Aline Lucia Baggio Montes

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  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Docente de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Matão, Mestre em Educação Especial (UFSCar), Tradutora/Intérprete de Libras/Língua Portuguesa (ProLibras), Especialista em Educação Especial: Práticas Inclusivas na Escola (EDUCON), Graduada em Pedagogia (UNIFEV). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Lucia Baggio Montes
Nome em citações bibliográficas
BAGGIO, A. L.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Matão.
Rua Stéfano D'Avassi, 625
Nova Cidade
15991502 - Matão, SP - Brasil
Telefone: (16) 35060700
URL da Homepage: www.ifsp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 interrompida
Doutorado interrompido em 2014 em Disability Science.
Örebro University, ORU, Suécia.
Orientador: Sangeeta Bagga-Gupta.
Ano de interrupção: 2014
2016 - 2018
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Reconhecimento de Línguas de Sinais e Educação de Surdos no Brasil e na Suécia,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
Palavras-chave: Educação comparada internacional; Reconhecimento de língua(s) de sinais; Educação bilíngue de surdos; Brasil e Suécia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
2008 - 2010
Especialização em Educação Especial: Práticas Inclusivas na Escola. (Carga Horária: 432h).
Sociedade de Educação Continuada, EDUCON, Brasil.
Título: LIBRAS: a discursividade e o dialogismo presentes.
Orientador: Ricardo Assad.
2009 - 2010
Aperfeiçoamento em Formação em LIBRAS. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Teologia e Ciências, FATEC, Brasil.
Título: Libras. Ano de finalização: 2010.
Orientador: Mayra Branco.
2003 - 2007
Aperfeiçoamento em Curso Médio de Teologia. (Carga Horária: 1600h).
Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, EETAD, Brasil.
Título: Educação Teológica para surdos. Ano de finalização: 2007.
2004 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
Título: Libras: a discursividade e o dialogismo presentes.
Orientador: Prof. MSc. Laíse Brandão Nogueira Borges.




Formação Complementar


2016 - 2016
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 3h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Physical Activity.
University of Gävle, HIG, Suécia.
2011 - 2011
Extensão universitária em Educação inclusiva bilíngue para alunos surdos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
EPROINFO. (Carga horária: 40h).
EMEF Prof. Ana Maria Segura, EMEF, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Adapted Physical Activity.
University of Gävle, HIG, Suécia.
2009 - 2009
Ensinando e Aprendendo com as TIC. (Carga horária: 100h).
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional, PROINFO, Brasil.
2009 - 2009
Descritores da Prova Brasil. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municipal de Cosmorama, PM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em LIBRAS Intermediário. (Carga horária: 72h).
Faculdade de Teologia e Ciências, FATEC, Brasil.
2006 - 2007
Qualificação em Administração e Informática. (Carga horária: 108h).
Bit Company, BIT COMPANY, Brasil.
2005 - 2005
A influência das teorias pedagógicas. (Carga horária: 32h).
Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
2003 - 2003
Oficina Compacta III de Treinamento p/ Intérpretes. (Carga horária: 40h).
Instituto Teológico Quadrangular de Curitiba, ITQ - CURITIBA, Brasil.
2002 - 2002
Libras - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2000 - 2000
Oficina Compacta I e II Treinamento p/ Intérpretes. (Carga horária: 30h).
Segunda Igreja Batista, I.B., Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de LIBRAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Desenvolvimento Sueco para Esporte de Inaptidão, SUH, Suécia.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 20


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tradutor/intérprete de Libras, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tradutor/intérprete de Libras, Carga horária: 20


CEM Prof. Anita Liévana Camargo, -, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora PEB II, Carga horária: 32


Faculdade de Teologia e Ciências, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de LIBRAS, Carga horária: 10


EMEF Prof. Ana Maria Segura, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora PEB I, Carga horária: 30


Colégio Objetivo, UNIFEV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Intérprete de LIBRAS, Enquadramento Funcional: Intérprete, Carga horária: 20


Pré-escola Prof. Nely Jorge da Cunha, -, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 30


Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária na Biblioteca, Carga horária: 30
Outras informações
Atribuições: atendimento e auxílio aos usuários, organização e manutenção do acervo e processamento técnico.



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Reconhecimento de Línguas de Sinais e Educação de Surdos no Brasil e na Suécia
Descrição: O objetivo desse trabalho é investigar, na perspectiva comparada, os documentos que reconhecem as línguas de sinais no Brasil e na Suécia e analisar se os respectivos reconhecimentos contribuíram para o processo educacional dos surdos, em ambos os países. Trata-se de um estudo documental, tendo a análise de conteúdo como principal abordagem. Em meio a uma discussão mais ampla sobre direitos linguísticos e direito ao uso de línguas minoritárias, avanços na educação de surdos ? do ponto de vista legal ? começam a se fazer presentes de forma mais explícita na década de 1990, marcada pelos movimentos surdos e por debates sobre os reflexos negativos do modelo clínico-terapêutico. A comunidade surda passa, então, a se ver representada na essência da estratégia política do movimento multiculturalista e estudos sobre essa vertente começam se fortalecer no contexto internacional, assim como as discussões sobre a oficialização de línguas de sinais. A Suécia, primeiro país a dar status de língua a uma língua de sinais, assim como o ?modelo sueco? de educação bilíngue, desperta um grande interesse. Os eixos de análise foram: tipo de reconhecimento, análises dos textos da Lei Libras (no10.436/2002) e Lei da Língua Sueca (SFS 2009:600) e contribuições dos documentos para a educação de surdos. A metodologia de estudos em educação comparada mostrou importantes aspectos. Na Suécia, o direito de aquisição e uso da língua sueca de sinais, como língua materna, está previsto na lei, e o país contribui efetivamente na criação de condições reais para a sua aquisição pela comunidade surda; as políticas linguísticas regem todo o processo de direito linguístico e de direito de aquisição de língua aos surdos. No Brasil, o direito à aquisição não é previsto em lei e, assim, não estão definidos os caminhos a serem percorridos pelas crianças surdas que almejam a aquisição de sua língua; os debates sobre a Libras sempre estiveram estritamente ligadas aos debates dos direitos da pessoa com deficiência, sendo evidente a dupla categorização dada aos surdos: pessoas com deficiência e membros de grupos minoritários. Portanto, o reconhecimento da Libras não garantiu ao surdos brasileiros o direito à aquisição da língua de sinais; e, também, não promoveu a garantia de uma educação bilíngue. Na Suécia, diante do cenário estudado, a lei só reafirmou a prática executada durante longos anos: uma educação em língua de sinais durante toda a idade escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
LIBRAS: a discursividade e o dialogismo presentes
Descrição: Propomos uma pesquisa para analisar a presença da discursividade na Língua de Sinais (LIBRAS) utilizada pelos surdos em condições diferenciadas. Nosso objetivo é destacar os aspectos discursivos presentes nessa língua, que não é oralizada. Dessa forma, foram gravadas quatro situações para a observação do processo dialógico entre surdos que utilizam Libras.Constatamos, então, que é por meio da Libras que os surdos significam o mundo, instaurando um processo discursivo dialógico no qual estabelece a utilização de gestos para usar uma modalidade de linguagem, no caso viso-gestual. A surdez não priva os surdos da faculdade da linguagem, mas sim possibilita a sua condição de sujeito da linguagem por meio do uso de uma modalidade diferente da oralizada que predomina na sociedade. Podemos observar, também, que é por meio da Libras que o surdo faz uma vinculação com a linguagem oral e escrita o que lhe possibilita participar do processo de aprendizagem de forma efetiva e eficaz ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: LIBRAS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividade Física Adaptada.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil e Ensino Fundamenteal.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BAGGIO, A. L.; TOSTES, R. S. ; BARROSO, A. F. ; MORAIS, M. P. ; GIAMLOURENCO, P. R. G. M. . O olhar de Carlos Skliar sobre a Educação Especial. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial - CBEE, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
TOSTES, R. S. ; BAGGIO, A. L. ; BARROSO, A. F. ; MORAIS, M. P. ; MELO, P. . O olhar de Carlos Skliar sobre a educação especial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BAGGIO, A. L.. A Convenção da ONU e a Pessoa com Deficiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BAGGIO, A. L.; SILVA, D. L. ; ALFAGALI, E. M. . III Encontro de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BAGGIO, A. L.. Curso de Capacitação de Servidores: LIBRAS I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BAGGIO, A. L.. Curso de LIBRAS I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GALVAO, M. V.; OLIVEIRA, A. R.; BATISTELLA FILHO, F.; PUGLIESE, L.; BAGGIO, A. L.. Participação em banca de Marcos Vinícius Galvão.O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e a Agricultura Familiar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Matão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PULITANO, V. M. S. E.; VIEIRA, G. S.; BAGGIO, A. L.. Processo Seletivo de Professor Substituto da área de Alimentos. 2017.

2.
BAGGIO, A. L.; BRIEGA, D. A. M.; MORAIS, M. P.. Processo Seletivo de Professor Substituto da área de Libras. 2017.

3.
RIBEIRO, E. R.; BAGGIO, A. L.; CAMARGO, L. M.. Processo Seletivo de Professor Substituto da área de Gestão. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (SP).

4.
LOURENCETTI, C.; BAGGIO, A. L.; FLUGMINAN, D. L.. Processo Seletivo de Professor Substituto da área de Química. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (SP).

5.
MAZIVIEIRO, H. F. G.; OLIVEIRA, A. A. M.; BAGGIO, A. L.. Processo Seletivo de Professor Substituto de Matemática. 2015.

6.
OLIVEIRA, H. H. S.; BAGGIO, A. L.; MESSIANO, G.. Processo Seletivo de Professor Substituto da área de Química. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (SP).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio Língua, Discurso e Poder: Políticas linguísticas locais e gestão acadêmica da Libras. 2016. (Encontro).

2.
I Colóquio Língua, Discurso e Poder: as Línguas de Sinais nos Estudos da Linguagem. 2015. (Encontro).

3.
II Colóquio da Unesp sobre línguas de sinais e Libras. 2015. (Outra).

4.
II Seminário do IFSP sobre Diversidade Cultural e Educação. 2015. (Seminário).

5.
3º Encontro do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas). 2014. (Encontro).

6.
Evento de Alinhamento para Atuação dos Intérpretes de LIBRAS no ENEM. 2014. (Outra).

7.
II Jornada de Ciência e Tecnologia - Palestra: Bebidas não alcoólicas e seus processos. 2014. (Outra).

8.
Oficina: História e Cultura Africana e Afro-brasileira no IFSP. 2014. (Oficina).

9.
Palestra: Coleta Seletiva e sua importância na Preservação do Meio Ambiente. 2014. (Outra).

10.
Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania 2013.Intérprete e Tradutora de LIBRAS. 2013. (Seminário).

11.
I Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. 2012. (Congresso).

12.
III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.As novas perspectivas e desafios na Implementação da Convenção da ONU. 2012. (Encontro).

13.
XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Comissão Organizadora Nacional. 2011. (Olimpíada).

14.
Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental. 2010. (Oficina).

15.
V Encontro Regional de Políticas Públicas para Pessoas Deficientes.Autogestão e Autodefensores: conquistando caminhos para ser e conviver. 2010. (Encontro).

16.
III Semana Acadêmica.Intérprete e Tradutora de LIBRAS. 2009. (Outra).

17.
The 17th International Symposium on Adapted Physical Activity.Supervisão do programa de voluntários. 2009. (Simpósio).

18.
III Encontro de Políticas Públicas para Pessoa Deficientes.Inclusão Escolar: Quando é que vamos começar a acabar com esta conversa de surdos?. 2008. (Encontro).

19.
I Simpósio sobre Metodologia de Ensino e Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior.Intérprete e Tradutora de LIBRAS. 2008. (Simpósio).

20.
Primeiro Dia Paraolímpico Escolar na América do Sul.Preparo de material educacional, planejamento de ações, programa de educação de líderes. 2008. (Oficina).

21.
16th International Symposium of Adapted Physical Activity (ISAPA).Adapted Physical Activity and Health for All. 2007. (Simpósio).

22.
7th Brazilian Congress of Adapted Motor Activity. A Political, Cross-Disciplinary, and Lifespan Perspective on Human Diversity. 2007. (Congresso).

23.
IX Semana de Letras.Palestra: Olhares diversos sobre a inclusão. 2007. (Outra).

24.
3º Encontro de Pedagogia. 2006. (Encontro).

25.
Semana Regional da Excepcionalidade.Acessibilidade: um caminho para a inclusão. 2006. (Encontro).

26.
2º Encontro de Pedagogia. 2005. (Encontro).

27.
VI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada. Atividade Física Adaptada: Políticas de Acessibilidade. 2005. (Congresso).

28.
1º Encontro de Pedagogia. 2004. (Encontro).

29.
1º Encontro de Profissionais que Trabalham com a Surdez. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAINE, M. A. A. ; BAGGIO, A. L. . III Semana da Educação Inclusiva. 2016. (Outro).

2.
BAGGIO, A. L.; CHAINE, M. A. A. . II Semana da Educação Inclusiva. 2015. (Outro).

3.
FRÖJD, K. ; VANLANDEWIJCK, Y. ; BAGGIO, A. L. . The 17th International Symposium on Adapted Physical Activity. 2009. (Outro).

4.
FRÖJD, K. ; BAGGIO, A. L. . Primeiro Dia Paraolímpico Escolar. 2008. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BAGGIO, A. L.. A Convenção da ONU e a Pessoa com Deficiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TOSTES, R. S. ; BAGGIO, A. L. ; BARROSO, A. F. ; MORAIS, M. P. ; MELO, P. . O olhar de Carlos Skliar sobre a educação especial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BAGGIO, A. L.. Curso de LIBRAS I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BAGGIO, A. L.. Curso de Capacitação de Servidores: LIBRAS I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BAGGIO, A. L.; SILVA, D. L. ; ALFAGALI, E. M. . III Encontro de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BAGGIO, A. L.; CHAINE, M. A. A. . II Semana da Educação Inclusiva. 2015. (Outro).

2.
FRÖJD, K. ; BAGGIO, A. L. . Primeiro Dia Paraolímpico Escolar. 2008. (Outro).

3.
FRÖJD, K. ; VANLANDEWIJCK, Y. ; BAGGIO, A. L. . The 17th International Symposium on Adapted Physical Activity. 2009. (Outro).

4.
CHAINE, M. A. A. ; BAGGIO, A. L. . III Semana da Educação Inclusiva. 2016. (Outro).




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