Ana Paula Costa de Souza Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5563550965840177
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Graduada em Letras/ Inglês, especialista em Língua Portuguesa, Redação e Literatura (2011) e no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (2013). Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2015). Atualmente, pertence ao quadro efetivo de docentes da União de Sistemas de Ensino Fazer Armando Zollner (USEFAZ). Também leciona no cursos de graduação e pós-graduação, do Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente no ensino de línguas para fins específicos (LSP); propostas didáticas baseadas em tarefas; jogos; prática de tradução; elaboração e avaliação de materiais didáticos; ensino de língua inglesa/portuguesa e gêneros discursivos. Faz parte do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Costa de Souza Cruz
Nome em citações bibliográficas
Souza-Cruz, A. P. C. de


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Conscientização linguística e profissional para o controlador de tráfego aéreo: uma proposta didática para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa baseada em tarefas,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Sílvia Matravolgyi Damião.
2010 - 2013
Especialização em Língua Inglesa: Tópicos de ensino aprendizagem. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: séries iniciais da Educação Básica.
Orientador: Profa. Dra. Solange Teresinha Ricardo de Castro.
2011 - 2011
Especialização em Ensino de Português, Redação e Literatura.. (Carga Horária: 360h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Uma Proposta de Trabalho: Linguagem Formal e Informal na Sala de Aula.
Orientador: Ms. Carolina Scavazza Baldochi.
2006 - 2009
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Título: Apocalipse de João como gênero literário.
Orientador: Ms Maria Luzia Dantas.




Formação Complementar


2016
Práticas de Tradução em Língua Inglesa/ Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2018 - 2018
IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: escrituras da cidade,. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Docência e Fundamentos da EaD. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
2015 - 2015
Identidade e representação. (Carga horária: 8h).
Museu de Arte Sacra, MAS, Brasil.
2015 - 2015
Educação por princípios. (Carga horária: 9h).
Colégio Fonte, CF, Brasil.
2015 - 2015
Esporte, recreação e lazer (Jogos e brincadeiras). (Carga horária: 8h).
Recreação e Lazer, RECREATIVA, Brasil.
2015 - 2015
Leitura, interdisciplinaridade e autoria. (Carga horária: 4h).
Faculdades de Campinas, FACAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Especialistas de Aeronáutica, EEAR/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Oficial, Enquadramento Funcional: Oficial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Professora do curso de pós graduação, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina ministrada: Elaboração de material de didático II.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada:Novas Tecnologias e Educação: abordagem teórica (12h)

Atividades

09/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , PIBID, PIBID.

Atividade realizada
Professora auxiliar nos assuntos concernentes ao Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante, .

Cargo ou função
Professor Universitário.

USEFAZ ESCOLA, USEFAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Guaratingueta, PMGUA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 30


Prefeitura Municipal de Aparecida, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PIII, Carga horária: 30


Planeta Educação, PE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Remunerado, Carga horária: 30


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de área em projetos do PIBID



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Alfabetização e Letramento na Prática Pedagógica..
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Inglês para fins específicos.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Alfabetização e Literatura Infantil.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
Souza-Cruz, A. P. C. de; SCARAMUCCI, V.R ; TOSQUI-LUCKS, Patrícia ; DAMIAO, S. M. . PESQUISAS SOBRE INGLÊS AERONÁUTICO NO BRASIL. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 1. 315p .

2.
Souza-Cruz, A. P. C. de. Conscientização linguística e profissional para ATCOs: Proposta didática para o ensino-aprendizagem de língua inglesa baseada em tarefas. 1. ed. NEA, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Souza-Cruz, A. P. C. de; SILVA, M. M. ; OLIVEIRA, C.J. . UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO JOGO ?WHO AM I? PARA TRABALHAR HABILIDADES DA DISCIPLINA DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO.. In: XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão, 2018, LORENA. XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão, 2018.

2.
Souza-Cruz, A. P. C. de; SILVA, A. W. L. . A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO APRENDIZADO EM FAVORECIMENTO DE UMA APRENDIZAGEM EFETIVA. In: XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão, 2018, LORENA. XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão, 2018.

3.
SOUSA, M. C. S. ; TEIXEIRA, L. F. ; Souza-Cruz, A. P. C. de . A TECNOLOGIA ALIADA AOS JOGOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE INGLÊS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II. In: XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão, 2018, LORENA. XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão, 2018.

4.
Souza-Cruz, A. P. C. de; LOREZON, L.A. ; ARCIPRESTE, R. M. C. ; FERREIRA, L. P. F. ; MARIANO, G. J. S. . O TRABALHO COM MÚSICA ATRAVÉS DO GAME ?MUSICAL CHAIRS? PARA O ENSINO DE INGLÊS.. In: XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão, 2018, LORENA. XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão, 2018.

5.
Souza-Cruz, A. P. C. de. O RCN no ensino de Língua Inglesa nas séries iniciais da Educação Básica: uma abordagem possível?. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL SALESIANO DE EDUCAÇÃO, 2013, LORENA. CONISE / SEMINÁRIO DO IUS EDUCATION GROUP 2ª FASE, 2013.

6.
Souza-Cruz, A. P. C. de. ANÁLISE DO DISCURSO DA PROPAGANDA DE INCENTIVO À CARREIRA DOCENTE À LUZ DA PERSPECTIVA FRANCESA.. In: Mostra Internacional de Pós Graduação, 2013, Taubaté. ANÁLISE DO DISCURSO DA PROPAGANDA DE INCENTIVO À CARREIRA DOCENTE À LUZ DA PERSPECTIVA FRANCESA., 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Souza-Cruz, A. P. C. de; LIMA, D. A. . UM ESTUDO SOBRE  A SOBREPOSIÇÃO DE VOZES NO DISCURSO FALADO REAL E DE FICÇÃO. In: Janus, Lorena, n.09, Jan./Jun., 2009, 2009, Lorena. Janus, Lorena, n.09, Jan./Jun., 2009, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
Souza-Cruz, A. P. C. de. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID UNIFATEA CAPES LETRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CAPORALLI, I. ; SANTOS, A. F. ; Souza-Cruz, A. P. C. de . CONCEITOS E PROPOSTAS DE COMBATE AO BULLYING: DA OPRESSÃO À LIBERTAÇÃO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Souza-Cruz, A. P. C. de; BARRETO, C. A. ; COSTA, C. A. S. ; COMODO, . M. A. ; ALVES, L. M. ; SANDER, V. O. . VISIBILIDADE TRANS: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Souza-Cruz, A. P. C. de; MAGRANER, A. ; BARBOSA, A. L. A. ; SILVA, Y. M. ; SANTOS, . F. . UM ESTUDO SOBRE O CENÁRIO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO: CONSCIENTIZAÇÃO PARA O PROCESSO ELEITORAL.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Souza-Cruz, A. P. C. de; LINO, M. F. S. ; GIMENES, H. V. C. ; PIMENTEL, A. C. B. ; AMORIM, V. F. ; SILVA, M. A. . O DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS: DANOS PARA HUMANIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Souza-Cruz, A. P. C. de. Convivência Social - tradução para legendagem, 2018. (Tradução/Outra).

2.
Souza-Cruz, A. P. C. de. O apocalipse de João como gênero literário 2009 (Dissertação).

Demais trabalhos
1.
Souza-Cruz, A. P. C. de. O apocalipse de João como Gênero Literário. 2009 (Trabalho de Conclusão de Curso) .

2.
Souza-Cruz, A. P. C. de. Variação Linguística: um estudo das gírias nas décadas de 60 e 70.. 2007 (Mostra de iniciação Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, N. A. A.; Souza-Cruz, A. P. C. de; BENTO, M. C. M.. Participação em banca de NATÁLIA RAIANI GONÇALVES RIBEIRO SIMONE DA COSTA NUNES GOMES.METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
Souza-Cruz, A. P. C. de; GURPILHARES, M. S. S.; JUNQUEIRA, J.F.. Participação em banca de Lucas da Silva Bento Ferreira.O processo de aquisição da leitura e da escrita através das interações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

3.
Souza-Cruz, A. P. C. de; GURPILHARES, M. S. S.; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Ana Lúcia Mendonça; Camille Florence Ferreira Silva;.Um estudo da argumentação no gênero discursivo "Evangelho". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

4.
Souza-Cruz, A. P. C. de; JUNIOR, M. A. de O.. Participação em banca de Tatiana Cristina Escobar de Almeida Bartolini.Do cinema aos quadrinhos: como filmes de super-heróis influenciaram a leitura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

5.
Souza-Cruz, A. P. C. de; Alvareli, L. V. G.; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Evelyn Bueno Machado; Vitória Nery Medeiros Costa.O gênero textual carta: um instrumento de comunicação e solidariedade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

6.
Souza-Cruz, A. P. C. de; OLIVEIRA, N. A. A.; Alvareli, L. V. G.. Participação em banca de Marina Mulinari peixoto; Renata de Cássia BG; Pedro HP Silva.A imagem feminina no Gênero Discursivo Propaganda: uma proposta didática com abordagem crítica em combate à cultura machista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

7.
Souza-Cruz, A. P. C. de; Alvareli, L. V. G.; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Ariel Cristina Miranda; Nathally C Galvão Pereira.Literatura infanto-juvenil: um projeto de leitura com base nos arquétipos femininos da Obra de JK Rowling. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

8.
OLIVEIRA, N. A. A.; Diniz, J. A.; Souza-Cruz, A. P. C. de. Participação em banca de Danila Aparecida de Lima.Caminhos para a leitura significativa do texto literário: análise de unidades didáticas do livro Uno - Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

9.
Souza-Cruz, A. P. C. de; OLIVEIRA, N. A. A.; GUARINO, L.. Participação em banca de Gustavo Cardoso.O infográfico como uma estratégia de leitura na sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

10.
GUARINO, L.; Souza-Cruz, A. P. C. de; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Paula Santos.Proposta pedagógica por meio de uma sequência didática utilizando a linguagem da internet. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

11.
Souza-Cruz, A. P. C. de; Matias da Silva, V.; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Ana Carolina Tannús.O seriado Friends como estratégia de aprimoramento da língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

12.
Matias da Silva, V.; OLIVEIRA, N. A. A.; Souza-Cruz, A. P. C. de. Participação em banca de Jamilli Bechaire.Uma proposta de ensino de inglês a partir de cartões postais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

13.
Souza-Cruz, A. P. C. de; OLIVEIRA, N. A. A.; GURPILHARES, M. S. S.. Participação em banca de Renata Paiva.A influência do oral na pontuação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

14.
Souza-Cruz, A. P. C. de; Alvareli, L. V. G.; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Tathiana A. Freitas.O ensino e aprendizagem da língua inglesa por meio do lúdico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

15.
Souza-Cruz, A. P. C. de; OLIVEIRA, N. A. A.; ARAÚJO, S. M. L. C. de.. Participação em banca de Cláudio Cruz.Formação tecnológica do professor: um desafio à integração das novas gerações digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

16.
Souza-Cruz, A. P. C. de; OLIVEIRA, N. A. A.; ARAÚJO, S. M. L. C. de.. Participação em banca de Cláudio Cruz.Formação tecnológica do professor: um desafio à integração das novas gerações digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEDIES. 2018. (Seminário).

2.
SEDIES.Membro da comissão científica e avaliadora de artigos. 2018. (Seminário).

3.
SEDIES. 2017. (Seminário).

4.
II Seminário do GEIA ? Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico.Conscientização linguística e profissional para o controlador de tráfego aéreo: uma proposta didática para o ensinoaprendizagem de língua inglesa baseado em tarefas. 2016. (Seminário).

5.
I Seminário do GEIA ? Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico.Proposta de módulos de conscientização em materiais didáticos de cursos de Inglês aeronáutic. 2015. (Seminário).

6.
9° Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada (SEPLA). 2013. (Seminário).

7.
I Congresso Internacional Salesiano de Educação - CONISE. O RCN no ensino de Língua Inglesa nas séries iniciais da Educação Básica: uma abordagem possível?. 2013. (Congresso).

8.
I Encontro Pedagógico de Ensino Técnico Militar. 2013. (Encontro).

9.
Mostra Internacional de Pós Graduação. ANÁLISE DO DISCURSO DA PROPAGANDA DE INCENTIVO À CARREIRA DOCENTE À LUZ DA PERSPECTIVA FRANCESA.. 2013. (Congresso).

10.
"Desafios e competências da Educação no âmbito militar". 2012. (Congresso).

11.
Collateral Learning and the Soft Skills. 2012. (Encontro).

12.
TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO SÉCULO 21. 2010. (Congresso).

13.
2 Congresso Integrado do Conhecimento. 2009. (Congresso).

14.
Bullying. 2009. (Seminário).

15.
Native-like Fluency. Break the Branch?- Jack scholes. 2009. (Encontro).

16.
"What's the rules of the roles". 2008. (Seminário).

17.
Alfabetização. 2008. (Seminário).

18.
Dificuldades de Aprendizagem ou Ensinagem?. 2008. (Encontro).

19.
Formação Continuada de Língua Inglesa. 2008. (Oficina).

20.
Pronunciation- Consonants II. 2008. (Seminário).

21.
Workshop: Trabalho em Equipe. 2008. (Seminário).

22.
1 Congresso Integrado do Conhecimento. 2007. (Congresso).

23.
Inglês em ação: Idéias para os Ensinos Fundamental 1,2 e Médio.. 2007. (Encontro).

24.
IV Encontro de Iniciação Científica. As variantes linguísticas: Um estudo das gírias das décadas de 60 e 70.. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Samira Florêncio Tito. BREVE ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM UMA PROPOSTA DO LIVRO DIDÁTICO ?LÍNGUA, LITERATURA E REDAÇÃO. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: Linguagem e Literatura) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Ana Paula Costa de Souza Cruz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ariel Cristina Miranda; Nathally C Galvão Pereira. Literatura infanto-juvenil: um projeto de leitura com base nos arquétipos femininos da Obra de JK Rowling. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Ana Paula Costa de Souza Cruz.

2.
Marina Mulinari peixoto; Renata de Cássia BG; Pedro HP Silva. A imagem feminina no Gênero Discursivo Propaganda: uma proposta didática com abordagem crítica em combate à cultura machista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Ana Paula Costa de Souza Cruz.

3.
Danila Aparecida de Lima. Caminhos para a leitura significativa do texto literário: análise de unidades didáticas do livro Uno - Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Ana Paula Costa de Souza Cruz.



Outras informações relevantes


Aprovações

Seleção de Oficiais da Força Aérea Brasileira, magistério de Língua Inglesa - EEAR; 
1° lugar no Concurso de Docente de Língua Inglesa na cidade de Potim-SP;
2° lugar no Concurso de Docente de Língua Inglesa do município de Guaratinguetá-SP.
2° lugar no Concurso para Docentes de Língua Inglesa na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 22:17:59