Cássio Knapp

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4857348638767680
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Possui graduação em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007). Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2011), com Doutorado pela mesma instituição (2016). Atualmente é Professor Assistente na Universidade Federal da Grande Dourados onde é professor do curso de graduação em Licenciatura Intercultural Teko Arandu voltado, especificamente, às comunidades Guarani e Kaiowá, sendo coordenador da área de Fundamentos de Educação do Curso. Tem atuado como assessor e consultor pedagógico em outros cursos de formação para professores indígenas. Desenvolve trabalhos nas seguintes áreas de pesquisa são: História da Educação Escolar Indígena no Brasil, Educação Escolar Indígena Específica e Diferenciada, Educação Intercultural, Politicas Linguísticas para comunidades indígenas, entre outras (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cássio Knapp
Nome em citações bibliográficas
KNAPP, Cássio.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em História.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Título: O ensino bilíngue e educação escolar indígena para os Guarani e Kaiowá de MS, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Antônio Dari Ramos.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Guarani e Kaiowá; Bilinguismo e Ensino Bilíngue em Escolas Indígenas; Formação de Professores Indígenas; Missão Evangélica Unida; Reserva Indígena Pirajuí.
2009 - 2011
Mestrado em História.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Título: Retórica da Educação Escolar Indígena entre o mesmo e o diferente,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Antonio Dari Ramos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Kaingang; Retórica da educação escolar indígena; Terra indígena do Guarita.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2007
Graduação em História.
Universidade Regioanl Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: Repensando a diferença: Educação escolar Kaingang na ótica da educação intercultural.




Formação Complementar


2012 - 2012
História indígena e epistemologia intercultural:. (Carga horária: 75h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Etno-História dos povos Guarani-falantes. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento de Publicação de Revistas Científicas. (Carga horária: 16h).
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.
2008 - 2008
Preservação do Patrimônio Arquitetônico. (Carga horária: 40h).
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, IPHAE, Brasil.
2008 - 2008
Patrimônio Imaterial. (Carga horária: 63h).
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
2006 - 2007
Formação de Guia de Turismo - Categoria Regional. (Carga horária: 400h).
Universidade Regioanl Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2005 - 2005
80 Anos da Coluna Prestes. (Carga horária: 40h).
Universidade Regioanl Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ATIVIDADES ACOMPANHADAS II
DIDÁTICA INTERCULTURAL
FUNDAMENTOS JURÍDICOS DO DIREITO INDÍGENA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
GESTÃO DA ESCOLA INDÍGENA
ATIVIDADES ACOMPANHADAS EM LINGUAGENS VI
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM LINGUAGENS II
01/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente.
6/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Faculdade Intercultural Indígena.

Cargo ou função
Membro do Conselho Diretor.
05/2017 - 08/2017
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ATIVIDADES ACOMPANHADAS I
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
ATIVIDADES ACOMPANHADAS EM LINGUAGENS V
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
INTRODUÇÃO AOS MULTIMEIOS
11/2016 - 04/2017
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ATIVIDADES ACOMPANHADAS III
DIDÁTICA INTERCULTURAL
LÍNGUA MATERNA - LABORATÓRIO DE ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS E DE RECURSOS DIDÁTICOS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE
12/2015 - 06/2016
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ATIVIDADES ACOMPANHADAS I
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
6/2012 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Faculdade Intercultural Indígena.

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Extensão da Faculdade.
5/2015 - 5/2016
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Curador da Universidade Federal da Grande Dourados.
7/2014 - 5/2016
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do.
1/2015 - 4/2016
Ensino, Especialização em Educação Intercultural, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa e Orientação
02/2013 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.

Cargo ou função
Membro da Câmara de extensão.
01/2015 - 11/2015
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ARTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
ATIVIDADES ACOMPANHADAS EM LINGUAGENS I
ATIVIDADES ACOMPANHADAS EM LINGUAGENS III
ATIVIDADES ACOMPANHADAS EM LINGUAGENS V
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
INTRODUÇÃO AOS MULTIMEIOS
LÍNGUAS, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
7/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Acompanhadas III
Língua Materna ? Laboratório de Elaboração e Produção de textos e de Recursos Didáticos
Língua, Cultura e Sociedade
Teoria, Técnicas e Práticas de Tradução
Atividades Acompanhadas em Linguagens II
09/2014 - 10/2014
Ensino, Especialização em Educação Intercultural, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas de Currículos Diferenciados
1/2014 - 6/2014
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão da Escola Indígena
Fundamentos Jurídicos do Direito Indígena e das Políticas Públicas para a Educação Escolar Indígena
Atividades Acompanhadas II
03/2013 - 6/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Faculdade Intercultural Indígena.

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
07/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Indígena e Educação Escolar Indígena
Atividades Acompanhadas I
Atividades Acompanhadas em Ciências Humanas III
01/2013 - 06/2013
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação e Prática Pedagógica
Estudos Individuais I
Atividades Acompanhadas
9/2011 - 10/2012
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da educação e práticas pedagógicas
Introdução aos Estudos dos Estados Nacionais e Povos Indígenas
8/2012 - 8/2012
Serviços técnicos especializados , Reitoria, Faculdade Intercultural Indígena.

Serviço realizado
Membro da banca na prova oral do Processo Seletivo de Vestibular para o Curso de Licenciatura Intercultural.
10/2011 - 10/2011
Ensino, Especialização em estudos de Gênero e intercultura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Culturais

Associação de Pós-Graduandos em História da UFGD, APGH/UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado

Atividades

05/2009 - 10/2010
Direção e administração, Associação de Pós-Graduando em História UFGD, .

Cargo ou função
Coordenador Presidente.

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

12/2007 - 01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes.

Atividade realizada
Elaboração do periódico Cadernos NAEI.
07/2008 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Cargo ou função
Indicação e sistematização da obra do musico Pedro Marques Ortaça (cantor e compositor missioneiro), para que o mesmo pudesse participar do Prêmio Culturas Populares 2008 - Edição Mestre Humberto de Maracanã do Ministério da Cultura. O referido canto.
04/2007 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Cargo ou função
Elaboração do Projeto Politico-Pedagogico do Programa de Graduação Licenciatura Cultural Kaingang.
04/2007 - 05/2008
Extensão universitária , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, .

Atividade de extensão realizada
O projeto Educação Intercultural: Promovendo Novos Saberes que tem o apoio do programa Criança Esperança da Rede Globo de Televisão em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e visa construir ações.
10/2006 - 11/2006
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes.

Atividade realizada
Programa de Acompanhamento e Monitoramento Arqueológico das Obras de Construção do Lote Urbano S01 Q11 L31, em Área do Sítio Arqueológico da Antiga Redução de Santo Ângelo Custódio. Orientado por RECH, R. M...

Associação dos Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados, ADUFDOURADOS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sindicalizado membro da diretoria
Outras informações
Diretor de Relações Sindicais Biênio 2017-2018 Adufdourados seção sindical do ANDES-SN



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A Questão Agrária nas Escolas Públicas de Educação Básica na Região da Grande Dourados de Mato Grosso do Sul
Descrição: Este projeto tem o objetivo de compreender como a Questão Agrária é discutida nas escolas públicas de Educação Básica da região da Grande Dourados e adjacências. A Questão Agrária, que reúne um debate crítico a respeito do acesso e uso da terra, é um tema essencial para se trabalhar com educandos nas escolas do campo, pois trata da realidade vivida pelos mesmos. Sendo assim, é essencial saber se as escolas do campo possuem um projeto fundamentado na Educação do Campo, e qual é o espaço ocupado por esta temática no interior desta proposta, ou se estas escolas estão trabalhando os mesmos conteúdos da escola urbana. Por isso, entendemos que, respeitando as especificidades, a Questão Agrária, também é assunto importante a ser debatido nas escolas urbanas, sobretudo, porque o estado de Mato Grosso Sul, traz em seu processo histórico de formação espacial uma realidade que só pode ser entendida de maneira plena se levarmos em conta o debate da Questão Agrária. Como metodologia: Analisaremos os Projetos Político-Pedagógicos das escolas investigadas a fim de identificar como o debate da Questão Agrária se faz presente; Nas escolas do campo analisaremos o Projeto Político-Pedagógico a fim de identificar um projeto de Educação do Campo; Por meio de um questionário semiestruturado, entrevistaremos estudantes, professores, coordenadores e diretores que nos ajudarão a compreender melhor a realidade de cada escola.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Cássio Knapp - Integrante / Antonio Dari Ramos - Integrante / Thiago Leandro Vieira Cavalcante - Integrante / Fabiano Coelho - Integrante / Andérbio Márcio Silva Martins - Integrante / Elanie da Silva Ladeia - Integrante / Rodrigo Simão Camacho - Coordenador / ROSEMEIRE APARECIDA DE ALMEIDA - Integrante / Jaqueline Machado Vieira - Integrante / José Sobreiro Filho - Integrante / Fabio Luiz Leonel Queiroz - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Andréia Sangall - Integrante / Roberto Lobo Munin - Integrante / Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel - Integrante / Washington Cesar Shoiti Nozu - Integrante / Ana Aline de Medeiros Silva - Integrante / Cleidivaldo Siqueira - Integrante / Cristina Oliveira Ferreira - Integrante / Adenilso dos Santos Assunção - Integrante / Gabriela Alves Maciel - Integrante / Tiago Egídio Avanço Cubas - Integrante / Tiago Satim Karas - Integrante / Sebastião Acosta dos Santos - Integrante / mariana Vasconcelos da Silva - Integrante / Danilo Souza Melo - Integrante / Walter Roberto Marschner - Integrante / Raquel Alves de Carvalho - Integrante.
2017 - Atual
Documentação, análise, descrição, comparação e ensino de línguas indígenas brasileiras
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ?Documentação, análise, descrição, comparação e ensino de línguas indígenas brasileiras? será desenvolvido no âmbito da Linguística Descritiva, com o propósito de documentar, analisar e descrever línguas indígenas; no âmbito da Linguística Histórica, a fim de realizar estudos histórico-comparativos, bem como no âmbito da Linguística Aplicada, no que diz respeito às discussões acerca do ensino de línguas indígenas em contextos complexos, com o objetivo de problematizar metodologias de ensino e de realizar a produção de materiais e recursos didáticos que possam ser utilizados nas escolas indígenas. Este projeto abarca as línguas indígenas faladas, principalmente, nos estados de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Pará, Acre, Santa Catarina, e Goiás, considerando também as línguas que se encontram em regiões de fronteira com o Brasil, como Paraguai, Argentina e Bolívia. Serão incluídas também línguas mortas documentadas. Com este projeto de pesquisa, buscar-se-á ampliar os estudos linguísticos das línguas indígenas, além de contribuir para as discussões acerca do ensino delas na formação de professores indígenas e nas escolas indígenas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cássio Knapp - Integrante / Thiago Leandro Vieira Cavalcante - Integrante / Andérbio Márcio Silva Martins - Coordenador / Adriana Sales - Integrante / Domingos Barros Nobre - Integrante / Hemerson Catão - Integrante / Aldrin Cleyde da Cunha - Integrante / Ana Aline de Medeiros Silva - Integrante / ana Suelly Arruda Câmara Cabral - Integrante / Cândida Graciela - Integrante.
2008 - 2009
Projeto Kanhga Venh Kogan Venh Gren - Pintura e Dança Kaingang
Descrição: Revitalizar e fortalecer a cultura Kaingang através das pesquisas das expressões culturais como forma de preservação de seu patrimonio imaterial.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
NuDH - Núcleo de Documentação Histórica
Descrição: Pesquisa da documentação da URI - Campus Santo Ângelo e organização do acervo do Núcleo de Documentação Histórica ligado ao Centro de Cultura Missioneiro.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Pesquisa de Prospecção, Escavação a Análise do Material Arqueológico Proveniente das Obras de Modificação na Praça Pinheiro Machado - Sítio Arqueológico da Antiga Redução de Santo Ângelo Custódio, num total de 980 horas
Descrição: Tarefas Desenvolvidas durante o Projeto Escavação, peneiração, coleta de material, medição topográfica, lavagem do material, escovação do material, colagem, desenho, numeração do material, fundamentação teórica quadriculamento da área, planilhas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
I Seminário de Avaliação da Área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais Indígenas
Descrição: Seminário para discutir os desafios, os avanços e as perspectivas da área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais Indígenas, tais como: corpo docente, formação linguística e pedagógica, estágio supervisionado, ensino, pesquisa e extensão e produção de material didático no âmbito das Licenciaturas Interculturais.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Vídeo e Comunicação: saberes e fazeres do nosso cotidiano na educação escolar indígena
Descrição: O Programa de extensão universitária ?Vídeo e Comunicação: saberes e fazeres do nosso cotidiano na educação escolar indígena?, tem como objetivo o fortalecimento de coletivos de comunicação comunitária a partir dos produtores e realizadores indígenas Guarani e Kaiowá através da formação de realizadores audiovisuais indígenas no trabalho de pesquisa e produção de vídeos, subsidiando também a produção de material didático para a educação escolar indígena, contribuindo assim para a construção curricular de uma escola diferenciada, especifica, bilíngue e intercultural. A ação contribui com o desenvolvimento do reconhecimento da valorização do patrimônio cultural dos povos Guarani e Kaiowa através de produções etnográficas. O Programa parte da valorização dos saberes tradicionais e de seus processos de transmissão como ponto fundamental na reprodução da cultura, para tanto, essa ação extensionista propõe atuar na sistematização do conhecimento Guarani, em sua cosmologia e seus princípios éticos de convivência, que são notáveis nos seus modos de expressão cultural, recriando estratégias para transmissão de seu acervo teórico e de suas reflexões, atualizando e renovando técnicas e saberes. Cabe ressaltar que essa ação contribui para a capacitação da Associação Cultural dos Realizadores Indígenas- ASCURI. Trata-se de um grupo de jovens realizadores/produtores culturais indígenas que buscam, por meio das Novas Tecnologias de Comunicação, desenvolver estratégias de resistência para os Povos Indígenas. Essa ação se insere dentro da Faculdade Intercultural Indígena FAIND, e do Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, atuando assim para a consolidação de um laboratório audiovisual capaz de agregar outras demandas dos povos indígenas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cássio Knapp - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Outra.
2014 - 2015
Tentáculos - Cursinho Pré-vestibular UFGD
Descrição: O projeto Tentáculos Cursinho pré-vestibular da UFGD é um curso que se propõe a preparar estudantes da rede pública de ensino e egressos do ensino médio que almejam adentrar a universidade e que não dispõem de recursos e oportunidades de frequentar um curso preparatório, preferencialmente os pertencentes às classes com menor poder aquisitivo. O curso já é consagrado na história do antigo Câmpus de Dourados da UFMS, atual UFGD, pela excelência do ensino ministrado e pelo alto número de estudantes aprovados nos vestibulares prestados pelos alunos. As atividades de ensino se desenvolverão entre os meses de março de 2014 a dezembro de 2016, na Universidade Federal da Grande Dourados, Unidade I (Bloco da reitoria), de segunda a sexta-feira no período noturno; sábado nos períodos matutino e vespertino; e na FADIR de segunda a sexta-feira no período vespertino.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Congresso Internacional Sobre Estudos Interculturais e Seminário de Avaliação do PIBID Diversidade
Descrição: Entre os dia 01 e 03 de dezembro deste ano, a Universidade Federal da Grande Dourados sediará o primeiro Encontro Internacional de Estudos Interculturais e o Seminário de Avaliação do PIBID Diversidade. A Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), juntamente com a Cátedra UNESCO/UFGD e o PIBID Diversidade CAPES/UFGD, constatou a necessidade de ampliar as discussões acerca dos estudos interculturais e da formação de professores indígenas e do campo. O objetivo do evento é reunir e socializar as experiências, as pesquisas e os resultados de estudos que envolvam licenciaturas interculturais indígenas e do campo, bem como trabalhos desenvolvidos para além dessas formações específicas e diferenciadas, mas que levem em consideração a interculturalidade, a diversidade e identidades de gêneros multiculturalmente comprometidas. serão aceitos trabalhos que se enquadrem em um dos seguintes eixos temáticos: Educação Indígena e Educação Escolar Indígena; Educação do Campo; Educação do Campo e Sustentabilidade; Relações de Gênero em Contextos de Interculturalidade; Territorialidades e Fronteiras; Saberes e Fazeres Indígenas; Políticas e Ações Afirmativas; Mídia e Novas Tecnologias de Comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
III Colóquio de estudos ciências humanas em reflexão - "Projetos de pesquisa"
Descrição: A realização do III Colóquio de Estudos ?Ciências Humanas em Reflexão': projetos de pesquisa, objetiva propiciar diálogos que favoreçam discussões e auxiliem no desenvolvimento de projetos de pesquisa/extensão na área das Ciências Humanas. Nessa perspectiva, o curso abordará algumas problemáticas que envolvem a elaboração de projetos de pesquisa/extensão. Os encontros contemplarão questões teóricas e metodológicas, tratamentos de fontes (objetos de estudo, temas etc.), e aspectos práticos que envolvem a construção de uma proposta de pesquisa/extensão. Semelhante ao II Colóquio, o evento também visa reduzir a distância dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Humanas da UFGD, criando ambientes favoráveis para que os discentes mestrandos, doutorandos e graduandos debatam e troquem ideias sobre a construção do conhecimento acadêmico. Objetiva ainda, envolver docentes que atuam no Ensino Básico, de forma a incentivar a união entre o ensino/pesquisa na preparação das aulas nesse nível de educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2014
Arte e cultura na reserva indígena de dourados: saberes e fazeres do nosso cotidiano
Descrição: Capacitar jovens indígenas da Reserva Indígena de Dourados, para a produção de vídeos e imagens etnográficas que mostraram as atividades desenvolvidas no projeto ?Arte e Cultura Indígena? além de outras questões relativas ao cotidiano da Reserva..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2008
Educação intercultural: Promovendo Novos Saberes
Descrição: O projeto visa ao aproximar escolas indígenas e escolar não indígenas, diminuir as assimetrias do preconceito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2007
300 anos de Santo Ângelo
Descrição: Elaboração de trinta taps/"programetes", sobre as comemorações da fundação da Redução de San Angel Custódio 1706/1707 e do aniversário da cidade de Santo Ângelo. Exibidos pela RBS - TV, e confeccionados em mídia DVD..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2013
PIBID Diversidade Ciências Sociais - "Oralidade, escrita, leitura nas escolas guarani e kaiowá: interculturalidade e interdisciplinaridade"
Descrição: O Projeto visa inserir os bolsistas de iniciação à docência nas atividades que envolvem as diferentes dimensões do trabalho docente será exigida sua participação no cotidiano escolar: conselho de classe, conselho de escola, reuniões com pais e reuniões pedagógicas. Igualmente, serão possibilitadas condições para que os acadêmicos participem dos períodos de planejamento e avaliação escolar. Tais aspectos enriquecerão a própria Licenciatura, pois permitirão uma formação alinhada com as reais necessidades da escola básica, possibilitando elevar sua qualidade. Para tanto, o diagnóstico das escolas e da situação de ensino das diversas áreas do conhecimento servirão de base para o planejamento das ações formativas da Licenciatura Indígena, aspecto ainda bastante incipiente em termos de construção permanente da proposta de formação de docentes pelo curso.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) .
Integrantes: Cássio Knapp - Coordenador / André Luis Freitas Da Silva - Integrante / Nely aparecida Maciel - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - 2012
Periódico: Revista eletrônica história em reflexão (UFGD)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Escolar Indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Indígena.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Prêmio Direitos Humanos no Rio Grande do Sul: Pela contribuição na Formação de Consciência de Cidadania, UNESCO - AJURIS - FAMURS - Assembléia Legislativa e Fundação Sirotsky Sobrinho.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KNAPP, Cássio.2018KNAPP, Cássio.. Avanços e estagnações nas políticas públicas para a educação escolar indígena após a Constituição federal de 1988. Revista Perspectiva Histórica, v. 7, p. 17-37, 2018.

2.
KNAPP, Cássio.2016 KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. ; SALES, A. . Políticas Linguísticas na Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 14, p. 307-341, 2016.

3.
KNAPP, Cássio.2016 KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Oralidade e escrita em escolas indígenas guarani e kaiowá. Desafios e possibilidades de um ensino bilíngue. VOCES Y SILENCIOS: REVISTA LATINOAMERICANA DE EDUCACIÓN, v. v.7 n.2, p. 53-73, 2016.

4.
KNAPP, Cássio.2016 KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . PROCESSO SELETIVO DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA - TEKO ARANDU: AVALIANDO A ENTRADA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA EM UM CURSO PARA OS GUARANI E KAIOWÁ NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ? UFGD. Revista del Instituto de Investigaciones en Educación, v. 7, p. 81-110, 2016.

5.
KNAPP, Cássio.2011KNAPP, Cássio.; CAVALCANTE, T. . Entrevista com o Prof. Dr. Bartomeu Melià. Revista eletrônica história em reflexão (UFGD), v. 5, p. 1-42, 2011.

6.
KNAPP, Cássio.2010KNAPP, Cássio.; et al. . Entrevista com o Prof. Dr. José Augusto Valladares Pádua (UFRJ). Revista eletrônica história em reflexão (UFGD), v. 4, p. 1-14, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KNAPP, Cássio.; BARROS. Carlos G. (Org.) ; CHAMORRO, Graciela (Org.) . XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuiticas Fronteiras e identidades: povos indígenas e missões religoosas. , 2010. v. 1. 200p .

2.
KNAPP, Cássio.; RAMOS, Antônio Dari ; SILVA, André. L. F. ; FERREIRA, Bruno ; TEDESCHI, Losanro. A. . KANHGÁGAG VENH KÓGANKAR AG VENH GRÉN: PINTURA E DANÇA KAINGANG. 1. ed. Santo Angelo: FURI-SANTO ANGELO, 2009. v. 1200. 132p .

3.
KNAPP, Cássio.; TEDESCHI, Losanro. A. (Org.) ; SORTEIA, Valesca. F. (Org.) ; SILVA, André. L. F. (Org.) ; RAMOS, Antônio Dari (Org.) ; FERREIRA, Bruno (Org.) . Educação Intercultural: promovendo novos saberes. 1. ed. Santo Ângelo: EDIURI, 2008. v. 500. 96p .

4.
KNAPP, Cássio.; RAMOS, Antônio Dari (Org.) ; FERREIRA, Bruno (Org.) ; SILVA, André. L. F. (Org.) ; TEDESCHI, Losanro. A. (Org.) . Abordagens Interculturais. 1. ed. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2008. v. 1. 286p .

5.
KNAPP, Cássio.; RAMOS, Antônio Dari ; TEDESCHI, Losanro. A. ; SILVA, André. L. F. ; SORTEIA, Valesca. F. ; FERREIRA, Bruno . Educação Intercultural: Perspectivas. 1. ed. Santo Ângelo: EDIURI, 2008. v. 500. 36p .

Capítulos de livros publicados
1.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . ALGUNS APONTAMENTOS PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: IDENTIFICANDO OS DESAFIOS E CONSTRUINDO POSSIBILIDADES. In: Mariano Báez Landa; Alexandre Ferraz Herbetta. (Org.). Educação indígena e interculturalidade: um debate epistemológico e político = Educación indígena e interculturalidad: un debate epistemológico y político/. 1ed.Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2017, v. 1, p. 82-115.

2.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . UM OLHAR SOBRE A LÍNGUA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DOS GUARANI E KAIOWÁ DE MATO GROSSO DO SUL. In: Mariano Báez Landa; Alexandre Ferraz Herbetta. (Org.). Educação indígena e interculturalidade: um debate epistemológico e político = Educación indígena e interculturalidad: un debate epistemológico y político. 1ed.Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2017, v. 1, p. 148-185.

3.
KNAPP, Cássio.; RAMOS, Antônio Dari . Interculturalidade Efetiva: de que tipo de Educação Escolar Indígena estamos falando. In: José Licínio Backes; Ruth Pavan. (Org.). Relações Étnico-Raciais, Gênero e Desigualdade Social na Educação Básica. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. 1, p. 89-128.

4.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. ; SILVA, D. . A alternância na formação de professores indígenas: a experiência da licenciatura intercultural indígena ? Teko Arandu. In: Vania Maria Lescano Guerra; Willian Diego de Almeida. (Org.). Povos indígenas em cena: das margens ao centro da história.. 1ed.Campo Grande: OMEP/BR/MS, 2016, v. 1, p. 9-28.

5.
KNAPP, Cássio.; RAMOS, Antônio Dari . Para uma interculturalidade efetiva: um diálogo a partir dos estudos descoloniais. In: Losandro Antônio Tedeschi. (Org.). Leituras de Gênero e Interculturalidade. 1ed.Dourados: Editora UFGD, 2013, v. 1, p. 523-543.

6.
KNAPP, Cássio.. Missão Evangélica Summer Institute of Linguistics e a experiencia da formação de professores/monitores bilíngues Kaingang. In: LANGER, Protasio Paulo; CHAMORRO, Graciela. (Org.). Missões, militâncias indígenas e protagonismo indígena. 1ed.São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2012, v. 1, p. 219-230.

7.
KNAPP, Cássio.. Política Educacional para a educação escolar indígena a partir da Constituição de 1988: rumo a uma política intercultural?. In: Losandro Antonio Tedeschi; Antonio Dari Ramos. (Org.). Temas sobre Gênero e Interculturalidade. 1ed.Dourados MS: EDUFGD, 2010, v. 1, p. 79-92.

8.
KNAPP, Cássio.. Políticas Públicas na Educação Escolar Indígena. In: KNAPP, Cássio ;TEDESCHI, Losandro. A. ; RAMOS, Antonio Dari; FERREIRA, Bruno; SILVA, André luis F. da. (Org.). Abordagens Interculturais. 1ed.Porto Alegre: Martins Livreiro, 2008, v. 500, p. 179-188.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KNAPP, Cássio.. contexto da educação bilíngue em uma Reserva Indígena Guarani do Mato Grosso de Sul, Brasil. In: XII RAM Reunión de Antropología del Mercosur, 2017, Possadas. eunión de Antropología del Mercosur. Experiencias etnográficas, desafíos y acciones para el siglo 21. Possadas, 2017. v. 1. p. 1-15.

2.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. ; CATAO, Hemerson. . Dicionário Etnológico Guarani e Kaiowá ? o processo de produção. In: XII RAM Reunión de Antropología del Mercosur, 2017, Possadas. Reunión de Antropología del Mercosur. Experiencias etnográficas, desafíos y acciones para el siglo 21. Posadas. Possadas - Argentina, 2017. v. 1. p. 1-14.

3.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Um olhar sobre a língua e a educação escolar indígena dos Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul. In: XI Reunión de Antropológía del Mercosur, 2016, Montevidéu. Actas de la XI Reunión de Antropología del Mercosur. Diálogos, prácticas y visiones desde el Sur, 2015.

4.
MARTINS, A. M. S. ; KNAPP, Cássio. . Alguns apontamentos para a efetivação de uma educação escolar indígena específica e diferenciada: identificando desafios e construindo possibilidades.. In: XI Reunión de Antropológía del Mercosur, 2016, Montevidéu. Actas de la XI Reunión de Antropología del Mercosur. Diálogos, prácticas y visiones desde el Sur., 2015.

5.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . O TEKO ARANDU E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE VALORIZAÇÃO, FORTALECIMENTO E AMPLIAÇÃO DO USO DA LÍNGUA MATERNA DOS GUARANI E KAIOWÁ DE MATO GROSSO DO SUL. In: I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade, 2015, Foz do Iguaçu. América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 2014, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos do I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade, 2015, Foz do Iguaçu. América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 2014. v. 1. p. 94-103.

6.
KNAPP, Cássio.. História Indígena: uma abordagem teórica metodológica nas pesquisas com/dos indígenas. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

7.
KNAPP, Cássio.. Os processos de escolarização entre os guarani e kaiowá: subversão, resistência e ressignificação. In: 4º Encontro de Ensino de Graduação, 6º Encontro de Pós-Graduação, 7º Encontro de Iniciação Científica e 7º Encontro de Extensão, 2013, Dourados. Annais ENEPE, 2013.

8.
KNAPP, Cássio.. Interculturalidade para além do discurso: uma proposta a partir da interculturalidade crítica. In: 5º Seminário Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da Exclusão, 2012, Campo Grande. Seminário Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da Exclusão, 2012.

9.
KNAPP, Cássio.. Problemas e desafios para abordar a temporalidade recente na história indígena: uma leitura a partir da história cultural. In: XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul, 2012, Campo Grande. Anais do XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul, 2012. v. I.

10.
KNAPP, Cássio.. A Retórica da Educação Escolar Indígina. In: II CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arquiologia, Etnologia e Etno-história, 2012, Campo Grande. Anais do II CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história, 2012. v. II.

11.
KNAPP, Cássio.. Educação escolar indígena e o bilingüismo de transição entre os kaingang do rio grande do sul. In: XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuiticas, 2010, Dourados. XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuiticas Fronteiras e Identidades: povos indígenas e missões religiosas, 2010. v. 1.

12.
KNAPP, Cássio.. Educação Escolar do Campo e Educação Escolar Indígena, Direito à Diferença: Direitos Diferentes. In: IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária/ V Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2009, Niteroi. Anais (Simpósio Nacional de Geografia Agrária ... Simpósio Internacional de Geografia Agrária. CD-Rom), 2009.

13.
KNAPP, Cássio.. EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ESPECIFICIDADES CULTURAIS DOS KAINGANG DO SUL DO BRASIL. In: II Seminário Regional sobre Território, Fronteira e Cultura, 2009, Dourados. II Seminario Regional sobre Território, Fronteria e Cultura, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Alternância na formação de professores indígenas: a proposta da licenciatura intercultural indígena - Teko Arandu. In: II ENEI Encontro Nacional dos Estudantes indígenas, 2014, Campo Grande. II ENEI - Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, 2014.

2.
KNAPP, Cássio.. Educação escolar indígena e o bilingüismo de transição entre os kaingang do rio grande do sul. In: XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuiticas, 2010, Dourados. XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuiticas Fronteiras e Identidades: povos indígenas e missões religiosas, 2010. v. 1. p. 118-119.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Processo Seletivo da Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu: avaliando a entrada específica e diferenciada em um curso para os Guarani e Kaiowá na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. In: XI Reunión de Antropológía del Mercosur, 2015, Montevidéu. XI Reunión de Antropológía del Mercosur, 2015.

2.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Um olhar sobre a língua e a educação escolar indígena dos Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul.. In: XI Reunión de Antropológía del Mercosur, 2015, Montevidéu. XI Reunión de Antropológía del Mercosur, 2015.

3.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Alguns apontamentos para a efetivação de uma educação escolar indígena específica e diferenciada: identificando desafios e construindo possibilidades.. In: XI Reunión de Antropológía del Mercosur, 2015, Montevidéu. XI Reunión de Antropológía del Mercosur, 2015.

4.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. ; CATAO, Hemerson. . Teoria, Técnicas e Práticas da Tradução na Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu. In: I Congresso Internacional sobre Estudos Interculturais e Seminário de Avaliação do PIBID Diversidade, 2014, Dourados. I Congresso Internacional sobre Estudos Interculturais e Seminário de Avaliação do PIBID Diversidade, 2014. v. 1.

5.
KNAPP, Cássio.; FERREIRA, P. R. N. . Formações, Docências e Parentesco: um esforço comparativo entre as políticas de educação escolar indígena no Mato Grosso do Sul e no Acre. In: I Congresso Internacional sobre Estudos Interculturais e Seminário de Avaliação do PIBID Diversidade, 2014, Dourados. I Congresso Internacional sobre Estudos Interculturais e Seminário de Avaliação do PIBID Diversidade, 2014.

6.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . FORMAÇÃO LINGUÍSTICA ENQUANTO POLÍTICA LINGUÍSTICA NO NÚCLEO COMUM DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA - TEKO ARANDU. In: 62º seminário do Grupo de Estudos Linguísticos, 2014, Campinas. 62º seminário do GEL, 2014.

7.
KNAPP, Cássio.. Os indígenas e a História Indígena: reflexões sobre a construção de uma abordagem teórica metodológica no curso de formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá da UFGD. In: IX Congreso Internacional de Etnohistoria, 2014, Universidad de Tarapacá. IX Congreso Internacional de Etnohistoria, 2014.

8.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . O Teko Arandu e as políticas de valorização, fortalecimento e ampliação do uso da língua materna dos Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul. In: I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade, 2013, Foz do Iguaçu. Caderno de Resumo, 2013.

9.
KNAPP, Cássio.. História Indígena: uma abordagem teórica metodológica nas pesquisas com/dos indígenas. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Caderno de Resumo, 2013.

10.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Os desafios para a efetivação de uma educação escolar indígena especifica, diferenciada, bilíngue e intercultral. In: IV Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul, 2013, Campo Grande. caderno de resumos, 2013.

11.
KNAPP, Cássio.. Interculturalidade para além do discurso: uma proposta a partir da interculturalidade crítica. In: V Seminário Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão, 2012, Campo Grande. Caderno de Resumos do IV Seminário Internacional : Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da Exclusão A escola como espaço/tempo de negociação, 2012. v. 1.

12.
KNAPP, Cássio.. Educação Escolar Indígena; políticas públicas para uma escola diferenciada. In: VIII Encontro Sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas, 2010, Dourados. Caderno de Resumos, 2010.

13.
KNAPP, Cássio.. Educação escolar indígena: problemas e desafios no Pós-Constituição de 1986. In: X Encontro de História de MS-Simposio Internacional de História, 2010, Três Lagoas. X Encontro de História de MS/Simpósio Internacional de História, 2010.

14.
KNAPP, Cássio.. Repensando a Diferença: A Educação Escolar Kaingang na ótica da Educação Intercultural. In: 15° Seminário de Educação de Giruá, 2008, Giruá. 15º Seminário de Educação - Avaliação no Contexto Escolar, 2008.

15.
KNAPP, Cássio.. A Família Patriarcal brasileira do século XIX na visão ideológica de Gilberto Freyre. In: 15° Seminário de Educação de Giruá, 2008, Giruá. 15° Seminário de Educação de Giruá - Avaliação no contexto Escolar, 2008.

16.
KNAPP, Cássio.. Educação Intercultural: promovendo novos saberes. In: XII Seminário Institucional de Iniciação Cientifica, XI Seminário de Integração de Pesquisa e pós-graduação, V Seminário de Extensão, I Expositivo e I Mostra de Ciência e Tecnologia, 2007, Santo Ângelo. XII Seminário Institucional de Iniciação Científica V Semonário de Extensão - Multiculturalismo e Cidadania na Ciência e na Tecnologia, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
KNAPP, Cássio.; FERNANDES, T. O. . Experiências Interculturais em processos educativos junto as populações Guarani e Kaiowá. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KNAPP, Cássio.; CAVALCANTE, T. . La História de Brasil y la presencia indígena. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
KNAPP, Cássio.. O contexto Guarani e Kaiowá na construção da política pública para a Educação Escolar Indígena específica e diferenciada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KNAPP, Cássio.. contexto da educação bilíngue em uma Reserva Indígena Guarani do Mato Grosso de Sul, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KNAPP, Cássio.; CATAO, Hemerson. ; MARTINS, A. M. S. . 'Dicionário Etnológico Guarani e Kaiowá - o processo de produção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KNAPP, Cássio.; BENITES, E. ; CALACHE, G. ; MOLINA, I. . O Audiovisual Indígena e suas relações com a soberania. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
KNAPP, Cássio.; SILVA, D. ; MARTINS, A. M. S. . ATLAS SONORO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS BRASILEIRAS (ASLIB) ? AS LÍNGUAS INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL EM TELA,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. ; SILVA, D. ; SALES, A. . PROJETOS DE ALTERNÂNCIA DA ÁREA DE LINGUAGENS DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA ? TEKO ARANDU. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. ; SILVA, D. . UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS GUARANI E KAIOWÁ A PARTIR DA ALTERNÂNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA ? TEKO ARANDU. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KNAPP, Cássio.; CAMACHO, R. S. . A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DOS POVOS DO CAMPO EM ALTERNÂNCIA: TEKO ARANDU E LEDUC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. ; CATAO, Hemerson. . Teoria, Técnicas e Práticas da Tradução na Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
KNAPP, Cássio.. Bilinguismo e produção de Materiais didáticos e paradidáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARTINS, A. M. S. ; KNAPP, Cássio. . Alguns apontamentos para a efetivação de uma educação escolar indígena específica e diferenciada: identificando desafios e construindo possibilidades.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Um olhar sobre a língua e a educação escolar indígena dos Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Processo Seletivo da Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu: avaliando a entrada específica e diferenciada em um curso para os Guarani e Kaiowá na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
KNAPP, Cássio.. Formações, Docências e Parentesco: um esforço comparativo entre as políticas de educação escolar indígena no Mato Grosso do Sul e no Acre. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . FORMAÇÃO LINGUÍSTICA ENQUANTO POLÍTICA LINGUÍSTICA NO NÚCLEO COMUM DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA - TEKO ARANDU.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
KNAPP, Cássio.. Os indígenas e a História Indígena: reflexões sobre a construção de uma abordagem teórica metodológica no curso de formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá da UFGD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . O Teko Arandu e as políticas de valorização, fortalecimento e ampliação do uso da língua materna dos Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
KNAPP, Cássio.. História Indígena: uma abordagem teórica metodológica nas pesquisas com/dos indígenas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Mudar para permanecer: o discurso da mudança nas políticas públicas para o ensino superior e os povos indígenas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
KNAPP, Cássio.. Os processos de escolarização entre os guarani e kaiowá: subversão, resistência e ressignificação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Os desafios para a efetivação de uma educação escolar indígena especifica, diferenciada, bilíngue e intercultral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
KNAPP, Cássio.. Educação Intercultural Indígena. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
KNAPP, Cássio.. A Retórica da Educação Escolar Indígina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
KNAPP, Cássio.. Problemas e desafios para abordar a temporalidade recente na história indígena: uma leitura a partir da história cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
KNAPP, Cássio.. Interculturalidade para além do discurso: uma proposta a partir da interculturalidade crítica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
KNAPP, Cássio.. Educação Escolar Indígena; políticas públicas para uma escola diferenciada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
KNAPP, Cássio.. Educação escolar indígena e o bilingüismo de transição entre os kaingang do rio grande do sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
KNAPP, Cássio.. Educação Indígena e Educação Escolar Indígena entre os Kaingang do Sul do País. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
KNAPP, Cássio.. Educação escolar do campo e educação escolar indígena, direito à diferença: direitos diferentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
KNAPP, Cássio.. Educação Intercultural: Promovendo novos Saberes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
KNAPP, Cássio.. Repensando a Diferença: A Educação Escolar Kaingang na ótica da Educação Intercultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
KNAPP, Cássio.. A família patriarcal brasileira do século XIX na visão ideológica de Gilberto Freyre. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
KNAPP, Cássio.. Núcleo de Documentação Histórica NuDH - CCM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
KNAPP, Cássio.; FERREIRA, Bruno ; SILVA, André. L. F. . Kanhgág venh Kógan Venh Grén - Pintura e Dança Kaingang. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
KNAPP, Cássio.. Projeto de Prospecção Arqueológica da Redução de San Anjel - Centro Histórico de Santo Ângelo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
KNAPP, Cássio.. Diálogos Interculturais entre escolas indígenas e não indígenas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
KNAPP, Cássio.. A Visão topográfica dos três templos da redução de Santo ÂNgelo Custódio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
KNAPP, Cássio.. Trabalhos desenvolvidos no NuDH - CCM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
KNAPP, Cássio.. Educação Intercultural: promovendo novos saberes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
KNAPP, Cássio.. A redescoberta do Sítio Arqueológico da Antiga Redução de Santo Ângelo Custódio: Um Trabalho de Arqueologia Urbana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
KNAPP, Cássio.; et al. . Revista Eletrônica História em Reflexão (IX Edição) - "História Política e Política na História"., 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
KNAPP, Cássio.; et al. . Revista Eletrônica História em Reflexão (VII Edição) "Mundos do Trabalho: história e historiografia"., 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
KNAPP, Cássio.; et al. . Revista História em Reflexão (edicão VIII) - Dossiê: História e Mídias. Dourados,, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
KNAPP, Cássio.; SILVA, André. L. F. ; FERREIRA, Bruno . Kanhga Venh Kogan Venh Gren - Pintura e Dança Kaingang 2009 (Mídia DVD).

5.
KNAPP, Cássio.; DAMIANI, Nadir ; SILVA, André. L. F. . 300 Anos de Santo Ângelo 2007 (Mídia DVD).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
KNAPP, Cássio.. 4º Encontro de Ensino de Graduação, 6º Encontro de Pós-Graduação, 7º Encontro de Iniciação Científica e 7º Encontro de Extensão UFGD. 2013.

2.
KNAPP, Cássio.. VI Seminário Regional de Extensão da Região Centro-Oste - SEREX. 2013.

3.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . IV Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul - RAMS. 2013.

4.
KNAPP, Cássio.; et al. . Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em História - UFGD.. 2010.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KNAPP, Cássio.; NINCAO, O. S. ; GAKRAN, N. ; SANTOS, J. N. ; CATAO, Hemerson. . O ensino de línguas nas licenciaturas interculturais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
KNAPP, Cássio.; CAVALCANTE, T. ; MARTINS, A. M. S. . Território, Educação e Ensino Bilíngue a realidade de povos indígenas do estado de Mato Grosso do Sul. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
KNAPP, Cássio.; CAMACHO, R. S. ; LUCAS, M. R. . A questão camponesa e operária na Revolução Russa: avanços e limite. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
KNAPP, Cássio.. Avanços dos cursos de Licenciatura Intercultural na área de Linguagens: perspectivas para a Pós-Graduação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
KNAPP, Cássio.; NOBRE, Domingos. B. ; FERREIRA, R. V. ; SANTOS, J. N. ; ABRANTES, C. T. . Ensino, Pesquisa e Extensão nas Licenciaturas Interculturais Indígenas I SEALLIN. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
KNAPP, Cássio.; COELHO, F. . Introdução as perspectivas e possibilidades de leituras das diferentes fontes históricas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
KNAPP, Cássio.; et al. . Revista Eletrônica História em Reflexão (IX Edição) - "História Política e Política na História".. 2011. (Editoração/Periódico).

3.
KNAPP, Cássio.; et al. . Revista História em Reflexão (VIII Edição) Dossiê: História e Mídias. 2010. (Editoração/Periódico).

4.
KNAPP, Cássio.; et al. . Revista Eletrônica História em Reflexão(VII Edição) Mundos do Trabalho. 2010. (Editoração/Periódico).

5.
KNAPP, Cássio.. Minicurso:Fontes Históricas: diversidade e possibilidades de leituras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
KNAPP, Cássio.; COELHO, F. . Fontes Históricas: diversidade e possibilidade de leituras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
KNAPP, Cássio.. Identidade e territorialidade Indígena em Mato Grosso do Sul. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
KNAPP, Cássio.. História em Reflexão: metodologias, fontes e abordagens. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
KNAPP, Cássio.. Mini-curso: Identidade e Territoralidade Indígena em Mato Grosso do Sul. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CUNHA, A. C.; LADEIA, E. S.; KNAPP, Cássio.. Participação em banca de Daniele Oliveira Xavier. Interculturalidade na Atenção Básica de Saúde, contribuição do profissional psicólogo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
KNAPP, Cássio.; SALES, A.; CUNHA, A. C.. Participação em banca de Elza Maria da Silva. EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: conquistas e avanços com relação as políticas públicas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
CAVALCANTE, T.; KNAPP, Cássio.; SALES, A.. Participação em banca de Viviane Lobo Barros da Silva. Reflexões sobre a educação escolar indígena diferenciada no município de Dourados. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados.

4.
BENITES, E.; KNAPP, Cássio.; PEREIRA, L. M.. Participação em banca de Nilton Ferreira Lima. A Ciência Tradicional Kaiowá como Práticas Pedagógica na Escola Municipal Indígena Ñandejára-Pólo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados.

5.
BARBOSA, E. N.; KNAPP, Cássio.; OLIVEIRA, M. A. M.. Participação em banca de Andreia Militão. Educação escolar indígena: uma análise a partir de conferências nacionais e seus rebatimentos no II PNE (2014-2024). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados.

6.
SALES, A.; KNAPP, Cássio.; SILVA, D.. Participação em banca de Jairo Adiala Mielnik. Educação Linguística nas escolas indígenas: uma reflexão sobre a proposta de ensino de línguas da escola Tekohá Guarani polo em Japorã/MS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados.

7.
MARTINS, A. M. S.; KNAPP, Cássio.; AQUINO, E. V.. Participação em banca de Hemerson Vargas Catão. A METÁFORA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM ÑE'ẼNGA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados.

8.
MARTINS, A. M. S.; KNAPP, Cássio.; SALES, A.. Participação em banca de Marina Oliveira Barboza Brandão. Breves apontamentos sobre o ensino de/em língua portuguesa numa escola indígena da Reserva de Dourados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados.

9.
KNAPP, Cássio.; CAVALCANTE, T.; TEDESCHI, Losanro. A.. Participação em banca de Marcia Matos de Aguiar e Newton Soares de Lima. Transformações e permanências do modo de ser mulher de "mulherzinhas" a protagonistas: o caso da EJA no assentamento PANA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos de Gênero e intercultura) - Universidade Federal da Grande Dourados.

10.
KNAPP, Cássio.; MENEGAT, A. S.; SALES, A.. Participação em banca de Tamires Mendes Souza. A Reserva Indígena de Dourados a partir dos desenhos de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Intercultural Guateka Marçal de Souza. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos de Gênero e intercultura) - Universidade Federal da Grande Dourados.

11.
DAMIANI, Nadir; KNAPP, Cássio.. Participação em banca de Hévila Gatélli Fróes. A Ampliação da Noção de Patrimônio Cultural: Novos Recortes e Desafios à Prática de Preservação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História: Cultura, Memória e Patrimônio) - Universidade Regioanl Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

12.
SILVESTRE, C. F.; BARBOSA, E. N.; KNAPP, Cássio.. Participação em banca de Abadia Aparecida G. Moraes. PROJOVEM e EJA na aldeia Bororo/MS: desafios na educação escolar de jovens e adultos indíginas. 2011 - Universidade Federal da Grande Dourados.

13.
SILVESTRE, C. F.; BARBOSA, E. N.; KNAPP, Cássio.. Participação em banca de Ercy B. Magalhães Mourão. Considerações sobre o PROJOVEM saberes da terra aplicado às populações indígenas. 2011 - Universidade Federal da Grande Dourados.

14.
SILVESTRE, C. F.; KNAPP, Cássio.; BARBOSA, E. N.. Participação em banca de Jussara Echeverria. Releituras da educação escolar indígina diferenciada: estudo comparado dos programas e projetos desenvolvidos na aldeia sucuri't. 2011 - Universidade Federal da Grande Dourados.

15.
SILVESTRE, C. F.; BARBOSA, E. N.; KNAPP, Cássio.. Participação em banca de Ligia Mota. Releitura da educação escolar indígena: estudo de caso das práticas e projetos desenvolvidos na escola indígena Joãozinho Carapé Fernando. 2011 - Universidade Federal da Grande Dourados.

16.
SILVESTRE, C. F.; KNAPP, Cássio.; BARBOSA, E. N.. Participação em banca de Roseline Mezacasa. Histórias de vidas Kaiowá: trajetórias escolares dos alunos do PROJOVEM campo: saberes da terra. 2011 - Universidade Federal da Grande Dourados.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, A. M. S.; SALES, A.; KNAPP, Cássio.. Participação em banca de Fábio Conciansa.Antroponímia Kaiowá: Téry tee Tekoha Pamambizinho-py1. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S.; CATAO, Hemerson.. Participação em banca de Gloria Salina.Ensino da Língua Guarani Através de Narrativas - Proposta Didática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S.; CATAO, Hemerson.. Participação em banca de Waneyde Garay Duarte.Ensino de Língua materna por meio de narrativas e poemas - proposta didática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

4.
KNAPP, Cássio.; RAMOS, Antônio Dari; GOETTERT, J. D.. Participação em banca de Beatriz Vera.Os tipos de árvores da aldeia Pirajui e suas transformações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

5.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S.; VIEGAS, L. R.. Participação em banca de Lurdes Godoi.O Ensino de Língua Guarani na EscolaJeguaka Potyda Aldeia de Guaimbe Peri. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

6.
PEREIRA, L. M.; KNAPP, Cássio.; MOURA, N. S. P.. Participação em banca de Flávia Helena Braff Denes.Quando a terra vira sujeira: o trabalho das mulheres indígenas da Reserva Indígena de Dourados nas casas da cidade e o Processo Civilizador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

7.
MARTINS, A. M. S.; KNAPP, Cássio.; SALES, A.. Participação em banca de Lóide Aquino Ximenes.Oralidade como modalidade da Língua Guarani para a transmissão de saberes tradicionais na escola indígena Araporã. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

8.
KNAPP, Cássio.; SILVA, André. L. F.; RAMOS, Antônio Dari. Participação em banca de Zuleine Garay Duarte.As transformações na relação da comunidade Guarani e Kaiowá com o ambiente na Reserva Indígena Sassoró-MS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

9.
KNAPP, Cássio.; BARBOSA, E. N.; SILVA, André. L. F.. Participação em banca de Adélia Souza Rocha.Da Roça a Usina: os processos de transformação no sustento entre Guarani e Kaiowá na Reserva Indígena Taquaperi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

10.
MOURA, N. S. P.; KNAPP, Cássio.; PEREIRA, L. M.. Participação em banca de Rosely Quevedo.Documentário Histórico da Terra Indígena Sucuri?y.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

11.
BARBOSA, E. N.; KNAPP, Cássio.; SILVA, André. L. F.. Participação em banca de Nice Lisiane Nelson.Interculturalidade e sustentabilidade das comunidade Indígenas Guarani/kaiowá da Aldeia Limão Verde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

12.
SILVA, André. L. F.; KNAPP, Cássio.; BARBOSA, E. N.. Participação em banca de Elizier Benites.Memórias sobre Ñepytyrõ MBA guasu kokuepe na aldeia Te?yikue: 1920 ? 1995. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

13.
SILVA, André. L. F.; KNAPP, Cássio.; BARBOSA, E. N.. Participação em banca de Vanoíria Martins Fernandes.Processos Históricos na Aldeia Cerrito antes da reconquista da terra até os dias atuais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

14.
MOURA, N. S. P.; PEREIRA, L. M.; KNAPP, Cássio.. Participação em banca de Onerimo Godoy.Okara: Uma noção de espaço entre as famílias Guarani e Kaiowá na aldeia Guaimbé Pery-MS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

15.
MOURA, N. S. P.; KNAPP, Cássio.; PEREIRA, L. M.. Participação em banca de Flávio Vilhalva Freitas.História das famílias da aldeia te?yikue do período de criação aos dias de hoje. 2012.

16.
MARTINS, A. M. S.; KNAPP, Cássio.; SILVA, André. L. F.. Participação em banca de Huto Vera.Algumas considerações a respeito da valorização do cacique em escolas indígenas Guarani/Kaiowá de Paranhos-MS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

17.
CHAMORRO, Graciela; KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S.. Participação em banca de Misael Jorge Concianza.Mombe?upy nhemohembypy rehegwa [sobre os mitos de origem] kaiowa: importância linguístico-social e possibilidades de uso na escola indígena.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados.

18.
TEDESCHI, Losanro. A.; MENEGAT, A. S.; KNAPP, Cássio.. Participação em banca de Elisandra Tomascheski, Luiz C M Velejo e Rosemeire da Silva.As mulheres no contexto da produção familiar agroecológica. Um estudo de caso do Assentamento Itamarati. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
KNAPP, Cássio.; OLIVEIRA, C.; HESS, A.. Processo Seletivo Professor de espanho para atuar no cursinho Pré-vestibular Tentáculos. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
KNAPP, Cássio.; OLIVEIRA, C.; CUNHA, A. C.. Processo Seletivo Professor de matemática para atuar no cursinho Pré-vestibular Tentáculos. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
KNAPP, Cássio.; OLIVEIRA, C.; CAVALCANTE, T.. Processo Seletivo Professor de História para atuar no cursinho Pré-vestibular Tentáculos. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

4.
KNAPP, Cássio.; OLIVEIRA, C.; CAVALCANTE, T.. Processo Seletivo Professor de geografia para atuar no cursinho Pré-vestibular Tentáculos. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

5.
KNAPP, Cássio.; OLIVEIRA, C.; CUNHA, A. C.. Processo Seletivo Professor de Física para atuar no cursinho Pré-vestibular Tentáculos. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

6.
KNAPP, Cássio.; OLIVEIRA, C.; MARTINS, A. M. S.. Processo Seletivo Professor de Lingua Portuguesa para atuar no cursinho Pré-vestibular Tentáculos. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

7.
KNAPP, Cássio.; OLIVEIRA, C.; KNAPP, J. S. F.. Processo Seletivo Professor de Biologia para atuar no cursinho Pré-vestibular Tentáculos. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

8.
KNAPP, Cássio.; OLIVEIRA, C.; KNAPP, J. S. F.. Processo Seletivo Professor de Quimica I para atuar no cursinho Pré-vestibular Tentáculos. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

9.
KNAPP, Cássio.; KNAPP, J. S. F.; PEREIRA, A. S.. Processo Seletivo Professor de Química II para atuar no cursinho Pré-vestibular Tentáculos. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

10.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S.; OLIVEIRA, C.. Processo Seletivo Professor de Lingua Portuguesa/Redação para atuar no cursinho Pré-vestibular Tentáculos. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

11.
RAMOS, Antônio Dari; SILVA, André. L. F.; BARBOSA, E. N.; KNAPP, Cássio.. Professor Substituto Ensino de Ciências Sociais na Língua Gurani. 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Conferencia de Estudos Estatégicos. O contexto Guarani e Kaiowá na construção da política pública para a Educação Escolar Indígena específica e diferenciada. 2017. (Congresso).

2.
XII RAM Reunion de Antropologia del Mercusur. contexto da educação bilíngue em uma Reserva Indígena Guarani do Mato Grosso de Sul, Brasil. 2017. (Congresso).

3.
II Seminário da área de linguagens das Licenciaturas Indígenas - II SEALLIN.Avanços dos cursos de Licenciatura Intercultural na área de Linguagem: perspectivas para a pós-graduação. 2016. (Seminário).

4.
4º Encontro de Ensino de Graduação, 6º Encontro de Pós-Graduação, 7º Encontro de Iniciação Científica e 7º Encontro de Extensão.Os processos de escolarização entre os guarani e kaiowá: subversão, resistência e ressignificação. 2013. (Encontro).

5.
I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade. O Teko Arandu e as políticas de valorização, fortalecimento e ampliação do uso da língua materna dos Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul. 2013. (Congresso).

6.
I Encontro Nacional de Estudantes Indígenas.Mudar para permanecer: o discurso da mudança nas políticas públicas para o ensino superior e os povos indígenas. 2013. (Encontro).

7.
IV Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul.Os desafios para a efetivação de uma educação escolar indígena especifica, diferenciada, bilíngue e intercultral. 2013. (Outra).

8.
XXVII Simpósio Nacional de História.História Indígena: uma abordagem teórica metodológica nas pesquisas com/dos indígenas. 2013. (Seminário).

9.
5º Seminário Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da Exclusão.Interculturalidade para além do discurso: uma proposta a partir da interculturalidade crítica. 2012. (Seminário).

10.
II CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história. A Retórica da Educação Escolar Indígina. 2012. (Congresso).

11.
XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul.Problemas e desafios para abordar a temporalidade recente na história indígena: uma leitura a partir da história cultural. 2012. (Encontro).

12.
VIII Encontro Sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas ELESI.Educação Escolar Indígena; políticas públicas para uma escola diferenciada. 2010. (Encontro).

13.
XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuiticas. Educação escolar indígena e o bilingüismo de transição entre os kaingang do rio grande do sul. 2010. (Congresso).

14.
I Encontro de História do Vale do Ivinhema: "História Local, História Global".Minicurso Fontes Históricas: diversidade e possibilidades de leitura. 2009. (Encontro).

15.
III Seminário de Pesquisa da Faculdade de Educação - Educação inclusiva, pesquisa e formação de professores.Educação Indígena e Educação Escolar Indígena entre os Kaingang do Sul do País. 2009. (Seminário).

16.
II Seminário Regional sobre Território, Fronteira e Cultura.EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ESPECIFICIDADES CULTURAIS DOS KAINGANG DO SUL DO BRASIL. 2009. (Seminário).

17.
I Seminário Estatuto dos Povos Indíginas. 2009. (Seminário).

18.
IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária/ V Simpósio Nacional de Geografia Agrária.Educação Escolar do Campo e Educação Escolar Indígena, Direito à Diferença: Direitos Diferentes. 2009. (Simpósio).

19.
15° Seminário de Educaçãode Giruá. 2008. (Simpósio).

20.
XI Ciclo de Palestras-Revisão Histórica do RS: História, Museu e Patrimônio nas Missões Jesuítico-Guarani e Semana Acadêmica de História.Núcleo de Documentação Histórica NuDh -CCM. 2008. (Seminário).

21.
X Ciclo de Palestras - revisão Histórica do RS - Semana Acadêmica de História. 2007. (Seminário).

22.
X Ciclo de Palestras - Revisão Histórica do RS - Semana Acadêmica de História.A Visão topográfica dos três templos da redução de Santo ÂNgelo Custódio. 2007. (Seminário).

23.
X Ciclo de Palestras - Revisão Histórica do RS - Semana Acadêmica de História.Diálogos Interculturais entre escolas indígenas e não indígenas. 2007. (Seminário).

24.
X Ciclo de Palestras - Revisão Histórica do RS - Semana Acadêmica de História.Trabalhos desenvolvidos no NuDH - CCM. 2007. (Seminário).

25.
XII Seminário Institucional de Iniciação Cientifica, XI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-graduação, V Seminário de Extensão, I Expositivo e I Mostra de Ciência e Tecnologia. 2007. (Seminário).

26.
Fórum Internacional Integrado de Cidadania - Educação, Saúde, Cultura e Maio Ambiente. 2006. (Congresso).

27.
Seminário Fronteiras do Brasil - Patrimônio, memória e Território. 2006. (Seminário).

28.
Simpósio internacional 300 anos de Redução de Santo Ângelo Custódio IX Ciclo de Palestras Revisão Histórica do RS e Semana Acadêmica de História. 2006. (Seminário).

29.
V Encontro do Núcleo Regional sul da Sociedade Brasileira de Arqueologia.A redescoberta do Sítio Arqueológico da Antiga Redução de Santo Ângelo Custódio: Um trabalho de Arqueologia Urbana. 2006. (Encontro).

30.
Evento preparatório ao Seminário Fronteiras do Mundo Ibérico. 2005. (Encontro).

31.
V Semana Acadêmica de História: Estudos de Problemas Históricos Contemporâneos e VII Ciclo de Palestras Revisão Histórica do RS: Fronteiras, Cultura e Religião. 2005. (Seminário).

32.
XI Jornada de Estudos do oriente Antigo. 2005. (Congresso).

33.
Semana Acadêmica dos Cursos de História e Geografia e Cusro de Atualização em Estudos Históricos e Geograficos - Módulo III. 2004. (Simpósio).

34.
VII Ciclo de Palestras - Revisão Histórica do Rio Grande do Sul: História, Patrimônio e Arqueologia. 2004. (Seminário).

35.
X Jornada de Estudos do oriente Antigo - História Antiga na Modernidade. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. ; CATAO, Hemerson. ; SALES, A. ; CUNHA, A. C. . III SEALLIN Seminário da área de linguagens das Licenciaturas Indígenas. 2017. (Congresso).

2.
KNAPP, Cássio.; MARTINS, A. M. S. . Curso de Introdução à Fonética Acústica. 2017. (Congresso).

3.
KNAPP, Cássio.. 100 anos da Revolução Russa: dos dilemas do passado aos desafios do presente. 2017. (Congresso).

4.
BENITES, E. ; KNAPP, Cássio. ; CALACHE, G. ; COSTA, R. O. . Seminário ASA - Audiovisual, Sustentabilidade e Autonomia. 2016. (Congresso).

5.
KNAPP, Cássio.; SALES, A. ; MARTINS, A. M. S. ; RAMOS, Antônio Dari ; NOBRE, Domingos. B. ; CATAO, Hemerson. ; FERREIRA, R. V. ; ABRANTES, C. T. ; CUNHA, A. C. ; ISIDORO, E. ; NINCAO, O. S. ; SANTOS, J. N. . I SEALLIN Seminário da área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais Indígenas. 2015. (Congresso).

6.
SALES, A. ; MARTINS, A. M. S. ; SILVA, André. L. F. ; RAMOS, Antônio Dari ; KNAPP, Cássio. ; PEREIRA, L. M. ; TEDESCHI, Losanro. A. ; CAVALCANTE, T. ; CUNHA, A. C. ; LADEIA, E. S. ; SOUZA, N. M. . I Congresso Internacional sobre Estudos Interculturais e Seminário de Avaliação do Pibid Diversidade. 2014. (Congresso).

7.
KNAPP, Cássio.; et al. . VIII Encontro sobre leitura e escrita em sociedades indígenas ELESI. 2010. (Congresso).

8.
KNAPP, Cássio.; et al. . XIII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuiticas. 2010. (Congresso).

9.
KNAPP, Cássio.. XI Ciclo de Palestras-Revisão Histórica do RS: História, Museu e Patrimônio nas Missões Jesuítico-Guarani e Semana Academica de História. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Abrisio Silva Pedro. O Debate da Questão Agrária nas Escolas Públicas de Educação Básica na região da Grande Dourados de Mato Grosso do Sul. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elza Maria da Silva. EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: conquistas e avanços com relação as políticas públicas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Cássio Knapp.

2.
Iane de Souza. REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A DIVERSIDADE (PIBID DIVERSIDADE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Cássio Knapp.

3.
Marcia Matos de Aguiar e Newton Soares de Lima. Transformações e permanências do modo de ser mulher de "mulherzinhas" a protagonistas: o caso da EJA no assentamento PANA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos de Gênero e intercultura) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Cássio Knapp.

4.
Tamires Mendes Souza. A Reserva Indígena de Dourados a partir dos desenhos de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Intercultural Guateka Marçal de Souza. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos de Gênero e intercultura) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Cássio Knapp.

5.
Amanda Rigon Chagas. Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial: proposta de trabalho para o ensino de História. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História: Cultura, Memória e Patrimônio) - Universidade Regioanl Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Cássio Knapp.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosely Quevedo. Documentário Histórico da Terra Indígena Sucuri?y.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Cássio Knapp.

2.
Zuleine Garay Duarte. As transformações na relação da comunidade Guarani e Kaiowá com o ambiente na Reserva Indígena Sassoró-MS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Cássio Knapp.

3.
Adélia Souza Rocha. Da Roça a Usina: os processos de transformação no sustento entre Guarani e Kaiowá na Reserva Indígena Taquaperi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Cássio Knapp.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
KNAPP, Cássio.; COELHO, F. . Introdução as perspectivas e possibilidades de leituras das diferentes fontes históricas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
KNAPP, Cássio.; COELHO, F. . Fontes Históricas: diversidade e possibilidade de leituras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
KNAPP, Cássio.. Identidade e territorialidade Indígena em Mato Grosso do Sul. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
KNAPP, Cássio.. História em Reflexão: metodologias, fontes e abordagens. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Bolsista PROCAD UFGD/Unesp 2009



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 18:51:11