Mariana Mello Burlamaqui

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7733099632002551
  • Última atualização do currículo em 14/07/2015


Possui graduação em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (2013) e é doutoranda no Programa de Pós Graduação em História das Ciências e das Técnicas e e Epistemologia (HCTE). Realiza atividades práticas e de pesquisa relacionadas a divulgação científica, a história da divulgação das ciências e museus de ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Mello Burlamaqui
Nome em citações bibliográficas
BURLAMAQUI, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, HCTE.
CCNM - Centro de Ciências Matemáticas e Natureza
Cidade Universitária
21941916 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25989493


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: As Ciências Naturais em Revista: o caso do periódico O Tico-Tico (1908-1934),
Orientador: Ildeu de Castro Moreira.
Coorientador: Luisa Medeiros Massarani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: História das Ciências; Divulgação Científica; José Reis; Periódico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz.
Título: TRADUZIR A CIÊNCIA? A Divulgação das Ciências na Associação Brasileira de Educação (1924 1932),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Dominichi Miranda Sá.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2004 - 2010
Graduação em história.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A memória como meio de difundir o conhecimento científico: o lugar da história nos museus e centros de ciência e tecnologia..
Orientador: Profª. Drª. Maria Aparecida Rezende Mota.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretaria do Estado de Educação, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16


Memória e Identidade, MI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Memória Empresarial, Carga horária: 20
Outras informações
Cargo: Historiadora de memória empresarial no Projeto Centro de Referência da EBX . Atividades desenvolvidas: Pesquisa, organização, classificação, catalogação e controle dos empréstimos do acervo das empresas do Grupo EBX.


Plural Comunicação, Memória e Cultura, PCMC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Assistente
Outras informações
Pesquisa histórica de documentos para projetos de memória nas áreas empresarial, institucional e comunitária. Atividades desenvolvidas: Livro Mosteiro de São Bento da Bahia o Santuário da Memória. Versal Editores, 2011. Livro Rio Científico Inovação e memória. Em comemoração aos 100 anos de Carlos Chagas, pela editora EdUerj e FAPERJ, 2010. Livro THEODORO SAMPAIO (1855 1937), nos Sertões e nas Cidades: mapas, desenhos e textos. Versal Editores, 2010. Pesquisa para a Rede Globo sobre Nélson Gonçalves (2010).


Colégio Nacional, CN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de História.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: bolsista pr5, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Universidade Federal do Rio de Janeiro Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ Cargo: Mediadora Atividades desenvolvidas: - Projeto Clube dos Descobridores (Espaço fixo de popularização e divulgação científica e cultural da Casa da Ciência): Participação no planejamento das atividades e oficinas a serem realizadas no Clube com análise de formatos adequados ao público; Produção de atividades relacionadas com a exposição do momento; Instrução de novos mediadores; Contato com profissionais de outras instituições afim de estabelecer ações conjuntas nas atividades do Clube. Participação nas discussões e produção de materiais de divulgação; Contato com escolas das redes pública e privada de ensino, ONG´s, instituições, dentre outros, para divulgação das atividades e eventos do projeto; Atendimento ao público visitante, oferecendo suporte técnico e pedagógico; Reuniões mensais de acompanhamento e avaliação com a Coordenação, com apresentação de relatórios; Reuniões periódicas com toda a equipe da Casa da Ciência, para discussão e interação entre as atividades desenvolvidas pelas diferentes áreas; Elaboração de relatório final sobre as atividades desenvolvidas no período de duração da bolsa com avaliação individual. Pesquisa, catalogação e organização do acervo. Mediação em exposições: Astronomia para Poetas (2009); Ciência Móvel: Vida e Saúde para Todos (2009); Paisagens Neuronais (2009); Anatomia das Paixões: a criação do som (2008); Uberabatitan ribeiroi (2008) e Descubra e Divirta-se (2005).

Atividades

08/2005 - Atual
Extensão universitária , Centro Cultural de Ciência e Tecnologia - Casa da Ciência, .

Atividade de extensão realizada
Clube dos Descobridores/Ciência, Arte e Cultura: Caminhos para a popularização da ciência.
04/2005 - 07/2005
Extensão universitária , Centro Cultural de Ciência e Tecnologia - Casa da Ciência, .

Atividade de extensão realizada
Exposição "Descubra e Divirta-se".

Pré-Vestibular Comunitário Vetor, PVCV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Pré-Vestibular comunitário Vetor Atividades desenvolvidas: Leciona aulas de História. http://www.vetorvestibular.com.br


Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 20
Outras informações
Mediadora Exposição Corpo Humano Real e Fascinante Atividades desenvolvidas: Fazer a interface entre a exposição e o público.


Colégio e Curso Ação 1, CCA1, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Professora

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Monitor de História
Outras informações
Colégio e Curso Ação 1 Atividades desenvolvidas: Monitoria de História para turmas do ensino fundamental e médio.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Acervo de José Reis
Descrição: Este projeto visa o tratamento, o estudo e a disponibilização ao público da coleção pessoal de José Reis, doada pela família à Casa de Oswaldo Cruz. José Reis possui um papel muito relevante na construção da ciência brasileira e, ainda, é um ícone da divulgação científica no país fato que inclusive levou ao Prêmio José Reis, concedido anualmente pelo CNPq a cientistas, jornalistas e instituições que se destacam na área. José Reis é carioca, nascido em 1907. Cursou a Faculdade Nacional de Medicina, obtendo o diploma em 1930. Fez também curso de patologia no Instituto Oswaldo Cruz, obtendo a medalha de ouro de melhor aluno. Em 1930, mudou-se para São Paulo, contratado pelo Instituto Biológico, do qual foi seu diretor. Foi diretor-geral do Departamento do Serviço Público de São Paulo (1942-1945) e professor da Universidade de São Paulo e da Universidade Mackensie (1946-1947). Teve um papel chave na criação e na consolidação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na qual foi editor da revista Ciência e Cultura. Sua trajetória em divulgação científica que lhe valeu o Prêmio Kalinga foi bastante diversificada, incluindo livros infanto-juvenis e para adultos, novelas de rádios e textos para a Folha de São Paulo. Estima-se que a coleção tenha cerca de 9.500 itens, entre acervo documental, museológico e bibliográfico. O projeto tem como objetivo o processamento técnico do acervo mencionado, recuperação/acesso on line e divulgação. Na primeira etapa estão incluídas as fases de higienização, catalogação, classificação, indexação e inclusão nas bases de dados bibliográficas HISA e Casa de Oswaldo Cruz. Na segunda etapa, o acervo arquivístico processado será digitalizado e disponibilizado virtualmente pela Internet (a exemplo do que foi feito com o acervo da Rádio Sociedade, ver www.fiocruz.br/radiosociedade). Adicionaremos a este material o acervo referente ao período em que José Reis esteve à frente do Instituto Biológico, atualmente sob a guarda daquele instituto, o que permitirá unificar os documentos relacionados a este ícone da divulgação científica. A terceira etapa, que ocorrerá de forma simultânea à segunda etapa, consiste no estudo do acervo, buscando gerar produtos como artigos acadêmicos, livros e capítulos de livros. O acesso aos dados relativos a estas coleções será importante para os que pesquisam a História da Divulgação científica, da Saúde, da Medicina e das Ciências, em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Mariana Mello Burlamaqui - Integrante / Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / KODAMA, Kaori - Integrante / Eliane Dias - Integrante / Maria da Conceição Castro - Integrante / Beatriz Schwenck - Integrante.
2011 - 2011
Açúcar em Águas Revoltas
Descrição: Desenvolvimento dos trâmites referentes à reprodução e obtenção das imagens junto às instituições brasileiras para o projeto editorial "Açúcar em Águas Revoltas", desenvolvido pela Versal Editores Ltda e organizado pelo professor Daniel Strum, cuja publicação ocorreu em 2012..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
O Monastério de São Bento da Bahia
Descrição: Organização dos trâmites referentes à reprodução e obtenção das imagens junto às instituições brasileiras para o projeto editorial "Mosteiro de São Bento da Bahia o Santuário da Memória". Versal Editores, 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
RIO CIENTÍFICO
Descrição: Pesquisa iconográfica para a Plural Comunicação, Memória e Cultura para o livro RIO CIENTÍFICO, uma publicação da FAPERJ e da Editora da UERJ, que se insere nas comemorações do centenário de Carlos Chagas. O livro tem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Inventário da Natureza do Brasil: ciências, território e populações da Amazônia pela Comissão Rondon (1907-1930)
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende demonstrar a importância das atividades científicas realizadas pela Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas, mais conhecida como Comissão Rondon (1907-1930), em suas diferentes viagens de exploração. A proposta é analisar a relação entre o inventário da natureza do noroeste brasileiro, realizado no âmbito da Comissão Rondon, e os propósitos do regime republicano, por meio do Ministério da Agricultura, de modernização do interior, ocupação, povoamento, diversificação das lavouras e expansão da pecuária, delimitação de fronteiras, terras indígenas e áreas de proteção de floresta. Nossa hipótese é a de que seus membros não estavam encarregados apenas da expansão da rede telegráfica nacional, mas da definição das distintas potencialidades do território da porção norte do país para a discriminação entre áreas de exploração e conservação de recursos naturais e humanos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Mariana Mello Burlamaqui - Coordenador / Dominichi Miranda de Sá - Integrante / Ingrid Casazza - Integrante / Nìsia Trindade Lima - Integrante / Patrícia Aranha - Integrante / Vanessa Pereira - Integrante / Magali Romero Sá - Integrante / Carolina Arouca - Integrante / Alda Heizer - Integrante / Moema Vergara - Integrante / Maria Gabriela Bernardino - Integrante / Erika Carvalho - Integrante / Sergio Nuner - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
BURLAMAQUI, M. M.; CONCEIÇÃO, A. S. A. ; SILVEIRA, L. E. ; PAULO, S. M. R. ; SILVA, A. V. . Memória e Conhecimento - Uma Proposta de Popularização da Ciência. In: 5 Congresso de Extensão da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. 5 Congresso de Extensão da UFRJ, 2008.

2.
BURLAMAQUI, M. M.; CONCEIÇÃO, A. S. A. ; SILVA, E. O. ; OLIVEIRA, H. V. ; SILVEIRA, L. E. . Clube dos Descobridores O Despertar para a Ciência através das Oficinas. In: 4 Congresso de Extensão da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. 4 Congresso de Extensão da UFRJ, 2007.

3.
BURLAMAQUI, M. M.; CONCEIÇÃO, A. S. A. ; SILVEIRA, L. E. ; SILVA, S. S. . Clube dos Descobridores: um espaço de descobertas, experimentação e construção do conhecimento. In: 3º Congresso de Extensão Universitária da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 3º Congresso de Extensão Universitária da UFRJ, 2006. p. 19-19.

Apresentações de Trabalho
1.
BURLAMAQUI, M. M.. A Associação Brasileira de Educação como uma instituição de divulgação das ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BURLAMAQUI, M. M.. A divulgação das ciências na associação brasileira de educação (1924 1932). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BURLAMAQUI, M. M.. A Divulgação e Proteção da Natureza no Museu Nacional sob direção de Edgard Roquette-Pinto (1926 1935). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, A. V. ; BURLAMAQUI, M. M. ; SANTOS, J. M. . Relação Museu-Escola na Casa da Ciência da UFRJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BURLAMAQUI, M. M.. Memória e Conhecimento - Uma Proposta de Popularização da Ciência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (1924 1932). 2012. (Seminário).

2.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.A Divulgação Científica e a Proteção da Natureza no Museu Nacional (1926 1935). 2011. (Simpósio).

3.
5 Congresso de Extensão da UFRJ. Memória e conhecimento Uma proposta de popularização da Ciência . 2008. (Congresso).

4.
4 Congresso de Extensão da UFRJ. Clube dos Descobridores O Despertar para a Ciência através das Oficinas .. 2007. (Congresso).

5.
3º Congresso de Extenção Universitária da UFRJ. CLUBE DOS DESCOBRIDORES: UM ESPAÇO DE DESCOBERTAS, EXPERIMENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2006. (Congresso).

6.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Inovação e Criatividade. 2006. (Oficina).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BURLAMAQUI, M. M.. Memória e Conhecimento - Uma Proposta de Popularização da Ciência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, A. V. ; BURLAMAQUI, M. M. ; SANTOS, J. M. . Relação Museu-Escola na Casa da Ciência da UFRJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BURLAMAQUI, M. M.. A Divulgação e Proteção da Natureza no Museu Nacional sob direção de Edgard Roquette-Pinto (1926 1935). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BURLAMAQUI, M. M.. A divulgação das ciências na associação brasileira de educação (1924 1932). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BURLAMAQUI, M. M.. A Associação Brasileira de Educação como uma instituição de divulgação das ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 12:56:22