Welington Wagner Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0608872362092773
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


É graduado em Artes Cênicas (Uni-Rio, 1987) e em Letras - Português (USP, 1992). É mestre (2001) e doutor (2006) em Literatura Brasileira pela USP. É professor do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero desde 1997. Em 2010, foi Professor-palestrante de História do Teatro na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É colunista de teatro da revista Cult e responsável pela coluna de crítica teatral "Cena Contemporânea", no site da publicação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Teatro Brasileiro, História do Teatro Brasileiro, Dramaturgia Brasileira Moderna e Contemporânea. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Welington Wagner Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, Welington

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Cásper Líbero.
Avenida Paulista, 900 - 5º andar
Cerqueira César
01214970 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 31705904
URL da Homepage: http://www.facasper.com.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Letras.
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
Título: Contestação e desvario: tentativas de experimentação do drama brasileiro pós-68, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: João Roberto Faria.
Palavras-chave: Anos 60; contracultura; dramaturgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros.
1997 - 2001
Mestrado em Literatura Brasileira.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O livro de Jó, de Luís Alberto de Abreu: mito e invenção dramática,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: João Roberto Faria.
Palavras-chave: dramaturgia; literatura sapiencial; tragédia; drama; épica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1987 - 1992
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1982 - 1987
Graduação em Artes Cênicas.
Universidade do Rio de Janeiro, UNI-RIO, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Permanente, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Portuguesa e Técnica de Redação (Bacharelado em Jornalismo), Jornalismo Cultural (especialização em Comunicação).

Atividades

06/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação, .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-palestrante
Outras informações
Professor-palestrante de História do Teatro no Curso de bacharelado em Artes Cênicas da ECA-USP.


Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-palestrante
Outras informações
Disciplina ministrada:Literatura Brasileira (Especialização em Letras).


Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-palestrante
Outras informações
Disciplinas ministradas: Literatura Dramática e A Pesquisa da Prática em Educação Artística - Teatro (Especialização em Artes Cênicas).

Atividades

2002 - 2006
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura dramática


Linhas de pesquisa


1.
Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento

Objetivo: Dimensão informativa, dimensão lúdica, transformações nos conceitos de recepção e interação, cultura da imagem: na sociedade contemporânea, os produtos da mídia (re)elaboram fatos e conteúdos tanto da realidade quanto da ficção, gerando aproximações entre jornalismo e entretenimento. Por vezes, esse contexto tende ao esvaziamento da função pública da informação. Nesta Linha de Pesquisa, pretende-se investigar as narrativas da contemporaneidade e as produções que exploram o universo do imaginário, as relações entre jornalismo e espetáculo. Jornalismo impresso, jornalismo televisivo, jornalismo on-line e demais produções que transitam como multimídia ou hipermídia e as decorrentes mudanças no receptor/usuário interagente são objetos de reflexão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música; Atividades de rádio e de televisão.
Palavras-chave: Comunicação e Cultura; Produção e recepção de sentidos.


Projetos de pesquisa


2008 - Atual
Comunicação, jornalismo e epistemologia da compreensão
Descrição: Os termos que dão nome ao grupo de pesquisa articulam-se dinamicamente numa rede ampla (a) de significados cognitivos, racionais, objetivos (ou seja, de intelecção, explicação e interpretação, no sentido original de comprehendere, que é juntar, abraçar, integrar e, portanto, no ambiente de uma epistemologia complexo-compreensiva) e (b) de significados intersubjetivos, que têm em conta as relações de diversa ordem entre sujeitos e grupos, a dialogia ou a ausência dela, a comunicação e a incomunicação. O foco incide na mediação da informação de atualidade e, em geral, dos produtos midiáticos, em suas interfaces com as narrativas contemporâneas e os saberes humanos plurais, quais sejam, a ciência, a filosofia, o mito, a religião, a arte e o senso comum. Na perspectiva de uma ética complexo-compreensiva, investiga-se o confronto com a incomunicação e a incompreensão, na chamada era da informação e da comunicação. Preferindo a compreensão à explicação, o grupo de pesquisa cuidará de revisar diferentes abordagens epistemológicas e teóricas da comunicação à luz do tema da compreensão intelectual humana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de projeto de fomento


2009 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, Welington2013ANDRADE, Welington. Quando eles despertarem de entre os mortos. Contestação e desvario: o que quis e o que pôde a dramaturgia brasileira pós-68. aParte XXI, v. 6, p. 97-104, 2013.

2.
ANDRADE, Welington2011ANDRADE, Welington. Riso (Verde e) Amarelo?. aParte XXI, v. 4, p. 107-118, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANDRADE, Welington; Bregantini, Daysi (Org.) . Cult 20 anos - Melhores entrevistas. 1ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. v. 1. 286p .

2.
ANDRADE, Welington. Gilda, a paixão pela forma. 1ª. ed. São Paulo: Sesc São Paulo, 2007. 93p .

3.
ANDRADE, Welington. Robinson Crusoe. 1. ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2006. v. 1.

4.
ANDRADE, Welington. A volta ao mundo em 80 dias. 1. ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2006. v. 1.

5.
ANDRADE, Welington. Vinte mil léguas submarinas. 1. ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2006. v. 1.

6.
ANDRADE, Welington. O último dos moicanos. 1. ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2005. v. 1.

7.
ANDRADE, Welington. Os três mosqueteiros. 1. ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2005. v. 1.

8.
ANDRADE, Welington. O corcunda de Notre-Dame. 1. ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2005. v. 1.

9.
ANDRADE, Welington. Moby Dick. 1. ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2005. v. 1.

10.
ANDRADE, Welington. Histórias extraordinárias. 1. ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2005. v. 1.

11.
ANDRADE, Welington. Viagem ao centro da Terra. 1. ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2005. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
Araújo, A. ; ANDRADE, Welington . Desfamiliarização e política. In: Silvia Fernandes. (Org.). Teatro da Vertigem. 1ed.Rio de Janeiro: Editora de Livros Cobogó Ltda, 2018, v. 1, p. 257-260.

2.
ANDRADE, Welington; NESPOLI, B. ; ABREU, K. ; FERNANDES, S. ; SANTOS, V. . Entrevista com os integrantes do Teatro da Vertigem sobre os 25 anos de trajetória. In: Silvia Fernandes. (Org.). Teatro da Vertigem. Kied.Rio de Janeiro: Editora de Livros Cobogó, 2018, v. 1, p. 203-231.

3.
ANDRADE, Welington. O teatro da marginalidade e da contracultura. In: João Roberto Gomes de Faria; Jacob Guinsburg. (Org.). História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas. 1ªed.São Paulo: Editora Perspectiva, 2013, v. II, p. 239-257.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE, Welington. A eterna angústia humana pelo conhecimento. Revista Cult, São Paulo, , v. 236, p. 42 - 45, 20 jul. 2018.

2.
ANDRADE, Welington. Exercícios de radicalidade. Revista Cult, São Paulo, , v. 235, p. 46 - 49, 15 jun. 2018.

3.
ANDRADE, Welington. Sob o signo da imaginação cênica. Revista Cult, São Paulo, p. 24 - 27, 20 abr. 2018.

4.
ANDRADE, Welington. Yes, nós temos teatro. Revista Cult, São Paulo, p. 44 - 48, 16 mar. 2018.

5.
ANDRADE, Welington. Em boa companhia crítica. Revista Cult, São Paulo, , v. 229, p. 19 - 23, 16 nov. 2017.

6.
ANDRADE, Welington. Ba(q)uianas à brasileira. Revista Cult, São Paulo, p. 48 - 51, 09 dez. 2016.

7.
ANDRADE, Welington. O subsolo. Revista Cult, São Paulo, 05 ago. 2016.

8.
ANDRADE, Welington. Teatro, tempo e história. Revista Cult, São Paulo, p. 56 - 59, 10 jun. 2016.

9.
ANDRADE, Welington. A hora e vez da dramaturgia feminina no Brasil. Revista Cult, São Paulo, p. 50 - 53, 04 mar. 2016.

10.
ANDRADE, Welington. A raposa e as máscaras. Revista Cult, São Paulo, 12 fev. 2016.

11.
ANDRADE, Welington. Uma dramaturgia lírica e apaixonada. Revista Cult, São Paulo, p. 58 - 61, 12 fev. 2016.

12.
ANDRADE, Welington. As Benevolentes: da literatura ao teatro. Revista Cult, São Paulo, 29 jan. 2016.

13.
ANDRADE, Welington. Lâmina que ainda reluz. Revista Cult, São Paulo, 21 jan. 2016.

14.
ANDRADE, Welington. O mistério teatral da feminidade. Revista Cult, São Paulo, 21 jan. 2016.

15.
ANDRADE, Welington. Um canto maior que todo o medo. Revista Cult, São Paulo, 18 dez. 2015.

16.
ANDRADE, Welington. Todos os nomes de Lisboa. Revista Cult, São Paulo, p. 32 - 35, 15 dez. 2015.

17.
ANDRADE, Welington. O rosário da crítica para a meditação dos mistérios. Revista Cult, São Paulo, 14 dez. 2015.

18.
ANDRADE, Welington. Denise Stoklos entre a adaga e a flor-de-lis. Revista Cult, São Paulo, 04 dez. 2015.

19.
ANDRADE, Welington. A quintessência de Ibsen aqui e agora. Revista Cult, São Paulo, 21 nov. 2015.

20.
ANDRADE, Welington. Do valor da lucidez em tempos obscuros. Revista Cult, São Paulo, p. 60 - 61, 06 nov. 2015.

21.
ANDRADE, Welington. Da matéria dos sonhos. Revista Cult, São Paulo, 30 out. 2015.

22.
ANDRADE, Welington. Filoctetes em tempos de Odisseu. Revista Cult, São Paulo, 23 out. 2015.

23.
ANDRADE, Welington. Personagens fantasmáticas, pessoas fictícias. Revista Cult, São Paulo, 09 out. 2015.

24.
ANDRADE, Welington. História de 'honestíssimo entretenimento'. Revista Cult, São Paulo, p. 58 - 63, 09 out. 2015.

25.
ANDRADE, Welington. O tempo que brinca e ri. Revista Cult, São Paulo, 02 out. 2015.

26.
ANDRADE, Welington. Muito além de uma vida severina. Revista Cult, São Paulo, 25 set. 2015.

27.
ANDRADE, Welington. César atravessou a história. Revista Cult, São Paulo, 18 set. 2015.

28.
ANDRADE, Welington. Interlocução entre a cena e a crítica. Revista Cult, São Paulo, 17 ago. 2015.

29.
ANDRADE, Welington. Nutrição estética e política. Revista Cult, São Paulo, 14 ago. 2015.

30.
ANDRADE, Welington. Desfamiliarização e política. Revista Cult, São Paulo, 21 jul. 2015.

31.
ANDRADE, Welington. A memória que brilha por reflexo. Revista Cult, São Paulo, 03 jul. 2015.

32.
ANDRADE, Welington. César atravessou a história. Revista Cult, São Paulo, p. 46 - 49, 03 jul. 2015.

33.
ANDRADE, Welington. 'Alguma coisa segue seu curso'. Revista Cult, São Paulo, 12 jun. 2015.

34.
ANDRADE, Welington. Da maior importância. Revista Cult, São Paulo, p. 51 - 53, 12 jun. 2015.

35.
ANDRADE, Welington. Com Eros e à esquerda. Revista Cult, São Paulo, p. 54 - 56, 15 maio 2015.

36.
ANDRADE, Welington. A tradição do simpósio grotesco. Revista Cult, São Paulo, 08 maio 2015.

37.
ANDRADE, Welington. O teatro e a prosa do mundo. Revista Cult, São Paulo, 24 abr. 2015.

38.
ANDRADE, Welington. A embriaguez da liberdade trágica. Revista Cult, São Paulo, 10 abr. 2015.

39.
ANDRADE, Welington. O teatro e a vida social. Revista Cult, São Paulo, p. 56 - 57, 10 abr. 2015.

40.
ANDRADE, Welington. Artaud e Zé Celso, dois momos heresiarcas. Revista Cult, São Paulo, 27 mar. 2015.

41.
ANDRADE, Welington. No reino da 'Falavra'. Revista Cult, São Paulo, 13 mar. 2015.

42.
ANDRADE, Welington. De olho no teatro. Revista Cult, São Paulo, p. 60 - 63, 13 mar. 2015.

43.
ANDRADE, Welington. O teatro como 'logos' do teatro. Revista Cult, São Paulo, 27 fev. 2015.

44.
ANDRADE, Welington. Kafka, em torno do além. Revista Cult, São Paulo, 23 fev. 2015.

45.
ANDRADE, Welington. Insubmissas e perplexas. Revista Cult, São Paulo, 09 fev. 2015.

46.
ANDRADE, Welington. Teatro, cerimônia e ritual. Revista Cult, São Paulo, 23 jan. 2015.

47.
ANDRADE, Welington. Salvos da guerra e do mar. Revista Cult, São Paulo, 12 dez. 2014.

48.
ANDRADE, Welington. Viagem ao redor do engenho teatral. Revista Cult, São Paulo, 12 dez. 2014.

49.
ANDRADE, Welington. Desordem e despejo. Revista Cult, São Paulo, 27 nov. 2014.

50.
ANDRADE, Welington. O que ainda mantém o homem vivo?. Revista Cult, São Paulo, 07 nov. 2014.

51.
ANDRADE, Welington. Entre máscaras e papeis. Revista Cult, São Paulo, 24 out. 2014.

52.
ANDRADE, Welington. O palco como abismo da incongruência. Revista Cult, São Paulo, 09 out. 2014.

53.
ANDRADE, Welington. 'Amar o teatro é uma maneira de transformar a civilização'. Revista Cult, São Paulo, 26 set. 2014.

54.
ANDRADE, Welington. Medeia, a memoriosa. Revista Cult, Site da Revista Cult, 11 set. 2014.

55.
ANDRADE, Welington. O empreendedor cordial. Revista Cult, São Paulo, 28 ago. 2014.

56.
ANDRADE, Welington. As atribulações do moderno 'pater familias'. Revista Cult, São Paulo, 15 ago. 2014.

57.
ANDRADE, Welington. Metafísica das quinquilharias. Revista Cult, São Paulo, 07 ago. 2014.

58.
ANDRADE, Welington. Narração e teatralidade em Guimarães Rosa. Revista Cult, São Paulo, 25 jul. 2014.

59.
ANDRADE, Welington. Quem tem medo da forma dramática?. Revista Cult, São Paulo, 26 jun. 2014.

60.
ANDRADE, Welington. Ricardo II, poeta e dramaturgo. Revista Cult, São Paulo, p. 17 - 17, 01 jun. 2014.

61.
ANDRADE, Welington. O inferno é aqui. Revista Cult, São Paulo, 23 maio 2014.

62.
ANDRADE, Welington. Winnie's adventures in Underland. Revista Cult, São Paulo, 02 maio 2014.

63.
ANDRADE, Welington. Espetáculo, percepção e sensação. Revista Cult, São Paulo, p. 65 - 65, 01 maio 2014.

64.
ANDRADE, Welington. Experiência em palimpsesto. Revista Cult, São Paulo, 25 abr. 2014.

65.
ANDRADE, Welington. No sirgo fio dessas recordações. Revista Cult, São Paulo, 10 abr. 2014.

66.
ANDRADE, Welington. O teatro e as metamorfoses do olhar. Revista Cult, São Paulo, p. 55 - 55, 01 abr. 2014.

67.
ANDRADE, Welington. Como se a linguagem não mais existisse. Revista Cult, São Paulo, 27 mar. 2014.

68.
ANDRADE, Welington. Dionisíaca paulistana. Revista Cult, São Paulo, p. 64 - 65, 01 mar. 2014.

69.
ANDRADE, Welington. Memento mori. Revista Cult, São Paulo, 27 fev. 2014.

70.
ANDRADE, Welington. Teatro, narratividade e política. Revista Cult, São Paulo, 03 fev. 2014.

71.
ANDRADE, Welington. Manifesto ao espectador contemporâneo. Revista Cult, São Paulo, p. 64 - 65, 01 fev. 2014.

72.
ANDRADE, Welington. Onde está, ó morte, a tua vitória?. Revista Cult, São Paulo, 20 jan. 2014.

73.
ANDRADE, Welington. Sob o signo de Strindberg. Revista Cult, São Paulo, 10 dez. 2013.

74.
ANDRADE, Welington. Mito e tragédia nas quebradas do mundaréu. Revista Cult, São Paulo, 06 dez. 2013.

75.
ANDRADE, Welington. Das possibilidades expressivas de uma dramaturgia logocêntrica. Revista Cult, São Paulo, p. 55 - 58, 01 dez. 2013.

76.
ANDRADE, Welington. Distanciar é ver em termos históricos. Revista Cult, São Paulo, 25 nov. 2013.

77.
ANDRADE, Welington. O riso engenhoso do 'seicento' e o espirito cômico de hoje. Revista Cult, Site da Revista Cult, 08 nov. 2013.

78.
ANDRADE, Welington. Cáucaso é quando menos se espera. Revista Cult, São Paulo, 24 out. 2013.

79.
ANDRADE, Welington. O império contido numa casca de noz. Revista Cult, Site da Revista Cult, 09 out. 2013.

80.
ANDRADE, Welington. Aos mestres, com enfado. Revista Cult, São Paulo, 25 set. 2013.

81.
ANDRADE, Welington. O ser absoluto na expressão de uma atriz primordial. Revista Cult, Site da Revista Cult, 11 set. 2013.

82.
ANDRADE, Welington. Ave, crítica: a literatura e a filosofia de Guimarães Rosa em livro de Benedito Nunes. Revista Cult, São Paulo, p. 64 - 65, 01 maio 2013.

83.
ANDRADE, Welington. O clã e o Jabuti. Revista Cult, São Paulo, p. 56 - 57, 01 dez. 2012.

84.
ANDRADE, Welington. Entre a contestação e o desvario: a geração teatral de 1969 e a contracultura no Brasil. Revista Cult, São Paulo, p. 70 - 73, 01 out. 2010.

85.
ANDRADE, Welington. Samuel Beckett: formas breves e evanescência. Revista Cult, São Paulo, p. 56 - 58, 01 dez. 2009.

86.
ANDRADE, Welington. Instruções ao leitor-cúmplice. Revista Continuum (Itaú Cutural), São Paulo, 01 dez. 2009.

87.
ANDRADE, Welington. Machado de Assis, Guimarães Rosa e seus não-leitores. Revista Getúlio (FGV), São Paulo, p. 59 - 60, 01 set. 2009.

88.
ANDRADE, Welington. Augusto Boal: o teatro e a expressão política do homem. Revista Cult, São Paulo, p. 30 - 32, 01 jun. 2009.

89.
ANDRADE, Welington. Cuide do sentido, e os sons cuidarão de si mesmos. Revista Continuum (Itaú Cultural), São Paulo, 20 maio 2009.

90.
ANDRADE, Welington. Kafka, kafkiano: o termo do poder e o poder do termo. Continuum (Itaú Cultural), São Paulo, 01 fev. 2009.

91.
ANDRADE, Welington. Os best-sellers e as práticas confortáveis de leitura. Revista E (SESC-SP), São Paulo, 01 dez. 2008.

92.
ANDRADE, Welington. Personagens andarilhos, palavras migrantes. Revista Continuum (Itaú Cultural), São Paulo, 01 out. 2008.

93.
ANDRADE, Welington. Machado de Assis, sob disfarce, na sala de estar. Cult, São Paulo, p. 21 - 23, 01 set. 2008.

94.
ANDRADE, Welington. Clarice Lispector, ou a poética da esfinge. Revista Getúlio (FGV), São Paulo, p. 53 - 55, 01 nov. 2007.

95.
ANDRADE, Welington. O arreliquim de Tintagiles, Gilda. Revista Cult, São Paulo, p. 32 - 34, 01 ago. 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, Welington. Vertentes do teatro brasileiro moderno contemporâneo: as companhias teatrais modernas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, Welington. Teatro e contracultura no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANDRADE, Welington. Contestação e desvario: tentativas de experimentação do drama brasileiro pós-68. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANDRADE, Welington. Perspectivas do drama moderno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, Welington; Rendueles, Cesar . Sociofobia. SAO PAULO: Edições SESC, 2016 (Apresentação em orelha de livro).

2.
ANDRADE, Welington. O teatro dos mortos. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2016 (Apresentação em orelha de livro).

3.
ANDRADE, Welington. As atribulações do moderno Pater Familias, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
ANDRADE, Welington. Navegar é preciso, mobilizar, irrefutável. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
ANDRADE, Welington. Entre máscaras e papéis. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
ANDRADE, Welington. Viagem magnética. Cotia - São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
ANDRADE, Welington. Só o coração é poeta. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, Welington. Imagens da Era Vargas: artigos, fábulas e memórias. 2004. (Coordenação e edição de coletânea).

2.
ANDRADE, Welington. Pablo Neruda: navegação e regresso. 2004. (Exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
João Roberto Gomes de Faria; Elisabeth Maria Nespoli; ANDRADE, Welington. Participação em banca de Priscila Del Claro. Uma leitura crítica de Fala baixo, senão eu grito, de Leilah Assunpção. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

2.
João Roberto Gomes de Faria; SIMOES, G. M.; ANDRADE, Welington. Participação em banca de Thiago Henrique Fernandes Pereira. Dramaturgias em deslocamento: da errância temática e formal à questão política. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

3.
ANDRADE, Welington. Participação em banca de SILVA, Charles Roberto. Formação, ruptura e criação: a recepção crítica de Sábato Magaldi aos novos dramaturgos - 1966/1975. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

4.
ANDRADE, Welington. Participação em banca de JESUS, Carla Aurora Santos de. Do texto à cena: Os Sertões - A Luta, primeira parte. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

5.
ANDRADE, Welington; KÜNSCH, D. A.; PIRES, G. M. R.. Participação em banca de Maria Carolina Giliolli Goos. Jornalismo de cultura e arte: dança contemporânea e signo da compreensão. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação na Contemporaneidade) - Faculdade Cásper Líbero.

Teses de doutorado
1.
ANDRADE, Welington; SIQUEIRA, J. H. S.; OLIVEIRA, C. N. B. A.; VERNALHA, H. B.; SANTOS, R. M. T.. Participação em banca de Carlos Alessandro de Mesquita Gonçalves. Resenha em foco: um estudo pragmático e contemporâneo sobre o gênero nas Revistas Bravol, Rolling Stone Brasil e Cult. 2018. Tese (Doutorado em PEPG em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
ANDRADE, Welington; NEVES, L. O.; MADEIRA, W. M.; AZEVEDO, E. R.. Participação em banca de Adriano de Assis Ferreira. Teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro: a década de 1930. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Brasileira - Universidade de São Paulo) - Universidade de São Paulo.

3.
ANDRADE, Welington; ELEUTÉRIO, M. L.; MORAES, M. J. S; Prado, A. Arnoni; BARBOSA, J. C.. Participação em banca de Maria da Conceição Parahyba Campos. Abílio Pereira de Almeida - das origens aos palcos. 2009. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
ANDRADE, Welington; BARBOSA, J. C.; Prado, A. Arnoni. Participação em banca de Maria da Conceição Parahyba Campos. Abílio Pereira de Almeida: das origens aos palcos. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
ANDRADE, Welington. Participação em banca de AZEVEDO, Guilherme Fernandes de. Jornalismo é poesia: uma viagem compreensiva pela obra de Marcos Faerman. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

2.
ANDRADE, Welington. Participação em banca de SILVA, Charles Roberto. Formação, ruptura e criação: a recepção pela crítica teatral da nova dramaturgia - 1966/1975. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de São Paulo.

3.
ANDRADE, Welington. Participação em banca de GOOS, Maria Carolina Giliolli. Jornalismo de cultura e arte: a espetacularização e o signo da difusão. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANDRADE, Welington. Participação em banca de LONGO, Giovanna. O livro best seller e o jornalismo cultural. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, Welington; PAHIM, R. L.; COSTA, M.. Participação em banca de Otávio Fernandes Nadaleto.Ensaio geral: uma história do Teatro Record Consolação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Elisabeth Maria Nespoli; Celso Curi; Efrén Colombani; Roberto Rosa; ANDRADE, Welington. Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. 2015. Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

2.
ANDRADE, Welington; Antonio Martinelli; Guilherme Marback; Kil Abreu; Valmir Santos. Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. 2014. Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornalismo - As novas configurações do quarto poder. O jornalismo permanece?. 2018. (Congresso).

2.
28º Congresso de Educação do SINPEEM. A era do homem-mídia: a liberdade de expressão entre os espaços público e político. 2017. (Congresso).

3.
24º Congresso do SINPEEM. A educação em crise e a crise na educação: desequilíbrio e crise na ideia de valores. 2013. (Congresso).

4.
23º Congresso do SINPEEM. Educação pública, compromisso do Estado e da sociedade: mídia e educação. 2012. (Congresso).

5.
4º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural. Uma revista é um dispositivo cultural para os leitores?. 2012. (Congresso).

6.
3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural. O jornalismo impresso está se tornando refém da mídia digital?. 2011. (Congresso).

7.
2º Congresso de Jornalismo Cultural. Jornalismo Literário. 2010. (Congresso).

8.
1º Congresso de Jornalismo Cultural. A crítica e a produção teatral contemporânea. 2009. (Congresso).

9.
Dramaturgias: leituras de textos e debates sobre a dramaturgia contemporânea.A nova dramaturgia brasileira. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, Welington. 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural. 2011. (Congresso).

2.
ANDRADE, Welington. 2º Congresso de Jornalismo Cultural. 2010. (Congresso).

3.
ANDRADE, Welington. Em cena, ações!. 2006. (Outro).

4.
ANDRADE, Welington. Em cena, ações!. 2005. (Outro).

5.
ANDRADE, Welington. Vigília Literária. 2005. (Outro).

6.
ANDRADE, Welington. Bernard Shaw: um porto de passagem. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Sá Pessoa. Leitura para armar: o leitor, o vazio e a telaraña em. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Welington Wagner Andrade.

2.
Melissa Penteado Panteliou. Gabriel Garcia Márquez e a magia no campo: lendas, superstições, mitos e tradições no realismo maravilhoso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Welington Wagner Andrade.

3.
Patricia Homsi Pinto. O diabo na rua, no meio do redemoinho: o pacto fáustico em Grande sertão: veredas.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Welington Wagner Andrade.

4.
André Azevedo de Oliveira. João Antonio. Prezado. Um perfil biográfico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Welington Wagner Andrade.

5.
Fabricio Augusto Andrade. Troféus do Sol: Testamentos de Hart Crane. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Welington Wagner Andrade.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE, Welington. Dionisíaca paulistana. Revista Cult, São Paulo, p. 64 - 65, 01 mar. 2014.



Outras informações relevantes


Parecerista ad hoc da FAPESP desde 2009.
Parecerista, em 2012, de PROA: revista virtual de antropologia e arte, vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 2:04:20