Sonia Goussinsky

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2605882418874328
  • Última atualização do currículo em 10/09/2015


Sonia Goussinsky, professora, pesquisadora e cantora, possui bacharelado em Música (habilitação em canto) pela Universidade Estadual Paulista (1992), pós-graduação em Música Antiga pela Guildhall School of Music and Drama (2000) e mestrado em Canto pelo Trinity College of Music (2003). Formou-se Doutora em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela FFLCH da Universidade de São Paulo (2013), com a tese: Era uma vez uma voz - o cantar ídiche, seus registros e memórias no Brasil, sob orientação da Profa Dra Nancy Rozenchan. Foi professora de Canto, História da Ópera, Dicção para Cantores e Voz e Movimento nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Música Carlos Gomes e lecionou a disciplina Técnica Vocal para os cursos de pós-graduação em Teatro e Educação Musical da Faculdade Paulista de Artes. É professora de Canto, de História da Música e de disciplinas ligadas à preparação de Trabalhos de Conclusão de Curso) da Faculdade de Música e do Conservatório Villa-Lobos da FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco) desde 2007, bem como do Musicalis Núcleo de Música em São Paulo desde 1989. Integra também o corpo docente da Escola Superior de Artes Celia Helena em disciplinas de Voz, Expressão Musical e Metodologia de Pesquisa, na graduação e na pós-graduação, onde também atua como coordenadora pedagógica da pós-graduação em Interpretação para Musical. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sonia Goussinsky
Nome em citações bibliográficas
GOUSSINSKY, S.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Doutorado em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Era uma vez uma voz: o cantar ídiche, suas memórias e registros no Brasil, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Nancy Rozenchan.
2000 - 2002
Mestrado em Master of Music.
Trinity College of Music.
Título: La Tonadilla Escenica-an investigation,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Claire Nelson.
Palavras-chave: música antiga.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Canto.
Setores de atividade: Outros Setores.
1998 - 2000
Especialização em pós-graduação em música antiga.
Guildhall School of Music and Dram.
Título: Recital final de conclusão de curso.
Orientador: Penelope Mackay.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
1989 - 1992
Graduação em Bacharelado em Música (hab. em canto).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


1998 - 2000
Dança Antiga.
Guildhall School Of Music And Drama.
1993 - 1993
Dança Antiga. (Carga horária: 40h).
Fundação Cultural de Curitiba.


Atuação Profissional



Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Musicalis Nucleo de Musica, MNM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Ciências da FITO, FAC-FITO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Arte, memória e construções identitárias
Descrição: Este estudo analisa abordagens bibliográficas sobre a memória, enquanto fenômeno individual e social, buscando aplicar o conhecimento ao campo das artes, entre polos plurais, em geral estereotipados entre os conceitos de popular/espontâneo e erudito/intelectualmente elaborado. A pesquisa visa investigar e refletir sobre as influências - em via dupla - e confluências de aspectos da memória em relação ao gesto criativo. A estruturação do trabalho se baseia na reflexão sobre o ideário a respeito de arte, tradição oral, memória coletiva, identidade e criatividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Música, voz e expressão teatral
Descrição: Estudo e averiguação sobre as nuances musicais inerentes à expressividade vocal aplicada à cena teatral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Metodologia de pesquisa e ensino superior em artes
Descrição: Investigação sobre a pesquisa no campo das artes, bem como sobre sua aplicação no ensino superior no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Música judaica
Descrição: Estudo sobre as diferentes vertentes musicais da cultura judaica e interpretação do repertório com formações musicais variadas e em diferentes proposições estéticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOUSSINSKY, S.2012GOUSSINSKY, S.. E FEZ-SE MÚSICA: CANTO E INSTRUMENTOS NA BÍBLIA HEBRAICA. Revista Vértices, v. 12, p. 12-27, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOUSSINSKY, S.. Era uma vez uma voz: o cantar ídiche, suas memórias e registros no Brasil. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2015. v. 1. 470p .

Capítulos de livros publicados
1.
GOUSSINSKY, S.. A música ídiche e seu processo evolutivo (Cultura como valor de memória). A música ídiche e seu processo evolutivo. 1ed.Rio de Janeiro: Imprimatur, 2013, v. 1, p. 527-532.


Demais tipos de produção técnica
1.
GOUSSINSKY, S.. Aula de mestres: Sonia Goussinsky e Gabriel Levy 'O mundo ídiche: suas canções e a música Klezmer'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOUSSINSKY, S.. 'Servas e camponesas'. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
GOUSSINSKY, S.; Alexandre D'Antonio ; Marília Macedo ; Ramoska, L. A. ; Pedro Quental . Afetos Barrocos em recital de abertura da série anual 'Cultura aos sábados'. 2015. Interpretação.

2.
CAMARGO, G. ; BAULÉ, D. ; ANGEROSA, Beto ; GOUSSINSKY, S. . Sons das Igrejas do Centro - Pilares Paulistanos. 2015. Interpretação.

3.
Sonia Goussinsky ; SZAFRAN, D. ; GOUSSINSKY, S. . Duo Sonia Goussinsky e Daniel Szafran no Show do Meio-Dia na Hebraica de São Paulo. 2014. Interpretação.

4.
GOUSSINSKY, S.; Bartoloni, G. ; Marília Macedo . Canto Nosso em São José dos Campos. 2014. Interpretação.

5.
GOUSSINSKY, S.; BARTOLONI, F. ; Marcelo Elias ; Moises Arruda ; Keder Candido . Apresentação musical 'Sabores Regionais' no SESC OSASCO, pelo Conservatório Villa Lobos de Osasco, com o Grupo dos Cinco, ao lado de Fábio Bartoloni. 2014. Interpretação.

6.
GOUSSINSKY, S.; Bartoloni, G. ; Alexandre Dias ; Deise Hatum ; Hercules Gomes ; Anaí Rosa . Marcelo Tupynambá - Festival com recital em memória do compositor. 2014. Interpretação.

7.
CORTEZ, L. ; GOUSSINSKY, S. ; VASCONCELOS, C. M. . 'Histórias' na mostra Palcos - em São Paulo. 2014. Interpretação.

8.
GOUSSINSKY, S.; FREIXEDAS, C. ; ZWILLING, C. . Cultura aos sábados - Trio Sospirare - abertura da temporada 2013. 2013. Interpretação.

9.
GOUSSINSKY, S.. 'Il canto del mondo', concerto coral de Natal. 2013. Interpretação.

10.
FREIXEDAS, C. ; MACEDO, M. ; GOUSSINSKY, S. . participação em 'Doces diálogos' com Quarteto Fontegara. 2013. Interpretação.

11.
GOUSSINSKY, S.; ZWILLING, C. ; FREIXEDAS, C. . 'Il trionfo d'Amore - série de recitais em turnê por teatros do SESI do Estado de São Paulo. 2013. Interpretação.

12.
GOUSSINSKY, S.; LEVY, G. . O mundo ídiche, suas canções e a música Klezmer. 2012. Interpretação.

13.
GOUSSINSKY, S.; ZWILLING, C. ; FREIXEDAS, C. . Trio Sospirare - Música em Cena. 2011. Interpretação.

14.
GOUSSINSKY, S.; CAMARGO, G. ; MACEDO, M. ; Dalga Larrondo . Quarteto La Sirena em Música em Cena. 2011. Interpretação.

15.
GOUSSINSKY, S.; CAMARGO, G. ; MACEDO, M. ; Dalga Larrondo . Quarteto La Sirena na Virada Cultural de Santo André. 2011. Interpretação.

16.
GOUSSINSKY, S.; Carin Zwilling . Recital Il Trionfo d'Amore. 2007. Interpretação.

17.
GOUSSINSKY, S.; Achille Picchi . Recital AMORES. 2006. Interpretação.

18.
GOUSSINSKY, S.; Caio Ferraz . Recital 'Servas e Camponesas'. 2003. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GOUSSINSKY, S.. Participação em banca de Cristiane Urbinatti. Memórias outonais - por uma poética do silêncio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em corpo: dança,teatro e performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

2.
GOUSSINSKY, S.. Participação em banca de Juliana Tedeschi. Crianceria: um olhar para a criança e seu devir. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em corpo: dança,teatro e performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

3.
GOUSSINSKY, S.. Participação em banca de Maria Cãndida Varone de Morais Capecchi. A poesia e a melancolia de meu pai: caminhos e descaminhos da arte em mim. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em corpo: dança,teatro e performance) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

4.
GOUSSINSKY, S.. Participação em banca de Cesar Augusto dos Santos Carvalho. A construção de cenas teatrais à partir de materiais não dramáticos no espetáculo "Janelas" do Grupo de Teatro Escarafunchar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

5.
GOUSSINSKY, S.. Participação em banca de Norma Gabriel Brito. O ator do Drama Musical. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

6.
GOUSSINSKY, S.. Participação em banca de Ricardo Nogueira Bogus. O Pato. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
João Ricardo Souza; Celso Marques; GOUSSINSKY, S.. Participação em banca de Márcia Malaquias.O contexto maçônico da ópera A Flauta Mágica - W. A. Mozart. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO.

2.
GOUSSINSKY, S.; ESPERIDIAO, N.; Bertevelli, I.. Participação em banca de Esly Lima Silva.O CANTO CORAL EM IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL: estudo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO.

3.
GOUSSINSKY, S.; Celso Marques. Participação em banca de Wellington Douglas de Góis Spedanieri.JAZZ E BOSSA NOVA: os encontros que potencializaram o sucesso mútuo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO.

4.
GOUSSINSKY, S.; PAES, Eduardo. Participação em banca de Luciana Bicchi Galvão.A PERFORMANCE DO CANTOR NA MPB: uma proposta de aplicação da verdade cênica de Stanislavski. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO.

5.
GOUSSINSKY, S.. Participação em banca de Luciana Laureano Castro Reis.Clementina de Jesus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V EPOG USP.A música ídiche em São Paulo : memórias do intelectual Jacó Guinsburg.. 2010. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Denise Garcia. Expectativa dos pais ao matricular os filhos em cursos de teatro. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-graduação em Arte-educação) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Raíra Rosenkjar. As flores do caminho, os frutos da enchente: uma análise do processo criativo e artístico do Coletivo Estopô Balaio. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Escola Superior de Artes Célia Helena. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Norma Gabriel Brito. O ator do drama musical. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Sonia Goussinsky.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thiago Martins Galvão. Ergonomia, técnica de Alexander e os músicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO. Orientador: Sonia Goussinsky.

2.
Pedro Manoel Ros Hernandez. A valsa no Brasil e sua identidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO. Orientador: Sonia Goussinsky.

3.
Michele Cordeiro Lemos. A guitarra no Rockabilly. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO. Orientador: Sonia Goussinsky.

4.
Luciana Bucchi Galvão. A PERFORMANCE DO CANTOR NA MPB: uma proposta de aplicação da verdade cênica de Stanislavski.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO. Orientador: Sonia Goussinsky.

5.
Wellington Douglas de Gois Spedanieri. JAZZ E BOSSA NOVA: os encontros que potencializaram o sucesso mútuo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO. Orientador: Sonia Goussinsky.

6.
Esly da Silva Lima. O CANTO CORAL EM IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL: estudo de caso na Primeira Igreja Batista em Jardim das Imbuias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Faculdade de Ciências da FITO. Orientador: Sonia Goussinsky.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
GOUSSINSKY, S.. Aula de mestres: Sonia Goussinsky e Gabriel Levy 'O mundo ídiche: suas canções e a música Klezmer'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOUSSINSKY, S.. 'Servas e camponesas'. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 16:16:53