Carlos Alberto Galeano Suarez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5911055089145779
  • Última atualização do currículo em 05/04/2018


Sou professor do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Goias desde 2014. Possui graduação em Engenharia Quimica - Universidad Del Valle (2006), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2014). , atuando principalmente nos seguintes temas: pichia pastoris recombinante, meios de cultivo, expressão constitutiva, alfa-amilase e simulação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Alberto Galeano Suarez
Nome em citações bibliográficas
SUAREZ, C. A. G.;SUAREZ, CARLOS ALBERTO GALEANO;GALEANO-SUAREZ, I.D.;GALEANO-SUAREZ, I. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Química.
Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus II
Campus Samambaia - UFG
74690900 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211016
Ramal: 262


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Engenharia Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Eugênio Campos Ferreira e Isabel Rocha).
Título: Otimização da produção de etanol de segunda geração a partir de hexoses e pentoses, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Teresa cristina Zangirolami.
Coorientador: Ruy de Sousa Jr.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: hidrólise enzimática; Xilulose; Bagaço de cana; etanol de segunda geração; Fluxos metabólicos; Saccharomyces cerevisiae.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química / Especialidade: Processos Bioquímicos.
Setores de atividade: Fabricação de produtos diversos.
2008 - 2010
Mestrado em Engenharia Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Otimização do cultivo de Bacillus megaterium recombinante em bateladas alimentadas,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Roberto de Campos Giordano.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Simulação; Biotecnologia; Bacillus megaterium recombinante.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
2001 - 2006
Graduação em Engenharia Quimica.
Universidad Del Valle, UNIVALLE, Colômbia.
Título: Efecto de la agitacion mecanica sobre el rendimiento en la etapa de cristalizacion en un tacho discontinuo al vacio de simple efecto.
Orientador: Maria Elena Pinzon.




Formação Complementar


2010 - 2010
Microscopia Óptica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Formação em tutoria. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutor virtual, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual, Carga horária: 8
Outras informações
Tutor Virtual do curso de Laboratório de Fundamentos da Engenharia Ambiental da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no âmbito da Universidade Federal de São Carlos

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutor virtual, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual, Carga horária: 8
Outras informações
Tutor Virtual do curso Laboratório de Fundamentos da Engenharia Ambiental da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no âmbito da Universidade Federal de São Carlos

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Tutor virtual, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual, Carga horária: 8
Outras informações
Tutor virtual no curso Fenômenos de transporte da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no âmbito da Universidade Federal de São Carlos


DISPROQUIN LTDA, DP, Colômbia.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR DE PRODUCAO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


INDUSTRIAS LENHER S.A, LH, Colômbia.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: ESTUDIANTE EN PRACTICA, Enquadramento Funcional: ASISTENTE DE PRODUCAO, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Módulos educativos em Engenharia Química
Descrição: Este projeto tem como principal objetivo desenvolver diferentes módulos educativos cada um representando uma operação unitária ou equipamento industrial, que permitira aos estudantes simular um os diferentes processos típicos da engenharia química como por exemplo: sistema de tanques em série, um reator de hidrólise enzimática, um trocador de calor, operações de separação como destilação, absorção e filtração entre outras, como também a possibilidade de construir módulos de laboratório baseado nos equipamento utilizados no laboratório da engenharia química..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carlos Alberto Galeano Suarez - Coordenador / CAVALCANTI-MONTAÑO, INTI DORACI - Integrante.
2016 - Atual
OTIMIZAÇÃO DA HIDRÓLISE DE BAGAÇO DE MALTE PARA PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO
Descrição: Descrição: A utilização de combustíveis fósseis tem um significativo impacto no meio ambiente, tornando os biocombustíveis uma alternativa renovável e ambientalmente amigável. O Brasil, por ser um dos principais produtores de cerveja, gera como principal subproduto dessa indústria, o bagaço de malte, que é geralmente destinado para ração animal. Entretanto, esta biomassa pode ser reaproveitada como matéria-prima para produção de bioetanol de segunda geração (2G). O bagaço de malte representa cerca de 85% do total dos subprodutos gerados na indústria cervejeira, é considerado um material lignocelulósico rico em fibras e proteínas, contendo aproximadamente 17% de celulose, 28% de hemicelulose e 28% de lignina (MUSSATTO et al., 2006). Para aumentar a viabilidade econômica do processo de produção de bioetanol 2G, é importante que celulose (fração C6) e hemicelulose (fração C5) sejam fermentados. Neste âmbito geral, este projeto aborda um aspecto que impacta os custos da rota bioquímica para a produção de bioetanol 2G: desenvolvimento de algoritmos de otimização dinâmica para definição de políticas operacionais ótimas para reatores de hidrólise, elegendo como estudo de caso para validação de algoritmos, a hidrólise enzimática do bagaço de malte.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO
Descrição: Descrição: A utilização de combustíveis fósseis tem um significativo impacto no meio ambiente, tornando os biocombustíveis uma alternativa renovável e ambientalmente amigável. O Brasil, por ser um dos principais produtores de açúcar e etanol, gera como principal subproduto dessa indústria, o bagaço de cana de açúcar, que é geralmente queimado para geração de energia. Entretanto, esta biomassa pode ser reaproveitada como matéria-prima para produção de bioetanol de segunda geração (2G). A consolidação da produção industrial de bioetanol 2G baseia-se na melhoria econômica do processo. É importante, assim, o uso de ambas as frações fermentáveis presentes no bagaço de cana, de celulose (C6) e de hemicelulose (C5), para viabilizar economicamente o processo. Neste âmbito geral, este projeto aborda dois aspectos que impactam os custos da rota bioquímica para a produção de bioetanol 2G: (i) Definição de políticas operacionais ótimas para um reator de hidrólise enzimática da fração C6 do bagaço de cana de açúcar; (ii) utilização de xilose, principal açúcar encontrado na fração C5, para fermentação a etanol pela levedura Saccharomyces cerevisiae. Neste último, a otimização da produção de etanol requer a análise do metabolismo. Neste contexto, experiências da área de Biologia de Sistemas in silico com o software OptFlux, utilizando o modelo metabólico em escala genômica para S. cerevisiae iND750 serão realizadas com o propósito de estabelecer relações entre os fluxos de assimilação de xilulose e de oxigênio e a seletividade na produção de etanol em relação ao principal metabólito inibidor (xilitol)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HORTA, A. C. L.2015HORTA, A. C. L. ; SILVA, A. J. DA ; SARGO, C. R. ; CAVALCANTI-MONTAÑO, I. D. ; GALEANO-SUAREZ, I. D. ; VELEZ, A. M. ; SANTOS, M. P. ; GONÇALVES, V. M. ; GIORDANO, R. C. ; ZANGIROLAMI, T. C. . ON-LINE MONITORING OF BIOMASS CONCENTRATION BASED ON A CAPACITANCE SENSOR: ASSESSING THE METHODOLOGY FOR DIFFERENT BACTERIA AND YEAST HIGH CELL DENSITY FED-BATCH CULTURES. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso), v. 32, p. 821-829, 2015.

2.
SUAREZ, CARLOS ALBERTO GALEANO2014SUAREZ, CARLOS ALBERTO GALEANO; CAVALCANTI-MONTAÑO, INTI DORACI ; DA COSTA MARQUES, RENAN GUSTAVO ; FURLAN, FELIPE FERNANDO ; DA MOTA E AQUINO, PEDRO LUIZ ; DE CAMPOS GIORDANO, ROBERTO ; DE SOUSA, RUY . Modeling the Kinetics of Complex Systems: Enzymatic Hydrolysis of Lignocellulosic Substrates. Applied Biochemistry and Biotechnology (Online), v. 1, p. 1, 2014.

3.
CAVALCANTI-MONTAÑO, INTI DORACI2013 CAVALCANTI-MONTAÑO, INTI DORACI ; SUAREZ, CARLOS ALBERTO GALEANO ; RODRÍGUEZ-ZÚÑIGA, URSULA FABIOLA ; LIMA CAMARGO GIORDANO, RAQUEL ; CAMPOS GIORDANO, ROBERTO ; SOUSA JÚNIOR, RUY . Optimal Bioreactor Operational Policies for the Enzymatic Hydrolysis of Sugarcane Bagasse. BioEnergy Research, v. 6, p. 776-785, 2013.

4.
CARVALHO, M. L.2013 CARVALHO, M. L. ; Sousa Jr., R. ; RODRÍGUEZ-ZÚÑIGA, U. F. ; SUAREZ, C. A. G. ; RODRIGUES, D. S. ; GIORDANO, R. C. ; GIORDANO, R. L. C. . Kinetic study of the enzymatic hydrolysis of sugarcane bagasse. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso), v. 30, p. 437-447, 2013.

5.
SUAREZ, C. A. G.2012 SUAREZ, C. A. G.; CAVALCANTI-MONTAÑO, INTI DORACI ; Nucci, E.R. ; Iemma, M.R.C. ; LIMA CAMARGO GIORDANO, RAQUEL ; Giordano, R.C. . Assessment of the metabolism of different strains of Bacillus megaterium. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso), v. 55, p. 485-490, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Montano, I.D.C. ; SUAREZ, C. A. G. ; Sousa Jr., R. ; Giordano, R.C. ; FERREIRA, E. C. ; ZANGIROLAMI, T. C. ; ROCHA, I. . Análise dos Fluxos Metabólicos em Saccharomyces cerevisiae a partir de D-Xilulose Como Fonte de Carbono Utilizando Optflux. In: SINAFERM, 2013, Foz de Iguaçu. XIX Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM), 2013.

2.
SUAREZ, C. A. G.; Montano, I.D.C. ; HORTA, A. C. L. ; Sousa Jr., R. ; ZANGIROLAMI, T. C. . Cultivo de Saccharomyces cerevisiae Adaptada em D-xilulose sob condições aeróbias e anaeróbias. In: SINAFERM, 2013, Foz de Iguaçu. XIX Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM), 2013.

3.
MARQUES, R. G. C. ; SUAREZ, C. A. G. ; FURLAN, F. ; AQUINO, P. M. ; Giordano, R.C. ; Sousa Jr., R. . Classificação de dados do processo de hidrólise enzimática de bagaço de cana-de-açúcar: uma análise de 'clusters' nebulosos. In: XIX Sinaferm / X Sheb, 2013, 2013, Foz do Iguaçu. XIX Sinaferm / X Sheb, 2013, 2013. v. 1.

4.
MORAES, G. S. ; AQUINO, P. M. ; SILVA, C. R. ; RODRIGUES, J. P. ; SUAREZ, C. A. G. ; Montano, I.D.C. ; Sousa Jr., R. ; Giordano, R.L.C. ; Giordano, R.C. ; ZANGIROLAMI, T. C. . AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE DIFERENTES CEPAS DE S. cerevisiae. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 2012, Buzios. XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 2012.

5.
Montano, I.D.C. ; SUAREZ, C. A. G. ; Iemma, M.R.C. ; Giordano, R.C. ; Giordano, R.L.C. . CULTIVO DE Pichia pastoris RECOMBINANTE EM BATELADA ALIMENTADA PARA A EXPRESSÃO CONSTITUTIVA DE ENZIMA RECOMBINANTE. In: XVIII Congreso de Engenharia Quimica, 2010, Foz de iguaçu. COBEQ 2010, 2010.

6.
SUAREZ, C. A. G.; Montano, I.D.C. ; Iemma, M.R.C. ; Giordano, R.L.C. ; Giordano, R.C. . AVALIAÇÃO DE MEIOS DE CULTIVO PARA CRESCIMENTO CELULAR DE Bacillus megaterium PV 361. In: XVIII Congreso de Engenharia Quimica, 2010, Foz de iguaçu. COBEQ 2010, 2010.

7.
SUAREZ, C. A. G.; Montano, I.D.C. ; Nucci, E.R. ; Nogueira, F.P. ; Giordano, R.L.C. ; Giordano, R.C. . Avaliação do Metabolismo de diferentes linhagens de Bacillus megaterium. In: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos - SINAFERM, 2009, Natal. Anais do XVII Sinaferm, 2009. v. unico. p. 1-6.

8.
Montano, I.D.C. ; SUAREZ, C. A. G. ; Iemma, M.R.C. ; Torres, F.A.G. ; Giordano, R.L.C. ; Giordano, R.C. . Perfil metabólico de Pichia Pastoris durante a expressão de Alfa-Amilase de Bacillus subtillis. In: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009, Natal. Anais do XVII Sinaferm, 2009. v. unico. p. 1-6.

9.
Montano, I.D.C. ; SUAREZ, C. A. G. ; SILVA, A. J. ; HORTA, A. C. L. ; Torres, F.A.G. ; Iemma, M.R.C. ; Giordano, R.L.C. ; Giordano, R.C. . Cultivo de Pichia pastoris para a expressão constitutiva de alfa-amilase de Bacillus subtilis. In: SIMPOSIO DE HIDOROLISE ENZIMATICA DE BIOMASSAS- SHEB, 2009, MARINGA. Anais IX SHEB, 2009. v. Unico. p. 1-11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SUAREZ, C. A. G.; Montano, I.D.C. ; SILVA, A. J. ; HORTA, A. C. L. ; Sousa Jr., R. ; ROCHA, I. ; ZANGIROLAMI, T. C. . Application of system biology for optimizing oxygen uptake in xylulose fermentation by an adapted strain of S. cerevisiae. In: Applied Synthetic Biology in Europe, 2013, Málaga. Applied Synthetic Biology in Europe, 2013.

2.
Montano, I.D.C. ; SUAREZ, C. A. G. ; RODRÍGUEZ-ZÚÑIGA, U. F. ; GIORDANO, R. C. ; GIORDANO, R. L. C. ; Sousa Jr., R. . Hydrolysis of Sugar Cane Bagasse: Optimal Operation of Fed-batch Bioreactors. In: 34th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2012, New Orlean. 34th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals.

3.
Montano, I.D.C. ; SUAREZ, C. A. G. ; Rodriguez-Zúñiga, U. F. ; Sousa Jr., R. ; Giordano, R.L.C. ; Giordano, R.C. . Hydrolysis of Sugar Cane Bagasse: Optimal Feed Policies for Fed-Batch Reactors. In: International symposium on alcohol fuels, 2011, Verona. ISAF 2011, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SUAREZ, C. A. G.. Estratégias Ótimas de Operação de Bioreatores para Produção de Etanol de 2G a partir de Hexoses e Pentoses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SUAREZ, C. A. G.. Estratégias Ótimas de Operação de Bioreatores para Produção de Etanol de 2G a partir de Hexoses e Pentoses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 LIMA CAMARGO GIORDANO, RAQUEL ; Giordano, R.C. ; ZANGIROLAMI, T. C. ; Montano, I.D.C. ; SUAREZ, C. A. G. ; AQUINO, P. M. ; SILVA, C. R. ; MILESSI, T. . 'SISTEMA CATALÍTICO E PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BIOETANOL 2G A PARTIR DE XILANA/OLIGÔMEROS DE XILOSE. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR102014023394, título: "'SISTEMA CATALÍTICO E PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BIOETANOL 2G A PARTIR DE XILANA/OLIGÔMEROS DE XILOSE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 19/09/2014; Concessão: 08/08/2016.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HORTA, A. C. L.; ZANGIROLAMI, T. C.; Sousa Jr., R.; SUAREZ, C. A. G.. Participação em banca de THIAGO JOSÉ BARBOSA MESQUITA. Controle de biorreator com base em modelo de fluxos metabólicos: sintonia das condições de microaeração para maximização da produção de etanol por S. cerevisiae. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
Montano, I.D.C.; Sousa Jr., R.; SUAREZ, C. A. G.. Participação em banca de VITOR DEBIAZZI. OTIMIZAÇÃO DE REATOR BATELADA ALIMENTADA PARA HIDROLISE DE PALHA DE CANA DE AÇÚCAR APLICANDO A TEORIA DE CONTROLE ÓTIMO. 2016.

3.
SUAREZ, C. A. G.; FREITAS, F. F.; ROSA, P. R. F; SEOLATTO, A. A.. Participação em banca de Danielle Pires Nogueira. Estudo da obtenção de açucares redutores totais a partir do bagaço de laranja por hidrólise ácida e enzimática. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SUAREZ, C. A. G.. Participação em banca de Murilo Lima Ribeiro.Conversão de Metanol a Hidrocarbonetos insaturados: Modelagem Cinética. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SUAREZ, C. A. G.. Participação em banca de Mayara Helena Louredo da Silva.TECNOLOGIAS DE APLICAÇÃO PARA A GLICERINA RESIDUAL GERADA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SUAREZ, C. A. G.. Participação em banca de KAROLINES ALVES DA SILVA.Modelagem de um Sistema Tipo IFAS para Remoção de Nitrogênio de Efluente Industrial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FREITAS, F. F.; FERREIRA, M. M. P.; SUAREZ, C. A. G.. CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2016. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
congreso nacional de ingenieria quimica (COLEIQ). 2005. (Congresso).

2.
SEMINARIO DE ALCOHOL CARBURANTE. 2005. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alex souza borgues. Automação de um Reator de hidrolise enzimática operando com controle ótimo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Mariana Bisinotto pereira. Estratégias de imobilização para substratos lignocelulosicos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

3.
Vitor Debiazzi Pereira Pinto. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO DINÂMICA, APLICADAS Á HIDRÓLISE DE MATERIAL LIGNOCELULOSICO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Gabrela Costa. MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA FERMENTAÇÃO DE PLANTAS DO CERRADO PARA PRODUÇAO DE ETANOL E OBTENÇÃO DOS PARÁMETROS CINÉTICOS.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Karoline Alves da Silva. MODULO EDUCATIVO PARA A MODELAGEM DE PROBLEMAS EM ENGENHARIA QUÍMICA E BIOQUÍMICA. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KAROLINES ALVES DA SILVA. MODELAGEM DE UM SISTEMA PILOTO TIPO IFAS PARA REMOÇÃO DE NITROGÊNIO DE EFLUENTE INDUSTRIAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Alberto Galeano Suarez.

2.
Fernando Henrique Rosa Silva. Uma análise geral comparativa da produção de etanol de segunda geração. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Alberto Galeano Suarez.

3.
NICOLE RIBEIRO MAIONE. INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA SUCRO ALCOOLEIRA: REVISÃO DE LITERATURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Alberto Galeano Suarez.

4.
LUIZ LOURENÇO MENDONÇA PARREIRA. OTIMIZAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA UTILIZANDO "WATER PINCH" EM INDÚSTRIAS DE PAPEL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carlos Alberto Galeano Suarez.

Iniciação científica
1.
KAROLINES ALVES DA SILVA. MODULO EDUCATIVO PARA A MODELAGEM DE PROBLEMAS EM ENGENHARIA QUIMICA E BIOQUIMICA. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Alberto Galeano Suarez.



Inovação



Patente
1.
 LIMA CAMARGO GIORDANO, RAQUEL ; Giordano, R.C. ; ZANGIROLAMI, T. C. ; Montano, I.D.C. ; SUAREZ, C. A. G. ; AQUINO, P. M. ; SILVA, C. R. ; MILESSI, T. . 'SISTEMA CATALÍTICO E PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BIOETANOL 2G A PARTIR DE XILANA/OLIGÔMEROS DE XILOSE. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR102014023394, título: "'SISTEMA CATALÍTICO E PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BIOETANOL 2G A PARTIR DE XILANA/OLIGÔMEROS DE XILOSE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 19/09/2014; Concessão: 08/08/2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 24:25:46