Henrique Fernandes Antunes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1522681517225632
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Doutorando em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (2014 - atual). É mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2012). Possui licenciatura plena em Ciências Sociais (2006) e bacharelado em Antropologia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FFC). Participa do grupo de pesquisa "Religião no mundo contemporâneo", pelo CEBRAP, coordenado pela professora Dra. Paula Montero. Sua pesquisa atual enfoca o debate em torno do processo de internacionalização e de produção de normatividades sobre o uso da ayahuasca no Brasil e nos E.U.A.. Tem experiência nas áreas de Antropologia Urbana e Antropologia da Religião, atuando especialmente nos seguintes temas: Religião e Psicoativos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Henrique Fernandes Antunes
Nome em citações bibliográficas
ANTUNES, H. F.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of California Berkeley (Orientador: Saba Mahmood).
Título: Negociando sentidos e normatividades: uma etnografia sobre os processos de regulamentação da ayahuasca no Brasil e nos EUA.,
Orientador: Paula Montero.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Droga, religião e cultura: um mapeamento da controvérsia pública sobre o uso da ayahuasca no Brasil.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Paula Montero.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2003 - 2008
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 64h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Doutorando em Antropologia Social - PPGAS, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio em docência na disciplina Religião, Símbolo e Poder

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Mestrando em Antropologia Social - PPGAS, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio em docência - disciplina Antropologia II


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de História do CAUM, Carga horária: 1


Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


University of California Berkeley, UCBERKELEY, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Visiting Scholar, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Visiting Scholar no Departamento de Antropologia da Universidade da California Berkeley, sob a supervisão da professora Dr. Saba Mahmood.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Políticas de reconhecimento e secularismo no brasil: a regulamentação do uso da ayahuasca para o uso religioso
Descrição: O presente projeto pretende problematizar a relação entre políticas de reconhecimento e secularismo no Brasil, a partir de um estudo de caso baseado no processo de regulamentação do uso da ayahuasca e do reconhecimento do uso religioso como patrimônio imaterial da cultura brasileira. Para isso, pretende-se analisar as recentes disputas em torno do processo de patrimonialização do uso da ayahuasca, encarando-as como um novo desenvolvimento no processo de produção de políticas públicas para o uso da ayahuasca no Brasil, ampliando a miríade de agentes envolvidos no debate e apresentando novos desafios e direcionamentos às disputas e articulações em torno do reconhecimento do fenômeno enquanto manifestação religiosa e cultural no país. A pesquisa em questão integra o projeto temático "Religião, direito e secularismo: a reconfiguração do repertório cívico no Brasil Contemporâneo", coordenado pela professora Dra. Paula Montero (USP), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Mapeamento do debate público sobre o uso da ayahuasca no Brasil
Descrição: O objetivo central da pesquisa é mapear o debate público sobre o uso da ayahuasca no Brasil. Para isso, pretende-se privilegiar os processos de produção de visibilidade e legitimidade dos usos da ayahuasca na esfera pública. A proposta do mapeamento é englobar quatro frentes: a produção acadêmica, as políticas públicas, a produção midiática e a produção dos grupos ayahuasqueiros. A partir do mapeamento do debate, pretende-se averiguar em que medida a controvérsia pública sobre a ayahuasca no Brasil permite compreender a constituição de processos normativos voltados para a utilização da bebida em caráter estritamente religioso. A pesquisa em questão integra o projeto Religiões e Controvérsias Públicas: experiências, práticas sociais e discursos, coordenado pela professora Dra. Paula Montero (USP), lotado no CEBRAP, financiado pela FAPESP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Religião.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem.
Francês
Compreende BemLê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANTUNES, H. F.2017ANTUNES, H. F.. Reinvenções e controvérsias: a necessidade da tradição e as disputas em torno da regulamentação da ayahuasca. PONTO URBE, v. 20, p. 1-5, 2017.

2.
ANTUNES, H. F.2014ANTUNES, H. F.. O modo de vida urbano: pensando as metrópoles a partir das obras de Georg Simmel e Louis Wirth. Ponto.Urbe (USP), v. 15, p. 1-12, 2014.

3.
ANTUNES, H. F.2011ANTUNES, H. F.; VOLCOV, Katerina ; COSTA, Roberta ; MERCANTE, Marcelo . Observações do não-observável: breve relato sobre o I Encontro ?Ayahuasca e o Tratamento da Dependência?. Ponto.Urbe (USP), v. 9, p. 1, 2011.

4.
ANTUNES, H. F.2011 ANTUNES, H. F.. A literatura antropológica e a reconstituição histórica do uso da ayahuasca no Brasil.. R@U : Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCAR, v. 3, p. 76-103, 2011.

5.
ANTUNES, H. F.2008ANTUNES, H. F.. O estudo da memória através de uma abordagem interpretativa. Revista de Iniciação Científica da F.F.C., v. Vol. 8, p. Nº3, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
ANTUNES, H. F.. Categorias e normatividades em disputa: Contrapondo os processos de regulamentação da ayahuasca no Brasil e nos EUA. In: Christina Vital da Cunha; Melvina Araújo. (Org.). Religião e Conflito. 1ed.: Prismas, 2016, v. , p. 311-330.

2.
ANTUNES, H. F.. Políticas públicas, religião e patrimônio cultural: mapeando a controvérsia pública sobre o uso da ayahuasca no Brasil. In: Paula Montero. (Org.). Religiões e controvérsias públicas: experiências, práticas sociais e discursos. 1ed.São Paulo/Campinas: Terceiro Nome/Unicamp, 2015, v. , p. 163-180.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANTUNES, H. F.. Disputando categorizações e normatividades: uma comparação entre os processos de regulamentação da ayahuasca no Brasil e nos EUA. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), 2014, Natal. 29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANTUNES, H. F.. Controvérsia e disputas: um olhar sobre uso religioso da ayahuasca. In: XII Jornada de Ciências Sociais da Unesp-FFC, 2010, Marília-SP. XII Jornada de Ciências Sociais da Unesp-FFC, 2010.

2.
ANTUNES, H. F.. Religião e controvérsia: um estudo sobre o debate em torno do uso da ayahuasca no Brasil. In: V EPOG - Encontro de Pós-graduandos da FFLCH - USP, 2010, São Paulo. V EPOG - Encontro de Pós-graduandos da FFLCH - USP, 2010.

3.
ANTUNES, H. F.. Tradição Oral e Identidade: interpretações sobre o processo de construção da doutrina do Santo Daime. In: X Simpósio ABHR / UNESP ? Assis, 2008, Assis-SP. Anais do X Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões ? ?Migrações e Imigrações das Religiões?., 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANTUNES, H. F.. A literatura acadêmica e a reconstituição histórica do uso da ayahuasca no Brasil.. In: VI EPOG ? Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP, 2011, São Paulo. Anais - VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH, 2011.

2.
ANTUNES, H. F.. Religião e controvérsia: um estudo sobre o debate em torno do uso da ayahuasca no Brasil. In: V EPOG - Encontro de Pós-graduandos da FFLCH - USP, 2010, São Paulo. V EPOG - Encontro de Pós-graduandos da FFLCH - USP, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ANTUNES, H. F.. State, Religious Freedom and Politics of Recognition: The Case of an Ayahuasca Church in Oregon versus the US Government. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANTUNES, H. F.. Between risks, rights and burdens: the regulation process of an Ayahuasca Church in the state of New Mexico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANTUNES, H. F.. Law, religion and cultural heritage: mapping the public controversy regarding the use of Ayahuasca in Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANTUNES, H. F.. Reinventions and controversies: the necessity of tradition and the vicissitudes of regulation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ANTUNES, H. F.. Healing as culture: an ethnography of the healing rituals of an Brazilian ayahuasca religion. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ANTUNES, H. F.. Imágenes de la ayahuasca: un análisis de la producción antropológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANTUNES, H. F.. Cura, religião e cultura: uma análise do estatuto das práticas terapêuticas com o uso da ayahuasca no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANTUNES, H. F.. Políticas públicas, religião e patrimônio cultural: mapeando a controvérsia pública sobre o uso da ayahuasca no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ANTUNES, H. F.. Disputando categorizações e normatividades: uma comparação entre os processos de regulamentação da ayahuasca no Brasil e nos EUA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANTUNES, H. F.. Controvérsia e disputas: um olhar sobre uso religioso da ayahuasca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANTUNES, H. F.. Religião e controvérsia: um estudo sobre o debate em torno do uso da ayahuasca no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ANTUNES, H. F.. Tradição oral e identidade: interpretações sobre o processo de construção da doutrina do Santo Daime. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ANTUNES, H. F.; BRUM, A. . Existe um corpo secular, 2017. (Tradução/Artigo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Religiões e controvérsias públicas: experiências, práticas sociais, e discursos..Políticas públicas, religião e patrimônio cultural: mapeando a controvérsia pública sobre o uso da ayahuasca no Brasil.. 2014. (Seminário).

2.
Automodelagem: o lugar da invenção.. 2011. (Seminário).

3.
Mother House at Mitla: encontros com Carlos Castañeda.. 2011. (Seminário).

4.
Sexta do Mês: Alteridade: um problema antropológico. 2011. (Seminário).

5.
VI EPOG ? Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP. A literatura acadêmica e a reconstituição histórica do uso da ayahuasca no Brasil.. 2011. (Congresso).

6.
?Cultura com aspas?. 2010. (Seminário).

7.
?Tuga? what? Rappers kriolu deslocam a relação convencional entre o espaço e a identidade em Portugal. 2010. (Seminário).

8.
IX Graduação em Campo ? Seminários de Antropologia Urbana. Open Space Religiosidade. 2010. (Congresso).

9.
V EPOG ? Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP. Religião e controvérsia: um estudo sobre o debate em torno do uso da ayahuasca no Brasil. 2010. (Congresso).

10.
XII Jornada de Ciências Sociais da Unesp-FFC. Controvérsia e disputas: um olhar sobre uso religioso da ayahuasca. 2010. (Congresso).

11.
Diáspora e Tradições religiosas afro-brasileiras: Candomblé, Umbanda e Santo Daime.. 2008. (Outra).

12.
X Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões.Tradição oral e identidade: interpretações sobre o processo de construção da doutrina do Santo Daime. 2008. (Simpósio).

13.
3º Fórum de Políticas Públicas - ambiente e populações. 2007. (Outra).

14.
1º Curso de Extensão sobre Meio Ambiente: o meio ambiente ontem, hoje e as perspectivas futuras. 2006. (Outra).

15.
X Jornada de Ciências Sociais - Jornada de Estudos. 2006. (Outra).

16.
I Colóquio de História da Filosofia - Bicentenário da morte de Kant. 2004. (Outra).

17.
IV Seminário do Trabalho: perspectivas do trabalho no Século XXI. 2004. (Seminário).

18.
IX Jornada de Ciências Sociais - Jornada de Estudos. 2004. (Outra).

19.
Seminário 1964 - 40 anos depois. 2004. (Seminário).

20.
XXVII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas - História da filosofia antiga e medieval. 2003. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ANTUNES, H. F.. Políticas públicas, religião e patrimônio cultural: mapeando a controvérsia pública sobre o uso da ayahuasca no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 9:19:42