Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4089661844410131
  • Última atualização do currículo em 01/01/2019


Cursou Licenciatura em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE - campus Garanhuns) e Mestrado em Letras- Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Concluiu o doutorado em Letras- Linguística também pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: gêneros textuais, letramentos, Educação à Distância (EAD), identidades sociais, gênero social e livro didático. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo
Nome em citações bibliográficas
LÊDO, A. C. O.;LEDO, AMANDA CAVALCANTE DE OLIVEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Faculdade de Formação.
FAFIGA - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns
Magano
55294902 - Garanhuns, PE - Brasil
Telefone: (87) 37618210


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Representações de gênero social em livros didáticos de Língua Portuguesa, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Benedito Gomes Bezerra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Letramento acadêmico: práticas e eventos de letramento na Educação a Distância,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Benedito Gomes Bezerra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Centralidade da Leitura e Escrita no Orkut: Percepção de Alunos e Professores e Possibilidades Pedagógicas.
Orientador: Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Evangélico Quinze de Novembro, QUINZE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2017
Extensão universitária em Docência Universitária e Integração de Tecnologias Digitais da Informação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Curso para Avaliadores das Redações do ENEM 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Adventista de San Martin, EASM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio


Escola Superior de Marketing, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 20


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação
02/2017 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Fonética e fonologia da língua portuguesa
História da língua portuguesa
Prática IV
Metodologia científica
03/2014 - 06/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática III
Prática IV
Prática V
Língua e linguagem na produção do conhecimento


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
GÊNERO SOCIAL E PRÁTICAS DE LINGUAGEM: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Descrição: O projeto objetiva desenvolver e orientar pesquisas sobre as representações sociais dos gêneros que circulam em diferentes mídias e gêneros textuais, com ênfase especial no livro didático de Língua Portuguesa e refletir sobre os significados produzidos pelas escolhas/construções linguísticas que compõem os textos reais que medeiam as práticas discursivas escolares, desnaturalizando os estereótipos de gênero. A proposta se fundamenta em conceitos como identidade social (MOITA LOPES, 2002; HALL, 2005; SILVA, 2012; BUCHOLTZ; HALL, 2005); gênero (BUTLER, 2003; LOURO, 1997); representação social (MOSCOVICI, 2003; WOODWARD, 2012; VAN DIJK, 2008); e livro didático (BITTENCOURT, 2004; COSTA VAL; MARCUSCHI, 2005)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo - Coordenador.


Outros Projetos


2009 - 2010
Gêneros textuais no Orkut: a centralidade da leitura e da escrita na interação virtual

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Benedito Gomes Bezerra em 17/03/2018.
Descrição: Projeto de pesquisa de Iniciação Científica (IC) que objetivou, de maneira exploratória, descrever a importância dos processos de leitura e escrita para a interação em ambiente virtual e os recursos disponibilizados nesse ambiente, especialmente no tocante aos gêneros do Orkut. A metodologia consistiu em aplicar questionário a 50 alunos a da 7ª e 8ª séries de uma escola no município de Garanhuns. Os resultados apontam para a forte presença dos gêneros virtuais na vida desses jovens, cujo letramento nas novas tecnologias começa desde cedo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2007 - 2008
Gêneros textuais introdutórios mediados pela web: a linguística e as novas tecnologias de informação e comunicação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Benedito Gomes Bezerra em 17/03/2018.
Descrição: Projeto de Iniciação Científica (IC). Foram investigados os gêneros introdutórios realizados em meio virtual, conforme definidos originalmente por Bhatia (2004) e Bezerra (2006), de acordo com metodologia sociorretórica baseada em Swales (1990), cujo principal instrumento de análise é conhecido como Modelo CARS. Em um procedimento comparativo, serão estudadas as transformações (transmutação, segundo Bakhtin, 1997) por que passam os referidos gêneros ao serem transferidos do meio impresso convencional para o meio virtual (Internet)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEZERRA, B. G.2017BEZERRA, B. G. ; PEREIRA, S. V. M. ; LÊDO, A. C. O. . Teorias de gênero e sua apropriação na pesquisa brasileira: uma 'precária síntese'?. RAÍDO (ONLINE), v. 11, p. 160-177, 2017.

2.
BEZERRA, B. G.2015BEZERRA, B. G. ; LÊDO, A. C. O. . Concepções de alunos sobre língua e escrita em dispositivos móveis. Hipertextus Revista Digital (UFPE), v. 14, p. 74-90, 2015.

3.
MARCUSCHI, ELIZABETH2015 MARCUSCHI, ELIZABETH ; LEDO, AMANDA CAVALCANTE DE OLIVEIRA . Representações de gênero social em livros didáticos de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 15, p. 149-178, 2015.

4.
LÊDO, A. C. O.;LEDO, AMANDA CAVALCANTE DE OLIVEIRA2014 LÊDO, A. C. O.; BEZERRA, B. G. . Notícias sobre EAD: uma análise crítica dos discursos sobre Educação à Distância no Brasil. Discurso & Sociedad, v. 8, p. 210-233, 2014.

5.
LÊDO, A. C. O.;LEDO, AMANDA CAVALCANTE DE OLIVEIRA2012LÊDO, A. C. O.; BEZERRA, B. G. . Gêneros acadêmicos em um curso de Letras a distância: o fórum de discussão e as dificuldades encontradas pelos estudantes. Hipertextus Revista Digital (UFPE), v. 9, p. 01-15, 2012.

6.
LÊDO, A. C. O.;LEDO, AMANDA CAVALCANTE DE OLIVEIRA2011LÊDO, A. C. O.; BEZERRA, G. Benedito . ATOS DE FALA EM FÓRUNS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Hipertextus Revista Digital (UFPE), v. 6, p. ---, 2011.

7.
BEZERRA, B. G.2011BEZERRA, B. G. ; LÊDO, A. C. O. . Atividades de compreensão de gêneros digitais em livros didáticos. Revista do GELNE (UFC), v. 13, p. 293-317, 2011.

8.
PEIXOTO, S. Thaís2010PEIXOTO, S. Thaís ; LÊDO, A. C. O. . Gêneros digitais: possibilidades de interação no Orkut. Ao Pé da Letra (UFPE. Online), v. 12.1, p. 11-30, 2010.

9.
LÊDO, A. C. O.;LEDO, AMANDA CAVALCANTE DE OLIVEIRA2008LÊDO, A. C. O.. ANUNCIANDO LIVROS EM AMBIENTE DIGITAL: ESTUDO PRELIMINAR DOS GÊNEROS INTRODUTÓRIOS. Ao Pé da Letra (UFPE. Online), v. 10.1, p. 11-28, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BEZERRA, B. G. (Org.) ; LÊDO, A. C. O. (Org.) ; PEREIRA, S. V. M. (Org.) . Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. 1. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013. 254p .

Capítulos de livros publicados
1.
PIMENTEL, R. L. ; LÊDO, A. C. O. . Gêneros textuais e ensino: diálogos entre teorias de gênero em teses e dissertações da UFPE. In: Eliane Lousada; Anise Ferreira; Luzia Bueno; Roxane Rojo; Solange Aranha; Lília Abreu-Tardelli. (Org.). Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais/discursivos. 1ed.Araraquara: Letraria, 2016, v. , p. 34-47.

2.
BEZERRA, B. G. ; LÊDO, A. C. O. . O gênero webquest e os gêneros na webquest: caracterização e discussão. In: Benedito Gomes Bezerra; Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo; Sônia Virgínia Martins Pereira. (Org.). Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. , p. 35-55.

3.
LÊDO, A. C. O.. Produção e recepção de gêneros acadêmicos: dificuldades encontradas por alunos de EAD. In: Benedito Gomes Bezerra; Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo; Sônia Virgínia Martins Pereira. (Org.). Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. , p. 57-75.

4.
LÊDO, A. C. O.. Educação a Distância: a Teoria Dialógica da Linguagem e o fórum de discussão. In: Benedito Gomes Bezerra; Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo; Sônia Virgínia Martins Pereira. (Org.). Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. , p. 149-168.

5.
LÊDO, A. C. O.; BEZERRA, B. G. . Atos de fala em fóruns de Educação a Distância. In: Benedito Gomes Bezerra; Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo; Sônia Virgínia Martins Pereira. (Org.). Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. , p. 135-148.

6.
LÊDO, A. C. O.. A centralidade da leitura e da escrita na interação via Orkut. In: BEZERRA, Benedito Gomes.. (Org.). Leitura e escrita na interação virtual. 1ed.Recife: Edupe, 2011, v. , p. 45-60.

7.
PEIXOTO, S. Thaís ; LÊDO, A. C. O. . Panorama dos gêneros textuais em uso no Orkut. In: BEZERRA, Benedito Gomes.. (Org.). Leitura e escrita na interação virtual. 1ed.Recife: Edupe, 2011, v. , p. 93-111.

8.
BEZERRA, G. Benedito ; LÊDO, A. C. O. . Anúncio de livros em ambiente digital: estudo preliminar dos gêneros introdutórios. In: BEZERRA, Benedito Gomes; MEDEIROS, Mário.. (Org.). Educação, Linguagem e Ciência: Práticas de Pesquisa. 1ed.Recife: Edupe, 2009, v. , p. 131-145.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LÊDO, A. C. O.; NUNES, D. B. . Representações de gênero social e profissão em livros didáticos de Língua Portuguesa. In: XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2017, Recife. Pesquisas em Língua, Linguística e Literatura no Nordeste: uma jornada de quase 40 anos do GELNE: anais da XXVI jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. v. 8. p. 457-470.

2.
BEZERRA, B. G. ; LÊDO, A. C. O. . Usos da língua(gem) na internet: o que estudantes de graduação pensam sobre as práticas de leitura e escrita na comunicação via dispositivos móveis?. In: III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem, 2015, Garanhuns. Anais do Enilli, 2015. v. 1. p. 401-412.

3.
LÊDO, A. C. O.. Gêneros textuais em fascículos impressos de EAD. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2014, Recife. Anais do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2014.

4.
LÊDO, A. C. O.; NUNES, D. B. . Identidade e representação da mulher na obra Cinquenta tons de cinza. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE, 2014, Natal. Anais, 2014. p. 1-12.

5.
LÊDO, A. C. O.; PIMENTEL, R. L. . O CONTO ?O ESCARAVELHO DE OURO? À LUZ DA LITERATURA FANTÁSTICA DE TODOROV. In: II Encontro Nacional e I Internacional de Linguística e Literatura O canto da palavra, 2013, Garanhuns. O canto da palavra, 2013. p. 167-177.

6.
LÊDO, A. C. O.. Gêneros acadêmicos: contribuições do fórum e da webquest para o letramento dos estudantes de EAD. In: VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET, 2013, Fortaleza. Os gêneros textuais/discursivos nas múltiplas esferas da atividade humana: Anais do VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

7.
LÊDO, A. C. O.. Práticas e eventos de letramento na Educação a Distância. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013, Recife. Anais Eletrônicos do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013.

8.
LÊDO, A. C. O.. Notícias sobre EaD: uma análise crítica dos discursos sobre Educação a Distância. In: Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - SINIEL, 2012, Recife. Anais, 2012. v. vol 1. p. 119-133.

9.
LÊDO, A. C. O.. PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DE EAD. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET, 2011, Natal. Anais SIGET, 2011.

10.
LÊDO, A. C. O.. Atos de fala em fóruns de Educação a Distância. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. Anais Hipertexto 2011, 2011.

11.
PEIXOTO, S. Thaís ; LÊDO, A. C. O. . GÊNEROS DIGITAIS: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NO ORKUT. In: III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 2009, Belo Horizonte - MG. III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 2009.

12.
LÊDO, A. C. O.. GÊNEROS INTRODUTÓRIOS MEDIADOS PELA WEB. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação - Multimodalidade e Ensino, 2008, Recife. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação - Multimodalidade e Ensino, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LÊDO, A. C. O.; SILVA, M. N. . Gênero social no livro didático de Língua Portuguesa: comparando dois momentos históricos. In: XVIII Semana Universitária da UPE, 2018, Garanhuns. Anais, 2018. v. 4. p. 313-315.

2.
BEZERRA, G. Benedito ; LÊDO, A. C. O. . GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS: A CENTRALIDADE DA LEITURA E DA ESCRITA NOS TEXTOS DO ORKUT. In: 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2010, Natal - RN. RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTEL, R. L. ; LÊDO, A. C. O. . Interlocuções entre abordagens teóricas de gêneros textuais em teses de doutorado. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - IX SIGET, 2017, Campo Grande MS. Anais, 2017.

2.
LÊDO, A. C. O.; NUNES, D. B. . Representações de gênero social e profissão em livros didáticos de Língua Portuguesa. In: XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do GELNE. Recife: Pipa Comunicação, 2016. p. 1185-1185.

3.
LÊDO, A. C. O.; BEZERRA, B. G. . O livro didático de Língua Portuguesa: única ferramenta do professor?. In: 2º Seminário de Pesquisas sobre Livro Didático de Língua Portuguesa, 2016, Recife. Pesquisas sobre livros didáticos de Português: livro de resumos do 2º Seminários de Pesquisa sobre Livro Didático de Língua Portuguesa. Recife: Pipa Comunicação. p. 99-102.

4.
LÊDO, A. C. O.; NUNES, D. B. . Identidade e representação da mulher na obra Cinquenta tons de cinza. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE, 2014, Natal. Caderno de Programação e Resumos, 2014. p. 507-508.

5.
LÊDO, A. C. O.; PIMENTEL, R. L. . Análise de O escaravelho de ouro à luz da literatura fantástica de Todorov. In: O canto da palavra - II Encontro nacional e I internacional de Linguística e Literatura, 2013, Garanhuns. O canto da palavra, 2013. v. 1. p. 61-61.

6.
LÊDO, A. C. O.. Notícias sobre EaD: uma análise crítica dos discursos sobre Educação a Distância. In: Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - SINIEL, 2012, Recife. Livro de Resumos, 2012. p. 73-73.

7.
LÊDO, A. C. O.. Produção e recepção de gêneros acadêmicos: dificuldades encontradas por alunos de EaD. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros, 2011, Natal - RN. Caderno de Resumos Siget. Natal: Ed. UFRN, 2011. v. único. p. 414-415.

8.
LÊDO, A. C. O.. Interações em fóruns educacionais: a questão dos atos de fala. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. Caderno de Resumos 2011, 2011. v. único. p. 129-129.

9.
LÊDO, A. C. O.. Gêneros Textuais Introdutórios Mediados pela Web. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008, Recife. Livro de Resumos, 2008. v. único. p. 47-47.

Apresentações de Trabalho
1.
LÊDO, A. C. O.; PIMENTEL, R. L. . Campanhas antitabagismo e a construção de identidades fumantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LEDO, AMANDA CAVALCANTE DE OLIVEIRA. Reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa e a prova do ENADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LÊDO, A. C. O.. Representações de gênero social no gênero crônica:a analisando livros didáticos de língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LÊDO, A. C. O.; BEZERRA, B. G. . O livro didático de Língua Portuguesa: única ferramenta do professor?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LÊDO, A. C. O.; NUNES, D. B. . Representações de gênero social e profissão em livros didáticos de Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LÊDO, A. C. O.; PIMENTEL, R. L. . Gêneros textuais e ensino: diálogos entre teorias de gêneros em teses e dissertações da UFPE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BEZERRA, B. G. ; LÊDO, A. C. O. . Usos da língua(gem) na internet: o que estudantes de graduação pensam sobre as práticas de leitura e escrita na comunicação via dispositivos móveis?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BEZERRA, B. G. ; LÊDO, A. C. O. . CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE LÍNGUA E ESCRITA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LÊDO, A. C. O.. Análise das práticas e eventos de letramento em um curso de Letras à distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LÊDO, A. C. O.. Gêneros textuais em fascículos impressos de EAD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LÊDO, A. C. O.; NUNES, D. B. . Identidade e representação da mulher na obra Cinquenta tons de cinza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LÊDO, A. C. O.. Notícias virtuais sobre Educação a Distância: construção de representações sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LÊDO, A. C. O.. Representações de gênero social em livros didáticos de Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LÊDO, A. C. O.; PIMENTEL, R. L. . Análise de O escaravelho de ouro à luz da literatura fantástica de Todorov. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LÊDO, A. C. O.. Gêneros acadêmicos: contribuições do fórum e da webquest para o letramento dos estudantes de EAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LÊDO, A. C. O.. Gêneros textuais e novas tecnologias: abordagens diversas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LÊDO, A. C. O.. O gênero webquest na formação e na prática do professor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LÊDO, A. C. O.. Práticas e eventos de letramento na Educação a Distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LÊDO, A. C. O.. Notícias sobre EaD: uma análise crítica dos discursos sobre Educação a Distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LÊDO, A. C. O.. Educação a Distância: um olhar bakhtiniano sobre o fórum de discussão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LÊDO, A. C. O.. Produção e recepção de gêneros acadêmicos: dificuldades encontradas por alunos de EaD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
LÊDO, A. C. O.. Interações em fóruns educacionais: a questão dos atos de fala. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LÊDO, A. C. O.. Gêneros digitais: percepções e práticas de alunos do Ensino Fundamental II. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LÊDO, A. C. O.; BEZERRA, G. Benedito . Gêneros Textuais Digitais: a Centralidade da Leitura e da Escrita nos textos do Orkut. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
LÊDO, A. C. O.. Leitura e escrita no Orkut: percepção de alunos e professores e possibilidades pedagógicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PEIXOTO, S. Thaís ; LÊDO, A. C. O. . GÊNEROS DIGITAIS: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NO ORKUT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LÊDO, A. C. O.. Orkut: colônia de gêneros em ambiente eletrônico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
LÊDO, A. C. O.. Ciência, Educação e Linguagem: construindo uma cultura de pesquisa em Garanhuns. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
LÊDO, A. C. O.. GÊNEROS TEXTUAIS INTRODUTÓRIOS MEDIADOS PELA WEB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
LÊDO, A. C. O.. Gêneros Textuais e Introdutórios Mediados pela Web: a inguística e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LÊDO, A. C. O.. Hipertextus Revista Digital. RECIFE: NEHTE, 2018 (Parecer ad hoc de artigos para periódico científico).

2.
LÊDO, A. C. O.. Hipertextus Revista Digital. Recife: NEHTE, 2017 (Parecer ad hoc de artigos para periódico científico).

3.
BEZERRA, B. G. ; LÊDO, A. C. O. ; PEREIRA, S. V. M. . Apresentação. Recife, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
LÊDO, A. C. O.. Linguagem, gênero e publicidade. 2013. (Site).

2.
LÊDO, A. C. O.. A supervalorizada gramática. 2013; Tema: Reflexão sobre o uso da língua. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
LÊDO, A. C. O.; ALMEIDA, J. C. F. . O gênero do fichamento na produção acadêmica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LÊDO, A. C. O.. Mediadora de sessão de comunicações. 2015. (Outra).

3.
LÊDO, A. C. O.. A prática da leitura dos estudantes da EaD. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. O.; CAIADO, R. V. R.. Participação em banca de Edivânia Helena Nunes. Leitura de charges via Whatsapp como ferramenta para a formação leitora no Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco.

2.
HENZ, R. R.; LÊDO, A. C. O.; LUNA, J. N.. Participação em banca de Kelly Eunice Ferreira da Silva Oliveira. Palavras cruzadas: uma estratégia didática para o ensino da língua materna. 2017 - Universidade de Pernambuco.

3.
BEZERRA, B. G.; EFKEN, K. H.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de John Hélio Porangaba de Oliveira. Análise de gêneros em contextos específicos: organização retórica e construção de sentido no resumo de comunicação para eventos acadêmicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

4.
FONTE, R. F. L.; BARROS, I. R.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Andresa Maria de Lima Pontes Ferreira. Anúncios em outdoors da década de 60 versus anúncios em outdoors contemporâneos: uma análise comparativa dos aspectos semióticos visuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
HENZ, R. R. R.; GOMES, J. J.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Ana Elisabete Novaes de Souza. Práticas de escrita em EJA: a paz no município de Floresta-PE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco.

2.
SILVA, M. S.; SILVA, D. D. M.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Patrícia Porfírio Vilar. O gênero e-mail na sala de aula: do livro didático à intervenção reflexiva. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
JAEGER, D.; LÊDO, A. C. O.; SANTOS, H. L. R.. Participação em banca de Rosângela Santos da Silva. Pêcheux na cela de aula: a produção de textos em uma perspectiva discursiva. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco.

4.
GOMES, J. J.; LÊDO, A. C. O.; LEITAO, A. A. P.. Participação em banca de Ângela Maria Florentino dos Santos Campos. Produção do gênero autobiografia: a escrita no contexto social e discursivo da sala de EJA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco.

5.
BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. O.; SOARES, M.. Participação em banca de Edivânia Helena Nunes. A charge e a multimodalidade: contribuições do gênero, via whatsapp, para a formação leitora de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco.

6.
FONTE, R. F. L.; BARROS, I. R.; LEDO, AMANDA CAVALCANTE DE OLIVEIRA. Participação em banca de Andresa Maria de Lima Pontes. Outdoors da década de 60 versus outdoors contemporâneos: uma análise comparativa dos aspectos semióticos visuais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

7.
BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. O.; AMORIM, G.. Participação em banca de Juliana Carla Mariano da Silva. Gêneros textuais e ensino: sequências didáticas para o desenvolvimento da competência escrita. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PIMENTEL, R. L.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Joelma Soares de Lima. O livro didático e as relações de gênero: o olhar da Análise Crítica do Discurso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Ens. de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco.

2.
PIMENTEL, R. L.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Juciaria Lima da Silva. A discriminação sofrida pelo aluno do campo quanto à sua linguagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Ens. de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco.

3.
PIMENTEL, R. L.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Carla Vicente Barra Nova. A relação escrita/oralidade, por meio do internetês, em comentários do Facebook. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Ens. de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco.

4.
PIMENTEL, R. L.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Aldeneide Mirelly da Silva Cavalcante. Gêneros acadêmicos no contexto do Ensino Médio: da proposta veiculada em livros didáticos à aplicação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Ens. de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco.

5.
PIMENTEL, R. L.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Sandreane Rodrigues dos Santos. Ensino com gêneros: um caminho para a redução do fracasso nas produções textuais propostas pelo ENEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Ens. de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco.

6.
BEZERRA, G. Benedito; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Lindinalva Maria da Silva. Letramento acadêmico e as dificuldades de alunos de pós-graduação lato sensu em produzirem artigos científicos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Ens. de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, G. H. S.; LIMA, L. B. A.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Ana Maria dos Santos Azevedo Silva.As práticas de letramento dos estudantes de EJA fora da escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
BEZERRA, G. Benedito; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Mariany Rafaely das Neves Cardoso.Gramática do internetês: esboço de uma descrição da escrita em ambientes digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco.

3.
BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Giseli Tatiani Rodrigues Siqueira.O uso dos gêneros digitais no ensino: reflexão em torno da escrita virtual x escrita formal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade de Pernambuco.

4.
BEZERRA, G. Benedito; LÊDO, A. C. O.; PIMENTEL, R. L.. Participação em banca de Liliane Alves da Silva.O letramento nas Comunidades Eclesiais de Base de Garanhuns. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade de Pernambuco.

5.
PORTELA, A.; CORREDOURA, A.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Artur Campos Boulitreau e Catarina Viana das Chagas Lemos.Planejamento de comunicação para o Restaurante Beijupirá Porto de Galinhas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social -Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Marketing.

6.
PORTELA, A.; CORREDOURA, A.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de José Bartolomeu L. C. Júnior e Nathália Ohana R. Guerreiro.Planejamento de Marketing Empresarial Pense e Borde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social -Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Marketing.

7.
PORTELA, A.; CORREDOURA, A.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Carlos de Paula Rocha Costa Filho.Planejamento de Marketing para a Academia Vida Ativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social -Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Marketing.

8.
PORTELA, A.; CORREDOURA, A.; LÊDO, A. C. O.. Participação em banca de Estela Priscila dos Santos Buarque.Product Placement: a propaganda invisível. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social -Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Marketing.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LÊDO, A. C. O.. Membro da Comissão Científica do I Seminário de Investigações Morfossintáticas - SIM. 2018. Universidade de Pernambuco.

2.
LÊDO, A. C. O.. Avaliação de pôsteres do I Encontro Texto, Sentido e Ensino. 2018. Universidade de Pernambuco.

3.
LÊDO, A. C. O.. Comissão de avaliação de projetos de pesquisa. 2018. Universidade de Pernambuco.

4.
LÊDO, A. C. O.. Avaliadora de trabalhos científicos da XVIII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. 2018. Universidade de Pernambuco.

5.
LEDO, AMANDA CAVALCANTE DE OLIVEIRA. E-book Mestrado Profissional em Letras. 2017. Universidade de Pernambuco.

6.
LÊDO, A. C. O.. Avaliadora de sessão de pôsteres - IV Seminário PROFLETRAS. 2015. Universidade de Pernambuco.

7.
LÊDO, A. C. O.. Membro da Comissão Avaliadora da Sessão de Pôsteres Acadêmicos no I Seminário de Pesquisa PROFELETRAS - UPE. 2013.

8.
LÊDO, A. C. O.. Avaliador no concurso professor autor. 2012. Secretaria de Educação - PE.

9.
LÊDO, A. C. O.. Consultor pedagógico na avaliação de redações do ENEM. 2012. Associação de Apoio à Pesquisa - UnB.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de palestras - NUPEDE. 2018. (Outra).

2.
Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura do Sertão - CLISERTÃO. A leitura como reflexo da identidade: como fumantes leem o gênero campanha de conscientização nas carteiras de cigarro?. 2018. (Congresso).

3.
XVIII Semana Universitária da UPE. 2018. (Outra).

4.
Jornada Acadêmica do Grupo de Pesquisa TEcSA.Reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa e a prova do ENADE. 2017. (Outra).

5.
Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - IX SIGET. 2017. (Simpósio).

6.
2º Seminário de Pesquisas sobre Livro Didático de Língua Portuguesa. 2016. (Seminário).

7.
2º Seminário de Pesquisas sobre Livro Didático de Língua Portuguesa.O livro didático de Língua Portuguesa: única ferramenta do professor?. 2016. (Seminário).

8.
Atividades do Grupo de Estudos Práticas Discursivas e Gêneros Textuais. 2016. (Outra).

9.
XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. 2016. (Oficina).

10.
XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. 2016. (Outra).

11.
XXVI Jornada do GELNE. Representações de gênero social e profissão em livros didáticos de Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

12.
XXVI Jornada do GELNE. 2016. (Congresso).

13.
Atividades do Grupo de Estudos Práticas Discursivas e Gêneros Textuais - DISCENS. 2015. (Outra).

14.
Ciclo de Conferências "Gênero como instrumento no ensino e apraprendizagem de línguas". 2015. (Outra).

15.
III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem. 2015. (Encontro).

16.
III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem.Usos da língua(gem) na internet: o que estudantes de graduação pensam sobre as práticas de leitura e escrita na comunicação via dispositivos móveis?. 2015. (Encontro).

17.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Concepções de alunos sobre língua e escrita em dispositivos móveis. 2015. (Congresso).

18.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

19.
NIG - Seminário "Caminhos da pesquisa em gêneros no PROFLetras". 2015. (Seminário).

20.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Gêneros textuais e ensino: diálogos entre teorias de gêneros em teses e dissertações da UFPE. 2015. (Simpósio).

21.
2º Congresso Internacional do livro, leitura e literatura no Sertão - Clisertão. Análise das práticas e eventos de letramento em um curso de Letras à distância. 2014. (Congresso).

22.
Aula magna Profletras. 2014. (Outra).

23.
Capacitação e Certificação da Equipe de Supervisores de Avaliação das Redações do ENEM 2014. 2014. (Outra).

24.
IV Colóquio sobre Gêneros e Textos - COGITE. 2014. (Outra).

25.
NIG - Memoir, blog and selfie. 2014. (Outra).

26.
5º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação.Práticas e eventos de letramento na Educação a Distância. 2013. (Simpósio).

27.
65ª Reunião Anual da SBPC. Gêneros textuais e novas tecnologias: abordagens diversas. 2013. (Congresso).

28.
Colóquio de Letras da FUNESO: Múltiplos olhares sobre as linguagens s.O gênero webquest na formação e na prática do professor. 2013. (Outra).

29.
II Encontro Nacional e I Internacional de Linguística e Literatura: o canto da palavranaa. 2013. (Encontro).

30.
II Encontro Nacional e I Internacional de Linguística e Literatura: o canto da palavranaa.Análise de O escaravelho de ouro à luz da literatura fantástica de Todorov. 2013. (Encontro).

31.
VII SIGET - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.Gêneros acadêmicos: contribuições do fórum e da webquest para o letramento dos estudantes de EAD. 2013. (Simpósio).

32.
2º Fim de Semana de Letras da FUNESO: as múltiplas faces de Fátima Quintas Fáti.Letramento(s) acadêmico(s): o que todo estudante inteligente deve saber?. 2012. (Outra).

33.
III Sinalge - Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais.Educação a Distância: um olhar bakhtiniano sobre o fórum de discussão. 2012. (Simpósio).

34.
NIG - Agrupamento de Gêneros. 2012. (Outra).

35.
NIG - As configurações genéricas do videoclipe. 2012. (Outra).

36.
NIG - Multimodalidade, multimídias: quem se preocupa com elas?. 2012. (Outra).

37.
NIG - Os gêneros textuais e o agir congnitivo. 2012. (Outra).

38.
Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - SINIEL.Notícias sobre EaD: uma análise crítica dos discursos sobre Educação a Distância. 2012. (Simpósio).

39.
2º Encontro Acadêmico: Gêneros na Linguística e na Literatura. 2011. (Encontro).

40.
II FELP - Fórum sobre o ensino de Língua Portuguesa.Gêneros Digitais: Percepções e Práticas de alunos do Ensino Fundamental II. 2011. (Encontro).

41.
IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.Interações em fóruns educacionais: a questão dos atos de fala. 2011. (Encontro).

42.
Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.Produção e recepção de gêneros acadêmicos: dificuldades encontradas por alunos de EaD. 2011. (Simpósio).

43.
Sintaxe em foco. 2011. (Seminário).

44.
Quinta com ciência: Seminários de Pesquisa. 2010. (Outra).

45.
Quinta com ciência: Seminários de Pesquisa.Leitura e escrita no Orkut: percepção de alunos e professores e possibilidades pedagógicas. 2010. (Outra).

46.
III Encontro Nacional de Hipertexto.GÊNEROS DIGITAIS: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NO ORKUT. 2009. (Encontro).

47.
Quinta com Ciência: Seminários de Pesquisa. 2009. (Outra).

48.
2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Multimodalidade e Ensino.Gêneros Textuais Introdutórios Mediados pela Web. 2008. (Simpósio).

49.
2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Multimodalidade e Ensino. 2008. (Simpósio).

50.
Ciência Educação e Linguagem: construindo uma cultura de pesquisa em Garanhuns. 2008. (Outra).

51.
II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa e XIV Seminário de Iniciação Científica.Gêneros Textuais Introdutórios mediados pela Web: A Linguística e as novas Tcnologias de Informação e Comunicação (TIC). 2008. (Encontro).

52.
Palestra Confiança e desconfiança dos alunos de Psicologia no sistema de segurança em Garanhuns. 2008. (Outra).

53.
Palestra Educação e sociedade: um olhar sobre a exclusão. 2008. (Outra).

54.
Quinta com Ciência e Educação. 2008. (Outra).

55.
Semana de Letras. 2008. (Outra).

56.
X Congresso dos Estudantes da Universidade de Pernambuco. 2008. (Congresso).

57.
II Semana de AACC - mesa redonda Ensino e Aprendizagem em Contextos Multiculturais. 2007. (Outra).

58.
II Semana de AACC - mesa redonda Subjetividade e Diversidade Cultural. 2007. (Outra).

59.
I Semana de AACC. 2007. (Outra).

60.
I Semana de Letras e Pedagogia: Educação, Linguagem e Diversidade. 2007. (Outra).

61.
IX Congresso dos Estudantes da Universidade de Pernambuco - CONEUPE. 2007. (Congresso).

62.
Minicurso de Produção de Texto. 2007. (Outra).

63.
Minicurso Gêneros textuais: perspectivas de pesquisa e aplicação ao ensino. 2007. (Outra).

64.
Oficina de teatro e interpretação. 2007. (Oficina).

65.
Palestra "Entre a tradição e a inovação: o ensino de Português no Ensino Médio". 2007. (Outra).

66.
Palestra Dep. Est. Teresa Leitão. 2007. (Outra).

67.
VII Semana Universitária da UPE. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LÊDO, A. C. O.. I Seminário de Investigações Morfossintáticas - SIM. 2018. (Outro).

2.
LÊDO, A. C. O.. III Encontro Regional de Linguística - ERELIN. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Maria Nayara da Silva. GÊNERO SOCIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMPARANDO DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcondes Bezerra do Nascimento. Intolerância racial e linchamento virtual em comentários do facebook: o caso do goleiro Aranha e da torcedora Patrícia Moreira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo.

2.
Gilva Viana de Sobral. A variação linguística no ensino da EJA: uma proposta a partir do gênero entrevista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo.

3.
Maria Nayara da Silva. Gênero social no livro didático de Língua Portuguesa: comparando dois momentos históricos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo.

4.
Ane Raiane da Silva Cândido. A construção da identidade negra em propagandas do Youtube: uma proposta para o multiletramento no Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo.

5.
Joice Fernanda Silva Marinho. Tecnologias na educação: o uso do software HagáQuê como ferramenta de ensino-aprendizagem na produção de histórias em quadrinhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo.

6.
Francineide Henrique de Vasconcelos. O facebook como uma ferramenta pedagógica auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo.

Iniciação científica
1.
Maria Nayara da Silva. Gênero social no livro didático de Língua Portuguesa: comparando dois momentos históricos. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 24:44:37