Tatiana Lourenço de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9389437501560349
  • Última atualização do currículo em 23/11/2016


Professora Assistente III do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda no Programa de Doutorado Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura da Universidad de Salamanca (USAL) com pesquisa financiada pelo programa CsF - CAPES. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em Letras (Português-Espanhol e suas respectivas Literaturas) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É membro dos grupos de pesquisa HiperGed (Hipertexto e Gêneros Digitais), do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, GPET (Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto), do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN e EALE (Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras), do Departamento de Letras Estrangeiras da UERN. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, novas tecnologias, letramentos na web, gêneros digitais e EaD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiana Lourenço de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, T. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Letras.
Br 405, kM 153
Arizona
59900-000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Español:Investigación Avanzada en Lengua y Litera.
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
Orientador: José Luis Herrero Ingelmo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: O gênero digital e-mail no desenvolvimento da escrita e da interação professor-aluno: uma experiência de ensino de espanhol como língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Iúta Lerche Vieira.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: gênero e-mail; escrita e interação em espanhol.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Especialização em Linguística. (Carga Horária: 420h).
AVM Faculdade Integrada, AVM, Brasil.
Título: Gêneros Digitais em livro de Português/LE: Análises de propostas de atividades didáticas.
Orientador: João Fracisco Sinott Lopes.
2003 - 2007
Graduação em Letras Português Espanhol.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de Perfeccionamiento para Profesores de Esp.. (Carga horária: 20h).
Comisión de Intercambio Educativo, COINED, Chile.
2011 - 2012
Movilidad de Profesores e Investigadores Brasil-Es.
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2010 - 2010
Programa de Formação e Atualização Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutores a Distância. (Carga horária: 80h).
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Francês instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Gêneros e letramentos na Web: interação e ensino.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2009 - 2009
Formação para professores (Português e Didática). (Carga horária: 120h).
Curso Professor Teles, CPT, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso Avançado de Língua Espanhola. (Carga horária: 40h).
Casa de Cultura Hispânica da UFC, CCH, Brasil.
2008 - 2008
Atualização para professores de espanhol do Brasil. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Seminários lingüísticos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Conversação em espanhol. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Seminários lingüísticos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005
Cervantes y el Quijote, 400 años después.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2005
Português. (Carga horária: 325h).
Instituto Municipal de Pesquisas e Recursos Humanos, IMPARH, Brasil.
2002 - 2005
ESPANHOL. (Carga horária: 455h).
Instituto Municipal de Pesquisas e Recursos Humanos, IMPARH, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Seminários lingüísticos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2004 - 2004
Principios de Morfositaxes Sincrónica de Español. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2004 - 2004
La pintura del otro: tipos cómicos y realidad.... (Carga horária: 5h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2004 - 2004
Um passeio pelas músicas e regiões da Espanha. (Carga horária: 10h).
Associação dos Professores de Espanhol do Estado do Ceará, APEECE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminários lingüísticos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Redação. (Carga horária: 65h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Literatura Luso-brasileira e Revisão Gramatical. (Carga horária: 65h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Letras/Espanhol, Carga horária: 40

Atividades

05/2013 - Atual
Ensino, Letras: Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola III
Orientação e Estágio Supervisionado II (Espanhol)
03/2013 - Atual
Ensino, Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino de Literatura em Língua Espanhola
11/2012 - 04/2013
Ensino, Letras: Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola IV
Seminário de Monografia I (Espanhol)
07/2012 - 11/2012
Ensino, Letras: Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
Língua Espanhola V
09/2011 - 03/2012
Ensino, Letras: Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
Língua Espanhola II
Língua Espanhola IV
02/2011 - 09/2011
Ensino, Letras: Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
Orientação e Estágio Supervisionado II (Espanhol)
Seminário de Monografia II (Espanhol)
06/2011 - 07/2011
Ensino, Cursos de Especialização em Lingüística aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas
09/2010 - 01/2011
Ensino, Letras: Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e Estágio Supervisionado I (Espanhol)
Língua Espanhola II
Língua Espanhola IV
Literatura Espanhola I

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professora/tutora, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Letras


Faculdade do Vale do Jaguaribe, FVJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Letras/Espanhol, Carga horária: 8

Atividades

06/2011 - 07/2011
Ensino, Pós-graduação em Língua Espanhola, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História e Atualidade da Língua Espanhola e seu Ensino no Brasil

Wisdom Inglês e Espanhol, WISDOM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol


Wizard idiomas, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol


Casa de Cultura Hispânica da UFC, CCH, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Outro (Estágio), Enquadramento Funcional: Estagiária de espanhol


Curso de Línguas do Grupo Arte de Viver, GAV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Outro (Trabalho voluntário), Enquadramento Funcional: Professora de espanhol
Outras informações
O Grupo Arte de Viver é uma organização não-governamental sem fins lucrativos e assiste a crianças e adolescentes de risco.


Colégio Irmã Paola Pellanda, CPP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Carteira assinada, Enquadramento Funcional: Professora de portuguê e espanhol, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino de Língua Espanhola e Língua Portuguesa nos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Atividades

08/2006 - 11/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de Espanhol (Básico)
Curso de Espanhol (Intermediário)
01/2004 - 01/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola (Fundamental II)
Língua Portuguesa (Fundamental II)
07/2006 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
A aquisição da língua espanhola através de músicas e filmes
04/2006 - 06/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso Básico de Conversação em Espanhol

Instituto Municipal de Pesquisa Administração e Recursos Humanos, IMPARH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Monitora de espanhol, Enquadramento Funcional: Monitora-bolsista, Carga horária: 15



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Gêneros Textuais e Ensino de Línguas Estrangeiras
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Internet e gênero digital no ensino de Espanhol/LE do Curso de Letras da UERN
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tatiana Lourenço de Carvalho - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Núcleo de Ensino de Cultura, Língua e Literatura Espanhola (NECLE) do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE/CAMEAM/UERN)
Descrição: - Tutora do Curso de Língua Espanhola I, ministrado na cidade Pau dos Ferros. (60h/a) / 2013.1. - Tutora do Curso de Língua Espanhola I, ministrado na cidade Pau dos Ferros. (60h/a) / 2013.1..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Núcleo de Ensino de Cultura, Língua e Literatura Espanhola (NECLE) do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE/CAMEAM/UERN)
Descrição: - Tutora do Curso de Fundamentos da Língua Espanhola, ministrado na cidade Pau dos Ferros. (60h/a) / 2012.2..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Núcleo de Extensão de Ensino de Línguas e Literaturas (NELL) do DL/CAMEAM/UERN
Descrição: - Tutora do Curso de Fundamentos da Língua Espanhola, ministrado na cidade Pau dos Ferros. (60h/a) / 2011.1. - Tutora do Curso de Fundamentos da Língua Espanhola, ministrado na cidade Severiano Melo. (60h/a) / 2011.1. - Tutora do Curso de Língua Espanhola Instrumental, ministrado na cidade Pau dos Ferros. (60h/a) / 2011.1. - Tutora do Curso de Língua Espanhola II, ministrado na cidade Pau dos Ferros. (60h/a) / 2011.1..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Núcleo de Ensino de Cultura, Língua e Literatura Espanhola (NECLE) do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE/CAMEAM/UERN)
Descrição: - Tutora do Curso de Fundamentos da Língua Espanhola, ministrado na cidade José da Penha. (60h/a) / 2011.2. - Tutora do Curso de Fundamentos da Língua Espanhola, ministrado na cidade Severiano Melo. (60h/a) / 2011.2. - Tutora do Curso de Fundamentos da Língua Espanhola, ministrado na cidade São Miguel. (60h/a) / 2011.2. - Tutora do Curso de Expressão oral em Língua Espanhola, ministrado na cidade Pau dos Ferros. (60h/a) / 2011.2. - Tutora do Curso de Espanhol Instrumental, ministrado na cidade Pau dos Ferros. (60h/a) / 2011.2..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2013
Programa Emergencial de Segunda Licenciatura para Professores em Exercício na Educação Básica Pública - PARFOR
Descrição: Comissão responsável pela elaboração do projeto do curso de Letras ? Segunda Habilitação ? Língua Espanhola / PARFOR - Plataforma Paulo Freire Ensino, Letras: Espanhol, Nível: Graduação Disciplinas ministradas 2011.2 - Língua Espanhola I 2012.1 - Expressão Oral e Compreensão Auditiva II (Espanhol) 2012.2 - Expressão Oral e Compreensão Auditiva I (Espanhol) - Fonética e Fonologia (Espanhol).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista HOLOS
2012 - Atual
Periódico: Revista Diálogo das Letras
2012 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica do GEPPELE


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.
Francês
Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Diploma de Español como Lengua Extranjera - DELE (Nível C2 - Maestría/Superior), Instituto Cervantes e Ministério da Educação e Ciência da Espanha.
2012
Bolsa de Estudos para o "Curso de Perfeccionamiento para Professores de Español" (Santiago / Chile), Comisión de Intercambio Educativo.
2011
Bolsa de Estudos de investigação na Universidad de Salamanca (Departamento de Lengua Española/Facultad de Filología), Fundación Carolina.
2010
Aprovada em Concurso para Professor Substituto de Espanhol do Instituto Federal do Ceará- Edital Nº 01/DGP-IFCE/2010, Instituto Federal do Ceará - IFCE.
2010
Aprovada em Concurso para Professor Efetivo do Ensino Médio do Estado do Ceará - EDITAL Nº008/2010-GAB ? SEDUC/CE, Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
2010
Aprovada em Concurso para Professor Efetivo de Espanhol (CR) do Ensino Fundamental II do Município de Fortaleza, Secretaria Municipal de Educação ? SME.
2010
Mestre em Linguística Aplicada (Nota: 10,0 - Com louvor)., Universidade Estadual do Ceará - UECE.
2010
Aprovada em Concurso para Professor Efetivo de Língua Portugusa/Espanhola do Instituto Federal do Ceará Edital Nº 08/DGP-IFCE/2010, Instituto Federal do Ceará - IFCE.
2010
Aprovada em Concurso para Professor Efetivo de Língua Espanhola da Univserdidade Federal do Piauí - Edital Nº 03/2010-UFPI, Universidade Fededal do Piauí - UFPI.
2010
Aprovada em Concurso para Professor Efetivo de Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Edital Nº 7/2010 ? CCD/GR, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
2008
Diploma de Español como Lengua Extranjera - DELE (Nível Intermediário), Instituto Cervantes e Ministério da Educação e Ciência da Espanha.
2007
Graduada em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e suas respectivas literaturas, Universidade Federal do Ceará - UFC.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
IRINEU, L. M. (Org.) ; CARVALHO, T. L. (Org.) ; BARBOSA, E. R. (Org.) . Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e em Literatura (V.II). 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2016. v. 2. 150p .

2.
CARVALHO, T. L.; PONTES, Valdecy . Tradução e Ensino de Línguas: Desafios e Perspectivas. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2014. v. 1. 150p .

3.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R. (Org.) ; IRINEU, L. M. (Org.) . Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e em Literatura. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2013. v. 1. 169p .

4.
CARVALHO, T. L.. Espanhol e ensino: relatos de pesquisas. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2012. 166p .

5.
CARVALHO, T. L.. Espanhol e ensino: relatos de pesquisas. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, I. P. P. ; CARVALHO, T. L. . A contação de história como ferramenta lúdica para motivar a prática oral de alunos de Língua Espanhola no ensino fundamental. In: Lucineudo M. Irineu; Tatiana L. Carvalho; Edilene R. Barbosa. (Org.). Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e Literatura (Vol. II). 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2016, v. 2, p. 221-235.

2.
SILVA, V. O. ; CARVALHO, T. L. . Novas tecnologias e redes sociais em livro didático de ELE aprovado pelo PNLD. In: Lucineudo M. Irineu; Tatiana L. Carvalho; Edilene R. Barbosa. (Org.). Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e Literatura (Vol. II). 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2016, v. 2, p. 250-260.

3.
CARVALHO, T. L.. Las TIC en libro didáctico de PLE: Análisis de actividades didácticas. In: Sarah Henter; Silvia Izquierdo; Rebeca Muñoz. (Org.). Persperctivas Lingüísticas: Enseñanza y Adquisición de Lenguas, Lingüística Aplicada, Filología Clásica, Sociolingüística, Léxico. 1ed.Murcia: Editium, 2016, v. 1, p. 8-22.

4.
CARVALHO, T. L.. Formación de profesores de español en la Educación a Distancia: experiencias vividas en la modalidad de enseñanza y aprendizaje virtual en Brasil. In: Àngela Benito Ruíz; Pedro Pablo Espino Rodríquez; Bruno Revenga Saiz. (Org.). Nuevas Investigaciones Lingüístas: XXX COngreso Internacional de la Asociación de Jóvenes Lingüístas. 1ed.Santander: Editorial Universidad Cantabria, 2016, v. 1, p. 1-12.

5.
MOREIA, R.A. ; CARVALHO, T. L. . Tradução intersemiótica /adaptação teatral em E/LE: De ?La Celestina? a ?La regenta?, un giro musical por la literatura española. In: Tatiana Lourenço de Carvalho; Valdecy de Oliveira Pontes. (Org.). Tradução e Ensino de Línguas: Desafios e Perspectivas. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2014, v. 1, p. 134-149.

6.
CARVALHO, T. L.. Novas tecnologias no ensino-aprendizagem de ELE: interação e desenvolvimento do texto. In: Rosângela Maria Bessa Vidal; Rosângela Alves dos Santos Bernadino e Antônio Luciano Pontes. (Org.). Produção e Ensino de Texto em Diferentes Perspectivas. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2014, v. 1, p. 82-95.

7.
CARVALHO, T. L.; LIMA, S. C. ; ARAUJO, J. C. . Uso do email no ensino de língua estrangeira na educação (semi) presencial. In: Júlio Araújo; Nukácia M. Silva Araújo. (Org.). EaD em Tela: docência, ensino e ferramentas digitais. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013, v. 1, p. 159-207.

8.
GOMES, K. C. M. ; CARVALHO, T. L. . Funções morfossintáticas do ?se? no espanhol contemporâneo da imprensa espanhola: descrição e análise linguísticas. In: Tatiana Lourenço de Carvalho; Edilene Rodrigues Barbosa; Lucineudo Machado Irineu. (Org.). Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e em Literatura. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2013, v. 1, p. 14-32.

9.
SILVA, M. Z. ; CARVALHO, T. L. . Análise de atividades didáticas em livro de espanhol à luz do conceito de letramento digital. In: Tatiana Lourenço de Carvalho; Edilene Rodrigues Barbosa; Lucineudo Machado Irineu. (Org.). Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e em Literatura. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2013, v. 1, p. 69-78.

10.
GOMES, M. S. L. ; CARVALHO, T. L. . A interferência do Português/LM no processo de aprendizagem de Espanhol/LE: análise e dificuldades de alunos no uso do léxico. In: Tatiana Lourenço de Carvalho; Edilene Rodrigues Barbosa; Lucineudo Machado Irineu. (Org.). Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e em Literatura. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2013, v. 1, p. 79-91.

11.
SILVA, M. M. F. ; CARVALHO, T. L. . É possível aprender espanhol pelo facebook? Uma análise de postagens realizadas nos grupos ?aprender español? e ?hispanistas por el mundo?. In: Tatiana Lourenço de Carvalho; Edilene Rodrigues Barbosa; Lucineudo Machado Irineu. (Org.). Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e em Literatura. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2013, v. 1, p. 92-100.

12.
CARVALHO, T. L.. Habilidades escrita e interativa no ensino de Espanhol/LE auxiliado por emails. In: Walison Paulino de Araújo Costa. (Org.). Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. 1ed.Brasília: Kiron, 2012, v. , p. 144-155.

13.
PAIVA, E. C. ; CARVALHO, T. L. . Gêneros digitais em livro didático de Espanhol: LE: análise de proposta de atividade envolvendo o endereço eletrônico. In: Tatiana Lourenço de Carvalho. (Org.). Espanhol e ensino: relatos de pesquisas. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. , p. 69-77.

14.
CARVALHO, T. L.. O gênero e-mail e o ensino de Espanhol: principais contribuições apontadas pelos alunos sujeitos dessa experiência. In: Araújo; Dieb; Carvalho Lima.. (Org.). Línguas na Web: Links entre ensino e aprendizagem. Ijuí - RS: Unijuí, 2010, v. , p. 95-112.

15.
CARVALHO, T. L.. O professor de espanhol diante dos letramentos da Web e a utilização dos gêneros digitais. In: ARAÚJO, J. C.; MESSIAS, D.. (Org.). Letramentos na Web: Gêneros, interação e ensino. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2009, v. 1, p. 82-98.

16.
CARVALHO, T. L.. A visão do aluno de espanhol diante do ensino auxiliado pelo gênero digital e-mail. In: F. J. Costa dos Santos. (Org.). Letras Plurais: Crenças e metodologias do ensino de línguas. 1ed.Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2009, v. , p. 51-60.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARVALHO, T. L.. Gêneros digitais em livro de Português/LE: análise de propostas de atividades didáticas. Revista InterLetras, Dourados, p. 1 - 18, 19 abr. 2014.

2.
CARVALHO, T. L.; IRINEU, L. M. ; CARMONA, E. C. . Contribuições das teorias do texto e do discurso para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: uma entrevista com Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista. Revista Diálogos das Letras (volume 03), Mossoró, p. 134 - 139, 01 jan. 2014.

3.
CARVALHO, T. L.. Ensino de espanhol auxiliado por emails: depoimentos de alunos que vivenciaram esta experiência no núcleo de línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Hipertextus Revista Digital (UFPE).

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, T. L.. Nuevas Tecnologías en la realidad de los alumnos de Letras-Español del CAMEAM-UERN. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013, Niterói. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2011. v. I. p. 310-323.

2.
CARVALHO, T. L.. Práctica docente y tecnologías de la información: interacción virtual en enseñanza de Español. In: IV Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2012, Parnaíba. Anais Fiped (2012), 2012. v. 1.

3.
CARVALHO, T. L.. Internet e gênero digital: contribuições pedagógicas para o ensino de Espanhol/LE. In: XXIV Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012, Natal. Anais da XXIV Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012. v. 1.

4.
SILVA, I. P. P. ; SILVA, M. M. F. ; CARVALHO, T. L. . Uma reflexão crítica acerca do ensino de literatura nas aulas de E/LE. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. p. 630-642.

5.
CARVALHO, T. L.; SILVA, M. Z. ; FREITAS, M. J. . Formação de professores e novas tecnologias no contexto do curso de Letras/Espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. p. 1518-1535.

6.
CARVALHO, T. L.; FREITAS, M. J. ; SILVA, M. Z. . La tecnología digital en beneficio de la enseñanza-aprendizaje de español en CAMEAM/UERN. In: III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. p. 227-238.

7.
CARVALHO, T. L.. Novas tecnologias e ensino de LE: o gênero digital email favorecendo a interação e a escrita em língua espanhola. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011.

8.
CARVALHO, T. L.. Novas tecnologias, internet e gênero digital no ensino-aprendizagem de língua estrangeira no curso de Letras/Espanhol da UERN. In: VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais - SIGET, 2011, Natal - RN. Anais do VI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais - SIGET, 2011.

9.
CARVALHO, T. L.; MOREIA, R.A. . La potencialidad pedagógica del correo electrónico en la enseñanza de E/LE: Relatos de experiencias en Fortaleza - Ceará - Brasil. In: III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñaza de Español como Lengua Extranjera, 2010, Rosario. Actas de las III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñaza de Español como Lengua Extranjera, 2010.

10.
CARVALHO, T. L.. Ensino de espanhol: interação e escrita através do gênero digital email no núcleo de línguas estrangeiras da UECE. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2010, Teresina - PI. Anais da XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. Teresina: EDUFPI, 2010.

11.
CARVALHO, T. L.. Relatos de experiencias en la enseñanza de español como lengua extranjera: el uso del género correo-e. In: I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ? CNELL e VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ? SELLP, 2010, Pau dos Ferros - RN. Anais do I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ? CNELL e VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ? SELLP, 2010.

12.
CARVALHO, T. L.. O gênero digital e-mail no ensino de espanhol/LE: Ampliador das possibilidades pedagógicas e facilitador da interação professor-aluno. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2009, João Pessoa. ABRALIM 40 anos - Anais, 2009.

13.
CARVALHO, T. L.; VIEIRA, I. L. . O e-mail como recurso pedagógicas e facilitador da interação professor/aluno no ensino de espanhol. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET, 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET. Caxias do Sul: Educs, 2009.

14.
CARVALHO, T. L.. O e-mail como ferramenta de apoio no ensino de espanhol: uma experiência no Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009, Belo Horizonte. Anais do III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009.

15.
CARVALHO, T. L.. Professores de idiomas e as práticas de linguagens mediadas pelos gêneros digitais. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação eletrônica, 2008, Recife. Anais Eletrônicos, 2008. v. 1.

16.
CARVALHO, T. L.; SOUSA, J. P. F. . Processos de escrita na tela do computador: uma análise das práticas de jornalistas. In: VI Semana de Estudos Linguístico e Literários de Pau dos Ferros, 2008. Anais da VI SELLP: Tendências e abordagens em linguística, literatura e ensino, 2008.

17.
CARVALHO, T. L.. O perfil do professor de espanhol diante diante das práticas de linguagens na Web. In: I Colóquio sobre Hipertexto - CHIP, 2008, Fortaleza. Anais do I CHIP (Colóquio sobre Hipertexto): Letramentos na Web, 2008.

18.
JORGE, F. S. ; CARVALHO, T. L. . Gêneros digitais e ensino de línguas: tendências em pesquisas acadêmicas. In: Encontro Internacional Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Anais do Encontro Internacional Texto e Cultura, 2008.

19.
ARAÚJO JUNIOR, J.S. ; CARVALHO, T. L. . O professor e as práticas de linguagens na Internet. In: II Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2007, Fortaleza. II Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2007. v. Único.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, T. L.. Práctica docente y tecnologías de la información: interacción virtual en enseñanza de Español. In: IV Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2012, Parnaíba. Anais Fiped (2012), 2012. v. 1.

2.
CARVALHO, T. L.; FREITAS, M. J. ; SILVA, M. Z. . La tecnología digital en beneficio de la enseñanza-aprendizaje de español en CAMEAM/UERN. In: III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. p. 42-42.

3.
SILVA, I. P. P. ; SILVA, M. M. F. ; CARVALHO, T. L. . Uma reflexão crítica acerca do ensino de literatura nas aulas de E/LE. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. p. 630-639.

4.
CARVALHO, T. L.; SILVA, M. Z. ; FREITAS, M. J. . Formação de professores e novas tecnologias no contexto do curso de Letras/Espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. p. 107-108.

5.
PAIVA, E. C. ; CARVALHO, T. L. . Inserción de géneros de la media electrónica en libro didáctico de lengua española: el caso de la homepage. In: III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Mossoró: Edições UERN, 2012. p. 210-217.

6.
PAIVA, E. C. ; CARVALHO, T. L. . Inserción de géneros de la media electrónica en libro didáctico de lengua española: el caso de la homepage. In: III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. p. 38-38.

7.
CARVALHO, T. L.. Ensino de E/LE mediado por email: relato de experiencias na educação a distância e na presencial. In: II Colóquio Nacional Sobre Hipertexto - CHIP, 2010, Fortaleza. Colóquio Nacional Sobre Hipertexto, 2010.

8.
CARVALHO, T. L.. Relatos de experiencias en la enseñanza de español como lengua extranjera: el uso del género correo-e. In: I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CENELL), 2010.

9.
CARVALHO, T. L.. Ensino de espanhol: interação e escrita através do gênero digital email no núcleo de línguas estrangeiras da UECE. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2010, Teresina - PI. Programação e Resumos da XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2010.

10.
CARVALHO, T. L.. O e-mail como ampliador das possibilidades pedagógicas e facilitador da interação professor/aluno no ensino de espanhol. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET, 2009, Caxias do Sul. caderno de Resumos do V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Caxias do Sul: Educs, 2009.

11.
CARVALHO, T. L.. O gênero digital e-mail como facilitador do desenvolvimento da escrita e da interação no ensino de E/LE. In: VI Semana de Humanidades UFC/UECE, 2009, Fortaleza. Memória e devir: resumos, 2008.

12.
CARVALHO, T. L.. La enseñanza de español auxiliada por el género digital correo electrónico: Las colocaciones de estudiantes que han vivido esta experiencia. In: XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009, João Pessoa. Publicações: Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009.

13.
PONTES, Valdecy ; CARVALHO, T. L. . Enseñanza-aprendizaje de E/LE: Relato de una experiencia en la educación a distancia. In: XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009, João Pessoa. Publicações: Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009.

14.
CARVALHO, T. L.. O gênero digital e-mail como ferramenta de apoio no ensino de espanhol: uma experiência no Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto: Interfaces, 2009, Belo Horizonte. Livro de resumos: III Encontro Nacional sobre Hipertexto: Interfaces, 2009.

15.
CARVALHO, T. L.; SOUSA, J. P. F. . Processos de escrita na tela do computador: uma análise das práticas de jornalistas. In: VI Semana de Estudos Linguístico e Literários de Pau dos Ferros, 2008, Pau dos Ferros. Anais da VI SELLP: Tendências e abordagens em linguística, literatura e ensino, 2008.

16.
CARVALHO, T. L.. Professores de idiomas e o ensino mediado pelas práticas de linguagens na web. In: Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas, 2008, Fortaleza. I FLAEL: Programação e Caderno de resumos, 2008.

17.
JORGE, F. S. ; CARVALHO, T. L. . Gêneros digitais e ensino de línguas: tendências em pesquisas acadêmicas. In: Encontro Internacional Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Caderno de Resumos do Encontro Internacional Texto e Cultura, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, T. L.. Enseñanza de lengua extranjera a través del ordenador: Avanzo o retroceso?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, T. L.. Educación a distancia en el siglo XXI: Innovación en la enseñanza de lengua española?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, T. L.. Diez años de Universidade Aberta do Brasil: qué se necesita mejorar en la enseñanza y aprendizaje de la lengua española?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R. . EL ESCENARIO ACTUAL DE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE ELE EN BRASIL: DE LA EDUCACIÓN PRESENCIAL A LA SEMIPRESENCIAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARVALHO, T. L.. Formación de profesores de español en la Educación a Distancia: Experiencias vividas en la modalidad de enseñanza y aprendizaje virtual en Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, T. L.. Formación docente en Brasil a través de la EaD: el papel y la actuación del profesor de ELE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, T. L.. Las TIC en libro didáctico de PLE: Análisis de actividades didácticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARVALHO, T. L.. Internet y género digital: contribuciones pedagógicas para el desarrollo de la escritura en la formación de profesores de Español/LE en Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, T. L.. A interculturalidade no ensino/aprendizagem de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CARVALHO, T. L.. Práctica docente y tecnologías de la información: interacción virtual en enseñanza de Español. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO, T. L.. Internet e gênero digital: contribuições pedagógicas para o ensino de Espanhol/LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHO, T. L.. O uso do acento gráfico em espanhol: fixando conhecimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PAIVA, E. C. ; CARVALHO, T. L. . Enseñanza de lenguas y géneros digitales: propuesta de actividad didáctica en libro de Español/LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHO, T. L.; SILVA, M. Z. ; FREITAS, M. J. . Formação de professores e novas tecnologias no contexto do curso de Letras/Espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
IRINEU, L. M. ; PAIVA, R. S. C. ; CARVALHO, T. L. ; ABREU, K. F. ; PROCOPIO, E. S. . O texto na aula de espanhol como língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PONTES, A. L. ; CARVALHO, T. L. ; NASCIMENTO, V. R. . Novas tecnologias, texto e ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SILVA, I. P. P. ; SILVA, M. M. F. ; CARVALHO, T. L. . Reflexões sobre o uso do texto literário nas aulas de E/LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CARVALHO, T. L.. Novas tecnologias, internet e gênero digital no ensino-aprendizagem de língua estrangeira no curso de Letras/Espanhol da UERN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CARVALHO, T. L.. Nuevas tecnologías en la realidad de los alumnos de Letras-Español del CAMEM ? UERN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CARVALHO, T. L.; MOREIA, R.A. . Las potencialidades pedagógicas del correo electrónico en la enseñanza de E/LE: Relatos de experiencias en Fortaleza - Ceará - Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CARVALHO, T. L.. Ensino de E/LE mediado por email: relato de experiências na educação a distância e na presencial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CARVALHO, T. L.. Relatos de experiencias en la enseñanza de Español como Lengua Extranjera: el uso del género Correo-e. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CARVALHO, T. L.. Ensino de espanhol: interação e escrita através do gênero digital e-mail. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CARVALHO, T. L.. O gênero digital e-mail no ensino de espanhol/LE como facilitador da interação professor-aluno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CARVALHO, T. L.. O e-mail como ampliador das possibilidades pedagógicas e facilitador da interação professor/aluno no ensino de espanhol. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
PONTES, Valdecy ; CARVALHO, T. L. . Enseñanza-aprendizaje de E/LE: Relato de una experiencia en la educación a distancia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CARVALHO, T. L.; VIEIRA, I. L. . O gênero digital e-mail no ensino de espanhol: posicionamentos de alunos que vivenciaram essa experiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CARVALHO, T. L.. O gênero digital e-mail como facilitador do desenvolvimento da escrita e da interação no ensino de E/LE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CARVALHO, T. L.. O perfil do professor de espanhol diante das práticas de linguagens na web. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CARVALHO, T. L.; JORGE, F. S. . Gêneros digitais e ensino de línguas: tendências em pesquisas acadêmicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CARVALHO, T. L.. Professores de idiomas e o ensino mediado pelas práticas de linguagens na web. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CARVALHO, T. L.. Professores e o ensino de línguas mediado pela internet e os gêneros digitais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
JORGE, F. S. ; CARVALHO, T. L. . Análise de resumos de pesquisas envolvendo os Gêneros digitais e o ensino de línguas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CARVALHO, T. L.; SOUSA, J. P. F. . Processos de escrita na tela do computador: uma análise das práticas de jornalistas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CARVALHO, T. L.. Professores de idiomas e os usos dos gêneros digitais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
CARVALHO, T. L.; VIEIRA, I. L. . Ensino de Espanhol auxiliado pelo Gênero Digital e-mail. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CARVALHO, T. L.; ARAÚJO JUNIOR, J.S. . O professor e as práticas de linguagem na internet. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
CARVALHO, T. L.. La cultura a través de la prosa del Neoclasicismo, Romanticismo y Realismo español. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
CARVALHO, T. L.. Sainetes, poemas y canciones. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
CARVALHO, T. L.. Como usar o acento diferencial em espanhol. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
CARVALHO, T. L.. Língua espanhola no ensino fundamental II: relato de uma experiência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
CARVALHO, T. L.. A atualidade de dom Quixote em seus 400 anos: a questão do herói. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
IRINEU, L. M. ; CARVALHO, T. L. ; BARBOSA, E. R. . Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e Literatura (Vol. II). Mossoró: Edições UERN, 2016 (Apresentação de livro).

2.
IRINEU, L. M. ; CARVALHO, T. L. ; BARBOSA, E. R. . Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e Literatura (Vol. II). Mossoró: Edições UERN, 2016 (Projeto gráfico, editoração eletrônica e diagramação).

3.
ARAUJO, A. M. C. E. S. ; IRINEU, L. M. ; ABREU, K. F. ; SOUSA, J. P. F. ; CARVALHO, T. L. ; PONTES, Valdecy . Tradução e ensino de Línguas: desafios e perspectivas. Mossoró: Edições UERN, 2014 (Revisão).

4.
CARVALHO, T. L.; PONTES, Valdecy . Tradução e ensino de Línguas: desafios e perspectivas. Mossoró: Edições UERN, 2014 (Apresentação de livro).

5.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R. ; IRINEU, L. M. ; GIRAO, R. F. . Tradução e ensino de Línguas: desafios e perspectivas. Mossoró: Edições UERN, 2014 (Projeto gráfico, editoração eletrônica e diagramação).

6.
PEREIRA, C. C. ; BESSA, J. C. R. ; BEZERRA, L. M. D. ; QUEIROZ, M. E. ; SAMPAIO, M. L. P. ; COSTA, R. L. ; CARVALHO, T. L. ; SILVA, A. A. ; LIMA, E. P. . Produção e Ensino de Texto em Diferentes Perspectivas. Mossoró - RN: Edições UERN, 2014 (Comissão Científica).

7.
LIMA, E. P. ; CARVALHO, T. L. ; ALVES, M. L. ; COSTA, E. A. ; CARVALHO, J. L. Q. ; BALBINO, C. A. D. ; PEREIRA, C. C. ; COSTA, R. L. ; NASCIMENTO, I. A. A. . Produção e Ensino de Texto em Diferentes Perspectivas. Mossoró: Edições UERN, 2014 (Revisão).

8.
IRINEU, L. M. ; SOUSA, J. P. F. ; ABREU, K. F. ; CARVALHO, T. L. ; BARBOSA, E. R. . Espanhol na Universidade: pesquisas em língua e em literatura. Mossoró: Edições UERN, 2013 (Revisão).

9.
CARVALHO, T. L.. Gêneros digitais em livro de Português/LE: análise de propostas de atividades didáticas 2013 (Artigo (TCC de Especialização em Linguística)).

10.
CARVALHO, T. L.. Revista Eletrônica do GEPPELE (Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola) 2013 (Parecerista ad hoc de periódico científico).

11.
CARVALHO, T. L.. Revista HOLOS (Revista de Divulgação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) 2013 (Parecerista ad hoc de periódico científico).

12.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R. . Espanhol na Universidade: pesquisas em língua e em literatura. Mossoró: Edições UERN, 2013 (Projeto gráfico, editoração eletrônica e diagramação).

13.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R. ; IRINEU, L. M. . Espanhol na Universidade: pesquisas em língua e em literatura. Mossoró: Edições UERN, 2013 (Apresentação de livro).

14.
CARVALHO, T. L.. Espanhol e ensino: relatos de pesquisas. Mossoró: Edições UERN, 2012 (Apresentação de livro).

15.
CARVALHO, T. L.. Espanhol e ensino: relatos de pesquisas. Mossoró - RN: Edições UERN, 2012 (Apresentação de livro).

16.
CARVALHO, T. L.. O gênero digital e-mail no desenvolvimento da escrita e da interação professor-aluno: uma experiência de ensino de espanhol como língua estrangeira 2010 (Dissertação).

17.
ARAUJO, J. C. ; LOBO-SOUSA, A. C. ; LIMA-NETO, V. ; LIMA, J. P. E. ; LIMA, S. C. ; NOBRE, K. ; OLIVEIRA, V. ; COSTA, R. R. ; RODRIGUES, M. C. S. ; MENEZES, R. ; CARVALHO, T. L. ; VIANA, E. O. . Linguística de Texto 2009 (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Letras UFC Virtual).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOREIRA, G. L. ; CARVALHO, T. L. ; BARBOSA, E. R. . El escenario actual de la enseñanza de ELE en Brasil: de la idealización a la realidad. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
IRINEU, L. M. ; CARVALHO, T. L. ; BARBOSA, E. R. . Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e Literatura (Vol. II). 2016. (Editoração/Livro).

2.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R. . Tradução e ensino de Línguas: desafios e perspectivas. 2014. (Editoração/Livro).

3.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R. . Espanhol na Universidade: pesquisas em língua e em literatura. 2013. (Editoração/Livro).

4.
CARVALHO, T. L.; FREITAS, M. J. ; SILVA, M. Z. ; SILVA, M. J. F. . Internet e gênero digital no ensino de Espanhol/LE do curso de Letras da UERN. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
CARVALHO, T. L.. Tradução e ensino de Línguas: desafios e perspectivas. 2013. (Projeto gráfico, editoração eletrônica e diagramação).

6.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R. . Espanhol na Universidade: pesquisas em língua e em literatura. 2013. (Projeto gráfico, editoração eletrônica e diagramação).

7.
CARVALHO, T. L.. O uso do acento gráfico em espanhol: fixando conhecimentos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CARVALHO, T. L.. Internet y género digital en la enseñanza de Español/LE en Brasil. 2012. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Eunúbia Figueiredo de Sousa. Monografia: Estudo de caso sobre o processo tradutório do espanhol para o português: o uso do Google Tradutor como ferramenta na elaboração da tradução. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Formação de Tradutores) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Wanda Maria da Silva. El uso de internet por parte de profesores de español de las escuelas públicas de Mossoró ? RN: Reflexiones y análisis. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de LE) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
ARAUJO, A. D.; ARAGAO, C. O.; CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Fabrício Paiva Mota. Gêneros do discurso e multimodalidade em blogs educacionais de língua espanhola.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística Aplicada) - Faculdade 7 de Setembro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Pedro Cesário de Oliveira.Elaboração de Material didático para aula de língua estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Ilázaro Figueiredo Nazário.Análise de proposta de leitura presente no livro Sítesis, volume 1. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Antonia Alcimar de Lima Pitanga.Artigo: Língua espanhola e os documentos oficiais que regem o ensino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Ana Paula Nunes Câmara.Artigo: Gêneros e tipos textuais nas aulas de espanhol no Ensino Médio em Antônio Martins / RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Glicério de Oliveira Neto.A internet como recurso didático para o ensino de língua espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Ricardo Ferreira Fontes.Monografia: Análise das características da personagem Tita da obra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Cintia Emanuella da Silva Medeiros.Monografia: Ações de linguagem no mundo virtual: uma impressão digital de usuários no Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Jenúria Maria Marques da Silva.Monografia: Espanhol e material didático: Análise de atividades de leitura no livro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Augusto Cesar de Castro Carlos.A Guerra Civil Espanhola através da visão de Pablo Picasso em "Guernica": uma análise semiótica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de Luiz Oliveira Neto.Artigo: Metodologias utilizadas no ensino de língua espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Maria das Graças de Oliveira Pereira.Uma visão analítica do gênero blog e perspectivas para o trabalho em língua espanhola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Vera Lúcia Ferreira Simão.A prática de Leitura em língua espanhola a partir do gênero textual rótulo de embalagem: um estudo com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Maria Marlinda de Almenida.Literatura hispano-americana: representações das imagens no contexto mágico do livro Aura do escritor mexicano Carlos Fuentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Mikaeli Ciristina Macêdo Costa.O que a língua espanhola significa para nós? Um estudo sobre representações sociais como os alunos do 1º período do curso de Letra/Espanhol do CAMEAM-UERN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Ana Nery de Oliveira.Receptividade da Língua Espanhola por alunos de Ensino Médio do município de Pau dos Ferros - RN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Cristiana Rodrigues Martins.A interferência da língua materna no processo de aprendizagem de língua espanhola por alunos do 3º ano do Ensino Médio de Pau dos Ferros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Francisco Fernandes.Discutindo os processos inclusivos sob os paradigmas da educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de José Oriovaldo Pessoa Leite.O ensino comunicativo em aulas de língua espanhola numa escola pública de Pau dos Ferros - RN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

19.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Márcia Lidiane Gomes Soares.A prática do estágio supervisionado como ferramenta para a formação docente do professor de espanhol como língua estrangeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

20.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Maria Renata dos Santos Pinheiro.Os métodos de ensino e a prática em espanhol / língua estrangeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

21.
CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Nildaécio Bento de Souza.Uma breve reflexão sobre o uso das vibrantes no português e no espanhol. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

22.
OLIVEIRA, M. N.; CARVALHO, T. L.. Participação em banca de monografia de Júlio César Soares.A cultura da Avaliação no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
IRINEU, L. M.; CARVALHO, T. L.; SILVA JUNIOR, P. A.; ARAUJO, W. M.. Banca professor substituto do Curso de Letras (Língua Espanhola). 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
BARBOSA, E. R.; IRINEU, L. M.; CARVALHO, T. L.; SILVA, M. J. F.. Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos no Curso de Graduação em Letras. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R.; SILVA, M. J. F.. Banca de seleção para ampliação de vagas do curso de especialização em Língua Espanhola. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R.; SILVA, M. J. F.. Banca para seleção do curso de especialização em Língua Espanhola. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
PONTES, D. T. S.; OLIVEIRA, M. N.; CARVALHO, T. L.; CARNEIRO, L. S.. Programa Institucional de Monitoria na disciplina Produção Textual. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
OLIVEIRA, M. N.; PONTES, D. T. S.; CARVALHO, T. L.; CARNEIRO, L. S.. Programa Institucional de Monitoria na disciplina Metodologia I. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
BARBOSA, E. R.; CARVALHO, T. L.; IRINEU, L. M.. Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos no Curso de Graduação em Letras. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R.; IRINEU, L. M.; SILVA, M. J. F.. Banca de elaboração, aplicação e avaliação de prova de proficiência em Língua Espanhola.. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
BARBOSA, E. R.; IRINEU, L. M.; CARVALHO, T. L.; SILVA, M. J. F.. Banca para seleção para professores supervisores bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UERN.. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
IRINEU, L. M.; CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R.. Programa Institucional de Monitoria na disciplina Fonética e Fonologia do Espanhol I. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
IRINEU, L. M.; CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R.. Programa Institucional de Monitoria na disciplina Língua Espanhola IV. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
IRINEU, L. M.; CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R.. Programa Institucional de Monitoria na disciplina Produção de Texto II (Espanhol).. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
FONSECA, C. M. V.; MENDES, W. V.; COSTA, W. P. A.; CARVALHO, T. L.. Especialização em Linguística Aplicada. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
IRINEU, L. M.; BARBOSA, E. R.; CARVALHO, T. L.. Banca de elaboração, aplicação e avaliação de prova de proficiência em Língua Espanhola. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
CARVALHO, T. L.; IRINEU, L. M.; BARBOSA, E. R.. Programa Institucional de Monitoria na disciplina Língua Espanhola II. 2011.

15.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R.; IRINEU, L. M.. Programa Institucional de Monitoria na disciplina Leitura e Produção de Textos II. 2011.

16.
CARVALHO, T. L.; IRINEU, L. M.; BARBOSA, E. R.. Banca de elaboração, aplicação e avaliação de prova de proficiência em Língua Espanhola. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
BARBOSA, E. R.; CARVALHO, T. L.; CARVALHO, D. M. P.; IRINEU, L. M.. Programa Institucional de Monitoria na disciplina de Língua Espanhola I. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
34ª Congreso Internacional Asociación Española de Lingüística Aplicada (AESLA). Enseñanza de lengua extranjera a través del ordenador: Avanzo o retroceso?. 2016. (Congresso).

2.
IV Congreso Internacional del Español: innovación, tecnología y comunicación en español. Educación a distancia en el siglo XXI: Innovación en la enseñanza de lengua española?. 2016. (Congresso).

3.
XVI Congreso Internacional de Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura. Formación docente en Brasil a través de la EaD: el papel y la actuación del profesor de ELE. 2015. (Congresso).

4.
XXX Congreso Internacional de la Asociación de Jóvenes Lingüistas. Formación de profesores de español en la Educación a Distancia: Experiencias vividas en la modalidad de enseñanza y aprendizaje virtual en Brasil. 2015. (Congresso).

5.
XXXI Congreso Internacional de la Asociación de Jóvenes Lingüistas. Las TIC en libro didáctico de PLE: Análisis de actividades didácticas. 2014. (Congresso).

6.
II Congreso Internacional de Professores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR y II Encuentro Internacional de Asociaciones de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. Internet y género digital: contribuciones pedagógicas para el desarrollo de la escritura en la formación de profesores de Español/LE en Brasil. 2013. (Congresso).

7.
II ENACLI - Encontro Acadêmico Cultural de Línguas.Dinamizando la clase de español a través de la música. 2013. (Encontro).

8.
Semana Universitária do Núcleo Avançado Superior de Umarizal (UERN).A interculturalidade no ensino/aprendizagem de línguas. 2013. (Outra).

9.
VII SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Ensino de Línguas Estrangeiras no RN: discurso docente, gêneros textuais e análise de materiais didáticos. 2013. (Simpósio).

10.
2º Colóquio sobre Hipertexto.Ensino de E/LE mediado por email: relato de experiências na educação a distância e na presencial. 2010. (Outra).

11.
I Colóquio Nacional de Estudos linguísticos e Literários de Pau dos Ferros.Relatos de experiencias en la enseñanza de Español como Lengua Extranjera: el uso del género correo-e. 2010. (Outra).

12.
III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera. Las potencialidades pedagógicas del correo electrónico en la enseñanza de E/LE: Relatos de experiencias en Fortaleza - Ceará - Brasil. 2010. (Congresso).

13.
V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET.O e-mail como ampliador das possibilidades pedagógicas e facilitador da interação professor/aluno no ensino de espanhol. 2009. (Simpósio).

14.
2º Simpósio: Hipertexto e tecnologias na educação.Professores de idiomas e os usos dos gêneros digitais. 2008. (Simpósio).

15.
Encontro Internacional Texto e Cultura.Gêneros digitais e ensino de línguas: tendências em pesquisas acadêmicas. 2008. (Encontro).

16.
Gêneros acadêmicos: regularidades e restrições. 2008. (Seminário).

17.
I Colóquio sobre Hipertexto.O perfil do professor de espanhol diante das práticas de linguagens na Web. 2008. (Outra).

18.
Teoria da interlíngua. 2008. (Seminário).

19.
VI SELLP - Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros.Processos de escrita na tela do computador: uma análise das práticas de jornalistas. 2008. (Outra).

20.
50º Congresso da UNE. 2007. (Congresso).

21.
II Encontro Nacional sobre Hipertexto.O professor e as práticas de Linguagens na Internet. 2007. (Encontro).

22.
Seminario de formación de profesores de español como lengua extranjera en Brasil. 2007. (Seminário).

23.
Aspectos sobre la historia del español moderno. 2006. (Seminário).

24.
IV Semana de Letras - UFC.Oficina: Como usar o acento diferencial em espanhol. 2006. (Outra).

25.
IV Semana de Letras - UFC.Língua Espanhola no Ensino Fundamental II: relato de uma experiência. 2006. (Outra).

26.
Semana Lingüística de Letras Estrangeiras ?Língua e Cultura: imagens do prazer? - UFC.La cultura a través de la prosa del Neoclasicismo, Romanticismo y Realismo español. 2006. (Outra).

27.
VIII Encontro Regional dos Estudantes de Letras. Sainetes, poemas y canciones. 2006. (Congresso).

28.
VII Jornadas Didácticas de SGEL para profesores de ELE en Brasil. 2006. (Outra).

29.
VI Semana de Letras - UFC. 2006. (Encontro).

30.
II Semana de Humanidades. 2005. (Encontro).

31.
XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. A atulidade de Don Quixote em seus 400 anos: a questão do herói. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, T. L.. II Simpósio Nacional de Texto e Ensino - SINATE (Comissão Científica). 2012. (Congresso).

2.
CARVALHO, T. L.. II Simpósio Nacional de Texto e Ensino - SINATE (Coordenação do GT: Novas Tecnologias, Texto e Ensino.). 2012. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, M. N. ; CARVALHO, T. L. . I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos Literários - I CNELL (Comissão de Informática). 2010. (Outro).

4.
LIMA, E. P. ; CARVALHO, T. L. . I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - I CNELL (Comissão de Divulgação). 2010. (Outro).

5.
CARVALHO, T. L.. II Encontro Nacional sobre o Hipertexto. 2007. (Congresso).

6.
CARVALHO, T. L.. I Muestra de Arte y Cultura Hispánica. 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria das Dores de Almeida Freire. Artigo: Oralidade em Língua Espanhola no Ensino Médio: Uma prática possível?. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

2.
Maria Lígia de Amorim. Artigo: As variações linguísticas trabalhadas no livro didático de espanhol: Síntesis.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

3.
Lucimar Xavier de Mesquita. Artigo: A inclusão da língua espanhola no Ensino Médio na cidade de Antônio Martins-RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

4.
Maria Valdeneide da Silva. Artigo: O uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem de Língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

5.
Maria Janicleide de Freitas. Monografia: O uso de dicionário por professores de espanhol do CAMEAM/UERN: um diagnóstico e uma prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

6.
Maria Veridiana Alfredo. Monografia: O tratamento da variação linguística em livro didático de Língua Espanhola aprovado pelo PNLD. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

7.
Vitânia de Oliveira Silva. Monografia: O Tratamento metodológico dado ao tema redes sociais em um dos livros didáticos de ELE da coleção Enlaces aprovada pelo PNLD 2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

8.
Maria Eurenice Paiva Sampaio. Monografia: Uma análise comparativa das metodologias usadas por professores formados e não formados em Licenciatura de Língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

9.
Maria Zildarlene da Silva. Monografia: Livro de espanhol e letramento digital: análise de atividades didáticas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

10.
Ismênia Paula Pereira da Silva. Monografia: A contação de história como ferramenta lúdica para motivar a prática oral de alunos de língua espanhola no Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

11.
Kelly Cristina Magalhães Gomes. Monografia: As funções morfossintáticas do ?se? no espanhol contemporâneo da imprensa espanhola: descrição e análise linguística. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

12.
Mikelly Meireles de Fontes Silva. Monografia: O gênero digital facebook: uma ferramenta didático-pedagógica para a aprendizagem da língua espanhola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

13.
Jenicleide Soares da Silva. Monografia: Análise de atividades de produção textual em livro didático de língua portuguesa sob a perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

14.
Antonia Aparecida Martins de Freitas. Monografia: Análise de gêneros publicitários em livro didático de Língua Espanhola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

15.
Érica Campos Paiva. Monografia: Análise de gêneros digitais em livro didático de espanhol como língua estrangeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

16.
Francisco Ozival da Silva. Monografia: Análise do uso de materiais autênticos nas aulas de E/LE em escolas públicas do ensino médio no município de Pau dos Ferros/RN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

17.
Maria Silvaneide Leite Gomes. Monografia: Transferência da LM no processo de aprendizagem de E/LE: analisando dificuldades de alunos de Letras/Espanhol no uso do léxico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

Orientações de outra natureza
1.
Ozana Maria Alves. Programa Institucional de Monitoria - PIM em Língua Espanhola III. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

2.
Francisca Bruna de Oliveira Peixoto e Francisca Mariana Neta. Tutoria no Curso de Fundamentos da Língua Espanhola. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

3.
Ana Paula Ferreira da Silva. Programa Institucional de Monitoria - PIM em Língua Espanhola I. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

4.
Abilene Paiva da Costa Lima. Programa Institucional de Monitoria - PIM em Língua Espanhola II. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

5.
Kelly C. Magalhães Gomes e Ismênia Paula P. da Silva. Tutoria no curso de extensão Língua Espanhola II - NELL (Núcleo de Ensino de Língua e Literatura). 2011. Orientação de outra natureza. (Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

6.
Maria Marlinda de Almeida. Tutoria no curso de extensão Proficiência em Língua Espanhola - NELL (Núcleo de Ensino de Língua e Literatura). 2011. Orientação de outra natureza. (Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

7.
Jackson Michel da C. Silva e Augusto Cesar de Castro Carlos. Tutoria no curso de extensão Fundamentos da Língua Espanhola - NELL (Núcleo de Ensino de Língua e Literatura). 2011. Orientação de outra natureza. (Letras: Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.

8.
Thais de Holanda Rosendo. Tutoria no curso de extensão Fundamentos da Língua Espanhola - NELL (Núcleo de Ensino de Língua e Literatura). 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Tatiana Lourenço de Carvalho.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CARVALHO, T. L.; BARBOSA, E. R. (Org.) ; IRINEU, L. M. (Org.) . Espanhol na Universidade: Pesquisas em Língua e em Literatura. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2013. v. 1. 169p .

1.
PAIVA, E. C. ; CARVALHO, T. L. . Gêneros digitais em livro didático de Espanhol: LE: análise de proposta de atividade envolvendo o endereço eletrônico. In: Tatiana Lourenço de Carvalho. (Org.). Espanhol e ensino: relatos de pesquisas. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. , p. 69-77.


Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, T. L.. Internet y género digital: contribuciones pedagógicas para el desarrollo de la escritura en la formación de profesores de Español/LE en Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 18:12:20