Margarete Barbosa Nicolosi Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0146892410251360
  • Última atualização do currículo em 28/01/2019


Possui licenciatura em Educação Artística, com Habilitação em Artes Plásticas (2006) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, mestrado em Artes (conceito CAPES 6) pela ECA,USP (2010), pesquisa de doutorado sanduíche pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal (2015), doutorado em Artes (2016) pela ECA, USP (conceito CAPES 6). Foi docente conferencista no Departamento de Artes Plásticas da ECA,USP (2011/2014) e docente na UNICASTELO (2011/2012). Atualmente é professora na Licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia da Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte\Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem da Arte no Brasil, Metodologias do Ensino das Artes Visuais, Ateliê de Artes para Crianças e Forma Tridimensional. Artista Visual e remadora por convicção. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margarete Barbosa Nicolosi Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, M. B. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metropolitana de Santos.
Avenida Conselheiro Nébias - de 534 ao fim - lado par
Boqueirão
11045002 - Santos, SP - Brasil
Telefone: (013) 32283400
Fax: (013) 32283410
URL da Homepage: www.novounimes.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Porto (Orientador: Maria Teresa Pereira Torres Eça).
Título: Aquecimento: um processo na prática de linguagens visuais em ateliê, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Christina de Souza Lima Rizzi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aquecimento; Linguagens Visuais; Ensino-aprendiagem da Arte; Ateliê; Arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2010
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ateliê de Artes Visuais para Crianças: buscando fundamentos, compreendendo o essencial,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dra. Maria Christina de Souza Lima Rizzi.
Palavras-chave: Arte; Ateliê; Arte-educação; Ensino-aprendizagem da Arte; Cerâmica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2018 - 2018
Especialização em Lato Sensu em Educação a Distancia. (Carga Horária: 410h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Título: Relato de experiência em web conferência na educação a distância do curso de licenciatura em artes visuais.
Orientador: Neuza Maria de Souza Feitoza.
Bolsista do(a): UNIMES, UNIMES, Brasil.
2000 - 2006
Graduação em Lic. Ed. Artística c/ Hab. em Artes Plásticas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Vestígios do ser, humano ser: reflexões sobre o fazer artístico e o aprendizado.
Orientador: Dra. Maria Christina de Souza Lima Rizzi.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Semana de Formação Docente: Gestão de Dados. (Carga horária: 2h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Semana de Formação Docente: Produção de áudio e video. (Carga horária: 2h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
2015 - 2015
Mandalas - A Arte de Centrar-se. (Carga horária: 5h).
Associação Luso-Brasileira de Transpessoal, ALUBRAT, Portugal.
2015 - 2015
Cerâmica e Feltro. (Carga horária: 8h).
Associação Cerdeira Village Art &Craft, ART & CRAFT, Portugal.
2015 - 2015
Construção do Sasunekei Smokeless Kiln (Forno sem fumo). (Carga horária: 128h).
Associação Cerdeira Village Art &Craft, ART & CRAFT, Portugal.
2013 - 2013
Extensão universitária em Gravura em metal. (Carga horária: 128h).
Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, ECA/USP, Brasil.
2013 - 2013
Metodologia do ensino superior: desafios e perspectivas. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Lousa Digital ((Polyvision Driver e Software Rm Easiteach Next Generation). (Carga horária: 4h).
QualityTecnologia e Sistemas, QTS, Brasil.
2010 - 2010
Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), ECA. (Carga horária: 20h).
Escola da Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universid. (Carga horária: 20h).
Escola de Comunicações e Artes, ECA, Brasil.
2009 - 2009
Mira Schendel: do espiritual à corporeidade. (Carga horária: 20h).
Museu de Arte Contemporânea, MAC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Percepção e conhecimento: Temas básicos em epistemologia. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH/USP, Brasil.
2008 - 2008
Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), ECA. (Carga horária: 20h).
Escola da Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Estudo da Apreciação Estética em Exposições. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, ECA - USP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em História Oral nas Ciências Humanas. (Carga horária: 72h).
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
2007 - 2007
Território das artes. (Carga horária: 32h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas ministradas: 1. Pedagogia : A arte na Educação Infantil e Práticas Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática 2. Licenciatura em Artes Visuais - EAD: 0473 - Trabalho de Conclusão de Curso 0682 - Arte, Folclore e Cultura Brasileira (2018) 0683 - Arte e Processo de Criação II 3. Pedagogia - EAD: 0722 - Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática 0874 - Laboratório Virtual de Pedagogia ? Núcleo de Aprofundamento (EF\G) 0682 - Arte, Folclore e Cultura Brasileira (2018) 4. Pós-Graduação Lato Sensu ? Ensino de Artes Visuais ? EAD: Disciplinas: 1151 - Arte, Educação Contemporânea: Desafios, Propostas e Aplicações 1185 - Trabalho de Conclusão de Curso em Ensino de Artes Visuais


Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, ECA - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Conferencista, Carga horária: 8
Outras informações
Disicplina ministrada: CAP0207 - Forma Tridimensional

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Conferencista, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: CAP 0293 - Suportes não Convencionais na Tridimensionalidade

Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Coordenação
Outras informações
Auxiliar de Coordenação nas Provas de Habilidades Especificas de Artes Visuais/FUVEST, no Departamento de Artes Plásticas, CAP da ECA/USP.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Conferencista, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina minsitrada: CAP0207 - Forma Tridimensional

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora visitante, Enquadramento Funcional: Professora conferencista, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: CAP 292 - Construção Tridimensional na Educação Infantil, do Relevo ao Volume

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Conferencista, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: CAP 299 - Metodologias do Ensino das Artes Visuais IV

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Conferencista, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina: CAP 293 - Suportes não Convencionais na Tridimensionalidade

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Conferencista, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: CAP 284 - História do Ensino da Arte I


Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Artes Visuais, Carga horária: 16


Instituto Sidarta, IS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Artes, Carga horária: 15


Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau " Asa Branca da Serra", EEPG ASA BRANCA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica II - Arte, Carga horária: 20
Outras informações
Ensinmo Fundamental e Médio


Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau " Joaquim Mendes Feliz", EEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica II - Arte, Carga horária: 14
Outras informações
1ª a 4ª série


Colégio e Cursinho Anglo Vinci - Alphaville, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ensino Médio


Fundação do Bem Estar do Menor, FEBEM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou como professora de artes plásticas, inclusão digital e coordenou os educadores na área de artes.


Associação Comunitária Clave de Sol, ONG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arte-Educadora, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou como arte-educadora com crianças em situação de risco, crianças de rua e da comunidade.


Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau "Professor Porcino Rodrigues, EEPG PORCINO ROD, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II - Arte - Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 24
Outras informações
Ensino fundamental e médio.


Secretaria de Educação Municipal de SP, SEM-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Arte-educadora, Carga horária: 24
Outras informações
Organização e participação no Recreio nas Férias, projeto inter-secretarial das secretarias da educação e esportes, na área de arte-educação.


Secretaria de Educação Municipal de Sâo Paulo, SEMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Arte-educadora, Carga horária: 24
Outras informações
Organização e participação no projeto inter-secretarial entre secretarias da educação e de esportes de SP: Recreio nas Férias, na área de arte-educação.


Sesc - Pompéia, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora de Exposição, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de extensão


2008 - Atual
Ateliê de Arte para Crianças
Descrição: Projeto com alunos de Licenciatura em Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes, para crianças de 6 a 12 anos de idade. O Ateliê tem duração semestral. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação e Pós-Graduação Integrantes: Soares, Margarete Barbosa Nicolosi - supervisor / Maria Christina de Souza Lima Rizzi - Coordenador.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Margarete Barbosa Nicolosi Soares - Integrante / Dra. Maria christina de Souza Lima Rizzi - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Bolsa de estudos de doutorado sanduíche no exterior, CAPES.
2012
Bolsa de estudos, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, M. B. N.2017SOARES, M. B. N.. A arquitetura do tempo na arte luso-brasileira contemporânea. A arquitetura do tempo na arte luso-brasileira contemporânea, v. 10, p. 49-54, 2017.

2.
SOARES, M. B. N.2014SOARES, M. B. N.. Alcindo Moreira Filho: o ressignificador da matéria. GAMA, v. 4, p. 171, 2014.

3.
SOARES, M. B. N.2013SOARES, M. B. N.. O processo de aprender fazendo na práxis educativa dos professores de artes visuais. Matéria Prima, v. 2, p. 363-375, 2013.

4.
SOARES, M. B. N.2009SOARES, M. B. N.. O estágio como prática educativa. Revista das Faculdades Claretianas, v. 9, p. 12-18, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
Rizzi, Maria Christina da Souza Lima Rizzi ; ROSENTHAL, D. ; BLANCO, Maria Cristina ; OLIVEIRA, A. S. ; MARMO, A. R. ; SOUZA, C. W. M. ; ROBAZZI, M. C. M. ; SILVA, R. A. R. ; FERNANDES, S. R. ; BARBOSA, S. S. ; SOARES, M. B. N. . Do aquecimento\sensibilização criativa: como despertar e preparar o corpo e a psique para a prática artística. In: Rosenthal, Dália. Rizzi, Maria Christina de Souza Lima.. (Org.). Arte, educação e contemporaneidade.. 01ed.São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda., 2018, v. 9, p. 54-72.

2.
SOARES, M. B. N.; Maria Cristina ; CINTRA, A. H. R. ; ROSENTHAL, D. ; NISHIDA, Cintia ; MINERINI NETO, J. L. F. S. E. J. ; ANJOS, A. C. C. ; Rizzi, Maria Christina da Souza Lima Rizzi . Desenho desígnio: devaneios de toques e olhares, poemas da mão e do tato. In: Dália Rosenthal; Maria Christina de Souza Lima Rizzi. (Org.). A Reflexão e a Prática no Ensino. 9ed.São Paulo: Blucher, 2013, v. 9, p. 19-31.

3.
SOARES, M. B. N.; Maria Cristina ; CINTRA, A. H. R. ; ROSENTHAL, D. ; MINERINI NETO, J. L. F. S. E. J. ; NISHIDA, Cintia ; ANJOS, A. C. C. ; Rizzi, Maria Christina da Souza Lima Rizzi . Poemas da mão que amassa. In: Dália Rosenthal; Maria Christina de Souza Lima Rizzi. (Org.). A Reflexão e Prática no Ensino. 9ed.SP: Bulcher, 2013, v. 9, p. 33-44.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, M. B. N.. Initial training of art teachers and the Teacher Training Program at USP: challenging aspects of 'Nosso Ateliê Animado'.. In: InSEA Regional Conference: Risk and opportunites for visual arts education in Europe, Lisbon, Portugal.', 2015, Lisboa, Portugal. InSEA Regional Conference: "Risks and opportunites for visual arts education in Europe, Lisbon, Portugal.", 2015.

2.
SOARES, M. B. N.. Ateliê de Artes Visuais para crianças: buscando fundamentos, compreendendo o essencial. In: X Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte | II Encontro de Licenciaturas em Artes Visuais EAD, 2013, Vitória, Espírito Santo. X Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte | II Encontro de Licenciaturas em Artes Visuais EAD, 2013.

3.
SOARES, M. B. N.. MOVIMENTOS CORPORAIS, MUSICAIS E PLÁSTICOS NO PROGRAMA EU NA USP JR. In: II Encontro Nacional de Formação Docente em Artes e III Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino da Arte, 2013, Rio de Janeiro. II Encontro Nacional de Formação Docente em Artes e, paralelamente, o III Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino da Arte, 2013.

4.
SOARES, M. B. N.; RIZZI, M. C. S. L. . Sensibilidade e espiritualidade na sala de aula: dialogando com Christopher Bache. In: 23º CONFAEB: Arte/Educação no pós-mundo, 2013, Porto de Galinhas - Pernambuco. 23º CONFAEB: Arte/Educação no pós-mundo, 2013.

5.
SOARES, M. B. N.; RIZZI, M. C. S. L. . DIÁLOGOS ESTÉTICOS NO ATELIÊ DE CERÂMICA: CRIANÇAS, ARTE E NATUREZA. In: 22º Encontro Nacional ANPAP, 2013, Belém, Pará. 22º Encontro Nacional ANPAP, 2013.

6.
SOARES, M. B. N.. Diálogos poéticos entre fragmentos corporais, vestígios, plavras e imagens. In: XXII Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil - Arte/Educação: Corpos em Taânsito, 2012, São Paulo. Arte Educação: Corpos em Trânsito, 2012.

7.
SOARES, M. B. N.; RIZZI, D. M. C. S. L. . Crianças e desenhos: leitura das imagens e diálogo com Kandinsky. In: 20º Encontro Nacional Subjetividads, Utopias e Fabulações. ANPAP, 2011, Rio de Janeiro. Subjetividaes, Utopia e Fabulaões, 2011.

8.
SOARES, M. B. N.; RIZZI, D. M. C. S. L. . Reflexões sobre as relações dos saberes, da produção e da avaliação entre discentes e docetes na Licenciatura em Artes Visuais. In: I Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária, 2011, Uberlândia. I Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária: Inclusão Social e Tecnologias de Inormação e Comuncação, 2011.

9.
SOARES, M. B. N.; RIZZI, D. M. C. S. L. . Reflexões sobre a etapa de aquecimento como sensibilização para as aulas no Ateliê de Artes Visuais para Crianças do Departamento de Artes Viuas da ECA/USP. In: XXI Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil, 2011, São Luis. Congresso Nacional da Federaão deArte Educadores do Brasil /XXI CONFAEB.

10.
RIZZI, D. M. C. S. L. ; SOARES, M. B. N. ; BLANCO, Maria Cristina . Ateliê de arte para crianças: entrelaçando ensino de graduação, formação docente e extensão à comunidade. In: III Seminário Inovações Curriculares: experiências no ensino superior, 2011, Campinas. Inovações Curriculares, 2011.

11.
RIZZI, M. C. S. L. ; SOARES, M. B. N. ; NISHIDA, C. Y. ; BLANCO, Maria Cristina . A Cidade sem nome, uma criação coletiva. In: XXI CONFAEB, 2011, São Luis/Maranhão. Anais, 2011. v. II.

12.
Rizzi, Maria Christina da Souza Lima Rizzi ; SOARES, M. B. N. . Ateliê de Artes Visuais para Crianças no Departamento de Artes Plásticas da ECA /USP: quatro semestres inaugurais. In: 20 º CONFAEB, 2010, Goiás. Ateliê de Artes Visuais para Crianças no Departamento de Artes Plásticas da ECA /USP: quatro semestres inaugurais, 2010. p. 1405-1415.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, M. B. N.. O Portfólio no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES, M. B. N.. Arte Contemporânea como inspiração para sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOARES, M. B. N.. O barro nas mãos do oleiro: uma possibilidade de emancipação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOARES, M. B. N.. Ateliê de Artes Visuais para Crianças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOARES, M. B. N.. Reflexões sobre experiências em ateliês de artes visuais para crianças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOARES, M. B. N.. Reflexões sobre o estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MYAHIRA, K. ; SOARES, M. B. N. . Oficina: Livro de artista - diário de imagens e palavras.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, L. ; SOARES, M. B. N. . Oficina de Stencil Art. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOARES, M. B. N.; SOUZA, R. . Oficina de Máscaras. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOARES, M. B. N.. Oficina de aquecimento para os educadores da exposição: Antonio Dias Geraldo e Barros e Rubens Gerschman nos anos 60 ? entre construção e a apropriação. 2018. .

5.
SOARES, M. B. N.. Poemas da mão que amassa. 2017. .

6.
SOARES, M. B. N.. Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ESTAREGUI, A. ; CASTRO, C. ; GRIGOLIN, F. ; DIAS, G. S. ; CAVALCANTI, J. ; LO, J. ; SOARES, L. J. ; SAKAI, M. ; SOARES, M. B. N. ; PARZEWSKI, M. ; TAKEDA, M. ; BARTH, M. ; MIRANDA, P. ; BERTINI, S. ; CHIRI, T. ; GOMES, T. ; VIANA, W. ; GODOI, V. . Spreekwoorden: os provérbios holandeses. 2012. Diversas.

2.
SOARES, M. B. N.. Habitats da memória. 2006. Escultura.

3.
SOARES, M. B. N.. Estigmas. 2005. Gravura.

4.
SOARES, M. B. N.. Vestígios do ser, humano ser. 2004. Escultura.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
ROSENTHAL, D.; SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Vanessa Santos Maciel. Iniciação à Docência: Uma experiência transdisciplinar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Dep. de Artes Plásticas, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de SP.

2.
TAVARES, E. S.; RODRIGUES, C.; SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Valério da Luz Oliveira. Da arte rupestre à arte urbana: um novo olhar sobre o ensino da arte no ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIZZI, M. C. S. L.; SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Paulo Victor Fernandes de Barcellos Moreira.Caminhos abertos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo.

2.
FERNANDES, J. M.; SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Juliana P. R. Santos; Lizandra G. da Costa; Vania S. Lima..O brincar no currículo do ensino fundamental nos anos iniciais: uma análise à luz do projeto político pedagógico.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

3.
SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Ana Carolina Coelho Grellet.A necessidade da construção de conhecimentos na área das Ciências Biológicas de forma dialógica a partir da cultura dos próprios indígenas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - EAD, USP, UNIVESP.

4.
DIAS, G. S.; SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Julia de Luca Novaes Gomes.Corpo Sutil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Artes Plásticas com Habilitação em Pintura) - Escola de Comunicações e Artes.

5.
RODRIGUES, E. J.; SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Ana Beatriz Nestlehner Cardoso de Almeida.Nem Clarim... Nem Clarineta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade de São Paulo.

6.
RIZZI, M. C. S. L.; SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Diana Tsonis.Ateliê de Arte para Crianças: Nosso Ateliê Animado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo.

7.
SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Márcia Junqueira de Carvalho.Do Livro ao 3D: Conto com você e Apenas um Curumim: esboços de projetos de arte-educação voltada a crianças e jovens de comunidade de escolas de samba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes.

8.
SOARES, M. B. N.; CUNHA, F. P.; RIZZI, D. M. C. S. L.. Participação em banca de Natália Galvão Wilhelm.ART ATTACK? Uma análise da série infantil para televisão sob a ótica da Arte Educação.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação) - Escola de Comunicações e Artes.

9.
RIZZI, D. M. C. S. L.; SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Camila Boranga Baptista.A Sobre Posição da Pintura na Arte-Educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas) - Escola da Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

10.
RIZZI, D. M. C. S. L.; MORAES, Moraes Sumaya; SOARES, M. B. N.. Participação em banca de Juliana Corrêa.Ateliê de Artes para Crianças: dando luz à experiência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas) - Escola da Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Festival Andanças. 2015. (Oficina).

2.
Festival de Artes e Ofícios. 2015. (Exposição).

3.
Mandalas: A Arte de Centrar-se. 2015. (Oficina).

4.
Worshop de Construção do Sasunekei Smokeless Kiln (Forno sem Fumo) com o Mestre japonês Sensei Masakazu Kusakabe. 2015. (Oficina).

5.
22º Encontro Nacional ANPAP.DIÁLOGOS ESTÉTICOS NO ATELIÊ DE CERÂMICA: CRIANÇAS, ARTE E NATUREZA. 2013. (Encontro).

6.
2º Encontro Internacional de Ceramistas na USP. 2013. (Congresso).

7.
II Congresso Internacional Matéria Prima. O processo de aprender fazendo na práxis educativa dos professores de artes visuais. 2013. (Congresso).

8.
II Encontro Nacional de formação docente em artes - II Encontro Regional sobre formação de professores para o ensino da arte.Movimentos corporais, musicais e plásticos no programa Eu na USP Jr. 2013. (Encontro).

9.
Metodologia do Ensino Superior. 2013. (Seminário).

10.
X Seminário Capíxaba sobre o Ensino da Arte - II Encontro de Licenciatura em Artes Visuais EAD.Ateliê de Artes Visuais para Crianças: buscando fundamentos, compreendendo o essencial. 2013. (Seminário).

11.
XXIII CONFAEB - Arte/Educação no Pós-Mundo. Sensibilidade e Espiritualidade na Sala de Aula: Dialogando com Christopher Bache. 2013. (Congresso).

12.
XXII CONFAEB. Diálogos poéticos entre fragmentos corporais, vestígios, palavras e imagens. 2012. (Congresso).

13.
20º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: "Subjetividades, Utopia e Fabulações".Crianças e desenhos: Leitura das imagens em diálogo com Kandinsky. 2011. (Encontro).

14.
I Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária.Reflexões sobre as relações dos saberes, da produção e da avaliação entre discentes e docentes na Licenciatura em Artes Visuais. 2011. (Outra).

15.
III Seminário Inovações Curriculares: experiências no ensino superior.Ateliê de artes para crianças: entrelaçando ensino de graduação, formação docente e extensão à comunidade.. 2011. (Seminário).

16.
Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas. 2011. (Oficina).

17.
XXI Congresso Nacional da Federação de Arte Eucadores do Brasil. Reflexões sobre a etapa de aquecimento como sensibilização para as aulas no ateliê de artes visuais para crianças do Departamento de Artes Visuais da ECA/USP. 2011. (Congresso).

18.
20º CONFAEB. Ateliê de Artes Visuais para Crianças no Departamento de Artes Plásticas da ECA /USP: quatro semestres inaugurais. 2010. (Congresso).

19.
Arte, Cultura & Fotografia: memória, outros debates. 2009. (Seminário).

20.
Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação. 2009. (Congresso).

21.
Encontro Nacional de Arte/Educação e Cultura e Cidadania - CLEA/INSEA/UFMG. 2009. (Encontro).

22.
Eu na USP Junior.ECA na USP Junior. 2009. (Oficina).

23.
III Jornada das Licenciaturas da USP.Ateliê de Artes para Crianças. 2009. (Simpósio).

24.
III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes. 2009. (Simpósio).

25.
IV Seminário Arte, Cultura e Fotografia. 2009. (Seminário).

26.
Palestra: Arte Educação Multicultural no século XXI: Currículo Integrado e Estudos Culturais com a Profª Patrícia Stuhr - Ohio State University. 2009. (Outra).

27.
Seminário Ações Singulares 2 - História do Ensino da Arte: Experoências. 2009. (Seminário).

28.
Seminário Ensino de Arte para a experiência. 2009. (Seminário).

29.
XIX CONFAEB: Concepções contemporâneas. 2009. (Congresso).

30.
Ciclo de Palestras de Preparação Pedagógica. 2008. (Outra).

31.
Fórum de Discussão on-line: Arte-Educação e Museologia.o mesmo. 2007. (Outra).

32.
Fórum de Discussão on line: Concepção e Conservação do Museu & Acervo: Conexões entre o Físico e o Digital.o mesmo. 2007. (Outra).

33.
Fórum de Discussão on-line: Museu e Educação.o mesmo. 2007. (Encontro).

34.
Fórum de Discussão on-line: O ensino da Arte no Muna.o mesmo. 2007. (Outra).

35.
Museu Aberto: Percurso ao Acervo do Museu Universitário da PUC-Campinas - Visita Dirigida. 2007. (Oficina).

36.
V SEMANA NACIONAL DE MUSEUS - Museu Universitário da PUC - Campinas.Fórum de Discussão on line: Museu e Educação. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, M. B. N.; ECA, M. T. P. . V Congresso Internacional de Educación Artística y Visual. 2015. (Congresso).

2.
SOARES, M. B. N.; ECA, M. T. T. P. . InSEA Regional Conference:. 2015. (Congresso).

3.
SOARES, M. B. N.. Coloquio /internacional. 2013. (Outro).

4.
Rizzi, Maria Christina da Souza Lima Rizzi ; FIGARO, R. ; GATTAS, C. L. M. E. ; MORAES, C. S. V. ; MATE, C. H. ; BACCI, D. L. C. ; BRAGA, E. S. ; ARANTES, J. ; NEIRA, M. ; SOARES, M. B. N. ; SILVA, M. L. F. ; REZENDE, N. ; ZYNGIER, S. ; GARCIA, T. M. ; HENRIQUES, V. B. . IV Jornada das Licenciaturas da USP: Formação de professores e compromisso da USP com a Educação Pública. 2012. (Outro).

5.
RIZZI, D. M. C. S. L. ; SOARES, M. B. N. ; BLANCO, Maria Cristina ; NISHIDA, Cintia . Criança & Arte. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gustavo Gustavo Pupo Chinarelli. Educação a distância: uma abordagem sobre a prática das atribuições do tutor na licenciatura em artes visuais. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

2.
Anailce Rodrigues de França. Arte-educação: a estética na escola. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

3.
Admilson Guimarães Gefuni. O papel da arte na sociedade e na formação do cidadão. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

4.
Angélica Pereira Gonçalves. O processo de ensino-aprendizagem das artes visuais na educação infantil. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

5.
José Roberto Cruz. Reflexões sobre a evolução cinematográfica dos cartoons e filmes na sala de aula.. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

6.
Myriam Hadassah Gonçalves. Reflexões sobre a cultura visual na escola. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

7.
Rosana Antonia Fátima da Silva Passarinho. O uso da estampa na educação estética do escolar. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

8.
Juliana Domschke de Azevedo. Arte contemporânea: a educação pelo espaço. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

9.
João Batista de Almeida Macedo. Reflexões sobre a educação visual na escola. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

10.
Dorival da Cruz Pinto Filho. Artes visuais e música: diálogos possíveis no ensino fundamental. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

11.
Bruna de Ojjuara Rodrigues Andreoli Bispo. Arte contemporânea no Ensino Fundamental. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

12.
Iracilda Ramos Andrade. Algumas reflexões sobre o desenvolvimento do deficiente intelectual na oficina de artes visuais. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

13.
Renata Calixto dos Santos. As tecnologias contemporâneas como recursos nas aulas de artes visuais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

14.
Jacir Lopes Guimarães Junior. A importância da tecnologia no ensino-aprendizagem das artes visuais no ensino fundamental.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

15.
Grazieli Fernanda Baldan Mancinho. A tecnologia no processo de ensino-aprendizagem das artes visuais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

16.
Deijane Franscelino de Souza. Poéticas contemporâneas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Brenda Ferreira de Barros Araújo Catia Cristina O. Silva. Os desafios do arte-educador diante das mudanças na contemporaneidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

2.
Eunice Rodrigues de Souza; Evaide de Sousa Cordeiro.. Reflexões sobre a abordagem triangular e a dança na escola.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

3.
Fernanda Raquel S. S. Batista; Gilberto Mendes Cipriano.. Reflexões sobre a cultura visual na sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

4.
Jesuino Calixto Junior; Josilei Rosane Bueno Silva Hussin.. A história em quadrinhos no ensino de artes visuais na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

5.
Lorena Ferreira de Sales Rodrigues Lucy Joana A Oliveira.. O papel da escola na valorização do patrimônio cultural e artístico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

6.
Herivania Matos Lima dos Santos; Marli Campos Rodrigues.. A arte na educação especial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

7.
Alini Liliani Ficher Barbara; Andréa Pereira Cuzziol.. A importância do ensino de artes na educação especial e inclusiva do autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

8.
Maria Valderice da Silva; Mary Anne Almenara da Silva Gomes.. A importância da leitura de imagens no processo de ensino e aprendizagem da arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

9.
Daniela Moreno Ferreira; Denise dos Santos.. Patrimônio histórico e cultural: um estudo sobre o barroco mineiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

10.
Caroline Silva Dominguez; Caroline Sundfeld de Freitas.. A importância da arte-educação para preservação do patrimônio cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

11.
Janete Soares Cardoso Ferreira; Lucilvania da Silva Alves.. Reflexões sobre a diversidade cultural no ensino de artes visuais na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

12.
Dilma Alexandre Gongora; Enon Vasconcelos Abreu.. A valorização do artista brasileiro contemporâneo nas aulas de artes na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

13.
Ana Paula de Oliveira Corrêa; Beatriz Christi Placido Pinto.. Alguns aspectos do ensino da arte contemporânea no ensino fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

14.
Danival Teixeira de Toledo; Simone Lourenço de Farias.. Uma proposta triangular para o ensino de história em quadrinhos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

15.
Moises Fenerich; Sara Dias de Oliveira.. Histórias eternizadas : o uso da fotografia familiar no ensino da arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

16.
Rosiane Alvarenga Pereira da Costa; Roseny dos Santos.. Reflexões sobre a arte-educação no ensino fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

17.
Vânia Pessoti Ribeiro; Virginia Ferreira Alves.. Um olhar sobre a arte contemporânea para construção do conhecimento sensível. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

18.
Ana Paula Drumond Alvim; Roberta Gomes Rasmussen.. Reflexões sobre a influência da mídia no desenvolvimento escolar e o papel da arte-educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

19.
Roney Lopes Correa. O uso das tecnologias no ensino de artes visuais na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Lato Sensu em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

20.
Maria Rita de Campos ; Maria Tereza Rodrigues Lopes.. Reflexões sobre o olhar no desenvolvimento da inteligência visual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

21.
Valdeberto Sousa Dias, Fabiana Lima Braga de Nóbrega. A arte urbana na formação dos estudantes do ensino fundamental II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

22.
Patricia Fellipe França, Sergio de Oliveira Murback.. A importância da fotografia no ensino-aprendizagem das artes visuais no ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

23.
Ana Carolina Gomes de Souza;Josimar da Silva.. A influência do artista Tunga na arte contemporânea brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

24.
Carolina Vitorino; Fábio Leandro de Queiróz. Reflexões sobre a arte educação no Brasil sob a perspectiva de Ana Mae Barbosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

25.
Claudinéia Aparecida Dornelas; Daiane Medrado da Silva. A importância da leitura de imagens e do grafite no processo de ensino-aprendizagem da arte no ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

26.
Josana Zacheo da Silva Pires; Josimar da Silva.. Diálogos sobre a importância de alguns aspectos da mediação entre arte e público. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

27.
Monica Oliveira Ribeiro; Silvia Gomes Pereira Solera.. Desafios da Abordagem Triangular no processo de ensino-aprendizagem das artes visuais no ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

28.
Cleide Justo Alves Mishima;Cristine Garcia Reis.. O papel do arte-educador na construção da identidade do educando no ensino fundamental II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

29.
Dilene Martins Coelho; Deise Rodrigues de Oliveira Araujo.. Buscando uma proposta de ensino-aprendizagem da arte que aproxime os alunos do ensino fundamental I da arte contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

30.
Anali Luisette Gomes; Andréia Alves Monteiro Rodrigues.. A importância da Catedral da Sé para o ensino e aprendizagem da arte no ensino fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

31.
Rosemeire Sergia da Mata Barbosa Rosimar Mendes V. Nunes.. O papel da intervenção urbana no processo de ensino-aprendizagem das artes visuais no ensino fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Metropolitana de Santos -Virtual. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

32.
João Ferreira. Artur Bispo do Rosário: o encontro marcado com a educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Brasil. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.

33.
Simone Corsini. Igreja Nossa Senhora do Rosário: reflexões sobre o patrimônio histórico e o ensino aprendizagem de artes visuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Brasil. Orientador: Margarete Barbosa Nicolosi Soares.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, M. B. N.. Reflexões sobre experiências em ateliês de artes visuais para crianças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 19:27:48