Raquel Schwenck de Mello Vianna

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8228345173014578
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Doutoranda em Educação pela Universidad Católica de Santa Fe - Argentina. Pós-graduada em Libras com Ênfase em Interpretação, Pedagogia Inclusiva com Ênfase em Libras e Língua Espanhola. Tem experiência na área de Educação como Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), professora de Libras, professora de Português como Segunda Língua para surdos (PL2), tutora à distância e professora de Língua Espanhola para todos os níveis. Exame de Proficiência em Libras (Prolibras) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Schwenck de Mello Vianna
Nome em citações bibliográficas
VIANNA, R. S. M.;VIANNA, RAQUEL SCHWENCK DE MELLO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
Rodovia MGT 367 ? Km 583, nº 5000
Alto da Jacuba
39400000 - Diamantina, MG - Brasil
Telefone: (38) 35321200


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Doctorado en Educación.
Universidad Catolica de Santa Fe, UCSF, Argentina.
Título: Formación de profesores de Lengua Portuguesa en la perspectiva de la Educación de Sordos,
Orientador: Bárbara Carvalho Ferreira.
Palavras-chave: Formação de professores; Educação de surdos; Português como segunda língua para surdos.
2012 - 2012
Especialização em Libras com ênfase em interpretação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Título: APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA POR SURDOS: ESTUDO COMPARATIVO DA ESTRUTURA GRAMATICAL DA LIBRAS E DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Orientador: Welington Danilo Soares.
2009 - 2010
Especialização em Língua Espanhola: fluência e produção de textos. (Carga Horária: 370h).
Instituto Superior de Educação Ibituruna, ISEIB, Brasil.
Título: Salas de aula Bilingue no Município de Montes Claros.
Orientador: Antônio Maurilio Alencar Feitosa.
2009 - 2010
Especialização em Pedagogia Inclusiva com Ênfase em Libras. (Carga Horária: 370h).
Instituto Superior de Educação Ibituruna, ISEIB, Brasil.
Título: Salas de aula Bilingue no Município de Montes Claros.
Orientador: Antônio Maurilio Alencar Feitosa.
2017
Graduação em andamento em Letras/Libras.
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Letras Espanhol.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Aquisição da Linguagem pela Criança Surda. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação de Professores da Ead. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2014 - 2014
Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos. (Carga horária: 80h).
Instituição para promoção da Educação, Ciências e Cultura, UNÍNTESE, Brasil.
2014 - 2014
Produção de Vídeo aula. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2014 - 2014
Lousa digital. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Aperfeiçoamento em AEE para Alunos Surdos. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2013 - 2013
Curso Saúde Vocal para professores. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, SES - MG, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação em Educação à Distância. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2008 - 2009
Curso de Libras. (Carga horária: 200h).
Associação dos Surdos de Montes Claros, ASMOC, Brasil.
2008 - 2008
Curso Intermediário de Libras. (Carga horária: 60h).
Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, SME, Brasil.
2007 - 2007
Curso Básico de Libras. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, SME, Brasil.
2006 - 2006
La Enseñanza del Español. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2005 - 2006
Língua Espanhola. (Carga horária: 100h).
Centro de Cultura e Língua Espanhola, FALE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora virtual, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Montes Claros, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras


Instituto Superior de Educação Ibituruna, ISEIB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora de Libras

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora de Libras


Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Intérprete de Libras, Enquadramento Funcional: Professor Intérprete de Libras, Carga horária: 20


Centro de Capacitação de Prof.da Educação e Atend. às Pessoas com Surdez, CAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Português como segunda língua p, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA SURDOS SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES: um estudo de caso
Descrição: O projeto é de natureza qualitativa, tendo o processo de investigação fundamentado no questionário. Objetiva compreender como ocorre o ensino de Língua Inglesa para os Surdos da rede estadual de ensino de Diamantina ? MG. Para tanto serão entrevistados professores de Língua Inglesa das escolas da Rede Estadual de Ensino da cidade de Diamantina ? Minas Gerais, Brasil que atuem ou já atuaram com alunos surdos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Schwenck de Mello Vianna - Coordenador / Rinara Germano Cunha - Integrante.
2017 - Atual
Acessibilidade em meios de hospedagem para surdos e deficientes visual e auditivo: uma análise da oferta de Diamantina-MG.
Descrição: O projeto tem como objetivo verificar o conhecimento dos gestores dos meios de hospedagem da cidade de Diamantina-MG em relação às adaptações necessárias para as pessoas com deficiência visual, auditiva e surdos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Schwenck de Mello Vianna - Coordenador / Guilherme Fortes D. C. Varajão - Integrante / Renata Fernandes Dias Coelho - Integrante.
2016 - Atual
INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
Descrição: Pesquisa é de natureza quantitativa, tendo o processo de investigação fundamentado no questionário. Participarão da pesquisa professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) ? Campus Diamantina que já ministraram aula para a aluna surda matriculada no curso de Bacharelado em Humanidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Schwenck de Mello Vianna - Coordenador / Carlos Roberto Campos - Integrante.
2015 - Atual
Formação de Professores de Língua Portuguesa na Perspectiva da Educação de Surdos
Descrição: Pesquisa é de natureza qualitativa, tendo o processo de investigação fundamentado na Análise de Conteúdo (AC) de Laurence Bardin (2011) e como método de investigação a entrevista semiestruturada. Participarão professores de Língua Portuguesa da rede pública estadual inclusiva de ensino de Minas Gerais que tenham ou já tiveram em sua turma pelo menos um aluno surdo matriculado e da rede pública federal billíngue do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Editora Prismas
2015 - Atual
Periódico: Funorte Humanidades


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Outros
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, MARIA FERNANDA NEVES SILVEIRA DE2017SOUZA, MARIA FERNANDA NEVES SILVEIRA DE ; ARAÚJO, AMANDA MIRANDA BRITO ; SANDES, LUIZA FERNANDES FONSECA ; FREITAS, DANIEL ANTUNES ; SOARES, WELLINGTON DANILO ; VIANNA, RAQUEL SCHWENCK DE MELLO ; SOUSA, ÁRLEN ALMEIDA DUARTE DE . Principais dificuldades e obstáculos enfrentados pela comunidade surda no acesso à saúde: uma revisão integrativa de literatura. Revista CEFAC, v. 19, p. 395-405, 2017.

2.
TEIXEIRA, F.2017TEIXEIRA, F. ; SALVADOR, L. D. S. ; BOMFIM, D. A. ; AVILA, J. D. N. ; VIANNA, R. S. M. . Material de Ensino Bilingue Português/Libras para Pequenos Curiosos. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

3.
VIEIRA, A. V. S.2017VIEIRA, A. V. S. ; VIANNA, R. S. M. ; FINELLI, L. A. C. ; SOARES, P. K. D. ; SOARES, F. B. D. ; JONES, K. M. ; SOARES, W. D. . Câncer bucal: características e consequências. UNIMONTES CIENTÍFICA, v. esp, p. 164-178, 2017.

4.
SANTOS, J. C.2016SANTOS, J. C. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, P. K. D. ; JONES, K. M. ; FREITAS, D. A. ; SOARES, W. D. . Flexibilidade das artes marciais. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 21, p. 1-5, 2016.

5.
SOUZA, M. C.2016SOUZA, M. C. ; SANTOS, R. G. ; FINELLI, L. A. C. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, P. K. D. ; SOARES, F. B. D. ; SOARES, W. D. . Consumo de álcool em universitários. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 21, p. 1-6, 2016.

6.
PEREIRA, G. M. A.2016PEREIRA, G. M. A. ; FERREIRA, B. C. ; SOARES, W. D. ; FINELLI, L. A. C. ; VIANNA, R. S. M. . ALFABETIZAÇÃO X LETRAMENTO DE SURDOS NO ENSINO REGULAR: REVISÃO DE LITERATURA. Funorte Humanidades, v. 5, p. 48-61, 2016.

7.
VIANNA, R. S. M.;VIANNA, RAQUEL SCHWENCK DE MELLO2016VIANNA, R. S. M.. Utilización de las TIC's como apoyo para la enseñanza y el aprendizaje de la lengua oral - escrita de sordos. KRINEIN (SANTA FE), v. 13, p. 111-125, 2016.

8.
MORATO, J. G. P.2015MORATO, J. G. P. ; SOARES, P. K. D. ; SOARES, W. D. ; SOARES, F. B. D. ; MOURAO, M. G. M. ; VIANNA, R. S. M. . A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR COMUM: ACESSIBILIDADES PEDAGÓGICAS. Funorte Humanidades, v. 4, p. 136-145, 2015.

9.
SANTANA, G. M.2015SANTANA, G. M. ; SOARES, F. B. D. ; SOARES, P. K. D. ; VIANNA, R. S. M. ; RODRIGUES, V. D. ; SOARES, W. D. . O lúdico na Educação Infantil. Revista Norte Mineira de Educação Física, v. 5, p. 49-62, 2015.

10.
COSTA, A. A.2014COSTA, A. A. ; NOBRE, D. A. ; RODRIGUES, V. D. ; FINELLI, L. A. C. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, P. K. D. ; SOARES, F. B. D. ; SOARES, W. D. . Autopercepção da imagem corporal e atitudes alimentares de universitários. revista digital efdeportes, v. 19, p. 1, 2014.

11.
SOARES, W. D.2014SOARES, W. D. ; SOARES, F. B. D. ; LEITE, M. T. S. ; SAMPAIO, C. A. ; VIANNA, R. S. M. ; CARNEIRO, J. A. ; RODRIGUES NETO, J. F. . A QUALIDADE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 05, p. 2816-2829, 2014.

12.
SILVA, D. M.2014SILVA, D. M. ; PIMENTA, L. M. ; JONES, K. M. ; VIANNA, R. S. M. ; FINELLI, L. A. C. ; SOARES, W. D. . CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA. Funorte Humanidades, v. 3, p. 19-27, 2014.

13.
VIANNA, R. S. M.;VIANNA, RAQUEL SCHWENCK DE MELLO2013VIANNA, R. S. M.; MOURAO, M. G. M. ; MACIEL, R. C. ; CARNEIRO, A. L. G. ; SOARES, W. D. . PROFESOR FORMADOR EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA (EAD). Krinein (Santa Fe), v. 10, p. 135-146, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREITAS, D. A. ; TAVEIRA, M. G. M. M. ; CAVALCANTI, S. L. ; SILVA, J. M. O. E. ; VIANNA, R. S. M. ; MELO, L. O. ; CARDOSO, C. S. . Determinantes sociais da saúde: um olhar para a questão étnico-racial. 1. ed. Maceió: Edufal, 2015. v. 1. 78p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIANNA, R. S. M.; FERREIRA, B. C. . Formação de Professores na educação de surdos: apontamentos e perspectivas. In: Joaniana Soares de Araújo. (Org.). A práxis na educação de surdos. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. , p. 79-104.

2.
VIANNA, R. S. M.; OLIVEIRA, J. R. ; OLIVEIRA, M. F. L. . O picaresco em El Casamiento Engañoso. In: Edwirgens A. Ribeiro Lopes de Almeida. (Org.). Nas Margens do Fato escritos sobre as Novelas, de Cervantes. Montes Claros: Unimontes, 2009, v. 01, p. 19-33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, R. F. ; VIANNA, R. S. M. ; SANTOS, R. A. F. ; OLIVEIRA, V. A. L. ; SOARES, W. D. . INCLUSÃO, BILINGUISMO E CULTURA SURDA: EXPECTATIVA DE AFIRMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURALMENTE SURDA. In: I Congresso Norte Mineiro do Surdo, 2017, Montes Claros. Anais do I Congresso Norte Mineiro do Surdo. Montes Claros: Unimontes, 2017. v. 1. p. 4-1.

2.
OLIVEIRA, V. A. L. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, W. D. . O aluno surdo X âmbito educacional: Estudo sobre o constructo da aprendizagem na escola regular inclusiva. In: XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES Educação de Surdos em Países de Língua Portuguesa ?Há línguas em português?, 2013, Rio de Janeiro. Anais do Congresso. Rio de Janeiro, 2013. p. 372-383.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIANNA, R. S. M.; SOARES, W. D. ; FERREIRA, B. C. . PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CALDEIRA, A. E. S. ; CARVALHO, N. V. ; VIANNA, R. S. M. . AS TIC?S COMO MEDIADORAS NA INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR. In: Semana da Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão - Sintegra, 2018, Diamantina. Anais da VI Semana da Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão, 24 - 26 de maio de 2018, 2018. p. 973-973.

2.
CAMPOS, C. R. ; VIANNA, R. S. M. . INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO. In: I Congresso Norte Mineiro do Surdo, 2017, Montes Claros. Anais do I Congresso Norte Mineiro do Surdo. Montes Claros: Unimontes, 2017.

3.
NASCIMENTO, F. S. ; VIANNA, R. S. M. ; ALMEIDA NETO, A. C. . INTÉRPRETE DE LIBRAS: REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO E PRÁTICA NA CRIMINALÍSTICA. In: I Congresso Norte Mineiro do Surdo, 2017, Montes Claros. Anais do I Congresso Norte Mineiro do Surdo. Montes Claros: Unimontes, 2017. v. 1. p. 3-3.

4.
SANTOS, R. F. ; SANTOS, R. A. F. ; VIANNA, R. S. M. . REFLEXÕES ACERCA DO CUMPRIMENTO DO DECRETO 5.626/2005 E A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SURDOS DE LIBRAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. In: I Congresso Norte Mineiro do Surdo, 2017, Montes Claros. Anais do I Congresso Norte Mineiro do Surdo. Montes Claros: Unimontes, 2017. v. 1. p. 5-1.

5.
OLIVEIRA, V. A. L. ; SANTOS, R. F. ; VIANNA, R. S. M. ; XAVIER, R. O. . AÇÕES PARA INCLUSÃO DO SURDO NA SOCIEDADE: experiências na Associação dos Surdos de Montes Claros. In: I Congresso Norte Mineiro do Surdo, 2017, Montes Claros. Anais do I Congresso Norte Mineiro do Surdo. Montes Claros: Unimontes, 2017. v. 1. p. 6-6.

6.
BARROS, B. A. B. ; FREITAS, D. A. ; RIBEIRO, M. F. ; SOARES, P. K. D. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, W. D. . PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES COM CÂNCER DE ESÔFAGO ? UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: 10 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2016, Montes Claros. 10 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Montes Claros: Unimontes, 2016. v. 1. p. 1.

7.
SOUSA, A. A. D. ; FREITAS, D. A. ; BENICIO, M. M. S. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, W. D. . CRIANÇAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: ALERTA PARA OBESIDADE. In: 10 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2016, Montes Claros. 10 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Montes Claros: Unimontes, 2016. v. 1. p. 1.

8.
SOUSA, A. A. D. ; FREITAS, D. A. ; LEITE, K. B. S. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, W. D. . A EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. In: 10 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2016, Montes Claros. 10 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Montes Claros: Unimontes, 2016. v. 1. p. 1.

9.
OLIVEIRA, A. C. ; FREITAS, D. A. ; DAMASCENO, E. M. A. ; OLIVEIRA, L. K. ; SOARES, P. K. D. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, W. D. . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: POLÍTICAS PÚBLICAS E GARANTIAS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO TARDIA. In: 10 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2016, Montes Claros. 10 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Montes Claros: Unimontes, 2016. v. 1. p. 1.

10.
LACERDA, J. A. ; BARBOSA, M. C. F. ; MOURAO, M. G. M. ; MACIEL, R. C. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, W. D. . Dificuldades enfrentadas pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental com a inclusão do surdo. In: VII Congresso Norte Mineiro de Pesquisa em Educação, 2015, Montes Claros. VII Congresso Norte Mineiro de Pesquisa em Educação Educação Pública Brasileira: tensões e perspectivas. Montes Claros: Unimontes, 2015. p. 65-66.

11.
SOARES, W. D. ; CARNEIRO, A. L. G. ; RODRIGUES, V. D. ; SOARES, P. K. D. ; SOARES, F. B. D. ; VIANNA, R. S. M. ; SANTOS, R. S. . FORÇA EM PRATICANTES DO PROJETO JUDÔ UNIMONTES. In: 8 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2014, Montes Claros. FORÇA EM PRATICANTES DO PROJETO JUDÔ UNIMONTES, 2014.

12.
VIANNA, R. S. M.; SOARES, W. D. . AQUISIÇÃO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA POR SURDOS: INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA GRAMATICAL DA LIBRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA. In: VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2012, Montes Claros - MG. VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANNA, R. S. M.. Português para quê? O ensino de Português como segunda língua para surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIANNA, R. S. M.; BOMFIM, D. A. ; SALES, B. A. S. . Educação de Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VIANNA, R. S. M.; BOMFIM, D. A. . Produção de Material Bilíngue Libras/Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LACERDA, J. A. ; BARBOSA, M. C. F. ; MACIEL, R. C. ; MOURAO, M. G. M. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, W. D. . Dificuldades enfrentadas pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental com a inclusão do surdo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIANNA, R. S. M.; BOMFIM, D. A. . Práticas pedagógicas nas aulas de Libras como L2 para ouvintes: experiências na UFVJM Diamantina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
COSTA, A. C. A. ; SOARES, W. D. ; ROSA, V. S. L. ; VIANNA, R. S. M. . A DISCIPLINA DE ARTES COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, S. G. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, W. D. . O Brincar na Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
RODRIGUES, C. S. ; CHRISTOFF, M. E. C. R. ; KLEM, D. M. S. ; SILVA, L. M. ; VIEIRA, C. M. ; VIANNA, R. S. M. ; SOARES, W. D. . Motivação nos alunos do EJA para o Ensino das Artes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BOTELHO, D. ; VIANNA, R. S. M. . Português como segunda língua para surdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VIANNA, R. S. M.; BOTELHO, D. . O AEE para o aluno com surdez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VIANNA, R. S. M.; OLIVEIRA, M. F. L. ; OLIVEIRA, J. R. . Memórias de Belas Adormecidas: estudo comparativo entre Kawabata e García Márquez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VIANNA, R. S. M.; OLIVEIRA, M. F. L. ; OLIVEIRA, J. R. . Transfigurações imaginativas da realidade: a loucura representada em Dom Quixote. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FRANCO, A. L. M. ; GONZAGA, A. M. ; BARBOSA, M. C. F. ; MOURAO, M. G. M. ; VIANNA, R. S. M. . Educação e Sociedade. Montes Claros: Unimontes, 2014 (Caderno Didático).

2.
FRANCO, A. L. M. ; VIANNA, R. S. M. ; MACIEL, R. C. . Psicologia da aprendizagem. Montes Claros: Unimontes, 2014 (Caderno Didático).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIANNA, R. S. M.. Determinantes sociais da saúde: um olhar para a questão étnico-racial. 2015. (Revisão de livro).

2.
VIANNA, R. S. M.. Comunicação básica em Libras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VIANNA, R. S. M.. Português como segunda língua para surdos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VIANNA, R. S. M.. Língua Espanhola. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
VIANNA, R. S. M.; OLIVEIRA, M. F. L. ; OLIVEIRA, J. R. . Aprendendo Espanhol através de vídeos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
VIANNA, R. S. M.. Língua Espanhola. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
VIANNA, R. S. M.; SANTOS, R. F. . Librando a Comunicação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VIANNA, R. S. M.; SOARES, W. D.; FRANCO, A. L. M.; BARBOSA, M. C. F.. Participação em banca de Gilma Aparecida Oliveira Coutinho. Acessibilidade dos surdos no mercado de trabalho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

2.
VIANNA, R. S. M.; FRANCO, A. L. M.; BARBOSA, M. C. F.; SOARES, W. D.. Participação em banca de Ana Paula Ribeiro Queiroz de Souza. A contribuição do bilinguismo no ensino de Libras para alunos surdos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

3.
VIANNA, R. S. M.; FRANCO, A. L. M.; BARBOSA, M. C. F.; SOARES, W. D.. Participação em banca de Regilene Rodrigues dos Santos Ferreira. O exercício do direito do aluno surdo ao intérprete de Língua de Sinais na perspectiva das escolas estaduais de Januária/MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

4.
VIANNA, R. S. M.; FRANCO, A. L. M.; BARBOSA, M. C. F.; SOARES, W. D.. Participação em banca de Sueli Rodrigues Santos. Bilinguismo para o surdo: inclusão ou integração. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

5.
SOARES, W. D.; BARBOSA, M. C. F.; MACIEL, R. C.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Rosely Rocha Batista e Suelen Chaiane A. Silva Lima. A importância da imagem na educação de surdos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

6.
BARBOSA, M. C. F.; MACIEL, R. C.; SOARES, W. D.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Leonarda Cardoso dos Reis e Rosângela Teixeira Barbosa. O processo de inclusão de alunos surdos na escola regular. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

7.
BARBOSA, M. C. F.; MACIEL, R. C.; SOARES, W. D.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Eliete Nascimento Rodrigues e Nágila Dias Aguiar Oliveira. A importância do lúdico para o desenvolvimento de crianças surdas na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

8.
BARBOSA, M. C. F.; MACIEL, R. C.; SOARES, W. D.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Clester Cunha e Santa Helena Fonseca Silva. A inserção do surdo em uma empresa de Montes Claros /MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

9.
BARBOSA, M. C. F.; SOARES, W. D.; MACIEL, R. C.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Rosely de Oliveira. Os percalços na atuação do intérprete de Libras no contexto educacional e a sua aceitação nas escolas públicas de Minas Gerais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

10.
BARBOSA, M. C. F.; MACIEL, R. C.; SOARES, W. D.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Édina Soares Mendes Ribeiro e Maria Eliete Leal S. de Souza. Língua Brasileira de Sinais, que língua é essa?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

11.
BARBOSA, M. C. F.; SOARES, W. D.; MACIEL, R. C.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Bruno Lutianny F. Monção. O processo de inclusão de alunos surdos na escola regular. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

12.
BARBOSA, M. C. F.; MACIEL, R. C.; SOARES, W. D.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Nelson Soares Ruas Sobrinho e Daiane Paula S. Xavier. A tecnologia da comunicação: uma importante ferramenta na inclusão de surdos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

13.
BARBOSA, M. C. F.; MACIEL, R. C.; SOARES, W. D.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Hairton Haley da Silva e Ivanete Pereira de Souza. A importância da Educação Inclusiva para o aluno surdo no ambiente bilíngue. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARINHO, C.; BONADIMAN, H. L.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de César Henrique Machado.Ensino de Geografia para Surdos: uma revisão de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
BONADIMAN, H. L.; FERNANDES, G. R.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Carlos Roberto Campos.INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
BOMFIM, D. A.; FERREIRA, B. C.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Angélica Estefani da Silva Caldeira e Nathália V. Carvalho.As TIC's como mediadoras na inclusão de Surdos no Ensino Superior. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
BOMFIM, D. A.; SOARES, W. D.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Amanda Cristina Oliveira / Luana Keite Oliveira.A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: POLÍTICAS PÚBLICAS E GARANTIAS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO TARDIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

5.
BOMFIM, D. A.; SOARES, W. D.; VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Vânia Souza.UMA ANÁLISE ACERCA DA ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS E OS BENEFICIOS ASSOCIADOS À APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS AOS SURDOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

6.
VIANNA, R. S. M.. Participação em banca de Delaine Marques Silva.A Educação Especial no Brasil e seus reflexos em Diamantina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

7.
VIANNA, R. S. M.; SANTANNA, P. A.; VALIENGO, A.. Participação em banca de Alcione Gomes de Oliveira.A Educação Inclusiva no Contexto de uma Escola do Campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

8.
VIANNA, R. S. M.; BOMFIM, D. A.; VIEIRA, F. C. F.. Participação em banca de Angélica Aparecida da Silveira.A formação docente e a inclusão de alunos com deficiência no processo de ensino-aprendizagem do Ensino Regular Comum. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

9.
VIANNA, R. S. M.; SOARES, W. D.; BOMFIM, D. A.. Participação em banca de Sarah Christine Teotônia Rosa.Surdez e Dança: uma relação possível. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

10.
VIANNA, R. S. M.; SOARES, W. D.; OLIVEIRA, W.. Participação em banca de Joanini Guieira Pereira Morato.A inclusão de alunos surdos no ensino regular comum: acessibilidades pedagógicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

11.
VIANNA, R. S. M.; SOARES, W. D.; VELOSO, M. B. G.. Participação em banca de Elizete Rodrigues de Jesus.Pigmentos como recursos alternativos no ensino de Artes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Montes Claros.

12.
VIANNA, R. S. M.; SOARES, W. D.; VELOSO, M. B. G.. Participação em banca de José Cesário Mesquita Lima.Reciclagem plástica no ambiente escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Montes Claros.

13.
VIANNA, R. S. M.; VELOSO, M. B. G.; SOARES, W. D.. Participação em banca de Zenilda Aparecida Ribeiro Trindade.A relação entre a Escola Estadual Passagem Funda e a Cultura Artesanal Quilombola do Buriti do Meio.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Montes Claros.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIANNA, R. S. M.; FELIPE, T. A.; REIS, F.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO QUADRO DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES. 2015. Universidade Estadual de Montes Claros.

2.
VIANNA, R. S. M.; SOARES, C. P.; REIS, F.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO QUADRO DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES. 2015. Universidade Estadual de Montes Claros.

Outras participações
1.
VIANNA, R. S. M.. I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares em Educação. 2016. Universidade de Brasília.

2.
VIANNA, R. S. M.; BOMFIM, D. A.; DUARTE, J. N.. Banca Examinadora de Estagiário remunerado. 2015. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Norte Mineiro do Surdo. Acessibilidade para o Turista Surdo e Deficiente Auditivo nos Meios de Hospedagem em Diamantina ? MG. 2018. (Congresso).

2.
II Congresso Norte Mineiro do Surdo. 2018. (Congresso).

3.
I Fórum de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão. 2017. (Outra).

4.
I Planejamento estratégico do COMFOR com bases pactuadas entre o estado, município e governo fedearl. 2017. (Outra).

5.
Congresso Brasileiro de Educação Especial. Professores de Língua Portuguesa para Surdos: uma investigação na perspectiva da Educação Inclusiva. 2016. (Congresso).

6.
I Congresso Nacional de Libras - Conalibras. Práticas pedagógicas nas aulas de Libras como L2 para ouvintes: experiências na UFVJM Diamantina. 2015. (Congresso).

7.
IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM.Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDCI's) em curso de graduação à distância. 2015. (Outra).

8.
IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. 2015. (Outra).

9.
IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM.Intérprete de Libras. 2015. (Outra).

10.
IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM.A BUSCA POR SABERES ATRAVÉS DA VIVÊNCIA E DAS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS. 2015. (Outra).

11.
IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM.Intérprete de Libras. 2015. (Outra).

12.
IV Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM.PERFIL DOS ALUNOS DO 2º AO 5º ANO DA EJA EM DIAMANTINA ? UMA ANÁLISE A PARTIR DA UNIDADE CURRICULAR EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. (Outra).

13.
8 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão.FORÇA EM PRATICANTES DO PROJETO JUDÔ UNIMONTES. 2014. (Outra).

14.
8 Semana Norte Mineira dos Surdos. 2014. (Outra).

15.
Entre o Inverno e o Inferno: o desafio do narrador contemporâneineo. 2014. (Outra).

16.
Congresso Internacional de Educação. 2012. (Congresso).

17.
III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).

18.
III Seminário do Núcleo de Sociedade Inclusiva. 2011. (Seminário).

19.
II Seminário da Diversidade Bilingue. 2010. (Seminário).

20.
VI Curso de Formação de Gestores e Educadores-Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2010. (Outra).

21.
III Intercâmbio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2009. (Seminário).

22.
IV Semana Norte Mineira do Surdo. 2009. (Seminário).

23.
IV Seminário: ?A Língua Brasileira de Sinais e Suas Abrangências no Contexto Pedagógico?. 2009. (Seminário).

24.
Oficina Básica de Treinamento de Intérpretes de Libras. 2009. (Oficina).

25.
Oficina Intermediária de Treinamento de Intérpretes de Libras. 2009. (Oficina).

26.
I Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2008. (Congresso).

27.
I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. 2008. (Congresso).

28.
III Semana Norte Mineira do Surdo. 2008. (Seminário).

29.
Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2007. (Encontro).

30.
II Semana Norte Mineira do Surdo. 2007. (Seminário).

31.
I Seminário Norte Mineiro de Ensino e Pesquisa em História da Educação. 2007. (Seminário).

32.
IX EMEL-Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras. 2007. (Encontro).

33.
Seminário ?A Língua Brasileira de Sinais e suas Abrangências no Contexto Pedagógico?. 2007. (Seminário).

34.
V Semana Cultural de Letras Espanhol. 2007. (Seminário).

35.
Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras. 2006. (Encontro).

36.
Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2006. (Encontro).

37.
Seminário Literatura Infanto-Juvenil em perspectiva: Teorias e Leituras. 2006. (Seminário).

38.
Colóquio Cem Anos com Érico Veríssimo. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANNA, R. S. M.; BOMFIM, D. A. . II Seminário de Educação para a Diversidade e Inclusão: a língua de sinais nos campos da educação. 2015. (Outro).

2.
VIANNA, R. S. M.. 8 Semana Norte Mineira dos Surdos. 2014. (Outro).

3.
VIANNA, R. S. M.; BOMFIM, D. A. . I Seminário para a Diversidade: Língua Brasileira de Sinais uma ponte entre mundos. 2014. (Outro).

4.
VIANNA, R. S. M.. Oficina de Treinamento de Intérpretes de Libras. 2009. (Outro).

5.
VIANNA, R. S. M.. III Seminário Norte Mineiro dos Surdos. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thaynara Xavier. Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior: uma revisão integrativa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ivanete Pereira de Souza. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O ALUNO SURDO: TORNANDO A ESCOLA REGULAR UM AMBIENTE BILÍNGUE. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

2.
Ana Paula Ribeiro Queiroz de Souza. A CONTRIBUIÇÃO DO BILINGUISMO NO ENSINO DE LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Libras com ênfase em interpretaçã) - Universidade Estadual de Montes Claros. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

3.
Cleide Ferreira de Almeida. O INTÉRPRETE E O DESEMPENHO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Libras) - Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

4.
Terezinha Ferreira de Souza. BILINGUISMO E SUA EFETIVAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO DO ALUNO SURDO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Libras) - Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
César Henrique Machado. Ensino de Geografia para surdos: uma revisão de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

2.
Nathália Ventura Carvalho. AS TIC?S COMO MEDIADORAS NA INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

3.
Rinara Germano Cunha. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA SURDOS SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

4.
Amanda Cristina Oliveira / Luana Keite Oliveira. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: POLÍTICAS PÚBLICAS E GARANTIAS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO TARDIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

5.
Carlos Roberto Campos. INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

6.
Vânia Souza. UMA ANÁLISE ACERCA DA ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS E OS BENEFICIOS ASSOCIADOS À APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS AOS SURDOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

7.
Iza Carla Pereira. O intérprete de Libras nas aulas de Língua Inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

8.
Sarah Christine Teotônia Rosa. Surdez e dança: uma relação possível. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

9.
Gislene M. Alves. Alfabetização/letramento de surdos no ensino regular: uma revisão de literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.

10.
Joanini Guieira Pereira Morato. A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR COMUM: ACESSIBILIDADES PEDAGÓGICAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Raquel Schwenck de Mello Vianna.



Outras informações relevantes


Exame de Proficiência em Libras - PROLIBRAS no ano de 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 16:04:55