Rafael Costa Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2850172476802745
  • Última atualização do currículo em 18/01/2019


Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Paraíba (2010), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco- PE e Doutor pelo mesmo programa, com interesse na Revisão taxonômica e fIlogenia do gênero Lycianthes. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, especialmente em Solanaceae do Nordeste e Solanum subgênero Leptostemonum no Brasil. Tem participado como integrante de projetos nacionais, atuando em estudos de taxonomia e sistemática, farmacobotânica de plantas medicinais e etnomedicina, especialmente com espécies da flora do nordeste do Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Costa Silva
Nome em citações bibliográficas
COSTA-SILVA, R.;Costa-Silva, Rafael;COSTA-SILVA, R;Silva, R. C.;Silva, Rafael Costa;B.F.G. - The Brazil Flora Group

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Laboratório de Tecnologia Farmacêutica - Campus I.
Setor de Botania
Jd. Cidade Universitaria
58051-970 - Joao Pessoa, PB - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Biologia Vegetal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
com período sanduíche em University of Utah (Orientador: Dra. Lynn Bohs).
Título: Sistemática do gênero Lycianthes (Dunal) Hassler no Brasil (Solanaceae), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria de Fátima Agra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Biologia Vegetal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Caracterização morfoanatômica de Solanum clados Gardneri e Thomasiifolium (Solanaceae),Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Maria de Fátima Agra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Ciências Biológicas- Bacharelado.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Taxonomia e Farmacobotânica de quatro espécies de Solanum ect. Torva Nees (Solanaceae).
Orientador: Maria de Fátima Agra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Ciências Biológicas- Licenciatura.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA E DURANTE O DECORRER DA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA.
Orientador: Francisco José Pegado Abílio.




Formação Complementar


2012 - 2012
Métodos histoquímicos em Angiospermas. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2010 - 2010
Anatomía de plantas medicinales. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2010 - 2010
Métodos em Taxonomia e Florística. (Carga horária: 30h).
Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, INCT, Brasil.
2007 - 2007
Curso Básico de Bonsai. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2006 - 2006
Mergulho Científico. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Bolsista CNPQ- IC, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiário do Laboratório de Taxonomia e Farmacobotânica, do Laboratório de Tecnologia FarmacêuticaBotânica, Universidade Federal da Paraíba, sob orientação da Prof. Maria de Fátima Agra


University of Utah, UTAH, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Sanduíche



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Flora do Brasil 2020 - Solanaceae
Descrição: Em 2010, a Lista de espécies de Plantas e Fungos do Brasil (Lista do Brasil) disponibilizou pela primeira vez uma enumeração das espécies da flora brasileira, um grande passo para contribuir com o conhecimento de nossa biodiversidade, coincidindo com o compromisso assumido frente à GSPC (Estratégia Global para a Conservação de Plantas), confirmando que o Brasil possui a maior diversidade e endemismo vegetal e de fungos do mundo. Organizando e conferindo dados fornecidos eletronicamente, até 2015 mais de 500 cientistas participaram de atualizações anuais desta lista dinâmica. A projeto Lista do Brasil foi encerrado em 2015 com a publicação do volume 66 da revista Rodriguésia, onde uma grande sintese do conhecimento das plantas, algas e fungos do Brasil é apresentada. Uma das metas da GSPC para 2020 é a compilação da Flora Mundial. O presente projeto visa agilizar a sistematização e descrição das plantas e fungos atualmente descritos e confirmados na Lista do Brasil, possibilitando identificação e comparação acuradas e o refinamento dos conceitos de espécie existentes no momento. O projeto Flora do Brasil 2020 irá atender demandas internas, fornecendo informação sobre plantas ameaçadas para planos de ação, bem como sua presença e caracterização em áreas protegidas, e fundamentar o conhecimento dos usos de espécies de plantas como outras fontes alternativas de alimento, combustível e outros materiais. Busca-se incrementar de forma dinâmica uma base de conhecimento de alta qualidade, integrando pesquisadores do Brasil e do mundo, e disponibilizá-lo eletronicamente, facilitando o acesso e projetando um avanço científico na área de taxonomia. Assim como na Lista do Brasil, a liderança brasileira poderá ser adotada como exemplo por outros países megadiversos comprometidos com metas internacionais semelhantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rafael Costa Silva - Coordenador / Agra, Maria de Fátima - Integrante / Leandro Lacerda Giacomin - Integrante / João Renato Stehmann - Integrante / Lílian Auler Mentz - Integrante / Márcia Vignoli-Silva - Integrante / Lynn Bohs - Integrante / STEPHEN STERN - Integrante / Izabella Martins da Costa Rodrigues - Integrante / Sandra Knapp - Integrante / GLORIA E. BARBOZA - Integrante / Yuri Fernandes Gouveia - Integrante.
2007 - Atual
ESTUDOS EM SOLANUM SUBGÊNERO LEPTOSTEMONUM (DUNAL)BITTER NO BRASIL (SOLANACEAE)
Descrição: O subgênero Leptostemonum com ca. de 450 espécies é o maior de Solanum, e representa cerca de 50 % do total das espécies do gënero, sendo a América do Sul seu centro primário de diversidade, onde ocorre 20, dos 34 grupos reunidos por Whalen (1984). Destes, apenas cinco seções foram revisadas. Embora o Brasil seja reconhecido como um dos principais centros de diversidade e endemismo de Solanum subg. Leptostemonum, as informações para o subgênero no país são raras, só encontradas em estudos florísticos e descrições de novas espécies. Além disso, os estudos realizados com as espécies deste subgênero têm mostrado que a taxonomia do grupo é difícil, principalmente devido a grande plasticidade das formas vegetativas, diferentes num mesmo indivíduo e também nos diferentes estágios de vida da planta. Diante do exposto, este projeto terá como objetivo um estudo taxonômico e morfolo-anatômico que forneçam subsídios à delimitação das espécies brasileiras e seções de Solanum subg. Leptostemonum. Será realizado um levantamento bibliográfico; expedições botânicas para coletas e observações de campo; visitas a herbários nacionais e estrangeiros, para análise de exsicatas, tipos e fototipos; estudos anatômicos dos tricomas das diversas partes da planta, visando obter maiores subsídios para a delimitação das espécies; análise cladística com apoio da morfologia e fitoquímica; mapeamento com apoio nos dados das exsicatas. O desenvolvimento deste projeto contribuirá para um maior conhecimento das espécies brasileiras e das seções do subgênero Leptostemonum; enriquecimento do acervo da herbaria brasileira, com novas coleções botânicas e de fotótipos; incentivará e implementará a formação de recursos humanos no país, numa área onde há enorme carência de pesquisadores; implementando os estudos em Solanum, um grupo de potencial importância na farmacologia, química e principalmente na alimentação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rafael Costa Silva - Integrante / Maria de Fátima Agra - Coordenador / Nurit-Silva, Kiriaki - Integrante / Basílio, Ionaldo J.L.D. - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Fanerógamos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Costa-Silva, Rafael2018Costa-Silva, Rafael; Agra, Maria de Fátima . Lectotypifications of six taxa in Lycianthes (Solanaceae). Phytotaxa, v. 348, p. 297-300, 2018.

2.
PEREIRA, L. B.2018PEREIRA, L. B. ; COSTA-SILVA, R. ; FELIX, L. P. ; AGRA, M. F. . Leaf morphoanatomy of ?mororó? (Bauhinia and Schnella, Fabaceae). Revista Brasileira de Farmacognosia-Brazilian Journal of Pharmacognosy, v. 28, p. 383-392, 2018.

3.
B.F.G. - The Brazil Flora Group2018B.F.G. - The Brazil Flora Group; COSTA-SILVA, R. . Brazilian Flora 2020: Innovation and collaboration to meet Target 1 of the Global Strategy for Plant Conservation (GSPC). Rodriguesia, v. 69, p. 1513-1527, 2018.

4.
DE FÁTIMA AGRA, M2013DE FÁTIMA AGRA, M ; BASÍLIO, IJLD ; ARAÚJO, ND ; DA COSTA LEITE, FG ; COSTA-SILVA, R ; SAMPAIO, VS . Leaf Epidermal Characters of Solanum as Support to its Pharmacobotany. Planta Medica, v. 79, p. 838-838, 2013.

5.
Nurit-Silva, Kiriaki2012Nurit-Silva, Kiriaki ; COSTA-SILVA, R. ; Basílio, Ionaldo J.L.D. ; AGRA, M. F. . Leaf epidermal characters of Brazilian species of Solanum section Torva as taxonomic evidence. Botany, v. 90, p. 806-814, 2012.

6.
NURIT-SILVA, K.2011 COSTA-SILVA, R.; NURIT-SILVA, K. ; Coelho, V. P. M. ; AGRA, M. F. . A pharmacobotanical study of vegetative organs of Solanum torvum. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), v. 21, p. 568-574, 2011.

7.
FEIJÓ, J.A.2010FEIJÓ, J.A. ; FERREIRA, A. P. ; COSTA-SILVA, R. ; CARVALHO, L. C. T. . Panorama da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Um Estudo de Caso no Nordeste. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 5, p. 209-229, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
I.J.L.D., Basílio ; Diniz Araujo, Nathalia ; Silva, Rafael Costa . Bioactive Essential Oils and Cancer. 1. ed. Springer International Publishing, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
I.J.L.D., Basílio ; ARAÚJO, ND ; COSTA-SILVA, R. . Pharmacobotanical Aspects of Aromatic Plants. In: Damião Pergentino de Sousa. (Org.). Bioactive Essential Oils and Cancer. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 1, p. 1-292.

2.
Maria de Fátima Agra ; Kiriaki Nurit-silva ; COSTA-SILVA, R. ; Géssica Gomes-Costa . Turneraceae. In: Marccus Alves; Jefferson Rodrigues Maciel; Maria de Fátima Araújo Lucena; Shirley Martins. (Org.). Flora de Mirandiba. : , 2009, v. , p. -.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA-SILVA, R.; Maria de Fátima Agra . Espécies de Solanum L. subg. Leptostemonum (Solanaceae) do Herbário Prof. Lauro Pires Xavier (JPB). In: XV Encontro de Iniciação Científica UFPB- Campus I, 2007, João Pessoa. Livro de Resumos, 2007.

2.
COSTA-SILVA, R.; AGRA, M. F. . Espécies de Solanum L. subg. Leptostemonum (Solanaceae) do Herbário Prof. Lauro Pires Xavier (JPB). In: XV Encontro de Iniciação Científica UFPB- Campus I, 2007, João Pessoa. Livro de Resumos, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA-SILVA, R.; AGRA, M. F. . Aplicação taxonômica da morfologia vegetativa e reprodutiva e da anatomia foliar em espécies de Solanum clados Gardneri e Thomasiifolium (Solanaceae. In: XI Congreso Latinoamericano de Botánica, 2014, Salvador. Anais do XI Congreso Latinoamericano de Botánica, 2014.

2.
COSTA-SILVA, R.; NURIT-SILVA, K. ; Agra, Maria de Fátima . Estudo morfoanatômico foliar comparativo entre Solanum bonariense L. e Solanum paniculatum L. (SOLANACEAE). In: IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais, 2012, Joao Pessoa. Anais do IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais, 2012.

3.
Costa-Silva, Rafael; Agra, Maria de Fátima . Estudo morfoanatômmico comparativo de Solanum buddleifolium Sendtn. e Solanum thomasiifolium Sendtn. (Solanaceae). In: 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. Anais do 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012.

4.
NURIT-SILVA, K. ; COSTA-SILVA, R. ; AGRA, M. F. . Epiderme foliar de Solanum seção Torva Nees (Solanaceae). In: X Congreso Latinoamericano de Botánica, 2010, La Serena. Anais do X Congreso Latinoamericano de Botánica, 2010.

5.
COSTA-SILVA, R.; AGRA, M. F. . Sinopse taxonômica de Solanum sect. Torva Nees (Solanaceae) no Brasil.. In: X Congreso Latinoamericano de Botánica, 2010, La Serena. Anais do X Congreso Latinoamericano de Botánica, 2010.

6.
Araújo, N. D. ; COSTA-SILVA, R. ; AGRA, M. F. . Estudo farmaco-botânico de folhas de duas espécies de "Aroeira" do Nordeste do Brasil. In: XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa. XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010.

7.
COSTA-SILVA, R.; Géssica Gomes-Costa ; AGRA, M. F. . Estudo morfo-anatômico comparativo de folhas de Turnera blanchetiana var. blanchetiana Urb. e Turnera cearensis Urb. (Turneraceae) aceae). In: 60º Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. Anais do 60º Congresso Nacional de Botânica, 2009.

8.
COSTA-SILVA, R.; NURIT-SILVA, K. ; AGRA, M. F. . Estudo morfo-anatômico de folhas de Solanum guaraniticum A. St.-Hill. e Solanum metrobotryon Dunal (Solanaceae). In: 60º Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. Anais do 60º Congresso Nacional de Botânica, 2009.

9.
COSTA-SILVA, R.; AGRA, M. F. . Tratamento taxonômico de quatro espécies de Solanum sect. Torva Nees (Solanaceae). In: XVII Encontro de Iniciação Científica, 2009, João Pessoa. Livro de Resumos, 2009.

10.
COSTA-SILVA, R.; AGRA, M. F. . estudo morfo-anatômico de caule e raiz de Solanum torvum Sw. (Solanaceae). In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Anais do 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008.

11.
COSTA-SILVA, R.; AGRA, M. F. . Solanum subg. Leptotemonum no Brasil: Checklist sinonimizado das espécies do Nordeste e Estudo taxonomico de Solanum sect. Torva Nees. In: XVI Encontro de Iniciação Científica, 2008, João Pessoa. Livro de Resumos, 2008.

12.
COSTA-SILVA, R.; AGRA, M. F. . Estudo morfo-anatômico de Solanum subumbellatum Vell.. In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Anais do 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008.

13.
Lima, F. B. T. de ; COSTA-SILVA, R. ; Lima, R. S. de ; Melo, A. S. . Aspectos da anatomia foliar de 7 espécies ocorrente na caatinga paraibana. In: XXX Reunião Nordestina de Botânica, 2007, Crato. Livro de Resumos, 2007.

14.
Rocha, P. K. L. ; Cop, J. G ; COSTA-SILVA, R. ; Lima, R. S. de . Preparação de Lâminas Hitológicas para a aulas práticas de anatomia vegetal. In: X Encontro de Iniciação a Docência, 2007, João Pessoa. Livro de Resumos, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA-SILVA, R.; AGRA, M. F. . Taxonomic application of the leaf anatomy in species of Solanum clades Gardneri and Thomasiifolium. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COSTA-SILVA, R.; Maria de Fátima Agra . Sinopse taxonômica de Solanum sect. Torva Nees (Solanaceae) no Brasil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COSTA-SILVA, R.; Maria de Fátima Agra . Tratamento taxonômico de quatro espécies de Solanum sect. Torva Nees (Solanaceae). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
COSTA-SILVA, R.; Maria de Fátima Agra . Solanum subg. Leptotemonum no Brasil: Checklist sinonimizado das espécies do Nordeste e Estudo taxonomico de Solanum sect. Torva Nees. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
COSTA-SILVA, R.; Maria de Fátima Agra . Espécies de Solanum L. subg. Leptostemonum (Solanaceae) do Herbário Prof. Lauro Pires Xavier (JPB). 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENEZES, A. B. ; ANJOS, M. A. B. ; DELGADO JUNIOR, G. ; AQUINO, L. ; COSTA-SILVA, R. ; BARBOSA, M. R. ; ALVES, M. . Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco, Sergipe, Brasil. Plantas da Mata Atlântica (Versão 1). 2013. (Guia de campo ilustrado).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
The 12th Solanaceae Conference. Biodiversity. 2015. (Congresso).

2.
XI Congreso Latinoamericano de Botánica. Aplicação taxonômica da morfologia vegetativa e reprodutiva e da anatomia foliar em espécies de Solanum clados Gardneri e Thomasiifolium (Solanaceae). 2014. (Congresso).

3.
63º Congresso Nacional de Botânica. Estudo morfoanatômmico comparativo de Solanum buddleifolium Sendtn. e Solanum thomasiifolium Sendtn. (Solanaceae). 2012. (Congresso).

4.
IV Simpósio Nacional de Produtos Naturais.Estudo morfoanatômico foliar comparativo entre Solanum bonariense L. e Solanum paniculatum L. (SOLANACEAE). 2012. (Simpósio).

5.
X Congreso Latinoamericano de Botánica. Sinopse taxonômica de Solanum sect. Torva Nees (Solanaceae) no Brasil.. 2010. (Congresso).

6.
XXI Simposio de Plantas Medicinais do Brasil.Estudo farmaco-botânico de folhas de duas espécies de "Aroeira" do Nordeste do Brasil. 2010. (Simpósio).

7.
60º Congresso Nacional de Botânica. Estudo morfo-anatômico comparativo de folhas de Turnera blanchetiana var. blanchetiana Urb. e Turnera cearensis Urb. (Turneraceae). 2009. (Congresso).

8.
XVII Encontro de iniciação Cientifica da UFPB.Tratamento taxonômico de quatro espécies de Solanum sect. Torva Nees (Solanaceae). 2009. (Encontro).

9.
59º Congresso Nacional de Botânica. Estudo morfo-anatômico de caule e raiz de Solanum torvum Sw. (Solanaceae). 2008. (Congresso).

10.
59º Congresso Nacional de Botânica. Estudo morfo-anatômico de folha de Solanum subumbellatum Vell. (Solanaceae). 2008. (Congresso).

11.
XVI Encontro de iniciação Cientifica da UFPB.Solanum subg. Leptotemonum no Brasil: Checklist sinonimizado das espécies do Nordeste e Estudo taxonomico de Solanum sect. Torva Nees. 2008. (Encontro).

12.
X Semana de Biologia da UFPB- Campus I. 2007. (Encontro).

13.
XV Encontro de iniciação Cientifica da UFPB.Espécies de Solanum L. subg. Leptostemonum (Solanaceae) do Herbário Prof. Lauro Pires Xavier (JPB). 2007. (Encontro).

14.
XXX Reunião Nordestina de Botânica.Aspectos da anatomia foliar de 7 espécies ocorrente na caatinga paraibana. 2007. (Outra).

15.
IX Semana de Biologia da UFPB- Campus I. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA-SILVA, R.. XXI Simposio de Plantas Medicinais do Brasil. 2010. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovado em 5º lugar no concurso público para Professor Substituto de Ciências Biológicas (Código 09) do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia da Paraíba - campus Campina Grande. Março de 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 9:55:33