Rafael Paris da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4990590117491324
  • Última atualização do currículo em 17/04/2017


Bacharel em Administração pela Universidade da Região da Campanha (2002). Especialista em Gestão Educacional pela Unidade Senac EAD (2007). Mestre em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria(2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Gestão pela Qualidade, Norma ISO, Critérios de Excelência pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, Gestão de Pessoal, Planejamento Estratégico, Plano de Ação, Indicadores de Desempenho e Metodologia Balanced Scorecard(BSC). Atualmente Servidor Público Federal no cargo de Administrador, na Universidade Federal do Pampa - Campus Alegrete, com experiência no serviço público nas áreas de Gestão e Governança de TI, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Compras Públicas e Gestão Patrimonial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Paris da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete.
Av. Tiaraju, 810. Préd. Adm. Sala 217
Ibirapuitã
97546550 - Alegrete, RS - Brasil
Telefone: (55) 34218400
Ramal: 8041
URL da Homepage: http://porteiras.unipampa.edu.br/alegrete/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado profissional em Gestão de Organizações Públicas.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A Contribuição dos Critérios de Excelência na Gestão de Cursos de Graduação: um estudo de caso, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Alberto Souza Schmidt.
Coorientador: Vitor Francisco Schuch.
Palavras-chave: Gestão de Cursos; Gestão Acadêmica; Gestão do Ensino Superior.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
2006 - 2007
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 360h).
Senac EAD - Ensino a Distância (RS), SENAC EAD, Brasil.
Título: Viabilidade de Instalação da Escola Senac em Santana do Livramento.
Orientador: Carla Rosangela Wacholz.
1998 - 2002
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Título: Almoxarifado: Ganhando Espaço e Controlando o Acesso.
Orientador: Nilo Fontanari Spilimbergo.




Formação Complementar


2014 - 2014
Nova Regra Ortográfica. (Carga horária: 20h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2014 - 2014
Ética e Serviço Público. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2013
Análise e Melhoria de Processos. (Carga horária: 40h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2013
Legislação Aplicada à Logística de Suprimentos. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2013
Prestação de Contas de Convênios. (Carga horária: 30h).
Instituto Serzedello Correa - TCU, TCU, Brasil.
2013 - 2013
Estruturas de Gestão Pública. (Carga horária: 30h).
Instituto Serzedello Correa - TCU, TCU, Brasil.
2012 - 2012
Licitações e Contratos. (Carga horária: 40h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2012 - 2012
Planejamento Governamental e Gestão Orçamentária F. (Carga horária: 30h).
Instituto Serzedello Correa - TCU, TCU, Brasil.
2012 - 2012
Legislação Aplicada a Gestão de Pessoas - Lei 8112. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2012 - 2012
Governança de TI. (Carga horária: 24h).
Escola Superior de Redes - Rede Nacional de Pesquisa, ESR/RNP, Brasil.
2010 - 2010
Planejamento na Administração Pública com BSC. (Carga horária: 32h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2010 - 2010
MS PROJECT. (Carga horária: 12h).
Processor Alfamídia Treinamento e Serviços em Informática, ALFAMÍDIA, Brasil.
2010 - 2010
GEPLANES: Do Planejamento à Execução da Estratégia. (Carga horária: 16h).
Linkcom Informática, LINKCOM, Brasil.
2008 - 2008
Curso Prático de Licitações. (Carga horária: 16h).
DISKLICIT, DISCKLICIT, Brasil.
2007 - 2007
Identificação e Mapeamento de Processos. (Carga horária: 8h).
Lucem Sistemas Integrados de Gestão, LUCEM, Brasil.
2007 - 2007
Gerenciamento de Processos - Medição de Desempenho. (Carga horária: 8h).
Lucem Sistemas Integrados de Gestão, LUCEM, Brasil.
2007 - 2007
Padronização de Processos. (Carga horária: 8h).
Lucem Sistemas Integrados de Gestão, LUCEM, Brasil.
2006 - 2006
Gestão de Pessoas e Equipes. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Recursos Humanos Rio Grande do Sul, ABRH-RS, Brasil.
2005 - 2005
Requisitos NBR ISO 9001:2000. (Carga horária: 8h).
Equilibrium Consultoria, EQ, Brasil.
2005 - 2005
Avaliador 2005 - Nível 2 PGQP. (Carga horária: 16h).
Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.
2004 - 2004
Avaliador 2004 - Nível 2 PGQP. (Carga horária: 16h).
Giovanoni Consultoria, G, Brasil.
2003 - 2003
Avaliador 2003 - Nível 1 PGQP. (Carga horária: 8h).
Lucem Sistemas Integrados de Gestão, LUCEM, Brasil.
2001 - 2001
Gerenciamento de Loja. (Carga horária: 16h).
Unidade Escolar Senac Alegrete, SENAC ALEGRETE, Brasil.
2001 - 2001
Windows NT - Configuração e Instalação. (Carga horária: 45h).
Unidade Escolar Senac Alegrete, SENAC ALEGRETE, Brasil.
2001 - 2001
Windows NT - Administração de Domínio. (Carga horária: 30h).
Unidade Escolar Senac Alegrete, SENAC ALEGRETE, Brasil.
2001 - 2001
Protocolo TCP IP. (Carga horária: 30h).
Unidade Escolar Senac Alegrete, SENAC ALEGRETE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo Administrador, Carga horária: 40

Atividades

04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Permanente para Baixa de Bens - Portaria 89/2016..
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Presidente Comissão Permanente para Doação de Bens - Portaria 88/2016..
01/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Campus Alegrete, Campus Alegrete.

Atividade realizada
Patrimônio do Campus.
01/2013 - 01/2016
Outras atividades técnico-científicas , Campus Alegrete, Campus Alegrete.

Atividade realizada
Compras do Campus.
09/2011 - 01/2013
Direção e administração, Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade - Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação.
09/2011 - 01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação, .

Cargo ou função
Presidente do Conselho.
05/2010 - 08/2011
Direção e administração, Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador de Administração e Planejamento do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação.
01/2010 - 04/2010
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação, Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Atividade realizada
Cargo/Função - Administrador.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (RS), SENAC-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40
Outras informações
Gestão de Pessoas Gestão de Processos Gestão da Qualidade e Produtividade(Indicadores,estratégias, planos, metas, autidorias e ciclos de avaliação da Qualidade - PGQP e ISO9001. Gestão Patrimonial Gestão Escolar Gestão Financeira

Vínculo institucional

1995 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Aux. Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável: Registros de secretaria escolar; Presidente da comissão de controle patrimonial; Presidente da comissão de licitações; Responsável pelos resgistros de pessoal(folha, pontos, horas, férias etc....) Responsável pelo atendimento à clientes(balcão e telefônico) Responsável pelos projetos e convênios especiais.


Prefeitura Municipal de Alegrete, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Presidente Conselho Munic. Plano Diretor, Carga horária: 2


Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da Graduação do Curso de Administração, Habilitação Empresa Disciplinas Recursos Humanos Gestão de Pessoas



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento Estratégico.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2003
Destaque Acadêmico, Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUCA, F. V. P.2016 DUCA, F. V. P. ; SILVA, R. P. ; TAPIA, J. ; PRETTO, D. ; LOBLER, M. L. . Análise da Satisfação do Usuário do Sistema Integrado de Gestão na Prefeitura de Passo Fundo. Revista GESTO, v. 4, p. 01-17, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, R. P.. A Contribuição dos Critérios de Excelência na Gestão de Cursos de Graduação - um Estudo de Caso. In: Beloni Gomes da Silva;Daniel Arruda Coronel;Roni Storti de Barros. (Org.). Ensaios Acadêmicos de Administração Universitária e Gestão Pública. 1ed.Santa Maria: FACOS - UFSM, 2016, v. 01, p. 163-178.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KREUTZ, D. L. ; CARLI, D. M. ; RIZZATTI, E. O. ; RIBEIRO, P. S. ; DILL, S. L. ; SILVA, R. P. . Aspectos Conceptivos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pampa. In. In: V WORKSHOP DE TIC DAS IFES, 2011, Florianópolis. A importância estratégica de TIC nas IFES - Governança de TI e Foco nos Negócios, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DUCA, F. V. P. ; TAPIA, J. ; SILVA, R. P. ; ROSSATO, M. V. . Levantamento dos Impactos Ambientais Causados pelo Lançamento do Cimento Asfáltico de Petròleo no Solo Através do Método da Rede de Interação: Uma Abordagem em Usinas Temporais de CAP. In: 3º Fórum Internacional Ecoinovar, 2014, Santa Maria. Inovação sem Fronteiras: Conectando Ideias e Soluções Sustentáveis. Santa Maria, 2014. v. 3/2014.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
KREUTZ, D. L. ; SILVA, R. P. ; CARLI, D. M. ; FLORA, F. D. ; RIBEIRO, P. S. ; DILL, S. L. . Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pampa. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, R. P.. Participação em banca de Luciane Casarotto.Gestão Ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade da Região da Campanha.

2.
SILVA, R. P.. Participação em banca de Vanessa Oliveira da Luz.Pesquisa do Clima Organizacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade da Região da Campanha.

3.
SILVA, R. P.. Participação em banca de Gisele Pinto Oliveira.Marketing Publicitário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade da Região da Campanha.

4.
SILVA, R. P.. Participação em banca de Alexsander Fernandes de Oliveira.Marketing Organizacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade da Região da Campanha.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra Plano Diretor. 2017. (Outra).

2.
3º Fórum Internacional Ecoinovar.LEVANTAMENTO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LANÇAMENTO DE CIMENTO ASFÁLTICO DE PETRÓLEO NO SOLO ATRAVÉS DO MÉTODO DA REDE DE INTERAÇÃO: UMA ABORDAGEM EM USINAS TEMPORÁRIAS DE CAP. 2014. (Outra).

3.
3º Fórum Internacional Ecoinovar. 2014. (Outra).

4.
V WORKSHOP DE TIC DAS IFES.: Aspectos Conceptivos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pampa. 2011. (Encontro).

5.
Congresso Internacional da Gestão pela Qualidade. 2007. (Congresso).

6.
SENAC TECH. 2007. (Encontro).

7.
SENAC TECH. 2006. (Encontro).

8.
Fórum Permanente de Gestão Pública. 2004. (Outra).

9.
5º Seminário do Centro de Ciências da Economia e Informática. 1999. (Seminário).

10.
4º Encontro Regional do Centro de Ciências da Economia e Informática. 1998. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:20:38