Rondelly Soares Cavulla

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7378565234256014
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Mestre em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS - Unirio / Mast, 2015. Bacharel em Comunicação Social pela - ESPM, 2008. Pós-graduada em "Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde" pelo Museu da Vida\Fiocruz, 2010. Experiência na área de Museologia (Educação Museal, Comunicação e Curadoria de Acervos Digitais), Museologia Social (Princípios, Articulação em rede e luta pelo direito à Memória), Patrimônio (Imaterial), Divulgação da ciência e projetos de Comunicação integrada. Atualmente, Coordenadora de Formação e Capacitação no Laboratório de Políticas Públicas Participativas (L3P-GO). Coordenadora Metodológica e Executiva de Comunicação do Projeto Redes de Memória e Resistência da Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro (REMUS-RJ). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rondelly Soares Cavulla
Nome em citações bibliográficas
CAVULLA, R. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Centro Cultural Cartola ? Da Imaginação Museal ao Museu do Samba Carioca,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Mario de Souza Chagas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: museologia; Patrimônio Cultural; Centro Cultural Cartola; Imaginação Museal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2009 - 2010
Especialização em Divulgação da ciência, tecnologia e saúde.. (Carga Horária: 360h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Parque Paleontológico de São José de Itaboraí: Uma proposta participativa..
Orientador: Isabel Alencar.
2007 - 2007
Aperfeiçoamento em Gestão e Marketing na Cultura. (Carga Horária: 180h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Projeto de Artes Integradas. Ano de finalização: 2007.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2010 em Artes Visuais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2010
2005 - 2008
Graduação em Comunicação. Habilitação em Propaganda e Marketing.
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING, ESPM, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
V Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais. (Carga horária: 40h).
Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
2007 - 2012
Francês. (Carga horária: 500h).
Aliança Francesa, AF, Brasil.
2006 - 2007
General English Course with Options. (Carga horária: 253h).
Torquay International Schools, TIS, Inglaterra.
2006 - 2006
Leitura Dinâmica, Técnicas Modernas de Estudo e. (Carga horária: 20h).
------, ----, Brasil.
2003 - 2004
Espanhol para jovens e adultos. (Carga horária: 200h).
CNA, CNA, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias, CRPH-DC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Laboratório de Políticas Públicas Participativas, L3P, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Formação e Capacitação, Carga horária: 30
Outras informações
Integro a Coordenação de Suporte e Formação do Software Livre Tainacan. Realizando desde formações pontuais a acompanhamento na instalação e uso da plataforma. Além de consultoria na Curadoria de Acervos Digitais. Concentro esforços para unir e potencializar o conhecimento técnico dos acervos culturais digitais, a Ciência da Informação e a Tecnologia visando a preservação, organização, difusão e integração dos acervos em rede.


Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro, REMUS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora Executiva de Comunicação, Carga horária: 30
Outras informações
Coordeno o Projeto Redes de Memória e Resistência, executado pela Remus RJ e parceiros, conveniado ao IBRAM (por intermédio do Siconv proposta 013200/2016), cujo plano de trabalho envolve levantamento e uso de indicadores sociais e culturais, criação e análise de dados de 25 iniciativas culturais que fazem parte da Remus no estado do Rio de Janeiro; Desenvolvimento de materiais audiovisuais e conteúdos digitais visando fortalecer e divulgar o trabalho da Rede e dos grupos que atuam na luta pela preservação da memória; Difusão e democratização das informações geradas por meio de diferentes linguagens, ambientes, plataformas e mídias sociais. O referido projeto é desenvolvido a nível estadual com articulação em toda região sudeste e com cerca de 30 contratados, fazendo-se necessário trabalho presencial e à distância, com uso de ferramentas de pesquisa, mensagem, vídeo, compartilhamento e armazenamento de dados. Desenvolvi junto à equipe multidisciplinar projetos e planos de trabalho para potencializar as atividades da Remus e de seus participantes, com destaque para as propostas que se tornaram emenda parlamentar federal, executadas em 2017 (via os deputados Chico Alencar e Alessandro Molon). Comprometimento com prazos, relatórios e resultados.


Centro Cultural Cartola / Museu do Samba Carioca, CCC / MSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 40


Serviço Social do Comércio, SESC (SG), Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Assistente técnica, Carga horária: 32
Outras informações
Atuação na montagem, organização e mediação da exposição sensorial ?Histórias que Ninguém Vê?, sobre o dia-a-dia do deficiente visual. Equipe multidisciplinar e inclusiva.


Scientia Consultoria Científica, SCC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica em Educação Patrimonial, Carga horária: 40
Outras informações
Educação Patrimonial


Museu Nacional - UFRJ, MN-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


TECMASTER Gráfica e Comunicação Visual, TECMASTER, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Departamento de comunicação., Carga horária: 44


Motrix Marketing, MM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de atendimento e mídia, Carga horária: 30


Dial Brasil, DS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Promoção-Marketing, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Projeto Tainacan -Estudo e Pesquisa de Metodologia com Foco na Colaboração e Gestão Social de Acervos Digitais
Descrição: O projeto tem por objetivo identificar as melhores soluções tecnológicas, bem como desenvolver os processos sociais de formação e relacionamento em rede que possam favorecer tanto a disponibilização de acervos culturais na Internet quanto facilitar e mesmo promover a sua mais ampla circulação nos diferentes ambientes e modos de constituição de redes sociais. O Tainacan é um software, que vem sendo desenvolvido pelo L3P, UFG e diversos parceiros, para ser uma ferramenta flexível e de fácil configuração. É um ambiente digital confeccionado para Museus, Bibliotecas e Arquivos. Trata-se de um software livre, ou seja, de aperfeiçoamento e distribuição livres. Seu nome faz alusão à lenda indígena da primeira estrela a brilhar ao anoitecer, ampliando a percepção da dimensão do espaço e de suas múltiplas possibilidades de conexões. É uma ferramenta especializada na organização, publicação e difusão de acervos digitais culturais em rede. Podendo contribuir também para a gestão de acervos digitais de instituições culturais. Além do potencial de construção coletiva das coleções e itens. O Tainacan suporta imagens, pdfs, vídeos e arquivos de texto, que são organizados em coleções. É ambiente de organização, divulgação, apoio à gestão e de difusão de acervos culturais digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rondelly Soares Cavulla - Coordenador / Luis Felipe Rosa de Oliveira - Integrante / Dalton Martins - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
REMUS: Projeto Redes de Memória e Resistência
Descrição: Estruturação e desenvolvimento dos grupos que integram a Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (Remus-RJ) por meio de pesquisa, formação, registro audiovisual, reconhecimento e divulgação de suas ações..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2008 - 2008
ARTE DA CIÊNCIA
Descrição: O Centro Cultural ?Arte da Ciência? terá como missão promover uma ação integradora através de estratégias que contemplem o diagnostico de elementos culturais de fortalecimento e identificação das comunidades de São José, Cabuçu e Curuzu do município de Itaborai-RJ e o planejamento de programas de Educação Ambiental, Patrimonial e Artistico-Cultural que promovam a formação e o aperfeiçoamento profissional e humano. Ademais, serão realizados estudos sobre as manifestações simbólicas do local, mapeamento dos conteúdos dessas experiências de vida, a partir da concepção da comunidade e de seu patrimônio cultural como um museu alem de suas relações entre homem, cultura e natureza.A criação do Centro Cultural visa ainda dar continuidade dos estudos científicos, promover a conservação, a recuperação e o uso sustentável dos recursos naturais existentes na bacia calcária. Para tanto conta com a contribuição das Universidades instaladas no Estado do Rio de Janeiro e com a participação dos diversos segmentos da comunidade. Portanto, a participação da entidade universitárias e científicas, além de sociedades civis, certamente contribuirão para a consolidação do Parque e conseqüente superação dos problemas ambientais existentes na região.Por outro lado, o Centro Cultural instalado no Parque beneficiará a região tendo em vista que propiciará a criação de uma grande área de lazer capaz de gerar recursos próprios para sua manutenção, contribuindo para o desenvolvimento sustentado do Município. Os objetivos do Projeto caracterizam-se pela busca criativa e inovadora de alternativas museológicas mais afinadas com as mudanças que essas comunidades experimentam na atualidade, redefinindo assim o papel do museu a partir de uma visão critica e transformadora, possibilitando a condição de sujeito histórico às comunidades de São José, Cabuçu e Curuzu. Os objetivos podem ser divididos em três pilares principais: Científico-cultural, Ambiental e Social.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHAGAS, M. S.2017CHAGAS, M. S. ; CAVULLA, R. S. . Museu do samba carioca: samba, ginga e movimento. Revista do Centro de Pesquisa e Formação. SESC SP, v. 5, p. file:///C:/User, 2017.

2.
CAVULLA, R. S.2014CAVULLA, R. S.; REIS, D. ; GUTMAN, L. . Samba em Revista. Para não Perder a Memória Dona Zica 100 anos.. Samba em Revista, v. N.5, p. https://issuu.c, 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUTMAN, L. ; REIS, D. ; CAVULLA, R. S. . Atividades Pedagógicas. Para não perder a Memória - Dona Zica 100 anos. Samba em Revista. Revista do Centro Cultural Cartola, Rio de Janeiro, p. 50 - 62, 30 ago. 2014.

2.
CAVULLA, R. S.; Diogo Jorge de Melo . Resenha: Cultura material e patrimônio da ciência e tecnologia. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém - PA, p. 453 - 455, 01 set. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVULLA, R. S.; Diogo Jorge de Melo ; Andrea Maia Monteiro Gonçalves . A ciência como uma inspiração para a arte contemporânea. Estudo de caso: as obras de Antonio José de Barros, o Tunga. In: V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, 2010, Belém. Provocações - Trnsformações e revoltas. Belém: PPGARTES/ICA/UFPA,2010, 2010. v. 5. p. 369-509.

2.
Diogo Jorge de Melo ; Silvilene de Barros Ribeiro Morais ; CAVULLA, R. S. . Ciência, arte e religião: uma análise de obras de Lygia Pape. In: V FORUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES, 2010, Belém. Anais: Provocações - Transformações e Revoltas. Org.: Edison da Silva Farias e Lia Braga Vieira. Belém, 2010. v. 5. p. 360-368.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVULLA, R. S.; Diogo Jorge de Melo ; Andrea Maia Monteiro Gonçalves . A ciência como uma inspiração para a arte contemporânea. Estudo de caso: as obras de Antonio José de Barros, o Tunga.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Diogo Jorge de Melo ; Silvilene de Barros Ribeiro Morais ; CAVULLA, R. S. . Ciência, arte e religião: uma análise de obras de Lygia Pape. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários IV EIEMC. 2012. (Encontro).

2.
"Museu e Memória: diálogos entre linguagens contemporâneas em museus", Museu Goeldi.. 2011. (Seminário).

3.
Seminário Narrativas Discentes - Narrativa Plug -. 2011. (Seminário).

4.
XV IFNOPAP e V Campus Flutuante..O DISCURSO DOS ADOLESCENTES SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL E SEUS INDICADORES. 2011. (Encontro).

5.
1º Seminário de Comunicação e Marketing. 2010. (Seminário).

6.
Programa Sebrae para Empresas Avançadas. 2010. (Outra).

7.
V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes.Ciência, arte e religião: uma análise de obras de Lygia Pape. 2010. (Outra).

8.
V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes.A ciência como uma inspiração para a arte contemporânea. Estudo de caso: as obras de Antonio José de Barros, o Tunga.. 2010. (Outra).

9.
4º Encontro CECC - Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea. 2009. (Encontro).

10.
III Fórum de práticas e tendências do patrimônio e do marketing cultural.. 2009. (Outra).

11.
IV Encontro Ministério Público em Defesa do Patrimônio Cultural. 2009. (Encontro).

12.
Fórum de Responsabilidade Social, ABA. 2008. (Outra).

13.
I Encontro Ibero-Americano de Observatório de Museus e Centros Culturais.. 2008. (Encontro).

14.
Seminário de Políticas Públicas de Cultura na Casa de Cultura Rui Barbosa. 2007. (Seminário).

15.
Fórum de Comunicação Integrada, ABA. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, N. ; DRUMOND, A. ; REIS, D. ; CAVULLA, R. S. . Para não perder a Memória - Dona Zica 100 anos. 2014. (Exposição).

2.
CAVULLA, R. S.; Diogo Jorge de Melo . I Primavera nos Museus do Curso de Museologia da UFPA. 2011. (Outro).

3.
CAVULLA, R. S.; MASSOTO, R. ; RODRIGUES, B. . CEP20.000. 2006. (Outro).

4.
CAVULLA, R. S.; MASSOTO, R. ; RODRIGUES, B. . cep 24.000. 2006. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUTMAN, L. ; REIS, D. ; CAVULLA, R. S. . Atividades Pedagógicas. Para não perder a Memória - Dona Zica 100 anos. Samba em Revista. Revista do Centro Cultural Cartola, Rio de Janeiro, p. 50 - 62, 30 ago. 2014.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, N. ; DRUMOND, A. ; REIS, D. ; CAVULLA, R. S. . Para não perder a Memória - Dona Zica 100 anos. 2014. (Exposição).



Outras informações relevantes


Participação como aluna especial ? nas disciplinas Teoria do Patrimônio e Museologia e Comunicação - do Programa de Mestrado em Museologia e Patrimônio da UNIRIO\MAST 2012;



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 22:56:51