Leandro Manassi Panitz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2306952490890485
  • Última atualização do currículo em 22/02/2017


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e mestrado em Máster en Salud Publica Internacional - Escuela Nacional de Sanidad - Instituto Carlos III (2009). Atualmente é Analista Técnico de Políticas Sociais do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Gestão de Informações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leandro Manassi Panitz
Nome em citações bibliográficas
PANITZ, L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Ministério da Saúde.
SAF SUL - Edificio Premium - Torre II - 3º Andar, 303
Esplanada
70070600 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33155873
URL da Homepage: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15427&Itemid=799


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2009
Mestrado em Máster en Salud Publica Internacional.
Escuela Nacional de Sanidad - Instituto Carlos III, ENS-ISCIII, Espanha.
Título: Atlas municipal de mortalidad por cáncer en Rio Grande do Sul, Brasil, 1997-2006,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Beatriz Pérez Gómez.
Bolsista do(a): Agencia Española Cooperación Internacional, AECID, Espanha.
2012 - 2014
Mestrado profissional em Saúde Pública.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Registro Eletrônico de Saúde e Produção de Informações da Atenção à Saúde no SUS, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Paulo Roberto Vasconcellos da Silva.
Coorientador: Celeste de Souza Rodrigues.
2015 - 2015
Especialização em Informática em Saúde. (Carga Horária: 360h).
Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.
Título: Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde.
Orientador: Dra. Beatriz de Faria Leão.
2011 - 2012
Especialização em Direito Sanitário. (Carga Horária: 460h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: AS INFORMAÇÕES DA ATENÇÃO À SAÚDE NO BRASIL E A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÕES.
Orientador: Dra. Maria Célia Delduque.
2004 - 2008
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: As Agentes de Saúde da UBS Santa Cecília - Sobre o papel do Agente Comunitário de Saúde na aproximação dos usuários com seus serviços de saúde em uma UBS em Porto Alegre/RS.
Orientador: Dra. Ondina Fachel Leal.




Formação Complementar


2008
Extensão universitária em Curso de Extensão em Economia da Saúde. (Carga horária: 183h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Técnico de Políticas Sociais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador Geral de Sistemas de Informação (CGSI/DRAC/SAS/MS)


Organização Panamericana de Saúde, OPAS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico OPAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Atividades relacionadas à gestão dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde e desenvolvimento de mecanismos sistemáticos de controle e avaliação dos serviços de assistência à saúde; ? Assessorar nos processos de elaboração, implantação, implementação e monitoramento dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde, visando instrumentalizar a gestão do SUS nos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria. ? Participar na elaboração de atos normativos, visando a manter a uniformização e compatibilização das informações e dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde; ? Participar na elaboração e homologar documentos de projeto de software: escopo, especificação de requisitos, casos de uso, modelagem de processos. ? Promover estudos para melhoria e desenvolvimento dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde sob sua gestão, trabalhando de forma integrada com o DATASUS, para efetivação do desenvolvimento e/ou das alterações necessárias nos sistemas analisando suas interfaces; ? Efetivar a cooperação técnica junto aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal para o aperfeiçoamento da capacidade gerencial dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde;


Secretaria Estadual de Saúde - RS, SES/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de Sistemas Assistenciais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Treinamento dos municípios do Estado em sistemas DATASUS; - desenvolvimento de aplicativos e sistemas auxiliares; - gerenciamento e desenvolvimento do Tabsia-RS; - desenvolvimento e análise de banco de dados; - desenvolvimento de relatórios e estatísticas; - suporte técnico e apoio em sistemas; - processamento do SIA-SUS; - processamento do pagamento dos prestadores do SUS do RS; - atualização da página de Internet da SES-RS; Os treinamentos são realizados conjunto as regionais de saúde e seus municípios para capacitação nos sistemas assitenciais de saúde do desenvolvidos pelo DATASUS, que treina previamente os Estados de federação afim de difundir o conhecimento técnico para utilização destes sistemas. As atividades de processamento destes sistemas incluem suporte técnico a estabelecimentos, municípios e regionais de saúde, importação de arquivos e consolidação de informações, solução de problemas pontuais, geração de diversos relatórios operacionais e gerenciais, análise das bases de dados, contatos com DATASUS e Ministério da Saúde.

Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Desenvolvimento e análise de banco de dados; - desenvolvimento de relatórios e estatísticas; - suporte técnico e apoio em sistemas; - gerenciamento do SisPPI; - processamento do SIA-SUS; - processamento do pagamento dos prestadores do SUS do RS; - desenvolvimento, manutenção e atualização da página de Internet da SES-RS; - gerenciamento e manutenção de rede; - manutenção de micro computadores; As atividades de processamento destes sistemas incluem suporte técnico a estabelecimentos, municípios e regionais de saúde, importação de arquivos e consolidação de informações, solução de problemas pontuais, geração de diversos relatórios operacionais e gerenciais, análise das bases de dados, contatos com DATASUS e Ministério da Saúde.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Suporte em Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio nos seguintes departamentos da Secretária da Saúde: AME- Assessoria de Medicamentos Excepcionais, Setor de Ressarcimento ao SUS e CRASS- Coordenação de Regulação e Ações em Serviços de Saúde. - Desenvolvimento e análise de banco de dados; - operação do sistema SIA-SUS; - digitação de APAC Magnética; - digitação de documentos diversos; - conferência de APAC formulário e outros documentos; - implementação de planilhas eletrônicas para melhor organização das rotinas de trabalho; - operação do sistema de Ressarcimento ao SUS.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
PANITZ, L. M.; FONSECA, F. C. S. (Org.) ; GIANNOTTI, E. M. (Org.) . Sistemas de Informação da Atenção À Saúde: Contextos Históricos, Avanços e Perspectivas no SUS. 1. ed. Brasília: Cidade Gráfica e Editora LTDA, 2015. v. 1. 167p .

2.
Fischmann, Airton (Org.) ; Espina, Carmem Lucia Wanner (Org.) ; PANITZ, L. M. (Org.) ; Sulzbach, Maria Salete Lermen (Org.) ; Sperb, Alethéa Fagundes (Org.) ; Miranda, Ana Luiza Trois de (Org.) ; Tietboehl, Carlos (Org.) ; READIS, G. (Org.) . A Saúde da População do Estado do Rio Grande do Sul 2005. 1. ed. Porto Alegre: CEVS, 2006. v. 1. 184p .

Capítulos de livros publicados
1.
PANITZ, L. M.. CADSUS - Cadastro Nacional de Usuários do SUS: Evolução Histórica e Conceitual. In: PANITZ, L. M.;GIANNOTTI, E. M.; FONSECA, F. C.. (Org.). Sistemas de Informação da Atenção À Saúde: Contextos Históricos, Avanços e Perspectivas no SUS. 1ed.Brasília: Cidade Grafica e Editora LTDA, 2015, v. 1, p. 23-41.

2.
PANITZ, L. M.; TOMASSINI, E. ; ARAUJO, D. E. . SIA - Sistema de Informação Ambulatorial: História e Importância na Gestão do SUS. In: PANITZ, L. M.;GIANNOTTI, E. M.; FONSECA, F. C.. (Org.). Sistemas de Informação da Atenção À Saúde: Contextos Históricos, Avanços e Perspectivas no SUS. 1ed.Brasília: Cidade Gráfica e Editora LTDA, 2015, v. 1, p. 67-82.

3.
PANITZ, L. M.; BERTELI, T. G. B. . CIHA - Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial : Histórico e Gestão do Sistema para Informações não SUS. In: PANITZ, L. M.; GIANNOTTI, E. M.; FONSECA, F. C.. (Org.). Sistemas de Informação da Atenção À Saúde: Contextos Históricos, Avanços e Perspectivas no SUS. 1ed.Brasília: Cidade Gráfica e Editora LTDA, 2015, v. 1, p. 84-93.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PANITZ, L. M.. A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES DA ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS: UMA REVISÃO CRÍTICA. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiania. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

2.
PANITZ, L. M.. A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO COMO REFERENCIAL JURÍDICO REGULATÓRIO DA PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES NO SUS. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiania. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
PANITZ, L. M.. Ferramentas de Geoprocessamento no estudo das desigualdades sociais: o caso da exclusão sociodigital em Porto Alegre, RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PANITZ, L. M.; ESTIMA, C. . Análise Espacial de Doenças de Transmissão Hidráulica utilizando Linkage de Bases de Dados. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
PANITZ, L. M.. Informativo Mozambique 2003: estimaciones de maternidad, fecundidad y mortalidad de niños 2009 (Ensaio).

2.
PANITZ, L. M.. A construção social do diagnóstico através dos itinerários terapêuticos. (Não Publicado), 2007 (Apresentado em Seminário de Antropologia do Corpo e da Saúde- UFRGS).

3.
PANITZ, L. M.. O paradigma da corporiedade e as práticas alimentares voltadas para o ?cultivo de si? e ?cultivo do ambiente?. (Não Publicado), 2007 (Apresentado em Seminário de Antropologia do Corpo e da Saúde- UFRGS).

4.
PANITZ, L. M.. Com o Olhar no Invisível: Uma Abordagem do Universo Espírita. (Não Publicado), 2004 (Apresentado em Seminário de Antropologia I - UFRGS).

5.
PANITZ, L. M.. Exclusão Sociodigital em PO@: Estudos estatísticos e cartográficos preliminares para uma análise sociológica das desigualdades sociodigitais em Porto Alegre.. (Não Publicado), 2004 (Apresentado em Seminário de Sociologia da Diferenciação e Desigualdade Social - UFRGS).


Demais tipos de produção técnica
1.
PANITZ, L. M.. ESPECIALIZAÇÃO EM REGULAÇÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PANITZ, L. M.; Bruno Alencastro ; Walter Karwatzki ; Carlos Cunha ; Cláudia Borba ; Júlia Berenstein ; Júlio Appel ; Kátia Espíndola . Redenção - Uma Idéia Plural. 2007. Fotografia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficinas de Regulação da Atenção á Saúde no SUS - 5 Edições.Tutoria aos Estados Pariticpantes. 2010. (Oficina).

2.
Oficina sobre Sietemas e Conttatualização do SUS.Sistemas de Informação Ambulatorial. 2010. (Oficina).

3.
Oficina sobre Sistemas de Informação Ambulatorial.SIA/SUS - Sistema de Informações Ambulatoriais. 2010. (Oficina).

4.
O Pacto de Gestão e Sistemas de Informação da Atenção à Saúde.Novos Projetos da CGSI/DRAC/MS - CIHA, BPA-Mag e CNES. 2010. (Encontro).

5.
Seminário Vigilância Sanitária no SUS.Procedimentos da Vigilância Sanitária nos Sistemas de Informação do SUS. 2010. (Seminário).

6.
Semirário Controle, Avaliação e Auditoria: Desafios e Perspectivas.Sistemas de Informação Ambulatorial. 2010. (Seminário).

7.
Oficina de Fotografia - Pedro Vasques.Lente sobre Lente. 2007. (Oficina).

8.
VII RAM - Renunião de Antropologia do Mercosul.Oficina de Fotoetnografia. 2007. (Oficina).

9.
II Simpósio Nacional de Geografia da Saúde.ANÁLISE ESPACIAL DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HIDRICA UTILIZANDO LINKAGE DE BASES DE DADOS. 2005. (Simpósio).

10.
I Conferencia de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. 2004. (Congresso).

11.
Reunião Nacional da RNIS. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dra. Ondina Fachel Leal. UBS Santa Cecília - sobre o papel do agente saúde da família na aproximação dos usuários com seus serviços de saúde. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 23:57:06