Ernani Terra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6898985526730299
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Possui doutorado em Língua Portuguesa pela PUC-SP (Conceito Capes: 5). Desenvolveu pesquisa em nível de pós-doutorado sob a supervisão da Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros sobre análise do discurso da interdição com fundamento teórico na Semiótica de linha francesa. Bacharel em Direito, com especialização em Direito Civl e Processo e Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisas Semióticas da Universidade de São Paulo (GES-USP). Parecerista ad hoc da Revista Entretextos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Revista Acta Semiótica et Linguística do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Revista Todas as Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Tem larga experiência no ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Textos, lecionando as disciplinas Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Práticas de Leitura e Escrita, Metodologia do Trabalho Científico, atuando no Ensino Fundamental, Médio e Superior. É autor de livros e capítulos de livros nas áreas de leitura literária, linguística, língua portuguesa, literatura e produção de textos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ernani Terra
Nome em citações bibliográficas
TERRA, E.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Leituras de professores: uma teoria da prática, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Anna Maria Marques Cintra.
1980 - 1984
Graduação em Direito.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2018 - 2018
Enunciação e argumentação em Semiótica. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), FFLCH-USP, Brasil.
2017 - 2017
Os estudos do estilo no campo da Retórica e da Estilística. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2017 - 2017
Os estudos do estilo no campo da Filosofia da linguagem. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2017 - 2017
Os estudos do estilo no campo da Linguística. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2017 - 2017
Os estudos do estilo no campo das Teorias do Discurso. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2015 - 2015
A erótica literária brasileira. (Carga horária: 9h).
Centro de Pesquisa e Formação - Sesc-SP, CPF-SESC, Brasil.
2014 - 2014
Semiótica e risco: sentido na interação. (Carga horária: 18h).
Centro de Pesquisa e Formação, CPF - SESC(SP), Brasil.
2013 - 2013
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Conhecimento, saber e ciência. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Leitura e escrita: ideias circulantes e sua significação para o ensino do p. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações
Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa. Linha de pesquisa: Leitura, escrita e ensino de língua portuguesa

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do curso de especialização lato sensu em Língua Portuguesa.


Editora Scipione Ltda., SCIPIONE, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Autônomo


Editora Saraiva - Fortaleza, SARAIVA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Autônomo


Faculdade das Américas, FAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Grupo Educacional Equipe Ltda., EQUIPE, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1976
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor


Sociedade Civil Palmares Ltda., PALMARES, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1986
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Sociedade Educacional Magister - Colégio Oswald de Andrade, OA, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor


Univer Empreendimentos Educacionais S/C Ltda. Curso Universitário, UNIVERSITÁRIO, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor


Curso Cidade de Santos S/C Ltda. Curso Anglo, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor



Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Entretextos (UEL)
2016 - Atual
Periódico: Acta Semiótica et Linguística
2018 - Atual
Periódico: Revista todas as letras (MACKENZIE. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica discursiva.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria Literária.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TERRA, E.2018TERRA, E.. Leitura do texto literário. REVISTA METALINGUAGENS, v. 5, p. 13-25, 2018.

2.
TERRA, E.2018TERRA, E.. Texto e construção de sentido: uma proposta metodológica. Afluente: revista de letras e linguística, v. 3, p. 188-203, 2018.

3.
TERRA, E.2017TERRA, E.. Construção de sentido de texto literário: uma análise semiótica. ENTRETEXTOS (UEL), v. 16, p. 199-220, 2017.

4.
TERRA, E.2017TERRA, E.; PACHECO, J. . Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v. 19, p. 260-273, 2017.

5.
TERRA, E.2017TERRA, E.. O acontecimento e o mal em O barril de amontillado, de Edgar Allan Poe. Acta Semiótica et Lingvistica, v. 21, p. 2-13, 2017.

6.
TERRA, E.2012TERRA, E.. A significação como tema na literatura. ENTRETEXTOS (UEL), v. 12, p. 7-23, 2012.

7.
TERRA, E.2008TERRA, E.. Textualidade em Livros de Auto-ajuda. TODAS AS LETRAS (SÃO PAULO. IMPRESSO), v. 10, p. 121-129, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TERRA, E.. Da leitura literária à produção de textos. 1. ed. São Paulo: ERNANI, 2018. v. 1. 160p .

2.
TERRA, E.. Linguagem, língua e fala. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. v. 1. 140p .

3.
TERRA, E.; PACHECO, J. . O conto na sala de aula. 1. ed. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. v. 1. 460p .

4.
TERRA, E.. Curso Prático de Gramática. 7. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2017. v. 1. 522p .

5.
TERRA, E.. A produção literária e a formação de leitores em tempos de tecnologia digital. 1. ed. Curitiba: Editora InterSaberes, 2015. v. 1. 295p .

6.
TERRA, E.. Leitura do texto literário. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014. v. 1. 190p .

7.
TERRA, E.. Dicionário da Língua Portuguesa. 2a.. ed. São Paulo: Rideel, 2014. v. 01. 1094p .

8.
TERRA, E.; CAVALLETE, F. ; GONCALVES, M. S. . Projeto Radix Português. 3. ed. São Paulo: Editora Scipione S.A., 2013. v. 04.

9.
TERRA, E.. Dicionário da língua portuguesa Ernani Terra. 1a.. ed. Blumenau: Bicho esperto, 2012. v. 1. 1152p .

10.
TERRA, E.. Curso Prático de Gramática. 6a.. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2011. v. 1. 504p .

11.
TERRA, E.. Minigramática. 11. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2011. v. 1. 560p .

12.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Guias práticos: Ortografia. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009. v. 1. 144p .

13.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Guias Práticos: Verbos. 6. ed. São Paulo: Scipione, 2009. v. 1. 159p .

14.
TERRA, E.; CAVALLETE, F. T. . Projeto Radix: Português. 2ª. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2009. v. 4. 984p .

15.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Gramática de Hoje. 8ª. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2008. v. 01. 384p .

16.
TERRA, E.. De acordo com o Acordo. Curitiba: Editora Ibpex, 2008. v. 1. 100p .

17.
TERRA, E.. Linguagem, língua e fala. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2008. v. 1. 112p .

18.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Práticas de linguagem - Leitura & Produção de Textos. São Paulo: Editora Scipione, 2008. v. 1. 448p .

19.
TERRA, E.. Curso Prático de Gramática. 5. ed. São Paulo: Editora Scipione Ltda., 2007. v. 1. 464p .

20.
TERRA, E.; CAVALLETE, F. T. . Português Paratodos. 2. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2007. v. 4. 871p .

21.
TERRA, E.. Minigramática. 10. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2007. v. 1. 528p .

22.
TERRA, E.; CAVALLETE, F. T. . Projeto Radix Gramática. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2007. v. 4. 904p .

23.
TERRA, E.; CAVALLETE, F. T. . Projeto Radix Português. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2006. v. 4. 892p .

24.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Português de olho no mundo do trabalho. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2004. v. 1. 568p .

25.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Gramática de hoje. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2004. v. 1. 319p .

26.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Práticas de linguagem Leitura e produção de textos (Ensino Médio). 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2004. v. 1. 447p .

27.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Português Língua, literatura e produção de textos. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2004. v. 3. 982p .

28.
TERRA, E.; NICOLA, J. ; MENON, L. . 1001 estrangeirismos de uso corrente em nosso cotidiano. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2003. v. 1. 286p .

29.
TERRA, E.; NICOLA, J. ; CAVALLETE, F. T. . Português para o ensino médio. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2002. v. 1. 606p .

30.
TERRA, E.; NICOLA, J. . 1001 dúvidas de português. 11. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2000. v. 1. 288p .

31.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Práticas de linguagem Leitura & Produção de textos (5ª/8ª séries). 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2000. v. 4. 554p .

32.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Redação para o 2º grau. São Paulo: Scipione, 1999. v. 1. 263p .

33.
TERRA, E.. Linguagem, língua e fala. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 1997. v. 1. 86p .

34.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Verbos Guia prático de emprego e conjugação. 5. ed. São Paulo: Editora Scipione, 1997. v. 1. 151p .

35.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Gramática, Literatura e Redação para o 2º grau. São Paulo: Scipione, 1997. v. 1. 437p .

36.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Guia prático de ortografia. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 1996. v. 1. 175p .

37.
TERRA, E.; NICOLA, J. . Gramática & Literatura para o segundo grau: curso completo. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 1996. v. 1. 464p .

Capítulos de livros publicados
1.
TERRA, E.. Leitura literária: uma abordagem sintático-semântica. In: Mayra Pinto. (Org.). Literatura e ensino: contribuições para a formação do professor de ensino básico. 1ed.São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017, v. 1, p. 67-85.

2.
TERRA, E.. Leitura literária e conhecimento linguístico: caminhos que se entrecruzam. In: Jarbas Vargas Nascimento; Michelini Tomazi; Paulo Sodré. (Org.). Língua, Literatura e ensino. 1ed.São Paulo: Blucher, 2015, v. , p. 37-48.

3.
TERRA, E.. O discurso da descortesia na obra Crônica da casa assassinada. In: Guaraciaba Micheletti; Magalí E. Sparano. (Org.). Cortesia e estratégias estilístico-discursivas. 1ed.São Paulo: Terracoita Editora, 2014, v. , p. 14-32.

4.
TERRA, E.. Subjetividade em textos jornalísticos. In: Anna Maria Marques Cintra; Lílian Ghiuro Passarelli. (Org.). A pesquisa e o ensino em língua portuguesa sob diferentes olhares. 1a.ed.São Paulo: Blucher, 2012, v. , p. 155-164.

5.
TERRA, E.. Leitura e sentido em um poema de Fernando Pessoa. In: Vanda Maria Elias. (Org.). Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. 1ed.São Paulo: Contexto, 2011, v. , p. 237-244.

6.
TERRA, E.. Ensino de leitura com base em textos pertencentes ao repertório particular de leituras do professor. In: Cyana Leahy-Dios. (Org.). Docência da língua portuguesa: experiências contemporâneas. Niterói: C.L. Edições, 2008, v. , p. 53-66.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TERRA, E.; PACHECO, J. . Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica. In: Colóquio Internacional Greimas: Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas, 2017, São Paulo. Anais do Colóquio Internacional Greimas, 2017. v. 1. p. 186-207.

Apresentações de Trabalho
1.
TERRA, E.. O conto na sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TERRA, E.. A teoria dos atos de fala. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TERRA, E.; PACHECO, J. . Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TERRA, E.. Espaço e interdição em Crônica da Casa Assassinada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TERRA, E.; PACHECO, J. . Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
TERRA, E.. Culpa e pecado em Crônica da casa assassinada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TERRA, E.. Benveniste: o homem na língua. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
TERRA, E.. Leitura Literária na Escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TERRA, E.. O discurso da descortesia na obra Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TERRA, E.. O texto: leitura e sentido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
TERRA, E.. O dizer e o fazer em escrituras públicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TERRA, E.. O discurso da interdição em Crônica da casa assassinada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TERRA, E.. Leitura: uma teoria da prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
TERRA, E.. A construção do sentido em um poema de Fernando Pessoa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TERRA, E.. Práticas de leitura de professores e desescolarização da leitura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TERRA, E.. Leituras de professores: uma teoria da prática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
TERRA, E.. Textualidade em livros de auto-ajuda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
TERRA, E.. Ensino de leitura com base em textos pertencentes ao repertório particular de leituras do professor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
TERRA, E.. A importância da linguagem no mundo profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
TERRA, E.. A reforma ortográfica de 2009. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
TERRA, E.. Leitura: da mediação do professor à apropriação da informação pelo leitor aluno. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
TERRA, E.. A língua portuguesa, a literatura e o material didático em sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
TERRA, E.. Leitura de texto, leitura de mundo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
TERRA, E.. Entrevista com Ernani Terra. São Paulo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2015 (Entrevista).

2.
TERRA, E.; PACHECO, J. . Apresentação. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
TERRA, E.; DANTAS, J. . Apresentação. Petrópolis, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, S. L.; ELIAS, V. M. S.; TERRA, E.; RAMOS, P. E.. Participação em banca de Murilo Domingues Gouveia. Aprendizado de línguas na era digital: CALL e questões de integração. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
NASCIMENTO, J. V.; TERRA, E.; DIAS, A. R.. Participação em banca de Anderson Ferreira. O discurso de formação de professores: tensões e valores na produção de sentido. 2014. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CINTRA, A. M. M.; TERRA, E.; ELIAS, V. M. S.. Participação em banca de Tamara de Oliveira. Competência metagenérica e o ensino de português para fins específicos. 2013. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
NASCIMENTO, J. V.; TERRA, E.; BASTOS, N.. Participação em banca de Joãoi Paulo Barbosa de Figueiredo. O gênero do discurso carta como ferramenta didático-pedagógica para o ensino de língua portuguesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
CINTRA, A. M. M.; TERRA, E.; PALMA, D. V.; SIQUEIRA, J. H.; CANO, M. R. O.. Participação em banca de Flavia Micheletto Xavier. A relação entre informação recebida pela leitura e a produção textual de alunos do nono ano de uma escola particular de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CINTRA, A. M. M.; TERRA, E.; PALMA, D. V.. Participação em banca de Flávia Micheletto. A relação entre informação recebida pela leitura e produção textual. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, S. L.; ELIAS, V. M. S.; TERRA, E.. Participação em banca de Murilo Domingues Gouveia. Aprendizado de línguas na era digital: CALL e questões de integração. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
TERRA, E.; SILVA, S. L.; MINUSSI, R. D.. Participação em banca de Alciene Carvalho Silva. Os gêneros artigo de opinião e notícia no livro didático de língua portuguesa e suas possíveis contribuições na produção textual no processo de ensino e aprendizagem de língua materna. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
TERRA, E.; NASCIMENTO, J. V.; DIAS, A. R.. Participação em banca de Anderson Ferreira. O discurso de formação de professores, tensões e valores na produção de sentido. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
NASCIMENTO, J. V.; TERRA, E.; BASTOS, N.. Participação em banca de José Paulo Barbosa de Figueiredo. O gênero do discurso carta como ferramenta didático-pedagógica para o ensino de leitura e escrita em Língua Portuguesa. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CINTRA, A. M. M.; TERRA, E.; NASCIMENTO, J. V.. Participação em banca de Micheline Tacia B. Padovani. Mia Couto: vozes entrelaçadas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
TERRA, E.; FERREIRA, L. A.; SIQUEIRA, J. H.. Participação em banca de Tamara Oliveira. A noção de competetência metagenérica aliada ao ensino de português para fins específicos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEDCITEC2018.O conto na sala de aula. 2018. (Outra).

2.
Semana de Letras.A teoria dos atos de fala. 2018. (Outra).

3.
Colóquio Internacional Greimas: Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas. Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica. 2017. (Congresso).

4.
Estilo, estilos. 2017. (Outra).

5.
Greimas aujourd'hui: l'avenir de la structure. 2017. (Congresso).

6.
IV Encontro do Grupo de Pesquisas "Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens"".A enunciação em Devaneio e embriaguez de uma rapariga, de Clarice Lispector. 2017. (Encontro).

7.
Retórica e Argumentação. 2017. (Outra).

8.
SEDCITEC 2017.Leitura do texto literário. 2017. (Outra).

9.
Travessias: V Congresso Internacional da Abes. Espaço e interdição em Crônica da Casa Assassinada. 2017. (Congresso).

10.
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.O português europeu em um conto de Clarice Lispector. 2017. (Simpósio).

11.
XVI Minienapol de Semiótica.A enunciação em Devaneio e embriaguez de uma rapariga, de Clarice Lispector. 2017. (Simpósio).

12.
III Encontro de Estudos Lingúisticos.Enunciação, texto e sentido. 2016. (Encontro).

13.
XV MiniEnapol de Semiótica.Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica. 2016. (Simpósio).

14.
II Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede. CVulpa e pecado em Crônica da casa assassinada. 2015. (Congresso).

15.
O durável: ética e aspectualidade. Do mercado de indulgências ao do CO2. 2015. (Outra).

16.
Práticas Semióticas. 2015. (Outra).

17.
Semiótica e tensividade: corpo e sentido. 2015. (Outra).

18.
Sobreviver à sobrevivência: semiótica e pós memória. 2015. (Outra).

19.
Benveniste: o homem na língua.Benveniste: o homem na lngua. 2014. (Encontro).

20.
II Colóquio Interdisciplinar de Letras e Pedaggogia.Leitura literária na escola. 2014. (Encontro).

21.
II Congresso Internacional Interdisciplinar (Des)Cortesia: expressão de cultura(s)?. O discurso da descortesia em Crônica da Casa Assassinada. 2014. (Congresso).

22.
Minicursos Unifesp.O texto: leitura e sentido. 2014. (Oficina).

23.
XVIII Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackezie.O discurso da interdição em Crônica da Casa Assassinada. 2014. (Outra).

24.
XX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 2014. (Encontro).

25.
19. Inpla 5. SIL.O dizer e o fazer em escrituras públicas. 2013. (Simpósio).

26.
Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede. Práticas de leituras de professores em seu tempo livre. 2012. (Congresso).

27.
XII Seletras do Curso de Letras do Centro Universitário de Itajubá.Leitura: uma teoria da prática. 2012. (Encontro).

28.
V Colóquio de Estudos sobre Leitura, Escrita e Ensino em Língua Portuguesa.A construção de sentido num poema de Fernando Pessoa. 2010. (Outra).

29.
2. Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Tecnológica.Linguagem, língua e variação linguística. 2009. (Oficina).

30.
2º Congresso Brasileiro de Língua na Formação Tecnológica.Linguagem língua e variação linguística. 2009. (Oficina).

31.
II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Leituras de professores: uma teoria da prática. 2009. (Simpósio).

32.
XIII Mostra do Programa de Pós-Graduação em Letras.Práticas de leitura de professores e a desescolarização da leitura. 2009. (Encontro).

33.
12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2008. (Congresso).

34.
2ª Semana Cultural e Artística - Faculdade de Aracruz (ES).A Linguagem no Mundo Profissional. 2008. (Encontro).

35.
Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia.A reforma ortográfica. 2008. (Encontro).

36.
I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP).Ensino de leitura com base em textos pertencentes ao repertório particular de leituras do professor. 2008. (Simpósio).

37.
VI Seminário de Agenda do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem para En Ensino de Português - GELEP.O ensino da leitura e escrita: do ato pedagógico ao ato sociocultural. 2008. (Seminário).

38.
VIº Seminário de Agenda do GELEP - PUC.O Ensino de leitura e escrita: do ato pedagógico ao ato sociocultural. 2008. (Seminário).

39.
XII Mostra de Pós-Graduação em Letras - Língua e literatura: uma falsa dicotomia. 2008. (Encontro).

40.
II Colóquio de Estudos sobre Escrita e Leitura.Textualidade em livros de auto-ajuda. 2007. (Encontro).

41.
V Seminário de Agenda do GELEP: Estudos da linguagem e o ensino do português.Livro didático e o seu papel no ensino de leitura e produção de texto. 2007. (Seminário).

42.
V Seminário de Agenda do GELEP: Estudos da Linguagem e o Ensino do Português.Leitura: da mediação do professor à apropriação da informação pelo aluno leitor. 2007. (Seminário).

43.
XI Encontro de Letras da Faculdade de São Bernardo do Campo (SP).A língua portuguesa, a literatura e o material didático em sala de aula. 2007. (Outra).

44.
II Ciclo de Estudos em Educação.Leitura de Texto, Leitura de Mundo. 2006. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TERRA, E.2008TERRA, E.. Textualidade em Livros de Auto-ajuda. TODAS AS LETRAS (SÃO PAULO. IMPRESSO), v. 10, p. 121-129, 2008.

2.
TERRA, E.2012TERRA, E.. A significação como tema na literatura. ENTRETEXTOS (UEL), v. 12, p. 7-23, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
TERRA, E.; PACHECO, J. . Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
TERRA, E.. O conto na sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TERRA, E.. A teoria dos atos de fala. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 21:46:42