Elissa Gabriela Fernandes Sanches

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0876232158731658
  • Última atualização do currículo em 25/02/2018


Possui graduação em Teologia pela Faculdade Nazarena do Brasil (2015), além de possuir um mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016). Seu tema de pesquisa é o conceito de amor em Agostinho. Suas áreas de interesse são teologia-filosófica, ética, hermenêutica, filosofia antiga e medieval. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elissa Gabriela Fernandes Sanches
Nome em citações bibliográficas
SANCHES, E. G. F.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Filosofia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: O conceito de amor agostiniano a partir de Hannah Arendt,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Tarcilio Ciotta.
Coorientador: Newton Bignotto de Souza.
2015 interrompida
Graduação interrompida em 2017 em Filosofia.
Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL, FAEPESUL, Brasil.
Ano de interrupção: 2017
2013 - 2015
Graduação em Teologia.
Faculdade Nazarena do Brasil, FNB, Brasil.
Título: O amor como totalidade: a ética agostiniana e a interpretação de Hannah Arendt.
Orientador: Sidney de Moraes Sanches.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em A Fenomenologia na Gênese da filosofia contemporânea. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Tutoria em Educação à Distância. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2016 - 2016
Alemão A1. (Carga horária: 36h).
Polys Idiomas, POLYS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em EPANDUKULO: A Autonomia do Povo Africano e o Diálo. (Carga horária: 1h).
Faculdade Nazarena do Brasil, FNB, Brasil.
2015 - 2015
Fanon: Vida e Obra. (Carga horária: 7h).
Grupo Kilombagem - Núcleo Afrikanidades, GK, Brasil.
2013 - 2013
Estudo Panorâmico da Bíblia. (Carga horária: 10h).
Faculdade Nazarena do Brasil, FNB, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Nazarena do Brasil, FNB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Grego Koinê, Carga horária: 1
Outras informações
MONITORA EM GREGO KOINÊ. O Grego Koinê (também chamado de Grego comum) é uma língua que foi utilizada para escrever grande parte do Novo Testamento da Bíblia Cristã. Ele consiste de diversas características que facilitam a compreensão da leitura pelo povo da época, por isso é também visto como um grego popular, e não exatamente um dialeto. Nesse caso, a monitoria têm como objetivo estudar a estrutura gramatical como um todo, desde fonética, alfabeto até classificação de substantivos, verbos entre outros elementos. Seu foco não perpassa o estudo da Bíblia em si.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Teologia Moderna e Contemporânea, Carga horária: 4
Outras informações
MONITORA EM TEOLOGIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. A Teologia Moderna e Contemporânea é uma das disciplinas constituintes da proposta curricular para o curso de Teologia da FNB. A função de monitoria prevê a assistência aos alunos e ao docente da disciplina de modo a contribuir com maior compreensão da matéria.



Projetos de pesquisa


2015 - 2015
Grupo de Estudos em Ética das Virtudes e Teologia Contemporânea
Descrição: A Ética das virtudes é campo do estudo filosófico da Ética na qual se tem em vista o aperfeiçoamento do caráter individual perante as escolhas morais por meio do cultivo racional das virtudes: a prática do Bem. Como campo de estudos bem delimitado, ele se constitui desde suas origens, seus principais proponentes, seu conteúdo, seu desenvolvimento e seu estado na atualidade. A pesquisa abordará o caráter finalista e eudaimônica da Ética das virtudes, em busca da fundamentação da moral, também recuperando as origens clássicas da Ética como também atualizando sua discussão e aplicação às questões contemporâneas, adotando a renovação inteira desse campo de estudos nos dias de hoje. Seu interesse para os estudos teológicos reside tanto na sua aproximação das origens greco-romanas da Teologia cristã, quanto na sua interface com as preocupações éticas e morais da Teologia nos dias de hoje, oferecendo-lhe amplo material conceitual e aplicado para a elaboração de respostas ético-teológicas às questões morais da sociedade brasileira atual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Elissa Gabriela Fernandes Sanches - Integrante / Sidney de Moraes Sanches - Coordenador / Júlio Macuva Estendar - Integrante / Emiliano João - Integrante / Carlos A. Ferreira Sampaio - Integrante / Moisés Silva - Integrante / Magalhães Tomás André - Integrante / Bernarda Catarina Mussolovela - Integrante / Anna Luísa Belisário Leite - Integrante / Patrícia da Motta Carillo - Integrante / Ana Luísa Belisário - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Grego
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANCHES, E. G. F.2017SANCHES, E. G. F.. A caridade (caritas) agostiniana entre o ser e o tempo: uma interpretação de Hannah Arendt. AZUSA - REVISTA DE ESTUDOS PENTECOSTAIS, v. 8, p. 203, 2017.

2.
SANCHES, E. G. F.2017SANCHES, E. G. F.. O capitalismo é também uma máquina imperfeita: uma breve reflexão sobre a axiomatização do capital. Diaphonía, v. 3, p. 214, 2017.

3.
SANCHES, E. G. F.2016SANCHES, E. G. F.. Religião e Política no Antigo Israel. Integratio, v. 1, p. 78-93, 2016.

4.
SANCHES, E. G. F.2016SANCHES, E. G. F.. Um salto para o amor do criador: a conversão religiosa segundo Soren Kierkegaard e Hannah Arendt. Unitas, v. 3, p. 38-48, 2016.

5.
SANCHES, E. G. F.2016SANCHES, E. G. F.. O FUNDAMENTO DO AMOR AGOSTINIANO: AMAR É DESEJAR. Integratio, v. 2, p. 61-70, 2016.

6.
SANCHES, E. G. F.2015SANCHES, E. G. F.; SANCHES, R. C. F. . Um diálogo com a literatura - aproximações à uma análise teológico-filosófica do romance 'Um Conto de Natal' de Charles Dickens. Azusa - Revista de Estudos Pentecostais, v. 6, p. 171-188, 2015.

7.
SANCHES, E. G. F.2015SANCHES, E. G. F.; SANCHES, S. M. S. . Richard Shaull e a origem do olhar cristão para o oprimido na América Latina. Práxis Evangélica, v. 25, p. 93-112, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
SANCHES, E. G. F.. O AMOR NA BUSCA PELA VERDADE EM SANTO AGOSTINHO: A RENÚNCIA AO CETICISMO E O CAMINHO DA FILOSOFIA. In: Gilmar Henrique da Conceição; Wilson Antonio Frezzatti Jr.; Célia Machado Benvenho; José Francisco de Assis Dias; José Luiz Giombelli Mariani. (Org.). Ética e filosofia política: ceticismo em movimento. 1ed.: , 2016, v. , p. 107-159.

2.
SANCHES, E. G. F.; CONCEICAO, G. H. . O APARECER NO MUNDO E O AMOR MUNDI EM HANNAH ARENDT. In: Célia Machado Benvenho; José Francisco de Assis Dias; José Luiz Giombelli Mariani; Nelsi Kistemacher Welter; Silmara de Oliveira Pereira. (Org.). A ÉTICA EM PRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR. 1ed.: , 2016, v. , p. 253-258.

3.
SANCHES, E. G. F.. Evangélicas pelo seu espaço e sua voz. In: Valéria Cristina Vilhena. (Org.). Evangélicas por sua voz e participação: gênero em discussão. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2015, v. , p. 135-144.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANCHES, E. G. F.. Hannah Arendt: a caritas cristã agostiniana e a formação do espaço público. In: I Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência da Religião, 2015, Juiz de Fora. Anais do CONACIR. Juiz de Fora: PPCIR-UFJF, 2015. v. 1. p. 515-521.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANCHES, E. G. F.. O problema do perdão em Hannah Arendt. In: XII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2016, São Carlos. Caderno de Resumos do XII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. São Carlos: RiMa, 2016. p. 43-43.

2.
SANCHES, E. G. F.. A origem do amor mundi: a base agostiniana do pensamento de Hannah Arendt sobre o amor. In: X Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2015, Marília - SP. Anais X Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2015. p. 107-107.

Apresentações de Trabalho
1.
SANCHES, E. G. F.. O conceito de amor em Agostinho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANCHES, E. G. F.. O problema do perdão em Hannah Arendt. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANCHES, E. G. F.. AGOSTINHO ENTRE A FÉ E A DÚVIDA: Uma breve análise da influência do ceticismo no pensamento agostiniano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANCHES, E. G. F.. A origem do amor mundi: a base agostiniana do pensamento de Hannah Arendt sobre o amor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANCHES, E. G. F.. Um salto para o amor do criador: a conversão religiosa segundo Soren Kierkegaard e Hannah Arendt. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANCHES, E. G. F.. Hannah Arendt: a caritas cristã agostiniana e a formação do espaço público. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANCHES, E. G. F.. Richard Shaull, a origem do olhar cristão para o oprimido na América Latina: pensamento e breves considerações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANCHES, E. G. F.. A proposta humanizadora presente em 'Um Conto de Natal' de Charles Dickens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANCHES, E. G. F.; MARCONATO, A. S. ; GATTI, S. R. . A política como milagre: leitura de Rubem Alves sob viés de Hannah Arendt. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANCHES, E. G. F.; SANCHES, R. C. F. . Pneumatologia e Vida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANCHES, E. G. F.. Um Jesus popular: para uma cristologia narrativa. Campinas: Revista Integratio, 2015 (Resenha).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SANCHES, E. G. F.. O amor como virtude. 2015. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANCHES, E. G. F.; BAPTISTA, F. L. . Responsabilidade Social e Ambiental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANCHES, E. G. F.. O Paradoxo de Abraão: Søren Kierkegaard e a fé. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANCHES, E. G. F.; SANCHES, R. C. F. . Por um mundo mais humano: Hannah Arendt e Dorothee Sölle. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANCHES, E. G. F.. O Mal em Agostinho de Hipona. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Fórum sobre Imigração e Refúgio em Campinas. 2016. (Outra).

2.
II Congresso Internacional de Teologia e Ciências da Religião - Faculdade UNIDA. 2015. (Congresso).

3.
II Seminário Integrado "Pentecostais, Teologia e Ciências da Religião" - UMESP. 2015. (Seminário).

4.
VIII Colóquio Internacional Marx Engels - UNICAMP. 2015. (Encontro).

5.
II Simpósio de Teologia - FNB. 2014. (Simpósio).

6.
I Semana de Teologia e Cultura - FNB. 2013. (Simpósio).

7.
Mesa-redonda: Cristianismo e Política: como os cristãos compreendem a política e participam da política a partir de sua visão de mundo - FNB. 2013. (Outra).

8.
Palestra: Is scientific knowledge relevant to Theology? The influence of contemporary scientific world-view on the work of theologians - UNICAMP. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANCHES, E. G. F.; SANCHES, R. C. F. ; SANCHES, S. M. S. ; RICCIARDI, M. . I Semana de Teologia e Cultura. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:32:32