Francisco Ednardo Barroso Duarte

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5853144132797250
  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2005) com habilitação e ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Doutor em Educação (Educação, Cultura e Sociedade) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA), mestre em Letras (Linguística Aplicada) com pesquisa na linha Ensino e Aprendizagem de Línguas (UFPA) e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa como Língua Estrangeira pela mesma instituição (UFPA). Certificado em TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages) e TESL International Diploma pela International Language Academy of Canada (ILAC), em Toronto, Canadá onde também fez estágio de aperfeiçoamento doutoral na Faculty of Education da McGill University em Montréal (2012/2013). É professor Adjunto (quadro efetivo) da Universidade Federal do Pará no Campus Universitário de Castanhal-Pa atuando nas disciplinas Língua Inglesa e Gêneros Textuais. Pesquisador do CNPq com o projeto Diversidade Sexual e suas Representações Sociais na Formação de Estudantes de Graduação em Línguas (PIBIC - PRODOUTOR/2016). Coordenador do GEPEDIDS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discurso, Identidade e Diversidade Sexual - CNPq/UFPa) sendo assim pesquisador de teorias que atravessam a educação tais como identidade, sexualidade, discurso e preconceito, bullying/cyberbullying homofóbico, Teoria Queer, Linguística Queer e outras formas de transversalidade nos domínios de ensino. É membro da AOTP - American Organization of Teachers of Portuguese (Associação Americana de Professores de Português). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Ednardo Barroso Duarte
Nome em citações bibliográficas
DUARTE, F. E. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal.
Avenida dos Universitários s/n
Jaderlândia
68746360 - Castanhal, PA - Brasil
Telefone: (91) 37212395
URL da Homepage: www.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS DE SEXUALIDADES LGBT SOBRE SEUS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES EM SEUS PROJETOS DE VIDA, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Dra. Ivany Pinto do Nascimento.
Coorientador: PhD. Shaheen Shariff.
Palavras-chave: Representação Social; LGBT; Sexualidade; Educação e Diferença; Projetos de Vida.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.
Setores de atividade: Educação; Informação e comunicação; Saúde humana e serviços sociais.
2008 - 2010
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Motivação e autonomia no ensino e aprendizagem da habilidade de escrita em inglês como língua estrangeira: os gêneros textuais do Orkut e as suas interfaces interacionais,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva.
Palavras-chave: Gêneros textuais; Autonomia no E/A; Motivação; Escrita em LE; Gêneros virtuais; Orkut.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2013
Especialização em Teaching English to Speakers of Other Languages(TESOL- TESL). (Carga Horária: 360h).
International Language Academy of Canada, ILAC, Canadá.
Título: English as a foreign language.
Orientador: Melissa Leonituk.
2005 - 2006
Especialização em Linguística Aplicada ao ensino da Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Encouraging writing tasks through genre use in the classroom.
Orientador: Célia Macêdo de Macêdo.
2012 - 2013
Aperfeiçoamento em Educação e Cyberbullying.
McGill University, MCGILL, Canadá.
Título: Cyberbullying and Education. Ano de finalização: 2013.
Orientador: Shahen Sharif.
2012 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em Letras - Francês.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
2012 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em Letras - Francês.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
2007 - 2008
Graduação em Letras - Inglês.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Literatura e Cinema na obra de Lygia Fagundes Telles.
Orientador: Prof. Dr. Joel Cardoso da Silva.




Formação Complementar


2013 - 2013
Teatro: a linguagem do Clown.
Fundação Curro Velho, FCV, Brasil.
2013 - 2013
Teatro: prática de improvisação.
Fundação Curro Velho, FCV, Brasil.
2012 - 2012
Francês Nível 7.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
DRAMA (through English). (Carga horária: 315h).
International Language Schools of Canada, ILSC, Canadá.
2011 - 2011
Curso Livre de Francês Nível 6.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
Curso Livre de Francês Nível 5.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Curso Livre de Francês Nível 4.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2007 - 2007
Francês I e II (aprovado em proficiência).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2007 - 2007
Curso Livre de Francês Nível 3.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina ministradas: 2009 Inglês Técnico Inglês Instrumental Inglês Básico III Fundamentos da Lingüística Oficina de Análise de Textos Escritos Oficina de Estruturas Linguísticas (PARFOR) 2010 Inglês Básico (Graduação em Matemática) Inglês Básico III Compreensão e Produção em Inglês Semântica e Pragmática Morfossintaxe Fundamentos da Linguística 2011 Inglês Básico (Graduação em Matemática) 2012 Correção Fonética do Inglês Morfossintaxe do Inglês 2013 Língua Inglesa II Panorama das Literaturas Anglófonas II Metacognição e Autonomia no E/A de Inglês Prática de Compreensão e Produção Escrita em Inglês Prática de Compreensão e Produção Oral em Inglês 2014 Língua Inglesa VII Prática de Análise de Materiais Didáticos em Inglês Oficina de Compreensão e Produção de Textos Acadêmicos Inglês Instrumental (Graduação em Espanhol) Inglês Instrumental (Graduação em Português) Didatização de Gêneros Textuais Metodologia do Trabalho Científico Metodologia da Pesquisa Estágio Supervisionado do Português Oficina de Inglês II (PARFOR) Tecnologias no EA de Língua Inglesa (PARFOR) Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa (PARFOR) 2015 Metodologia da Pesquisa (PARFOR) Metodologia do Ensino do Inglês (PARFOR) Ling[isitca Aplicada ao Ensino do Inglês (PARFOR) Fonética e Fonologia do Inglês (PARFOR) 2016 Inglês Instrumental (manhã) Inglês Instrumental (noite) Metodologia da Pesquisa Didatização de Gêneros Textuais

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina Ministrada: Inglês Instrumental

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Castanhal, .

07/2010 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e Produção em Inglês
Fundamentos da Linguística
Seminário Interdisciplinar III
Sintaxe I
04/2010 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Panorama Histórico da Língua Inglesa
Seminário Interdisciplinar II
01/2010 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Interdisciplinar I (Intensivo)
Inglês Intermediário I (Intensivo)
Fundamentos da Linguística (Intensivo)
Inglês Básico III (Intensivo)
04/2011 - 08/2011
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Interdisciplinar V
Seminário Interdisciplinar III
Compreensão e Produção em Inglês III
Culturas Anglófonas
Panorama das Literaturas Anglófonas
01/2011 - 07/2011
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Interdisciplinar I
Metodologia do Trabalho Científico
Fundamentos da Linguística
Fonética e Fonologia do Português
Motivação e Autonomia no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
08/2009 - 11/2009
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Intermediário I (Extensivo)
Seminário Interdisciplinar I (Extensivo)
Inglês Instrumental (Extensivo)
Inglês Básico III (Extensivo)
06/2009 - 08/2009
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Linguística
Fundamentos da Morfossintaxe, Fonética e Fonologia
Inglês Instrumental (Engenharia de Pesca)
Inglês Instrumental (Intensivo)
Semântica e Pragmática

Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 40


Secretaria de Educação do Pará, SEDUC - PA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês do E. Fundamental e Médio, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de Belém, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PROJOVEM, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Educação
2.
Discurso
3.
Diversidade Sexual
4.
Representações Sociais
5.
Linguística Aplicada


Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Diversidade, Discurso e Representações Sociais na Educação através do Cinema
Descrição: RESUMO: Este projeto de pesquisa tem como alvo investigar e discutir a relação existente entre o discurso da diversidade e as representações sociais existentes em obras cinematográficas que problematizam temas como raça, gênero, sexualidade e identidades dissidentes do conceito de normatividade, lançando mão, assim, do gênero discursivo cinema como recurso metodológico na abordagem destes temas na educação básica. Do ponto de vista teórico-metodológico projeto se utiliza de teorias sobre diversidade e diferença (LOURO, 2000, 2009, 2011, 2012; BUTLER, 1990, 1999, 2014; JUNQUEIRA, 2009; MISKOLCI, 2012, 2014; FURLANI, 2010; 2011; SILVA TADEU, 2003, 2013; TORRES, 2013; RANGEL, 2011, 2013); Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2002, 2003, 2011; JODELET, 1989, 2001; NASCIMENTO, 2002) e Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989; WODAK, 2001; TEUN van DIJK, 2000; RESENDE, 2002; MAGALHÃES, 2000). Desta forma, espera-se que a pesquisa consiga preencher a lacuna existente no currículo do ensino e aprendizagem de línguas ou licenciaturas em geral, ou seja, a necessidade de formar profissionais do magistério capazes de compreender, abordar e evitar os discursos de preconceito e discriminação no processo de formação de sujeitos críticos e preparados para o real exercício da cidadania, papel fundante da educação como um todo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Francisco Ednardo Barroso Duarte - Coordenador / NASCIMENTO, Ivany Pinto - Integrante.
2016 - Atual
Diversidade Sexual e suas Representações Sociais na formação de estudantes de graduação em línguas.
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo analisar e discutir como se processam as representações sociais de estudantes de Letras Português e Espanhol do Campus Universitário de Castanhal (UFPa) nos discursos acerca da diversidade sexual no contexto de ensino lançando mão de pressupostos da Teoria das Representações Sociais (TRS) e da Análise de Discurso Crítica (ADC)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Francisco Ednardo Barroso Duarte - Coordenador / Mariza Andrade Guedes - Integrante / Aldo Cativo da Silva Filho - Integrante / Kellen Cavalcante Gomes - Integrante / Karem Raquel de Oliveira Lessa - Integrante.
2012 - 2012
O cinema como recurso didático
Descrição: Projeto de Iniciação Cientifica ?O cinema como recurso didático ? 217? Instituição: Universidade Federal do Pará; projeto aprovado pelo PROINT/2012 no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2012..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) .
Integrantes: Francisco Ednardo Barroso Duarte - Coordenador / MENEZES, Ciléia Alves - Integrante.
2003 - 2005
Projeto Audiovisual: o cinema como recurso didático
Descrição: Projeto de Iniciação Cientifica ?Audiovisual: o cinema como recurso didático ? 217? Instituição: Universidade Federal do Pará; projeto aprovado pelo PROINT/2003 no período de maio de 2003 a fevereiro de 2005..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Francisco Ednardo Barroso Duarte - Integrante / Myrcéia Carolyne guimarães da Costa - Integrante / Joel Cardoso da Silva - Coordenador.
2002 - Atual
Grupo de estudos e pesquisas: Juventude, Representações Sociais e Educação - GEPJURSE
Descrição: Este grupo de pesquisa objetiva estudos que possibilitem avanços nas discussões e compreensões sobre: 1 - a interação da cultura, do ponto de vista de suas variáveis e seus impactos na educação de jovens e; 2 - a constituição da identidade de grupos juvenis, sua dinâmica e protagonismos . Para tanto, busca-se na Teoria das Representações Sociais a dimensão psicossocial destas interações e a práticas educativas inerentes desses processos. A proposta de trabalho deste grupo intenciona a articulação do ensino, pesquisa e extensão no Centro de Educação da Universidade Federal do Pará com as seguintes linhas de ação: a) Quanto ao ensino: visa o fortalecimento teórico das temáticas relativas a juventude e sua interface com a formação do professor do ensino médio cuja via de abordagem são: a Disciplina Psicologia da Educação e as que compõem o núcleo eletivo de Educação de Jovens e adultos, do Curso de Pedagogia. Além disto, a proposta do grupo objetiva também a consolidação das discussões sobre o campo teórico-metodológico das Representações Sociais no campo da Educação, no programa de mestrado em Educação; B) Quanto a pesquisa: visa o avanço teórico-metodológico das pesquisas que vêm sendo realizadas sobre a juventude, da zona urbana, de escolas públicas de Belém e do campo; C) Quanto a extensão: visa o desenvolvimento de ações propositivas que possam contribuir com as políticas públicas e programas educacionais destinados à juventude urbana e do campo na região Norte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Audivisual: o cinema como recurso didático
Descrição: O Audiovisual dá continuidade em 2012 a um plano de ação que toma o recurso audiovisual - entre eles o cinema, vídeos diversos e documentários - não apenas como objetos de comparação entre a obra literária e a sua reconstrução na forma cinematográfica, mas que privilegie sua recepção e/ou produção - como espaço didático de reflexão de práticas sociais e ponto de partida para o ensino de língua estrangeira e materna a partir da análise e produção de gêneros discursivos orais e escritos. A ideia é trazer para o campo da reflexão e produção escolar práticas do cotidiano da comunidade. A exibição de filmes sendo tomada como entrada para a reflexão sobre essas práticas podem se desdobrar em práticas pedagogicas tais como os relatos de experiências, a construção do memorial cultural de uma comunidade, a discussão sobre as mudanças de paradigmas sociais em tempos da tecnologia ou ainda a produção de uma base didática que contemple, sobremaneira, temas transversais e transdisciplinares como, por exemplo, a questão da identidade, da raça, do gênero e das variedades de sexualidade humana entre outras preocupações morais e éticas que podem ser largamente debatidas por meio do ensino de línguas. A ambição maior do projeto continua a ser, então, construir com o professor de educação básica da região bragantina (seja ele já formado ou em plena formação) diálogos que possam inseri-lo na iniciação científica, que o tirem da solidão e do isolamento de sua prática pedagógica e o integrem em outros círculos de debates acadêmicos. Do ponto de vista epistemológico, duas balizas orientam nossos procedimentos teórico-metodológicos: a primeira delimita a corrente filosófico-linguística sob a qual nos abrigamos: a adoção do conceito bakhtiniano de língua e de gêneros do discurso como objetos de nosso trabalho pedagógico. A segunda baliza consiste em tomar nossas ações de extensão e pesquisa em sua dimensão transdisciplinar, nos modos propostos pela Linguística Aplicada, segundo Moita-Lopes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisco Ednardo Barroso Duarte - Coordenador / MENEZES, Ciléia Alves - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - 2012
Periódico: A Palavrada - ISSN 2236-4536


Membro de comitê de assessoramento


2011 - 2012
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicologia Social.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Diversidade Sexual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Professor nome da turma de Letras - Inglês - 2010, Universidade Federal do Pará.
2015
Professor homenageado Letras - Inglês - 2010 (PARFOR-Itaituba-Pará), Universidade Federal do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUARTE, F. E. B.2012DUARTE, F. E. B.; GAYA, Figueiredo Karina. . As implicações sociointerativas de uma entrevista informal. A Palavrada, v. 01, p. 65-78, 2012.

2.
DUARTE, F. E. B.2011DUARTE, F. E. B.. O ENSINO DA HABILIDADE DE ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS e-GÊNEROS: ALTERNATIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. A Palavrada, v. I, p. 3-189, 2011.

3.
DUARTE, F. E. B.2009DUARTE, F. E. B.. E-GÊNEROS COMO FOMENTADORES DE MOTIVAÇÃO E AUTONOMIA NO ENSINO DA HABILIDADE ESCRITA EM ILE. Anais do Fórum de Línguas Estrangeiras (Cd-Rom)., v. 1, p. 40-48, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
DUARTE, F. E. B.. REPRESENTAÇÕES DE FAMÍLIA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: HOMOPARENTALIDADE E INCLUSÃO. In: FERRARI, Aderson; CASTRO, Roney Polato de.. (Org.). ABEH E CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DE PESQUISA E CONHECIMENTO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE NOS RE-INVENTARMOS. CDDed.Campina Grande - PB: Editora Realize, 2017, v. 21, p. 742-749.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUARTE, F. E. B.. Projetos de vida de LGBT: Representações sobre sua escolarização. In: I Reunião Científica Regional Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2016, Belém. Anais da I Reunião Científica Anped Norte, 2016. p. 2839-2854.

2.
DUARTE, F. E. B.; RODRIGUES, S. E. C. ; SIMAO, M. . Motivação para a permanência na docência: Representações sociais de professores do ensino fundamental. In: I Reunião Científica Regional Norte da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2016, Belém. Anais da I Reunião Científica Anped Norte, 2016. p. 471-484.

3.
DUARTE, F. E. B.; NASCIMENTO, I. P. . Escolarização LGBT: Notas sobre representações sociais e projetos de vida. In: III Colóquio de pesquisa da linha educação, cultura e sociedade, 2015, Belém. A produção do conhecimento em educação na Amazônia. Beém: UFPA, 2015. v. 2. p. 23-29.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DUARTE, F. E. B.; LESSA, K. R. O. . Diversidade Sexual na Educação: A produção científica dos anos de 2010 a 2017. In: XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2017, Belém. Internacionalização e Políticas de Avaliação da Pós-Graduação em Educação. Belém: UFPA, 2017. v. 1. p. 1258-1263.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUARTE, F. E. B.. O papel dos gêneros virtuais e a promoção da motivação e da autonomia na habilidade de escrita em inglês como língua estrangeira. In: Fórum de Letras da Universidade da Amazônia, 2009, Belém - Pará. Anais do Fórum de Letras da Universidade da Amazônia, 2009.

2.
COSTA, Myrcéia Carolyne Guimarães da. ; DUARTE, F. E. B. ; SILVA, J. C. . Literatura e Cinema sob Abordagem Intertextual. In: Forum Paraense de Letras, 2003, Belém - Pa. ANAIS 2003 do Fórum Paraense de Letras. Belém: Unama, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
DUARTE, F. E. B.. Towards text and beyond: A functional usage proposal of contextual genres on Portuguese teaching. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
DUARTE, F. E. B.; JESUS, J. G. ; NARDI, H. C. ; LOPES, M. A. S. ; SILVA, Z. P. . Políticas LGBT+. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DUARTE, F. E. B.. Juventude na contemporaneidade: Perspectivas teórico-conceituais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DUARTE, F. E. B.. Dissidências e garantias da cidadania LGBT: Enfrentamentos, Possibilidades e Ativismos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DUARTE, F. E. B.; MACEDO, L. C. . Educação, Gênero e Diversidade Étnico-Racial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DUARTE, F. E. B.. Bullying e Cyberbullying: O desrespeito como a base do preconceito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DUARTE, F. E. B.. Uma questão de gênero: o papel social do cinema LGBT hispanoamericano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DUARTE, F. E. B.. Bullying e Cyberbullying: O desrespeito como a base do preconceito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DUARTE, F. E. B.; LESSA, K. R. O. ; SILVA FILHO, A. C. ; GOMES, K. C. ; GUEDES, M. A. . Escola Sem Partido: Um recorte sobre Gênero e Sexualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DUARTE, F. E. B.; NASCIMENTO, I. P. . Escolarização LGBT: Notas sobre representações sociais e projetos de vida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DUARTE, F. E. B.; NASCIMENTO, I. P. . Escolarização LGBT: Notas sobre representações sociais e projetos de vida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DUARTE, F. E. B.. Oficina de Inglês: Estruturas Linguísticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
DUARTE, F. E. B.. Cyberbullying: a matter of education on cultural backgrounds. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DUARTE, F. E. B.. Motivation: a driving force which comes from within. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DUARTE, F. E. B.. A representação social do estudante de letras inglês: identidade e discursos culturais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
DUARTE, F. E. B.. Uma revisão sobre o bullying no Brasil entre os anos de 1989 a 2009. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
DUARTE, F. E. B.. A Análise Crítica do Discurso para a compreensão de práticas em educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
DUARTE, F. E. B.. Gêneros virtuais e E/A de línguas: caminhos para um aprendizado autônomo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DUARTE, F. E. B.. E-learning: o uso dos gêneros virtuais como promotores de autonomia no ensino e aprendizagem de línguas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
DUARTE, F. E. B.. Gêneros virtuais:estratégias de ensino-aprendizagem de línguas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
DUARTE, F. E. B.. O uso de gêneros virtuais dispostos no Orkut e a sua contribuição para o desenvolvimento da habilidade de escrita em língua inglesa e o papel da motivação no ensino-aprendizagem de línguas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
DUARTE, F. E. B.. E-gêneros no ensino-aprendizagem de línguas: uma perspectiva de ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
DUARTE, F. E. B.. O uso do gênero textual e-mail como recurso de motivação e aprimoramento d habilidade de escrita em língua inglesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
DUARTE, F. E. B.. Cinema, leitura e temas transversais: Reflexões alternativas para a prática docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
DUARTE, F. E. B.. Leitura de cordel na sala de aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
DUARTE, F. E. B.. Compreendendo os tempos verbais em Língua Inglesa através de gêneros textuais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
DUARTE, F. E. B.. As interfaces da leitura dentro dos textos cinematográficos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
DUARTE, F. E. B.. O cinema no ensino médio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
DUARTE, F. E. B.. Cinema e educação escolar: Possibilidades metodológicas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
DUARTE, F. E. B.. Cinema e Literatura: perspectivas de interatividade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
DUARTE, F. E. B.. As múltiplas leituras do texto cinematográfico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
DUARTE, F. E. B.. Uma visão interdisciplinar da Semana de Arte Moderna. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
DUARTE, F. E. B.. Compreendendo a semiologia dos textos visuais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
DUARTE, F. E. B.. Novos horizontes para as artes a partir da semana de 22. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
DUARTE, F. E. B.. Nas entrelinhas dos textos visuais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
DUARTE, F. E. B.. Literatura e Cinema sob abordagem intertextual. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
DUARTE, F. E. B.. Cinema e Literatura: a aventura da palavra transmutada em imagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BURLAMAQUI, C. D. V. ; PEREIRA, T. E. B. ; DUARTE, F. E. B. . Cyberbullying e demais crimes virtuais na escola. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
DUARTE, F. E. B.; GAYA, Figueiredo Karina. ; MOURA, Cintia Silva de ; VIDAL, C.V.F. ; SMITH Jr, F.P. . Projeto Político do Curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
DUARTE, F. E. B.; MENEZES, C. M. . Projeto Audiovisual: o cinema como recurso didático. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
DUARTE, F. E. B.. Fundamentos da Linguística. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DUARTE, F. E. B.. Panorama Histórico da Língua Inglesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DUARTE, F. E. B.. Inglês Intermediário I. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
DUARTE, F. E. B.. Inglês Intermediário II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
DUARTE, F. E. B.. Inglês Básico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
DUARTE, F. E. B.. Inglês Instrumental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
DUARTE, F. E. B.. Literatura Norte-Americana. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DUARTE, F. E. B.. Lingua Inglesa II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
DUARTE, F. E. B.. Semâtica e Pragmática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
DUARTE, F. E. B.. Língua Inglesa III. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
DUARTE, F. E. B.. Morfossitaxe, fonética e fonologia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
DUARTE, F. E. B.. Fundamentos da Linguística. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
DUARTE, F. E. B.. Inglês Instrumental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
DUARTE, F. E. B.. Língua Portuguesa V. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
DUARTE, F. E. B.. Língua Portuguesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
DUARTE, F. E. B.. Língua Portuguesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
DUARTE, F. E. B.. Metodologia do Ensino do Português I e II. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
DUARTE, F. E. B.. Filosofia da Linguagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
DUARTE, F. E. B.. Língua Inglesa IV. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
DUARTE, F. E. B.. Metodologia do Ensino do Português I e II. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DUARTE, F. E. B.; BASSALO, L. M. B.; MACEDO, L. C.. Participação em banca de Ana de Luanda Borges da Silva.Sou o que me identifico: O debate sobre gênero e sexualidade nas escolas públicas de Belém e a relevância dessas temáticas na formação do cidadão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

2.
DUARTE, F. E. B.; SOUZA, Ivan Pereira. Participação em banca de Patrícia Amorim Cavalcante.Propuesta de estabilidad textual como metodogía de enseñanza de español con fines acadêmicos para brasileños. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará.

3.
DUARTE, F. E. B.. Participação em banca de Maria Alcionilde da Silva Amorin; Maria de Jesus Souza.Comparing Francis Scott Fitzgerald's Tender is The Night and its filmic adaptation of 1962. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará.

4.
DUARTE, F. E. B.. Participação em banca de Angela Máxima Ramos Barbosa; Doralice Ramos Jardim.O ensino de vocabulário em língua inglesa com o uso da música para alunos do ensino fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará.

5.
DUARTE, F. E. B.. Participação em banca de Aline Maria Rodrigues Gato; Anilza Marques da Silva.Jogos como recurso pedagógico para o ensino de vocabulário de língua inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará.

6.
DUARTE, F. E. B.. Participação em banca de Sheila Araújo Portela; Francineide Pereira de Sousa.O desenvolvimento da leitura em língua inglesa por meio das histórias em quadrinhos no 6º ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará.

7.
DUARTE, F. E. B.. Participação em banca de Adriana da Silva Moreira.The ESP approach as a proposal fo English teaching in secondary school. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará.

8.
DUARTE, F. E. B.; ARAÚJO, A.L.T. de; RODRIGUES, E.M.S.. Participação em banca de Neila Maria Moura Monteiro.Educomunicação: a utilização do jornal impresso no ensino da língua portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Symposium of Teaching of Portuguese to Spanish Speakers.Towards text and beyond: A functional usage proposal of contextual genres on Portuguese classarooms. 2018. (Simpósio).

2.
VII World Conference on the Teaching of Portuguese.Para além do texto como pretexto: Uma proposta de uso funcional de gêenros (con) textuais em aulas de Português. 2018. (Encontro).

3.
I Reunião Científica Regional Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Projetos de vida de LGBT: Representações sobre sua escolarização. 2016. (Outra).

4.
I Reunião Científica Regional Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Projetos de vida de LGBT: Representações sobre sua escolarização. 2016. (Outra).

5.
I Unidiversidade: A inclusão como garantia dos direitos humanos. Escolarização e Sexualidade LGBT. 2016. (Exposição).

6.
VIII Congresso Internacional de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura - ABEH. Representações de família em um livro didático de inglês: Homoparentalidade e Inclusão. 2016. (Congresso).

7.
VII Simpósio de Iniciação Científica e Extensão - SIEX.VII Simpósio de Iniciação Científica e Extensão. 2016. (Simpósio).

8.
VII Simpósio de Iniciação Científica e Extensão - SIEX.Sexualidade na escola faz toda a diferença. 2016. (Simpósio).

9.
III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade.Escolarização LGBT. 2015. (Outra).

10.
III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade.Escolarização LGBT. 2015. (Outra).

11.
Juventude, Formação de Professores e Representações Sociais.Juventude, Formação de Professores e Representações Sociais. 2015. (Outra).

12.
I Colóquio de Língua Inglesa de Capanema (CLIC).English through culture: a matter of education. 2014. (Outra).

13.
Seminário Saúde, Gênero e Direitos: Um olhar sobre mulheres trans, lésbicas e bissexuais. 2014. (Seminário).

14.
II Colóquio de Educação: Currículo, Epistemologia e História. 2013. (Simpósio).

15.
Living your English.Motivation: a driving force which comes from within. 2013. (Seminário).

16.
V Seminário de pesquisa em teatro: teatro, pássaro junino e outras paixões. 2013. (Seminário).

17.
III Seminário Internacional sobre políticas educacionais e trabalho docente: estado, educação e trabalho docente. 2011. (Seminário).

18.
I Colóquio de Língua Inglesa de Bragança (CLIB).O ensino e aprendizagem da língua inglesa em diferentes contextos institucionais: inquietações, desafios e perspectivas. 2010. (Outra).

19.
BRAZ-TESOL BELÉM SEMINAR.BRAZ-TESOL BELÉM SEMINAR. 2009. (Seminário).

20.
Connecting / Cambridge.Connecting - Cambridge with Howard Siegelman & Fausto Rabelo. 2009. (Seminário).

21.
Gramática aplicada à revisão textual.Gramática aplicada à revisão textual. 2008. (Outra).

22.
II Fórum de Línguas Estrangeiras.II Fórum de Línguas Estrangeiras da UFPA. 2008. (Outra).

23.
Keep Talking - Curso de Conversação em Inlgês CCAA.Keep Talking - Curso de Conversação em Inlgês CCAA. 2008. (Outra).

24.
Oratória: técnicas para se comunicar em público.Oratória: técnicas para se comunicar em público. 2008. (Outra).

25.
Curso de capacitação para docentes de educação de jovens e adultos no ensino fundamental.Curso de capacitação para docentes de educação de jovens e adultos no ensino fundamental. 2007. (Encontro).

26.
Curso livre de Francês (UFPA) - nível 4.Curso livre de Francês (UFPA) - nível 4. 2007. (Outra).

27.
IV Workshop on American Culture and Literature.IV Workshop on American Culture and Literature. 2007. (Oficina).

28.
II Encontro de Tradutores da FIBRA.II Encontro de Tradutores da FIBRA. 2006. (Encontro).

29.
III Braz-Tesol Belém (Taboos in TESOL Classes).III Braz-Tesol Belém (Taboos in TESOL Classes). 2006. (Seminário).

30.
II Workshop on American culture and literature studies.II Workshop on American culture and literature studies. 2006. (Seminário).

31.
I Oficina de prática de Tradução em Inglês.I Oficina de prática de Tradução em Inglês. 2006. (Oficina).

32.
Strategic Reading.Strategic Reading. 2006. (Outra).

33.
A escola e a leitura: formação de indivíduos críticos.A escola e a leitura: formação de indivíduos críticos. 2005. (Seminário).

34.
Drummond - a poética da pedra.Drummond - a poética da pedra. 2003. (Oficina).

35.
Fórum de Letras Unama.Cultural Awareness for Language Teachers. 2003. (Oficina).

36.
Fórum Paraense de Letras (UNAMA).Fórum Paraense de Letras (UNAMA). 2003. (Outra).

37.
Técnicas de roteiro para cinema e TV.Técnicas de roteiro para cinema e TV. 2003. (Outra).

38.
VII Jornada de estudos Literários e Lingüísticos.VII Jornada de estudos Literários e Lingüísticos. 2003. (Encontro).

39.
XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Letras em São Carlos-SP (ENEL).XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Letras em São Carlos-SP (ENEL). 2003. (Encontro).

40.
A arte do ensino infantil.A arte do ensino infantil. 2002. (Oficina).

41.
I Congresso de Arte ? Educadores do Campus Universitário de Bragança. I Congresso de Arte ? Educadores do Campus Universitário de Bragança. 2002. (Congresso).

42.
I Jornada de estudos lingüísticos do Campus Universitário de Bragança.I Jornada de estudos lingüísticos do Campus Universitário de Bragança. 2002. (Encontro).

43.
Inglês Instrumental UFPA.Inglês Instrumental UFPA. 2002. (Outra).

44.
Jogos teatrais.Jogos teatrais. 2002. (Oficina).

45.
Literatura e cinema.Literatura e cinema. 2002. (Outra).

46.
O texto literário na sala de aula.O texto literário na sala de aula. 2002. (Seminário).

47.
Poesia e transgressão social.Poesia e transgressão social. 2002. (Oficina).

48.
Uma leitura do Medievalismo ao Classicismo.Uma leitura do Medievalismo ao Classicismo. 2002. (Seminário).

49.
XXIII Encontro Nacional de Estudantes de Letras em Salvador (ENEL).XXIII Encontro Nacional de Estudantes de Letras em Salvador (ENEL). 2002. (Encontro).

50.
Curso livre de Inglês.Curso livre de Inglês. 2000. (Outra).

51.
Técnicas em operação de microcomputador.Técnicas em operação de microcomputador. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUARTE, F. E. B.; SILVA FILHO, A. C. ; BRITO, A. M. S. . Circuito de Diálogos Transdisciplinares em Discurso, Gênero e Sexualidade do GEPEDIDS. 2018. (Outro).

2.
DUARTE, F. E. B.; MACEDO, L. C. ; BASSALO, L. M. B. ; SILVA FILHO, A. C. ; BRITO, A. M. S. ; GOMES, K. C. ; TRINDADE, M. C. ; CONCEICAO, P. A. ; SILVA, E. S. E. ; LESSA, K. R. O. . II SESEDI - Seminário Sexualidades Dissidências e Insurgências. 2018. (Outro).

3.
DUARTE, F. E. B.; MACEDO, L. C. ; BASSALO, L. M. B. ; SILVA FILHO, A. C. ; BRITO, A. M. S. ; TRINDADE, M. C. ; CONCEICAO, P. A. ; SILVA, E. S. E. ; LESSA, K. R. O. ; GOMES, K. C. . I SESEDI - Seminário Sexualidades, Dissidências e Insurgêncais. 2017. (Outro).

4.
DUARTE, F. E. B.; MENEZES, C. M. . I Seminário CinEducação: Ideias e Propostas para o uso de recursos audiovisuais nas salas de aula. 2013. (Outro).

5.
HAGE, Salomão Muffarej ; DUARTE, F. E. B. . X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Tensões da Educacação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo. 2011. (Outro).

6.
DUARTE, F. E. B.; GAYA, Figueiredo Karina. ; MOURA, Cintia Silva de . I Colóquio de Língua Inglesa de Bragança (CLIB). 2010. (Outro).

7.
DUARTE, F. E. B.. Transversalidade no ensino-aprendizagem: a ação-formação do educador como compromisso ético e o estatuto da criança e do adolescentes - importância e desafios. 2009. (Outro).

8.
DUARTE, F. E. B.. I Encontro pedagógico da região do salgado promovido pelos projetos Arte na escola e Audiovisual. 2005. (Outro).

9.
DUARTE, F. E. B.. I Seminário do projeto Audiovisual: o cinema como recurso didático. 2004. (Outro).

10.
DUARTE, F. E. B.. II Encontro Regional dos Projetos: Audiovisual e Arte na Escola. 2004. (Outro).

11.
DUARTE, F. E. B.. I Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras (EBEL). 2004. (Outro).

12.
DUARTE, F. E. B.. Encontro Bragantino e Castanhalense dos projetos Arte na Escola e Audiovisual: O cinema como recurso didático.. 2004. (Outro).

13.
DUARTE, F. E. B.. Encontro dos projetos Arte na Escola e Audiovisual: o cinema como recurso didático. 2004. (Outro).

14.
DUARTE, F. E. B.. VI Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL). 2003. (Outro).

15.
DUARTE, F. E. B.. I Encontro regional dos projetos: Audiovisual e Artes na Escola. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aldo Cativo da Silva Filho; Eduardo Lana. Relatos de professores universitários LGBT sobre a homofobia vivida em sua carreira acadêmica. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade da Amazônia. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Aleixo da Conceição. Representações de Família e de Gênero no Livro Didático de Português. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Ilma Monteiro de Jesus. Inclusão e Letramento Social por meio do gênero histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
Elem da Silva e Silva. Leitura em sala de aula a partir do gênero textul história em quadrinhos: Uma proposta de debate sobre gênero e sexualidade em aulas de LP. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
Joelton Oliveira Barros. Análise das Etapas de Leitura no livro didático destinado ao 7º ano do ensino fundamental. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Karem Raquel de Oliveira Lessa. A produção científica da relação entre diversidade sexual e representações sociais na educação entre os anos de 2010 e 2015.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jéssica Elane Sales da Cruz. O gênero propaganda como proposta de trabalho do tema transversal "consumo" nas aulas de Língua Portuguesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Ednardo Barroso Duarte.

2.
Edymara da Silva Carvalho; Maria Rariane Lima de Souza. Theater Games in the English language teaching: The theater workshop in the process of production skills development. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Ednardo Barroso Duarte.

3.
Marcelo Santos. Práticas de escrita: reflexões e sugestões de estratégias de ensino para professores de Inglês atuando no ensino fundamental da rede púbilica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Ednardo Barroso Duarte.

4.
Cláudia Yuki Yamamoto. The journal as a genre to promote writing skill in EFL classrooms. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Ednardo Barroso Duarte.

5.
Cláudia Yuki dos Santos Yamamoto e Keyla M. Gatinho Silva. Teaching English through journal genre: a proposal for didactic sequence for secondary school. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Ednardo Barroso Duarte.

6.
Edymara da Silva Carvalho e Maria Rariane Lima de Souza. Workshop on role play as a resource for learning english. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Ednardo Barroso Duarte.

7.
Erzídio Carvalho da Costa Júnior & Iolanda F. Menezes. O papel dos jogos como elemento motivador no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 7o ano do ensino médio: um relato de experiência na Escola Municipal de Educação e Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Ednardo Barroso Duarte.

8.
Elielton da S. Benite & Merineide C. Gomes. A historia da evolução do Inglês no Brasil a partir do século XIX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Ednardo Barroso Duarte.

9.
Norma Iolanda Lindoso Viana. Uma Breve Perspectiva histórica da origem da Língua Inglesa na Europa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Ednardo Barroso Duarte.

10.
Carlos Alberto Oliveira Paiva e Walterina Barroso Abreu. Muro de escola: uma proposta de suporte de gêneros para motivar a aprendizagem de inglês na escola pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Ednardo Barroso Duarte.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DUARTE, F. E. B.; NASCIMENTO, I. P. . Escolarização LGBT: Notas sobre representações sociais e projetos de vida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DUARTE, F. E. B.. Uma questão de gênero: o papel social do cinema LGBT hispanoamericano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DUARTE, F. E. B.. Bullying e Cyberbullying: O desrespeito como a base do preconceito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DUARTE, F. E. B.; LESSA, K. R. O. ; SILVA FILHO, A. C. ; GOMES, K. C. ; GUEDES, M. A. . Escola Sem Partido: Um recorte sobre Gênero e Sexualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HAGE, Salomão Muffarej ; DUARTE, F. E. B. . X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Tensões da Educacação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Trabalhou como pesquisador do projeto de Iniciação Cientifica ?Audiovisual: o cinema como recurso didático ? 217? na Universidade Federal do Pará, aprovado pelo PROINT/2003 no período de maio de 2003 a fevereiro de 2005.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 11:01:22