linguagens ?A gente faz pra você?: a busca dos efeitos de sentido no discurso midiático da emissora RBS TV. 1ed.São Paulo: Schoba, 2013, v. , p. 556-566.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRES, F. S.; SANTANA, V. A. ; SOUZA, L. O. . Consumo das Redes Sociais Digitais pela Terceira Idade. In: XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba - PR. Intercom Nacional - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2017.

2.
SOUZA, GABRIEL ; ANDRES, F. S. . Da semiótica discursiva à semiótica televisual. In: Colóquio Internacional Greimas, 2017, São Paulo. Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas, 2017.

3.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. . VIU o que está acontecendo com a televisão?. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

4.
NEVES, M. S. ; ANDRES, F. S. . Binge-Watching: Mudanças no Consumo de Mídias Audiovisuais.. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,, 2017, Curitiba. Intercom 2017, 2017.

5.
DORNELES, H. ; ANDRES, FERNANDA SAGRILO . AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO REALITY BIG BROTHER BRASIL Área do Trabalho: INTERDISCIPLINAR. In: 9º SIEPE UNIPAMPA, 2017, Santana do Livramento. 9º SIEPE UNIPAMPA, 2017.

6.
LAUSMMAN, M. ; ANDRES, F. S. . IDENTIDADE_CULTURAL_GAÚCHA_ATRAVÉS_DO_HUMOR_NA_INTERNET. In: 9º SIEPE UNIPAMPA, 2017, Santana do Livramento. 9º SIEPE UNIPAMPA, 2017.

7.
NEVES, M. S. ; ANDRES, F. S. . CONSUMO DE MÍDIAS AUDIOVISUAIS: MUDANÇAS E DESAFIOS. In: 9 SIEPE, 2017, Santana do Livramento. 9 SIEPE, 2017.

8.
ANDRES, F. S.; VERISSIMO, F. S. ; CASTRO, M. L. D. . TELEVISÃO OU OUTRA COISA? NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS INICIADOS NO SUL DO PAÍS. In: VII Pró-Pesq PP Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2016, São Paulo. Edição Carioca, 2016.

9.
TAVARES, V. A. C. ; ANDRES, F. S. . Relações Públicas atuante na gestão de crises desencadeada pela redação publicitária. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação - Intercom Sul, 2016, Curitiba - PR. Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação, 2016.

10.
TAVARES, V. A. C. ; ROCHA, A. C. S. ; ANDRES, F. S. . Fala comunidade! Qual é a percepção dos usuários do serviço de transporte público urbano na cidade de São Borja (RS)?. In: XXIII Prêmio Expocom 2016, 2016, Curitiba - PR. Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016.

11.
ANDRES, F. S.; GHISLENI, T. S. ; VERISSIMO, F. S. . PUBLICIDADE NO CELULAR: PARA ALÉM DO SMS. In: VII Propesq, 2016, Rio de Janeiro. Edição Carioca, 2016.

12.
ANDRES, F. S.; VERISSIMO, F. S. ; SOUZA, G. . Outras coisas sobre a OctoTv: entre promocionalidade e autopromoção. In: I Simpósio Internacional de Comunicação, 2016, Frederico Westphalen. SIC, 2016.

13.
ANDRES, F. S.; VERISSIMO, F. S. . OCTO: TELEVISÃO HOJE É OUTRA COISA. In: XIII CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN, 2016, México. ALAIC, 2016.

14.
CASTRO, M. L. D. ; ANDRES, F. S. ; VERISSIMO, F. S. . Pluricanal OCTO: outras possibilidades de divulgação em mídia televisual. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Intercom, 2016.

15.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. ; CASTRO, M. L. D. . TELEVISÃO NA ERA DA CONVERGÊNCIA DIGITAL. In: XIV Congresso IBERCOM 2015, 2015, São Paulo. Comunicação, Cultura e Mídias Sociais.

16.
ROCHA, A. C. S. ; ANDRES, F. S. . SURREALISMO: A ARTE DO SÉCULO PASSADO PRESENTE NA ERA CONTEMPORÂNEA. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2015. Cidade espetáculo.

17.
ANTELO, A. T. ; ANDRES, F. S. . UNIPAMPA ? UMA REFLEXÃO ACERCA DA FUNCIONALIDADE DA IDENTIDADE VISUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2015. Cidade Espetáculo.

18.
OLIVEIRA, G. L. ; ANDRES, F. S. . O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO EVENTO MEMÓRIA EM FOCO. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2015. Cidade Espetáculo.

19.
ANDRES, F. S.; SOUZA, G. . GALPÃO CRIOULO E A PROMOCIONALIDADE DA CULTURA MISSIONEIRA. In: 1º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura ? EMiCult, 2015, São Borja. Comunicação e Indústria Criativa, 2015.

20.
ANDRES, F. S.; SOUZA, G. ; CASTRO, M. L. D. . O movimento 'Fantástico' em telas. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Comunicação e cidade maravilhosa, 2015.

21.
BRUM, C. F. ; ANDRES, F. S. . Mulher, cultura e publicidade: Aproximações sobre a história cultural da mulher no Anuário das Senhoras. In: Comunicon, 2015, São Paulo. Comunicação, consumo e identidade, 2015.

22.
ANTELO, A. T. ; ANDRES, F. S. . O cliente antes da agência: uma análise do posicionamento da agência de publicidade Taterka por meio da redação publicitária. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Cidade Espetáculo, 2015.

23.
ANDRES, F. S.; GHISLENI, T. S. ; CARNEIRO, E. R. . Áreas de interesse: identificando a história da pesquisa em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano. In: 5º Encontro Regional Sul de História da Mídia ? Alcar Sul, 2014, Florianópolis. 50 anos do Golpe Militar de 64, 2014.

24.
SILVA, M. G. ; ANDRES, F. S. ; VERISSIMO, F. S. . Responsabilidade social e sustentabilidade dos conceitos às práticas: uma análise a partir das ações e estratégias de comunicação das empresas arrozeiras da Fronteira Oeste do Estado. In: X Bienal del Colóquio de Transformaciones Territoriales, 2014, Córdoba. Desequilibrios regionales y politcas publicas.

25.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. . Malhação em Tempos de Convergência Digital.. In: XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. Comunicação: guerra e paz, 2014.

26.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. . A Gente faz com Você: as estratégias empregadas nos 50 anos da RBS TV. In: XIV Intercom Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. Intercom Sul 2013.

27.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. . Comemorando com o telespectador: as estratégias empregadas pela RBS TV no seu aniversário. In: XVII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Santa Maria. Educação e cultura para a transformação de pessoas, 2013.

28.
CARNEIRO, E. R. ; GHISLENI, T. S. ; ANDRES, F. S. . Da academia ao mercado: a trajetória dos egressos de Publicidade e Propaganda da UNIFRA. In: XVII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Santa Maria. Educação e cultura para a transformação de pessoas.

29.
SOUZA, G. ; CARNEIRO, E. R. ; PEREIRA, A. M. ; FRAGA, P. N. ; KESSLER, J. ; GHISLENI, T. S. ; ANDRES, F. S. ; BRUM, C. F. . Projeto consumo cultural e juventude: um estudo comparativo. In: XVII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Santa Maria. Educação e cultura para a transformação de pessoas, 2013.

30.
MACHADO, M. M. ; ANDRES, F. S. . Um novo olhar: a percepção da publicidade audiovisual pelos sujeitos surdos. In: XVII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Santa Maria. Educação e cultura para a transformação de pessoas, 2013.

31.
RABAIOLI, J. ; CASTRO, M. L. D. ; ANDRES, F. S. . Entre a publicidade e a promocionalidade: em busca de uma gramática desses fazeres. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades, 2013.

32.
LEMES, L. B. ; ANDRES, F. S. . Consumir ou vivenciar valores de marca: a percepção da Made In Guarda por seus consumidores. In: V SIPECOM, 2013, Santa Maria. Epistemologias e desafios da pesquisa no Campo da Comunicação, 2013.

33.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. ; RABAIOLI, J. . Promocionalidade televisual: estratégias do Grupo RBS nas campanhas institucionais. In: V SIPECOM, 2013, Santa Maria. Epistemologias e desafios da pesquisa no Campo da Comunicação.

34.
VERISSIMO, F. S. ; ANDRES, F. S. . A comunicação estratégica possibilitando vínculos de co-responsabilidade. In: V SIPECOM, 2013, Santa Maria. Epistemologias e desafios da pesquisa no Campo da Comunicação, 2013.

35.
ANDRES, F. S.. Estratégias de Responsabilidade Social a luz da Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer. In: 4º Alcar RS, 2012, São Borja. Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia, 2012.

36.
VERISSIMO, F. S. ; ANDRES, F. S. ; SILVA, M. G. . Passos de Melissa: Estudo das estratégias de enunciação da marca de uma sandália de plástico. In: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012, Montevidéu. Interdisciplina, Pensamiento Critico y Compromiso Social, 2012.

37.
ANDRES, F. S.; VERISSIMO, F. S. ; SILVA, M. G. . As lógicas de autopromoção do Grupo RBS pelas emissoras regionais da RBS TV. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza, CE. Esporte na idade da mídia, 2012.

38.
ANDRES, F. S.; VERISSIMO, F. S. . A possibilidade do uso das redes sociais digitais na construção do conhecimento. In: XVI SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria. Aprender e empreender na educação e na ciência, 2012.

39.
ANDRES, F. S.; SILVA, M. G. . Case Colcci: uma análise semiótica de anúncios publicitários da marca. In: XII Intercom Sul, 2011, Londrina. Intercom, 2011.

40.
VERISSIMO, F. S. ; ANDRES, F. S. . Sustentabilidade? Tá na moda, né? Um estudo sobre o discurso sustentável de uma companhia de energia elétrica. In: INTERCOM, 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

41.
ANDRES, F. S.. Crack, Nem pensar: a recirculação da campanha publicitária na plataforma Youtube. In: IV SIPECOM: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2011, Santa Maria. Estratégias e Identidades Midiáticas, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, V. A. ; SOUZA, L. O. ; ANDRES, F. S. . Redes Sociais Digitais e a Terceira Idade: Uma análise de Consumo.. In: IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE, 2017, Santana do Livramento - RS. 9º SIEPE da UNIPAMPA - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.

2.
ANDRES, F. S.; SOUZA, G. . PROGRAMAS MUSICAIS COMO ESTRATÉGIA PROMOCIONAL. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL PAMPASTOCK, 2015, São Borja. A influência do Rock nos movimentos sociais, 2015.

3.
ANDRES, F. S.; RABAIOLI, J. . As estratégias da RBS TVem ações socioinstitucionais. In: Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. Imaginário em rede.

4.
KEMERICH, M. M. ; ANDRES, F. S. . Criadouro São Braz e a estratégia de posicionamento pelo Facebook. In: Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. Imaginário em rede.

5.
ANDRES, F. S.. Estratégias comunicativas e discursivas em telas. In: Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. Imaginário em rede, 2013.

6.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. . Galpão Crioulo: adaptações e convergências ao longo dos seus 30 anos. In: XVI SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria. Aprender e empreender na educação e na ciência, 2012.

7.
VERISSIMO, F. S. ; ANDRES, F. S. . O discurso publicitário da sustentabilidade como estratégia de aceitação social. In: XVI SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria. Aprender e empreender na educação e na ciência, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. . Promocionalidade e tecnologia nos novos modelos de negócio: o caso VIU. In: XIV Seminário Internacional de Comunicação, 2017, Porto Alegre. XIV Seminário Internacional da Comunicação : mídias em transformação : intermídia, transmídia, crossmídia., 2017.

2.
CASTRO, M. L. D. ; DUARTE, E. B. ; ANDRES, F. S. ; STURMER, A. . Textos televisuais: impasses e articulações teóricas, proposições metodológicas. In: I Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica, 2015, São Paulo. Semiótica, 2015.

3.
ANDRES, F. S.; CASTRO, M. L. D. . O processo de construção da identidade, projeção da imagem e representação: análise das estratégias da marca RBS TV na veiculação da Campanha ?Crack, Nem Pensar?. In: XI Seminário Internacional da Comunicação, 2011, Porto Alegre. Mídias locativas e transmídia de que meios e mensagens estamos falando, 2011.

4.
ANDRES, F. S.; FARIAS, A. B. ; FARIAS, E. B. ; GIACOBBO, C. ; SILVA, S. S. . Responsabilidade social e atuação empresarial. In: XI Seminário Interintitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, IX Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão, I Feira das Profissões, 2006, Cruz Alta. XI Seminário Interintitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006.

5.
ANDRES, F. S.. Instituições Comunitárias e Responsabilidade Social. In: X Seminário Internacional de Educação no Mercosul, XII Seminário Interinstitucional e XI Jornada de Ludopedagogica, 2006, Cruz Alta. X Seminário Internacional de Educação no Mercosul, 2006.

6.
ANDRES, F. S.. As transformações da sociedade atual e o papel das universidades comunitárias. In: X Seminário Internacional de Educação no Mercosul, VII Seminário Interinstitucional e VI Jornada de Ludopedagogia, 2006, Cruz Alta. X Seminário Internacional de Educação no Mercosul, 2006.

7.
ANDRES, F. S.. A escola e o processo de decodificação da linguagem mediática. In: X Seminário Internacional de Educação no Mercosul, VII Seminário Interinstitucional e VI Jornada de Ludopedagogica, 2006, Cruz Alta. X Seminário Internacional de Educação no Mercosul, 2006.

8.
ANDRES, F. S.. Relações Públicas no campo educacional. In: X Seminário Internacional de Educação no Mercosul, VII Seminário Interistitucional e VI Jornada de Ludopedagogica, 2006, Cruz Alta. X Seminário Internacional de Educação no Mercosul, 2006.

9.
ANDRES, F. S.. Ecologia, moda, consumismo e a consciência ambiental. In: III Congresso Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade e VIII Seminário de Conforto Ambiental, 2006, Cruz Alta. III Congresso Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade, 2006.

10.
ANDRES, F. S.. A publicidade extensiva: difusora ou poluidora?. In: III Congresso Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade e VIII Seminário de Conforto Ambiental, 2006, Cruz Alta. III Congresso Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade, 2006.

11.
ANDRES, F. S.. Empresa Aracruz e a consciência ambiental. In: III Congresso Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade e VIII Seminário de Conforto Ambiental, 2006, Cruz Alta. III Congresso Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade, 2006.

12.
ANDRES, F. S.; FARIAS, A. B. ; FARIAS, E. B. ; GIACOBBO, C. ; SILVA, S. S. . Comunicação Integrada uma perspectiva de sucesso. In: XI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, IX Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão, I Feira das Profissões, 2006, Cruz Alta. XI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006.

13.
ANDRES, F. S.; FARIAS, A. B. ; FARIAS, E. B. ; GIACOBBO, C. ; SILVA, S. S. . O poder da imagem. In: XI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, IX Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão, I Feira das Profissões, 2006, Cruz Alta. XI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006.

14.
ANDRES, F. S.; FARIAS, A. B. ; FARIAS, E. B. ; GIACOBBO, C. ; SILVA, S. S. . O profissional de Relações Públicas nas organizações. In: XI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, IX Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão, I Feira das Profissões, 2006, Cruz Alta. XI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006.

15.
ANDRES, F. S.; FARIAS, A. B. ; FARIAS, E. B. ; SILVA, S. S. ; SILVA, M. G. . Comunicação e Responsabilidade Social, uma parceria que dá certo. In: XI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, IX Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão, I Feira das Profissões, 2006, Cruz Alta. XI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. . Como a TVCOM faz para dizer o que diz? Estudo das estratégias empregadas na grade de programação.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RABAIOLI, J. ; CASTRO, M. L. D. ; ANDRES, F. S. . Patrocínio: configurações e possibilidades de manifestação em televisão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CARNEIRO, E. R. ; HAIGERT, F. H. F. ; ANDRES, F. S. ; GHISLENI, T. S. . A trajetória dos egressos so curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUZA, G. ; ANDRES, F. S. . A Gente faz com Você: as estratégias empregadas nos 50 anos da RBS TV. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARNEIRO, E. R. ; SOUZA, G. ; GHISLENI, T. S. ; ANDRES, F. S. . Da academia ao mercado: a trajetória dos egressos de Publicidade e Propaganda da Unifra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ANDRES, F. S.; RABAIOLI, J. ; CASTRO, M. L. D. . Os movimentos de natureza social em uma emissora de televisão comercial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, E. B. ; VERISSIMO, F. S. ; ANDRES, F. S. . A comunicação estratégica potencializando ações coletivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
TRVEISAN, M. K. ; ANDRES, F. S. . O videoclipe como estratégia promocional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VERISSIMO, F. S. ; ANDRES, F. S. ; SILVA, M. G. . Passos de Melissa: Estudo das estratégias de enunciação da marca de uma sandália de plástico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ANDRES, F. S.. Estratégias de Responsabilidade Social a luz da Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ANDRES, F. S.; VERISSIMO, F. S. ; SILVA, M. G. . As lógicas de autopromoção do Grupo RBS pelas emissoras regionais da RBS TV. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ANDRES, F. S.. A possibilidade do uso das redes sociais digitais na construção do conhecimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
ANDRES, F. S.. Case Colcci: uma análise semiótica de anúncios publicitários da marca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ANDRES, F. S.. Crack, Nem pensar: a recirculação da campanha publicitária na plataforma Youtube. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
ANDRES, F. S.. O processo de construção da identidade, projeção da imagem e representação: análise das estratégias da marca RBS TV na veiculação da Campanha ?Crack, Nem Pensar?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
ANDRES, F. S.. Sustentabilidade? Tá na moda, né? Um estudo sobre o discurso sustentável de uma companhia de energia elétrica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ANDRES, F. S.; FARIAS, A. B. ; FARIAS, E. B. ; SILVA, M. G. ; SILVA, S. S. . Comunicação e responsabilidade social, uma parceria que dá certo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação da UFSM. 2012.

2.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Pedagogia ? URI Campus Santiago. 2011.

3.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Direito Diurno ? URI Campus Santiago. 2011.

4.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Direito Noturno ? URI Campus Santiago. 2011.

5.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Arquitetura e Urbanismo ? URI Campus Santiago. 2011.

6.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau dos cursos de História e Engenharia Agrícola ? URI Campus Santiago. 2011.

7.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau dos cursos de Psicologia e Ciência da Computação ? URI Campus Santiago. 2011.

8.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - ?Desafios e perspectivas para as Universidades Comunitárias?, ministrada pelo professor Ney José Lazzari, Presidente do Comung e Reitor da Univates ? Lajeado. 2011.

9.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - IV SIPECOM: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. 2011.

10.
ANDRES, F. S.. GT "Estudos de ação promocional". 2011.

11.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Engenharia Agrícola ? URI Campus Santiago. 2010.

12.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Pedagogia ? URI Campus Santiago. 2010.

13.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Psicologia ? URI Campus Santiago. 2010.

14.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Direito ? URI Campus Santiago. 2010.

15.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Arquitetura e Urbanismo ? URI Campus Santiago. 2010.

16.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de História ? URI Campus Santiago. 2010.

17.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Administração ? URI Campus Santiago. 2010.

18.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Ciências Biológicas ? URI Campus Santiago. 2010.

19.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Ciências Contábeis ? URI Campus Santiago. 2010.

20.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau do curso de Enfermagem ? URI Campus Santiago. 2010.

21.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau dos cursos de Ciência da Computação, Letras e Matemática ? URI Campus Santiago. 2010.

22.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau Especial de Gabinete ? URI Campus Santiago. 2010.

23.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau Especial de Gabinete ? URI Campus Santiago. 2010.

24.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau Especial de Gabinete ? URI Campus Santiago. 2010.

25.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Festa de abertura do ano letivo da Escola da URI. 2010.

26.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Recepção aos calouros 2010. 2010.

27.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Motivação e Empreendedorismo: Grandes desafios para 2010? com Natal Furucho, Presidente do Grupo Record no Rio Grande do Sul. 2010.

28.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Palestra Empreendedorismo e o Movimento Empresa Júnior - com a participação da Professora Nilza Venturine Zampieri, Coordenadora do Núcleo de Incubadoras da UFSM e do Núcleo de Empresas Juniores, e Giordano de Almeida Rosa, Presidente do Conselho de Administração da FEJERS.. 2010.

29.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Posse da Executiva do COREDE Vale do Jaguari. 2010.

30.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Encontro de Formação de Professores do Programa Lições do Rio Grande para a 24ª Coordenadoria Regional de Educação, na cidade de Cachoeira do Sul. 2010.

31.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - ?Quermesse Universitária?. 2010.

32.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Seminário de Iniciação Científica com o tema ?Sustentabilidade, Biodiversidade e Avanços Tecnológicos?. 2010.

33.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Recepção aos calouros - 2° semestre. 2010.

34.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - ?Competências e Habilidades no ensinar e aprender?, palestra ministrada por Claudia Pinto, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. 2010.

35.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Projeto Futuri: Dialogando novos rumos. Participação do professor Doutor Rolando J. Soliz Estrada.. 2010.

36.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - 10 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI ? Campus de Santiago. 2010.

37.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - I Jornada Acadêmica de Estudos Farmacêuticos - ?Construindo Saberes e Dialogando Experiências?. 2010.

38.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - XIII Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da URI - Campus Santiago, com o tema: As Interfaces do Cuidado em Enfermagem.. 2010.

39.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Simulado da Escola de Educação Básica da URI. 2010.

40.
ANDRES, F. S.. Produção de audiovisual - URI 18 anos. 2010.

41.
ANDRES, F. S.. Produção de audiovisual - 10 anos do Curso Técnico de Enfermagem. 2010.

42.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo de Colação de Grau especial de Gabinete ? URI Campus Santiago. 2009.

43.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo do Encontro de avaliação do primeiro semestre da URI com a participação do Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão e Pós-Graduação, Prof. Sandro Ustra. 2009.

44.
ANDRES, F. S.. Cerimonial e Protocolo - Simulado URI. 2009.

45.
ANDRES, F. S.. Responsável pela intranet - Minha RBS. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANDRES, F. S.. URI Notícias. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

2.
ANDRES, F. S.. URI Notícias. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

3.
ANDRES, F. S.. URI Notícias. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

4.
ANDRES, F. S.. URI Notícias. 2009. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRES, F. S.. Sinopse nº 54. 2010. (Editoração/Periódico).

2.
ANDRES, F. S.. URI em foco - URI 18 anos. 2010. (Editoração/Periódico).

3.
ANDRES, F. S.. Sinopse nº 53. 2009. (Editoração/Periódico).

4.
ANDRES, F. S.. URI em foco - Guia de Profissões. 2009. (Editoração/Periódico).

5.
ANDRES, F. S.. OPÇÃO - Informativo do Curso de Comunicação Social - Unicruz. 2006. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GHISLENI, T. S.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Thais Miréa Schmitz. Planejamento estratégico de comunicação como estratégia racional de inserção da organização no coletivo social. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Centro Universitário Franciscano.

2.
GHISLENI, T. S.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Priscila Brum França. O discurso publicitário nas peças da Expotupã. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Centro Universitário Franciscano.

3.
ROCHA, S.; GHISLENI, T. S.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Fernanda Paim da Silva. Proposta de construção do perfil de consumo de mulheres pertencentes à classe C: um estudo de suas prioridades, anseios e sonhos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Centro Universitário Franciscano.

4.
ROCHA, S.; GHISLENI, T. S.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Alessandra Nunes Fagundes. O impacto das novas tecnologias na comunicação organizacional: um estudo de caso do Colégio Marista Sant'ana em Uruguaiana - RS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Centro Universitário Franciscano.

5.
GHISLENI, T. S.; ANDRES, F. S.; FRAGA, P. N.. Participação em banca de Angélica Moreira Pereira. Diário de Santa Maria, 10 anos em sua companhia - uma análise da campanha publicitária. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Centro Universitário Franciscano.

6.
BADKE, C. A.; SILVA, G. L. P.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Bruna Postiglione Wetternick. A criação da empresa aqui cultural: um investimento na cultura e na comunicação das cidades de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Projetos de Mídia) - Centro Universitário Franciscano.

7.
GHISLENI, T. S.; ROCHA, S.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Tauana Macedo de Paula. Promoção do turismo rural através da internet: Análise do site da Rota Turística e Gastrônomica Santa Maria - Silveira Martins/RS Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Centro Universitário Franciscano.

8.
GHISLENI, T. S.; ROCHA, S.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Andresssa Dembogurski Ribeiro. A comunicação da Unimed Santa Maria: de 2008 a 2012. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Centro Universitário Franciscano.

9.
GHISLENI, T. S.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Shana Catiusca Dornelles Vidarte. Ações de marketing e comunicação aplicadas aos usuários da Biblioteca do Centro Universitário de Educação Física e Desportos da UFSM. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas e Marketing) - Centro Universitário Franciscano.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. G.; ANDRES, F. S.; MARTINS, T. C.. Participação em banca de Carolina Rodrigues de Campos..Engajamento gerado pelo públicos na página corporativa do Magazine luiza no Facebook. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa.

2.
STRASSBURGER, D.; FEITOSA, S.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Cristina Maria Cupertino de Souza.A cultura de consumo no seriado Skins: a construção da identidade cultural do jovem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa.

3.
SILVA, M. G.; ANDRES, F. S.; NUNES, L. L.. Participação em banca de Victor Sila Theodoro.Dos conceitos às práticas: uma reflexão da ética nos relacionamentos internos organizacionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa.

4.
GONCALVES, C. R. A.; ANDRES, F. S.; SILVA, M. G.. Participação em banca de Lizia Oliveira Santos Migues.A atuação do profissional de Relações Públicas na assessoria política do partido dos trabalhadores (PT) de São Luiz Gonzaga. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa.

5.
GONCALVES, C. R. A.; SILVA, M. G.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Marcia Gabrielle Guimarães Lopes.Consultoria de imagem: o cenário brasileiro e algumas aproximações possíveis com as relações públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa.

6.
SILVA, M. G.; GONCALVES, C. R. A.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Joseane Curtis Reinaço.A produção cultural como estratégia de relações públicas: uma análise do Prêmio GPSNET Arte no Muro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa.

7.
SILVA, M. G.; MARTINS, T. C.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Anderson Benites Lovato.Relações Públicas: funções e estratégias na comunicação do SENAC - RS com seus públicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa.

8.
BRUM, C. F.; ANDRES, F. S.; BADKE, C. A.. Participação em banca de Natana Camila Soares.Estudo da relação existente entre os anúncios publicitários e o conteúdo editorial da Revista Donna do Jornal Zero Hora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

9.
HAMESTER, M. M. M.; BADKE, C. A.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Luciana da Silveira Odorizzi.Pets de luxo: um estudo sobre as estratégias publicitárias em anúncios da marca Royal Canin. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

10.
SOUTO, C. B.; PEREIRA, A. M.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Máicon Fernandes Martins.Veloster: um estudo do posicionamento da marca em Santa Maria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

11.
ANDRES, F. S.; TRVEISAN, M. K.; MORGENSTERN, J. M.. Participação em banca de Marciéli de Moraes Machado.Falando a língua deles: a percepção da publicidade audiovisual pelos sujeitos surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

12.
ANDRES, F. S.; PEREIRA, A. M.; HOLLERBACH, C. M. J.. Participação em banca de Henrique Viero de Barcellos.Estratégias publicitárias da marca Dell no Jornal Zero Hora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

13.
ANDRES, F. S.; PEREIRA, A. M.; FRAGA, P. N.. Participação em banca de Luana Borges Lemes.Consumir ou vivenciar valores de marca: a percepção da Made in Guarda por seus consumidores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

14.
ANDRES, F. S.; PEREIRA, A. M.; FRAGA, P. N.. Participação em banca de Luana Borges Lemes.Consumir ou vivenciar valores de marca: a percepção da Made in Guarda por seus consumidores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

15.
ANDRES, F. S.; PEREIRA, A. M.; HOLLERBACH, C. M. J.. Participação em banca de Henrique Viero de Barcellos.Estratégias publicitárias da marca Dell no Jornal Zero Hora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

16.
ANDRES, F. S.; MORGENSTERN, J. M.; TRVEISAN, M. K.. Participação em banca de Marciéli de Moraes Machado.Falando a língua deles: a percepção da publicidade audiovisual pelos sujeitos surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

17.
ANDRES, F. S.; CARVALHO, L. M.. Participação em banca de Luiza Torres Lopes."Só se fala noutra coisa": As estratégias promocionais do Guri de Uruguaiana no Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

18.
TRVEISAN, M. K.; ANDRES, F. S.; IUVA, P. O.. Participação em banca de Rafael Pinto de Jesus.Lyric Vídeo: uma nova estética para a divulgação da música. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

19.
ANDRES, F. S.; TRVEISAN, M. K.. Participação em banca de Pery Esmério Saraiva.O caso Spoleto na mídia digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

20.
FRAGA, P. N.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Bernardo Betim Martins.Porta dos Fundos: a relação entre marcas e o coletivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

21.
ANDRES, F. S.; TRVEISAN, M. K.. Participação em banca de Camila Tascheto Santos.O que é a emoção? Análise do sentimento como apelo publicitário no audiovisual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

22.
ANDRES, F. S.; CARVALHO, L. M.. Participação em banca de Emely Angeli Trebien.Curte aí tchê: as estratégias de relacionamento da Ceva Polar no Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

23.
ANDRES, F. S.; RABAIOLI, J.; PEREIRA, A. M.. Participação em banca de Gabriel de Souza.Como a TVCOM faz para dizer o que diz? Estudo das estratégias empregadas na grade de programação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

24.
ANDRES, F. S.; KESSLER, J.. Participação em banca de Douglas Backes.Publicidade afetiva: um estudo de percepção da História de Sofia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

25.
TRVEISAN, M. K.; ANDRES, F. S.; IUVA, P. O.. Participação em banca de Guilherme Spohr.A estética dos videoclipes em Santa Maria: análise dos clipes da Banda Nocet. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

26.
TRVEISAN, M. K.; KROTH, M. E.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Gustavo Fontoura dos Santos Silva.A aceitação dos anúncios ?trueview in-stream? do Youtube pela comunidade de músicos santa-marienses. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

27.
SOUTO, C. B.; ANDRES, F. S.; HOLLERBACH, C. M. J.. Participação em banca de Jéssica Ferrari Trevisan.Um caso de ?merchan?: a inserção da Natura na telenovela Fina Estampa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

28.
FRAGA, P. N.; KESSLER, J.; ANDRES, F. S.. Participação em banca de Lorena Oliveira Py.A identidade brasileira no discurso publicitário nacional no contexto temático dos Jogos Olímpicos de 2016. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano.

29.
ANDRES, F. S.. Participação em banca de Victoria Barzotti Borges.Product Placement. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

30.
ANDRES, F. S.. Participação em banca de Michele Bianchini dos Santos.Práticas comunicacionais e de relacionamento na ambiência da internet: presença da Tim da celular no portal Reclame Aqui. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

31.
ANDRES, F. S.. Participação em banca de Guilherme Malheiros Ruviaro.Tem propaganda na minha novela: um estudo da recepção do público feminino sobre o merchandising editorial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ANDRES, F. S.. Comissão avaliadora de trabalhos científicos - SEPE. 2012. Centro Universitário Franciscano.

2.
ANDRES, F. S.. Membro do Júri Local do EXPOCOM 2011, Categoria Relações Públicas, Modalidade ?RP 05 - Projeto de assessoria de comunicação governamental (avulso)?. 2011. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

3.
ANDRES, F. S.. Banca de avaliação do IX ZOOM - Festival de Produtos Midiáticos. 2008. Universidade de Cruz Alta.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19º Festival Mundial de Publicidade e Propaganda. 2013. (Outra).

2.
A comunicação pode mudar o mundo?. 2013. (Outra).

3.
A comunicação pode mudar o mundo?. 2013. (Outra).

4.
Aula Magna POSCOM/UFSM 2013. 2013. (Outra).

5.
IV Pró-pesq PP. 2013. (Encontro).

6.
Processo avaliativo: questões pertinentes ao fazer pedagógico. 2013. (Outra).

7.
XIV Intercom Sul. 2013. (Seminário).

8.
XVII Simpósio de ensino, pesquisa e extensão. 2013. (Simpósio).

9.
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2013. (Congresso).

10.
10º Fórum de Comunicação. 2012. (Outra).

11.
4º Alcar RS - Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia. 2012. (Encontro).

12.
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação da UFSM, com Muniz Sodré. 2012. (Outra).

13.
I Seminário Fundamentos Sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. (Seminário).

14.
I Seminário Fundamentos sociais das tecnologias de informação e comunicação - Professor Bernard Miège. 2012. (Seminário).

15.
VI Seminário Temático Globo Intercom. 2012. (Seminário).

16.
XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. 2012. (Congresso).

17.
XVI SEPE - Simpósio de ensino, pesquisa e extensão. 2012. (Simpósio).

18.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2012. (Congresso).

19.
20º COMPÓS: Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2011. (Encontro).

20.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sustentabilidade? Tá na moda, né? Um estudo sobre o discurso sustentável de uma companhia de energia elétrica. 2011. (Congresso).

21.
FACOS sem fronteiras.A experiência do Mestrado. 2011. (Outra).

22.
III Ciclo de Debates: Mídia e Sociedade. 2011. (Outra).

23.
III Ciclo de Debates: Mídia e Sociedade. 2011. (Outra).

24.
IX Sipecom - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. 2011. (Seminário).

25.
XII Congresso de Ciências da Comunicação na região Sul. 2011. (Congresso).

26.
Formação Continuada de Professores. 2010. (Outra).

27.
III Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa da URI. 2010. (Encontro).

28.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2010. (Congresso).

29.
X Congresso Brasileiro de Ciências Sociais da Comunicação na Região Sul. 2009. (Congresso).

30.
Dia da Oficina: Cerimonial e Protocolo. 2007. (Oficina).

31.
VIII Congresso de Ciências da Comunicação. 2007. (Congresso).

32.
Comunicação e Política. 2006. (Outra).

33.
III Congresso Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade e VIII Seminário de Conforto Ambiental. 2006. (Congresso).

34.
Oficina de criação mentes criativas. 2006. (Oficina).

35.
Telejornalismo e coordenação e redes. 2006. (Outra).

36.
XI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, IX Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão, I Feira das Profissões. 2006. (Seminário).

37.
X Seminário Internacional de Educação no Mercosul, VII Seminário Interinstitucional e VI Jornada de Ludopedagogia "Caminhos e Construções da Ética nas (inter) relações-sócio educacionais". 2006. (Seminário).

38.
IX Foco - Fórum de Comunicação Social. 2005. (Outra).

39.
8º Foco - Fórum de Comunicação e 5º Zoom - Festival de Produtos Midiáticos. 2004. (Outra).

40.
A Comunicação, um singular modo de ser profissional do futuro. 2004. (Outra).

41.
Correspondência Institucional I. 2004. (Oficina).

42.
Correspondência Institucional II. 2004. (Oficina).

43.
Marketing. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRES, F. S.. V Sipecom. 2013. (Outro).

2.
ANDRES, F. S.. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação da UFSM, com Muniz Sodré. 2012. (Outro).

3.
ANDRES, F. S.. I Seminário Fundamentos Sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. (Outro).

4.
ANDRES, F. S.. IV Seminário Internacional de Comunicação - SIPECOM. 2011. (Outro).

5.
ANDRES, F. S.. Aula Magna - Comunicação, Poder e Sociedade. 2011. (Outro).

6.
ANDRES, F. S.. III Ciclo de Debates: Mídia e Sociedade. 2011. (Outro).

7.
ANDRES, F. S.. 2ª edição do Vestibular de Verão. 2011. (Outro).

8.
ANDRES, F. S.. Volta às aulas na Escola da URI. 2011. (Outro).

9.
ANDRES, F. S.. Volta às aulas é só alegria. Recepção no Campus Universitário.. 2011. (Outro).

10.
ANDRES, F. S.. ?Desafios e perspectivas para as Universidades Comunitárias?, ministrada pelo professor Ney José Lazzari, Presidente do Comung e Reitor da Univates ? Lajeado. 2011. (Outro).

11.
ANDRES, F. S.. Mulheres da URI ? Ação comemorativa Dia da mulher. 2011. (Outro).

12.
ANDRES, F. S.. Quermesse Universitária. 2010. (Outro).

13.
ANDRES, F. S.. Volta às aulas. 2010. (Outro).

14.
ANDRES, F. S.. URI 18 anos. 2010. (Outro).

15.
ANDRES, F. S.. Recepção Calouros. 2010. (Outro).

16.
ANDRES, F. S.. Plano Rubi. 2010. (Outro).

17.
ANDRES, F. S.. Curso Lições do Rio Grande - 13ª CRE. 2010. (Outro).

18.
ANDRES, F. S.. Curso Lições do Rio Grande - 24ª CRE. 2010. (Outro).

19.
ANDRES, F. S.. Curso Lições do Rio Grande - 8ª CRE. 2010. (Outro).

20.
ANDRES, F. S.. XII Mostra de Iniciação Científica da Escola de Educação Básica da URI. 2010. (Outro).

21.
ANDRES, F. S.. XVI Seminário de Iniciação Científica, XIV Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, VIII Seminário de Extensão e I Feira de Iniciação Científica. 2010. (Outro).

22.
ANDRES, F. S.. URI Premia: 40 anos do Ensino Superior. 2010. (Outro).

23.
ANDRES, F. S.. Vestibular 2/2010. 2010. (Outro).

24.
ANDRES, F. S.. Recepção aos calouros 2010. 2010. (Outro).

25.
ANDRES, F. S.. Motivação e Empreendedorismo: Grandes desafios para 2010? com Natal Furucho ? Presidente do Grupo Record no Rio Grande do Sul. Evento de encerramento do curso de Formação Continuada para Professores da URI ? Campus de Santiago. 2010. (Outro).

26.
ANDRES, F. S.. Dia das mães ? ação comemorativa. 2010. (Outro).

27.
ANDRES, F. S.. URI 18 anos - Clube União Santiaguense.. 2010. (Outro).

28.
ANDRES, F. S.. Dia do Desafio. 2010. (Outro).

29.
ANDRES, F. S.. URI na EXPOCIPÓ - Capão do Cipó.. 2010. (Outro).

30.
ANDRES, F. S.. Vestibular de Inverno 2010 ? Faça o seu mundo ainda maior. 2010. (Outro).

31.
ANDRES, F. S.. 82ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e para Pessoas com Altas Habilidades na URI ? Campus de Santiago. Parceria com o Ministério Público Estadual, FAMURS e o COEPEDE ? Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência.. 2010. (Outro).

32.
ANDRES, F. S.. Recepção aos calouros. 2010. (Outro).

33.
ANDRES, F. S.. ?Competências e Habilidades no ensinar e aprender?, palestra ministrada por Claudia Pinto, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. 2010. (Outro).

34.
ANDRES, F. S.. Vestibular de verão ?Faça o Seu Melhor?. 2010. (Outro).

35.
ANDRES, F. S.. URI - A sua GRANDE escolha. 2009. (Outro).

36.
ANDRES, F. S.. URI Profissões. 2009. (Outro).

37.
ANDRES, F. S.. RBS TV Cruz Alta - 30 anos. 2009. (Outro).

38.
ANDRES, F. S.. Curso Lições do Rio Grande - 35ª CRE. 2009. (Outro).

39.
ANDRES, F. S.. URI na ExpoSantiago ? no Ginásio Municipal.. 2009. (Outro).

40.
ANDRES, F. S.. Dia Internacional da Animação. Promoção de Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).. 2009. (Outro).

41.
ANDRES, F. S.. Simulado URI. 2009. (Outro).

42.
ANDRES, F. S.. Lançamento Vestibular de Verão 2010 Público interno ? URI a sua GRANDE escolha. 2009. (Outro).

43.
ANDRES, F. S.. Lançamento Vestibular de Verão 2010 ? URI a sua GRANDE escolha - Praça Moises Viana.. 2009. (Outro).

44.
ANDRES, F. S.. Vestibular de Verão 2010 da URI. 2009. (Outro).

45.
ANDRES, F. S.. Festa do Sapucay II. 2009. (Outro).

46.
ANDRES, F. S.. Garota Verão 2009. 2009. (Outro).

47.
ANDRES, F. S.. Palestra com Rita Ma Rostirolla. 2009. (Outro).

48.
ANDRES, F. S.. Jogos Bom de Bola. 2009. (Outro).

49.
ANDRES, F. S.. Garota Verão 2008. 2008. (Outro).

50.
ANDRES, F. S.. Festa do Sapucay I. 2008. (Outro).

51.
ANDRES, F. S.. Show Hugo Pena & Gabriel. 2008. (Outro).

52.
ANDRES, F. S.. Show com Iotti. 2008. (Outro).

53.
ANDRES, F. S.. Show Inimigos da HP. 2008. (Outro).

54.
ANDRES, F. S.. Patotinha da TV. 2008. (Outro).

55.
ANDRES, F. S.. Reveillon RBS TV 2009. 2008. (Outro).

56.
ANDRES, F. S.. Torneio Inter-Prefeituras. 2008. (Outro).

57.
ANDRES, F. S.. Vôlei Verão. 2008. (Outro).

58.
ANDRES, F. S.. Telejornalismo e coordenação de redes. 2006. (Outro).

59.
ANDRES, F. S.. Aula Inaugural 2006/01. 2006. (Outro).

60.
ANDRES, F. S.. 10 anos do curso de Comunicação Social. 2006. (Concurso).

61.
ANDRES, F. S.. Atitudes que fazem a diferença. 2006. (Outro).

62.
ANDRES, F. S.. Dia Mundial da Saúde. 2006. (Outro).

63.
ANDRES, F. S.. Unicruz Móvel. 2006. (Outro).

64.
ANDRES, F. S.. Lançamento Vestibular de Verão - Unicruz. 2006. (Outro).

65.
ANDRES, F. S.. I Feira das Profissões Unicruz. 2006. (Outro).

66.
ANDRES, F. S.. Unicruz 18 anos. 2006. (Outro).

67.
ANDRES, F. S.. Circuito de Palestras - Unicruz 18 anos. 2006. (Outro).

68.
ANDRES, F. S.. O Teatro e a Comunicação. 2006. (Outro).

69.
ANDRES, F. S.. Desfile Outono Inverno. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mauricio dos Santos Neves. O consumo de mídias audiovisuais pelos jovens universitários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.

2.
Marciéli de Moraes Machado. Falando a língua deles: a percepção da publicidade audiovisual pelos sujeitos surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.

3.
Henrique Viero de Barcellos. Estratégias publicitárias da marca Dell no Jornal Zero Hora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.

4.
Luana Borges Lemes. Consumir ou vivenciar valores de marca: a percepção da Made in Guarda por seus consumidores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.

5.
Emely Angeli Trebien. Curte aí tchê: as estratégias de relacionamento da Ceva Polar no Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.

6.
Gabriel de Souza. Como a TVCOM faz para dizer o que diz? Estudo das estratégias empregadas na grade de programação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.

7.
Pery Esmério Saraiva. O caso Spoleto na mídia digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.

8.
Luiza Torres Lopes. "Só se fala noutra coisa": As estratégias promocionais do Guri de Uruguaiana no Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.

9.
Douglas Backes. Publicidade afetiva: um estudo de percepção da História de Sofia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.

10.
Camila Tascheto Santos. O que é a emoção? Análise do sentimento como apelo publicitário no audiovisual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.

11.
Gabriela Assman. A prestação de contas na internet como estratégia de aproximação de um político com seus públicos de interesse: o caso Manuela D'ávila no primeiro ano de mandato - 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Fernanda Sagrilo Andres.



Outras informações relevantes


- Membro do Comitê de Clima da RBS TV ? Cruz Alta (2008-2009).

- Obteve nota final 10,0 no Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade de Cruz Alta (2007).


- Membro do Conselho Universitário da URI - Campus Santiago (2009-2011). 


- Aprovada no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Espanhol da UFSM, no 1º semestre de 2011.

- Aprovada no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Inglês da UFSM, no 1º semestre de 2015.

- Docência orientada na disciplina de Teoria e Método de Pesquisa I no 1º semestre de 2011, sob orientação da Profª Drª Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello.


- Obteve nota final 10,0 no Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação - Universidade Regional Integrada - Campus Santiago (2012).


- Docência orientada na disciplina de Teoria e Método de Pesquisa II no 2º semestre de 2011, sob orientação da Profª Drª Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello.


- Representante discente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação, nível de Mestrado, em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.


- Representante discente da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação, nível de Mestrado, em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 4:19:11