Kira Santos Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1645497307485977
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Professora da área de Som para Cinema e Audiovisual na Unila - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutoranda em Multimeios pela Unicamp, com pesquisa sobre a criação sonora na etapa da montagem fílmica, focando no cinema brasileiro contemporâneo. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com dissertação sobre o processo criativo do som no cinema brasileiro contemporâneo, bolsista CNPq. Possui Bacharelado em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo, com especialização em Som. Atua no audiovisual desde 2000, como editora de som e técnica de som direto, tendo entre suas principais produções o desenho de som dos filmes De Menor e Tão Longe é Aqui, a captação de som direto de Jardim Europa, e a participação na equipe de finalização de Dois Coelhos, Os Amigos, Garotas do ABC, Carandiru, Lisbela e o Prisioneiro e Durval Discos, entre outros. Na área de educação desde 2003, lecionou em diversas faculdades, escolas de cinema e ongs. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kira Santos Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, K. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Alameda Rui Ferreira, 164
Centro
85851400 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292117


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Multimeios.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Som na montagem,
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco.
2008 - 2010
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: SE PODES OUVIR, ESCUTA: Um estudo sobre o processo criativo do som no filme Ensaio Sobre a Cegueira e de seus reflexos no resultado fílmico,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Eduardo Simões dos Santos Mendes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: cinema brasileiro; audiovisual; relação imagem-som; processo criativo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Som de Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Setores de atividade: Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas.
1997 - 2003
Graduação em Bacharelado em cinema e vídeo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Montagem Cinematográfica. (Carga horária: 48h).
Escuela Internacional de Cine Y Television, EICT, Cuba.
2011 - 2011
Sound Designers. (Carga horária: 16h).
Museu da Imagem e do Som - São Paulo, MIS, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Acompanhamento de Ensino. (Carga horária: 10h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
O Som no Cinema. (Carga horária: 20h).
Associação Cultural Tela Brasilis, ACTB, Brasil.
2008 - 2008
Trilha Sonora em produtos audiovisuais. (Carga horária: 8h).
Escola São Paulo, ESP, Brasil.
2006 - 2006
Programa Impaes - Núcleo permanente de Formação pa. (Carga horária: 144h).
Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.
2006 - 2006
Programa Impaes ? Ateliê de Gravura. (Carga horária: 48h).
Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

1/2015 - Atual
Extensão universitária , PROEX, .

Atividade de extensão realizada
Paisagens Sonoras da tríplice Fronteira.
2/2015 - 6/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão e Comunicação em mídias Digitais
2/2015 - 6/2015
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição e Design de Som
Trilha Sonora para Cinema e Audiovisual
8/2014 - 12/2014
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço sonoro no audiovisual
8/2014 - 12/2014
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da America Latina II

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora - curso Bacharelado em Audiovisual, Carga horária: 4

Atividades

2/2012 - Atual
Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição de Som (36 horas em 2 turmas - 72 horas)
Som para Documentário (36 horas )
Som para Radio e TV (36 horas )
7/2013 - 12/2013
Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Som para Documentário (36 horas )
Som para Ficção II (36 horas)
2/2013 - 6/2013
Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Som para Ficção II (36 horas em 2 turmas - total de 72 horas)
Som para Documentário (36 horas)
7/2012 - 12/2012
Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Som para Documentário (36 horas em 2 turmas - total 72 horas)
Som para Ficção II (36 horas em 2 turmas - total 72 horas)
2/2012 - 6/2012
Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Som para Documentário (36 horas em 2 turmas - total 72 horas)
Som para Ficção II (36 horas em 2 turmas - total 72 horas)
7/2011 - 12/2011
Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Som para Documentário (36 horas em 2 turmas - total 72 horas)
Som para Ficção II (36 horas)
2/2011 - 6/2011
Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Som para Documentário (36 horas )
Som para Ficção II (36 horas em 2 turmas - total 72 horas)
7/2010 - 12/2010
Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Som para Documentário (36 horas)
Som para Ficção II (36 horas em 2 turmas - total 72 horas)

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de som, Carga horária: 12

Atividades

7/2010 - 12/2010
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música para cinema (80 horas em 2 turmas - total 160 horas)
Projeto Experimental em Produção e Direção (80 horas em 2 turmas - total de 160 horas)
2/2010 - 7/2010
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de som (40 horas em 2 turmas - total 80 horas)
Edição de Som (80 horas em 2 turmas - total 160 horas)
7/2009 - 12/2009
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música para cinema (80 horas em 2 turmas - total 160 horas)

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor - Curso Tecn. em Prod. Audiovisual, Carga horária: 12

Atividades

7/2012 - 12/2012
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Sonoro (80 horas em 2 turmas - total 160 horas)
7/2012 - 12/2012
Ensino, Rádio, TV e Vídeo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Locução e técnicas de áudio (80 horas)
2/2012 - 6/2012
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Áudio Digital (80 horas em 2 turmas - total 160 horas)

Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, ELCV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Áudio, Carga horária: 3

Atividades

08/2005 - 09/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Captação e Edição de Som para Cinema e Vídeo - Módulo I
Captação e Edição de Som para Cinema e Vídeo- Módulo II
Captação e Edição de Som para Cinema e Vídeo- Módulo III
Som no Cinema

Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Som, Carga horária: 4
Outras informações
De 2005 a 2007 atuação como professora de Som direto nos cursos Filmworks I e II, Intensivo, Intensivo 16mm, Documentário. De 2008 a 2014 atuação no curso de documentário, com conteúdos técnicos (captação e edição) e de linguagem. Em 2014 1 e 2, atuação no curso de Som para TV e Cinema

Atividades

08/2005 - 10/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Som direto Para 16 mm
Captação de Som em Documentário
Som Direto

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4
Outras informações
Substituição do professor João Baptista Godoy na disciplina Som II, durante ausência temporátria.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio PAE, Enquadramento Funcional: Monitora: Som I-Curso Superior do Audiovisual, Carga horária: 6
Outras informações
Parte do Programa de Acompanhamento de Ensino. Monitoria para a disciplina Som I do curso Superior do Audiovisual, terceiro semestre. Ministrada por Eduardo Santos Mendes. Atividades: Atendimentos de orientação para os alunos antes dos "Jobs", acompanhamento e orientação da edição de som e mixagem.


Instituto Criar de TV e Cinema, IC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador da Oficina de Áudio, Carga horária: 20
Outras informações
Fiz parte da fundação da Instituição, sendo portanto responsável pela idealização e elaboração do currículo da Oficina.

Atividades

01/2003 - 6/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina de Áudio

Photofonia Produções Artísticas, PPA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Editora de Som, Técnica de som, Diretora, Carga horária: 4
Outras informações
Sócia de produtora de vídeo, exercendo na maior parte dos vídeos produzidos funções de técnica de som direto e/ou editora de som.

Atividades

01/2003 - Atual
Direção e administração, Photofonia Produções Artísticas, .

Cargo ou função
Técnica e Editora de Som de Documentérios e Institucionais.

Effects Filmes, EF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Editor de Som, Enquadramento Funcional: Editor de Som, Carga horária: 30
Outras informações
Durante meu período nesta empresa de finalização, participei da produção de filmes como Carandiru, Lisbela e o Prisioneiro, Narradores de Javé, Garotas do ABC, Durval Discos.

Atividades

03/2002 - 08/2004
Serviços técnicos especializados , Effects Filmes, .

Serviço realizado
Edição de Som Direto, Ruídos de Sala, gravação de sons adicionais.

TV USP, TV USP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Nesta Instituição comecei como produtora do programa "Dois Apês", acumulando depois a função de operadora de áudio. Após o término do programa, passei a me dedicar exclusivamente à àrea de àudio, na qual vinha me especializando na Graduação.

Atividades

04/2001 - 09/2004
Estágios , Coordenadoria de Comunicação Social - USP, .

Estágio realizado
Produção de programa, operação de áudio.

Serviço Social do Comércio - SP, SESC - SP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 30
Outras informações
Monitoria de exposição das videoinstalações do artista Fabricio Piessi, por ocasião da 12ª Videobrasil.



Projetos de extensão


2016 - Atual
Alafia Ere - Arte e Educação Afirmativa das Culturas Afrodescendentes nas escolas
Descrição: Este projeto de extensão tem como propósito contribuir para o conhecimento e reconhecimento da diversidade cultural e identitária da população afrodescendente na América Latina e Caribe, em espaços escolares e sócio-educativos de modo geral. Por meio de uma formação inter e multidisciplinar ligada à arte e educação, embasaremos conhecimentos sociais e históricos sobre as culturas e identidades afrodescendentes integrados às práticas corporais, musicais e artísticas. A iniciativa se soma à diretriz geral da lei10.639/03 que cria a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira no Plano Nacional de Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Kira Santos Pereira - Coordenador / Senilde Alcântara Guanaes - Integrante.
2014 - Atual
Paisagem sonora na tríplice fronteira
Descrição: O projeto objetiva fomentar a percepção sonora nos moradores da Tríplice Fronteira, através de workshops que promoverão exercícios de escuta, registro e arquivamento de paisagens sonoras, além de propor reflexões acerca da composição dos diferentes espaços sonoros da região. Os arquivos resultantes das gravações destas ambiências sonoras poderão futuramente ser usados para pesquisas de ecologia sonora e estudos de acústica espacial, bem como para criações artísticas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Kira Santos Pereira - Coordenador / Virginia Osorio Flôres - Integrante / Marcelo Ricardo Villena - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Som de Cinema.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2015
Melhor Edição de Som de Longa-metragem (De Menor), 9º Festival Cinemúsica.
2012
Melhores Efeitos Sonoros (Dois Coelhos), 6º Festival Cine Música.
2012
Melhor desenho de som (Assunto de Família), CLOSE - Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual.
1999
Nascente 9 (Ednaldo vai Falar - menção honrosa), Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:5
PEREIRA, Kira Santos  Data: 02/11/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, S. R.2016 MIRANDA, S. R. ; PEREIRA, K. S. . Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 9, p. 1, 2016.

2.
PEREIRA, K. S.2009 PEREIRA, K. S.. Se podes ouvir, escuta: Relações audiovisuais do filme Ensaio Sobre a Cegueira e considerações sobre seu processo criativo. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 3, p. 3, 2009.

3.
PEREIRA, K. S.2009PEREIRA, K. S.. CANDINHO: A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NARRATIVO ATRAVÉS DA RELAÇÃO IMAGEM-SOM. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 3, p. 3, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, K. S.. Modos de produção e processos criativos de som - cinemas contemporâneos brasileiro e argentino. In: VI Congreso AsAECA, 2018, Santa Fe - Argentina. Libro de actas VI Congreso AsAECA 2018. Ciudad Autónoma de Buenos Aire: ASAECA Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual, 2018. v. 1. p. 433-449.

2.
PEREIRA, K. S.. Processos do som: montagem e música de Ensaio sobre a cegueira. In: EIMAS - Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, 2013, Juiz de Fora. Terceira Revista do Eimas (Vol. 3, n. 1, 2013). Juiz de Fora: UFJF, 2013. v. 3.

3.
AMERICO, F. ; PEREIRA, K. S. . A Influência da Música e da Cultura Pop na Construção Narrativa dos Filmes de Sofia Coppola. In: XVI Intercom Sudeste, 2011, São Paulo. Anais do XVI Congresso de Comunicação da Região Sudeste, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, K. S.. Cinema 'pós-industrial': fluxos de trabalho e esteticas sonoras. In: XX Encontro Socine, 2016, Curitiba. Anais XX Socine, 2016. v. 1.

2.
PEREIRA, K. S.. Montadora-Editora de som: A atuação de Virgínia Flôres nos filmes de Julio Bressane. In: XIX Encontro Socine, 2015, Campinas. Anais XIX Socine, 2015.

3.
PEREIRA, K. S.. Processos de criação da montagem e som de Eles voltam e Alemão. In: XVIII Encontro Socine, 2014, Fortaleza. Anais- 18º Encontro Socine, 2014.

4.
PEREIRA, K. S.. O SOM DA MONTAGEM : papel da montagem no processo de criação do som. In: XVII SOCINE, 2013, Florianópoilis. Anais - 17º Encontro Socine, 2013.

5.
PEREIRA, K. S.. Ruído, silêncio: o espaço de percepção e expressão sonora representado no audiovisual. In: 5º Encontro Música e Mídia- E(st)éticas do Som, 2009, São Paulo. E(st)éticas do som. Santos: Realejos Livros e edições, 2009. v. 1. p. 1-14.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, K. S.. A criação sonora na pós-produção de Ensaio sobre a cegueira. In: XV Socine, 2011, Rio de Janeiro. Anais XV Socine, 2011. v. 1.

2.
PEREIRA, K. S.. Se podes ouvir, Escuta: A gênese de som e imagem de Ensaio sobre a Cegueira. In: XIV Socine, 2010, Pernambuco. Anais XIV Socine, 2010. v. 1.

3.
PEREIRA, K. S.. Se podes ouvir, Escuta: Som e Imagem de Ensaio sobre a Cegueira e considerações sobre sua gênese. In: XIII Socine, 2009, São Paulo. Anais XIII Socine, 2009. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, K. S.. Cinema 'pós-industrial': fluxos de trabalho e esteticas sonoras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREIRA, K. S.; MAPURUNGA, M. ; CYNARA, G. ; PENNINGTON, D. ; RODRIGUES, L. ; CAMARNEIRO, F. D. ; DAMIELLO, L. A. ; BRASIL, G. A. . O ensino de cinema fora do eixo Rio- São Paulo - particularidades e desafios. O filme estudantil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, K. S.. Processos de criação da montagem e som de Eles Voltam e Alemão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PEREIRA, K. S.. O som da montagem: papel da montagem no processo de criação do som. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PEREIRA, K. S.. edição e Design de som : definição e relato de experiências profissionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, K. S.. Processos do som: montagem e música. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PEREIRA, K. S.. Mesa Redonda: Documentário: Ficção da Realidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PEREIRA, K. S.. A criação sonora na pós produção de Ensaio sobre a cegueira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PEREIRA, K. S.. Criação Sonora no Cinema. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PEREIRA, K. S.. Se Podes Ouvir, escuta - a gênese do som de "Ensaio Sobre Cegueira". 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PEREIRA, K. S.. Desenho de Som para Cinema - Metodologia e Práticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PEREIRA, K. S.. SE PODES OUVIR, ESCUTA: Som-imagem em Ensaio Sobre a Cegueira e considerações sobre sua gênese. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PEREIRA, K. S.. Ruído, silêncio: o espaço de percepção e expressão sonora representado no audiovisual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, K. S.. Direção de Som em Audiovisual. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PEREIRA, K. S.. Sonoplastia em Audiovisual. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PEREIRA, K. S.. Som para Cinema e TV - Desenho de som. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Feldman, Ilana ; PEREIRA, K. S. . Som para documentário. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PEREIRA, K. S.; Sergio Pires . Introdução à Linguagem Sonora. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PEREIRA, K. S.. EJA - Mundo do trabalho. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Série de vídeos educativos).

7.
PEREIRA, K. S.. Captação e Edição de Som. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PEREIRA, K. S.. Conceitos e Edição de Som. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PEREIRA, K. S.. Oficina Prática de Som - parte da Semana de Imagem e Som. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PEREIRA, K. S.. Edição de som para cinema. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PEREIRA, K. S.; Feldman, Ilana . Som para documentário. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Feldman, Ilana ; PEREIRA, K. S. . Som para documentário. 2010. .

13.
Damiello, LA ; PEREIRA, K. S. . Som direto e linguagem sonora. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
PEREIRA, K. S.. Desenho de Som para Cinema - Metodologia e Práticas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
Feldman, Ilana ; PEREIRA, K. S. . Som para documentário. 2009. .

16.
Guedes, J ; PEREIRA, K. S. . Som direto e linguagem sonora. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
PEREIRA, K. S.. Técnicas e estéticas de som para televisão. 2009. .

18.
YAKHNI, S. ; PEREIRA, K. S. . Som para documentário. 2008. .

19.
YAKHNI, S. ; PEREIRA, K. S. . Som para documentário. 2007. .


Produção artística/cultural
Música
1.
LOPES, G. T. ; MONCAIO, André ; PEREIRA, K. S. . Passaporte Contemporâneo. 2007. Audiovisual.

2.
ORTIZ, Pedro ; PEREIRA, K. S. . Epopéia Paulista. 2006. Audiovisual.

3.
ARRAES, Guel ; Miram Bidderman ; PEREIRA, K. S. . Lisbela e o Prisioneiro - Edição de som (RDS). 2003. Audiovisual.

4.
Carlos Reichenbach ; PEREIRA, K. S. . Garotas do ABC - Edição de som (RDS). 2003. Audiovisual.

5.
Miriam Chnaiderman ; PEREIRA, K. S. . A Gilete Azul. 2003. Audiovisual.

6.
Anna Muylaert ; Miram Bidderman ; PEREIRA, K. S. . Durval Discos - captação de sons adicionais. 2002. Audiovisual.

7.
Carlos Reichenbach ; PEREIRA, K. S. . Equilíbrio e Graça (Som Direto). 2002. Audiovisual.

8.
BABENCO, H. ; PEREIRA, K. S. . Carandiru ? Assistência para Dublagem de grupo. 2002. Audiovisual.

9.
Eliane Caffé ; PEREIRA, K. S. . Narradores de Javé - Edição de som (Som direto e RDS). 2002. Audiovisual.

10.
JOFLY, José ; Miram Bidderman ; PEREIRA, K. S. . Dois Perdidos numa Noite Suja - Edição de som (RDS). 2002. Audiovisual.

Artes Visuais
1.
CAPAI, E. ; PEREIRA, K. S. . No Devagar Depressa dos Tempos. 2014. Filme.

2.
Chamie, Lina ; Noiziman, Pedro ; PEREIRA, K. S. . Os Amigos. 2013. Filme.

3.
CAPAI, E. ; PEREIRA, K. S. . Tão Longe é aqui. 2013. Filme.

4.
SOUSA, C. A. ; NOIZIMAN, P. ; PEREIRA, K. S. . De Menor. 2013. Filme.

5.
PEREIRA, K. S.; Noiziman, Pedro ; Amaral, T. . Trago Comigo. 2013. Filme.

6.
PEREIRA, K. S.; Tapajós, R. . A batalha da Maria Antônia. 2013. Filme.

7.
PEREIRA, K. S.; FERRANTE, R. . Dois Coelhos. 2012. Filme.

8.
Daniel Obeid ; PEREIRA, K. S. . Paisagem Muda. 2012. Filme.

9.
PEREIRA, K. S.; Ferreira, P. . Senhora Tentação. 2012. Filme.

10.
PEREIRA, K. S.; LOPES, G. T. . SÉRIE: As Bibliotecas e a Produção do Conhecimento ? 01 Fernando Henrique Cardoso. 2012. Vídeo.

11.
PEREIRA, K. S.; LOPES, G. T. . SÉRIE: As Bibliotecas e a Produção do Conhecimento ? 02 Flavio Fava de Moraes. 2012. Vídeo.

12.
PEREIRA, K. S.; LOPES, G. T. . SÉRIE: As Bibliotecas e a Produção do Conhecimento ? 03 Mayana Zatz. 2012. Vídeo.

13.
PEREIRA, K. S.; LOPES, G. T. . SÉRIE: As Bibliotecas e a Produção do Conhecimento ? 04 Ruy Laurenti. 2012. Vídeo.

14.
PEREIRA, K. S.; LOPES, G. T. . SÉRIE: As Bibliotecas e a Produção do Conhecimento ? 05 Demi Getschko. 2012. Vídeo.

15.
PEREIRA, K. S.; NOCETTI, F. . OAS - Vídeo institucional. 2012. Vídeo.

16.
LOPES, G. T. ; PEREIRA, K. S. . SÉRIE: As Bibliotecas e a Produção do Conhecimento ? 06 Miguel Angelo Nicolelis. 2012. Vídeo.

17.
PEREIRA, K. S.; Noiziman, Pedro . A Grande Viagem. 2011. Filme.

18.
PEREIRA, K. S.. Aguasala. 2011. Filme.

19.
PEREIRA, K. S.. Assunto de Familia. 2011. Filme.

20.
PEREIRA, K. S.; GONÇALVES, C. . Coisas Que não se pode Comparar. 2011. Filme.

21.
PEREIRA, K. S.. Retrovisor. 2011. Filme.

22.
PEREIRA, K. S.; NOCETTI, F. . Young Mother. 2011. Vídeo.

23.
PEREIRA, K. S.; NOCETTI, F. . EJA - Mundo do trabalho. 2011. Vídeo.

24.
PEREIRA, K. S.; NOCETTI, F. . FIESP - Vídeo institucional. 2011. Vídeo.

25.
ORTIZ, Pedro ; LOPES, G. T. ; PEREIRA, K. S. . Pedro Casaldáliga - Passageiro da Utopia. 2011. Vídeo.

26.
PEREIRA, K. S.. Solidão e Fé. 2010. Filme.

27.
PEREIRA, K. S.; ORTIZ, Pedro . Sobreviventes do Holocausto. 2009. Vídeo.

28.
PEREIRA, K. S.; TOLEDO, M. . A Maçã de Botero. 2008. Filme.

29.
PEREIRA, K. S.; SANTIAGO, D. S. . Brasilândia: uma cidade dentro de um bairro. 2007. Vídeo.

30.
PEREIRA, K. S.; KISHIMOTO, E. . Terminal Pirituba. 2007. Filme.

31.
PEREIRA, K. S.; MONCAIO, André . Still Life - Natureza morta. 2007. Vídeo.

32.
LOPES, G. T. ; PEREIRA, K. S. . Cartas Brasileiras - Léa Freire e Orquestra de Câmara da USP. 2007. Vídeo.

33.
ORTIZ, Pedro ; LOPES, G. T. ; PEREIRA, K. S. . Ukakatu - Sorriso Bonito do Xingu. 2007. Vídeo.

34.
ORTIZ, Pedro ; LOPES, G. T. ; PEREIRA, K. S. . Maria Bonomi - Do MAC à Estação da Luz. 2007. Vídeo.

35.
PEREIRA, K. S.. Metáforas da Metrópole, 40 artistas e Escrita de Luz. 2007. Vídeo.

36.
PEREIRA, K. S.. Feche os olhos e apure seus ouvidos. 2006. Filme.

37.
LOPES, G. T. ; PEREIRA, K. S. . Ura Muta Uê - Denise Milan. 2006. Vídeo.

38.
PEREIRA, K. S.; ORTIZ, Pedro . MAC USP 40 anos. 2003. Vídeo.

39.
PEREIRA, K. S.; LOPES, G. T. . Marcantônio Villaça. 2003. Vídeo.

40.
Brant, João ; PEREIRA, K. S. . Delta, Pi. 2002. Vídeo.

41.
MIGUEZ, T. ; PEREIRA, K. S. . Olhar da USP. 2002. Vídeo.

42.
PEREIRA, K. S.; Kemplerer, Alexandre . Dois Apês. 2001. Vídeo.

43.
PEREIRA, K. S.; ROCHADEL, J. ; GONÇALVES, C. . Ednaldo vai falar. 1999. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PEREIRA, K. S.; CAPAI, E. . No Devagar Depressa dos Tempos. 2014 (audiovisual).

2.
PEREIRA, K. S.; Almeida, Otavio . O dia da invenção. 2014 (Filme).

3.
PEREIRA, K. S.; Daniel Obeid . Paisagem Muda. 2012 (Filme de Curta-metragem).

4.
PEREIRA, K. S.; Ferreira, P. . Senhora Tentação. 2012 (Filme de Curta-metragem).

5.
PEREIRA, K. S.. Cartas Brasileiras - Léa Freire e Orquestra de Câmara da USP. 2007 (Programa de TV / Registro de apresentação musical).

6.
PEREIRA, K. S.. Still Life - Natureza morta. 2007 (Documentário).

7.
PEREIRA, K. S.. Metáforas da Metrópole, 40 artistas e Escrita de Luz. 2007 (Documentário para televisão).

8.
PEREIRA, K. S.; CARVALHO, A. . Portas da Cidade. 2004 (Documentário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, K. S.; FLORES, V. O.. Participação em banca de Laura Muniz.O videoclipe e a sincronização dos sentidos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
PEREIRA, K. S.; FONSECA, E. D.. Participação em banca de Francieli Farias.O oceano digital e a onda coreana: estudo sobre as formas de circulação da Hallyu no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
PEREIRA, K. S.; FONSECA, E. D.; FER, E. M.. Participação em banca de Carla Amaro.LA MUJER Y EL CINE: LA DIRECCIÓN DE ARTE COMO LUGAR DEL FEMENINO EN EL CINE BRASILEÑO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
PEREIRA, K. S.; RAMALHO, Fabio A.; FLORES, V. O.. Participação em banca de Ana Carolina Gava Müller.La Construcción del Universo Sonoro en La Mujer Sin Cabeza (2008) de Lucrecia Martes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
Monteiro, Ticiano P.; PEREIRA, K. S.; FER, E. M.. Participação em banca de Isabela Borges Gilles Ferrer.A Vila dos Ventos - projeto de roteiro de longa-metragem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
FLORES, V. O.; PEREIRA, K. S.. Participação em banca de Adriana Elizabeth Quintana.Accesibilidad e inclucion: el audiovisual por y para personas sordas e hipoacúsicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
PEREIRA, K. S.; FONSECA, E. D.; HUHOLD, T. X. P.. Participação em banca de CAROL ANABEL VINTIMILLA ESPINOSA.Audiovisual en comunitario: un analisis de identidades de jovenes misioneros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

8.
PEREIRA, K. S.; Ruman, M.; Gianasi, A.. Participação em banca de Guilherme Dimov.Prego. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Centro Universitário Senac.

9.
Cleber Eduardo; PEREIRA, K. S.; Henrique Vianna. Participação em banca de Marcelo Terreiro, Rafael Marcelino.Muito, além do nada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Centro Universitário Senac.

10.
PEREIRA, K. S.; Bruno Hingst; Vinicius Del Fiol. Participação em banca de Marcelo Jacob.Galeria de arte a céu aberto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi.

11.
PEREIRA, K. S.; Bruno Hingst. Participação em banca de Valéria Lourençon.Copo D'água. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi.

12.
PEREIRA, K. S.; Bruno Hingst. Participação em banca de Renata Nilsson.O ultimo a Morrer. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi.

13.
PEREIRA, L.F.; PEREIRA, K. S.; YAMAJI, J.. Participação em banca de Ieda Marcondes, RafaelAlves Ribeiro.Cabelo Negro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Socine. Cinema ?pós-industrial?: fluxos de trabalho e esteticas sonoras. 2016. (Congresso).

2.
Eimas - Encontro Internacional de musica e arte sonora.Processos do som: montagem e musica de Ensaio sobre a cegueira. 2012. (Encontro).

3.
II Encontro de cinema de Paranapiacaba.Mesa Redonda: Documentário e Paranapiacaba / Encerramento. 2012. (Encontro).

4.
III Jornada Paulista de Cinema e Psicanálise - A música no cinema. 2011. (Seminário).

5.
Semana de Comunicação e Linguagens - Unifev.Design sonoro - conceito e práticas. 2011. (Seminário).

6.
Semana de Imagem e Som - UFSCar.Oficina de Som. 2011. (Outra).

7.
XV Encontro Socine - Rio de Janeiro. A criação sonora na pós-produção de Ensaio Sobre a Cegueira. 2011. (Congresso).

8.
XIV Socine. Se Podes Ouvir, escuta - a gênese do som de. 2010. (Congresso).

9.
5º Encontro de Música e Mídia - E(st)éticas do som.Ruído, silêncio: o espaço de percepção e expressão sonora representado no audiovisual. 2009. (Seminário).

10.
XIII Encontro Socine. SE PODES OUVIR, ESCUTA: Som-imagem em Ensaio Sobre a Cegueira e considerações sobre sua gênese. 2009. (Congresso).

11.
Soundscape - o som no cinema. 2005. (Seminário).

12.
Workshop de Cinema Documental com Klaus Wildennhahn. 1998. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, K. S.; CHECCIA, C. . CILADA - Semana Acadêmica do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana Quintana. Cinema Sordo. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Gustavo Brasileiro. Entre pontas: a relação narrativa entre o roteiro e o som na construção audiovisual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Kira Santos Pereira.

2.
Brenda dos Santos Lelis. Os impactos da trilha sonora original da série Moonlight Drawn by Clouds em sua narrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Kira Santos Pereira.

3.
Isabela Borges Giles Ferrer. Transgredir para expressar: Uma análise da linguagem experimental em As Pequenas Margaridas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Kira Santos Pereira.

4.
Cynthia Norma Consuelo Quintorán. Delfin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Kira Santos Pereira.

5.
Thayna Stephany de Almeida Torella. O Sumico de Rodrigo SM - O Sumico do narrador no filme A Hora da Estrela. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Kira Santos Pereira.

6.
Sheyla Isabela Montoni. Descrevendo a magia: a construção narrativa de audiodescrições a partir de Harry Potter e a Pedra Filosofal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Kira Santos Pereira.

7.
Gustavo Rodrigues. Tocaia Para Tuco Valente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Kira Santos Pereira.

8.
Victor Hugo Simões, Alan Medina. De Olho no Olho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Kira Santos Pereira.

9.
Victor Dourado Pedalini. Petala. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Kira Santos Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, K. S.; MAPURUNGA, M. ; CYNARA, G. ; PENNINGTON, D. ; RODRIGUES, L. ; CAMARNEIRO, F. D. ; DAMIELLO, L. A. ; BRASIL, G. A. . O ensino de cinema fora do eixo Rio- São Paulo - particularidades e desafios. O filme estudantil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PEREIRA, K. S.. EJA - Mundo do trabalho. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Série de vídeos educativos).


Artes Visuais
1.
PEREIRA, K. S.; SANTIAGO, D. S. . Brasilândia: uma cidade dentro de um bairro. 2007. Vídeo.

1.
PEREIRA, K. S.; KISHIMOTO, E. . Terminal Pirituba. 2007. Filme.

1.
PEREIRA, K. S.; NOCETTI, F. . EJA - Mundo do trabalho. 2011. Vídeo.

1.
ORTIZ, Pedro ; LOPES, G. T. ; PEREIRA, K. S. . Ukakatu - Sorriso Bonito do Xingu. 2007. Vídeo.



Outras informações relevantes


Bolsista do CNPQ - Mestrado 2008-2009



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:03:00