Vagner Aparecido de Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7435589605455909
  • Última atualização do currículo em 23/07/2014


Administrador, Antropólogo, Linguista, Psicanalista (curso em andamento pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa), Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP e Doutorando em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em LÍngua Portuguesa pela PUC/SP (2009), Especialização em andamento em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Campos Elíseos (SP), Bacharelado em andamento em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi (Laureatte International Universities). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2012), graduado em História pela Universidade Metropolitana de Santos (2009), em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo (2006), em Informatica com ênfase em gestão de negócios pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (2006) e em Gestão de Negócios Internacionais pelo Centro Universitário Nove de Julho (2001). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vagner Aparecido de Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, V. A.;Moura, Vagner Aparecido de


Formação acadêmica/titulação


2012
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Título: Discurso Pedagógico versus Identidade Cultural: Estudo Comparado entre o Brasil e Angola,
Orientador: Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos.
Bolsista do(a): Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil.
Palavras-chave: Subjetividade; Discurso pedagógico; identidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2009
Doutorado em andamento em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Proposta de Modelo Netnográfico como método de pesquisa.,
Orientador: Teresinha Bernardo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Redes Sociais; Subjetividade; identidade; Afro-brasileiro; Afro-americano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2007 - 2009
Mestrado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Educação a Distância no contexto universitário: Os aspectos positivo e negativo do processo de ensino-aprendizagem no Ambiente Virtual,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos.
Palavras-chave: Recursos tecnológicos; Educação a distância; Interação on line; Subjetividade na linguagem; Estratégias linguísticas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2013
Especialização em andamento em Psicopedagogia Clínica.
Faculdade Campos Elíseos, FCE, Brasil.
Título: a definir.
Orientador: a definir.
2013
Especialização em andamento em Psicopedagogia Institucional.
Faculdade Campos Elíseos, FCE, Brasil.
Título: a definir.
Orientador: a definir.
2014
Aperfeiçoamento em andamento em Curso de Formação em Psicanálise.
Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa.
Título: a definir.
Orientador: a definir.
2014
Graduação em andamento em Administração de Empresas.
Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).
Título: a definir.
Orientador: a definir.
2009 - 2012
Graduação em Ciencias sociais ( Bacharelado).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Cibercultura: O papel dos interlocutores no processo de ensino/aprendizagem.
2009 - 2012
Graduação em Ciencias sociais ( Licenciatura).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2008 - 2009
Graduação em Historia.
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Título: As raízes históricas do genocídio em Ruanda (Abril-Julho de 1994).
Orientador: Clara Versiani dos Anjos Prado.
2004 - 2006
Graduação em Informática com ênfase em gestão de negócios.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Quebrando Paradigmas no Processo de Ensino e Aprendizagem.
Orientador: Rebecca Bignardi.
2004 - 2006
Graduação em Letras Português/Inglês.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2000 - 2001
Graduação em Gestão de Negócios Internacionais.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.


Formação Complementar


2012 - 2012
Análise do Discurso na Contemporaneidade. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Confusão de Línguas. (Carga horária: 6h).
Centro de Estudos Psicanalíticos.
2012 - 2012
Introdução à Psicanálise. (Carga horária: 32h).
Centro de Estudos Psicanalíticos.
2011 - 2012
Técnica vocal.
Conservatório Arte Musical.
2009 - 2011
Violino.
INSTITUTO CULTURAL CONSERVATÓRIO MUSICAL HEITOR VILLA LOBOS.
2010 - 2010
Textualidade e Discursividade: convergências. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Pontos de Gramática Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Processo de Inclusão escolar de portadores de defi. (Carga horária: 40h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em História e Cinema. (Carga horária: 50h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Projeto Minas Gerais Cultural. (Carga horária: 100h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2004 - 2006
Canto Erudito.
Conservatório Dramático de São Paulo.
2000 - 2000
Web Design. (Carga horária: 40h).
Escola Senai Frederico Jacob.
1996 - 1998
Curso de Lingua Estrangeira - Espanhol.
Fundação Richard Hugh Fisk.
1989 - 1994
Curso de Lingua Estrangeira Inglês.
Fundação Richard Hugh Fisk.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera, FATEC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 16

Atividades

01/2014 - 07/2014
Ensino, Mecânica: Processos de Soldagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
01/2014 - 07/2014
Ensino, Fabricação Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, Tecnologia e Inovação
01/2014 - 07/2014
Ensino, Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Comunicação e Expressão

Escola Augusto Martins Gomes, AMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês, História e Sociologia


Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Colegio Futuro, C.F, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE INGLES E PORTUGUES, Carga horária: 20


SOS COMPUTADORES, SOS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS, Carga horária: 20


AXA ASSISTANCE, AXA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISNTE COMERCIAL TRILINGUE, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Discurso Pedagógico versus Identidade cultural: Estudo comparado entre o Brasil e Angola

Descrição: Partindo dessa premissa e da hipótese de que uma herança cultural comum emoldurada em uma perspectiva multiculturalista pode engendrar, segundo Martins (2006, p.57), um espaço plural e fragmentado, com uma memória, com uma memória igualmente plural e fragmentada . E pontua que os envolvidos nessa interpenetração cultural, impulsionados pelas mesmas forças globalizadoras culturais, tecnológicas, econômicas e políticas entrecruzam num mundo de fronteiras porosas em que ideias, pessoas e produtos partilham identidades e renovam a produção de novas práticas culturais . Foi impelido a suscitar duas questões norteadoras para o desenvolvimento desta pesquisa: Como os afrodescendentes brasileiros e angolanos são retratados ao longo da história, nos livros de História das series iniciais (Fundamental II 7 e 8 ano) no período de 1945- 2014?; e Qual a influência do discurso pedagógico adotado em relação tanto ao processo de subjetivação desses atores sociais quanto à configuração e a (re) configuração de seus sinais diacríticos no momento de se identificar como sujeito históricos? Para lograr êxito nesta pesquisa será feito um estudo comparado do discurso pedagógico dos livros de História do Ensino fundamental II (7 e 8 ano) entre o Brasil e Angola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Vagner Aparecido de Moura - Integrante / Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos - Coordenador.
2009 - 2014
Proposta de Modelo Netnográfico como método de pesquisa.

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como finalidade discutir, sob a perspectiva história e antropológica as relações raciais no Brasil e nos Estados Unidos da América, a influência da memória no processo de subjetivação dos atores sociais: afro-brasileiro e afro-americano e o papel e a influência das mídias digitais neste processo. Ressalta-se que para compreender as mídias digitais, deve-se estar atento ao fato de que as mídias digitais correspondem um espaço movente, híbrido, constituído pela relação entre o espaço eletrônico e o espaço físico, lócus em que o processo de subjetivação dos atores sociais traz, à baila, a discussão da corporalidade, da imagem, do lugar e do não lugar e da alteridade na pós-modernidade. Sendo anuente desse contexto e de sua complexidade, elaborei, durante o estudo de doutoramento, uma proposta de modelo netnográfico ancorado nos seguintes procedimentos: Entreé: percurso netnográfico exploratório com base nas categorias fenomenológicas de Merleau-Ponty (1999): pré-reflexivo do cogito, intersubjetividade, corpo, linguagem e o simbólico, com a finalidade de obter as primeiras impressões e dados dos sítios observados/experimentados e, assim, apresentar ao meu coenunciador como se configura o processo de subjetivação dos atores sociais e a segunda etapa Análise e a interpretação de dados que corresponde a um modelo triádico composto por quatro categorias:Territorialidade, Psiquismo (Freudiano), Semiótica (Peirce) e Psiquismo (Lacaniano), cada uma destas categorias é constituída por três fases com fulcro não só em descortinar o papel da imagem, da linguagem e do discurso nas redes sociais virtuais, como também corroborar o percurso netnográfico do primeiro procedimento do modelo netnográfico (Entrée) ou apresentar novas pistas sobre o processo de subjetivação dos atores sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Vagner Aparecido de Moura - Integrante / Teresinha Bernardo - Coordenador.
2007 - 2009
Educação a distância no contexto universitário: os aspectos positivo e negativo do processo de ensino/aprendizagem no ambiente virtual

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem o propósito de investigar como as instituições de ensino superior estão trabalhando as estratégias lingüísticas no ambiente virtual. Por conseguinte a pesquisa tem como objetivo abordar os aspectos positivo e negativo da conjuntura da EaD no ensino superior brasileiro; o papel dos interlocutores no ambiente virtual (aprendizes e mediadores); as estratégias lingüísticas, utilizadas pelos mediadores no processo de ensino/aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Vagner Aparecido de Moura - Integrante / Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Aprovado em 41º lugar no concurso público para o provimento do cargo de Professor da Educação Básica II da disciplina de Língua Portuguesa na Rede Estadual de São Paulo, Secretária Estadual de Educação - São Paulo (SP).
2013
Aprovado em 2º lugar no concurso público para o provimento do cargo de Professor da Educação Básica II da disciplina de Sociologia na Rede Estadual de São Paulo, Secretária Estadual de Educação de São Paulo (SP).
2012
Bolsa de Estudo - Doutorado em Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
2011
Bolsa de Estudos - Doutorado em Ciências Sociais, CNPQ.
2000
Web Design, Escola Senai Frederico Jacob.
1998
Certificado de Estudios de Idioma Español, Fundação Richard Hugh Fisk.
1994
The Tenth IYY International Youth Speech Festival 1994 Kathmandu Nepal, Reiyukai and The Reiyukai Nepal.
1994
Certificate of Achievement English Course, Fundação Richard Hugh Fisk.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOURA, V. A.2013MOURA, V. A. ; CAMPANHOLE, S. G. . Entre o EU e Outro nas relações de subjetividade nas redes sociais. Aurora (PUCSP. Online), v. 6, p. 41-64, 2013.

2.
MOURA, V. A.2013MOURA, V. A. ; Moura, C.A . A configuração e (re) configuração da imagem do docente no processo de subjetivação do discente no conto Os Desastres de Sofia de Clarice Lispector. Verbum (PUC-SP), v. 4, p. 56-67, 2013.

3.
MOURA, V. A.2012 MOURA, V. A. . Redes Sociais Virtuais: a construção da identidade do afro-brasileiro e do afro-americano. Revista Extraprensa, v. 1, p. 34-45, 2012.

4.
MOURA, V. A.2012MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Refletindo a relevância da práxis docente, na contemporaneidade, por meio das questões étnico-raciais na sociedade brasileira. Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações Acadêmicas â013 MG â013 Brasil â013, v. 02, p. 1-13, 2012.

5.
MOURA, V. A.;Moura, Vagner Aparecido de2011MOURA, V. A. . A capa da invisibilidade enviesada nas relações raciais da sociedade brasileira contemporânea. Revista Extraprensa, v. 1, p. 31-42, 2011.

6.
MOURA, V. A.2010MOURA, V. A. . Funk: Um discurso sedutor da cultura popular. Revista Extraprensa, v. 1, p. 624-640, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
MOURA, V. A. . A música e seus deslimites. In: SALEM, K.. (Org.). Connhecimento, Tecnologia e Linguagem. 1ed.São Paulo: FIUZA, 2013, v. , p. 43-54.

2.
MOURA, V. A. . A imagem do professor no conto Os desastres de Sofia, de Clarice Lispector. In: khalil Salem. (Org.). Conhecimento: das linguagens às tecnologias. 1ed.São Paulo: Fiuza, 2013, v. 1, p. 221-233.

3.
MOURA, V. A. . Discussão acerca das matrizes do Racismo no Brasil por meio do espaço midiático. In: SALEM, K.. (Org.). Estudos em Linguagem e Educação. São Paulo. São Paulo: Fiuza, 2012, v. 4, p. 117-125.

4.
MOURA, V. A. . As imbricações entre poesia e música no processo de ensino/aprendizagem. In: SALEM, Khalil (Org.).. (Org.). Pedagogia da Linguagem. São Paulo: Fiuza, 2012, v. 5, p. 217-227.

5.
MOURA, V. A. . Discutindo questões étnico-raciais em sala de aula. In: SALEM, K. (Org.). Fundamentos da educação princípios epistemológicos para a reflexão na ação. 1ed.São Paulo: Fiuza, 2012, v. , p. 179-190.

6.
MOURA, V. A. . A Construção do Argumento no Funk. In: Khalil Salem. (Org.). Análise linguística : textos e contextos. São Paulo: Fiuza, 2011, v. , p. 55-72.

7.
MOURA, V. A. . O ensino de língua portuguesa: inter-ação pela linguagem e sua subjetividade noambiente virtual. In: Liliane Santos &Darcilia Simões (orgs.). (Org.). Ensino de Português e Novas Tecnologias. 01ed.Rio de Janeiro: Dialogarts,, 2009, v. 01, p. 44-50.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, V. A. . Estudio comparativo de la construcción de identidad entre el afro-brasileño y el afro-americano en las redes sociales. In: 1er Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas, 2012, Rosario. Corporalidad, Raza y etnicidad, 2012. v. 1. p. 1-12.

2.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Mídia e Racismo no Brasil. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012, Rio de Janeiro. Análise do Discurso, Linguística Textual e Pragmática, 2012. v. XVI. p. 860-877.

3.
MOURA, V. A. . Repensando a prática docente por meio de questões etnico-raciais na sociedade brasileira contemporânea. In: VIII Seminário Racismo e Educação e VII Seminário Gênero, Raça e Etnia, 2012, Uberlândia. Racismo e Educação, 2012. p. 1-13.

4.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Novas perspectivas da prática docente com o gênero documentário. In: XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2011, Rio de Janeiro. Almanaque CIFEFIL, 2011. v. XV. p. 712-728.

5.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Música e seus argumentos. In: XV Congresso Nacional de Linguistica e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Almanaque CIFEFIL, 2011. v. XV. p. 184-197.

6.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Sociedade em redes: informação e ensino a distância. In: V Simpósio Nacional do ABCiber, 2011, Florianopolis. Educação, processos de aprendizagem e cognição, 2011.

7.
MOURA, V. A. . A importância da leitura nas escolas brasileiras contemporâneas. In: XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Língua ou Literatura Clássica, 2010. v. XIV. p. 191-207.

8.
MOURA, V. A. . A sedução discursiva da música creu. In: XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Linguística Textual, Análise do Discurso e Pragmática, 2010. v. XIV. p. 380-398.

9.
MOURA, V. A. . Funk: Um discurso sedutor da cultura popular. In: XIV Congresso Nacional de Línguistíca e filologia, 2010, Rio de Janeiro. Língua e Literatura Clássica, 2010. v. XIV. p. 1013-1039.

10.
MOURA, V. A. . O Ensino Da Língua Portuguesa: Inter-ação pela Linguagem e sua subjetividade no ambiente virtual. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. O Ensino de Português e as Novas Tecnologias, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, V. A. . Discurso pedagógico versus identidade cultural: Estudo comparado entre o Brasil e Angola. In: X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação, 2014, São Paulo. Multilinguismo e Multiculturalismo, 2014. p. 102-104.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, V. A. . A Revelância da música popular brasileira (MPB) no processo de (re) construção e (des) construção do imaginário cultural do cidadão brasileiro. In: VI Encontro de Pós-Graduandos em Estudos discursivos da USP, 2014, São Paulo. : A multidisciplinaridade nos estudos discursivos, 2014. p. 66.

2.
MOURA, V. A. . As imbricações do discurso pedagógico e das políticas educacionais no processo de subjetivação dos atores sociais no Brasil e Angola. In: 6 Congresso Internacional Lusofonia do IP-PUC/SP - 15 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, 2014, São Paulo. Questões étnicas-raciais, 2014.

3.
DALBELO, A. R. ; FERNANDES, J. ; BARBOSA, W. C. ; MOURA, V. A. . 'Nunca diga não ao Panda'. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 13-13.

4.
NASCIMENTO, A. M. ; QUEIROS, L. C. ; JANNUZZI, R. G. ; FELIX, R. F. ; MOURA, V. A. . 'Areia quente, vem pra pelada'. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 14-14.

5.
OSHIRO, A. ; MOURA, V. A. . Semáforo Quebrado, um fator contribuinte no trânsito na cidade de São Paulo. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 15-16.

6.
FERREIRA, A. L. ; MOURA, V. A. . Projeto e desenvolvimento do produto como fator competitivo. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 16-17.

7.
PAIXAO, A. L. ; MOURA, V. A. . Estudo de caso com ênfase no processo de produção visando erradicar as não conformidades e irregularidades no seguimento metalúrgico. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 17-18.

8.
CARVALHO, C. A. ; MOURA, V. A. . Os impactos da inovação dos processos de soldagem livre de metais pesados. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 18-19.

9.
SILVA, D. A. ; FERREIRA, E. L. ; CASTRO, H. G. ; ALVES, J. C. R. ; MOURA, V. A. . O papel da iconografia na sociedade contemporânea. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 20-21.

10.
ALVES, D. S. ; MOURA, V. A. . Estudo de processo de produção e normas de qualidade. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 21-21.

11.
SILVA, D. R. L. ; TURRA, T. ; MOURA, V. A. . Análise de influência dos parâmetros de soldagem com arame tubular E 410 Nimo em chapas de diferentes espessuras. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 24-25.

12.
SOUSA, E. M. ; MOURA, V. A. . A automação na linha de produção. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 25.

13.
CIPRIANO, F. ; MOURA, V. A. . Análise de vibração de estruturas soldadas acopladas à parede de alpinismo. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 26.

14.
DUO, G. E. K. ; MOURA, V. A. . Estudo comparativo entre as qualidades mecanicas de juntas soldadas e o processo industrial MIG/MAG e eletrodo revestido. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 27.

15.
SILVA, H. B. ; MOURA, V. A. . Análise comparativa da soldagem com eletrodo revestido em estruturas metálicas para construção civil. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 28-29.

16.
BARROS, L. A. ; MOURA, V. A. . Estudo de caso sobre a resistência da solda em estrutura veicular. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 30-31.

17.
SILVA, M. A. ; SIQUEIRA, G. ; MOURA, V. A. . Proposta para minimizar a evasão acadêmica promovendo uma transdisciplinaridade entre os cursos da Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale desenvolvendo um veículo protótipo off road (gaiola cross). In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 32-33.

18.
SILVA, M. P. T. ; MOURA, V. A. . A importância da pesquisa acerca do processo de soldagem em uma sociedade em constante avanço tecnológico. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 34-35.

19.
ALVES, M. C. ; MOURA, V. A. . A relevância do custo/benefício no processo de soldagem no âmbito industrial. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 36-36.

20.
LUCIANO JUNIOR, O. ; MOURA, V. A. . Soldagem externa em tubos: Corrosão e seus processos de manutenção. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 37-37.

21.
SILVA, R. A. ; MOURA, V. A. . Soldagem à plasma em ligas de aluminio. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 38-38.

22.
FERREIRA, R. C. ; MOURA, V. A. . Processo de soldagem de pontos por resistência elétrica. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 39-39.

23.
ALEXANDRE, R. ; MOURA, V. A. . Substituição do aço por ligas de aluminio no automobilismo. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 40-40.

24.
ALVES, R. ; MOURA, V. A. . Meio ambiente e o processo de Fabricação Mecânica. In: I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014, São Paulo. Processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. p. 41-41.

25.
Moura, C.A ; MOURA, V. A. . Do significante ao significado do lexema negro na sociedade brasileira contemporânea. In: 14 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa/ 5 Congresso Internacional de Lusofonia, 2012, São Paulo. Questões etnico-raciais, 2012.

26.
MOURA, V. A. . Estudo comparativo da construção de identidade entre o afro-brasileiro e o afro-americano nas redes sociais. In: Cultura Jovens Afro-Brasil: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo. Formação, Identidade cultural e musicalidade, 2012.

27.
MOURA, V. A. . Mídia de Racismo no Brasil. In: Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Linguagens e Saberes, 2012, São Paulo. LETRAS: LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO, 2012. p. 48-49.

28.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Mídia e Racismo no Brasil. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012, Rio de Janeiro. Análise do Discurso, Linguística Textual e Pragmática, 2012. v. XVI. p. 118-119.

29.
MOURA, V. A. . Discutindo questões étnico-raciais em sala de aula. In: XVI Mostra de Pós Graduação em Letras: Língua e Literatura- Letras em Debate, 2012, São Paulo. Língua e Literatura: Letras em Debate, 2012.

30.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Musica e seus argumentos. In: XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2011, Rio de Janeiro. Aquisição da linguagem, 2011.

31.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Novas Perspectivas da prática docente com o gênero documentário. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Pólítica Linguística e ensino de língua e literatura, 2011.

32.
MOURA, V. A. . Relações raciais na sociedade brasileira contemporânea. In: IV Seminário Internacional de Linguistica: Discurso, Gênero e Memória, 2011, São Paulo. Análise do Discurso e a prática da escrita e da leitura em Lingua portuguesa: uma transposição possível, 2011. p. 187-187.

33.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . As imbricações entre poesia e música no processo de ensino/ aprendizagem. In: IV Encontro de pesquisa discente do programa de pós-graduação em educação da Uninove, 2011, São Paulo. Refletindo a educação em sua multidimensionalidade, 2011.

34.
MOURA, V. A. . Funk: Um discurso sedutor da cultura popular. In: 3 Simposio Internacional de Comunicação e cultura na america latina, 2010, São Paulo. Cultura, Cidadania e Midias alternativas, 2010.

35.
MOURA, V. A. . A importancia da leitura nas escolas brasileiras contemporâneas. In: XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Língua ou Literatura Clássica, 2010.

36.
MOURA, V. A. . A sedução discursiva da música creu. In: XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Linguística textual, Análise do discurso e Pragmática, 2010.

37.
MOURA, V. A. . O papel dos interlocutores: mediadores e aprendizes no ambiente virtual de aprendizagem. In: I Congresso Internacional Texto-Imagem, 2010, São Paulo. Palavra e Imagem na mídia digital, 2010.

38.
MOURA, V. A. . Prática docente com o gênero documentário: as raízes históricas do genocído em Ruanda (Abril -Julho de 1994). In: 13 Congresso Brasileiro de Lingua Portuguesa e 4 Congresso Internacional de Lusofonia IP-PUCSP, 2010, São Paulo. Língua Portuguesa: aspectos linguísticos, culturais e identitários, 2010.

39.
MOURA, V. A. . O papel da linguagem nas propostas metodológicas para o ambiente virtual de aprendizagem. In: III Seminário Internacional de Linguistica Texto, discurso e ensino, 2009, São Paulo. Argumento, Mídia e Ensino, 2009.

40.
MOURA, V. A. . Propostas metodológicas para o ambiente virtual de aprendizagem. In: XIII Mostra do Programa de Pós-Graduação em Letras, 2009, São Paulo. Língua e Literatura: possibilidades e aproximações, 2009.

41.
MOURA, V. A. ; SPADAFORA, S.A.I ; TRUJILLO, M. F. . O papel da Companhia de Jesus. In: XIII Mostra do Programa de Pós-Graduação em Letras, 2009, São Paulo. Língua e Literatura: possibilidades e aproximações, 2009.

42.
PAULA, H.S ; SANTOS, S.J.P ; SILVA, M ; SPADAFORA, S.A.I ; MOURA, V. A. . O prazer pela leitura,hoje, é possível?. In: XIII Mostra do Programa de Pós-Graduação em Letras, 2009, São Paulo. Língua e Literatura: possibilidades e aproximações, 2009.

43.
MOURA, V. A. . Sequência didática com o contexto histórico: As raízes históricas do genocídio em Ruanda. In: IIII 3 Encontro de Pesquisa Discente do Programa de `Pòs graduação em Educação da Uninove, 2009, São Paulo. Perspectivas Atuais da Pesquisa em Educação, 2009.

44.
MOURA, V. A. . O Ensino de Língua Portuguesa: Inter-ação pela Linguagem e sua subjetividade no ambiente virtual. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. O Ensino de Português e Novas Tecnologias, 2008.

45.
MOURA, V. A. . O Ensino no Império: A trajetória do Ensino no Colégio Pedro II entre 1837-1867 e a conexão com os programas curriculares da época. In: 12 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2008, São Paulo. Língua Portuguesa Cultura e Identidade Nacional, 2008.

46.
MOURA, V. A. . Sequência Didática: Proposta Pedagógica com o Gênero Entrevista. In: III Encontro de Comunicações e Letras, 2008, São Paulo. XII Mostra de Pós-Graduação em Letras Língua e Literatura uma falsa dicotomia, 2008.

47.
MOURA, V. A. ; PAULA, H.S ; SANTOS, S.J.P ; SILVA, M ; SPADAFORA, S.A.I . O prazer pela leitura,hoje, é possivel?. In: Seminário de Agenda do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem para Ensino de Português, 2008, São Paulo. VI Seminário de Agenda do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem para Ensino de Português, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOURA, V. A. ; CAMPANHOLE, S. G. . Entre o Eu e o Outro nas relações de subjetividade nas redes sociais. Aurora (PUCSP. Online), 2013.

2.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . A configuração e (re) configuração da imagem do docente no processo de subjetivação do discente no conto Os Desastres de Sofia de Clarice Lispector.. VERBUM (PUCSP on line), 2013.

3.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Refletindo a relevância da práxis docente, na contemporaneidade, por meio das questões étnico-raciais na sociedade brasileira. Revista Multidisciplinar Vozes dos Vales da UFVJM, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, V. A. . A Revelância da música popular brasileira (MPB) no processo de (re) construção e (des) construção do imaginário cultural do cidadão brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOURA, V. A. . As imbricações do discurso pedagógico e das políticas educacionais no processo de subjetivação dos atores sociais no Brasil e Angola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MOURA, V. A. . Discurso pedagógico versus identidade cultural: Estudo comparado entre o Brasil e Angola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Moura, C.A ; MOURA, V. A. . A configuração e (re) configuração da imagem do docente no processo de subjetivação do discente no conto Os Desastres de Sofia de Clarice Lispector. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MOURA, V. A. . Educação a Distância no contexto universitário: os aspectos positivo e negativo do processo de ensino/aprendizagem no ambiente virtual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Do significante ao significado do lexema negro na sociedade brasileira contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOURA, V. A. . Estudio comparativo de la construcción de identidad entre el afro-brasileño y el afro-americano en las redes sociales. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MOURA, V. A. . Mídia e Racismo no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Mídia e Racismo no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MOURA, V. A. . Entre o Eu e o Outro nas relações de subjetividade nas redes sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
MOURA, V. A. ; MINGATOS, G. S. . Para além do estético, os grafismos Wajãpi e sua patrimonialização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MOURA, V. A. . Discussão acerca das matrizes do Racismo no Brasil por meio do espaço midiático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
MOURA, V. A. . Discutindo questões étnico-raciais em sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Moura, C.A ; MOURA, V. A. . Música e seus argumentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Novas perspectivas da prática docente com o gênero documentário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MOURA, V. A. . Relações raciais na sociedade brasileira contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
MOURA, V. A. ; Moura, C.A . Sociedade em redes: informação e ensino a distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
MOURA, V. A. . A capa da invisibilidade enviesada nas relaçõe raciais na sociedade contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
MOURA, V. A. . Funk:Um discurso sedutor da cultura popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
MOURA, V. A. . Prática docente com o gênero documentário: Raízes históricas do genocidio em Ruanda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
MOURA, V. A. . O papel dos interlocutores: mediadores e aprendizes no ambiente virtual de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
MOURA, V. A. . Funk um discurso sedutor da cultura popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
MOURA, V. A. . O papel da Linguagem nas propostas metodológicas para o ambiente virtual de aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
SPADAFORA, S.A.I ; TRUJILLO, M. F. ; MOURA, V. A. . O papel da Companhia de Jesus. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MOURA, V. A. . Propostas metodologicas para o ambiente virtual de aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MOURA, V. A. . Sequência didática com o contexto histórico: As raízes históricas do genocídio em Ruanda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MOURA, V. A. . O Ensino no Império: A trajetória do ensino no Colégio Pedro II entre 1837-1867 e a conexão com os programas curriculares da época. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MOURA, V. A. . Ensino de Língua Portuguesa: Inter-ação pela Linguagem e sua subjetividade no ambiente virtual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
MOURA, V. A. . Sequência Didática: Proposta Pedagógica com gênero entrevista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MOURA, V. A. . Sequência Didática: Proposta com o Gênero Entrevista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MOURA, V. A. . Ensino de Língua Portuguesa; Inter-ação pela linguagem e sua subjetividade no ambiente virtual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
MOURA, V. A. ; PAULA, H.S ; SILVA, M ; SANTOS, S.J.P ; SPADAFORA, S.A.I . O prazer pela leitura, hoje, é possível?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MOURA, V. A. . I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
AVELAR, M. C. M. ; MOURA, V. A. . O lugar das pessoas idosas na sociedade contemporânea: uma reflexão a partir das práticas de benzedeiros (as). 2014. (Revisão de tese de Doutorado em Ciências Sociais).

2.
MOURA, V. A. ; SILVA, M. A. . I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas. 2014. (Diagramação e organização do caderno de resumos).

3.
MOURA, V. A. ; SILVA, M. A. . I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas. 2014. (Revisão do caderno de resumos).

4.
COUTRO, A. A. C. ; MOURA, V. A. . A Pessoa idosa na agenda das políticas públicas do município de Santo André: OS Desafios da garantia de direitos. 2014. (Revisão de Mestrado em Gerontologia).

5.
ALMEIDA, V. L. ; MOURA, V. A. . Envelhecimento e pobreza: o idoso do distrito de M BOI MIRIM. 2013. (Revisão de dissertação de Mestrado em Ciências Sociais).

6.
Ines Maria Benedita Silveira ; MOURA, V. A. . Idoso negros portadores de doenças crônicas. 2012. (Revisão de dissertação de Mestrado em Gerontologia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6 Congresso Internacional Lusofonia do IP-PUC/SP e 15 Congresso Brasileiro Língua Portuguesa. 2014. (Congresso).

2.
I SEMTEC: Simpósio dos Ensinos, Médio, Técnico e Tecnológico: A profissionalização docente. 2014. (Simpósio).

3.
VI Encontro de Pós-Graduando em Estudos Discursivos da USP. 2014. (Encontro).

4.
X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação.Multilinguismo e Multiculturalismo. 2014. (Encontro).

5.
I Colóquio de produção discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas.Processo laboral, educacional e gestão de pessoas. 2014. (Encontro).

6.
14 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa/5 Congresso Internacional de Lusofonia. 2012. (Congresso).

7.
1er Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos e Corporalidades en las Culturas y p. 2012. (Congresso).

8.
Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Linguagens e Saberes. 2012. (Congresso).

9.
XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2012. (Congresso).

10.
28ª Reunião Brasileira de Antropologia: Desafios antropológicos contemporâneos cc. 2012. (Simpósio).

11.
Walter Benjamin e o Fetiche da Tecnologia. 2012. (Outra).

12.
Lingua e Literatura: Letras em Debate- XVI Mostra de Pós Graduação em Letras as. 2012. (Outra).

13.
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2011. (Congresso).

14.
IV Seminário Internacional de Linguística: Discurso, Gênero e Memória. 2011. (Simpósio).

15.
V Simpósio Nacional do ABCiber. 2011. (Simpósio).

16.
5 Congresso de Pesquisa Discente. 2011. (Simpósio).

17.
IV Semana de Ciências Sociais - 140 anos da Comuna de Paris. 2011. (Outra).

18.
V Sofia Semana de Orientação Filosófica Internacional e Acadêmica. 2011. (Outra).

19.
O Legislativo Municipal em Guarulhos. 2011. (Outra).

20.
13 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2010. (Congresso).

21.
I Congresso Internacional de Texto Imagem. 2010. (Congresso).

22.
3 Simposio Internacional de Comunicação e Cultura na America Latina. 2010. (Simpósio).

23.
III Seminário Internacional de Linguística Texto, discurso e ensino. 2009. (Simpósio).

24.
III Encontro de Pesquisa discente do programa de Pós-graduação em Educação da Uninove. 2009. (Encontro).

25.
XIII Mostra do Programa de Pós-Graduação em Letras. 2009. (Outra).

26.
12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2008. (Congresso).

27.
III Congresso Nacional de Humanas - III Hunicon Universidade Cruzeiro do Sul. 2008. (Congresso).

28.
Seminário de Agenda do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem para o ensino de português- GELEP. 2008. (Seminário).

29.
XIV Simpósio Multidisciplinar da USJT. 2008. (Simpósio).

30.
I Simpósio Mundial de Estudos de Lingual Portuguesa. 2008. (Simpósio).

31.
XII Mostra de Pós-Graduação em Letras - Língua e literatura: uma falsa dicotomia. 2008. (Outra).

32.
19 Bienal Internacional do Livro de São Paulo. 2006. (Outra).

33.
Avaliação e Planejamento. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOURA, V. A. ; SILVA, M. A. . I Colóquio de Produção Discente: Reflexões sobre o processo laboral, educacional e gestão de pessoas. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Marcos Paulo Torquete da Silva. A importância da pesquisa acerca do processo de soldagem em uma sociedade em constante avanço tecnológico.(elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

2.
Hélio Batista da Silva. Analise comparativa da soldagem com eletrodo revestido em estruturas metálicas para construção civil.(elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

3.
Mauro Cardoso Alves. A relevância do custo/benefício no processo de soldagem no âmbito industrial (elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

4.
Dielson Rafael Lima da Silva. Análise da Influência dos parâmetros de soldagem com arame tubular E 410 NiMo em chapas de diferentes espessuras.(elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

5.
Gil Eduardo Krug Duo. Estudo comparativo entre as qualidades mecânicas de juntas soldadas e o custo efetivo destas, entre os processos de Soldagem MIG/MAG e Eletrodo Revestido. (elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

6.
Carlos Amorim de Carvalho. Os impactos da inovação dos processos de soldagem livre de metais pesados (elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

7.
Bruno Pereira Sales. Qualificação de Processos e de Procedimentos de Soldagem.(elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

8.
Denilson Ribeiro. Corrosividade atmosférica nos materiais metalicos (elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

9.
Olívio Luciano Júnior. Soldagem externa em tubos: corrosão e seus processos de manutenção (elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

10.
Rafael Aguiar Silva. Soldagem a plasma em ligas de alumínio (elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

11.
Jeferson José de Carvalho. Efeitos da atmosfera na corrosão sob tensão (elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

12.
Leandro Almeida Barros. Estudo de caso sobre a resistência da solda em estrutura veicular (elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

13.
Flavio Cipriano. Análise de vibração de estruturas soldadas acopladas à parede de alpinismo. (elaboração de projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.

14.
Rafael Alberto Cillo. Soldagem Robotizada no processo GMAW (MIG-MAG) (elaboração de pré-projeto de graduação). 2014. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo Campus Itaquera. Orientador: Vagner Aparecido de Moura.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/07/2014 às 4:30:08