Ana Carolina Rezende Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8106777138623997
  • Última atualização do currículo em 13/04/2018


Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada e mestra em História pela mesma instituição. Tem experiência na área de História nas seguintes áreas: história da saúde e das doenças e história da ciência. Professora de História nos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Integrante do Scientia: Grupo de Teoria e História da Ciência. Membro da Comissão Editorial da Temporalidades - Revista discente do Programa de Pós-graduação em História da UFMG (2017-2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carolina Rezende Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, Ana Carolina Rezende


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Esquistossomose e Saúde Pública: a construção de uma doença como problema sanitário brasileiro (1908-1975),
Orientador: Anny Jackeline Torres Silveira.
Palavras-chave: História da Ciência; História do Brasil; História da saúde e das doenças; Esquistossomose.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Saúde e da Doença.
2012 - 2014
Mestrado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: "O flagelo que nos ameaça": o cólera na província mineira, epidemia e mobilização social (1855-56).,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Anny Jackeline Torres Silveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da saúde e das doenças; História das Epidemias; História da Ciência; Cólera.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: Historia da Saúde.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.
2007 - 2010
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Documentação Museológica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Conservação e Restauro de Acervos Doc. (Carga horária: 400h).
Agência de Estudos e Restauro do Patrimônio, AERPA, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Municipal - História, Carga horária: 22


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico a Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação em projetos desenvolvidos pelo SCIENTIA: Grupo de Teoria e História da Ciência.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Mestrado CAPES/REUNI, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista de Aperfeiçoamento Técnico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto: Varíola, vacina e outras ameaças à vida dos mineiros: a saúde e a doença na província de Minas Gerais (CNPQ). Sob orientação de Anny Jackeline Torres Silveira. Vinculado ao Scientia/UFMG - Grupo de Teoria e História da Ciência. Vigência: 07/2010 a 07/2012.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: História da varíola em Minas Gerais no século XIX (PROBIC/FAPEMIG). Sob orientação de Anny Jackeline Torres Silveira. Vinculado ao Scientia/UFMG - Grupo de Teoria e Historia da Ciência.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: História do Cólera em Minas Gerais no século XIX (PRPQ/CNPQ). Sob orientação de Anny Jackeline Torres Silveira. Vinculado ao Scientia/UFMG - Grupo de Teoria e História da Ciência.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: A história da saúde na província de Minas Gerais - Séc. XIX (PROBIC/FAPEMIG). Sob orientação de Anny Jackeline Torres Silveira. Vinculado ao Scientia/UFMG - Grupo de Teoria e Historia da Ciência.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A interiorização da assistência: um estudo sobre a expansão e a diversificação da assistência à saúde no Brasil (1850-1945)
Descrição: Estudo da história da assistência à saúde no interior dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, acrescentando elementos sobre participação de médicos em associações civis de prestação de assistência à saúde, tomando como eixo de análise as ações de saúde realizadas fora das capitais dos estados selecionados, procurando analisar a assistência à saúde dominante em cada período histórico, bem como os atores sociais envolvidos, enfocando desde a oferta das profissões de saúde, até os estabelecimentos de saúde disponíveis, ou mesmo o público-alvo das ações e os atores sociais envolvidos (estado e sociedade civil) em cada período histórico analisado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
MEMÓRIA E HISTÓRIA CIENTÍFICA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ICB) DA UFMG, 1949-2010
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Rezende Fonseca - Integrante / Rita de Cássia Marques - Coordenador / Anny Jackeline Torres Silveira - Integrante / Paloma Porto Silva - Integrante / Ana Carolina Vimieiro Gomes - Integrante / Tomaz Aroldo da Mota Santos - Integrante / Jéssica Bley da Silva Pina - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Varíola, vacina e outras ameaças à vida dos mineiros: a saúde e a doença na província de Minas Gerais
Descrição: Este projeto insere-se no campo de pesquisa da História da Saúde, voltado para a reflexão sobre o modo como as sociedades vivenciam, organizam respostas e constroem significados em torno da experiência da saúde/doença. As doenças podem ser vistas como ponto de inflexão para o estudo de diferentes dimensões da vida social, possibilitando ao historiador o exame e discussão em torno da produção do conhecimento no âmbito da medicina, das reações, representações e práticas sociais diante das enfermidades sejam elas originadas das autoridades médicas, do poder público ou da população leiga da atuação dos poderes científico e estatal no âmbito da saúde das populações. De modo mais específico, o desenvolvimento deste projeto tem por objetivo ampliar e aprofundar a reflexão e a produção sobre a história da saúde/doença em Minas Gerais no período imperial, ainda pouco explorada e também contribuir para o debate historiográfico sobre a saúde/doença no Brasil por muito tempo restrito aos estudos voltados para a cidade do Rio de Janeiro - apontando as especificidades que caracterizam o tema no âmbito provincial, e ajudando a traçar de forma mais complexa e mais exaustiva o olhar prospectivo sobre a saúde/doença em Minas Gerais e no Brasil. Enfoque particular será dado a doenças como varíola e o cólera, como também a atuação das autoridades provinciais de caráter reativo e preventivo, como a difusão da vacina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Rezende Fonseca - Integrante / Anny Jackeline Torres Silveira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
História do cólera em Minas Gerais (Século XIX)
Descrição: Estudo das manifestações epidêmicas do cólera em Minas Gerais, durante o período imperial, identificando as formas de atuação das autoridades imperiais diante das epidemias verificadas no território mineiro, as opiniões emanadas do mundo médico sobre a doença, os impactos das aparições da moléstia na vida cotidiana da sociedade mineira e as representações dessa mesma sociedade sobre essa enfermidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Rezende Fonseca - Integrante / Anny Jackeline Torres Silveira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2011
História da varíola em MInas Gerais no período provincial
Descrição: studar as manifestações da varíola em Minas Gerais, durante o período imperial, identificando as formas de atuação das autoridades imperiais diante das epidemias verificadas no território mineiro, as opiniões emanadas do mundo médico sobre a doença, os impactos das aparições da moléstia na vida cotidiana da sociedade mineira e as representações dessa mesma sociedade sobre essa enfermidade.Os impactos causados pela varíola em outras regiões brasileiras sugerem ser ela uma moléstia extremamente significativa quer na experiência cotidiana como nas representações sociais da população em torno das enfermidades. Do mesmo modo, a doença também tem importância expressiva na escassa agenda de saúde pública das autoridades naquele período, sendo praticamente a única que contava com uma legislação específica, como também uma política de atuação mais permanente por parte do estado. Por outro lado, as manifestações da varíola também tiveram impacto destacado no debate e nas teorias circulantes no campo médico durante o século XIX especialmente entre os defensores da teoria do contágio e da teoria miasmática. Como se vê, a varíola é então ponto de inflexão para o estudo de diferentes dimensões da experiência das sociedades no período, possibilitando ao historiador: o exame e discussão de questões ligadas à produção do conhecimento no âmbito da medicina; as reações, representações e práticas sociais diante das enfermidades, sejam elas originadas das autoridades médicas, do poder público ou da população leiga; a atuação desses poderes o científico e o estatal no âmbito da saúde das populações. O desenvolvimento deste projeto visa contribuir para a ampliação da reflexão e da produção historiográfica sobre a saúde em Minas Gerais no período imperial, ajudando a traçar de forma mais complexa e mais exaustiva o olhar prospectivo sobre esse campo de conhecimento...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Carolina Rezende Fonseca - Integrante / Rita de Cássia Marques - Integrante / Anny Jackeline Torres Silveira - Coordenador / Betânia Gonçalves Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
A história da saúde na província de Minas Gerais - Séc. XIX
Descrição: Estudo da organização da assitência à saúde na província de Minas Gerais durante o período imperial (1822-1889) realizando o mapeamento das atribuições dos poderes federal, provincial e municipal, assim como o papel des instituições - como santas Casas, hospitais militares, lazaretos - e de outros agente privados no atendimento dispensado à população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Carolina Rezende Fonseca - Integrante / Eliza - Integrante / Rita de Cássia Marques - Integrante / Anny Jackeline Torres Silveira - Coordenador / Betânia Gonçalves Figueiredo - Integrante / Monica Liz Miranda - Integrante / Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: TEMPORALIDADES


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: Ciências Humanas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Saúde e da Doença.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONSECA, Ana Carolina Rezende2011FONSECA, Ana Carolina Rezende. UM OLHAR PANORÂMICO SOBRE A REDE DE MUSEUS E ESPAÇOS DE CIÊNCIA E CULTURA DA UFMG. Revista brasileira de arqueometria, restauração e conservação, v. 3, p. 1-5, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. O Cólera bate a porta da Província Mineira (1855). In: Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências / ENAPEHC, 2010, Belo Horizonte. Anais do I Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências / ENAPEHC, 2010. v. 1. p. 60-68.

2.
FONSECA, Ana Carolina Rezende; TOLEDO, E. T. . Varíola e Vacina Antivariólica na Província de Minas Gerais no Século XIX ? Análise da documentação à luz da historiografia. In: 3º seminário nacional de história da historiografia: aprender com a história?, 2009, Mariana. Anais do 3º. Seminário. Ouro Preto: Edufop, 2009. p. 1-10.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. As epidemias de varíola em Minas Gerais no século XIX.. In: XVII Encontro Regional de História; Conhecer, Pesquisar, Ensinar História: O lugar do conhecimento no mundo contemporâneo, 2010, Uberlândia. Caderno de Resumos e Programação - XVII Encontro Regional de História. v. 1. p. 190-190.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. Fontes para o estudo da história da esquistossomose no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. 'O cólera em Minas Gerais: a epidemia de 1855-56'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FONSECA, Ana Carolina Rezende; DORNELAS, I. O. ; CARVALHO, N. T. . História da Saúde através de fontes manuscritas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. O cólera em Minas Gerais: mobilização social e vivência da epidemia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. O cólera no século XIX: as teorias acerca de sua origem e o papel atribuído ao meio ambiente.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. O cólera em Minas Gerais: a epidemia e mobilização social (1855 -1856).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. Epidemias de cólera no século XIX: Um balanço historiográfico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. Epidemias e Sociedade: estudos sobre o cólera no Brasil do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. Fontes manuscritas e impressas: possibilidades de abordagem sobre o cólera na província mineira no século XIX.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. As proposições médico-científicas em torno do cólera.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. As Epidemias de Varíola em Minas Gerais no século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. O cólera bate à porta da província mineira (1855). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. A varíola em Minas Gerais no século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FONSECA, Ana Carolina Rezende; TOLEDO, E. T. . Varíola e Vacina Antivariólica na Província de Minas Gerais no Século XIX ? Análise da documentação à luz da historiografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. A Epidemia de Cólera de 1855 em Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. V Encontro PIBID-IFMG. 2016. (Avaliação de trabalhos).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lançamentos Novos Critérios - Boas Práticas na Editoração Científica - Portal de periódicos da UFMG. 2017. (Outra).

2.
V Colóquio de História das Doenças. Fontes para o estudo da história da esquistossomose no Brasil. 2017. (Congresso).

3.
IV Seminário da Oficina de Paleografia.História da Saúde através de fontes manuscritas. 2016. (Seminário).

4.
XX Encontro Regional de História da Anpuh-MG.O cólera em Minas Gerais: a epidemia de 1855-56. 2016. (Encontro).

5.
IV Encontro de Pesquisa em História - EPHIS.Mesa de Comunicação Livre. 2015. (Encontro).

6.
14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O cólera em Minas Gerais: mobilização social e vivência da epidemia.. 2014. (Seminário).

7.
Colóquios do Scientia ? Circulação do Conhecimento: séculos XVII ? XX,.?O cólera em Minas Gerais: a epidemia e mobilização social (1855-1856)?. 2014. (Outra).

8.
XIX Encontro Regional de História da Anpuh-MG.O cólera no século XIX: as teorias acerca de sua origem e o papel atribuído ao meio ambiente. 2014. (Encontro).

9.
XXVII Simpósio Nacional de História.Epidemias de cólera no século XIX: Um balanço historiográfico. 2013. (Simpósio).

10.
13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Fontes manuscritas e impressas: possibilidades de abordagem sobre o cólera na província mineira no século XIX.. 2012. (Seminário).

11.
I Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS.Epidemias e Sociedade: estudos sobre o cólera no Brasil do século XIX. 2012. (Encontro).

12.
I Encontro REUNI 3D - GIZ PROGRAD/UFMG. 2012. (Encontro).

13.
II Colóquio de História e Filosofia da Ciência [Thomas Kuhn]. 2012. (Outra).

14.
III- Seminários de Pesquisa em Pós-graduação - Ciência e Conservação. 2012. (Seminário).

15.
5º Seminário Nacional de História da Historiografia - SNHH.As proposições médico-científicas em torno do cólera.. 2011. (Seminário).

16.
Conferência: Laços familiares e sociais nas Minas coloniais e possibilidades de ascensão social. 2011. (Outra).

17.
I Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências.O cólera bate à porta da província mineira (1855). 2010. (Encontro).

18.
XIX Semana de Inciação Científica da UFMG.A varíola em Minas Gerais no século XIX. 2010. (Outra).

19.
XVII Encontro Regional de História: Conhcer, Pesquisar e Ensinar História..As Epidemias de Varíola em Minas Gerais no século XIX. 2010. (Encontro).

20.
3º seminário nacional de história da historiografia: aprender com a história?.Varíola e Vacina Antivariólica na Província de Minas Gerais no Século XIX ? Análise da documentação à luz da historiografia. 2009. (Seminário).

21.
Encontro com o Museu - Museu Histórico Abílio Barreto. 2009. (Outra).

22.
Temas do Seculo XX - Escola Governador Milton Campos.Anos 60 e 70: cultura e contestação.. 2009. (Oficina).

23.
Treinamento de uso do portal de peródicos CAPES - Biblioteca Universitária da UFMG. 2009. (Outra).

24.
XVIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.A Epidemia de Cólera de 1855 em Minas Gerais. 2009. (Outra).

25.
IMBECILITAS. A Linguagem da desigualdade e da discriminação no discurso jurídico de Antigo Regime.. 2008. (Outra).

26.
XVI Encontro Regional de História - ANPUH/MG. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, Ana Carolina Rezende; FERREIRA, V. ; SOBRAL, M. P. S. ; GASPAR, J. M. C. . VI Encontro de Pesquisa em História - EPHIS - Coordenação de Simpósio Temático A história das ciências e seus discursos historiográficos: perspectivas de estudos (XVI-XX),. 2017. (Congresso).

2.
FONSECA, Ana Carolina Rezende; FERREIRA, V. . V Encontro de Pesquisa em História da UFMG - Coordenação Simpósio Temático ?História da Ciência e a construção de um campo de pesquisa: diálogos em torno da saúde, doença e a produção do conhecimento científico. 2016. (Congresso).

3.
FIGUEIREDO, Betania Gonçalves ; SILVEIRA, Anny Jackeline Torres ; MARQUES, R. C. ; SILVA, P. P. ; FONSECA, Ana Carolina Rezende . Colóquio Internacional Comer: patrimônio material e internacional da alimentação.. 2016. (Congresso).

4.
FONSECA, Ana Carolina Rezende. IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG - Coordenação de Mesa de Comunicação Livre. 2015. (Congresso).

5.
FONSECA, Ana Carolina Rezende; SILVA, M. R. B. ; SA, D. M. ; FIGUEIREDO, Betania Gonçalves . 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia - Monitoria. 2014. (Congresso).

6.
CHAVES, B. S. ; VILARINO, M. T. B. ; FONSECA, Ana Carolina Rezende ; TOLEDO, E. T. . II Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS - Coordenação de Simpósio Temático: História, Saúde e Divulgação Científica. 2013. (Outro).

7.
SILVA, F. A. ; ÁVILA, G. C ; SILVA, P. P. ; FONSECA, Ana Carolina Rezende . I Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências - ENAPEHC. 2010. (Outro).

8.
PAIVA, E. F. ; FONSECA, Ana Carolina Rezende . IV Simpósio Internacional de Estudos sobre a América Colonial. 2008. (Outro).

9.
LIBBY, D. C. ; FONSECA, Ana Carolina Rezende . Colóquio Internacional: Cortes, Cidades, Memórias - Trânsitos e Transformações na Modernidade - X Seminário de Estudos Mineiros.. 2007. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada e classificada em 5º lugar do EDITAL Nº 027/2015 ? Processo seletivo simplificado - professor substituto de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais ? IFMG ? Campus Santa Luzia.
Membro do grupo de pesquisa Scientia & Technica, registrado junto ao Diretório de grupos de pesquisa no Brasil - CNPq.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 22:29:31