Ilma de Andrade Barleta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8714509231648026
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2010) e Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2007). Professora do Magistério Superior vinculada ao Departamento de Educação da Universidade Federal do Amapá. Linha de Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais; Gestão e Financiamento da Ed. Básica; Trabalho Docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ilma de Andrade Barleta
Nome em citações bibliográficas
BARLETA, I. A.;BARLETA, ILMA ANDRADE


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A GESTÃO EDUCACIONAL NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP: concepções e desafios, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves.
2008 - 2010
Mestrado em Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Título: Da Canoa à Infovia: Interfaces da implantação do Ensino Médio Integrado em Macapá-AP,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Prof. Dr. Oto João Petry.
Palavras-chave: trabalho; dualidade estrutural da educação; função social da escola; ensino médio integrado.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2007
Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Título: Tecnologia como mediação no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos..
Orientador: Prof. André Rodrigues Guimarães.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Ed. Básica - PARFOR Curso de Pedagogia Disciplina ministrado: Planejamento Educacional

Atividades

7/2012 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização e Gestão da Educação
Planejamento Educacional_Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

Atividades

01/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação _ Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)

Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora da discplina Política e Legislação Educacional no curso de Licenciatura Plena em Matemática na modalidade Educação a Distância

Atividades

10/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação II
Seminário de Pesquisa II
02/2016 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Curso de Especialização em Política Educacional (CEPE).
02/2016 - Atual
Ensino, Curso de Especialização em Política Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História das Políticas Educacionais
Política, gestão e financiamento da Ed. Básica
Seminário de Pesquisa
Políticas de Educação Superior
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação - Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Gestor de Trabalho de Conclusão de Curso (CGT).
11/2014 - Atual
Extensão universitária , Pro-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora Pedagógica do Projeto de Extensão Universitária UNIFAP Pré-Vestibular (UPV).

Governo do Estado do Amapá, GOVERNO/AP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EXPANSÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA NOS ESTADOS DO AMAPÁ E PARÁ (2006- 2016)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) André Rodrigues Guimarães em 07/11/2018.
Descrição: A pesquisa tem como objeto de estudo o financiamento da educação superior. De forma específica, trata-se de investigação sobre o financiamento das Instituições de Ensino Superior Públicas, localizadas nos Estados do Amapá e Pará. Seu objetivo central é analisar a evolução do orçamento público para as IES públicas localizadas nesses Estados, diante da expansão das matrículas, no período 2006-2016, para verificar se os recursos financeiros disponibilizados são correspondentes ao crescimento do atendimento educacional no Brasil, na Região Norte e especialmente no Amapá e no Pará. Os dados empíricos da pesquisa serão obtidos a partir do Censo da Educação Superior (INEP), do orçamento geral da União, do Amapá e do Pará, especialmente no que se refere aos valores destinados às IES localizadas nesses Estados...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Ilma de Andrade Barleta - Integrante / André Rodrigues Guimarães - Coordenador / André Lins de Melo - Integrante / Vera Lúcia Jacob Chaves - Integrante / Valéria Silva de Moraes Novais - Integrante / EMERSON DUARTE MONTE - Integrante / JOÃO DOS SANTOS RIBEIRO - Integrante.
2016 - Atual
O PERFIL DO TRABALHADOR DOCENTE DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DE MACAPÁ-AP
Descrição: Nesta pesquisa buscamos compreender e caracterizar o trabalho docente do sistema de ensino público do município de Macapá a partir dos indicadores: formação, carreira e salário. A partir de uma perspectiva histórica, entendemos que a sociedade foi se transformando, em decorrência dos processos de globalização da economia e reestruturação produtiva, e estas mudanças foram exercendo influências sobre a educação e o trabalho docente, alterando sua forma, suas condições e os interesses que a permeiam. Para o levantamento das informações empíricas será realizada pesquisa documental e aplicação de questionário, também serão levantados dados educacionais sobre a rede de ensino público de Macapá em banco de dados oficiais. Para análise e interpretação das informaçãos utilizaremos a técnica de Análise do Discurso, a partir das contribuições teóricas de Bakhtin, que nos remete a compreensão de que o enunciado possui uma relação indissociável com o contexto histórico do sujeito que o produz.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ilma de Andrade Barleta - Coordenador / Selma Naiara Araújo de Sousa - Integrante / Sirliane da Costa Viana - Integrante / Maria do Carmo Lobato da Silva - Integrante / Sirlane Martins Viana - Integrante / MARCIA MARIA DOS SANTOS - Integrante / ELIOENAI SILVA LAZAME - Integrante / FRANCISCO COSTA LEITE NETO - Integrante.
2013 - 2015
Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo dos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 - 2012
Descrição: OBJETIVO GERAL DA PESQUISA: Avaliar os resultados da implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no que se refere à gestão educacional, à formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar, práticas pedagógicas e avaliação, infraestrutura e recursos pedagógicos, no período de 2007 a 2011, evidenciando suas repercussões para a sistematização do regime de colaboração entre os entes federados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Ilma de Andrade Barleta - Integrante / Vera Lúcia Jacob Chaves - Coordenador / Laurimar de Matos Farias - Integrante / Maria Edilene da Silva Ribeiro - Integrante / Odete da Cruz Mendes - Integrante / Dalva Valente Guimarães Gutierres - Integrante / Valéria Silva de Moraes - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - 2017
UNIFAP PRÉ-ENEM (UNI ENEM)
Descrição: O Projeto UniENEM é uma proposta de cursinho preparatório popular, entendido, portanto, como um passo na direção de oferecer alternativas concretas aos alunos que, ao lon¬go do Ensino Fundamental e Médio, não tiveram oportunidade de desenvolver suas capacidades de aprendizagem nos padrões hoje exigidos para garantir seu ingresso no Ensino Superior. O projeto também promove a formação docente para os acadêmicos dos cursos de licenciatura da UNIFAP, por meio de vivências e práticas pedagógicas no âmbito do cursinho..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Ilma de Andrade Barleta - Coordenador / Sirliane da Costa Viana - Integrante.
2015 - 2015
UNIFAP PRÉ-VESTIBULAR (UPV)
Descrição: O Projeto UNIFAP Pré-Vestibular (UPV) se caracteriza como um cursinho popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os processos seletivos e vestibulares de instituições de educação superior. Destinado à sociedade amapaense o UPV abrange jovens concluintes do Ensino Médio, bem como adultos e idosos que já concluíram a educação básica e pretendem ingressar na Educação Superior. o Projeto também tem seu potencial como espaço formativo e de experiência didático-pedagógica para os alunos das licenciaturas da UNIFAP, uma vez que os monitores do projeto são graduandos da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Ilma de Andrade Barleta - Integrante / Sirliane da Costa Viana - Coordenador / Anderson Igor Leal Costa - Integrante / Eline Samara de Souza Santos - Integrante / Isis Renata Miranda - Integrante / Edamar Reis Saraiva - Integrante / Michele Rufino da Silva - Integrante / Jeferson Costa Santos - Integrante / Reinaldo Silva dos Santos - Integrante / Josias Freitas de Souza - Integrante / Ana Carla Amorim Soares - Integrante / Iago Felipe de Souza Silva - Integrante / Walberti Pantoja da Silva - Integrante.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, ANTONIA COSTA2018ANDRADE, ANTONIA COSTA ; LUCENA, CARLOS ; BARLETA, ILMA ANDRADE . A precarização do trabalho, o REUNI e o novo desenvolvimentismo. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 234-257, 2018.

2.
BARLETA, I. A.;BARLETA, ILMA ANDRADE2015BARLETA, I. A.; SOUSA, S. N. A. . O Plano de Ações Articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão. Revista Exitus, v. 5, p. 52-68, 2015.

3.
BARLETA, I. A.;BARLETA, ILMA ANDRADE2015 BARLETA, I. A.. Diagnóstico do Plano de Ações Articuladas: o perfil da gestão da educação municipal. PRÁXIS EDUCACIONAL, v. 11, p. 125-146, 2015.

4.
MELO, A. L.2009MELO, A. L. ; GUIMARÃES, A. R. ; BARLETA, I. A. ; CORREIA, J. C. . Perspectivas dos alunos sobre o Ensino Médio Integrado no Amapá: formação integral ou enquadramento no mercado de trabalho?. Trabalho & Educação (UFMG), v. 18, p. 9-23, 2009.

5.
GUIMARÃES, A. R.2008GUIMARÃES, A. R. ; BARLETA, I. A. ; CORREIA, J. C. ; SANTOS, O. J. B. ; LIMA, R. V. . Escolarização burguesa e formação omnilateral. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 6, p. 15-29, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, A. T. ; MELO, A. L. ; BARLETA, I. A. ; NOVAIS, V. S. M. . O financiamento da Universidade do Estado do Amapá (UEAP): aspectos legais e práticos. In: José Vieira de Sousa; Arlete de Freitas Botelho; Claudia Maffini Griboski. (Org.). Financiamento e avaliação na expansão da educação superior. 1ed.Anapolis-GO: Editora UEG, 2018, v. 1, p. 138-155.

2.
BARLETA, I. A.; MENDES, O. C. ; RIBEIRO, E. V. . Descentralização, autonomia e qualidade do ensino: análise dos programas PDE-Escola e Mais Educação. In: Maria Edilene Ribeiro; Vera Lúcia Jacob Chaves. (Org.). Políticas e Práticas Educativas: formação, gestão e trabalho docente. 1ed.Campinas-SP: Mercado das Letras, 2015, v. , p. 193-212.

3.
BARLETA, I. A.; PETRY, O. J. . Ensino Médio em Macapá-AP: interfaces da busca pelo currículo integrado. In: Andrea Maturano Longarezi; Silva Malusá Baraúna; Iara Vieira Guimarães. (Org.). Pesquisas Educacionais: formação e prática. 1ed.: Alínea, 2012, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARLETA, I. A.; NOVAIS, V. S. M. ; SILVA, A. T. . O financiamento da Universidade do Estado do Amapá (UEAP): aspectos legais e práticos. In: XXV SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS/BR, 2017, Brasília. Direito à educação superior no contexto da crise brasileira, 2017.

2.
ANDRADE, A. ; BARLETA, I. A. . Interfaces da gestão no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): rastreando princípios e concepções. In: V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia. Cadernos ANPAE, 2016. v. 41.

3.
BARLETA, I. A.; FERREIRA, F. M. ; MARQUES, G. N. ; FERREIRA, N. M. . Ensino Fundamental de nove anos e o trabalho pedagógico nas escolas do campo. In: I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá e III Fórum das Licenciaturas da UEAP, 2015, Macapá. Formação de Professores, currículo e avaliação, 2015.

4.
BARLETA, I. A.; SOUSA, S. N. A. . O Plano de Ações Articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão. In: V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará, 2014, Santarém. Políticas Educacionais: repercussões, gestão e práticas pedagógicas, 2014.

5.
BARLETA, I. A.; FARIAS, L. M. . O Plano de Ações Articuladas: tendências e desafios para a construção do regime de colaboração. In: XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, 2014, Natal. Pós-graduação em Educação no Norte e Nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais, 2014.

6.
BARLETA, I. A.. Regime de Colaboração,Plano de Metas e a Gestão da Educação Municipal. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014, Belém-PA. Políticas, culturas e formação: as novas configurações da educação no século XXI, 2014.

7.
BARLETA, I. A.. Diagnóstico dos Planos de Ações Articuladas: perfil da gestão da educação municipal. In: XXI Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste 'Internacionalização da Educação e desenvolvimento Regional, 2013, Recife-PE. Internacionalização da Educação e Desenvolvimento Regional, 2013.

8.
BARLETA, I. A.. As Diretrizes do Acordo de Metas Compromisso Todos pela Educação e o Trabalho Docente. In: 5 Encontro Internacional de Educação Comparada 'Avaliação do rendimento escolar: dimensões internacionais', 2012, Belém-PA. Avaliação do Rendimento Escolar: dimensões internacionais, 2012.

9.
BARLETA, I. A.. Ensino Médio Integrado em Macapa-AP: interfaces da busca pelo currículo integrado. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus-AM. XX EPENN: educção, culturas e diversidades, 2011.

10.
BARLETA, I. A.; MELO, A. L. . Discutindo a integração entre educação geral e profissional no Ensino Médio. In: III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2010, Recife. Educação e participação: qualidade social em questão, 2010.

11.
MELO, A. L. ; BARLETA, I. A. . Gestão da educação no Amapá: os resultados do IDEB no contexto de políticas de caráter local e nacional. In: III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2010, Recife. Educação e participação: qualidade social em questão, 2010.

12.
CORREIA, J. C. ; GUIMARÃES, A. R. ; MELO, A. L. ; BARLETA, I. A. . Perspectivas dos alunos do Ensino Médio Integrado no Amapá: formação integral ou enquadramento no mercado de trabalho?. In: V SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO, 2009, BELO HORIZONTE. homenagem aos 150 anos de publicação da Introdução à Crítica da Economia Política, 2009.

13.
BARLETA, I. A.; PETRY, O. J. . Educação neoliberal e suas implicações formativas na era da globalização. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil', 2009, Campinas. História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas, 2009.

14.
BARLETA, I. A.; COSTA, J. M. ; COSTA, K. P. D. ; FERREIRA, L. B. ; GUIMARÃES, A. R. . TECNOLOGIA COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: 16º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2007, CAMPINAS. X SEMINÁRIO -, 2007.

15.
BARLETA, I. A.. O PROJETO HEGEMÔNICO PARA A ESCOLA E AS SUAS CONTRADIÇÕES NA ANÁLISE MARXISTA DE EDUCAÇÃO. In: 3º ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 2007, SALVADOR. MARXISMO: A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. B. R. ; BARLETA, I. A. ; SANTIAGO, S. P. . A CARREIRA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MACAPÁ-AP: A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO EM QUESTÃO. In: V Encontro Anual FINEDUCA, 2017, Natal. Anais FINEDUCA, Ano V ? 2017, 2017.

2.
LEITE NETO, F. C. ; BASTOS, R. B. ; BARLETA, I. A. . CARREIRA E VENCIMENTO DOCENTE: ANÁLISE DO PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO DA REDE ESTADUAL DO AMAPÁ. In: V encontro anual da FINEDUCA, 2017, Natal. Anais FINEDUCA, Ano V ? 2017, 2017.

3.
BARLETA, I. A.; SOUSA, S. N. A. . A formação de professores no Plano de Desenvolvimento da Educação: estratégias e concepções. In: Seminário Estado e Política Educacional, 2016, Macapá. Caderno de Resumos do Seminário Estado e Política Educacional, 2016.

4.
BARLETA, I. A.; RIBEIRO, A. N. . O regime de colaboração na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Básica. In: Seminário Estado e Política Educacional, 2016, Macapá. Caderno de Resumos do Seminário Estado e Política Educacional, 2016.

5.
BARLETA, I. A.; RODRIGUES, E. N. B. ; SILVA, A. B. R. . Análise das produções escritas sobre trabalho docente no período de 2005 à 2011 na revista Educação e Sociedade. In: Seminário Estado e política Educacional, 2016, Macapá. Caderno de Resumos do Seminário Estado e Política Educacional, 2016.

6.
BARLETA, I. A.; RODRIGUES, E. N. B. ; SILVA, A. B. R. . Análise das produções escritas sobre trabalho docente no período de 2005 à 2011 na revista Educação e Sociedade. In: Seminário Estado e política Educacional, 2016, Macapá. Caderno de Resumos do Seminário Estado e Política Educacional, 2016.

7.
BARLETA, I. A.; CORREA, F. C. ; CHAVES, N. S. ; CAMPOS, V. C. M. . O Piso salarial Profissional (PSPN) e remuneração docente na rede de ensino estadual do Amapá. In: Seminário Estado e Política Educacional, 2016, Macapá. Caderno de Resumos do Seminário Estado e Política Educacional, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BARLETA, I. A.; MORAES, V. S. ; SILVA, A. T. . O financiamento da Universidade do Estado do Amapá (UEAP): aspectos legais e práticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARLETA, I. A.; SILVA, A. B. R. ; SANTIAGO, S. P. . A carreira dos professores da rede municipal de ensino de Macapá-AP: a valorização do magistério em questão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARLETA, I. A.; LEITE NETO, F. C. ; BASTOS, R. B. . Carreira e vencimento docente: análise do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da rede estadual do Amapá. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LEITE NETO, F. C. ; BARLETA, I. A. ; SANTOS, J. A. B. ; LEITE, A. C. P. C. . Concepção de universidade: uma análise do projeto político pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Mazagão-AP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BARLETA, I. A.. Gestão educacional, trabalho e formação docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARLETA, I. A.; FERREIRA, F. M. ; MARQUES, G. N. ; FERREIRA, N. M. . Ensino Fundamental de nove anos nas escolas do campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARLETA, I. A.; SOUSA, S. N. A. . O Plano de Ações Articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARLETA, I. A.; FARIAS, L. M. . O Plano de Ações Articuladas: tendências e desafios para a construção do regime de colaboração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARLETA, I. A.. Diagnóstico dos Planos de Ações Articuladas: perfil da gestão da educação municipal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARLETA, I. A.. As Diretrizes do Acordo de Metas Compromisso Todos pela Educação e o Trabalho Docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARLETA, I. A.. Ensino Médio Integrado em Macapa-AP: interfaces da busca pelo currículo integrado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARLETA, I. A.; MELO, A. L. . Discutindo a integração entre educação geral e profissional no Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MELO, A. L. ; BARLETA, I. A. . Educação e pobreza: o programa Escola Viva no município de Macapá. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MELO, A. L. ; BARLETA, I. A. . Gestão da educação no Amapá: os resultados do IDEB no contexto de políticas de caráter local e nacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARLETA, I. A.; PETRY, O. J. . Educação neoliberal e suas implicações formativas na era da globalização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
BARLETA, I. A.; CORREIA, J. C. ; GUIMARÃES, A. R. ; MELO, A. L. . Perspectivas dos alunos sobre o ensino Médio Integrado no Amapá: formação integral ou enquadramento ao mercodo de trabalho?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
BARLETA, I. A.. O projeto hegemônico para escola e as suas contradições na análise marxista de educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
GUIMARÃES, André Rodrigues ; BARLETA, I. A. ; COSTA, J. M. ; COSTA, K. P. D. ; FERREIRA, L. B. . Tecnologia como mediação no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BARLETA, I. A.; MELO, A. L. . Educação municipal e pobreza: o programa escola viva no município de macapá. Macapá 2010 (Resumo expandido).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARLETA, I. A.. Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Política Educacional. 2015.

2.
BARLETA, I. A.; VIANA, S. C. . Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, campus da UNIFAP em Santana.. 2014.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARLETA, I. A.; DIAS, A. S.; PEREIRA, A. S. N.. Participação em banca de Otacilia Paes Pereira. O pedagogo escolar e sua atuação pedagógica numa perspectiva de gestão democrática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Amapá.

2.
BARLETA, I. A.; DIAS, A. S.; PEREIRA, A. S. N.. Participação em banca de Lúcia Maria Gurjão de Oliveira. Projeto Político Pedagógico: uma construção necessária e coletiva. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Amapá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARLETA, I. A.; ANDRADE, A.; FIGUEIREDO, A. M.. Participação em banca de Mayse Socorro F. Medeiros; Milene M. Luz; Neura B. Carvalho.Concepções de diretores/as escolares sobre a gestão democrática: um olhar a partir da teoria da atividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.

2.
BARLETA, I. A.. Participação em banca de Francisco de Assis Pantoja Negrão.A formação do professor na educação de jovens e adultos e seus desafios no processo de ensino aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Atual.

3.
BARLETA, I. A.. Participação em banca de Aline do Carmo Sobral Costa.Ser educador de jovens e adultos: dificuldades e experiências vividas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Atual.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARLETA, I. A.; FORMIGONI, A.; MAIELLARO, J. R.. Concurso Público para Docente. Avaliação pedagógica. Área Logística. Edital n. 01/2015. 2015. Instituto Federal do Amapá.

2.
BARLETA, I. A.; GUIMARAES, M. N. N.; MENDES, D. M.. Concurso Público para Docente. Área: Educação. Edital n. 08/2015. 2015. Universidade Federal do Amapá.

3.
BARLETA, I. A.; FONSECA, K. N. S.; SILVA, V. P. B.. Concurso Público para Docente. Área: Política e Legislação Educacional Brasileira. Edital n. 02/2014. 2014. Universidade Federal do Amapá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2° Seminário Política de Educação Superior Brasileira: expansão em tempos de incerteza.Concepção de universidade: uma análise do projeto político pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Mazagão-AP. 2017. (Seminário).

2.
V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - direito à Educação em um contexto de desmonte do Estado Brasileiro.A carreira dos professores da rede municipal de ensino de Macapá-AP: a valorização do magistério em questão. 2017. (Encontro).

3.
Ciclo de Qualificação de TCC do Curso de Pedagogia/UNIFAP. 2016. (Outra).

4.
Colóquio Marxismo, trabalho e Políticas Educacionais. 2016. (Outra).

5.
Seminário Estado e Política Educacional.Estudo da produção escrita sobre trabalho docente na revista Educação em Questão (2005 à 2015). 2016. (Seminário).

6.
V congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Interfaces da gestão no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): rastreando princípios e concepções. 2016. (Congresso).

7.
VII Colóquio da linha de Políticas Públicas Educacionais do PPGED/UFPA.Interfaces da política de valorização do magistério na carreira docente no Estado do Amapá. 2016. (Outra).

8.
VII EBEM - Encontro Brasileiro de Educação Marxismo: luta de c classes e educação. 2016. (Outra).

9.
Seminário Política de Educação Superior Brasileira: expansão e financiamento. 2015. (Seminário).

10.
Aula Magna Inaugural de Formação Continuada do Eixo Educação. 2014. (Outra).

11.
I Ciclo de Seminários de Educação da UNDIME/AP. 2014. (Seminário).

12.
Seminário Autonomia Universitária e Democracia: gestão democrática e processo de Estatuinte. 2014. (Seminário).

13.
V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará.O Plano de Ações Articuladas do Município de Macapá-AP: a formação docente em questão. 2014. (Encontro).

14.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O Plano de Ações Articuladas: tendências e desafios para a construção do regime de colaboração. 2014. (Encontro).

15.
II Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down vida e escola: a relação entre teoria e práticas inclusivas. 2013. (Congresso).

16.
II Encontro Nacional do Projeto OBEDUC-PAR "Avaliação do Plano de de Ações Articuladas: um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerarais. 2013. (Encontro).

17.
IV Colóquio Políticas Públicas Educacionais "O Plano Nacional de Educação em contexto de mudança". 2013. (Outra).

18.
Minicurso "Análise Estatística de Dados Educacionais: o uso do Statistical Package for Social Sciences -SPPSS na produção de dados educacionais". 2013. (Outra).

19.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Diagnóstico dos Planos de Ações Articuladas: perfil da gestão da educação municipal. 2013. (Encontro).

20.
5° Encontro Internacional de Educação Comparada. Avaliação do rendimento escolar: dimensões internacionais.As Diretrizes do Acordo de Metas Compromisso Todos pela Educação e o Trabalho Docente. 2012. (Encontro).

21.
III Seminário "Crise do Capital e Políticas para a Educação Superior no Brasil e Portugal". 2012. (Seminário).

22.
V Colóquio de Políticas Públicas Educacionais na Contemporaneidade. 2012. (Outra).

23.
III Seminário sobre trabalho docente, III Seminário Internacional sobre políticas educacionais e trabalho docente: estado, educação, formação e trabalho docente. 2011. (Seminário).

24.
II Seminário "Políticas de Financiamento na Expansão da Educação Superior". 2011. (Seminário).

25.
IV Colóquio da Linha de Políticas Públicas Educacionais. 2011. (Outra).

26.
X Seminário de políticas educacionais e currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo. 2011. (Seminário).

27.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Ensino Médio Integrado em Macapa-AP: interfaces da busca pelo currículo integrado. 2011. (Encontro).

28.
II Congresso de Ciências Sociais do Amapá: desafios e perspectivas do desenvolvimento no século XXI:o que temos e que queremos?. Educação municipal e pobreza: o prgrama Escola Viva do município de Macapá. 2010. (Congresso).

29.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL Política Educacional e Trabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. (Seminário).

30.
VIII Semiário Nacional de Estudos e Pesquisas.Educação neoliberal e suas implicações formativas na era da globalização. 2009. (Seminário).

31.
16º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. TECNOLOGIA COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2007. (Congresso).

32.
3º ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO.O PROJETO HEGEMÔNICO PARA ESCOLA E SUAS CONTRADIÇÕES NA ANÁLISE MARXISTA DE EDUCAÇÃO. 2007. (Encontro).

33.
ALFALIBRAS. 2007. (Oficina).

34.
III ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. 2007. (Encontro).

35.
REUNIÃO REGIONAL DA SBPC NO ESTADO DO AMAPÁ. 2007. (Outra).

36.
CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES. 2006. (Outra).

37.
CURSO DE METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2006. (Oficina).

38.
FORMAÇÃO EM LIBRAS. 2006. (Oficina).

39.
I ENCONTRO MUNICIPAL DOS SURDOS. 2006. (Encontro).

40.
II SEMINÁRIO NACIONAL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E SURDOCEGOS. 2006. (Seminário).

41.
XVI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 2006. (Encontro).

42.
V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2005. (Encontro).

43.
I ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARLETA, I. A.. 2° Seminário Política de Educação Superior Brasileira: expansão em tempos de incertezas. 2017. (Outro).

2.
GUIMARÃES, A. R. ; BARLETA, I. A. ; FARIAS, L. M. ; MORAES, V. S. . VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2016. (Outro).

3.
BARLETA, I. A.. Seminário Estado e Política Educacional. 2016. (Outro).

4.
GUIMARÃES, A. R. ; BARLETA, I. A. . Seminário Política de Educação Superior Brasileira: expansão e financiamento. 2015. (Outro).

5.
BARLETA, I. A.. II Encontro Nacional do Projeto OBEDUC-PAR "Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012". 2013. (Outro).

6.
BARLETA, I. A.. III Seminário "Crise do Capital e Políticas para Educação Superior no Brasil e Portugal". 2012. (Outro).

7.
BARLETA, I. A.. II Seminário "Política de Financiamento na Expansão da Educação Superior". 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marcia Maria dos Santos. A carreira do professor da educação especial no Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

2.
Elioenai da Silva Lazame. As condições de trabalho do professor que atua na educação especial da rede de ensino estadual do Amapá. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

3.
Francisco Costa Leite Neto. ENDIVIDAMENTO EM EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS: um estudo sobre docentes da educação básica da rede pública estadual do Amapá (2003 a 2016). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

4.
Rodrigo Barbosa Bastos. INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA UNIFAP. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
ANA BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA. Carreira docente na Educação Básica: análise das produções escritas da Revista de Financiamento da Educação, no período de 2011 a 2017. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Arleson Noite Ribeiro. O PÚBLICO E O PRIVADO NA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): A PERSPECTIVA DAS ENTIDADES ACADÊMICAS E SINDICAIS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Política Educacional) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ilma de Andrade Barleta.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Selma Naiara Araújo de Sousa. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: DIRETRIZES E CONCEPÇÕES DO PARFOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ilma de Andrade Barleta.

2.
Franciane Carvalho Correa. PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL (PSPN) E VENCIMENTO DOCENTE DA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO AMAPÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ilma de Andrade Barleta.

3.
Sirlane Martins Viana. A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ: REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ilma de Andrade Barleta.

4.
Caroliny Pena de Sousa. O Transporte Escolar Fluvial em Mazagão-AP: um estudo sobre a aplicabilidade da cartilha do transporte escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ilma de Andrade Barleta.

5.
Nailda M. Ferreira; Francinaldo M. Ferreira; Géssica Marques. Ensino Fundamental de nove anos em escolas do campo: o trabalho pedagógico em turma em ciclo no município de Mazagão-AP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ilma de Andrade Barleta.

6.
Jucille Leal; Ana Cláudia Oliveira; Elaine Soares. EJA e Aprisionados: a concepção de educação dos docentes da escola do complexo penitenciário do Amapá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ilma de Andrade Barleta.

Iniciação científica
1.
ANA BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA. Trabalho docente, carreira e valorização: um estudo sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos profissionais do magistério municipal de Macapá-AP. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ilma de Andrade Barleta.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BARLETA, I. A.;BARLETA, ILMA ANDRADE2015 BARLETA, I. A.. Diagnóstico do Plano de Ações Articuladas: o perfil da gestão da educação municipal. PRÁXIS EDUCACIONAL, v. 11, p. 125-146, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
BARLETA, I. A.. Gestão educacional, trabalho e formação docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos:

2012 - UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Cargo: Professora da Carreira do Magistério Superior para o quadro permanente da UNIFAP. Disciplina: Política Pública e Legislação Educacional . 2° colocada no CONCURSO PÚBLICO. DUO n. 066, 04/04/2012, Seção 3, pp 33-34.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 15:59:39