Monica Messias de Mesquita

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8791698495632519
  • Última atualização do currículo em 15/03/2018


Professora do ensino básico técnico tecnológico - Possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2001).Especialista em pedagogia do esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002)Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, dança, natação, lazer e recreação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Monica Messias de Mesquita
Nome em citações bibliográficas
MESQUITA, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, CAMPUS MOSSORÓ.
RUA:Raimundo Firmino de Oliveira
URICK GRAF
59628-330 - Mossoro, RN - Brasil
Telefone: (84) 34222652
URL da Homepage: http://www.ifrn.edu.br/mossoro


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2002
Especialização em Pedagogia do esporte.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Educação Física infantil x Esportes: Conflitos e Dilemas do Esporte na Escola.
Orientador: Lerson Fernando dos Santos Maia.
1997 - 2001
Graduação em educação do física.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
DESAFIOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2009 - 2009
Educação Física Desenvolvimentista. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
ED. FÍSICA ESCOLAR:MOTRICIDADE E FISIOLOGIA. (Carga horária: 28h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Educação Física Desenvolvimentista. (Carga horária: 36h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2007 - 2007
RECREAÇÃO. (Carga horária: 28h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
1995 - 1997
Técnico de Enfernagem. (Carga horária: 800h).
Centro intregral Professor Eliseu Viana, CIPEV, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO (CMEBT), Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Professor


Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, FCTMC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2011
Vínculo: Professor secundarista, Enquadramento Funcional: Privado

Atividades

01/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desporto Escolar
Educação Física Teórica
Educação Física Escolar

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 70

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 100

Atividades

2008 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino II
O Ensino da Educação Física:Psicomotricidade; Recreação Escolar


Projetos de pesquisa


2015 - 2015
EQUILÍBRIO FUNCIONAL E RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA NO IFRN - MOSSORÓ
Descrição: O processo de envelhecimento e as doenças crônicas que acometem os idosos geram sérios distúrbios de equilíbrio, tornando-os mais suscetíveis às quedas. O Objetivo desse estudo será analisar o equilíbrio funcional e risco de quedas em idosos participantes de um programa de atividade física no IFRN - Mossoró. Estudo do tipo experimental, composta por idosos cadastrados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Duclécio Anton e participantes de um programa de atividade física no IFRN, na cidade de Mossoró-RN. Para avaliar o equilíbrio funcional e risco de quedas serão utilizados o TUG (Teste Timed Up and Go) e pela Escala de equilíbrio funcional de Berg..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Coordenador / Gabriel Vitor Medeiros Maia - Integrante.
2014 - Atual
Estado Nutricional, Nível de Atividade Física, Hábitos Alimentares e Nível Socioeconômico dos Estudantes do IFRN Campus Mossoró
Descrição: O estudo tem como objetivo analisar o estado nutricional, nível de atividade física, hábitos alimentares e nível socioeconômico dos estudantes do IFRN Campus Mossoró. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra é composta por 240 alunos, sendo 120 do sexo masculino e 120 do sexo feminino, do nível médio técnico na faixa etária entre 14 a 18 anos de idade. Espera-se que após a análise, os alunos possam fazer uma reflexão de seus hábitos cotidianos, sejam elas, de atividades físicas, alimentações, que merecem, sempre que possível, serem revistas e reavaliadas para assim buscar uma vida mais ativa e saudável..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Coordenador / André Lucas Nogueira Dantas - Integrante / Túlio César Pereira Filho - Integrante / Ysa Carolina Boaventura - Integrante.
2012 - 2013
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA TERCEIRA IDADE ENVELHECENDO COM SAÚDE
Descrição: O envelhecimento, processo inevitável aos seres vivos, conduz a uma perda progressiva das aptidões funcionais do organismo, aumentando o risco do sedentarismo. Essas alterações, nos domínios biopsicossociais, põem em risco a qualidade de vida do idoso, por limitar a sua capacidade para realizar, com vigor, as suas atividades do quotidiano e colocar em maior vulnerabilidade a sua saúde.No entanto o objetivo geral da nossa pesquisa foi Investigar as dissensões e tendências conceituais que dão base às práticas do projeto ?Atividade física para idosos?, com enfoque nas concepções de educação e saúde ao longo da vida;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Coordenador / ITALO ROMARIO DA SILVA SALES - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
ENVELHECIMENTO ATIVO: EXERCÍCIO FÍSICO APLICADO NA MANUTENÇÃO DA AUTONOMIA FUNCIONAL DO IDOSOS NO IFRN- CAMPUS MOSSORÓ
Descrição: A finalidade desse projeto é promover melhoria na autonomia funcional dos idosos participantes, através de um programa de exercício físico desenvolvido na dependência do IFRN- campus Mossoró. O projeto pautou-se em outros desenvolvidos anteriormente e que tinham o mesmo interesse na busca de favorecer um envelhecimento com qualidade e saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Coordenador / Bianca Brenda da Silva de Macedo - Integrante / Jaidson Rodrigues Pimenta Peixoto - Integrante / Ana Cristina Almeida de Oliveira - Integrante.
2016 - 2016
Treinamento de equilíbrio postural multifacetadas em idosos: ações, factíveis no IFRN no Compus Mossoró.
Descrição: O intuito desse projeto é promover uma melhoria na vida dos participantes, através de uma atividade física multifacetadas e equilibrada, com diversos exercícios promovidos no decorrer do programa. Pautou-se em outros projetos que tinham o mesmo interesse, que é o de melhorar o equilibrio postural e a qualidade de vida de idosos sedentários para que tenham um envelhecimento de qualidade e com saúde. O projeto está sendo desenvolvido no próprio Campus do IFRN (Mossoró), utilizando dependências da instituição, tais como a ATI (academia da terceira idade), a quadra de esporte, o campo de futebol, o centro de convivência e a piscina, contando com a participação de alunos, professores de Educação Física, além de outros parceiros (enfermeira, médico, assistente social, agente de saúde e psicóloga). O público alvo do projeto é constituído por idosos oriundos do bairro do entorno do IFRN e que são vinculados ao posto de saúde da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Coordenador / Victoria Juliana Almeida Ferreira - Integrante / Tâmara Ticyana Oliveira Silva da Fonsêca - Integrante.
2015 - 2016
RISCO DE QUEDAS E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS: UMA INTERVENÇÃO ACESSÍVEL NO IFRN-MOSSORÓ
Descrição: O Objetivo desse estudo será analisar o risco de quedas e a qualidade de vida em idosos sedentários do entorno do IFRN para assim viabilizar uma melhoria significativa na qualidade de vida dos mesmos. Este projeto contará com idosos cadastrados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Duclécio Antonio de Medeiros, na cidade de Mossoró-RN. No primeiro momento estes idosos responderão ao Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida (SF-36) e serão avaliados pelo TUG (Teste Timed Up and Go), pela Escala de equilíbrio funcional de Berg, juntamente com a Atividade Eletromiográfica, logo depois acontecerá a intervenção com atividade física que ocorrerá no instalação poliesportivos do IFRN ?Campus Mossoró durante toda período do projeto, em seguida passarão novamente pelos mesmos testes da fase inicial, para obtenção dos resultados, espera-se que o projeto apontem uma melhoria significativa no estilo de vida, promovendo melhoras na autonomia funcional e equilíbrio, podendo assim reduzir riscos de quedas e consequentemente, ter uma melhor qualidade de vida, como também implicar em menores gastos com saúde pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Coordenador.
2014 - 2014
Atividade física para idoso no IFRN : uma alternativa para envelhecer com saúde nos aspectos biológicos, sociais e psicológicos.
Descrição: Este projeto tem a intenção de desenvolver uma melhoria da aptidão física em prol da qualidade de vida dos idosos do entorno de IFRN ?Campus Mossoró diante da prática regular de atividade física, para tanto enfocaremos a importância do projeto nos aspectos da melhoria do condicionamento físico, ganho de força, diminuição da perda de massa óssea, redução da incapacidade funcional, melhorias na auto-estima, no humor. As ações desse projeto serão desenvolvidas no IFRN - Câmpus Mossoró, utilizando as dependências da instituição, como: o ginásio poliesportivo, ATI(academia da terceira idade), campo de futebol, pista de atletismo e piscina. O projeto terá uma duração de 07 (sete) meses, com início previsto para 12 de maio de 2014 e término para 12 de dezembro de 2014. Os participantes serão constituídos pelos idosos da circunvizinhas do entorno do IFRN ? Campus Mossoró. O projeto será realizado através das seguintes atividades: musculação de manutenção, ginástica localizada interativa, jogos recreativos, caminhada e atividades aquáticas. Esperamos com a realização desse projeto contribuir para a melhoria do condicionamento físico relacionado a saúde, neste sentido, fica evidente que qualidade de vida esta diretamente relacionada há um estilo de vida ativo nos aspectos biológicos, sociais e psicológicos objetivando obter um envelhecimento ativo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Coordenador / Matheus Sávyo Bezerra de Melo - Integrante / Victoria Juliana Almeida Ferreira - Integrante.
2014 - 2014
Implantação do xadrez estudantil no Campus Mossoró
Descrição: O projeto trata da implantação de turmas de xadrez para os alunos do IFRN- Campus Mossoró. O projeto terá uma duração aproximada de oito meses. Nesse período serão desenvolvidas aulas teóricas e práticas, além da participações de torneios estudantis a nível estadual e nacional. Apesar de sempre bem-vindos, o foco do projeto não serão os resultados nesses torneios e sim no desenvolvimento pessoal dos alunos envolvidos. Como o campus já dispõe de uma boa quantidade de material de xadrez, os gastos do projeto serão mínimos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Integrante / Helio Nogueira Bezerra - Coordenador / Maria Júlia Costa Leite e Sousa - Integrante / Marcelo Augusto Moreira Nunes - Integrante.
2014 - 2014
A MÚSICA E O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA TERCEIRA IDADE
Descrição: É notório que, na atualidade, as pessoas que estão na terceira idade são completamente diferentes das que representavam gerações anteriores. Hoje, esses indivíduos buscam qualidade de vida e se envolvem em inúmeras atividades de forma a otimizar seu tempo livre em práticas que lhes proporcione bem estar pessoal e que os permita participar do processo de desenvolvimento da sociedade a qual estão inseridos. Com esse projeto objetivamos a inclusão desses alunos em um âmbito educacional que gere conhecimentos que poderão ser usados em atividades e práticas do seu cotidiano. A troca de experiências e a consolidação de novas amizades entre os integrantes do curso também é considerada um ponto positivo da nossa proposta. A saúde física e o incentivo através da prática de atividades esportivas também está contemplada no nosso projeto uma vez que os alunos inscritos no curso de espanhol também terão direito a aulas de hidroginástica. Serão oferecidas 16 vagas sendo as atividades estruturadas em 1 encontro semanal no qual serão destinados 90 minutos para as aulas de espanhol e 45 minutos para a prática esportiva (hidroginástica). Para a orientação jurídica os alunos terão 6 horas semanais distribuidas em dois encontros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Integrante / Anna Neri Dantas Camacho de Valera - Coordenador / Bianca Dantas de Araujo - Integrante / Annandy Raquel Pereira da Silva - Integrante.
2013 - 2013
Jogos e brincadeiras populares: resgatando a ludicidade no IFRN ? Câmpus Mossoró
Descrição: Este projeto desenvolveu uma capacitação para os professores do Ensino Fundamental e Médio, no que se refere às atividades lúdicas, destacando a importância da cultura lúdica para o processo educativo, como também promoveu um resgate das brincadeiras e jogos populares, os quais estão sendo esquecidos pela memória lúdica e cultural da nossa comunidade. As ações desse projeto forão desenvolvidas no IFRN - Câmpus Mossoró, utilizando as dependências da instituição, como: o ginásio poliesportivo, o campo de futebol e salas de projeção..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Integrante / Creusa Ribeiro da Silva Lelis - Coordenador / Emilly Duarte Lemos - Integrante.
2013 - 2013
Atividade Fisica na Terceira Idade:: educação e saúde como práxis ao longo da vida
Descrição: Diante dessa demanda, o IFRN, Campus Mossoró, vem oferecer aos idosos do entorno do Instituto um programa de atividade física como forma de garantir-lhes uma melhor qualidade de vida, isto é, a fim de que tenham uma vida mais saudável, e de fomentar hábitos e comportamentos saudáveis em prol do seu próprio bem-estar. Para ratificar a importância da atividade física, DARIDO(2003), a partir de outros autores, entende e ressalta a importância das informações e conceitos relacionados à aptidão física e à saúde, bem como reflete sobre a adoção de estratégias de ensino que contemplem não apenas aspectos práticos, mas também a abordagem de conceitos e princípios teóricos que proporcionem subsídios aos praticantes, no sentido de receberem determinações quanto à relevância de hábitos saudáveis de atividade física ao longo de toda a vida. No entanto, a incorporação de projeto para idoso nessa perspectiva de promoção da saúde reforça a informação de que o envelhecimento populacional pode passar a representar mais um problema que uma conquista da sociedade, caso os anos de vida ganhos não sejam vividos em condições de independência no que se refere a saúde, inclusão social e mobilidade.Para tanto o projeto será desenvolvido no próprio campus do IFRN ( Mossoró) utilizando as dependências da instituição como a academia ATI (Academia da Terceira Idade), quadra poliesportiva, campo de futebol e piscina, quanto aos participantes será composto pelos idosos cadastrado e autorizado pelo profissional de saúde da unidade de saúde do bairro onde esta localizado o campus. O projeto contara com diversas atividades tais com: musculação de manutenção, ginástica localizada interativa, caminhada e atividades aquáticas: hidroginástica, hidrodança e hidrorecreação.  .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Coordenador / Matheus Sávyo Bezerra de Melo - Integrante / Rennis Oliveira da Silva - Integrante.
2012 - 2012
O ensino da língua espanhola na terceira idade: aprendizado, qualidade de vida e inserção social
Descrição: É notório que, na atualidade, as pessoas que estão na terceira idade são completamente diferentes das que representavam gerações anteriores. Hoje, esses indivíduos buscam qualidade de vida e se envolvem em inúmeras atividades de forma a otimizar seu tempo livre em práticas que lhes proporcione bem estar pessoal e que os permita participar do processo de desenvolvimento da sociedade a qual estão inseridos. Com esse projeto objetivamos a inclusão desses alunos em um âmbito educacional que gere conhecimentos que poderão ser usados em atividades e práticas do seu cotidiano. A troca de experiências e a consolidação de novas amizades entre os integrantes do curso também é considerada um ponto positivo da nossa proposta. A saúde física e o incentivo pela prática de atividades esportivas também está contemplada no nosso projeto uma vez que os alunos inscritos no curso de espanhol também terão direito a aulas de hidroginástica. Serão oferecidas 16 vagas sendo as atividades estruturadas em 1 encontro semanal de 120 minutos de aulas de espanhol e 45 minutos de hidroginástica. Para a orientação jurídica os alunos terão 2 horas semanais distribuídas em dois encontros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Integrante / Anna Neri Dantas Camacho de Valera - Coordenador.
2012 - 2012
Atividade Fisica na Terceira Idade:Em busca da saúde no IFRN.
Descrição: O objetivo principal deste projeto foi atinge três estágios do ser, a saber: bem estar físico, mental e social, tendo como o fator promotor disso os exercícios físicos assistidos e regulares, aplicado na terceira idade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Monica Messias de Mesquita - Coordenador / ITALO ROMARIO DA SILVA SALES - Integrante / Matheus Sávyo Bezerra de Melo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MESQUITA, M. M.; SILVA, S. C.CORDEIRO SILVA ; CUNHA, R. C. S. ; MEDEIROS, J. A. ; COSTA, A. V. . Tabelas de referências para alunos do ensino fundamental I do colégio Mater Christi de Mossoró/RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MESQUITA, M. M.; SILVA, S. C.CORDEIRO SILVA ; CUNHA, R. C. S. ; MEDEIROS, J. A. ; COSTA, A. V. . Composição corporal de alunos do ensino básico de escolas particulares de Mossoró-RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MESQUITA, M. M.. Níveis de agilidade dos alunos do ensino fundamental I do Colégio Mater Christi nde Mossoró-Rn. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MESQUITA, M. M.. Participação em banca de André Luíz Oliveira Benevides.Educação Física: uma análise das escolas da rede pública de ensino da cidade de Pereiro/CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - univerdade do estado do rio grande norte.

2.
MESQUITA, M. M.. Participação em banca de Janne Karla de Souza Sampaio.Interfaces entre dança e educação: possibilidades de formação, atuação e ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
MESQUITA, M. M.. Participação em banca de Hallyson Patrício Soares Fernandes.A tecnologia na Atividade Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
MESQUITA, M. M.. Participação em banca de Paulo Roger de França.A Educação Física na concepção dos discentes do municipio de Pau dos Ferros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
MESQUITA, M. M.. Participação em banca de Jackson Nunes Souza.A Educação Física para além da sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
MESQUITA, M. M.. Participação em banca de Maria Consolação Limão.Educação Física escolar e a importância para socialização do educando. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
MESQUITA, M. M.. Participação em banca de José Edmilson Mafaldo de Paiva.Fisiologia do envelheciemento: limites do corpo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
MESQUITA, M. M.. Participação em banca de Luana Aparecida de Queiroz Diniz.Ginástica Laboral: qualidade de vida no trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MESQUITA, M. M.. Processo Institucional de Monitoria da disciplina atividades lúdicas e pré-desportivas. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
?I SEMINÁRIO SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL: ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS?,. 2014. (Seminário).

2.
X Congresso de Iniciação Científica do IFRN - X CONGIC. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: INTERVENÇÕES NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL DOS SERVIDORES. 2014. (Congresso).

3.
X Congresso de Iniciação Científica do IFRN - X CONGIC. O IDOSO E A ATIVIDADE FÍSICA: EDUCAÇÃO E SAÚDE NO IFRN - CAMPUS MOSSORÓ. 2014. (Congresso).

4.
Fórum Mundial de Direitos Humanos - FMDH.O idoso e a atividade física no IFRN: educação e saúde como práxis ao longo da vida.. 2013. (Outra).

5.
I Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências da Educaçã. 2013. (Seminário).

6.
Série de Conferências Internacionais em Ciências da Educação. 2013. (Outra).

7.
II Série de Conferências Internacionais em Ciências da Educação. 2012. (Outra).

8.
IX Congresso científica latino -Americano e IX congresso Científico Brasileiro da FIEP Prof.Dr.Manoel José Gomes Tubino , 27º OCNGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP- 2012. O corpo na Educação Física para alunos do instituto Federal de Educação,ciência e Tecnologia -IFRN. 2012. (Congresso).

9.
O professor na atualidade: saberes, práticas e desafios. 2008. (Outra).

10.
CONAFF. 2007. (Congresso).

11.
6 Jornada Internacional de Educação. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MESQUITA, M. M.. IV Festival Cantando e Dançando no IFRN?,. 2014. (Festival).

2.
MESQUITA, M. M.. III Festival Cantando e Dançando no IFRN. 2013. (Festival).

3.
MESQUITA, M. M.. Atividade Física, Nutrição e Saúde. 2013. (Congresso).

4.
MESQUITA, M. M.. ?II Festival Cantando e Dançando no IFRN?,. 2012. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mônica Mayara Ferreira da Costa. Psicomotricidade:Um faz de conta levado a sério. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Monica Messias de Mesquita.

2.
Francisco Cleiton de souza Nascimento. Evasão nas aulas de Educação Física;motivos e significados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Monica Messias de Mesquita.

3.
Marina Victa Freitas ferreira Cavalcante. Perfil antropométrico de alunos do ensino fundamental II e aplicabilidade na Educação física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Monica Messias de Mesquita.

4.
Janne Karla de Souza Sampaio. Interfaces entre Dança e educação; Possibilidade de formação, atuação e ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Monica Messias de Mesquita.

5.
André Luís Oliveira Benevides. Educação física: uma análise das escolas da rede pública de ensino da cidade de Pereiro-CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Monica Messias de Mesquita.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MESQUITA, M. M.. Atividade Física, Nutrição e Saúde. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


ministrante do minicurso "formando hábitos para uma vida ativa" do projeto de extensão Ginástica laboral, no Curso de educação física - CAMEAM/UERN, nos dias 15 e 16 de julho de 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 20:00:10