Francisco Roberto da Silva Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1314553611748467
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Possui mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011), durante a qual foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo defendido a dissertação "Multimodalidade e produção de sentidos no editorial de revista". É professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros/RN. Desenvolve trabalhos na área de Teoria e Análise Linguística, com enfase em Multimodalidade Discursiva, Semiótica Social e Gêneros Textuais, atuando principalmente nos seguintes temas: multimodalidade no gênero editorial, sintaxe visual, análise tri-metafuncional de textos. Atua também como membro dos seguintes grupos de pesquisa: EALE/UERN - Grupo de Estudos Aplicados ao Ensino de Línguas Estrangeiras; e GPSM/UFPB - Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Roberto da Silva Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, F. R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
BR 405, KM 3
Arizona
59900-000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS,
Orientador: Wellington Vieira Mendes.
Palavras-chave: Semiótica Social.
2009 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Visualidade e produção de sentidos no editorial de revista: uma perspectiva multimodal,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: multimodalidade discursiva; gêneros textuais; editorial; gêneros opinativos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2009
Graduação em Letras - Inglês.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Multimodalidade e opinião: uma análise dos elementos visuais de editoriais das revistas Época e Veja.
Orientador: Maria Medianeira de Souza.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em MOODLE NA PRÁTICA. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2008 - 2008
Produção e recepção de (hiper)textos na Internet. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Introdução ao estudo da tragédia grega. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2007 - 2007
Pesquisa em Tradução Audiovisual. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Tradução audiovisual. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Crenças no ensino-aprendizagem de línguas. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Ensino Reflexivo em sala de aula. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Docente lotado no Departamento de Letras Estrangeiras do Campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM/UERN) - Pau dos Ferros/RN

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo de Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Pediu exoneração após convocação para o cargo de docente efetivo da UERN

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Bolsista-CNPQ, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2016 - Atual
Extensão universitária , Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Atividade de extensão realizada
Programa Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT) 3ª Edição.
07/2016 - Atual
Extensão universitária , Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Atividade de extensão realizada
DIalogar: Revista Diálogo das Letras.
07/2016 - Atual
Extensão universitária , Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Atividade de extensão realizada
Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa (NECLLI).
09/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras - Língua Inglesa do DLE/CAMEAM.
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I (Turma A) - código: 0402116-1
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I - código: 0402010-1
07/2017 - 11/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I - código 0402010-1
Língua Inglesa - código 0402147-1
07/2017 - 11/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa VII - código: 0402007-1
01/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa III - código: 0402003-1
Linguística I - código: 0402010-1
01/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programa Institucional de Monitoria (PIM) - Linguística I.
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa VI
Linguística I
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa II
07/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Atividade de extensão realizada
Ministrante do Curso "Inglês para Técnicos Administrativos", realizado pelo Projeto Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa (NECLLI)..
03/2015 - 07/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

03/2015 - 07/2016
Extensão universitária , Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Atividade de extensão realizada
Programa Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT) 2ª Edição.
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa VII
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa IV
02/2016 - 06/2016
Extensão universitária , Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Atividade de extensão realizada
Ministrante do Curso "Inglês para Técnicos Administrativos", realizado pelo Projeto Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa (NECLLI)..
03/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II - 0402002-1
Linguística I - 0402010-1
03/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa III - 0402003-1
09/2014 - 02/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa III
Língua Inglesa VII
Literatura Inglesa II
09/2014 - 02/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II - 0402002-1
06/2014 - 02/2015
Extensão universitária , Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Atividade de extensão realizada
Membro do "English for kids: inglês para crianças na comunidade". Função de Tutor..
06/2014 - 08/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Línguas e Imperialismo Cultural
Fundamentos da Língua Inglesa
Seminário de Monografia I
06/2014 - 08/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I - 0402116-1
06/2014 - 07/2014
Serviços técnicos especializados , Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Serviço realizado
Elaborar, aplicar e corrigir a Prova de Proficiência em Língua Inglesa pelo Departamento de Letras Estrangeiras-CAMEAM/UERN.
03/2011 - 06/2014
Direção e administração, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Cargo ou função
Assistente Administrativo.
05/2013 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração das Páginas Eletrônicas dos Cursos do Departamento de Letras Estrangeiras do CAMEAM;UERN.
02/2012 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral para Chefe e Subchefe do Departamento de Economia/CAMEAM/UERN.
06/2009 - 06/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras do CAMEAM.

02/2008 - 04/2008
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras do CAMEAM.

Atividade de extensão realizada
Monitor do Curso de Extensão Fundamentos da Língua Inglesa - Adolescentes.
07/2006 - 10/2006
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras Estrangeiras.

Atividade de extensão realizada
Monitor do Curso de Extensão Fundamentos da Língua Inglesa para Adultos.

Escola Municipal Maria Pereira Leite, EMMPL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de L. Inglesa, Informática e Artes, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhou como professor substituto com contrato de três meses.



Linhas de pesquisa


1.
Multiletramentos e leitura crítica de imagens: análise de livros didáticos de línguas estrangeiras nos Cursos de Letras do CAMEAM/UERN
2.
Texto, ensino e construção de sentidos

Objetivo: Estudos da organização, da constituição de sentidos e do ensino-aprendizagem do texto em diversos contextos de uso da língua..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: estudos do texto; construção de sentidos; gêneros textuais; ensino-aprendizagem.


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Multiletramentos e leitura crítica de imagens: análise de livros didáticos de línguas estrangeiras nos Cursos de Letras do CAMEAM/UERN.
Descrição: Partindo da perspectiva epistemológica da Línguística Aplicada e tendo como base as teorias sobre os multiletramentos, a multimodalidade discursiva e os pressupostos da Semiótica Social, especialmente os conceitos teórico-metodológicos da Gramática do Design Visual de Kress & van Leeuwen (2006), investigaremos os livros didáticos adotados pelos Cursos de Letras em Língua Inglesa e em Língua Espanhola do Campus Avançado ?Profa. Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM/UERN), buscando analisar as imagens que compõem suas lições e o tratamento que lhes é dispensado pelos autores de tais livros. Para alcançarmos esse objetivo geral, buscamos (a) discutir os potenciais semióticos e ideológicos das imagens que compõem as lições dos livros didáticos supracitados; (b) avaliar as propostas de trabalho didático com as imagens sugeridas pelos autores desses livros, refletindo se tais propostas proporcionam o desenvolvimento dos letramentos visual e crítico; (c) examinar se as propostas dos autores proporcionam a leitura integrada entre imagem e texto verbal; (d) desenvolver propostas adicionais de abordagem das imagens nas lições analisadas, buscando suprir possíveis lacunas não exploradas pelos autores dos livros didáticos. Nosso estudo caracteriza-se como descritivo e bibliográfico, partindo de uma abordagem qualitativa e interpretativista dos dados coletados. O corpus compreende as edições do professor dos livros didáticos Interchange Fourth Edition, e Nuevo Ven; ambos utilizados, respectivamente, nas disciplinas voltadas para o ensino de inglês e espanhol como línguas estrangeiras dos Cursos de Letras em Língua Inglesa e de Letras em Língua Espanhola do CAMEAM/UERN. Esperamos que os resultados obtidos nesta pesquisa possam contribuir para o ensino dessas línguas no espaço acadêmico, auxiliando a cultivar futuros professores comprometidos com os multiletramentos e, consequentemente, com a formação de cidadãos mais conscientes e participativos das múltiplas práticas sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisco Roberto da Silva Santos - Coordenador / Maria Zenaide Valdivino da Silva - Integrante / Francisco Lindenílson Lopes - Integrante / Antônia Karolina Bento Pereira - Integrante / Cybele Ruana Ferreira de Morais - Integrante.
2009 - 2011
A construção do sentido em gêneros textuais opinativos: uma análise de recursos linguísticos e multimodais
Descrição: Esta pesquisa investiga como se efetua a construção do sentido em gêneros textuais opinativos, como o editorial, o artigo de opinião, a resenha e a charge, analisando elementos lingüísticos como a transitividade, nos moldes como a concebe a Lingüística Sistêmico Funcional (LSF), e recursos multimodais, como fotografias, ilustrações, legendas, cores etc. A conjugação desses aspectos se justifica por duas razões: (i) o sistema de transitividade ser o responsável pela codificação lingüística do mundo das experiências; em outras palavras, para a LSF, é através dessa categoria léxico-gramatical que expressamos o conteúdo de nossas mensagens; e (ii) a consciência de que a era contemporânea faz uso de semioses diversificadas para compor seus textos, em especial o texto escrito. Acrescente-se, ainda, o fato de que os principais estudos multimodais derivam-se da LSF, o que nos faz crer que é possível também falarmos de uma transitividade visual ao analisarmos a multimodalidade discursiva. Esse fenômeno permite ampliar a sintaxe, estendendo suas fronteiras dos elementos meramente lingüísticos para os visuais, constituindo, assim, uma forma mais completa de análise do funcionamento dos gêneros investigados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Francisco Roberto da Silva Santos - Integrante / Lucélio Dantas de Aquino - Integrante / Jaciara Limeira de Aquino - Integrante / Maria Medianeira de Souza - Coordenador / Wellington V. Mendes - Integrante.
2008 - 2009
Opinião virtual: a multimodalidade em editoriais on line.
Descrição: Investigamos a presença dos recursos multimodais presentes em editoriais on line tendo como guia os seguintes fatores: (i) a consolidação da comunicação via internet na atualidade; (ii) o uso de recursos visuais, como imagens, cores, gráficos para a constituição de sentidos dos diversos gêneros textuais, especialmente, daqueles veiculados na web; e (iii) o fato de que os gêneros são a parte comunicativa da sociedade, com eles agimos e interagimos socialmente, Miller (1994). A esses fatores, se aliam o princípio de que a significação de um texto não se reduz à escrita, esta é apenas um dos modos de representar a informação; e o fato de que a era contemporânea une imagem e palavra de modo a produzir textos visualmente mais informativos e sedutores. Para isso, faz uso intenso de diferentes recursos semióticos na composição dos diversos gêneros, inclusive o editorial, em seus diferentes formatos e em seus diferentes modos de circulação, como o impresso e o digital. Respaldada pelos estudos dos gêneros textuais, do hipertexto e da multimodalidade discursiva, analiso os componentes das metafunções da linguagem da gramática visual, como concebidas por Kress & van Leeuwen, (1996), observando as estruturas narrativas e a distribuição de informações no texto, através dos recursos multimodais encontrados. O corpus será composto de cento e vinte editoriais veiculados on line de revistas e jornais diversificados. Norteiam esta investigação as hipóteses de que: (i) estruturas visuais também realizam significados e (ii) a conjunção entre escrita e recursos visuais torna os editoriais mais complexos, exigindo do leitor um esforço cognitivo maior. Espero poder contribuir para os estudos sobre gêneros textuais ao oferecer um perfil detalhado da constituição do editorial, além de contribuir para o ensino-aprendizagem desse gênero ao possibilitar o contato com uma descrição de gênero que considera não somente os elementos lingüísticos, mas também, e principalmente, os extralingüísticos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Francisco Roberto da Silva Santos - Integrante / Lucélio Dantas de Aquino - Integrante / Francisca Cláudia de Queiroz Rêgo Teixeira - Integrante / Maria Medianeira de Souza - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Cooperação.
2007 - 2008
A multimodalidade no gênero editorial
Descrição: Investigamos os recursos multimodais constitutivos do gênero editorial, observando como esses aspectos participam da elaboração desse gênero e como contribuem para a construção de seu sentido, tomando como ponto de partida três princípios: primeiro, é patente nos estudos lingüísticos atuais, a vitalidade e a importância dos estudos sobre os gêneros textuais, dado que são os gêneros, como afirma Miller (1994), a parte comunicativa da estrutura social, atentando para o fato de que é com eles que agimos e interagimos socialmente; segundo, o editorial é um gênero da esfera argumentativa da linguagem, o qual, ao lado do artigo e da resenha, atua junto ao público como formador de opinião, representando uma opinião institucional; terceiro, o significado de um texto não está contido totalmente no texto escrito, esta é apenas um dos modos de representação da informação. Assim, ao lado da escrita, a contemporaneidade integra imagem e palavra em gêneros textuais diversos de modo a produzir textos visualmente mais informativos e atraentes e, cada vez mais, faz uso de diferentes recursos multimodais para compor os diversos gêneros em circulação, inclusive o editorial em seus diferentes formatos, como o editorial padrão, o editorial de apresentação e o misto. Fundamentados nos estudos da multimodalidade discursiva, analisaremos especificamente os componentes das metafunções da linguagem da gramática visual, conforme concebidas por Kress & van Leeuwen, (1996), observando, em especial, as estruturas narrativas e conceptuais, e a distribuição de informações no texto, através de recursos multimodais como cores, fotografias, desenhos e diagramação, entre outros. Também fundamentam nossa análise, os trabalhos de Dionísio (2004, 2005, 2005b) e Heberle (1999, 2004, 2004b). O corpus é composto de editoriais de jornais como Folha de São Paulo, Jornal do Comércio, Folha de Pernambuco, e de revistas como Veja, Época, Uma e Todateen, como também de editoriais de fontes distintas como jornais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Francisco Roberto da Silva Santos - Integrante / Lucélio Dantas de Aquino - Integrante / Rômulo de Souza Ferreira - Integrante / Francisca Cláudia de Queiroz Rêgo Teixeira - Integrante / Jaciara Limeira de Aquino - Integrante / Maria Medianeira de Souza - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Dialogar - Revista Diálogo das Letras
Descrição: A presente ação de extensão, que dar continuidade ao projeto anterior da revista Diálogo das Letras, pretende possibilitar um espaço de divulgação e socialização da produção científica de estudantes, professores universitários e pesquisadores sobre estudos do texto, discurso e ensino, fazendo-a circular para a comunidade acadêmica da UERN, de outras IES e para o público em geral interessado nas questões da linguagem. A revista Diálogo das Letras, uma publicação eletrônica semestral editada, a partir de 2012, pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Letras/Campus Avançado ?Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia?, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, se apresenta como um espaço de estimulo à produção do saber, à reflexão e ao debate sobre questões que atravessam o campo dos estudos do texto e do discurso e ensino. A revista se propõe, portanto, a divulgar textos originais e inéditos resultantes de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, teóricos e/ou empíricos, aprovados por um corpo de pareceristas da área, organizados em dois volumes anuais. Assim, o projeto ora proposto vem oportunizar e estimular a divulgação científica através da publicação da revista Diálogo das Letras, bem como possibilitar a promoção do conhecimento através de sua disseminação a um vasto público de colaboradores e leitores, sobretudo dada a sua circulação em meio eletrônico e digital, sobretudo por meio das bases indexadoras e diretórios dos quais a revista faz parte...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Francisco Roberto da Silva Santos - Integrante / José Cezinaldo Rocha Bessa - Coordenador / Rosângela Alves dos Santos Bernardino - Integrante / Maria Zenaide Valdivino da Silva - Integrante / Jailson José dos Santos - Integrante / Marcos Nonato de Oliveira - Integrante / Crígina Cibelle Pereira - Integrante / Gilton Sampaio de Souza - Integrante / Maria Edneide Ferreira de Carvalho - Integrante / Rosa Leite da Costa - Integrante / Maria Eliete Queiroz - Integrante / Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Integrante / Sueilton Junior Braz de Lima - Integrante.
2016 - Atual
Núcleo de Estudos em Cultura, Literatura e Língua Inglesa - NECLLI
Descrição: O Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa (NECLLI) do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é um projeto que oportuniza o ensino-aprendizagem da língua inglesa através de cursos direcionados aos alunos dos diversos cursos de graduação e pós-graduação do CAMEAM/UERN, alunos do Ensino Fundamental e Médio, alunos de outras instituições de ensino públicas e privadas, bem como às pessoas da comunidade em geral que queiram aprender ou aprimorar seus conhecimentos na área de língua inglesa, suas literaturas e culturas. O NECLLI também possibilita aos alunos da graduação em Letras Estrangeiras o exercício prévio da docência em língua inglesa por meio de experiências de monitoria. Os alunos selecionados são orientados por professores que desenvolvem tutorias em suas atividades docentes no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) do CAMEAMUERN. Aos alunos, são certificadas cargas horárias extracurricular, que poderão ser contabilizadas para o comprimento das duzentas horas extracurriculares exigidas para o termino da graduação em Letras. Ao professor, serão atribuídas duas horas por cada tutoria na carga horária semanal do professor durante todo o semestre em curso. O NECLLI funciona com recursos próprios, provenientes de taxas de inscrição cobrada aos alunos no ato da matrícula. A base teórica dos cursos ofertados pelo NECLLI fundamenta-se em abordagens dialógicas da linguagem, tendo como alvo o efetivo uso da língua ou a compreensão de seus aspectos literários e culturais, em suas manifestações mais cotidianas, e também em aspectos técnicos e até artísticos, como parte de um processo que se constitui sociointeracional, levando em conta a construção e reconstrução de sentidos, as competências comunicativas e o diálogo constante por meio dos diferentes gêneros do discurso na linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Programa Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT) 3ª Edição
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Núcleo de Estudos em Cultura, Literatura e Língua Inglesa
Descrição: O Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa (NECLLI) do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é um projeto que oportuniza o ensino-aprendizagem da língua inglesa através de cursos direcionados aos alunos dos diversos cursos de graduação e pós-graduação do CAMEAM/UERN, alunos do Ensino Fundamental e Médio, alunos de outras instituições de ensino públicas e privadas, bem como às pessoas da comunidade em geral que queiram aprender ou aprimorar seus conhecimentos na área de língua inglesa, suas literaturas e culturas. O NECLLI também possibilita aos alunos da graduação em Letras Estrangeiras o exercício prévio da docência em língua inglesa por meio de experiências de monitoria. Os alunos selecionados são orientados por professores que desenvolvem tutorias em suas atividades docentes no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) do CAMEAMUERN. Aos alunos, são certificadas cargas horárias extracurricular, que poderão ser contabilizadas para o comprimento das duzentas horas extracurriculares exigidas para o termino da graduação em Letras. Ao professor, serão atribuídas duas horas por cada tutoria na carga horária semanal do professor durante todo o semestre em curso. O NECLLI funciona com recursos próprios, provenientes de taxas de inscrição cobrada aos alunos no ato da matrícula. A base teórica dos cursos ofertados pelo NECLLI fundamenta-se em abordagens dialógicas da linguagem, tendo como alvo o efetivo uso da língua ou a compreensão de seus aspectos literários e culturais, em suas manifestações mais cotidianas, e também em aspectos técnicos e até artísticos, como parte de um processo que se constitui sociointeracional, levando em conta a construção e reconstrução de sentidos, as competências comunicativas e o diálogo constante por meio dos diferentes gêneros do discurso na linguagem...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Francisco Roberto da Silva Santos - Integrante / Francisco Marcos de Oliveira Luz - Integrante / Charles Albuquerque Ponte - Integrante / José Bezerra de Souza - Integrante / Jailson José dos Santos - Coordenador / Marcos Nonato de Oliveira - Integrante / Gilton Sampaio de Souza - Integrante / José Vilian Mangueira - Integrante / Francisco Paulo da Silva Júnior - Integrante / José Erick Ferreira da Silva - Integrante / Débora Lorena Lins - Integrante / Paulo David de Souza Rêgo Pinto - Integrante.
2015 - 2016
Programa Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT) 2ª Edição
Descrição: O Programa Raízes da Cultura Sertaneja ? 2ª Edição (PROCULT), com sede na cidade de Pau dos Ferros/RN, é uma iniciativa de docentes do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), em parceria com o Museu de Cultura Sertaneja (MCS), do Campus Avançado ?Profa. Maria Elisa de A. Maia? (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com outros Departamentos acadêmicos do CAMEAM. O PROCULT?2ª Edição tem como objetivo principal desenvolver ações extensionistas que ampliem o conhecimento, o acesso e a valorização do patrimônio histórico, cultural, econômico e político do homem do sertão nordestino, com ênfase na temática ?Andanças e Memórias dos Vaqueiros no Alto Oeste Potiguar?, bem como promover atividades acadêmico-pedagógicas que fortaleçam e deem visibilidade à identidade cultural da região...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Francisco Roberto da Silva Santos - Coordenador / José Bezerra de Souza - Integrante / Jailson José dos Santos - Integrante / Crígina Cibelle Pereira - Integrante / Gilton Sampaio de Souza - Integrante / Maria Edneide Ferreira de Carvalho - Integrante / Paulo David de Souza Rêgo Pinto - Integrante / Secleide Alves da Silva - Integrante / Antonia Gerlania Viana Medeiros - Integrante / José Gevildo Viana - Integrante / Arthur Cesar Barbosa Nunes - Integrante / Luciano Dias Delfino - Integrante / José Adalberto Silva Pereira - Integrante / Boanerges de Freitas Barreto Filho - Integrante / Dalva Teixeira da Silva Penha - Integrante / Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas - Integrante / Vanuza Maria Pontes Sena - Integrante / Jarmeson Vidal de Oliveira - Integrante / Marília Cavalcante de Freitas - Integrante / Ricardo Soares Abrantes - Integrante / Rebeca Sulamita de M. Câmara - Integrante / Raires Joice da Silva Barbosa - Integrante / Rafael Junior do Nascimento - Integrante / írio José do Nascimento Germano Junior - Integrante / Olanio Brono Barreto Lima - Integrante / Maria Josiany Viana Medeiros - Integrante / Linara Cristina Marcelino Bezerra - Integrante / Josinaldo Pereira de Paula - Integrante / Jackson Rayron Monteiro - Integrante / Claudiana Maria da Costa Barros Castro - Integrante / Carlos André Azevedo do Nascimento - Integrante / Ana Taisa da Silva Barbosa - Integrante / Ana Cristina de Freitas Silva - Integrante.
2014 - 2015
English for kids: Inglês para crianças na comunidade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Diálogo das Letras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos do discurso e do texto.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Gêneros Textuais.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica social.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Menção honrosa pelo 2º lugar na categoria pôster., Universidade Federal de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, M. M.2016 SOUZA, M. M. ; SANTOS, F. R. S. . A TRANSITIVIDADE EM PALAVRAS E IMAGENS NO GÊNERO EDITORIAL. Leia Escola, v. 1, p. 10-19, 2016.

2.
1SANTOS, F. R. S.2012 SANTOS, F. R. S.. O perfil multimodal do editorial de revista. Diálogo das Letras, v. 1, p. 182-203, 2012.

3.
4AQUINO, L. D.2009AQUINO, L. D. ; SANTOS, F. R. S. . Linguagem poética e multimodalidade: um estudo do poema 'Rosa para Gertrude', de Augusto de Campos. Letra Magna (Online), v. 11, p. 01-14, 2009.

4.
2SOUZA, M. M.2009 SOUZA, M. M. ; SANTOS, F. R. S. . A multimodalidade em foco no gênero editorial. Letra Viva (UFPB), v. 09, p. 34-49, 2009.

5.
3SANTOS, F. R. S.2009SANTOS, F. R. S.. Investigando a revista Ao Pé da Letra: um perfil descritivo-quantitativo. Ao Pé da Letra (UFPE. Online), v. 11.2, p. 161-178, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, F. R. S.; BESSA, J. C. R. (Org.) ; BERNARDINO, R. A. S. (Org.) . Anais - XVII Semana Universitária - ISBN: 978-85-61693-19-0. 1. ed. Natal/RN: CCHLA-UFRN, 2017. 450p .

2.
NASCIMENTO, M. E. F. (Org.) ; SANTOS, F. R. S. (Org.) ; SOUZA, J. B. (Org.) . Discurso, poder e heterogeneidade: Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso.. 1. ed. Mossoró/RN: Queima-Bucha, 2014. 1485p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, F. R. S.; SOUZA, M. M. . A construção da realidade em imagens de editoriais: um olhar sobre o sistema da modalidade. In: Danielle Barbosa Lins de Almeida. (Org.). Novas perspectivas em análise visual: do texto ao contexto.. 1ed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2017, v. , p. 39-54.

2.
SANTOS, F. R. S.. O poder discursivo da imagem: uma análise sócio-semiótica de editoriais de revista. In: SOUZA, Medianeira; MORAES, Andrea S; NASCIMENTO, Hervickton Israel de O; TEIXEIRA, Marília; Nascimento, Rosemberg G. (Org.). Sintaxe em foco. 1ed.Recife-PE: PPGL/UFPE, 2012, v. 1, p. 343-373.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. R. S.. APROXIMAÇÕES ENTRE A SEMIÓTICA SOCIAL E A ANÁLISE DO DISCURSO: UM EXAME DE CAPAS DE REVISTAS - ISBN: 978-85-8112-095-9. In: I Congresso Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Discurso, poder e heterogeneidade: Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso.. Mossoró: Queima Bucha, 2014.

2.
SOUZA, M. M. ; SANTOS, F. R. S. . O USO DA PERSPECTIVA HORIZONTAL EM EDITORIAIS DE REVISTAS: CODIFICANDO RELAÇÕES DE ENVOLVIMENTO ENTRE IMAGEM E LEITOR. In: Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal/RN. Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Natal/RN: EDUFRN, 2012.

3.
SANTOS, F. R. S.. Os sentidos da imagem em editoriais de revistas. In: Sintaxe em foco, 2011, Recife. Sintaxe em foco. Anais eletrônicos 2011. Recife: PPGL-UFPE, 2011. p. 119-143.

4.
SANTOS, F. R. S.. Os sentidos da imagem em editoriais de revistas. In: Sintaxe em foco, 2011, Recife. Sintaxe em foco. Anais eletrônicos 2011. Recife: PPGL-UFPE, 2011. p. 119-143.

5.
SANTOS, F. R. S.. A construção da opinião nos editoriais de jornais e revistas de informação: uma análise dos elementos multimodais. In: 1º Encontro de Pesquisa de Assú (EPA), 2009, Assú. Anais do 1º Encontro de Pesquisa de Assú, 2009.

6.
SANTOS, F. R. S.. Aspectos multimodais no editorial jornalístico. In: VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros (SELLP), 2008, Pau dos Ferros. Anais da VI SELLP, 2008.

7.
SANTOS, F. R. S.; SOUZA, M. M. . Aspectos multimodais em editoriais da Veja. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: multimodalidade e ensino, 2008, Recife. Anais Eletrônicos, 2008. v. Único.

8.
SANTOS, F. R. S.. Terra Brasileira, um amante sequioso: análise do ambiente na obra "Riacho Doce" de José Lins do Rego. In: I Fórum Internacional de Pedagogia - I FIPED, 2008, Pau dos Ferros. Anais do I Fórum Internacional de Pedagogia. Mossoró: Queima Bucha, 2008. v. Único. p. 752-756.

9.
SANTOS, F. R. S.; TEIXEIRA, F. C. Q. R. ; SOUZA, M. M. . Multimodalidade e opinião: uma análise dos elementos verbais e não-verbais do editorial. In: I Fórum Internacional de Pedagogia - I FIPED, 2008, Pau dos Ferros. Anais do I Fórum Internacional de Pedagogia. Mossoró: Queima Bucha, 2008. v. Único. p. 741-751.

10.
SANTOS, F. R. S.. O transitório nas obras "The Wanderer" e "Everyman".. In: XVIII Fórum Acadêmico de Letras (FALE), 2007, Pau dos Ferros. Anais do XVIII FALE. Mossoró: Queima-bucha, 2007. p. 457-463.

11.
SANTOS, F. R. S.; SILVA, N. R. B. . Uma análise da prática do professor de inglês à luz dos métodos e abordagens para o ensino de LE no contexto da escola pública.. In: XVIII Fórum Acadêmico de Letras (FALE), 2007, Pau dos Ferros. Anais do XVIII FALE. Mossoró: Queima-bucha, 2007. v. Único. p. 155-161.

12.
SANTOS, F. R. S.. A sociedade e o macabro ser humano: análise do conto "O jogo do morto" de Rubem Fonseca.. In: V Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros (SELLP), 2006, Pau dos Ferros. Anais da V SELLP. Mossoró: Queima-bucha, 2006. v. Único. p. 443-448.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. R. S.; SANTOS, F. R. S. . Sentidos verbais e não-verbais no editorial. In: VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina - VI ALSFAL, 2010, Fortaleza-CE. VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina de 05 a 09 de outubro 2010 - Livro de Resumos e Programação, 2010. p. 149-150.

2.
SANTOS, F. R. S.. A construção da opinião nos editoriais de jornais e revistas de informação: uma análise dos elementos multimodais. In: 1º Encontro de Pesquisa em Assú (EPA), 2009, Assú. 1º Encontro de Pesquisa em Assú (1.:2009: Assú, RN). Programa e resumos. Natal: EDUFRN, 2009. p. 216-217.

3.
SANTOS, F. R. S.; AQUINO, L. D. . "Isto é" editorial on line: uma perspectiva multimodal. In: 1º Encontro de Pesquisa em Assú, 2009, Assú. Encontro de Pesquisa em Assú (1.:2009: Assú, RN). Programa e resumos. Natal: EDUFRN, 2009. p. 217-218.

4.
SANTOS, F. R. S.; TEIXEIRA, F. C. Q. R. . Recursos visuais e editoriais: construindo pontos de vista. In: Encontro Internacional Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional Texto e Cultura: Programa e Resumos.. Fortaleza: Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará, 2008. v. ùnico. p. 451-452.

5.
SANTOS, F. R. S.; TEIXEIRA, F. C. Q. R. ; SOUZA, M. M. . Multimodalidade e opinião: uma análise dos elementos verbais e não-verbais do editorial. In: I Fórum Internacional de Pedagogia, 2008, Pau dos Ferros. Anais do I Fórum Internacional de Pedagogia. Mossoró: Queima-bucha, 2008. p. 2238-2238.

6.
SANTOS, F. R. S.. Terra brasileira, um amante sequioso: análise do ambiente na obra "Riacho Doce" de José Lins do Rego.. In: I Fórum Internacional de Pedagogia, 2008, Pau dos Ferros. Anais do I Fórum Internacional de Pedagogia. Mossoró: Queima-bucha, 2008. v. Único. p. 2239-2239.

7.
SANTOS, F. R. S.. Aspectos multimodais em editoriais da Veja. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008, Recife. 2º Simpósio Hipertexto e Tcnologias na Educação - Livro de Resumos. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008. p. 45-45.

8.
SANTOS, F. R. S.. A influência do ambiente em. In: VI Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros - SELLP, 2008, Pau dos Ferros. Anais da VI SELLP: Tendências e abordagens em linguística, literatura e ensino. Mossoró - RN: Queima-bucha, 2008. v. Único. p. 84-84.

9.
SANTOS, F. R. S.. Aspectos multimodais no editorial jornalístico. In: VI Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros - SEELP, 2008, Pau dos Ferros. Anais da VI SELLP: Tendências e abordagens em lingüística, literatura e ensino. Mossoró-RN: Queima-bucha, 2008. v. Único. p. 83-83.

10.
SANTOS, F. R. S.. "O demônio a que eu dera vida" - o monstro como elemento gótico em "Frankenstein".. In: XIX Fórum Acadêmico de Letras - FALE., 2008, Uberaba - MG. XIX FALE: Programação e resumos.. Uberaba - MG: Editora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2008. v. Único. p. 34-35.

11.
SANTOS, F. R. S.. O transitório nas obras "The Wanderer" e "Everyman". In: XVIII Fórum Acadêmico de Letras - FALE, 2007, Pau dos Ferros - RN. Anais do XVIII FALE. Mossoró - RN: Queima-bucha, 2007. v. Único. p. 49-49.

12.
SANTOS, F. R. S.. Uma análise da prática do professor de inglês à luz dos métodos e abordagens para o ensino de LE no contexto da escola pública.. In: XVIII Fórum Acadêmico de Letras - FALE, 2007, Pau dos Ferros - RN. Anais do XVIII FALE. Mossoró - RN: Queima-bucha, 2007. v. Único. p. 50-50.

13.
SANTOS, F. R. S.. A sociedade e o macabro ser humano: análise do conto "O jogo do morto" de Rubem Fonseca. In: V Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros - SELLP, 2006, Pau dos Ferros - RN. Anais da V SELLP.. Mossoró - RN: Queima-bucha, 2006. v. Único.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, M. M. ; SANTOS, F. R. S. . A transitividade em palavras e imagens no gênero editorial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, D. C. M. ; SANTOS, F. R. S. . Imagens em leitura: análise de um livro didático de língua inglesa do ensino médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, F. R. S.. O tratamento da imagem por livros didáticos utilizados nos Cursos de Letras Estrangeiras do CAMEAM/UERN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, F. R. S.. APROXIMAÇÕES ENTRE A SEMIÓTICA SOCIAL E A ANÁLISE DO DISCURSO: UM EXAME DE CAPAS DE REVISTAS - ISBN: 978-85-8112-095-9. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SOUZA, M. M. ; SANTOS, F. R. S. . O uso da perspectiva horizontal em editoriais de revistas: codificando relações de envolvimento entre imagem e leitor.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, F. R. S.. Os sentidos da imagem em editoriais de revistas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, F. R. S.; SANTOS, F. R. S. . Sentidos verbais e não-verbais no editorial "Profissionais premiados". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, F. R. S.. Uma análise multimodal da vinheta de abertura da novela Mulheres Apaixonadas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SANTOS, F. R. S.. "O monstro dentro da tumba": analisando o gótico em "O gato preto".. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, F. R. S.; TEIXEIRA, F. C. Q. R. ; AQUINO, L. D. ; SOUZA, M. M. . A construção da opinião: aspectos verbais e não-verbais no editorial.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, F. R. S.. Aspectos multimodais no editorial jornalístico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, F. R. S.. A influência do ambiente em "The storm".. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, F. R. S.; SOUZA, M. M. . Aspectos multimodais em editoriais da Veja.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SANTOS, F. R. S.; TEIXEIRA, F. C. Q. R. . Recursos visuais e editoriais: construindo pontos de vista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SANTOS, F. R. S.; SOUZA, M. M. . A construção da opinião no gênero editorial: uma análise dos aspectos multimodais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SANTOS, F. R. S.; TEIXEIRA, F. C. Q. R. ; SOUZA, M. M. . Multimodalidade e opinião: uma análise dos elementos verbais e não-verbais do editorial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SANTOS, F. R. S.. Terra brasileira, um amante sequioso: análise do ambiente na obra "Riacho Doce" de José Lins do Rego. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SANTOS, F. R. S.; SILVA, N. R. B. . Uma análise da prática do professor de inglês à luz dos métodos e abordagens para o ensino de LE no contexto da escola pública. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, F. R. S.. O transitório nas obras "The wanderer" e "Everyman". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, F. R. S.. A sociedade e o macabro ser humano: análise do conto "O jogo do morto" de Rubem Fonseca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, S. C. M. ; SAMPAIO, G. ; SANTOS, F. R. S. ; SANTOS, F. R. S. ; NUNES, A. C. B. . Comissão Técnica de Preenchimento do APCN do Mestrado em Ensino da UERN. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, F. R. S.; BESSA, J. C. R. ; BERNARDINO, R. A. S. . Anais - XVII Semana Universitária - ISBN: 978-85-61693-19-0. 2017. (Editoração/Anais).

2.
SANTOS, F. R. S.. Inglês para técnicos administrativos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, F. R. S.. Relatório Final do Projeto Multiletramentos e leitura crítica de imagens: análise de livros didáticos de línguas estrangeiras nos Cursos de Letras do CAMEAM/UERN.. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
SANTOS, F. R. S.. Multimodalidade e produção de sentidos em editoriais de revistas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
NASCIMENTO, M. E. F. ; SANTOS, F. R. S. ; SOUZA, J. B. . Caderno de Resumos do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso ISBN:978-85-8112-095-9. 2014. (Editoração/Anais).

6.
NASCIMENTO, M. E. F. ; SANTOS, F. R. S. ; SOUZA, J. B. . Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso - ISBN:978-85-8112-095-9. 2014. (Editoração/Anais).

7.
SANTOS, F. R. S.. SIGNO VERSUS RECURSOS SEMIÓTICOS: DA 'SEMIOLOGIA' DE SAUSSURE À SEMIÓTICA SOCIAL. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS, F. R. S.. Letramento, Multimodalidade e Ensino. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SOUZA, M. M. ; SANTOS, F. R. S. ; LIMA, E. C. . Opinião virtual: a multimodalidade em editoriais on line. 2009. (Relatório de pesquisa).

10.
SOUZA, M. M. ; SANTOS, F. R. S. ; AQUINO, L. D. ; TEIXEIRA, F. C. Q. R. . A multimodalidade no gênero editorial. 2008. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SANTOS, F. R. S.; SANTOS, F. R. S. ; LEITE, F. E. G. ; RIBEIRO, E. S. ; GAMA, A. B. ; GAUDINO, C. R. V. ; NOGUEIRA, V. X. ; RUFINO, F. X. C. . King Arthur and Excalibur. 2008. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LUZ, F. M. O.; SANTOS, F. R. S.; IRINEU, L. M.. Participação em banca de Francisca Gislene Kadígina de Lima Souza. O gênero textual tirinha e seu tratamento metodológico no livro didático de Língua Espanhola "Síntesis". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, I. O.; SANTOS, F. R. S.; IRINEU, L. M.. Participação em banca de Maria das Graças de Oliveira Pereira. Gêneros digitais no ensino a distância. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
SANTOS, F. R. S.; SILVA, M. Z. V.; MOREIRA, H. N.. Participação em banca de Maria Marcélia Alves da Silva. A utilização de recursos multimodais nas aulas de leitura de Língua Espanhola como língua estrangeira. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
MENDES, W. V.; SANTOS, F. R. S.; AQUINO, J. L.. Participação em banca de Emanuela Costa de Lima. A multimodalidade discursiva em capas da revista Veja. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, F. R. S.; PONTE, C. A.. Participação em banca de Guilherme Mateus Maniçoba Formiga.Dessubstancializando o eu: a metáfora do caos e a personificação do vazio em Gummo.. 2017.

2.
SANTOS, F. R. S.; PONTE, C. A.. Participação em banca de Álvaro Matheus Silveira Almeida..Uma análise na adaptação de Watchmen: as motivações e características do personagem Dr. Manhattan.. 2017.

3.
SANTOS, F. R. S.; SANTOS, J. J.. Participação em banca de Tamires da Silva Oliveira.As atividades de compreensão de texto no livro didático de língua inglesa.. 2017.

4.
PONTE, C. A.; SANTOS, F. R. S.; SANTOS, F. R. S.. Participação em banca de Aline Maria Alves.Loucura e Sanidade na HQ Batman - A Piada Mortal.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
PONTE, C. A.; SANTOS, F. R. S.; SANTOS, F. R. S.. Participação em banca de Esron Mattã Soares e Silva.A Luta de Classes na Obra "V de Vingança", de Alan Moore.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
SILVA, M. Z. V.; SANTOS, F. R. S.; PEREIRA, A. K. B.. Participação em banca de Cybele Ruana Ferreira de Morais.Letramento Visual Crítico no Estágio Supervisionado de Inglês: Uma Análise de Relatórios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
SANTOS, F. R. S.; SANTOS, J. J.; ALVES, M. L.. Participação em banca de Daniele Oliveira da Silva.Produção textual através dos gêneros: análise do livro didático de Língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
SANTOS, F. R. S.; SILVA, M. Z. V.; LOPES, F. L.. Participação em banca de Lizandro Lopes Pinto.Leitura Multimodal do ENEM: uma análise sociossemiótica das imagens contidas na prova de Línguas e Códigos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
PONTE, C. A.; SANTOS, F. R. S.; LOPES, F. L.. Participação em banca de José Erick da Silva Ferreira.O ambiente de terror nos contos de Edgar Allan Poe. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
SANTOS, F. R. S.; LOPES, F. L.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Edvirgem Natane da Costa Silva.A multimodalidade em propagandas de prevenção antitabaco do governo chileno.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
NASCIMENTO, M. E. F.; SANTOS, F. R. S.; LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Antônia Rose de Oliveira.A multimodalidade no livro didático de língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
BERNARDINO, R. A. S.; SANTOS, F. R. S.; PONTE, C. A.. Participação em banca de Djanete Leandro.A menina que roubava livros, uma narrativa da morte.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
XAVIER, K. M. C. M.; SANTOS, F. R. S.. Participação em banca de Bruna Luisa Silva de Azevedo.A personagem Arya Stark de A Guerra dos Tronos e a subversão dos estereótipos femininos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
SANTOS, J. J.; SANTOS, F. R. S.; LUZ, F. M. O.. Participação em banca de Dalmo Vinício de Queiroz Silva.Ensino de Língua Inglesa e a construção do letramento crítico.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
ANDRADE, M. B. S.; PONTE, C. A.; SANTOS, F. R. S.. Participação em banca de Samara Santana da Silva.Orgulho e preconceito: a personagem Elizabeth Bennet nas perspectivas literária e fílmica.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
SANTOS, J. J.; LUZ, F. M. O.; SANTOS, F. R. S.. Participação em banca de Charles Carlos da Silva.A língua inglesa no Ensino Médio: a abordagem comunicativa e a prática pedagógica.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
LUZ, F. M. O.; SANTOS, J. J.; SANTOS, F. R. S.. Participação em banca de Noemia de Sousa Silva Neta.Língua Inglesa (LI) durante o período crítico de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
SANTOS, F. R. S.; LUZ, F. M. O.; LOPES, F. L.. Participação em banca de DENIZIA CARLA MEDEIROS DOS SANTOS.O PAPEL DA IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

19.
LUZ, F. M. O.; SANTOS, F. R. S.; PONTE, C. A.. Participação em banca de Tárlison Pereira Lins.As metáforas nas letras do Dream Theater. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

20.
BARBOSA, E. R.; SANTOS, F. R. S.; MESQUITA, J. R.. Participação em banca de Ana Cristina Pereira da Silva.A contribuição das imagens presentes no livro didático Síntesis para os processos de ensino e de aprendizagem da Língua Espanhola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

21.
MENDES, W. V.; SANTOS, F. R. S.; AQUINO, J. L.. Participação em banca de Carla Dannielle Santos Leite.Linguagem verbal e visual: uma análise multimodal de propagandas veiculadas na revista Veja.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, F. R. S.; AQUINO, L. D.; SAMPAIO, G.; JALES, A. M.; BESSA, J. C. R.; BERNARDINO, R. A. S.; ALVES, M. L.. III Concurso de Redação Pe. Sátiro Cavalcante Dantas. 2008. Centro de Estudos Jurídicos Juxta Legem.

Outras participações
1.
SANTOS, F. R. S.; SANTOS, J. J.; LUZ, F. M. O.. Teste de Proficiência em Língua Inglesa - 2016.1. 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, J. J.; LUZ, F. M. O.; SANTOS, F. R. S.. Teste de Proficiência em Língua Inglesa - 2015.1. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
SANTOS, F. R. S.; SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N.. Teste de Proficiência em Língua Inglesa - 2014.1. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
MENDES, W. V.; SANTOS, F. R. S.; AQUINO, L. D.. Processo seletivo para substituição de bolsista PIBIC/CNPq da pesquisa "Opinião virtual: a multimodalidade em editoriais online. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas - I SEFEL. 2018. (Seminário).

2.
I Seminário de Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas - I SEFEL.Roda de Conversas sobre pesquisas em andamento. 2018. (Seminário).

3.
I Colóquio de Estudos de Linguagem e Sociedade (I CELIS). 2016. (Seminário).

4.
III Encontro Regional de Estudos Funcionalistas.O tratamento da imagem por livros didáticos utilizados nos Cursos de Letras Estrangeiras do CAMEAM/UERN. 2015. (Encontro).

5.
I Congresso Nacional de Análise do Discurso - I CNAD.. APROXIMAÇÕES ENTRE A SEMIÓTICA SOCIAL E A ANÁLISE DO DISCURSO: UM EXAME DE CAPAS DE REVISTAS - ISBN: 978-85-8112-095-9. 2014. (Congresso).

6.
Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. O USO DA PERSPECTIVA HORIZONTAL EM EDITORIAIS DE REVISTAS: CODIFICANDO RELAÇÕES DE ENVOLVIMENTO ENTRE IMAGEM E LEITOR. 2012. (Congresso).

7.
XVI Semana Universitária do CAMEAM/UERN.Exposição de Pôsteres. 2012. (Outra).

8.
XVI Semana Universitária do CAMEAM/UERN. 2012. (Outra).

9.
Sintaxe em foco.Os sentidos da imagem em editoriais de revistas. 2011. (Seminário).

10.
VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina - VI ALSFAL. Sentidos verbais e não-verbais no editorial "Profissionais premiados": uma leitura multimodal. 2010. (Congresso).

11.
Seminário "O verbo, a imagem e o universo". 2009. (Seminário).

12.
Seminário A multimodalidade em foco.Uma análise multimodal da vinheta e abertura da novela Mulheres Apaixonadas. 2009. (Seminário).

13.
Seminário A multimodalidade em foco. 2009. (Seminário).

14.
2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Multimodalidade e Ensino.. 2008. (Simpósio).

15.
2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Multimodalidade e Ensino..Aspectos multimodais em editoriais da Veja.. 2008. (Simpósio).

16.
4º Salão de Iniciação Científica.A construção da opinião no gênero editorial: uma análise dos aspectos multimodais. 2008. (Encontro).

17.
Encontro Internacional de Texto e Cultura.Recursos visuais e editoriais: construindo pontos de vista.. 2008. (Encontro).

18.
I Diálogos inter-institucionais sobre pós-graduação: UERN e UFSC.. 2008. (Outra).

19.
I Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED. Multimodalidade e opinião: uma análise dos elementos verbais e não-verbais do editorial. 2008. (Congresso).

20.
I Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED. Terra brasileira, um amante sequioso: análise do ambiente na obra Riacho Doce de José Lins do Rego. 2008. (Congresso).

21.
I Seminário Setorial da pesquisa "Repetição e Totalização na Trilogia 'Pânico'". 2008. (Seminário).

22.
VI SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS.Nem sempre as palavras bastam: uma introdução à multimodalidade discursiva. 2008. (Outra).

23.
VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros (SELLP). 2008. (Outra).

24.
XIV Semana Universitária.A construção da opinião: aspectos verbais e não-verbais no editorial. 2008. (Outra).

25.
XVIII Fórum Acadêmico de Letras (FALE). 2007. (Outra).

26.
XVIII Fórum Acadêmico de Letras (FALE).O transitório nas obras "The wanderer" e "Everyman". 2007. (Outra).

27.
II Seminário Setorial da Pesquisa Matrix e a Desconstrução. 2006. (Seminário).

28.
I Seminário Setorial da Pesquisa "Matrix e a Desconstrução". 2006. (Seminário).

29.
IX Encontro Potiguar de Estudantes de Letras (EPEL). 2006. (Encontro).

30.
V Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros (SELLP).A sociedade e o macabro ser humano: análise do conto "O jogo do morto" de Rubem Fonseca. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, I. O. ; SANTOS, F. R. S. . Colóquio Nacional de Análise do Discurso. 2014. (Congresso).

2.
SANTOS, F. R. S.. Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Marcélia Alves da Silva. A utilização de recursos multimodais nas aulas de leitura de Língua Espanhola como língua estrangeira. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Roberto da Silva Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniele Oliveira da Silva. Produção textual através dos gêneros: análise do livro didático de Língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Roberto da Silva Santos.

2.
Lizandro Lopes Pinto. Leitura multimodal do ENEM: uma análise sociossemiótica das imagens contidas na prova de Línguas e Códigos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Roberto da Silva Santos.

3.
Edvirgem Natane da Costa Silva. A multimodalidade em propagandas de prevenção antitabaco do governo chileno.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Roberto da Silva Santos.

4.
Denízia Carla Medeiros dos Santos. O papel da imagem no livro didático de língua inglesa do ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Roberto da Silva Santos.

Iniciação científica
1.
Cybele Ruana Ferreira de Morais. Multiletramentos e leitura crítica de imagens: análise de livros didáticos de línguas estrangeiras nos Cursos de Letras do CAMEAM/UERN. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Roberto da Silva Santos.

2.
Antônia Karolina Bento Pereira. Multiletramentos e leitura crítica de imagens: análise de livros didáticos de línguas estrangeiras nos Cursos de Letras do CAMEAM/UERN. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Roberto da Silva Santos.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, F. R. S.. SIGNO VERSUS RECURSOS SEMIÓTICOS: DA 'SEMIOLOGIA' DE SAUSSURE À SEMIÓTICA SOCIAL. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, F. R. S.. Letramento, Multimodalidade e Ensino. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 23:07:36