Hernán Venegas Marcelo

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  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Historiador, Pedagogo e Turismólogo. Professor Adjunto IV (Classe C) da Área de História, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA/UNILA), do Programa de Pós-Graduação em História (PPG-HIS/UNILA) e da Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Ensino de História e América Latina (UNILA). Licenciatura em História pela Universidade de Havana (Suma Cum Laude, 1998)/Revalidação - Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense, Brasil. Máster em Ciências Pedagógicas pela Universidade Pedagógica de Las Villas, Cuba (2002) e Máster em Gestão Turística pela Universidade de Havana-Universidade de Barcelona (2005). Experiencia na docência e pesquisa em temas de história, pedagogia e turismo acumulada no Sistema Profissional para a Formação em Turismo (FORMATUR, Cuba, 1999-2007) a na Universidade Central de Las Villas (UCLV, Cuba, 2001-2007). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (2011). Membro da Associação Nacional de História (ANPUH), da Associação de Historiadores Latino-americanos e do Caribe (ADHILAC) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Integrante do Grupo de Pesquisa/CNPQ "América Latina: histórias globais e locais", do Conselho Editorial do Dicionário Histórico do Turismo no Brasil, do Laboratório de História do Turismo (UFF, Brasil), do Laboratório de História Indígena (UNILA) e do Grupo de Pesquisa/CNPQ Estudos da América Indígena (UNILA). Integrante do projeto de extensão "Educação ambiental e resíduos sólidos urbanos na região do ABC, Sao Paulo" (UFABC/UNILA). As pesquisas atuais se desenvolvem nos campos da história indígena, da educação ambiental e da sociologia do turismo. Seus resultados tem sido publicado em capítulos de livros assim como em revistas de Cuba, Brasil, México e Espanha. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hernán Venegas Marcelo
Nome em citações bibliográficas
VENEGAS MARCELO, Hernán.;VENEGAS MARCELO, HERNAN

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Arte, Cultura e História.
Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
Loteamento Universitário das Américas
85870650 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292194
URL da Homepage: https://www.unila.edu.br/ilaach


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Patrimônio cultural e turismo no Brasil em perspectiva histórica: encontros e desencontros na cidade de Paraty, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Dr. Paulo Knauss de Mendonça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Patrimônio.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2002 - 2004
Mestrado em Gestão Turística.
Universidade de Havana-Universidade de Barcelona, UH-UB, Espanha.
Título: Procedimento para a evaluação do desenvolvimento do turismo em cidades históricas: o caso Trinidad de Cuba,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Dr Manuel González Herrera.
Palavras-chave: turismo, patrimônio, cidades históricas, desenvolv.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Ciências Pedagógicas.
Universidade Pedagógica - Félix Varela Morales, UPFVM, Cuba.
Título: Proposta curricular "Políticas, Turismo e Cidades Históricas: Trinidad de Cuba",Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Dr. Manuel González Herrera.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Patrimônio.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Turismo.
Setores de atividade: Educação Superior.
1993 - 1998
Graduação em Licenciatura em História.
Universidad de La Habana, UH, Cuba.
Título: América Latina y el Caribe en la historiografia cubana.
Orientador: Sergio Guerra Vilaboy.


Pós-doutorado


2011 interrompida
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Bolsista do(a): PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO, REUNI, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: História do Turismo.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: História do Patrimônio.
Ano de interrupção: 2012


Formação Complementar


2009 - 2009
Praticando a nova ortografia: atividade y exercíci. (Carga horária: 6h).
Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2004 - 2004
Metodologia da Pesquisa em Turismo. (Carga horária: 20h).
SISTEMA PROFESIONAL DE FORMACIÓN PARA EL TURISMO, FORMATUR, Cuba.
2003 - 2003
Relações Públicas. (Carga horária: 20h).
SISTEMA PROFESIONAL DE FORMACIÓN PARA EL TURISMO, FORMATUR, Cuba.
2002 - 2002
Cultura e Identidade Nacional. (Carga horária: 20h).
Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, UCLV, Cuba.
2001 - 2001
Dimensão Sócio-Cultural do Turismo. (Carga horária: 20h).
SISTEMA PROFESIONAL DE FORMACIÓN PARA EL TURISMO, FORMATUR, Cuba.
2000 - 2000
Tendencias actuales en la gestión hotelera. (Carga horária: 16h).
Escuela de Hotelería y Turismo de Trinidad, Cuba, EHHT-TRINIDAD, Cuba.
1999 - 1999
Gestão Ambiental em Instalações Hoteleiras. (Carga horária: 20h).
SISTEMA PROFESIONAL DE FORMACIÓN PARA EL TURISMO, FORMATUR, Cuba.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Particpante - Proj. Extensao, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 6
Outras informações
Projeto de extensão "Educação ambiental e resíduos sólidos urbanos na região do ABC - do estado atual à realidade desejada". Integrantes: Coordenador / Juliana Tófano de Campos Leite Toneli - Vice-coordenadora / Graziella Antonio Colato - Integrante / Gilberto Martins - Integrante Hernán Venegas Marcelo.


Centro Provincial de Patrimonio, CPP, Cuba.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adestramento - Familiarização, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV-Classe C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Graduação: - História, Patrimônio e Memória (4 créditos) - Modernidades, Estados Nacionais e Capitalismo na Europa (4 créditos). Modernidades, Estados Nacionais e Capitalismo na Europa (8 créditos). Linha de pesquisa: - 2016-2018 (PIA693-2016) "A figura do índio - estudos históricos, monumentos públicos e patrimônios imateriais (Brasil, México e Peru)". (História Latino-americana). 2018-2019: PIA1411-2018 - Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos na Tríplice Fronteira (I) - Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). Coordenador Adjunto do projeto de extensão "Cultura ambiental e gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Foz do Iguaçu / Prevenção de impacto ambiental através de capacitação em resíduos sólidos urbanos em Foz de Iguaçu.", sob a coordenação do Prof. Dr. Luis Evelio García/UNILA). Orientador do plano de trabalho (PIA1441-2018) "Indígenas, liberalismos ibéricos e as experiências atlânticas: México-Brasil /1810-1845" . Membro da equipe do Projeto de extensão: - (PJ 007/2018) "Educação ambiental e resíduos sólidos urbanos na região do ABC: do estado atual à realidade desejada II" /Colaborador Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Tófano de Campos leite Toneli (UFABC). - Membro do Conselho Editorial do Dicionário Histórico do Turismo no Brasil/2018. - Secretario da Associação de Historiadores Latino-americanos e do Caribe (ADHILAC-BRASIL) - Integrante da Comissão de Elaboração do Projeto de Pós-graduação em História (ILAACH-UNILA, 2017). - Avaliador da IV Semana Acadêmica de História - III Semana Acadêmica de Antropologia (Jardim Universitário/UNILA-Nov. 2018). - Organizador do 1o. Seminário Internacional Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional (SICED).

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III (Classe C), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Janeiro-Março-2016: Vice-coordenador do Curso de História América Latina (Grau, Bacharelado) - Fevereiro-Março 2016: Vice-diretor do Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História (ILAACH-UNILA) - Março 2016-2017: Vice-Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE/Curso de História-América Latina, Bacharelado). - Novembro 2016-2017: Secretario da Associação de Historiadores Latino-americanos e do Caribe (ADHILAC-BRASIL) - Avaliador do V Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EICTI 2016. - Avaliador do Interno do Edital PRPPG-Unila 21/2017 PIBIC 2017-2018 (IC, IC-AF e DTI) - Avaliador do VI Encontro Anual de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EICTI 2017 - Membro do Conselho Editorial do Dicionário Histórico do Turismo no Brasil/2018 Disciplinas ministradas: Graduação: - História, Patrimônio e Memória (12 créditos) - Modernidades, Estados Nacionais e Capitalismo na Europa (8 créditos) - Fundamentos da América Latina I (4 créditos) Pós-graduação: - A viagem de turismo e a América Latina (4 créditos) - IELA-UNILA. Linha de pesquisa: - 2016-2018 (PIA693-2016) "A figura do índio - estudos históricos, monumentos públicos e patrimônios imateriais (Brasil, México e Peru)". (História Latino-americana). Projeto de extensão: - (PJ 0402015) "Cultura ambiental e resíduos sólidos urbanos na regiao do ABC: do estado atual à realidade desejada" /Colaborador Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Tófano de Campos leite Toneli (UFABC). Outras informações: Integrante da Comissão Organizadora da 3a. Semana Acadêmica de História (2017), da Comissão de Elaboração do Projeto de Pós-graduação em História (ILAACH-UNILA, 2017).

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II (Classe C), Carga horária: 40
Outras informações
- 2015-2016: Vice-coordenador do Curso de História América Latina (Grau, Bacharelado) - 2015: Membro do Conselho Universitário (CONSUN/UNILA) - 2015: Membro suplente da Comissão Superior de Ensino (COSUEN/UNILA). - 2014-2016: Vice-Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE/Curso de História-América Latina, Bacharelado) Disciplinas ministradas: Graduação: - História Moderna (4 créditos) - História, Patrimônio e Memória (8 créditos) - Modernidades, Estados Nacionais e Capitalismo na Europa (8 créditos) - Fundamentos da América Latina II (4 créditos) - Fundamentos da América Latina I (4 créditos) Pós-graduação: - Tópicos Interdisciplinares Narrativas, (des) construção discursiva de memórias, identidade e patrimônio (4 créditos) - IELA-UNILA. - História do patrimônio e a América Latina (4 créditos) - IELA-UNILA. Linha de pesquisa: - 2014-2016 (PIA97-2014) "A história do patrimônio em diálogo: os casos de Brasil, Uruguai e Argentina". (História Latino-americana). Projeto de extensão (colaborador): (PJ 0402015) "Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa II: mapeamento, registro e cadastro de bens". Coordenadora: Profa. Dra. Renata Machado (CAU-UNILA).

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I (Classe C), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- 2013: Coordenador em Exercício, Curso de Bacharelado em História (UNILA) - setembro de (11-25/9/2013). - 2012-2013: Representante Titular do Comitê Local de Iniciação Científica (CLIC), Ciências Humanas-ILAACH/UNILA. Portaria 001/2012 PRPPG, publicada no Boletim de Serviço Nº 46, de 30/10/2012 do Comitê Local de Iniciação Científica. - 2013: Membro Suplente da Comissão Superior de Ensino (Cosuen/Unila). - 2013: Vice-Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) / Curso de Graduação História-América Latina. - 2014: Vice-Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) / Curso de Graduação História-América Latina. Disciplinas ministradas: Graduação: - Liberalismo, Revolução e Democracia na Europa e nos Estados Unidos (16 créditos) - História Moderna e Contemporânea (4 créditos) - História Contemporânea (8 créditos) - História Moderna do Ocidente (2 créditos) - História Moderna (4 créditos) - Fundamentos da América Latina I (Coolaborador)

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado/História Social

Atividades

03/2010 - 07/2010
Estágios , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.

Estágio realizado
Seminário "O patrimônio e o turismo em perspectiva histórica: o Brasil nos séculos XIX e XX".

Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, UCLV, Cuba.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Profesor Adjunto, Enquadramento Funcional: Coolaborador, Carga horária: 20


Escuela de Hotelería y Turismo Villa Clara, EHT, Cuba.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/1999 - 03/2007
Ensino, Cultura e turismo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Cultura Cubana
Políticas e Planejamento do Turismo

Escuela de Hotelería y Turismo de Trinidad, EHTTDAD, Cuba.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidad Autonoma de Coahuila, U.A.COAHUILA, México.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Coolaborador, Enquadramento Funcional: Participação em Projeto de Pesquisa
Outras informações
Título: Esclavitud de los indios en las fronteras imperiales del norte novohispano y el sur brasileño: Un análisis comparativo (siglo XVI hasta inicios del siglo XVII)



Linhas de pesquisa


1.
História, Educação Ambiental, América Latina


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos na Tríplice Fronteira (I): Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai)
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal fazer um diagnóstico das ações de educação ambiental realizadas na região da Tríplice Fronteira, considerando as diferentes esferas e públicos da sociedade de Foz do Iguaçu. Este projeto surge como desdobramento das ações de extensão "Educação ambiental e RSU (Fases I-II/2017-2018)" em parceria com o Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da UFABC e visa o diálogo interdisciplinar com outras áreas além como a História, a Engenharia de Energias, a Antropologia e a de Letras no âmbito da Unila. Os resíduos sólidos urbanos (RSU) constituem um problema presente no dia a dia. Em 2016, foram geradas, no Brasil, 71,3 milhões de toneladas de resíduos. Para a maior parte dos indivíduos, os problemas associados ao lixo terminam quando o mesmo é colocado porta afora. De todo o resíduo gerado no país, 91% são coletados, apenas 58,4% têm destinação ambientalmente adequada. Em 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305. Após revisão feita pelo Senado, os prazos foram restabelecidos. Foram reconhecidas as particularidades dos municípios de fronteira, obviamente Foz do Iguaçu é um deles, e estendeu o prazo até 31 de julho de 2019. De acordo com o último Censo do IBGE, no ano de 2012 a população do município de Foz do Iguaçu era de mais de 250 mil habitantes com uma composição étnica muito variada, composta por 80 das 192 nacionalidades existentes no mundo. Além dos brasileiros, paraguaios e argentinos (componentes da tríplice fronteira), o município conta com residentes japoneses, chineses, coreanos, franceses, bolivianos, chilenos, árabes, marroquinos, portugueses, indianos, ingleses e israelenses, dentre outros. Somando-se a isso o fato de que, pela região, circulam turistas vindos de todo o mundo, observa-se, na região, a convivência de pessoas de diversas naturalidades e culturas, de classes sociais e econômicas variadas que apresentam, portanto, diferentes relações com o lixo. Segundo dados da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (2012), a média de geração de resíduos domésticos do município de Foz do Iguaçu entre os anos 2000 e 2010, coletados pela coleta convencional, foi de aproximadamente 64,4 mil toneladas/ano O sistema de coleta desses resíduos foi terceirizado e o seu destino final ocorreu no aterro sanitário municipal localizado na região noroeste do município, com 389.737,44 m² de área disponível. A PNRS, além de tornar obrigatória a correta destinação dos resíduos, prevê a instituição de planos de gestão integrada dos mesmos, tendo como princípios a não geração, reciclagem, reutilização e destinação ambientalmente adequada de RSU. O processo depende de um amplo trabalho de educação ambiental - reconhecendo diversos públicos e implementando ações a partir de duas grandes frentes (a educação ambiental básica e especializada) relacionada à problemática dos RSU para o qual a região da Tríplice Fronteira e, especialmente, Foz do Iguaçu, demandam uma intervenção educativa desde a UNILA aproveitando as experiencias existentes na região da Tríplice Fronteira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A figura do índio: estudos históricos, monumentos públicos e patrimônios imateriais (Brasil, México e Peru)
Descrição: Este projeto faz um balanço dos estudos históricos existentes sobre a temática indígena, sobre a temática dos bandeirantes e sobre suas resistências e tácticas adaptativas nos períodos colonial e pós-colonial. Tal objetivo se apoia na compilação e revisão crítica da produção científica das últimas décadas existente sobre tais tópicos. Dessa forma, esse exercício crítico trouxe consigo um conhecimento aprofundado sobre a mais relevante produção brasileira e sobre o Brasil, insuficientemente conhecida e divulgada em ambientes acadêmicos e universitários da América Latina. Consequentemente, esta pesquisa contribui para disseminar o conhecimento e se pretende que favoreça o diálogo sobre as problemáticas elencadas nos espaços acadêmicos e intelectuais de língua espanhola e portuguesa, o que se torna sua principal contribuição teórico-prática. Um trabalho minucioso com fontes bibliográficas e documentais publicadas, em grande parte, em português e espanhol, fundamentam os artigos elaborados. Por último, do ponto de vista metodológico, um espírito de história comparada está presente ao estudar as formas da escravidão indígena nas fronteiras setentrional novo hispana e meridional do império português entre fins do XVIII e inícios do XIX. Tais estudos comparados também incluem aspectos relacionados a presença do índio no campo patrimonial e museológico. O atual plano de trabalho (Indígenas, liberalismos ibéricos e as experiências atlânticas: México-Brasil /1810-1845 ) que se desprende deste projeto de pesquisa se propõe o estudo crítico e comparativo e a partir da História, das experiências constitucionais da Nova Espanha (1810-1814) e do Brasil Império (1822-1845) e sua relação com as populações indígenas. O estudo das interfaces entre a questão indígena, a jurisprudência constitucional e as experiencias liberais (gaditana e vintista) no Atlântico Hispano - Lusitano são áreas insuficientemente exploradas em ambientes universitários brasileiros. Precisamente, o estudo das relações entre a questão indígena, a jurisprudência constitucional gaditana e vintista reflete de modo eloquente as mudanças que a experiencia revolucionária moderna trouxe aos antigos domínios coloniais ibéricos no hemisfério ocidental. Obviamente, no processo de dissolução imperial e de criação de repúblicas no Atlântico Hispano entre 1808 e 1826 são necessários estudos que considerem os diversos modos de participação dos indígenas originários do Novo Mundo nas revoluções de independência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Hernán Venegas Marcelo - Coordenador / Hernan Maximiliano Venegas Delgado - Integrante / Clovis Antonio Brigenthi - Integrante / Rodrigo Faustitioni Bonciani - Integrante / Samuel Oliveiros Quirinos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
2013 - 2015
A história do patrimônio em diálogo: os casos de Brasil, Uruguai e Argentina.
Descrição: O projeto em curso tem como objetivo historiar da noção de patrimônio em países do Cone Sul. Para isso parte-se do pressuposto que ele é uma invenção e seu surgimento atrela-se ao processo de conformação dos Estados Nacionais no Brasil, Uruguai e na Argentina - antes mesmo da sua institucionalização moderna, já no século XX. A natureza do projeto propicia para o pesquisador e para os alunos uma interação compartilhada da história de países mencionados narrada através do itinerário histórico do patrimônio que reforça o diálogo entre culturas. Neste sentido vale a pena considerar a importância do patrimônio como um mecanismo de integração cultural para o Cone Sul, especificamente, nos estudos de caso elencados no título. O tempo de execução do projeto tem uma duração de três (3) anos e é favorecido pela experiência do proponente e pela articulação de uma rede de docentes-pesquisadores que, desde IES e/ou centros universitários brasileiros, uruguaios e argentinos, dedicam-se ao estudo do patrimônio e sua história. A abordagem do objeto de estudo nos remete a um diálogo entre a História e outras disciplinas como as Letras, a Ciência Política, a Antropologia e as Relações Internacionais. Todas elas estão representadas em cursos de graduação da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA). A pesquisa em andamento pretende-se vincular ao Programa de Iniciação Científica da UNILA e seus resultados parciais tem sido publicados em artigos científicos e, também, foram incorporados à proposta curricular da pós-graduação em estudos interdisciplinares apresentada pelo Instituto de Arte, Cultura e História da UNILA (ILAACH)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Hernán Venegas Marcelo - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3


Membro de corpo editorial


2013 - 2014
Periódico: SURES


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Acervo
2015 - Atual
Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo
2017 - Atual
Periódico: Bitacora Urbano Territorial
2015 - 2015
Periódico: Revista Expressão Científica (REC)
2018 - 2018
Periódico: ANAIS BRASILEIROS DE ESTUDOS TURÍSTICOS
2018 - 2018
Periódico: Revista Espirales


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Patrimônio.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Turismo.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VENEGAS MARCELO, HERNAN2017VENEGAS MARCELO, HERNAN; VENEGAS DELGADO, HERNÁN MAXIMILIANO . -Indígenas, bandeirantes y fronteras coloniales ibéricas en América-.. PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA, v. 59, p. 137-169, 2017.

2.
VENEGAS MARCELO, Hernán.;VENEGAS MARCELO, HERNAN2013 VENEGAS MARCELO, Hernán.. A noção de patrimônio no Brasil Império. Revista Pasos, v. 11, p. 135-146, 2013.

3.
VENEGAS MARCELO, Hernán.;VENEGAS MARCELO, HERNAN2011 VENEGAS MARCELO, Hernán.. As antecipações do turismo no Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo, v. 1, p. 12-25, 2011.

4.
VENEGAS MARCELO, Hernán.;VENEGAS MARCELO, HERNAN2005 VENEGAS MARCELO, Hernán.. Un triángulo cubano: turismo, patrimônio y comunidad. Temas (Ciudad de La Habana), v. 43, p. 56-66, 2005.

5.
VENEGAS MARCELO, Hernán.;VENEGAS MARCELO, HERNAN2003VENEGAS MARCELO, Hernán.. Algunas reflexiones sobre ciudad histórica, educación y turismo: el caso de Trinidad de Cuba. Revista Universidad de La Habana-UH, v. 257, p. 132-140, 2003.

6.
VENEGAS MARCELO, Hernán.;VENEGAS MARCELO, HERNAN2002 VENEGAS MARCELO, Hernán.. América Latina en la historiografía cubana (1832-1940). Islas (Santa Clara), v. 44, p. 69-79, 2002.

7.
VENEGAS MARCELO, Hernán.;VENEGAS MARCELO, HERNAN1998VENEGAS MARCELO, Hernán.. América Latina en la obra historiográfica de Julio Le Riverend Brusone. Revista Debates Americanos, v. 5, p. 118-159, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
VENEGAS DELGADO, Hernan M. ; VENEGAS MARCELO, Hernán. . Espacio y espacios regionales y urbanos - sus interrelaciones.. In: Carlos J. Recio; Alfonso González. (Org.). Dimensiones del espacio. 1a.ed.Saltillo, Coahuila, México: Editora da Universidad Autónoma de Coahuila, Mx., 2016, v. I, p. 105-124.

2.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. O conceito de patrimônio em perspectiva histórica e o Brasil.. In: José de Jesus Hernandez López; Carlos Manuel Valdés Dávil; Hernan M. Venegas Delgado. (Org.). Región, interconexiones y sistema mundo.. 1a.ed.Saltillo, Coahuila, Mx.: Universidad Autónoma de Coahuila, Mx., 2014, v. , p. 246-269.

3.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Uma história do patrimônio e do turismo na cidade de Paraty. In: CASTRO, Celso; GUIMARAES, Valéria Lima; MAGALHAES, Aline Montenegro.. (Org.). História do turismo no Brasil. 1a.ed.Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2013, v. I, p. 129-144.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Resenha. A historicidade de uma invenção.. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, p. 108 - 114, 01 abr. 2009.

2.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. O patrimônio cultural na contemporaneidade. Valença em Questão, Valença, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 01 set. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TONELI, J. T. C. L. ; VENEGAS MARCELO, Hernán. ; COLATO, G. A. ; MARTINS, G. . Enviromental education related to municipal solid wasted at ABC region (Brazil). In: Europpean Biommas Conference, 2017, Estocolmo. Papers of the 25th´Biomass Conference - Setting the course of biomass economy. Estocolmo: ETA - Florence Renewable Energies, 2017. v. 1. p. 1643-1647.

2.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Estâncias termais, turismo e poder público federal no Brasil. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal, RN. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2013. v. 1. p. 1-13.

3.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. O turismo no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. In: XXVI Simpósio Nacional em História (ANPUH), 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional em História (ANPUH), 2011.

4.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. A noção de patrimônio nas últimas décadas: memória do seu itinerário histórico. In: XVII Jornada de Ensino de História e Educação, 2011, Jaguarão/RS. Anais da XVII Jornada de Ensino de História e Educação, 2011.

5.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Algumas considerações sobre a construção social do turismo na Europa Ocidental. In: XI Encontro de Turismo com Base Local-Turismo e Transdiciplinaridade. Universidade Federal Fluminense, , 12,13 e 14 de abril de 2010., 2010, Rio de Janerio. Encontro de Turismo com Base Local-Turismo e Transdiciplinaridade, 2010.

6.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Gestión educativa como eje vertebrador de las relaciones ciudad histórica y turismo: el caso de Trinidad de Cuba. In: XII Congreso de la Confederación Panamericana de Escuelas de Hotelería, Gastronomía y Turismo, CONPEHT - Turismo, Patrimonio Cultural y Educación Turística., 2002, La Habana. Turismo, Patrimonio Cultural y Educación Turística, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; DELGADO, H. M. V. . Índigenas, bandeirantes e o universo das missões jesuítas: estudos históricos e antropológicos. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DA ADHILAC-BRASIL, 2016, Sao Paulo. RUPTURAS E CONTINUIDADES NA DINÂMICA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE: ATÉ O SÉCULO XXI. Sao Paulo: Ed. PUC-SP, 2016. v. 1. p. 87-87.

2.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Cidades documentos, cidades monumentos, cidades turísticas: os casos de Paraty (Brasil) e Trinidad (Cuba). In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DA ADHILAC-BRASIL, 2016, Sao Paulo. RUPTURAS E CONTINUIDADES NA DINÂMICA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE: ATÉ O SÉCULO XXI. Sao Paulo: Ed. PUC-SP, 2016. v. 1. p. 130-131.

3.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. O IHGB e a construção da noção de patrimônio durante o século XIX: a dimensão histórica e civilizatória. In: XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, 2010, Rio de Janeiro. XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO. Rio de Janeiro: Ed. Unirio, 2010. v. 1. p. 197-197.

Apresentações de Trabalho
1.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Indígenas, Liberalismos e Independências em Iberoamérica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Os mitos do turismo e Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai, Argentina). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Cidades documentos, cidades monumentos, cidades turísticas: os casos de Paraty (Brasil) e Trinidad (Cuba)). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Índios, bandeirantes e o universo das missões jesuítas: estudos histórico e antropológicos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VENEGAS DELGADO, Hernan M. ; VENEGAS MARCELO, Hernán. . Espacios y espacios regionales urbanos - sus interrelaciones. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DELGADO, H. M. V. ; VENEGAS MARCELO, Hernán. . Problemas historiográficos y metodológicos en la investigación regional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. O processo da pesquisa em Historia e a turismologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; KOIFMAN, Fábio ; LENZI, M. I. . A viagem de turismo na história do Rio de Janeiro (Seminário História, Viagem e Turismo). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Cultura e patrimônio: a invenção do Brasil e a escrita da História.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PÉREZ, C. E. M. ; VENEGAS MARCELO, Hernán. . Ficciones de la historia en la narrativa de Leonardo Padura - El hombre que amaba los perros.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Caribe y América latina - invención de los conceptos y la historiografia cubana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Uma história do turismo no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Historia y memoria del turismo no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. A sociedade contemporânea - entre a patrimonialização e a turistificação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. O IHGB e a construção do conceito de patrimônio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. A viagem moderna e o Brasil dos Bragança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. O patrimônio cultural na contemporaneidade: abrangências e domínios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Paraty....patrimônio e turismo num Brasil de exepcional valor.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. O métier de l´historien: o patrimônio e o turismo como objeto de estudo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Algunas reflexiones sobre los vínculos patrimonio/turismo en la contemporaneidad. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Desenvolvimento do turismo na região central do destino-país Cuba. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Patrimônio e turismo no Brasil em perspectiva histórica: encontros e desencontros na Cidade de Paraty'. 2011 (Tese de Doutorado - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - UFF).

2.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Procedimento para a evaluação do desenvolvimento do turismo em cidades históricas... 2004 (Dissertação de Mestrado em Gestão Turística).

3.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Proposta curricular da disciplina 'Políticas do Turismo em Cidades Históricas ...' 2002 (Dissertaçaõ de Mestrado em Ciências Pedagógicas).

4.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. América y el Caribe en la historiografía cubana del siglo XX 1998 (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação-Universidade de Havana).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; BRIGENTHI, C. A. ; ASSIS, I. ; ROXO, A. C. . Região, Desenvolvimento e Fronteiras. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GIL, G. S. ; VENEGAS MARCELO, Hernán. . Turismo, Sociologia e Educação Pública na Tríplice Fronteira. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ANDERSEN, G. G. ; ALVES, T. M. ; VENEGAS MARCELO, Hernán. . Patrimônio e Museologia Social no Uruguai e Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
CACERES, C. G. ; BRIGENTHI, C. A. ; VARELLA, A. C. ; VENEGAS MARCELO, HERNAN . Indoamérica, Povos Indígenas e Avas Guaranis Paranaenses. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
VARELLA, A. C. ; BRIGENTHI, C. A. ; VENEGAS MARCELO, Hernán. . Indígenas - entre discursos e representações. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; OLIVEIRA, N. R. O. . Diálogo com Nara Oliveira. Revista SURES/ILAACH-UNILA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; MELO, V. A. ; GUIMARAES, V. L. . Turismo, História e Memória no Brasil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CRUZ, Newton Camargo da Silva ; VENEGAS MARCELO, Hernán. . Website - ADHILAC - Seção Brasil / ADHILAC-BRASIL. 2018; Tema: HISTÓRIA AMERICA LATINA-CARIBE. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Relatório Bolsa Pós-Doutorado. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Relatório Exame Qualificação - Doutorado - Programa PEC-PG. 2010. (Relatório de pesquisa).

3.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Relatório Bolsa de Doutorado - Programa PEC-PG. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Relatório Bolsa de Doutorado - Programa PEC-PG. 2009. (Relatório de pesquisa).

5.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Relatório Bolsa de Doutorado - Programa PEC-PG. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. Relatório Bolsa de Doutorado - Programa PEC-PG. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
LESSA, G.; GARCIA, A. L. P.; VENEGAS MARCELO, Hernán.. Participação em banca de MELBA ALI VELAZQUEZ MABARAK SONDEREGGER. Dos proyectos de salvaguarda de fandangos: el Museu Vivo do Fandango (Brasil) y el Movimiento Jaranero (México). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
LESSA, G.; ASHFIELD, W. R.; VENEGAS MARCELO, Hernán.. Participação em banca de Greicy Gonzalez Andersen. Arquitetura, história e patrimônio: a conformação do campo patrimonial no Uruguai e Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; LESSA, G. S.; GUIMARAES, V. L.. Participação em banca de Thais Mendes Alves. Inhotim (Brumadinho, MG): entre a memória, o museu e turismo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KARPINSKI, C.; SILVA, R. J.; VENEGAS MARCELO, Hernán.. Participação em banca de REJANE ANAHÍ CAMILO RUIZ.As Cataratas do Iguaçu entre relatos e imagens (Brasil e Argentina, 1890-1910). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
BRIGHENTI, C. A.; VARELLA, A. C.; VENEGAS MARCELO, Hernán.. Participação em banca de Cleber Rocha Oliveira.A milícia indígena guaraní nos relatos de Antonio Ruiz de Montoya (1601-1649). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
LÓPEZ PETZOLDT, Bruno; VENEGAS MARCELO, Hernán.; VILLALVA FILHO, M. R.. Participação em banca de Emilce Orrego.Joel Filártiga y las memorias del fin de la dictadura de Alfredo Sotressner. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; BONCIANI, R. F.; HONORIO, K.. Participação em banca de Nádia Rocio Luiz Lezcano.Turismo y diplomacia cultural en Paraguay (1991-2013). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; SOUZA, E. C.; SANCHES, T. C.. Banca Examinadora da Área de História. Subárea Práticas do Ensino. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SOUZA, E. C.; CAVANNA, F. J. A.; RAMOS, M. E.; MENESES, G. G. L.; VENEGAS MARCELO, Hernán.. Práticas de Ensino em História (Membro Suplente). 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
KARPINSKI, C.; DIENER, P. M.; RAMOS, M. B.; VENEGAS MARCELO, Hernán.. História da cultura, imagens e oralidades na América Latina (Membro Suplente). 2013. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
MENESES, G. G.; VENEGAS MARCELO, Hernán.; DULCI, T. M. S.. História das Relações Interregionais do Continente Americano - PVE - Presidente da Banca. 2013. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. V Encontro Anual de Iniciação Científica - I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - (Comissão Avaliadora). 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. IV Encontro de Iniciação Científica / Unila (Comissão Avaliadora). 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. XIII Encontro Nacional de Turismo de Base Local - ENTBL (Comissão Avaliadora). 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; BONCIANI, R. F.. 2o. Encontro de Iniciação Científica da UNILA (Avaliador). 2013. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; CORDEIRO, G.. 1o. Seminário de Extensão Universitária (SEUNI) (Avaliador). 2013. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; DARLING, V. I.; GALLO, F.. 1o. Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da UNILA (Avaliador). 2012. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o. Seminário Internacional de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional. 2018. (Seminário).

2.
1o Congresso Internacional de Filosofia Latino Americana / UNILA. Mediador - Mesa Redonda - Filosofia Africana na América Latina. 2018. (Congresso).

3.
IV Semana Acadêmica de História - III Semana Acadêmica de Antropologia. 2018. (Outra).

4.
V Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos Urbanos VII Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos. MINICURSO - Potencial energético de resíduos sólidos urbanos (RSU) em processos de conversão pelas rotas bioquímica e termoquímica. 2018. (Congresso).

5.
1a. Semana de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos - UFABC. 2017. (Seminário).

6.
25 anos de História dos Índios no Brasil: balanços e perspectivas da história indígena. 2017. (Encontro).

7.
Mesa Redonda - (CIAH/PPG-IELA/PPG-HIS/LAB. HISTÓRIA INDÍGENA/UNILA).Indoamérica, Povos Indígenas e Avas Guaranis Paranaenses. 2017. (Outra).

8.
V Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EICTI 2016. 2016. (Encontro).

9.
IV Encontro de Iniciação Científica - UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira". 2015. (Encontro).

10.
Seminário Internacional de Desenvolvimento Sustentável Amazonia. 2015. (Seminário).

11.
1a. Semana Acadêmica de História - América Latina (UNILA).MINICURSO. 2014. (Outra).

12.
Fórum Latino-Americano de Educação Superior. 2014. (Outra).

13.
IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos -.Coordenador de Simpósio Temático / História, Patrimônio e Memória. 2014. (Simpósio).

14.
Seminário Diálogos Interdisciplinares a partir do Sul Global. 2014. (Seminário).

15.
VIII Encontro Internacional de Letras - Línguas, linguagens, cultura e ensino: o cruzamento de Fronteiras Imaginárias. 2014. (Encontro).

16.
XIV Jornada Acadêmica História - Universidade Paranaense. 2014. (Outra).

17.
Cátedra Glauber Rocha de Cinema Latino-Americano. 2013. (Seminário).

18.
Mesa Redonda - Literatura e Historia: Tránsitos y Diálogos (PPG-IELA/UNILA).Literatura e Historia: Tránsitos y Diálogos. 2013. (Outra).

19.
XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH. 2013. (Simpósio).

20.
5o. Congresso Latino-Americano de Pesquisa em Turismo. 2012. (Congresso).

21.
CINECLUBE-CINELATINO/UNILA.As relações culturais Brasil e Cuba no Cinema. 2012. (Outra).

22.
Talleres Internacionales de Estudios Regionales y Locales. 2012. (Simpósio).

23.
Colóquio de Estudos Literários - Cenários do Debate em Crítica, História e Teoria Literárias. 2011. (Outra).

24.
Conferência Estadual do Turismo - Rio Grande do Sul. 2011. (Outra).

25.
II Congresso Internacional de Turismo no Extremo Sul - CITES. 2011. (Congresso).

26.
XVII Jornada de Ensino da História e Educação - Rio Grande do Sul. 2011. (Simpósio).

27.
XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH. 2011. (Simpósio).

28.
XI Encontro Nacional de Turismo com Base Local - ENTBL - 2010. 2010. (Encontro).

29.
XII Simposio de Pensamiento Latinoamericano. 2010. (Simpósio).

30.
II Congresso Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios.. 2009. (Congresso).

31.
IV Encontro de Turismo da Universidade Federal Fluminense.MINICURSO - Novos objetos/velhas invenções: patrimônio e turismo num contexto de Modernidade. 2008. (Encontro).

32.
Seminário Internacional - Culturas políticas, memória e historiografia. 2008. (Seminário).

33.
Seminário Nacional de Ensino de História - Memória e Historiografia. 2008. (Seminário).

34.
XIII Encontro Regional da Associação Nacional de Professores de História, ANPUH/RJ.. 2008. (Encontro).

35.
II Encontro Internacional da Confederação Pan-Americana de Escolas de Hotelaria e Turismo (CONPEHT). 2000 e 2002 respectivamente. 2002. (Congresso).

36.
XII Congreso de la Confederación Panamericana de Escuelas de Hotelería, Gastronomía y Turismo, CONPEHT. Turismo, Patrimonio Cultural y Educación Turística. La Habana, Palacio de las Convenciones, 10 al 13 de septiembre del 2002. 2002. (Congresso).

37.
XIV Coloquio de Cultura Trinitaria - Trinidad, Cuba. 2002. (Outra).

38.
Dimensión socio-cultural en la educación turística - FORMATUR. 2001. (Oficina).

39.
II Taller Nacional de Cultura y Perfeccionamientoi de Planes y Programas. 2001. (Encontro).

40.
Taller Nacional de Turismo - FORMATUR. 2001. (Simpósio).

41.
I Encontro Internacional da Confederação Pan-Americana de Escolas de Hotelaria e Turismo (CONPEHT). 2000. 2000. (Seminário).

42.
2o. Coloquio de la Sociedad Cultural José Martí - LAS VILLA, CUBA. 1999. (Simpósio).

43.
2o. Encuentro de Historiadores del Centro - LAS VILLAS, CUBA. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. COMISSÃO ORGANIZADORA 1o. Seminário Internacional de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional (UNIFESP/ CENTRO PAULA SOUZA/UNILA/ADHILAC). 2018. (Congresso).

2.
VENEGAS MARCELO, Hernán.; BRIGENTHI, C. A. . ORGANIZAÇÃO MESA REDONDA Região, Desenvolvimento e Fronteiras (PPG-IELA/CIAH/PPG-PPD-UNILA). 2018. (Outro).

3.
GIL, G. S. ; VENEGAS MARCELO, Hernán. . ORGANIZAÇÃO - MESA REDONDA Turismo, Sociologia e Educação Pública. Experiências na Tríplice Fronteira (PPG-IELA/CIAH-UNILA). 2018. (Outro).

4.
ALVES, T. M. ; ANDERSEN, G. G. ; VENEGAS MARCELO, Hernán. . ORGANIZAÇÃO - MESA REDONDA Patrimônio e Museologia Social no Uruguai e Brasil (PPG-IELA/CIAH-UNILA). 2018. (Outro).

5.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. COMISSÃO ORGANIZADORA III Semana Academica de História (UNILA) e da I Jornada de Jóvenes Investigadores del Cono Sur / História(s), regiões e fronteiras: desafios contemporâneos. 2017. (Outro).

6.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. ORGANIZAÇÃO - MESA REDONDA Indoamérica, Povos Indígenas e Avas Guaranis Paranaenses (CIAH/PPG-IELA/PPG-HIS/LABORATÓRIO HISTÓRIA INDÍGENA/UNILA). 2017. (Outro).

7.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. COMISSÃO ORGANIZADORA - IV Congreso Internacional - XV Congreso Nacional de Investigación y Servicio (UNIVERSIDAD AUTONOMA CHAPINGO/MÉXICO). 2016. (Congresso).

8.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. ORGANIZAÇÃO - MESA REDONDA Indígenas - entre discursos e representações (CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ANTROPOLOGIA E HISTORIA/CIAH-UNILA). 2016. (Outro).

9.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. COMISSÃO ORGANIZADORA IISemana Academica de História (UNILA) / Pensar a História desde a América Latina. 2015. (Outro).

10.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. COMISSÃO ORGANIZADORA Mentalidades y Vida Cotidiana en el Virreinato de la Nueva España (UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE COAHUILA, MÉXICO). 2013. (Congresso).

11.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. COMISSÃO ORGANIZADORA 1o. Encontro Fluminense - História, Memoria e Turismo (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE). 2010. (Outro).

12.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. COMISSÃO ORGANIZADORA Seminário de Escravidão Indígena nas Américas (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE). 2010. (Outro).

13.
VENEGAS MARCELO, Hernán.. COMISSÃO ORGANIZADORA VII Taller Internacional de Problemas Teóricos y Prácticos de la Historia Regional (INSTITUTO DE HISTÓRIA DE CUBA). 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriel Gil. A sombra da maravilha e o turismo à luz do sol: dissertação para uma sociologia do turismo em Foz do Iguaçu. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ALVES, T. M.. Brumadino (MG) e Inhotim: entre a memória, o museu e o turismo. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, . Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

2.
ANDERSEN, G. G.. Arquitetura, história e memória: o campo patrimonial no Uruguai e no Brasil (1822-1828/2000-2006). 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, . Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ACOSTA, E. A. O.. Joel Filártiga y las memorias del fin de la dictadura de Alfredo Sotressner. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

2.
LEZCANO, N. R. R.. Turismo y diplomacia cultural en Paraguay (1991-2013). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

Iniciação científica
1.
SOUSA, G. R.. Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos na Tríplice Fronteira/Foz do Iguaçu. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

2.
RIVERA, G. N. R.. Indígenas, liberalismos ibéricos e as experiências atlânticas: México-Brasil /1810-1845. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

3.
VARGAS, J. L. A. N. / ORJUELA, V. W. Q.. A invenção do patrimônio na Argentina: das representações às práticas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

4.
GONZÁLEZ, J. I. H.. A invenção do patrimônio no Uruguai: das representações às práticas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

5.
BARRERO, D. L. F.. O patrimônio no Uruguai e sua inserção no poder público. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

Orientações de outra natureza
1.
WEISS, A . A.. Monitoria Acadêmica - O passado revisitado - a história, a modernidade e o Ocidente (PROMA-UNILA).. 2018. Orientação de outra natureza. (História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

2.
INAMURA, D. S.. Monitoria Acadêmica - O Ocidente, os Estados Modernos e a Modernidade - revisitando o passado (PROMA-UNILA).. 2018. Orientação de outra natureza. (Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

3.
SEGOVIA, A. D.. Monitoria Acadêmica - América Latina: herança colonial e pós-colonial (PROMA-UNILA).. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

4.
GALINDO, K. J. G.. Monitoria Acadêmica - História, Patrimônio e Memória (PROMA-UNILA).. 2017. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

5.
GONZÁLEZ, C. C.. Orientador - Estágio Doutorado (Univ. Salamanca - Unila) Ava Guaranis paranaenses. Resilência psicossocial e perspectiva de gênero. 2017. Orientação de outra natureza. (História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

6.
SILVA, A. M. F.. O turismo cultural em países do Mercosul - imaginários e representações da América do Sul / Brasil, Uruguai e Argentina.. 2017. Orientação de outra natureza. (PPG-IELA) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

7.
VAZ, J. M.. Monitoria Acadêmica - História, Patrimônio e Memória Acadêmica (PROMA-UNILA). 2016. Orientação de outra natureza. (História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

8.
FERREIRA, O. C.. Escolarização: do conflito identitário à multiterritorialidade na comunidade quilombola de Abacatal, Pará, Amazônia.. 2016. Orientação de outra natureza. (PPG-IELA) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

9.
LOPEZ, M.. Monitoria Acadêmica - Liberalismos, Democracias e Revoluções no Ocidente (PROMA-UNILA).. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.

10.
MARTIN, F. N.. Monitoria Acadêmica - As modernidades e Ocidente (PROMA-UNILA).. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Hernán Venegas Marcelo.



Outras informações relevantes


- Certificado de Nível Avançado de Proficiência em língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS). Brasília, 11 de Fevereiro de 2008.
Exame aplicado nos dias 17 e 18 de outubro de 2008. Outorga o certificado a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério de Educação (MEC) do Brasil.
- Terceiro Nível de Língua Inglesa.Certificado expedido em 11 de dezembro de 2000 pelo Instituto de Hotelaria e Turismo (FORMATUR), Cuba.
- Habilitado em Concurso Público para professor substituo /Centro de Excelência em Turismo /Universidade de Brasília. Cf. Pág. 37. Seção 3. Diário Oficial da União (DOU) de 10 de Junho de 2011 
- Projeto PET "História do patrimônio e do turismo como mecanismo de integração em países do MERCOSUL: os casos de Brasil, Argentina e Uruguai" - Máxima qualificação (10 ptos) pela Comissão Avaliadora instituída pela UNILA para selecionar as propostas correspondentes ao Edital nº 11/2012. MEC/SESU/SECADI PET - 2012.



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