Amanda Aguiar Ayres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6520348071882912
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Atriz e Diretora Teatral. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA), na linha de Pesquisa: Processos Educacionais em Artes Cênicas sob orientação da Professora Antônia Pereira Bezerra. Tem vínculo exclusivo com a Universidade. Possui Mestrado (2013) e Especialização (2011) em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). É Graduada (2006) em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Cênicas da UnB. Integrou a equipe do Programa Pró-Licenciatura em Teatro da UnB de 2008 a 2013. Atua principalmente nos seguintes eixos: Teatro, Comunidade, Processos Criativos, Educação e Tecnologias Contemporâneas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Aguiar Ayres
Nome em citações bibliográficas
AYRES, A. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Amazonas, Escola de Artes e Turismo.
Avenida Leonardo Malcher - de 1/2 ao fim
Praça 14 de Janeiro
69020070 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 38784415


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: PROCESSO CRIATIVO E ATUAÇÃO EM TELEPRESENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE TEATRO,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Lucio França Teles.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Processo Criativo; Prática Teatral; Formação de Professores; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2010 - 2011
Especialização em Especialização Educação Continuada e a Distância. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA EM TEATRO: Reflexão-Ação em Educação a Distância.
Orientador: Lucio França Teles.
2002 - 2006
Graduação em Artes Cênicas-Licenciatura.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Teatro e Transformação Social por meio da Educação Interdisciplinar.
Orientador: Carla Medianeira Antonello.




Formação Complementar


2009 - 2009
Tópicos Especiais em Artes Cênicas 4.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de Tutores - Material Didático - EAD. (Carga horária: 180h).
UnB-Arteduca, UNB-ARTEDUCA, Brasil.
2007 - 2007
Correntes Criticas e Teoricas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1996 - 2002
MUSICA.
ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA, CEP-EMB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em Pesquisa: Pesquisadora do Grupo de pesquisa: TABIHUNI: Núcleo de Pesquisa e Experimentações das Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas. Linha de Pesquisa: O Estudo da Pedagogia Teatral e seus desafios na Contemporaneidade Projeto de Pesquisa: Teatro e Comunidade: Teoria e Prática no Contexto da Contemporaneidade. Atuação em extensão (coordenadora dos projetos de atuação junto as comunidades desde 2013) De 2013 a 2016: Projeto Teatro e Comunidade De 2017 a 2018: Arte e Comunidade (ampliação do projeto Teatro e Comunidade com participação de docentes de outras linguagens artísticas): Atua como coordenadora de atividades aplicadas no curso de teatro desde 2013. Atua no Ensino de Graduação na Universidade do Estado do Amazonas desde 2013

Atividades

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Artes e Turismo, .

08/2013 - Atual
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Em 2013 ministrou as seguintes disciplinas: Montagem Cênica II; História do Teatro Mundial II: Tópicos de Práticas Educativas Integradas I; Tópicos de Práticas Educativas Integradas III.
Em 2014 ministrou as seguintes disciplinas: Jogos Teatrais; Metodologia do Ensino do Teatro I; Tópicos de Práticas Educativas Integradas I, II E III; Interpretação II; Laboratório de Encenação
Em 2015 ministrou as seguintes disciplinas: Tópicos de Práticas Educativas Integradas I, II e III; Elementos Visuais do Espetáculo II; Metologia do Ensino de Teatro I; Montagem Cênica I, Montagem Cênica II, Tópicos de práticas Teatrais I.
Em 2016 ministrou as seguintes disciplinas:Montagem Cênica I e II, Metodologia do Ensino do Teatro I, Tópicos de Práticas Teatrais I, II e III.
Em 2017 ministrou as seguintes disciplinas: jogos teatrais, Tópicos de Práticas Teatrais I, II e III Metodologia do Ensino do Teatro I e Laboratório de Encenação II.
Em 2018 ministra: Teatro e Tecnologias Educacionais, Laboratório de Encenação I e Tópicos Teatrais II.
08/2013 - Atual
Extensão universitária , Escola de Artes e Turismo, .

Atividade de extensão realizada
O Projeto Arte e Comunidade tem por objetivo o intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade e a universidade de modo a promover a formação, sensibilização, apreciação e processos criativos colaborativos a partir de experiências estéticas sensíveis..

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
O Programa tem por objetivo a formação de professores de Teatro em exercício nas redes públicas de ensino nos anos/séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio. Este programa se insere no esforço pela melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica realizado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC). http://www.arteduca.unb.br/pro-licenciatura acessado em 07/08/2012. De 2008 a 2012 atuou em diferentes funções: Coordenadora de Estágio, Professora Formadora e Professora Tutora. Professora-Tutora das disciplinas: Antropologia cultural, A Psicologia e a construção do conhecimento, Teorias da Educação, Leitura e Produção de Textos, Teoria da Arte, História do Teatro 1, Laboratório de Teatro 1, História da Arte-Educação 1, Tecnologias Contemporâneas na Escola 2, Laboratório de Teatro 3, Estágio Supervisionado de Teatro1 , História do Teatro no Brasil, Laboratório de Teatro 4 e Suporte Cênico. Professora-Formadora: Reoferta "Tecnologias Contemporâneas na Escola 2 e Processo Criativo e Atuação em Telepresença. Coordenadora: Estágio Supervisionado

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professora-Tutora, Enquadramento Funcional: Professora-Tutora-UAB, Carga horária: 20
Outras informações
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica, o programa foi criado pelo Ministério da Educação em 2005 no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior http://uab.capes.gov.br/ Acessado em 23/10/2009. A função de professora-tutora tem como objetivo a realização da mediação pedagógica, como facilitadora do processo de Ensino- Aprendizagem, incentivando o diálogo e a construção dos conhecimentos a cerca dos conteúdos trabalhados na disciplina História do Teatro 1.

Atividades

05/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Brasília, .


Ministério da Justiça, MJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Assessora da 1ªCONSEG - Projetos Especiais, Carga horária: 40
Outras informações
Compôs a equipe de Projetos Especiais e atuou na elaboração de projetos, de regulamentos para concursos e captação de recursos. Foi responsável por mobilizar para a 1ª Conferencia Nacional de Segurança Pública segmentos específicos da sociedade como: Juventude, Escolas, Universidades e Sistema de Justiça. Sendo a profissional responsável pela sensibilização das Escolas e Juventude, responsável pela elaboração do planejamento estratégico de mobilização nacional desses públicos para sua inclusão no processo participativo proposto. Concebeu o processo de mobilização e monitoramento de ações dessa área desenvolvendo as seguintes ações: Concursos de Desenho, Escolas com Participação Cidadã e as Conferências Livres desenvolvidas nas escolas. Além disso, participou do Comitê Executivo da Comissão Julgadora dos concursos e organizou a Mostra de desenho das escolas na etapa nacional. Assumiu ainda a função de Produtora Cultural, ficando responsável pelas apresentações artísticas desenvolvidas na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília. Cargo: Assessora de Escolas e Juventude/ Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasília-DF-2009.


Rede de Informação Tecnológica Latino Americana, RITLA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
Outras informações
Profissional vinculada ao Departamento de pesquisa da Rede de Informação Tecnológica Latino Americana - RITLA Professora Orientadora do Curso de Pós-Graduação Latu-Sensu: ?Projetos de Intervenção Social em Juventude Diversidade e Convivência Escolar? nas modalidades presencial e EAD. A pós-graduação é ministrada em parceria RITLA/EAPE/Faculdade JK e é destinada ao aperfeiçoamento dos profissionais da educação. O curso propõe a conexão teórica-prática, no que tange a elaboração e implementação modelo de projetos de intervenção aplicados no ambiente escolar, ele é parte das ações interventivas voltadas à formação de professores, orientadores e demais profissionais da rede pública de ensino ? dentro do Plano de Convivência Escolar no âmbito do Convênio 11/2007- SEDF/RITLA


Secretaria Nacional de Juventude-Presidência da República, SNJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Admisnistrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelo apoio logístico e assessoramento da equipe da 1º Conferência Nacional de Juventude. Participou da equipe técnica responsável pelo processo de preparação, acompanhando e execução da 1ª Conferência Nacional de Juventude. Acompanhou parte dos eventos que compuseram o processo participativo nas etapas estaduais. Atuando também na sistematização das propostas para composição do caderno de propostas da Etapa Nacional.



Linhas de pesquisa


1.
Aprendizagem Colaborativa Online e Interfaces Estéticas Virtuais de Colaboração

Objetivo: Investigar caminhos que possibilitem o trabalho com a prática teatral nos cursos de licencitura em teatro oferecidos na modalidade a distância..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Palavras-chave: Prática Teatral; Educação a Distância; Formação de Professores.
2.
Proeja Transiarte

Objetivo: Investigar os processos de implementação da educação profissional integrada à educação de jovens e adultos (EJA) e desenvolver transiarte em apoio ao ensino e à pesquisa científica, tecnológica e artisitica..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Palavras-chave: Educação Proficional; EJA; Transiarte.
3.
Grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ: TABIHUNI: Núcleo de Pesquisa e Experimentações das Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas.

Objetivo: O objetivo deste grupo é o desenvolvimento de pesquisas no campo prático e teórico das Artes Cênicas em interfaces com outras linguagens da arte e seus estudos e desafios pedagógicos. A pesquisa nestas interfaces e relações tem possibilitado a vivência de experiências práticas e teóricas no contexto acadêmico visando o fomento da qualidade artística, a amplitude e a divulgação dessas pesquisas. Caracteriza-se como um espaço para o exercício intelectual, artístico, de criação, de experimentação e de produção dos pesquisadores e seus respectivos projetos de pesquisa..
4.
O Estudo da Pedagogia Teatral e seus desafios na Contemporaneidade

Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento de pesquisas teórico-práticas no campo da pedagogia do teatro que viabilizem a troca de experiências entre academia e comunidade. Nesse contexto, é possível abrir canais de diálogo com outras linguagens artísticas como, por exemplo, circo, dança, música e artes visuais com o intuito de contemplar as especificidades locais. Sugere-se que ao articular o conhecimento acadêmico sistematizado com os saberes da comunidade é possível proporcionar a construção de novas experiências estéticas e pedagógicas significativas para todos os sujeitos envolvidos..


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Teatro e Comunidade: Teoria e prática no contexto da contemporaneidade.
Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo o amadurecimento teórico das ações desenvolvidas de modo a proporcionar o intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e as comunidade de Manaus por meio de pesquisas que envolvam práticas e reflexões teóricas no campo da pedagogia do teatro de modo a ampliar o acesso a arte, em especial a linguagem teatral, através de experiências estéticas sensíveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Amanda Aguiar Ayres - Coordenador / Vanessa Benites Bordin - Integrante / Keven Sobreira Ferreira - Integrante / Alex Washington da Silva Lima - Integrante / Leandro Lopes - Integrante / Jackeline Monteiro - Integrante / Valéria Batalha - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Arte e Comunidade
Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento de pesquisas teórico-práticas no campo da pedagogia do teatro que viabilizem a troca de experiências entre academia e comunidade. Nesse contexto, é possível abrir canais de diálogo com outras linguagens artísticas como, por exemplo, circo, dança, música e artes visuais com o intuito de contemplar as especificidades locais. Sugere-se que ao articular o conhecimento acadêmico sistematizado com os saberes da comunidade é possível proporcionar a construção de novas experiências estéticas e pedagógicas significativas para todos os sujeitos envolvidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Grupo de Teatro UEA
Descrição: Processos de criação e experimentação cênica do curso de teatro da Universidade do Estado do Amazonas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Mostra Semestral de Teatro
Descrição: A mostra semestral de Teatro da UEA Caracteriza-se como um evento de pesquisa que aborda os diferentes conteúdos ministrados nas disciplinas do curso de teatro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Amanda Aguiar Ayres - Coordenador / Annie Martins Afonso - Integrante.
2013 - Atual
Teatro e Comunidade: Teoria e Prática no Contexto da Contemporaneidade
Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento de pesquisas teórico-práticas no campo da pedagogia do teatro que viabilizem a troca de experiências entre academia e comunidade. Nesse contexto, é possível abrir canais de diálogo com outras linguagens artísticas como, por exemplo, circo, dança, música e artes visuais com o intuito de contemplar as especificidades locais. Sugere-se que ao articular o conhecimento acadêmico sistematizado com os saberes da comunidade é possível proporcionar a construção de novas experiências estéticas e pedagógicas significativas para todos os sujeitos envolvidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Amanda Aguiar Ayres - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Processos de Ensino Mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação.


Prêmios e títulos


2002
Melhor atriz, Universidade de Brasília-Departamento de Artes Cênicas (CEN)/ Centro Acadêmico.
2002
Melhor esquete, Universidade de Brasília-Departamento de Artes Cênicas (CEN)/ Centro Acadêmico.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, I. S. ; AYRES, A. A. . Arte na Amazônia: Conversas sobre o Ensino na Região Norte. 1. ed. Boa Vista: Editora da UFRR, 2016.

2.
TELES, L. F. ; AYRES, A. A. . Aprendizagem Colaborativo Online. 1. ed. Brasília: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

3.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho ; FERREIRA, Larissa ; COSTA, L. M. C. A. . Tecnologias Contemporâneas na Escola 3. 1. ed. Brasília: Artecor Gráfica e Editora, 2013.

4.
AYRES, A. A.; TELES, L. F. ; HILARIO, R. ; CASTIONI, R. ; BORGES, J. ; OLIVEIRA, F. P. S. ; ROSSELA, T. ; LIMA, M. H. ; JEVAN, M. ; ESTRELA, D. ; CUNHA, M. . PROEJA-Transiarte ? Construindo novos sentidos para a educação de jovens e adultos trabalhadores. 1. ed. Brasília: Verbena, 2012. 225p .

5.
TELES, L. F. ; HILARIO, R. ; CASTIONI, R. ; AYRES, A. A. ; BORGES, J. ; OLIVEIRA, F. P. S. ; LIMA, M. H. ; ROSSELA, T. ; JEVAN, M. ; ESTRELA, D. ; CUNHA, M. . Proeja Transiarte ? aproximar escolas e construir novos sentidos para a educação de jovens e adultos trabalhadores. 1. ed. Brasília: Verbena, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, D. R. S. ; AYRES, A. A. . PROCESSO DE SONOPLASTIA DO ESPETÁCULO ?MACULELÊ?: UMA ANÁLISE SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DA DRAMATURGIA E SUA INFLUÊNCIA ESTÉTICA DE INTERPRETAÇÃO. In: FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE A AMAZÔNIA, 2017, Brasília. ANAIS DO FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE A AMAZÔNIA, 2017.

2.
SOUSA, K. V. N. ; AYRES, A. A. . RELATOS E INQUIETAÇOES DE VIVÊNCIAS COM O TEATRO NA COMUNIDADE DO PROSAMIM DE MANAUS. In: XVII CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL V CONGRESSO INTERNACIONAL, 2017, Campo Grande. ? Enquanto esse velho trem atravessa...?: outros caminhos na experimentação e na formação docente em Arte ?, 2017.

3.
AYRES, A. A.. O Ciberespaço e a Ampliação da Comunicação Interpessoal: O processo de criação no contexto das tecnologias contemporâneas.. In: XXVI ConFAEB, 2016, Roraima. Políticas Públicas e Ensino da Arte, 2016.

4.
AYRES, A. A.. Arte e Comunidade: Uma Proposta de Formação da Universidade do Estado do Amazonas. In: XXVI CONFAEB, 2016, Boa Vista. Arte na Amazônia: Conversas sobre o ensino na região norte, 2016.

5.
SANTOS, M. S. ; AYRES, A. A. . Criando e aprendendo através do musical Os Saltimbancos com jovens da comunidade. In: I Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura, 2015, Boa Vista. EDUCAÇÃO, ARTE E INTERCULTURA, 2015.

6.
AYRES, A. A.. Olhares sobre a prática artística no contexto da Educação Mediada pelas tecnologias contemporâneas. In: XXIV ConFAEB, 2014, Ponta Grossa - PR​. Arte-Educação Contemporânea: metamorfoses e narrativas do ensinar/aprender, 2014.

7.
AYRES, A. A.. Diferentes Qualidades de Presença em Processos Composicionais Interconectados. In: VII Reunião Cientifica da ABRACE, 2013, Belo Horizonte. Arte da Cena: A pesquisa em diálogo com o mundo, 2013.

8.
AYRES, A. A.. Processo Criativo e Atuação em Telepresença na Formação de Professores de Teatro. In: VII Congresso da ABRACE, 2012, Porto Alegre. TEMPOS DE MEMÓRIA: Vestígios, Ressonâncias e Mutações, 2012.

9.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho ; FERREIRA, Larissa . Processo Criativo e Atuação em Telepresença: Como Exercitar a prática teatral na educação a distância?. In: Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2012, Brasília. #11.ART, 2012.

10.
AYRES, A. A.. O Programa Pró-Licenciatura em Teatro: Uma Experiência de EAD e utilização das Tecnologias contemporâneas. In: 10#Art Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2011, Brasília. #10.ART, 2011.

11.
AYRES, A. A.. Teatro e Transformação Social por meio da Educação Interdisciplinar. In: XVII ConFAEB, 2007, Florianópolis - SC. FAEB 20 anos, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AYRES, A. A.. Processos criativos colaborativos no contexto do Teatro e Comunidade na periferia de Manaus. In: IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas, 2016, Brasília. Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia das Artes Cênicas, 2016.

2.
AYRES, A. A.. Teatro e Comunidade: Teoria e Prática no Contexto da Contemporaneidade. In: 8º Congresso da ABRACE, 2014, Belo Horizonte. Arte, corpo e pesquisa na cena:experiência expandida, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
AYRES, A. A.. O PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA EM TEATRO: uma experiência de EaD e utilização das tecnologias contemporâneas na prática teatral. 10.art, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
AYRES, A. A.. Fórum Internacional sobre a Amazônia: Realização da Oficina 'DIÁLOGOS SOBRE O PROJETO ARTE E COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO CURSO DE TEATRO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COSTA, D. R. S. ; AYRES, A. A. . O PROCESSO DE SONOPLASTIA DO ESPETÁCULO ?MACULELÊ?: UMA ANÁLISE SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DA DRAMATURGIA E SUA INFLUÊNCIA ESTÉTICA DE INTERPRETAÇÃO.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AYRES, A. A.; SILVA, I. S. . Arte na Amazônia: conversas sobre o ensino na região norte (mesa redonda). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AYRES, A. A.. Processos Criativos Colaborativos no Contexto do Teatro e Comunidade na Periferia de Manaus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AYRES, A. A.. Presenças e Distâncias: o uso das tecnologias na formação docente na área de teatro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AYRES, A. A.; POZZETTI, G. R. . Seminário de Pesquisa em Teatro 1. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
AYRES, A. A.. A metodologia do ensino das artes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
AYRES, A. A.; Maicyra Leão . Tearo e Comunidade no I Colóquio Nacional de Arte, Cultura e Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AYRES, A. A.. Olhares sobre a prática artística no contexto da educação mediada pelas tecnologias contemporâneas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AYRES, A. A.. Teatro e Comunidade: Teoria e prática no contexto da contemporaneidade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AYRES, A. A.. Diferentes qualidades de presença em processos composicionais interconectados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
AYRES, A. A.; FERREIRA, Larissa ; Guilherme Carvalho . PROCESSO CRIATIVO E ATUAÇÃO EM TELEPRESENÇA: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL E EDUCACIONAL DO PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA EM TEATRO - UNB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
AYRES, A. A.; FERREIRA, Larissa ; Guilherme Carvalho . PROCESSO CRIATIVO E ATUAÇÃO EM TELEPRESENÇA: COMO EXERCITAR A PRÁTICA TEATRAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho . PROCESSO CRIATIVO E ATUAÇÃO EM TELEPRESENÇA NA MONTAGEM TEATRAL O BANQUETE DE PLATÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
AYRES, A. A.. Processo Criativo e Atuação em Telepresença na Formação de Professores de Teatro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
AYRES, A. A.. O Programa Pró-Licenciatura em Teatro: uma experiência de EAD e utilização das tecnologias contemporâneas na prática teatral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
AYRES, A. A.. Teatro e Transformação Social por meio da Educação Interdisciplinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
AYRES, A. A.. Dramaturgia e Espaço Social 2007 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AYRES, A. A.. Teatro e transformação social por meio da educação interdisciplinar. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AYRES, A. A.. Projeto 'Ler Para Crescer' incentiva leitura para crianças, no AM. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
AYRES, A. A.. Conversando com o maestro. 2014.

3.
AYRES, A. A.. Crianças atendidas por projeto social estreiam com 'Os Saltimbancos' dia 2. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
AYRES, A. A.. Alunos da UEA oferecem aulas de Teatro a crianças e adolescentes da zona leste. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
AYRES, A. A.. Acadêmicos da UEA oferecem aulas de Teatro a crianças e adolescentes da zona leste de Manaus. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
AYRES, A. A.. Alunos da UEA usam teatro para promover cidadania. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho ; FERREIRA, Larissa . PROCESSO CRIATIVO E ATUAÇÃO EM TELEPRESENÇA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho . Possibilidades de uso da câmera fixa para composição cênica. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Didático - Pró-Licenciatura - Departamento de Artes Cênicas - UnB).

3.
MENDES, A. ; PAIVA, M. ; AYRES, A. A. . Saiba como Participar - Escolas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional - 1ª CONSEG - Ministério da Justiça).

4.
ABRAMOVAY, M. ; AYRES, A. A. ; ANJOS, F. ; Daniel Avelino Pitangueira . Texto Base das Escolas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional - 1ª CONSEG - Ministério da Justiça).

5.
MENDES, A. ; PAIVA, M. ; AYRES, A. A. . Concursos de Desenho e Escolas com Participação Cidadã. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional - 1ª CONSEG - Ministério da Justiça).

6.
MENDES, A. ; PAIVA, M. ; AYRES, A. A. ; SIMAO, A. . Mostra de Vídeo e Festival de Música - Saiba como Participar. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional - 1ª CONSEG - Ministério da Justiça).

7.
ABRAMOVAY, M. ; AYRES, A. A. . Roteiro para Conferências Livres nas Escolas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional - 1ª CONSEG - Ministério da Justiça).

8.
MENDES, A. ; PAIVA, M. ; AYRES, A. A. ; SIMAO, A. . Saiba como Participar - Juventude. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional - 1ª CONSEG - Ministério da Justiça).

9.
AYRES, A. A.; Nina Pedra . Curso de extensão ? Instrutora da Oficina de Palhaço. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
AYRES, A. A.. Cortejo da Cobra Grande. 2018. Teatral.

2.
AYRES, A. A.. Heróis. 2017. Teatral.

3.
AYRES, A. A.. As teatralidades do Maculelê. 2016. Teatral.

4.
AYRES, A. A.. 'O Mistério das Lendas: A história nunca contada'. 2015. Teatral.

5.
AYRES, A. A.. O Auto do Boi Dell'Arte. 2015. Teatral.

6.
AYRES, A. A.. Guerreiros da Floresta. 2015. Teatral.

7.
VELOS, R. ; AYRES, A. A. ; Guilherme Carvalho ; LIMA, J. M. . Teatralidades, Imagéticas e Espaços Conectados. 2014. Performática.

8.
AYRES, A. A.; LIMA, J. M. . Curso de Clown. 2014. Teatral.

9.
AYRES, A. A.. Os Saltimbancos. 2014. Teatral.

10.
AYRES, A. A.; Rayssa Aguiar ; Nei Cerqueira ; Eliana Santos . Vestido de Noiva - Leitura Dramática SESC. 2011. Teatral.

11.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho ; FERREIRA, Larissa ; MOTA, Marcus ; RODAS, H. . O Banquete - 53º Cometa Cenas - UnB. 2011. Teatral.

12.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho ; FERREIRA, Larissa . O Banquete. 2011. Teatral.

13.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho ; FERREIRA, Larissa . O Banquete. 2011. Teatral.

14.
Luciano Astiko ; AYRES, A. A. . "A Bomba Verde". 2010. Teatral.

15.
Luciano Astiko ; AYRES, A. A. . Amor por Anexins. 2008. Teatral.

16.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho ; Rayssa Aguiar . Arturo Uis- Adaptação da "A Resistivel Ascensão de Arturo Ui"-Brecht. 2007. Teatral.

17.
AYRES, A. A.; Nina Pedra ; Bruno Mendonça . Alzira Power. 2006. Teatral.

18.
AYRES, A. A.; Bruno Mendonça . As Bodas de Fígaro. 2006. Teatral.

19.
AYRES, A. A.; Rayssa Aguiar . Cariño Malo - Cenografia Concepção e Execução. 2006. Teatral.

20.
AYRES, A. A.. A Opera do Malandro. 2006. Teatral.

21.
AYRES, A. A.; Magno Assis . Teatro Invisivel. 2005. Teatral.

22.
AYRES, A. A.; Magno Assis ; Moema Uman de Castro ; Maicyra Leão ; Maria Garcia . Mec Studant Program- A farsa das privatizações das Universidades Públicas. 2004. Teatral.

23.
AYRES, A. A.; Alexandre Cerqueira . Pela toca do Coelho-Projeto Tubo de Ensaios ? Êxodos de Performances. 2004. Teatral.

24.
AYRES, A. A.; Martha Lemos ; JOAO, S. ; VARGAS, L. ; Natércia Lage ; Fernando Martins . Um Beijo por um queijo. 2003. Teatral.

25.
AYRES, A. A.; Joabe Coelho . Psicoquete. 2002. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
AYRES, A. A.; Rayssa Aguiar . Cariño Malo. 2006 (Cenografia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AYRES, A. A.. Participação em banca de JHONATAS ALVES SILVA.JOGOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEATRO E ESCOLA: LICENCIATURA EM TEATRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
AYRES, A. A.. Participação em banca de DENNER AUGUSTO CORREA COSTA.ARTE E RESISTENCIA JUNTO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE MANAUS NA INTERVENÇÃO URBANA "NINGUÉM PODE AMANHÃ". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
AYRES, A. A.. Participação em banca de MANUEL FERREIRA DE LIMA FILHO.A CONSTRUÇÃO DA PEÇA "O MISTÉRIO DAS LENDAS: A HISTÓRIA NUNCA CONTADA", SOB A ÓTICA DO DIRETOR. 2017.

4.
AYRES, A. A.. Participação em banca de ILUANA FARIAS DE ARAUJO.O TEATRO DE SOMBRAS NO QUILOMBO URBANO DE SÃO BENEDITO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
AYRES, A. A.. Participação em banca de LEONARDO HENRIQUE SCANTBELRUY.DIÁLOGOS EM RESISTENCIA: O TECIDO CIRCENSE E O QUILOMBO URBANO BARRANCO DE SÃO BENEDITO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

6.
AYRES, A. A.. Participação em banca de FRANK RIBEIRO MARQUES JUNIOR.UMA TENDENCIA METODOLOGICA EM CENOGRAFIAS E FIGURINOS ELABORADA DURANTE QUATRO ANOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

7.
AYRES, A. A.. Participação em banca de DAYANE MARIA NUNES DE OLIVEIRA.DIALOGO ENTRE SABERES: REPENSANDO A IMPROVISAÇÃO TEATRAL A PARTIR DA VIVENCIA COM O GRUPO AMERINDIO DIROÁ BAYA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

8.
AYRES, A. A.. Participação em banca de PRICILLA DA SILVA CONSERVA.QUANDO NINGUÉM PODE AMANHÃ, ESCREVER LIBERTA: MEMÓRIAS E REPRESENTATIVIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

9.
AYRES, A. A.; BORDIN, V. B.; MENEZES, V. P. S. G.. Participação em banca de Carla Alessandra Silva Menezes.Um olhar sobre o teatro de grupo junto à comunidade em Manaus: O mapeamento dos grupos e a reflexão sobre a experiência de transformação oportunizada no grupo Pombal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

10.
AYRES, A. A.. Participação em banca de Denys Carvalho Cauper.As contribuições do Teatro Aplicado na Formação do Professor-Pesquisador-Artista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

11.
AYRES, A. A.; GONCALVES, L. D. V.; Eliana Santos. Participação em banca de Geane Vasconcelos de Souza.Teatro na Igreja: Ações e Reflexões das Propostas Metodológicas Teatrais na Paróquia Cristo Libertador no Município de Manacapuru. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

12.
AYRES, A. A.; MENEZES, V. P. S. G.; BORDIN, V. B.. Participação em banca de Carla Alessandra Silva Menezes.Um olhar sobre o teatro de grupo junto à comunidade em Manaus: O mapeamento dos grupos e a reflexão sobre a experiência de transformação oportunizada pelo grupo Pombal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

13.
AYRES, A. A.. Participação em banca de Denys Carvalho Cauper.As contribuições do teatro aplicado na formação do professor-pesquisador-artista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

14.
AYRES, A. A.. Participação em banca de Gleidistone Negrão de Melo.Senti um vazio no começo quando o coração foi embora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

15.
AYRES, A. A.. Participação em banca de Lauriene de Souza Menezes.A construção do corpo grotesco dos personagens do espetáculo 37. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

16.
AYRES, A. A.. Participação em banca de Mabrini Rocha Muniz.Reflexo e reflexões: A busca da atriz performer no processo criativo de construção da montagem cênica intitulada "eik tu, o que é que aconteceu?"". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

17.
AYRES, A. A.. Participação em banca de Alex da Silva Lima.Jogos marciais - a arte do marcial e os jogos teatrais: criação de jogos e um portifólio ilustrativo de exercícios que antecedem os jogos teatrais e diálogos possíveis no contexto escolar com os fundamentos das artes marciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

18.
AYRES, A. A.; Annie Martins Afonso; eneila santos. Participação em banca de Francinilza de Souza Lima.Experimentos praticos e teoricos no teatro do oprimido no projeto faca teatro na escola estadual Alice Salerno Gomez de LIma.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

19.
AYRES, A. A.; GONCALVES, L. D. V.. Participação em banca de Haroldo Souza da Silva.A voz como parte constituinte do corpo do ator: Uma reflexão sobre a percepção vocal no processo de montagem da encenação.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

20.
AYRES, A. A.; John de castro; Annie Martins Afonso. Participação em banca de Ivan Martins da Silva.A criação da cenografia e exploração do espaço cênico em meio ao espetáculo documental "nesse asflalto sem cor".. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

21.
AYRES, A. A.; JORGE DAS GRAÇAS VELOSO; Eliana Santos. Participação em banca de RENÊ DA COSTA FERREIRA.O GRUPO VIA SACRA AO VIVO DE PLANALTINA - DF E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TEATRO EM PLANALTINA - DF. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas-Licenciatura) - Universidade de Brasília.

22.
AYRES, A. A.; JORGE DAS GRAÇAS VELOSO; SILVIA PAES. Participação em banca de JORGE RAMOS NUNES.TEATRO EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E ATUALIDADE COM ÊNFASE NO JOGO TEATRAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas-Licenciatura) - Universidade de Brasília.

23.
GUSTMÃO, Rita; ELCIAS VILAR; AYRES, A. A.. Participação em banca de Paulo Sandro Teixeira de Paula.DIREÇÃO, PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO TEATRO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas-Licenciatura) - Universidade de Brasília.

24.
AYRES, A. A.; JORGE DAS GRAÇAS VELOSO; ELCIAS VILAR. Participação em banca de JOÃO DAS NEVES SANTOS.O USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE ATORES EM PORTO VELHO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas-Licenciatura) - Universidade de Brasília.

25.
AYRES, A. A.; Eliana Santos; LEITE, L.. Participação em banca de Patrícia Ramos de Freitas.Teatro à distância: reflexões sobre a formação do professor de teatro no programa pró-licenciatura.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade de Brasília.

26.
AYRES, A. A.; Eliana Santos; Graça Velos; Angela Cavalacante. Participação em banca de Claudio Vrena.Amazônia em Cena. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AYRES, A. A.. Concurso Vestibular:Banca examinadora da prova pratica do curso de teatro vestibular 2016. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

2.
AYRES, A. A.; Fernando Coelho Antunes; Daniel Avelino Pitangueira. Comitê Executivo do Concurso de Desenhos e Escolas com Participação Cidadã. 2009. Ministério da Justiça.

3.
AYRES, A. A.; Daniel Avelino Pitangueira; Fernanda Almeida; Wilani Arnaud; Cinthia Engel; Moiséis Ahmad Yousef; Claudia Valenzuela. Comissão Julgadora do Concurso de Desenho e Escolas com Participação Cidadã. 2009. Ministério da Justiça.

Outras participações
1.
COSTA, D. A. C.; BARBOSA JUNIOR, F. P.; CONSERVA, P. S.; ARAUJO, Q. C.; AYRES, A. A.. DEFESA DE MONTAGEM CÊNICA "ALGUMA COISA SOBRE LIBERDADE". 2017. Universidade do Estado do Amazonas.

2.
AYRES, A. A.. A construção da Cena: Um estudo sobre a observação do corpo e da voz por meio da Percussão Corporal (Iniciação Cientifica). 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

3.
AYRES, A. A.. Concurso Vestibular:Banca examinadora da prova pratica do curso de teatro vestibular 2014 ingresso 2015.. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

4.
AYRES, A. A.. Membro da banca de avaliação da modalidade reopcao de curso ingresso em 2014.. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

5.
AYRES, A. A.. O ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas municipais de Manaus. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

6.
AYRES, A. A.. Programa Nacional de Alfabetização na idade certa: Uma oportunidade de desenvolvimento de jogos teatrais na educação básica. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

7.
AYRES, A. A.. XIV Edição do Premio Arte na Escola Cidadã. 2013. Universidade do Estado do Amazonas.

8.
AYRES, A. A.. XXXII Festival Folclorico de Fonte Boa - AM. 2013. Prefeitura de Fonte Boa.

9.
AYRES, A. A.. LVII Festival Folclórico do Amazonas. 2013. Secretaria de Cultura do estado do Amazonas.

10.
AYRES, A. A.. Membro do comitê interno de avaliação dos projetos desenvolvidos no programa de iniciação cientifica e tecnológica da Universidade do Estado do Amazonas. 2013. Universidade do Estado do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Iluminação Cênica: Conceitos e aplicações com o iluminador Rodrigo Horse Assis. 2017. (Outra).

2.
I Colóquio Nacional de Arte, Cultura e Educação.Teatro e Comunidade (palestrante em mesa redonda). 2015. (Outra).

3.
Jornada Pedagógica do Liceu de Artes e Ofícios do Claudio Santoro.Metodologia do Ensino das Artes. 2015. (Encontro).

4.
VIII Reunião Cientifica da ABRACE.O curso de Teatro no contexto da UEA. 2015. (Outra).

5.
Festival Internacional de Arte e Tecnologia.Cênica. 2014. (Outra).

6.
Oficina de Clown.Apresentação Artística. 2014. (Oficina).

7.
VIII Congresso da ABRACE. Teatro e Comunidade: Teoria e Prática no Contexto da Contemporaneidade. 2014. (Congresso).

8.
XIV Congresso Nacional II Congresso Internacional da FAEB. Olhares sobre a prática artística no contexto da educação mediada pelas tecnologias contemporâneas (Palestrante de mesa redonda). 2014. (Congresso).

9.
Congresso Estatuinte UEA. Delegada do Congresso com apresentação das propostas elaboradas em assembléia na Escola Superior de Artes e Turismo. 2013. (Congresso).

10.
Festival do Teatro Brasileiro.Gestão Cultural. 2013. (Outra).

11.
VII Reunião Cientifica da ABRACE.Diferentes qualidades de presença em processos composicionais interconectados. 2013. (Outra).

12.
#10 Art. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia.O PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA EM TEATRO: uma experiência de EaD e utilização das tecnologias contemporâneas na prática teatral. 2011. (Encontro).

13.
1ªConferência Nacional de Segurança Pública.Equipe de Organização. 2009. (Outra).

14.
1ªConferência Nacional de Juventude.Colaboradora- Comissão Organizadora Nacional. 2008. (Outra).

15.
Seminários Transculturais organizado pelo PPGAC da UFBA. 2008. (Seminário).

16.
3ªOficina Sesc dramaturgia: Leituras em cena.Arturo Uis. 2007. (Oficina).

17.
CONFAEB-Apresentação de Comunicação. Teatro e Transformação Social por meio da Educação Interdisciplinar. 2007. (Congresso).

18.
Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto.Os desfalcados. 2007. (Oficina).

19.
1ªOficina ?Sesc dramaturgia: Leituras em cena.Beijo no Asfalto. 2006. (Oficina).

20.
2ªOficina ?Sesc dramaturgia: Leituras em cena?-2007.Lona Estrelada. 2006. (Oficina).

21.
CONFAEB. 2006. (Congresso).

22.
Cultura como Carreira-relações com a educação. 2006. (Seminário).

23.
I fórum de Arte-educação: O Ensino de Artes. 2006. (Outra).

24.
I Mostra Cultural de Nova Xavantina.Teatro Politico. 2006. (Encontro).

25.
IV Conferência Nacional de Educação e Cultura ? Câmara dos Deputados. 2005. (Congresso).

26.
Oficina de narradores de histórias. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AYRES, A. A.; MESQUITA, B. T. P. ; BORDIN, V. B. . I Encontro de Música e Gênero da Amazônia. 2015. (Outro).

2.
LUZIRENE REGO ; JORGE DAS GRAÇAS VELOSO ; SAMANTA MACIEL ; ELISA TEIXEIRA ; SANANTANA VIVENCIO ; Eliana Santos ; MARIA CRISTINA SILVA ; SILVIA PAES ; ANGELA CAVALCANTE ; ELCIAS VILAR ; BEATRIZ DE JESUS ; AYRES, A. A. . I Seminário de Pedagogia de Teatro em Rede. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Keven Sobreira Ferreira. O lugar dos exercícios pré-expressivos na encenação: o compartilhamento poético do processo Teatralidades do Maculelê na Colônia de Férias da rua central. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. (Orientador).

2.
Alex Washington da Silva Lima. Jogo de dentro e jogo de fora - A teatralidade da capoeira na preparação corporal do ator. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JHONATAS ALVES SILVA. JOGOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEATRO E ESCOLA: LICENCIATURA EM TEATRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

2.
MANUEL FERREIRA DE LIMA FILHO. A CONSTRUÇÃO DA PEÇA "O MISTÉRIO DAS LENDAS: A HISTÓRIA NUNCA CONTADA", SOB A ÓTICA DO DIRETOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

3.
ILUANA FARIAS DE ARAUJO. O TEATRO DE SOMBRAS NO QUILOMBO URBANO DE SÃO BENEDITO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

4.
LEONARDO HENRIQUE SCANTBELRUY. DIÁLOGOS EM RESISTENCIA: O TECIDO CIRCENSE E O QUILOMBO URBANO BARRANCO DE SÃO BENEDITO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

5.
ALINE VASCONCELOS BARRETO. Registros Poéticos de Minha Docência em Teatro no Bairro Colônia Antônio Aleixo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

6.
EMILLE NATHALI NOBREGA DE MELO. ENLACES DRAMATURGICOS DE UM ENCONTRO SENSÍVEL COM A COMUNIDADE COLONIA ANTONIO ALEIXO PARA A CONSTRUÇÃO DO ESPETÁCULO: OS SALTIMBANCOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

7.
Wilisnar Araujo da silva. O Papel do professor de teatro no movimento cultural dos quadrilheiros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

8.
JORGE RAMOS NUNES. TEATRO EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E ATUALIDADE COM ÊNFASE NO JOGO TEATRAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas-Licenciatura) - Universidade de Brasília. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

Iniciação científica
1.
Keven Sobreira Ferreira. Os fazeres da cultura popular na pedagogia do teatro: o maculelê e suas relações de teatralidade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

2.
Elizon Goncalves Lima Neto. As tecnologias e contemporaneidades presentes nas teatralidades do Maculelê. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

3.
Denys Carvalho Cauper. De encontro com a comunidade: Construindo caminhos para uma formação de alunos e professores no campo da arte teatral. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

4.
Aline Vasconcelos Barreto. Teatro e Comunidade: Contribuindo para a ampliação da cultura teatral no bairro Colônia Antônio Aleixo. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

5.
Fábio da Silva Moura. O Belo-Espaço: As influências estéticas do espaço na construção de um espetáculo teatral. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

6.
Claudio Maik Mota da Costa. Elementos Teatrais do Grupo Ágata: relação estética com a comunidade de Presidente Figueiredo. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

Orientações de outra natureza
1.
Denis Carvalho da Silva. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais II. 2018. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

2.
Ivanilce Oliveira de Souza. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais II. 2018. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

3.
David Ferreira Silva. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais II. 2017. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

4.
ALESSANDRA CARDOSO LIRA. OFICINA DE TEATRO DE SOMBRAS COM ADOLESCENTES DA COMUNIDADE COLÔNIA ANTÔNIO ALEIXO: O LUGAR QUE CHAMEI DE PAÍS DAS MARAVILHAS (COORIENTAÇÃO). 2016. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

5.
Alessandra Cardoso Lira. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: metodologia do ensino do tearo I. 2016. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

6.
Denner Augusto Corrêa Costa. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais II. 2016. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

7.
Alex Washington da Silva Lima. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais II. 2016. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

8.
Ivanilce Oliveira de Souza. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais II. 2016. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

9.
Aline Vasconcelos Barreto. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais II. 2016. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

10.
Keven Sobreira Ferreira. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais III. 2016. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

11.
Alex Washington da Silva Lima. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais III. 2016. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

12.
Deny Carvalho Cauper. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: metodologia do ensino do tearo I. 2015. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

13.
Jeolia de Araujo. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas:Elementos Visuais do espetaculo II. 2015. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

14.
Ivanilce Oliveira de Souza. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais I. 2015. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

15.
Luiza de Paula Litaiff. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais I. 2015. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

16.
Pricilla da Silva Conserva. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais I. 2015. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

17.
David Ferreira Silva. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais III. 2015. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

18.
Aline Vasconcelos Barreto. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais III. 2015. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

19.
Francinilza de Souza Lima. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Metodologia do ensino do teatro I. 2014. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

20.
Antonio Jose da Silva. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Jogos teatrais. 2014. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.

21.
Deny Cauper. Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Topicos de praticas educativas integradas I. 2014. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Amanda Aguiar Ayres.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
AYRES, A. A.. A metodologia do ensino das artes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Artes Cênicas
1.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho ; FERREIRA, Larissa . O Banquete. 2011. Teatral.

1.
AYRES, A. A.; Guilherme Carvalho ; FERREIRA, Larissa . O Banquete. 2011. Teatral.



Outras informações relevantes


Professora do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas:
Em 2013 ministrou as seguintes disciplinas: Montagem Cênica II; História do Teatro Mundial II: Tópicos de Práticas Educativas Integradas I; Tópicos de Práticas Educativas Integradas III.
 Em 2014 ministrou as seguintes disciplinas: Jogos Teatrais; Metodologia do Ensino do Teatro I; Tópicos de Práticas Educativas Integradas II; Tópicos de Práticas Educativas Integradas I; Interpretação II; Laboratório de Encenação; Tópicos de Práticas Educativas Integradas III. 
Em 2015 ministrou as seguintes disciplinas: Tópicos de Práticas Educativas Integradas II; Elementos Visuais do Espetáculo II; Metologia do Ensino de Teatro I; Montagem Cênica I, Montagem Cênica II, Tópicos de práticas Teatrais I e Tópicos de Práticas Educativas Integradas III.
Em 2016 ministrou as seguintes disciplinas:Montagem Cênica II, Metodologia do Ensino do Teatro I, Tópicos de Práticas Teatrais II, Montagem Cênica I, Tópicos de Práticas Teatrais I, Tópicos de Práticas Teatrais III.
Em 2017 ministrou as seguintes disciplinas: jogos teatrais, Tópicos de Práticas Teatrais II, Metodologia do Ensino do Teatro I, Tópicos de Práticas Teatrais I, Tópicos de Práticas Teatrais III, Laboratório de Encenação II.
Em 2018 ministra as seguintes disciplinas: Teatro e Tecnologias Educacionais, Laboratório de Encenação I e Tópicos de Práticas Teatrais II



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 8:58:38