Marcos Eduardo Vitorino da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3727557937401918
  • Última atualização do currículo em 21/08/2015


Possui graduação (2006) e Mestrado (2011) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, Docência do Ensino Fundamental e Ensino Médio pela Universidade Cândido Mendes (2010). Atuou por 4 anos como Arquiteto Social na ONG Soluções Urbanas desenvolvendo projetos de melhorias habitacionais em áreas de especial interesse social ou Favelas. Desenvolveu diversos projetos individuais de reforma em escolas de idiomas, além de atuar por dois anos como lighting designer em um grande escritório do RIo de Janeiro. É Professor Assistente de dedicação exclusiva na área de Projeto e Tecnologia da Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA, desde o 2º semestre de 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Eduardo Vitorino da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. E. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ILATIT.
Avenida Sílvio Américo Sasdelli 1842
Vila Residencial A
85866000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35767307
URL da Homepage: http://unila.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Os Aldeamentos Jesuíticos na Capitania do Rio de Janeiro: Dois Estudos de Caso,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: José Simões Belmont Pessoa.
Palavras-chave: História do Urbanismo; Morfologia Urbana; Período Colonial; Aldeamentos Jesuíticos; Companhia de Jesus; Capitania do Rio de Janeiro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Espaço e Cultura.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
1999 - 2006
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O Sagrado como Espaço Arquitetônico.
Orientador: José Pessoa.




Formação Complementar


2013 - 2013
Inglês Avançado. (Carga horária: 80h).
Holmes Institute Colleges Melbourne.
2012 - 2012
Planejamento e Gestão da Cidade: Políticas, Progra. (Carga horária: 90h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
2008 - 2011
Lingua Francesa. (Carga horária: 500h).
Alianca Francesa - Delegação Geral.
2010 - 2010
Assistência Técnica para Melhorias Habitacionais. (Carga horária: 98h).
Instituto Vital Brazil, IVB, Brasil.
2010 - 2010
Frances. (Carga horária: 80h).
Eurocentres Paris.
2009 - 2010
Extensão universitária em Docência do Ensino Fundamental e Médio. (Carga horária: 660h).
Universidade Candido Mendes.
2003 - 2003
Biodeterioração e Conservação do Patrimônio Cult.. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1988 - 1999
Lingua Inglesa. (Carga horária: 780h).
Faculdade CCAA.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ateliê de Arquitetura VII, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ementa: Desenvolvimento de projetos arquitetônicos de programas habitacionais plurifamiliares de grande escala em ambiente construído. Considerando os condicionantes da arquitetura anteriormente introduzidos, e aprofundando os aspectos socioculturais, construtivos e de qualidade ambiental que regem o projeto arquitetônico da moradia, nas suas dimensões individuais e coletivas. Definição técnica detalhada dos sistemas estrutural e construtivo e da infraestrutura de instalações elétricas, hidrossanitárias, de segurança contra incêndios, de transporte vertical e de coleta e destinação de resíduos sólidos. Arquitetura de interiores em contextos adversos.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ateliê de Urbanismo IV, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ementa: Conceitos e marcos regulatórios que fundamentam a infraestrutura urbana. Principais sistemas de infraestrutura urbana e interações com o ambiente urbano. Sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de drenagem pluvial, de limpeza urbana, de iluminação pública e viário. Eqüidade de acesso. Padrões mínimos de consumo. O uso adequado dos recursos naturais. Sistemas alternativos. Métodos de projecão de crescimento populacional para cálculo de demanda. Exercícios de cunho conceitual e prático em nível de estudo preliminar.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ateliê de Arquitetura III, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ementa: Iniciação à prática do projeto arquitetônico: desenvolvimento de projetos arquitetônicos de complexidade tecnológica/funcional/programática elementar, considerando de forma preliminar, os principais aspectos humanos, sociais e físico-ambientais condicionantes da arquitetura: programa de necessidades (função/utilidade), variáveis fisiológicas e ergonômicas, organização de fluxos e organização espacial (modelos de funcionamento), adequação ao sítio. Métodos compositivos de interpretação e produção do espaço e da forma; sua percepção e descrição; metodologia de projetos de arquitetura.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ateliê de Urbanismo I, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ementa: Urbanismo no campo do saber: interdisciplinaridade e interface com outras disciplinas. Técnicas e métodos de percepção do espaço urbano. Indicadores socioeconômicos e demográficos, histórico de ocupação, organização politico-administrativa, uso e ocupação do solo, mobilidade, equipamentos, infraestrutura, legislação e instrumentos urbanísticos. Diagnóstico do espaço urbano. Técnicas de levantamento in locu. Introdução à Morfologia Urbana. Fontes de conhecimento sobre aspectos espaciais e socioeconômicos. Introdução às políticas urbanas. Plano de bairro.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ateliê de Arquitetura I, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ementa: Geometria construtiva aplicada à arquitetura. Geometria construtiva bidimensional e tridimensional: módulos (2D/3D) e composições modulares; decomposição e recomposição de figuras planas e sólidos; relações entre formas e entre forma e espaço; cheios e vazios; luz e sombra; superfície, textura e cor. Conteúdos semânticos da forma-espaço arquitetônica

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Canteiro Experimental I, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ementa: Materiais e técnicas de construção tradicionais, vernáculas e convencionais (normatizadas). Relações entre técnicas e materiais de construção. Propriedades mecânicas e aplicações dos materiais naturais, compostos e sintéticos em fundações, estruturas e vedações, divisórias e forros, revestimentos, pinturas e impermeabilização. Patologia dos materiais, resistência e durabilidade. Execução, ensaios e observação de técnicas construtivas.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Representação Técnica I, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ementa: Sistemas de representação especializados da arquitetura e seus códigos. Plantas baixas, cortes, elevações, planta de locação e cobertura, planta de situação. Diagramas e vistas isométricas. Informática aplicada ao projeto e à representação deste.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Representação Técnica II, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ementa: Sistemas de representação especializados de projetos de arquitetura e seus códigos. Ferramentas da informática aplicadas à representação gráfica da arquitetura.


Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Meios de Expressão 1, Carga horária: 6
Outras informações
Professo da disciplina "Meios de Expressão 1" do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, com conteúdo voltado à produção de desenho técnico arquitetônico. Conteúdo da disciplina: Instrumentos de Desenho - Canetas, escalímetros e esquadros, tipos e tamanhos de papéis, elementos do desenho técnico arquitetônico - Planta Baixa, Cortes e Fachadas, introdução à perspectiva - Isométrica, escalas.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Técnicas de Cad, Carga horária: 6
Outras informações
Professor da disciplina "Técnicas de CAD", para o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, com o conteúdo introdutório ao desenho técnico assistido pelo programa de computador AutoCAD. Conteúdo: Linhas, Polilinhas, Polígonos, Hatchs, Cotas, Layers e Plotagem.


Instituto Vital Brazil, IVB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de projetos de melhorias habitacionais em unidades residenciais para baixa renda, localizadas em favelas ou em áreas de especial interesse social, preparo de relatórios técnicos, desenvolvimentos de projetos de atuação e para licitações públicas, desenvolvimento de ferramentas internas de trabalho, organização de Feiras de Trocas Solidárias, Atendimento ao Público e Relações Públicas.


Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, COBRAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 44
Outras informações
Lider de equipe técnica composta por 10 Técnicos em Edificações, para desenvolvimento de projeto de regularização fundiária na Favela Azevedo Lima, parte do Complexo de Favelas de São Carlos - RJ. Foi desenvolvidos levantamentos físicos das edificações na favela, das caixas de rua e quarteirões, seguido por sua digitalização para a plataforma CAD.


Maneco Quinderé e Associados, MQA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40
Outras informações
Orçamentista e Desenvolvedor de projetos luminotécnicos para eventos, residências e espaços comerciais.


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário da Unidade Especial Museu da República, no Rio de Janeiro, realizando acompanhamento e desenvolvendo projetos de intervenções realizadas no Museu.


Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, FIRJAN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de projetos de arquitetura e reforma para as edificações pertencentes ao Sistema FIRJAN, localizados em todo o estado do Rio de Janeiro.


Fundação de Arte de Niterói, FAN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Auxílio no acompanhamento de processos de obras, letreiros, certidões de viabilidade e isenção de IPTU, no levantamento iconográfico e arquitetônico para a instrução de processos de tombamento, nas vistorias de obras nos imóveis das APA-U, no cadastramento dos imóveis das APA-U e nos projetos de reabilização das APA-U.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Função de monitor da Disciplina Projeto de Restauração, vinculada ao Departamento de Arquitetura do Centro Tecnológico, auxiliando no preparo e ministração das aulas do curso.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação no Grupo de Pesquisa Casarões sobre recuperação, restauração e preservação de edificações históricas



Projetos de extensão


2015 - 2015
Reforma na Moradia Estudantil 01
Descrição: O projeto de extensão "Reforma na Moradia Estudantil 01" é concebido a partir de uma demanda real da PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (que é o órgão encarregado de estabelecer a relação entre a universidade e os estudantes, no que se refere à assistência para moradia, alimentação, transporte, saúde, lazer e esportes) e que, através de parceria estabelecida com a coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA - CAU-UNILA - formaliza a prestação de serviços técnicos de arquitetura, que tem por objetivo realizar projeto e supervisionar a execução das obras de reforma da cozinha, lavanderia e academia de ginástica da Moradia Estudantil 01 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Eduardo Vitorino da Silva - Coordenador / Gabriel Rodrigues da Cunha - Integrante / Andreia Moassab - Integrante / Leonardo Name - Integrante / Eduardo de Oliveira Elias - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Habitação Popular.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Preservação do patrimônio.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Luminotécnica.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto Arquitetônico.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Certificado de Tecnologia Social através do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013, Banco do Brasil.
2013
Melhor Tecnologia Social da Região Sudeste., FINEP.
2012
2º lugar no Prêmio Generosidade 2012, Editora O Globo.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, M. E. V.. Os Aldeamentos Jesuíticos na Capitania do Rio de Janeiro. 1. ed. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 112p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. E. V.; CUNHA, G. R. . Canteiro Experimental: experiências didáticas e sua articulação com o PPC do CAU-UNILA. In: 7º PROJETAR - 2015, 2015, Natal. 7º PROJETAR - 2015, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. E. V.. Arquiteto de Família: Assessoria Técnica e Habitação de Interesse Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, V. C. M. ; RICHA ; RUGELES ; SILVA, M. E. V. ; MEDEIROS . Tesouros (Arquitetônicos) Esquecidos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, M. E. V.; SOUZA, V. C. M. . Estudo das Patologias em Edificações Históricas Inseridas no Contexto Urbano, Estudo de Caso: A Igreja de São Francisco de Paula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, M. E. V.. Projeto Arquiteto de Família. 2010.

Produtos tecnológicos
1.
SILVA, M. E. V.. Residência Bouzan. 2012.

2.
SILVA, M. E. V.. Escola de Idiomas Wizard Unidade Vila Isabel. 2010.

3.
SILVA, M. E. V.. Loja Ponto Nobre Móveis em Madeira. 2010.

4.
SILVA, M. E. V.. Escola de Idiomas Wizard - Nova Iguaçu. 2009.

5.
SILVA, M. E. V.. Escola de Idiomas Wizard Shopping Iguatemi Rio. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, M. E. V.. Regularização Fundiária da Comunidade Azevedo Lima. 2012.

2.
SILVA, M. E. V.. Projeto Lorivam e Jayana. 2010.

3.
SILVA, M. E. V.. Projeto Viviane Almeida. 2010.

4.
SILVA, M. E. V.. Projeto Lúcia Antonia Barreto. 2010.

5.
SILVA, M. E. V.. Projeto Sr. Raimundo. 2010.

6.
SILVA, M. E. V.. Projeto Maria e Alexandre. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, M. E. V.; ESTEVAO, M. ; LEITAO, G. . Projeto Arquiteto de Família. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. E. V.. Soluções Urbanas - Realizações 2013. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Institucional).

2.
SILVA, M. E. V.. Projeto para Licitação USAID. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Institucional).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SILVA, M. E. V.. M. 2014. Escultura.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, M. E. V.; NUNES, M. J.; FREITAS, M. L. de. Concurso para Professores da Carreira do Magistério Superior. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º PROJETAR - 2015.Canteiro Experimental: experiências didáticas e sua articulação com o PPC do CAU-UNILA. 2015. (Seminário).

2.
A Função Social do Arquiteto e Urbanista.Assessoria Técnica em Arquitetura e Urbanismo. 2015. (Outra).

3.
Fronteiras Abertas. 2015. (Seminário).

4.
SEMINÁRIO HABITAÇÃO EM PROJETOS DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS.Carta de Diretrizes para processos de elaboração de projetos em favelas. 2014. (Seminário).

5.
8 Seminário DOCOMOMO Brasil. 2009. (Seminário).

6.
Rio de Janeiro e Lisboa, A Capitalidade dos dois Lados do Atlântico. 2008. (Seminário).

7.
Seminário Tiradentes.Tesouros (Arquitetônicos) Esquecidos. 2003. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 16:31:05