Jucemara Antunes

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  • Última atualização do currículo em 27/07/2018


Professora de Ensino Básico Técnico Tecnológico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Doutoranda pelo Programa de Doctorado en Educación na Universitat de València. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM. Especialista em Gestão Educacional - CE/UFSM. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Pesquisadora nos grupos de pesquisa Elos ELOS/CNPq e Estudos sobre Infância: Políticas Públicas, Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente. Pesquisadora nos projetos: Interlocução entre educação básica e superior: [re] articulações na gestão escolar e formação docente 2017-2020; O processo de implementação e ampliação das faixas-etárias na organização de turmas multi-idades na Unidade De Educação Infantil Ipê Amarelo (2016-2019). Professora colaboradora do Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior- OBEDUC/CAPES (2013 - 2017) no projeto intitulado Interlocuções entre Políticas Públicas e Ações Pedagógicas: limites e possibilidades. Professora Pesquisadora - Pedagogia EaD (2008-2016). Professora de Educação Infantil e coordenadora pedagógica na Emei Nucleo de Educacao Infantil Caic - Luizinho De Grandi (2009- 2015). Desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Educação Infantil, Infância, Educação à Distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jucemara Antunes
Nome em citações bibliográficas
ANTUNES, J.;ANTUNES, JUCEMARA


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Doctorado en Educación.
Universitat de València, UV, Espanha.
Título: Educação Infantil - Política pública e direito da infância: Uma análise comparada das políticas públicas na América Latina e o caso do Brasil,
Orientador: Luis Miguel Lázaro Lorente.
Coorientador: Rosane Carneiro Sarturi.
2014
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Orientador: Rosane Carneiro Sarturi.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Ensino Fundamental de nove anos: Em busca de legitimação no cotidiano escolar,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Rosane Carneiro Sarturi.
2009 - 2010
Especialização em Gestão Educacional.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A ESCOLARIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DOS QUATRO AOS DEZESSETE ANOS DE IDADE: REFLEXÕES TECIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR.
Orientador: Rosane Carneiro Sarturi.
2003 - 2007
Graduação em Pedagogia - Licenciatura.
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Título: Abordagem Holística na Educação: Contribuições para prática docente.
Orientador: Débora de Leão Ortiz.
2002 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Informática.
Escola Técnica Santa Clara, ETSC, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
X Curso de Formação de Gestores e Educadores. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Município da Educação, SMED, Brasil.
2010 - 2010
curso de capacitação docente UAB. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
de Form de Profis. da Ed: Esc. que Protege. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação de Tutores. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
Brincar, Aprender, Viver - Educação e Ludicidade. (Carga horária: 40h).
Organizacao Mundial de Educacao Pre-Escolar (RS), OMEP/BR/RS, Brasil.
2004 - 2004
Corel Draw. (Carga horária: 40h).
Didática Treinamento em Informática, DTINF, Brasil.
2002 - 2002
Curso Profissionalizante em Informática. (Carga horária: 120h).
EXATTUS Informática, EI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professora Pedagogia EaD, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora I, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Pesquisadora I no Curso de Pedagogia EaD nas disciplinas: Prática de Ensino na Educação Básica: Inserção e Monitoria (90H) Organização da Ação Pedagógica (60H) Estágio Supervisionado em Educação Infantil (150H)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Pesquisador I, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I do curso de Pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Disciplina de Prática de Ensino na Educação Básica e Gestão da Educação Básica.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor Pesquisador II, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II curso de Pedagia EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Pesquisadora II do curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Santa Maria - Supervisora/Orientadora de Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Pesquisadora I do curso de Pedagogia EaD, da Universidade Federal de Santa Maria.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Tutor Curso Pedagogia EaD, Enquadramento Funcional: Tutora à distância do Curso de Pedagogia EAD, Carga horária: 20


Escola de Educação Infantil CAIC Luizinho de Grandi, EMEI CAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Infantil - Escola Municipal Núcleo de Educação Infantil CAIC ?Luizinho de Grandi?, Santa Maria, RS.


Escola de Ensino Fundamental Pedacinho de Céu, EEFPC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Coordenadora Pedagógica EI, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica EI, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Atua como professora de Informática abrangendo as turmas da Educação Infantil até a 4ª série do Ensino Fundamental. Trabalhando com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação aplicada a Educação.

Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Responsável, Enquadramento Funcional: Responsável
Outras informações
É a responsável técnica pelo laboratório da escola atuando no manutenção dos mesmos e atividades afins.

Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou palestra para professoras da Escola com o seguinte tema: "Abordagem na Educação: construções para a prática docente", no dia 01/08/2007.

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Atuante, Enquadramento Funcional: Regência de Turma
Outras informações
Atua na Regência de Turma na Educação Infantil.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Assistente, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Participou como assistente do cilco de palestras promovidas pela escola para pais, direção e professores no ano de 2006, totalizando 12 horas.


Instituto Harmonia Ação Social, IHAS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pedagoga
Outras informações
Participou do projeto como Pedagoga, totalizando 110 horas, sendo muito importante sua colaboração para o sucesso do projeto.


Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Trabalho voluntário como Pedagoga
Outras informações
Programa Harmonia: Ação Integrada dos Cursos de Pedagogia e Direito.


Secretaria Municipal de Educação Santa Maria, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica EJA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica da Educação do Campo, Carga horária: 20


Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM, UEIIA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Básico Técnico Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professora curso de Extensão, Enquadramento Funcional: Professora curso de Extensão (MEC/SEB), Carga horária: 30
Outras informações
Professora na Disciplina de Identidade Profissional e Trabalho Docente com carga horária de 30 horas, no Polo de Santa Cruz/RS. A disciplina integra o Módulo: Infância e Educação Infantil do Curso de Extensão em Docência na Educação Infantil (MEC/SEB), registrado no GAP sob o número 038427.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professora Curso de Extensão, Enquadramento Funcional: Professora no Curso de Extensão (MEC/SEB), Carga horária: 45
Outras informações
Professora na Disciplina de Cotidiano e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil com carga horária de 45 horas, no Polo de Santa Cruz/RS. A disciplina integra o Módulo: Infância e Educação Infantil do Curso de Extensão em Docência na Educação Infantil (MEC/SEB), registrado no GAP sob o número 038427.

Atividades

02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM, .

02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM, .

01/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Regência de sala em turmas de Educação Infantil.
02/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM, .

Atividade de extensão realizada
Disciplinas ministradas no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil, modalidade presencial..


Linhas de pesquisa


1.
Políticas Públicas e Gestão Escolar
2.
Formação Docente e Práticas Pedagógicas


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO "IOIÔ" DAS POLÍTICAS QUE AMPLIAM A OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Descrição: Este projeto de doutoramento objetiva analisar as relações entre o direito à Educação e a obrigatoriedade, considerando a Lei nº 12.796 (BRASIL, 2013), que torna obrigatória a Educação Básica (EB) no Brasil dos quatro aos dezessete anos de idade e as possibilidades para a sua legitimação nos sistemas de ensino Municipal e Estadual de Santa Maria (SM). Como objetivos específicos foram delineados: Analisar os sentidos que as políticas educacionais assumem para a ampliação da obrigatoriedade da EB, considerando as influências que as políticas supranacionais exercem sobre as mesmas; Compreender, a partir das políticas públicas, os conceitos de direito e obrigatoriedade que caracterizaram a educação nos diferentes períodos, bem como o papel social destinado à EB; Descrever quais os principais fatores que limitam o processo de implementação das políticas públicas nos sistemas de ensino Municipal e Estadual de SM, que garantem o direito ao acesso à EB e quais as possibilidades para a sua legitimação no cotidiano escolar; Refletir acerca das estratégias para garantir o direito de todos os cidadãos ao acesso, permanência e avanço na EB. A abordagem será qualitativa com possibilidade de perspectiva teórico-metodológico do ciclo de políticas, formulada por Stephen Ball e colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994). A pesquisa tem a intenção de abarcar a educação escolar, hoje tida como obrigatória pelos dois marcos regulatórios institucionais, a Emenda Constitucional n º 59, de 2009 (BRASIL, 2009) e a Lei nº 12.796, (BRASIL, 2013), ou seja, o ensino dos quatro aos dezessete anos, com foco na pré-escola e no Ensino Médio (EM)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo: a constituição de uma unidade de ensino, pesquisa e extensão na UFSM.
Descrição: Projeto visa analisar como as ações da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo contribuem para que ela se constitua numa Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFSM, com ênfase nos processos formativos que realiza. Para tanto, a metodologia utilizada será a pesquisa-ação contando com a participação de todos os segmentos da UEIIA, com acadêmicos de diferentes centros e cursos. Os dados de pesquisa classificados serão analisados e sistematizados a partir das ações propostas pelo PPP, projetos de pesquisas da Unidade, observações e entrevistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
O processo de implementação e ampliação das faixas-etárias na organização de turmas multi-idades na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo
Descrição: O projeto surgiu das demandas de investigação a partir da organização de turmas multietárias na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, desde o ano de 2008. Neste ano (2016), todas as turmas são turmas multi-idades com crianças de 1 ano e 6 meses a 6 anos. Esta é uma proposta ainda nova no contexto brasileiro e, por isso, buscamos uma maior interlocução com todos os envolvidos neste processo (crianças, famílias, professores, educadores, bolsistas, estagiários, equipe de funcionários da escola). O projeto tem como objetivo investigar o processo de organização do trabalho pedagógico na ampliação das faixas etárias das turmas multi-idades na UEIIA. A base metodológica será a pesquisa qualitativa, organizada a partir de diversos instrumentos de coleta e análise de dados, tais como: observações participantes, registros de professores, crianças e famílias, entrevistas e questionários. Espera-se com esse projeto ampliar as discussões sobre currículo na Educação Infantil, qualificar a formação de professores da Unidade e documentar o processo de ampliação das faixas etárias das turmas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a universidade pública superando barreiras geográficas
Descrição: A Rede de Estudos entendida como uma rede de relações colaborativas, entre professores formadores, acadêmicos do Curso de Pedagogia EAD e os diversos profissionais que atuam nas instituições escolares, vem estudando a formação inicial de professores para a Educação Básica na modalidade à distância (EAD). Entre as preocupações de estudo estão às possibilidades criadas por esta modalidade educativa de expandir e interiorizar o ensino, contribuindo significativamente para que a educação básica e a economia de pequenos municípios, que recebem os pólos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), através de convênios com a UFSM, avancem na qualidade de vida oferecida a seus cidadãos. Nesse sentido, estabelecemos como objetivo principal da presente pesquisa, o de compreender de que maneira o Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Maria está contribuindo para a qualificação dos profissionais que irão atuar na Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental no interior dos municípios, mediante a orientação e acompanhamento do Estágio Curricular Supervisionado, refletindo acerca das políticas públicas para a infância e para a formação docente. Justificamos o projeto pela necessidade de se qualificar a elaboração de estratégias para organização do processo formativo do professor de Educação Básica através da interação mediada pelo processo de estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia na modalidade à distância. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa, pois, a mesma trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações (MINAYO, 1994). Desta forma, através da pesquisa será possível delinear avanços significativos acerca da qualificação das práticas educativas dos professores/estagiários bem como dos professores regentes, pois é constante o diálogo entre esses e a equipe responsável pelo estágio, propondo a formação inicial e continuada destes professores mediante trocas e produção coletiva de conhecimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades
Descrição: Esta proposta se constitui como projeto local vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), proposto a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa Elos e da linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas/LP2. Os eixos temáticos centrais são: Educação Básica e Educação Superior. As áreas de investigação são: ensino médio; educação e ação pedagógica; avaliação institucional e da aprendizagem e políticas públicas educacionais, selecionados a partir das pesquisas desenvolvidas pelo grupo. Objetiva-se identificar e analisar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas no contexto da gestão educacional, a partir dos impactos, impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de implementação e interferência das políticas públicas educacionais nas reformas regionais e locais realizadas a partir do processo de interlocução entre Educação Básica e Superior, na região pertencente a Associação dos Municípios do Centro do Estado/Amcentro-RS. A metodologia é de abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritiva e explicativa; os instrumentos de coleta de dados são: pesquisa documental, consulta à base de dados do INEP, questionários, entrevistas semi-estruturadas e observação participante; a análise de conteúdo servirá à interpretação dos dados considerando as questões políticas, culturais, econômicas, sociais e teórico-práticas da ação educativa na região. Espera-se promover a interlocução entre a Educação Básica e a Educação Superior, através do compartilhamento dos conhecimentos e produções acadêmicas do Grupo Elos, na perspectiva de potencializar elementos de sinergia e inovação no processo de (re)construção da qualidade do ensino público e da valorização da área da educação e de seus profissionais, bem como na abertura de novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
AS POLÍTICAS PÚBLICAS SUBJACENTES AO CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS REPERCUSSÕES NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO
Descrição: Este Projeto de Pesquisa abriga as investigações que perpassam os impasses e desafios enfrentados pelas instituições de Educação Superior ibero-americanas diante dos pressupostos legais oriundos das políticas públicas internacionais, suas interferências nos currículos dos cursos de formação de professores e nas práticas pedagógicas dos docentes atuantes nos mesmos, bem como de seus alunos e egressos, considerando o âmbito da: gestão educacional; relação teoria-prática; história da educação; avaliação externa e interna; internacionalização da educação; mobilidade acadêmica e das práticas educativas. Pretende interpretar as nuanças das políticas públicas educacionais dentro do contexto histórico-político-social e teórico que provocaram as reconstruções do currículo dos cursos de formação de professores a partir de 2000. Estudo fenomenológico que utiliza os princípios da hermenêutica e da análise de discurso para reinterpretar os dados históricos à luz das questões políticas sociais e teóricas do campo curricular e das práticas educativas, considerando os impasses, desafios e discursos presentes nesse movimento de permanente mudança. O cenário central é a Educação Superior, no que concernem as políticas públicas para a formação de professores, presentes de forma subjacente nas discussões sobre mobilidade docente e discente no contexto mundial, com a parceria da Universidade Nacional de Tres de Febrero (UNTREF/Argentina) e, Universidade de Valência (UV/Espanha), no qual os sujeitos são professores e alunos das três universidades. Propõem a construção de alternativas para possibilitar a interlocução entre as instituições que nos permitam atender as nossas especificidades regionais, políticas, culturais, sociais e econômicas, sem cair no equívoco de mera transferência de modelos forâneos. Observação: O referido projeto conta com a colaboração de colegas de instituições estrangeiras, tendo em vista os Acordos de Cooperação Técnico científico e cultural com a Universidade de Valencia/Espanha e com a Universidade Nacional de Tres de Febrero/Argentina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - Atual
As Políticas Públicas subjacentes ao Currículo dos cursos de Formação de Professores: em busca da coerência entre os saberes e os fazeres presentes nas práticas educativas
Descrição: Busca analisar as influências nas políticas públicas nas práticas curriculares das instituições formadoras de professores no Brasil, na Argentina e na Espanha..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jucemara Antunes - Integrante / Elisiane Eich de Fátima Ilha - Integrante / Rosane Carneiro Sarturi - Coordenador / Marcelo Luis Ronsoni - Integrante / Bruna Freitas Sakis Leal - Integrante / Francine Netto Martins - Integrante / Deisi Inticher Pedroso - Integrante / Fábio Pereira da Silva - Integrante / Nuno Miguel Viegas do Nascimento - Integrante / Daniela Höehr Alves - Integrante / Carine Martins Godoy Torres - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2016 - 2016
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL
Descrição: O IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, programados para acontecer no período de 15 a 17 de junho de 2015, configuram-se como eventos integrados acerca do tema geral "organismos multilaterais e políticas públicas educacionais"..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS E INTERLOCUÇÕES COM PROFESSORES E GESTORES DA REDE PÚBLICA DE SANTA MARIA/RS
Descrição: O projeto de extensão tem por objetivo promover a interlocução de saberes teórico-práticos com os professores de Educação Infantil que atuam na rede pública acerca das práticas pedagógicas na Educação Infantil, a partir das orientações legais em vigência. A partir dos elementos de discussão e análise que perpassam as orientações curriculares legais e permeiam nossa vida na UEIIA, buscarmos provocar o olhar e a escuta sobre o que pensamos e como organizamos e propomos a educação das crianças na educação Infantil, considerando a necessidade de ampliar a rede de colaboração e discussão acerca da implementação das políticas públicas na educação infantil. Nossa perspectiva de trabalho está referenciada na formação em contexto (Kishimoto, 2006), pedagogia da escuta (Rinaldi, 2016) e pedagogia da participação (Oliveira-Formosinho, 2007). As atividades serão organizadas a partir das demandas das escolas participantes, em encontros coletivos e relatos individuais, de modo a promover o aprofundamento teórico-metodológico e desencadear processos de análise e reflexões a partir do trabalho nas escolas de educação infantil, em turmas de creches e pré-escolas e acerca das políticas para a educação infantil..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e a IX Semana acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional
Descrição: O III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e a IX Semana acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, programados para acontecer no período de 16 a 18 de junho de 2015, configuram-se como eventos integrados acerca do tema geral "PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: TEORIA E PRÁTICA". Os eventos são destinados ao público constituído por estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos da educação básica e superior, bem como demais interessados na temática. Ambos eventos convergem na construção do debate teórico-prático que realizam alguns investigadores acerca da compreensão e fortalecimento das pesquisas nesse campo do conhecimento. Destaca-se que as discussões sobre diferentes perspectivas epistemológicas podem vir a contribuir para fortalecer o campo da investigação em políticas educacionais, assim como contribuir para que o público alvo [re]construa, [re]signifique e aprofunde seus conhecimentos acerca dos aspectos teóricos e práticos entrelaçados às políticas públicas e o cenário educacional. O III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, em sua segunda edição, se constitui ação integrada do Projeto do Observatório de Educação (OBEDUC) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), proposto a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa Elos e da linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas/LP2. Objetiva-se com o OBEDUC, identificar e analisar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas no contexto da gestão educacional, a partir dos impactos, impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de implementação e interferência das políticas públicas educacionais nas reformas regionais e locais realizadas a partir do processo de interlocução entre Educação Básica e Superior. A IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, objetiva fomentar a formação continuada dos profissionais da educação através da socialização e produção de conhecimentos pertinentes ao campo da gestão educacional, no que diz respeito a análise político-pedagógica do sistema educacional brasileiro a partir das políticas públicas e seus aspectos epistemológicos. Assim sendo, com a realização dos referidos eventos, que se constituem integrados, espera-se a ampliação e fortalecimento da interlocução entre a Educação Básica e a Educação Superior, na perspectiva de potencializar elementos para a [re]construção de conhecimentos inter-relacionados aos aspectos epistemológicos das políticas educativas no que diz respeito às suas dimensões teórico-práticas, bem como na abertura de novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais. Essa integração vai muito além das reflexões que cerceiam os espaços escolar e universitário, implica, antes de tudo, criar possibilidades de se analisar questões e desafios considerados fundamentais no âmbito das políticas educativas e, consequentemente, da gestão educacional, em face às demandas que a educação enfrenta no contexto de uma sociedade em transformação. Compreender significativamente a relação sociedade e educação, é ir além do contexto micro educacional, o que sugere uma análise mais profunda de seus elementos epistemológicos inter-relacionados a aspectos culturais, econômicos, históricos e políticos. Objetivo Geral: * Promover espaços de discussões acerca das perspectivas epistemológicas das políticas públicas e seus aspectos teórico-metodológicos inter-relacionados aos processos de gestão da educação. Objetivos Específicos * Discutir acerca dos pressupostos epistemológicos que fundam as políticas educativas e suas relações com os processos de gestão educacion.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
PROJETO DE EXTENSÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Descrição: O Curso de Extensão na Docência na Educação Infantil é um curso que privilegia articulação entre teoria e prática no processo de formação docente, fundada no domínio de conhecimentos científicos e didáticos, e tem como públicoalvo professores, coordenadores, diretores de creches e pré-escolas da rede pública e equipes de educação infantil dos sistemas públicos de ensino. Trata-se de um curso de Extensão da Educação Infantil que faz parte do Catálogo dos Cursos da Secretaria de Educação Básica do MEC. O projeto compõe a Rede Nacional de Formação Docente - RENAFOR, instituída pela Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, coordenada pela Coordenação de Formação Continuada de Professores - CFCP/DAGE/SEB/MEC e atendendo as normas estipuladas e já foi aprovado pela diretoria do MEC e indicado para execução. A Universidade aderiu os Programas do Governo Federal, a saber, o PROINFÂNCIA e a Especialização em Docência na Educação Infantil, e nesse ano o aperfeiçoamento, atendendo os municípios das diferentes regiões. Nesse sentido, o presente projeto buscará através da extensão aprimorar a formação continuada de docentes para atuar na Educação Infantil nas redes e sistemas de ensino.Elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica dos profissionais de educação infantil em exercício, a partirde subsídios teóricos e metodológicos que permitam o aprofundamento nos conhecimentos da área; contribuir na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; atender as demandas de formação de profissionais da educação infantil explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR); formar professores, coordenadores, diretores de creches e pré-escolas da rede pública e equipes de educação infantil das redes públicas de ensino pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, instituídas pela Resolução CNE/CEB nº 5, de dezembro de 2009. O curso será presencial e ministrado no Centro de Educação da UFSM, na UNIJUÍ e na Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz. Serão utilizadas atividades coletivas e individuais, de modo a promover o aprofundamento teórico-metodológico e estimular processos de análise e reflexões obre as práticas, o cotidiano de trabalho em creches e pré-escolas e sobre o campo da educação infantil. O material didático-pedagógico deve ser composto por textos, estudos dirigidos, vídeos e outros recursos audiovisuais disponibilizados aos alunos pela IES, de acordo com os planos de ensino das disciplinas, bibliografia e especificidades locais.O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil, modalidade presencial, terá carga horária mínima de 180. As disciplinas serão divididas em 2 módulos: Módulo 1 - Infâncias e educação infantil, Módulo 2 - Currículo, planejamento e ação pedagógica, Atividades integradoras, Rodas de conversa, Seminários.Espera-se cumprir com o proposto no Catálogo do Ministério de Educação atendendo inicialmente 3 turmas para mantermos a qualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
APRIMORAMENTO E MANUTENÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Descrição: Este projeto objetiva desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, no sentido de atuar como um agente de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, que incentivem a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos métodos didático-pedagógicos e possibilitem o acesso à Educação Superior Pública e de qualidade, propiciando a democratização do acesso à educação de forma a contribuir para a redução das diferenças socioculturais que se perpetuam em nossa sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANTUNES, JUCEMARA2017 ANTUNES, JUCEMARA; SARTURI, ROSANE CARNEIRO ; AITA, SONIA M R . n. 3 - A AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS: UM ESTUDO ENTRE A 'POLÍTICA PROPOSTA E A POLÍTICA EM USO'. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 11, p. 1-19, 2017.

2.
ANTUNES, J.;ANTUNES, JUCEMARA2017ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; LORENTE, L. M. L. ; SARTURI, R. C. . Plano Nacional de Educação (PNE) no Brasil: premissas da educação para o desenvolvimento. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, v. 8, p. 88-99, 2017.

3.
ANTUNES, J.;ANTUNES, JUCEMARA2016ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . Globalização e educação: dicotomia subjacente nas políticas públicas educacionais e as interfaces nas reformas no Brasil nas últimas décadas. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, v. 7, p. 111-125, 2016.

4.
ANTUNES, J.;ANTUNES, JUCEMARA2016ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . Formação docente na Educação à Distância: possibilidade de mudança paradigmática estrutural. Revista Disciplinarum Scientia (RDS), v. 16, p. 263-277, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
ANTUNES, J.; ZWETSCH, P. S. ; SARTURI, R. C. . Uma análise das orientações dos organismos internacionais para a elaboração de políticas públicas educacionais para a primeira infância na América Latina e no contexto nacional. In: Rosane Carneiro Sarturi; Mônica de Souza Trevisan;Patrícia dos Santos Zwetsch. (Org.). Transversalizando a educação infantil e a formação de professores. 1ªed.São Leopoldo - RS: Oikos Ltda, 2017, v. 2, p. 23-54.

2.
ZWETSCH, P. S. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . A educação infantil no Plano Nacional de Educação e na Agenda Global De. In: Rosane Carneiro Sarturi; Mônica de Souza Trevisan;Patrícia dos Santos Zwetsch. (Org.). Transversalizando a educação infantil e a formação de professores. 1ªed.São Leopoldo - RS: Oikos Ltda, 2017, v. 2, p. 39-54.

3.
SARTURI, R. C. ; ANTUNES, J. . AS POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS COM SEIS ANOS. In: Lucas Nascimento. (Org.). Leitura e Escrita: o ensino na Alemanha, no Brasil, na França e na Suécia. 1ed.Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015, v. , p. 419-435.

4.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi . A Ampliação do Ensino Fundamental de nove anos sob o olhar das professoras pesquisadoras. In: Angelita Vargas Brasil; João Batista Ramos; Luciana Santos Pacheco; Yolanda Pereira Morel; Zélia Dias Martins. (Org.). Armazém de Ideias III. 3ed.Porto Alegre: , 2011, v. A727, p. 90-95.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANTUNES, J.; ZWETSCH, P. S. ; SARTURI, R. C. . AS INFLUÊNCIAS DAS ORIENTAÇÕES DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. In: XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba / PR. Anais XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. Curitiba / PR: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2017. p. 3343-3355.

2.
HONNEF, C. ; LOFFLER, D. ; ARAUJO, G. R. ; ANTUNES, J. . BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS - ETAPAS (IN) COMPLEMENTARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM., 2016, SANTA MARIA. E-book IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM., 2016. p. 1152-1165.

3.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS RECORRENTES DA GLOBALIZAÇÃO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. In: IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM., 2016, SANTA MARIA. E-book IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM., 2016. p. 187-201.

4.
SILVA, T. A. ; ANTUNES, J. . O curso de formação continuada- PNAIC: possibilidades para alcançar a meta 5 do PNE. In: IV Seminário da Associação Nacional de política e administração da educação - Plano Nacional de educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva, 2016, Chapecó - SC. Anais do IV Seminário da Associação Nacional de política e administração da educação - Plano Nacional de educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva.. Joaçaba, SC: Editora Unoesc, 2016. v. 25. p. 432-440.

5.
ZWETSCH, P. S. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . O currículo para a Educação Infantil: visibilidade para as crianças de zero a três anos de idade.. In: II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância ?Investigação, formação docente e culturas da infância?, 2016, Braga. Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância ?Investigação, formação docente e culturas da infância?. Santo Tirso: WHITEBOOKS, 2016. p. 39-50.

6.
ANTUNES, J.; SILVA, T. A. ; SARTURI, R. C. ; ZWETSCH, P. S. . Criança - sujeito de direitos: comparando a abrangência das influências internacionais e as políticas públicas no Brasil. In: Congresos, Jornadas y Seminarios de la UPO, XV CONGRESO DE EDUCACIÓN COMPARADA: Ciudadanía mundial y Educación para el Desarrollo. Una mirada internacional, 2016, Sevilla. Actas del XV Congreso Nacional de Educación Comparada: Ciudadanía mundial y Educación para el Desarrollo. Una mirada internacional.. Sevilla: Edita Sociedad Española de Educación Comparada y Universidad Pablo de Olavide., 2016. p. 1-10.

7.
ANTUNES, J.; ZWETSCH, P. S. ; SARTURI, R. C. . IMPLICAÇÕES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA OBRIGATORIEDADE DA PRÉ- ESCOLA. In: III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, 2016, Porto. III SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA - Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança.. Porto - Portugal: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2016. p. 741-749.

8.
ANTUNES, J.; FLEIG, M. T. ; LOFFLER, D. . MULTI-IDADES: EXPERIÊNCIAS DE INTERAGIR, BRINCAR E PRODUZIR CULTURAS ENTRE CRIANÇAS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO. In: III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança -, 2016, Porto. Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança -. Porto - Portugal: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2016. p. 1121-1129.

9.
ZWETSCH, P. S. ; ANTUNES, J. . Da ampliação da oferta ao acesso a Educação Infantil como direito para as crianças de 0 a 5 anos de idade.. In: IV Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ? Regional Sul - Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal e gestão educacional em perspectiva, 2016, Chapecó. Anais IV Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ? Regional Sul - Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal e gestão educacional em perspectiva. Chapecó: Biblioteca ANPAE, 2016. v. 25. p. 129-139.

10.
HONNEF, C. ; LOFFLER, D. ; ANTUNES, J. . Educação para a diversidade em turmas multi-idade na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UEIIA. In: II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância, 2016, Braga. Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância. Santo Tirso ? Portugal: WHITEBOOKS, 2016. p. 468-482.

11.
SATHRES, S. M. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . Políticas Públicas para a Educação Infantil e os desafios do poder local frente à universalização. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO- O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas, 2015, BRAGA. II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO- O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas - UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO. BRAGA: De Facto Editores, 2015. p. 1398-Políticas Públi.

12.
ANTUNES, J.; SATHRES, S. M. ; SARTURI, R. C. . Direito versus obrigatoriedade para a Educação Infantil: um diálogo com a escola pública e os desafios do poder local. In: II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas, 2015, Braga. II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas- UNIVERSIDADE DO MINHO - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO. Braga: De Facto Editores, 2015. p. 1410-1420.

13.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. ; SEGAT, T. C. . POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EAD. In: WEBMAIL NAVEGACIÓN IV Congreso Internacional ?Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Profesorado? imagen_formacion_profesorado IV CONGRESO INTERNACIONAL ?NUEVAS TENDENCIAS EN LA FORMACIÓN PERMANENTE DEL PROFESORADO?, 2014, Buenos Aires. IV Congreso sobre Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Profesorado La formación del profesorado en el marco de las políticas educativas de inclusión y de democratización. Problemas, prácticas y desafíos.. Buenos Aires, 2014. p. 147-157.

14.
ANTUNES, J.; RIGHI, S. . O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na formação docente. In: IV CONGRESO INTERNACIONAL ?NUEVAS TENDENCIAS EN LA FORMACIÓN PERMANENTE DEL PROFESORADO?, 2014, Buenos Aires. IV CONGRESO INTERNACIONAL ?NUEVAS TENDENCIAS EN LA FORMACIÓN PERMANENTE DEL PROFESORADO?La formación del profesorado en el marco de las políticas educativas de democratización, equidad y calidad. Problemas, prácticas y desafíos., 2014. p. 731-740.

15.
WINTERHALTER, D. F. ; FERRAO, F. ; ANTUNES, J. ; DOLWITSCH, J. B. ; FLEIG, M. T. ; BARBOSA, P. A. ; SEGAT, T. C. ; VASCONCELLOS, V. A. S. . AS DEMANDAS DAS CRIANÇAS NOS CONTEXTOS DAS ESCOLAS DA INFÂNCIA. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI): Ética e Diversidade na Pesquisa, 2014, Goiânia ? Goiás ? Brasil. IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI): Ética e Diversidade na Pesquisa, 2014.

16.
WINTERHALTER, D. F. ; FERRAO, F. ; ANTUNES, J. ; DOLWITSCH, J. B. ; FLEIG, M. T. ; BARBOSA, P. A. ; SEGAT, T. C. ; VASCONCELLOS, V. A. S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: A BUSCA POR FORMAS DE QUALIFICAR A PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS. In: Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI): Ética e Diversidade na Pesquisa, 2014, Goiânia ? Goiás ? Brasil. Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI): Ética e Diversidade na Pesquisa, 2014.

17.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . Tecnologias de Informação e Comunicação: uma possibilidade de mudança paradigmática na Formação docente em EaD.. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança., 2013, Porto. Trabalho Docente e Formação, Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança.. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2013. p. 3823-3836.

18.
ANTUNES, J.; SOUZA, D. L. ; SARTURI, R. C. . Obrigatoriedade na Educação Infantil: uma análise sobre as políticas públicas e seus impactos.. In: XVII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tema: Educação e cultura para a transformação de pessoas., 2013, Santa Maria. XVII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tema: Educação e cultura para a transformação de pessoas., 2013.

19.
ANTUNES, J.; SOUZA, D. L. ; SARTURI, R. C. . Lei nº 12. 796: entre o direito e a obrigatoriedade da educação para as crianças a partir dos quatro anos de idade.. In: Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS; VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM, 2013, Santa Maria. Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS; VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM, 2013.

20.
ANTUNES, J.; SARTURI, R. C. . A obrigatoriedade da educação básica no Brasil dos quatro aos dezessete anos de idade e os desafios para a sua implementação nos sistemas de ensino.. In: A obrigatoriedade da educação básica no Brasil dos quatro aos dezessete anos de idade e os desafios para a sua implementação nos sistemas de ensino., 2013, Curitiba. Anais do XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD UNESCO: formação docente e sustentabilidade:, 2013.

21.
SATHRES, S. M. ; ANTUNES, J. . Políticas Públicas para a Educação Infantil e os desafios da gestão frente a universalização. In: III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional, 2012, Santa Maria. III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional. Santa Maria: Biblioteca Central UFSM, 2012. p. 1-14.

22.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . A OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A PARTIR DA GESTÃO EDUCACIONAL. In: Seminário ANPAE - Gestão e Políticas Públicas de Educação: Desafios atuais, 2012, Pelotas. Seminário ANPAE - Gestão e Políticas Públicas de Educação: Desafios atuais, 2012.

23.
ANTUNES, J.; SATRES, S. M. ; AITA, Sonia Marli Righi . ESTÁGIO SUPERVISIONADO - TEORIA E PRATICA: MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EAD. In: PRÁCTICA EDUCATIVA Y SOCIAL EN LA UNIVERSIDAD, ESCUELA Y COMUNIDAD Ponencias del XX Seminario Internacional de formación de Profesores Mercosur/Conosur, 2012, Concepción. PRÁCTICA EDUCATIVA Y SOCIAL EN LA UNIVERSIDAD, ESCUELA Y COMUNIDAD Ponencias del XX Seminario Internacional de formación de Profesores Mercosur/Conosur, 2012. p. 575-585.

24.
ANTUNES, J.; VIVIAN, D. M. . PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA RS: REFLEXÕES POSSÍVEIS. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

25.
LEAL, Franciele ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . Formação de Professores para a Educação Infantil. In: VIII Encontro de Pesuquisa em Educação da Região Sul ANPEDSUL ?FORMAÇÃO, ÉTICA E POLÍTICAS: QUAL PESQUISA? QUAL EDUCAÇÃO??, 2010, Londrina PR. VIII Encontro de Pesuquisa em Educação da Região Sul ANPEDSUL ?FORMAÇÃO, ÉTICA E POLÍTICAS: QUAL PESQUISA? QUAL EDUCAÇÃO??, 2010.

26.
ANTUNES, J.; LEAL, Franciele ; SARTURI, R. C. . EDUCAÇÃO PARA TODOS: A POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS COMO ESTRATÉGIA PARA ATINGIR AS METAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

27.
ANTUNES, J.; FATIMA ILHA, E. E. ; SARTURI, R. C. . FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ESPAÇOS DE LEGITIMAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: CHAMPAGNAT, 2009. p. 8535-8546.

28.
ANTUNES, J.; LEAL, Franciele ; SARTURI, R. C. . AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UMA RELEITURA ACERCA DAS PROPOSIÇÕES TEÓRICAS DOS DOCUMENTOS LEGAIS. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2009, São Leopoldo. Anais VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009.

29.
LEAL, Franciele ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . Educação Infantil e Infância: As conquistas alcançadas nas políticas públicas e educacionais vigentes na atualidade. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2009, São Leopoldo. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. São Leopoldo: Leiria, 2009.

30.
ANTUNES, J.; FATIMA ILHA, E. E. ; SARTURI, R. C. . A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO ANOS PARA NOVE ANOS: UM OLHAR VOLTADO PARA A GESTÃO DOS SABERES E A ATUAÇÃO DOCENTE. In: XX Simpósio Catarinense de Administração da Educação e VIII Seminário Estadual de Política e Administração da Educação de Santa Catarina, 2008, Joaçaba- Santa Catarina. Cadernos ANPAE, 2008. p. 105-111.

31.
ANTUNES, J.; FATIMA ILHA, E. E. ; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . A ampliação do Ensino Fundamental de nove anos: perspectivas de implementação.. In: 14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais, 2008, Santa Maria. Anais da 14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais., 2008.

32.
FATIMA ILHA, E. E. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . O processo de alfabetização de crianças com seis anos: uma reflexão necessária.. In: XX Simpósio Catarinense de Administração da Educação e VIII Seminário Estadual de Política e Administração da Educação - Educação Básica: Gestão do Currículo e Formação 2008, 2008, Joaçaba. Cadernos ANPAE, 2008. p. 116-126.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZWETSCH, P. S. ; ANTUNES, J. . Da ampliação da oferta ao acesso a Educação Infantil como direito para as crianças de 0 a 5 anos de idade.. In: IV Seminário da Associação Nacional de política e administração da educação - Plano Nacional de educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva., 2016, Chapecó, SC. Cadernos de programação e Resumos do IV Seminário da Associação Nacional de política e administração da educação - Plano Nacional de educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva.. Joaçaba, SC: Editora Unoesc, 2016. v. 25. p. 50-50.

2.
HONNEF, C. ; LOFFLER, D. ; ANTUNES, J. . Educação para a diversidade em turmas multi-idade na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UEIIA.. In: II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância ?Investigação, formação docente e culturas da infância., 2016, Braga, Portugal. Livro de Resumos II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância ?Investigação, formação docente e culturas da infância., 2016. p. 93-94.

3.
HONNEF, C. ; LOFFLER, D. ; ANTUNES, J. . Diversidade na educação infantil: potencializando reconhecimento através de turmas de multi-idade.. In: XI Seminário Educação Infantil em Debate:Políticas e pedagogias para a educação da pequena infância / Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE., 2016, Rio Grande, RS. Anais do XI Seminário Educação Infantil em Debate:Políticas e pedagogias para a educação da pequena infância / Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE.. Rio Grande, RS: Editora da FURG, 2016. p. 445-446.

4.
AITA, Sonia Marli Righi ; ANTUNES, J. ; LORENTE, L. M. L. ; SARTURI, R. C. . Plano Nacional de Educação (PNE) no Brasil: premissas da educação para o desenvolvimento. In: XV Congreso Nacional de Educación Comparada Ciudadanía Mundial y Educación para el Desarrollo. Una Mirada Internacional., 2016, Sevilha. Libro de resúmenes del XV Congreso Nacional de Educación Comparada Ciudadanía Mundial y Educación para el Desarrollo. Una Mirada Internacional.. Sevilha: Sociedad Española de Educación Comparada y la Universidad Pablo de Olavide, 2016.

5.
SILVA, T. A. ; ANTUNES, J. . O curso de formação continuada- PNAIC: possibilidades para alcançar a meta 5 do PNE.. In: Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ? Regional Sul - Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal e gestão educacional em perspectiva, 2016, Chapecó. Anais Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ? Regional Sul - Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal e gestão educacional em perspectiva. Chapecó: Biblioteca ANPAE, 2016. v. 25. p. 86.

6.
ANTUNES, J.; ZWETSCH, P. S. ; SARTURI, R. C. . Criança - sujeito de direitos: comparando a abrangência das influências internacionais e as políticas públicas no Brasil.. In: XV Congreso Nacional de Educación Comparada Ciudadanía Mundial y Educación para el Desarrollo. Una Mirada Internacional., 2016, Sevilla. Libro de resúmenes del XV Congreso Nacional de Educación Comparada Ciudadanía Mundial y Educación para el Desarrollo. Una Mirada Internacional., 2016. p. 208.

7.
ZWETSCH, P. S. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . O currículo para a Educação Infantil: visibilidade para as crianças de zero a três anos de idade. In: II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância, 2016, Braga - Portugal. Livro de Resumos do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância ?Investigação, formação docente e culturas da infância, 2016. p. 34.

8.
ANTUNES, J.; SATRES, S. M. . Reflexões sobre o processo de formação continuada e o Estágio Supervisionado na Educação à Distância. In: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: APRENDER E EMPREENDER NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA., 2012, Santa Maria. Anais Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão Unifra, 2012. v. 3.

9.
ANTUNES, J.; HAMANN, I. L. ; SARTURI, R. C. . PRÁTICAS ESCOLARES:SUJEITOS, CONTEXTOS E APRENDIZAGEM. In: FÓRUM MUNDIAL de EDUCAÇÃO SANTA MARIA - Educação Economia Solidária e Ética Planetária, 2008, Santa Maria. Anais FÓRUM MUNDIAL de EDUCAÇÃO SANTA MARIA - Educação Economia Solidária e Ética Planetária, 2008.

10.
ANTUNES, J.; FATIMA ILHA, E. E. ; SARTURI, R. C. . O perfil do aluno do Curso de Pedagogia da Educação a Distância (EAD) universidade federal de Santa Maria (UFSM) do pólo de Faxinal do Soturno ? RS. In: II Mostra Acadêmica da FAMES: a Pesquisa a Extensão como Principio Educativo ? FAMES., 2008, Santa Maria. Anais II Mostra Acadêmica da FAMES: a Pesquisa a Extensão como Principio Educativo, 2008.

11.
FATIMA ILHA, E. E. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . Seminário Integrador: uma proposta de articulação dos conhecimentos construídos na Educação à Distância. In: 14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais, 2008, Santa Maria. Anais 14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais, 2008.

12.
ANTUNES, J.; FATIMA ILHA, E. E. ; SARTURI, R. C. . O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELAS CRIANÇAS COM SEIS ANOS: A INFÂNCIA COMO PORTA DE ACESSO. In: II Mostra Acadêmica da FAMES: a Pesquisa a Extensão como Principio Educativo, 2008, Santa Maria. Anais II Mostra Acadêmica da FAMES: a Pesquisa a Extensão como Principio Educativo, 2008.

13.
FATIMA ILHA, E. E. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . A Ampliação do Ensino Fundamental de nove anos: Uma Possibilidade para Repensar o Currículo. In: XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão ? 4º Salão de Iniciação Científica ? SEPE 2008 Tema: Nanociência na Universidade, 2008, Santa Maria. Anais XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão ? 4º Salão de Iniciação Científica ? SEPE 2008 Tema: Nanociência na Universidade, 2008.

14.
FATIMA ILHA, E. E. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) DO PÓLO DE RESTINGA SECA-RS. In: 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria. Anais 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008.

15.
ANTUNES, J.; LERINA, Débora. . Reciclagem: um caminho para a apresentação do meio ambiente. In: VIIII Congresso Internacional de Educação Popular XVII Seminário Internacional de Educação Popular, 2007, Santa Maria / RS. Anais VIIII Congresso Internacional de Educação Popular XV Seminário de Educação Popular, 2007. p. 149-149.

16.
ANTUNES, J.. A inclusão digital como forma de valorização do sujeito e como possibilidade de prevenção a evasão escolar. In: VI Congresso Internacional de Educação Popular XV Seminário de Educação Popular, 2005, Santa Maria / RS. Anais VI Congresso Internacional de Educação Popular XV Seminário de Educação Popular, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
ANTUNES, J.; ZWETSCH, P. S. ; SARTURI, R. C. . AS INFLUÊNCIAS DAS ORIENTAÇÕES DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL',. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANTUNES, J.; LORENTE, L. M. L. ; AITA, Sonia Marli Righi . METAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE COMPARADA DA INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS GLOBAIS NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO E NACIONAL no GT POLÍTICAS GLOBAIS E AGENDA MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ZWETSCH, P. S. ; ANTUNES, J. . Da ampliação da oferta ao acesso a Educação Infantil como direito para as crianças de 0 a 5 anos de idade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, T. A. ; ANTUNES, J. . O curso de formação continuada- PNAIC: possibilidades para alcançar a meta 5 do PNE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . Gestão da Educação Básica: desafios recorrentes da globalização nas reformas educacionais no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
HONNEF, C. ; LOFFLER, D. ; ARAUJO, G. R. ; ANTUNES, J. . Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (in) complementares da educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi . Infância e direitos: comparando políticas educativas supranacionais de caráter global. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi . Reestruturação Curricular no Ensino Médio no RS/BR: Comparando os conceitos subjacentes da proposta e o cotidiano das práticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi . Obrigatoriedade da Educação Básica: Comparando as orientações legais subjacentes das Políticas Públicas e as concepções docentes a partir do cotidiano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . Tecnologias de Informação e Comunicação: uma possibilidade de mudança paradigmática na Formação docente em EaD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, D. L. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . Obrigatoriedade na Educação Infantil: uma análise sobre as políticas públicas e seus impactos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, D. L. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . Lei nº 12. 796: entre o direito e a obrigatoriedade da educação para as crianças a partir dos quatro anos de idade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANTUNES, J.; SARTURI, R. C. . A obrigatoriedade da educação básica no Brasil dos quatro aos dezessete anos de idade e os desafios para a sua implementação nos sistemas de ensino.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANTUNES, J.. A Água é fundamental à vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SATRES, S. M. ; ANTUNES, J. . Políticas Públicas para a Educação Infantil e os desafios da gestão frente a universalização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
ANTUNES, J.; SATRES, S. M. . Reflexões sobre o processo de formação continuada e o Estágio Supervisionado na Educação à Distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
ANTUNES, J.; SATRES, S. M. ; AITA, Sonia Marli Righi . Estágio Supervisionado - Teoria e Prática: mudança paradigmática na formação docente em ead. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
ANTUNES, J.; SATRES, S. M. ; AITA, Sonia Marli Righi . PRÁCTICA EDUCATIVA Y SOCIAL EN LA UNIVERSIDAD, ESCUELA Y COMUNIDAD Ponencias del XX Seminario Internacional de formación de Profesores Mercosur/Conosur. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
ANTUNES, J.; LEAL, Franciele ; SARTURI, R. C. . EDUCAÇÃO PARA TODOS: A POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS COMO ESTRATÉGIA PARA ATINGIR AS METAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ANTUNES, J.; VIVIAN, D. M. . PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA RS: REFLEXÕES POSSÍVEIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LEAL, Franciele ; ANTUNES, J. . CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE USO DA BRINQUEDOTECA COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA PRÉ-ESCOLA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ANTUNES, J.. O SACI E A RECICLAGEM DO LIXO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ANTUNES, J.; EICH ILHA, E. ; LEAL, Franciele . O ingresso obrigatório da criança aos seis anos de idade no ensino fundamental de nove anos: reflexões tecidas no cotidiano escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ANTUNES, J.; FATIMA ILHA, E. E. ; SARTURI, R. C. . Ensino Fundamental de nove anos em busca da legitamação no cotidiano escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
ANTUNES, J.; FATIMA ILHA, E. E. ; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . A ampliação do Ensino Fundamental de nove anos: perspectivas de implementação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
ANTUNES, J.; FATIMA ILHA, E. E. ; SARTURI, R. C. . O perfil do aluno do Curso de Pedagogia da Educação a Distância (EAD) universidade federal de Santa Maria (UFSM) do pólo de Faxinal do Soturno ? RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
FATIMA ILHA, E. E. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . A Ampliação do Ensino Fundamental de nove anos: Uma Possibilidade para Repensar o Currículo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
ILHA, E. F. E. ; ANTUNES, J. ; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . Seminário Integrador: uma proposta de articulação dos conhecimentos construídos na Educação à Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
ANTUNES, J.; FATIMA ILHA, E. E. ; SARTURI, R. C. . O processo de construção do conhecimento pelas crianças com seis anos: a infância como porta de acesso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
FATIMA ILHA, E. E. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . O Perfil do aluno do curso de Pedagogia à Distância (EAD) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Pólo de Restinga Seca-RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
ANTUNES, J.; HAMANN, I. L. ; SARTURI, R. C. . Práticas Escolares: Contextos, Sujeitos e Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
ANTUNES, J.. Reciclagem: um caminho para a preservação do meio ambiente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
ANTUNES, J.. Educação - Arte - Ludicidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CORTE, M. G. D.; SARTURI, R. C.; ANTUNES, J.; COSTA, J. M.. Participação em banca de Guilherme da Silva Kieling. Educação Infantil: do direito ao acesso e a oferta a partir dos quatro anos.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional/CE) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
SEGAT, T. C.; CORTE, M. G. D.; ANTUNES, J.; BARBOSA, P. A.. Participação em banca de Gabriele de Andrade Rocha. Os processos de planejamento na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional/CE) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
SEGAT, T. C.; CORTE, M. G. D.; BARBOSA, P. A.; ANTUNES, J.. Participação em banca de Andressa Wiedenhoft Marafiga. Qualidade na educação da primeira infância: sobre as políticas públicas e as escolas de Educação Infantil do município de Santa Maria.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional/CE) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
SARTURI, R. C.; CORTE, M. G. D.; SEGAT, T. C.; ANTUNES, J.. Participação em banca de Patrícia dos Santos Zwetsch. A gestão escolar na Educação Infantil: em foco o ensino das crianças de zero a três anos.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional/CE) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
SARTURI, R. C.; LEAO, D. O.; CORTE, M. G. D.; ANTUNES, J.. Participação em banca de Patricia Miolo. Gestão escolar no contexto das políticas públicas para a Educação Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional/CE) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
SARTURI, R. C.; MACIEL, Adrina Moreira da Rocha; ANTUNES, J.. Participação em banca de Franciele Clair Moreira Leal. A Educação Infantil como espaço educativo frente as práticas e as Políticas Públicas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional/CE) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, F. L.; ANTUNES, J.. Participação em banca de Viviane Lipk.A inclusão e o papel do pedagogo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
BRANCHER, V. R.; ANTUNES, J.. Participação em banca de Fernando Finger de Amorim.Diversidade étnica na educação nos anos iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
GOULART, S. F.; ANTUNES, J.. Participação em banca de Juliane Cornelius.A Literatura Infantil na formação do leitor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
AHMAD, L. S.; ANTUNES, J.. Participação em banca de Claudete Glades Voltz.A importância da brincadeira dirigida na Educação Infantil a partir da mediação do professor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
TOMAZZETTI, C. T.; ANTUNES, J.. Participação em banca de Rosimeri Beatriz Linck Biberg.Os jogos pedagógicos contribuindo com o processo de alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental: relato de uma experiência didática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
TOMAZZETTI, C. T.; ANTUNES, J.. Participação em banca de Djenane Magali Zitzmann.O processo avaliativo em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos de uma escola pública municipal de Agudo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
ANTUNES, J.. Participação em banca de Evelise Regina W. da Silva.Os contos de fadas e sua importância no desenvolvimento da personalidade infantil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
ANTUNES, J.. Participação em banca de Chaeane Garcia da Silva.A Importância da Literatura Infantil nos Anos Iniciais.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
ANTUNES, J.. Participação em banca de Fátima Perera.A importância do Lúdico na Educação Infantil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
ANTUNES, J.. Participação em banca de Lizandra Moraro Piccinin,.O Lúdico no Ensino de Educação Física.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
ANTUNES, J.. Participação em banca de Vanderléa E. Bermann Dutra.Sistema de Cotas uma ação para discutir o preconceito.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
ANTUNES, J.. Participação em banca de Cibele Julita Crespo Bueno.A importância do Programa Primeira Infância Melhor para o Município de São Lourenço Do Sul.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
MACHADO, Cristiane Schroeder; ANTUNES, J.. Participação em banca de Aline Maria Rabuske.Planejamento das Aulas de Educação Física nas Séries Iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil.

14.
BELINAZO, Nadia Beatriz Casani; ANTUNES, J.. Participação em banca de Cádia Carolina Morosetti Ferreira.A prática da educação física na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil.

15.
BELINAZO, Nadia Beatriz Casani; ANTUNES, J.. Participação em banca de Jeruza Bulegon Bragagnolo.Violência escolar e resoluções dialógicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil.

16.
MACHADO, Cristiane Schroeder; ANTUNES, J.. Participação em banca de Luciane Aparecida Fardin.A importância do ambiente da sala de aula e sua influência na aprendizagem da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil.

17.
BELINAZO, Nadia Beatriz Casani; ANTUNES, J.. Participação em banca de Liselene Barichello Barbosa.A importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem nos anos iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil.

18.
BELINAZO, Nadia Beatriz Casani; ANTUNES, J.. Participação em banca de Dalva Barbieri Cargnin.A Importância da Educação Física ao 2º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ANTUNES, J.. III Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade. 2017. Prefeitura de Santa Maria - Secretaria de Educação.

2.
ANTUNES, J.; GATI, R. R.; OLIVEIRA, A. G.. Comissão Especial de Avaliação para Concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências do servidor Eduardo Bonnuncielle Marafiga - Portaria Nº 007 de 16 de setembro de 2015. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. 2017. (Congresso).

2.
IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM. 2016. (Seminário).

3.
II Seminário do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil IV Seminário da Especialização em Docência na Educação Infantil. 2015. (Seminário).

4.
II Seminário Regional PROINFÂNCIA, III Seminário do Curso de Especialização em Docência na na EDUD. 2015. (Seminário).

5.
XIV Congresso Nacional Y Iberoamericano de Educación Comparaarada. 2015. (Congresso).

6.
X Curso de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2014. (Outra).

7.
II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. 2013. (Encontro).

8.
III Seminário Internacional de Gestão Educacional. 2013. (Seminário).

9.
XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD - Cátedra UNESCO e o II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. 2013. (Congresso).

10.
XVII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tema: Educação e cultura para a transformação de pessoas.. 2013. (Simpósio).

11.
III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional.. 2012. (Seminário).

12.
IV Seminário Educação em Foco. 2012. (Seminário).

13.
Seminário da ANPAE Região Sul ? Gestão e Políticas Públicas de Educação: desafios atuais. 2012. (Seminário).

14.
VII Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2011. (Outra).

15.
III SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EM FOCO. 2010. (Seminário).

16.
XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

17.
14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais. 2008. (Outra).

18.
23ª Jornada Acadêmica Integrada. 2008. (Outra).

19.
Fórum Mundial de Educação de Santa Maria - Educação: Economia Solidária e Ética Planetária. 2008. (Outra).

20.
XI Encontro Regional da ABEM Sul e IV Encontro do Laboratório de Educação Musical - LEM. 2008. (Encontro).

21.
XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão ? 4º Salão de Iniciação Científica ? SEPE 2008 Tema: Nanociência na Universidade. 2008. (Outra).

22.
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XVII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR. 2007. (Congresso).

23.
Palestra de Aperfeiçoamento: "Adaptação e Socialização". 2006. (Outra).

24.
Palestra de Aperfeiçoamento: "Filosofia para crianças". 2006. (Outra).

25.
VI Congresso Internacional de Educação e XV Seminário Internacional de Educação Popular: "Educar para a solidariedade, a justiça e a paz". 2005. (Congresso).

26.
10ª Joprnada Nacional de Educação. 2004. (Outra).

27.
2ª Semana Acadêmica da Área de Ciências Humnas - Educação e Cultura: espaços e possibilidades. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANTUNES, J.. Participou da Comissão Organizadora do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM, Santa Maria, RS, 2016.. 2016. (Outro).

2.
ANTUNES, J.. Participou da Comissão de Logistica do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM, Santa Maria, RS, 2016.. 2016. (Outro).

3.
ANTUNES, J.. Participou como Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral do Eixo 3 - Prática Pedagógicas na Educação Básica e Superior no IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM, Santa Maria, RS, 2016.. 2016. (Outro).

4.
ANTUNES, J.. Participação como Coordenadora de Apresentação de Pôster no IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM, Santa Maria, RS, 2016.. 2016. (Outro).

5.
ANTUNES, J.. Comissão organizadora do III Seminário Internacional de Políticas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM. 2015. (Outro).

6.
ANTUNES, J.. Participação Comissão Científica como Avaliadora de Trabalhos do III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM. 2015. (Outro).

7.
ANTUNES, J.. Coordenador de Comunicação Oral no III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM. 2015. (Outro).

8.
ANTUNES, J.. Comissão Organizadora do X Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusica. 2014. (Outro).

9.
ANTUNES, J.. Coordenador das Comunicações Orais - Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS e VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM. 2013. (Outro).

10.
ANTUNES, J.. Coordenador de mesa do Eixo Políticas Públicas, gestão e Financiamento da Educação - III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional.. 2012. (Outro).

11.
ANTUNES, J.. I Econtro Acadêmico do Curso de Pedagogia a Distância da UFSM. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALINE MARIA MENEZES LIMBERGER. [RE] ORGANIZANDO OS ESPAÇOS INTERNOS E EXTERNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil (MEC/SEB)) - Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM, Ministério da Educação - Formação de Professores. Orientador: Jucemara Antunes.

2.
ANA PATRÍCIA HANZEN. FORMAÇÃO DOCENTE: UM NOVO OLHAR PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS RELATÓRIOS DAS CRIANÇAS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil (MEC/SEB)) - Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM, Ministério da Educação - Formação de Professores. Orientador: Jucemara Antunes.

3.
MARTHA ELFRIDA PRANKE. SABORES, AROMAS, CORES E CHEIROS: A EXPLORAÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS ?IN NATURA? NO BERÇÁRIO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil (MEC/SEB)) - Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM, Ministério da Educação - Formação de Professores. Orientador: Jucemara Antunes.

4.
VANESSA LOBATO GLASENAPP. CAMINHOS POSSÍVEIS: EM BUSCA DA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil (MEC/SEB)) - Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM. Orientador: Jucemara Antunes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela Concari Peixoto. Vivência de valores no cotidiano escolar: reflexões acerca do projeto de prática no Estágio Supervisionado em Educação Infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

2.
Izane Silva Paz. Concepções e reflexões acerca do planejamento docente no contexto do Estágio Supervisionado em Educação Infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

3.
Maria Izabel Pereira Costa. As teorias da aprendizagem e a sua contextualiza pedagógica nas práticas em sala de recurso de uma escola pública estadual do município de Santa Maria - RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

4.
Sonia Regina de Oliveira Barboza. Cozinha escolar: possibilidade capaz de [re] significar o fazer pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

5.
Ana Paula Armesto Erdmann. Um olhar acerca do Movimento na Educação Infantil: reflexões tecidas no Estágio Supervisionado.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

6.
Lusia Meyer. Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil: É Hora De Brincar Ou Aprender?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

7.
Ana Josiane Fonseca da Silva. Educação Ambiental na Educação Infantil: em busca de um novo olhar para redimensionar a prática.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

8.
Solange Neves Bueno. Expressão Artística: uma experiência com jogos dramáticos na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

9.
Luísa Helena Costa dos Santos. ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: traçando caminhos e alternativas através do lúdico.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

10.
Vanessa Garcia Machado. Educação Ambiental: Legislação, concepções e práticas presentes no Cotidiano da Educação Infantil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

11.
Renata Weber Ribeiro. Entre o contar e ouvir histórias na Educação Infantil: Vivências que incentivam futuros leitores.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Jucemara Antunes.

12.
Margareti Machado de Oliveira. Desafio docente: incluir o lúdico no segundo ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Ferderal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

13.
Ana Maria de Sá Ferreira de Bastos. Família e Escola: Como lidar com a agressividade no espaço escolar?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

14.
Helian Maria Mallmann. A Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: necessidade de repensá-la no cotidiano escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

15.
Liliana Miritz. Práticas pedagógicas na Educação Infantil: a importância que a afetividade tem nas relações estabelecidas entre professor e aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

16.
Cássia Cristina Farias de Freitas. O lúdico na Educação Infantil: na perspectiva docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

17.
Darli Lopes Kunde. A Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Educação do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

18.
Dejanira Rejane Radtke. Bullying na Educação Infantil: como identificar e prevenir?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

19.
Gabriela Oliveira Altenburg. A importância da interação família e escola para o processo de ensino aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

20.
Josiane Ribeiro dos Santos. O lúdico e suas possibilidades no contexto educativo do 5º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

21.
Lediane Santos. Alfabetização lúdica: prática pedagógica e reflexões tecidas no Estágio Supervisionado dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

22.
Cristiane de Souza Amaral Hax. A importância do lúdico na Educação Infantil: contribuições para a prática docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

23.
Rafael de Sá Britto Saraiva. O processo de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental: reflexões tecidas durante a prática de Estágio Supervisionado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

24.
Joiciane Soares dos Santos. Estágio Supervisionado na Educação Infantil: Formação continuada e reflexão sobre a prática docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

25.
Maria Helena Strieder da Silva. Possibilidades e alternativas de abordar o tema sexualidade na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.

26.
Tânia Maria Matos Afolter. Aprendizagem através de atividades lúdicas: educadores em busca de um novo paradigma para a educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Jucemara Antunes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ANTUNES, JUCEMARA2017 ANTUNES, JUCEMARA; SARTURI, ROSANE CARNEIRO ; AITA, SONIA M R . n. 3 - A AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS: UM ESTUDO ENTRE A 'POLÍTICA PROPOSTA E A POLÍTICA EM USO'. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 11, p. 1-19, 2017.

2.
ANTUNES, J.;ANTUNES, JUCEMARA2017ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; LORENTE, L. M. L. ; SARTURI, R. C. . Plano Nacional de Educação (PNE) no Brasil: premissas da educação para o desenvolvimento. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, v. 8, p. 88-99, 2017.


Livros e capítulos
1.
ANTUNES, J.; ZWETSCH, P. S. ; SARTURI, R. C. . Uma análise das orientações dos organismos internacionais para a elaboração de políticas públicas educacionais para a primeira infância na América Latina e no contexto nacional. In: Rosane Carneiro Sarturi; Mônica de Souza Trevisan;Patrícia dos Santos Zwetsch. (Org.). Transversalizando a educação infantil e a formação de professores. 1ªed.São Leopoldo - RS: Oikos Ltda, 2017, v. 2, p. 23-54.

2.
ZWETSCH, P. S. ; ANTUNES, J. ; SARTURI, R. C. . A educação infantil no Plano Nacional de Educação e na Agenda Global De. In: Rosane Carneiro Sarturi; Mônica de Souza Trevisan;Patrícia dos Santos Zwetsch. (Org.). Transversalizando a educação infantil e a formação de professores. 1ªed.São Leopoldo - RS: Oikos Ltda, 2017, v. 2, p. 39-54.


Apresentações de Trabalho
1.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi . Infância e direitos: comparando políticas educativas supranacionais de caráter global. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ZWETSCH, P. S. ; ANTUNES, J. . Da ampliação da oferta ao acesso a Educação Infantil como direito para as crianças de 0 a 5 anos de idade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, T. A. ; ANTUNES, J. . O curso de formação continuada- PNAIC: possibilidades para alcançar a meta 5 do PNE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ANTUNES, J.; AITA, Sonia Marli Righi ; SARTURI, R. C. . Gestão da Educação Básica: desafios recorrentes da globalização nas reformas educacionais no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
HONNEF, C. ; LOFFLER, D. ; ARAUJO, G. R. ; ANTUNES, J. . Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (in) complementares da educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ANTUNES, J.; ZWETSCH, P. S. ; SARTURI, R. C. . AS INFLUÊNCIAS DAS ORIENTAÇÕES DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL',. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANTUNES, J.; LORENTE, L. M. L. ; AITA, Sonia Marli Righi . METAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE COMPARADA DA INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS GLOBAIS NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO E NACIONAL no GT POLÍTICAS GLOBAIS E AGENDA MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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