Clarice Aparecida dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade de Ijuí (2002), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH/UERJ (2016). Atualmente é docente do ensino superior da Universidade de Brasília, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo e políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clarice Aparecida dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina.
Campus da UnB
Área Universitária (Planaltina)
73345010 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31078007


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Agraria de la Habana (Orientador: REINALDO PALENZUELA).
Título: PRONERA, EDUCAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL E REFORMA AGRÁRIA POPULAR: um estudo na perspectiva do projeto formativo vinculado aos processos produtivos dos camponeses., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: GAUDENCIO FRIGOTTO.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2012 - 2016
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: PRONERA, EDUCAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL E REFORMA AGRÁRIA POPULAR: um estudo na perspectiva do projeto formativo vinculado aos processos produtivos dos camponeses., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: GAUDÊNCIO FRIGOTTO.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: AGROECOLOGIA; PRONERA; EDUCAÇÃO; REFORMA AGRÁRIA; PRONATEC.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Educação do Campo e Políticas Públicas,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Monica Castagna Molina.
2003 - 2005
Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento. (Carga Horária: 600h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Educação do Campo e Políticas Públicas.
Orientador: Monica Castagna Molina.
1991 - 2002
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade de Ijuí, UNIJUÍ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, INCRA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, Carga horária: 40

Atividades

05/2007 - Atual
Direção e administração, INCRA, .

Cargo ou função
Coordenação-Geral de Educação do Campo e Cidadania e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CONSULTORIA



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Impactos da Reforma de Ensino Médio sobre as instituições públicas de ensino, Universidades e sobre a juventude trabalhadora do campo e da cidade.
Descrição: Investigar a e impactos sociais e para a formação de educadores do campo e da cidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Identificar os principais atores que participaram na elaboração do projeto que deu origem à Lei; b) identificar os interesses envolvidos na reforma ; c) identificar os impactos da Lei sobre a Universidade, particularmente em relação à formação de educadores das áreas de Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza ; d) identificar o impacto da Lei sobre a formação da juventude trabalhadora do campo e da cidade, em relação à formação necessária para o acesso ao ensino superior e à preparação para o trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Clarice Aparecida dos Santos - Coordenador.
2013 - Atual
PESQUISA NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
Descrição: A Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária objetiva constituir um banco de dados sobre os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Nacional de Eduação na Reforma Agrária-PRONERA em parceria com IES e IF´s entre os anos de 1998-2011. Objetiva ainda analisar a repercussão do Programa nos assentamentos, nas IES e sobre os trabalhadores assentados estudantes dos cursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (20) .
Integrantes: Clarice Aparecida dos Santos - Integrante / BERNARDO MANÇANO FERNANDES - Coordenador.Financiador(es): Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Educação Continuada para Educadores das áreas de Reforma Agrária
Descrição: 4 Cursos de Formação Continuada para professores/as que atuam nas escolas localizadas nos assentamentos rurais . Cursos de 40 horas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
A REALIDADE BRASILEIRA NA INTERPRETAÇÃO DOS PENSADORES BRASILEIROS
Descrição: Estudo da realidade sócio-histórica (econômica, política, cultural) do Brasil, utilizando como guia os principais pensadores brasileiros, tais como Celso Furtado, Caio Prado Jr, Darcy Ribeiro, Florestan Fernades e suas obras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Clarice Aparecida dos Santos - Coordenador.
2017 - Atual
ESCOLA DA TERRA
Descrição: Ampliar o acesso à formação continuada para professores com atuação na Educação do Campo no Distrito Federal, visando contribuir para a oferta de uma Educação do Campo de qualidade, contextualizada às realidades das suas populações e em conformidade com as Diretrizes Curriculares para as Escolas do Campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Clarice Aparecida dos Santos - Coordenador / Rafael Litvin Villas Boas - Integrante / Eliene Novaes Rocha - Integrante / CAROLINE SIQUEIRA GOMIDE - Integrante / FELIPE CANOVA GONÇALVES - Integrante / NATHAN PINHEIRO - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
2015 - Atual
Seminários Regionais formativos sobre educação nas áreas de Reforma Agrária
Descrição: Seminários Regionais para troca de experiências e debate, com o fim de realizar uma avaliação das conquistas para educação do campo, aprender das experiências já desenvolvidas nos últimos anos, nas áreas de Reforma Agrária e identificar os entraves e desafios a serem superados, bem como os mecanismos para sua superação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Educação & Sociedade (Impresso)


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, C. A.2018SANTOS, C. A.. O GOLPE E A CASSAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL DOS CAMPONESES À EDUCAÇÃO DO CAMPO. OKARA : GEOGRAFIA EM DEBATE (UFPB), v. 12, p. 422-433, 2018.

2.
SANTOS, C. A.2010 SANTOS, C. A.. Camponeses no banco da escola. Presença Pedagógica, v. 16, p. 38-43, 2010.

3.
FERNANDO MICHELOTTI2010 FERNANDO MICHELOTTI ; SANTOS, C. A. ; SOUSA, R. . En Brasil, construccion de la resistencia campesina a partir de la educacion. LEISA - Revista de Agroecologia, v. 01, p. 6-8, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOLINA, M. C. (Org.) ; SANTOS, C. A. (Org.) ; MICHELOTTI, F. (Org.) ; SOUZA, R. (Org.) ; SANTOS, C. A. (Org.) . Práticas contra-hegemônicas na formaçao dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexoes sobre Agroecologia e Educaçao do Campo nos Cursos do PRONERA. 1. ed. BRASILIA-DF: NEAD-MDA, 2014. v. 1.

2.
SANTOS, C. A.. EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS- A instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo, na luta pelo direito à Educação. 1. ed. Brasilia: Editora Progressiva, 2012. v. 01. 202p .

3.
BERNARDO MANÇANO FERNANDES (Org.) ; CLARICE SEIXAS DUARTE (Org.) ; FERNANDO MICHELOTTI (Org.) ; MONICA CASTAGNA MOLINA (Org.) ; ROSELI SALETE CALDART (Org.) ; SANTOS, C. A. (Org.) . POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO: EDUCAÇÃO-POLÍTICAS PÚBLICAS-CAMPO. 1. ed. BRASÍLIA: NEAD, 2008. v. 01. 109p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, C. A.. A Reforma Agrária Popular e o projeto educativo dos camponeses. In: Domingos Rodrigues da Trindade;Maria Dorath Bento Sodré. (Org.). Educação do Campo e formação contra-hegemônica:estudo das relações/interações das práticas educativas e demandas educacionais. 1ed.Curitiba: Editora CRV Ltda, 2017, v. 1, p. 1-44.

2.
SANTOS, C. A.. Residência Agrária e o projeto educativo dos camponeses. In: Monica Castagna Molina;Fernando Michelotti; Rafael Litvin Villas Boas;Rita Fagundes. (Org.). Análise das práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais de Ciências Agrárias:reflexões sobre o Programa Residência Agrária. 1ed.Brasilia: UnB, 2017, v. II, p. 06-474.

3.
SANTOS, C. A.. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária -PRONERA. In: Roseli Salete Caldart;Isabel Brasil Pereira;Paulo Alentejano;Gaudêncio Frigotto. (Org.). DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 1ªed.SÃO PAULO: EXPRESSÃO POPULAR, 2012, v. 1, p. 629-637.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, C. A.. Trabalhadores rurais exigem avanço na Previdência. Revista Sem Terra, São Paulo-SP, 01 ago. 2005.

2.
SANTOS, C. A.. experiências em Educação do Campo no Brasil atual. Boletim do NEAD, Brasilia-DF, 10 abr. 2005.

3.
SANTOS, C. A.. Por uma politica de educação no campo. Jornal da Cidadania, Rio de Janeiro,RJ, p. 16 - 16, 08 set. 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. A.. Os camponeses Sem terra na Universidade. O PRONERA como estratégia para a superação da desigualdade de classes no ensino superior,no Brasil. In: Universidad 2014 - 9º Congreso Internacional de Educación Superior, 2014, Havana. Memórias - Universidad 2014, 2014. v. 1. p. 411-419.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, C. A.. Construção histórica da Pedagogia Socialista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, C. A. ; SANTOS, C. A. . A questão da Diversidade na Base Nacional Comum. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SANTOS, C. A.. Contexto e Desafios da Educação Pública e Popular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, C. A. ; SANTOS, C. A. . CONJUNTURA E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO BRASILEIRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, C. A.. O MST E A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, C. A.. La educación para los pueblos indígenas y el campo en América Latina.Políticas para su desarrollo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, C. A.. Os camponeses Sem terra na Universidade. O PRONERA como estratégia para a superação da desigualdade de classes no ensino superior,no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, C. A.. Estrutura Produtiva e Qualidade de Vida nos Assentamentos de reforma Agrária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, C. A.. TERRITÓRIOS RURAIS E RESIDÊNCIA AGRÁRIA:AVANÇOS E DESAFIOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTOS, C. A.. ESTADO E POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, C. A.. Educação Superior e Reforma Agrária: a experiência do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFGD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, C. A.. UNIVERSIDADE E REFORMA AGRÁRIA CONSTRUINDO CONHECIMENTO PARA O EMPODERAMENTO SOCIAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SANTOS, C. A.. ANÁLISE DE CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO:POLÍTICAS E ITINERÂNCIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SANTOS, C. A.. ?O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária ? PRONERA e a formação superior dos assentados da Reforma Agrária no Brasil?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SANTOS, C. A.. As políticas públicas de Educação do Campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTOS, C. A.. EDUCACIÓN RURAL Y FORMACIÓN DE CAPACIDADES EN EL SECTOR AGRARIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, C. A.. O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. A.. A Educação do Campo em tempos de Golpe:Desafios e Perspectivas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
BERNARDO MANÇANO FERNANDES ; SANTOS, C. A. . II PESQUISA NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA - II PNERA. 2013. (RELATÓRIO DE PESQUISA NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA).

3.
EDUCACAO, M. ; SANTOS, C. A. . Referências para uma Política Nacional de Educação do Campo. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CADERNO DE SUBSÍDIOS).

4.
SANTOS, C. A.. A Soberania Alimentar e a Produção e o Comércio de Sementes. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CADERNO).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTOS, C. A.. PRONERA - 10 ANOS. 2008 (VÍDEO).

2.
SANTOS, C. A.. ENTREVISTA. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, C. A.; ROCHA, E. N.; MELO, A. A. S.; JESUS, G. R.. Participação em banca de Marleide Barbosa de Sousa Rios. Trabalho e Educação: repercussões das políticas públicas de formação profissional para os trabalhadores rurais assalariados. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
SANTOS, C. A.; PETRY, O. J.; ANDREIS, A. M.; SIMOES, W.. Participação em banca de Greti aparecida Pavani. O cmpo na escola:(des)encontros entre as políticas educacionais e os projetos pedagógicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
SANTOS, C. A.; ARELARO, L. R. G.; ADRIAO, T. M. F.; MORAES, C. S. V.. Participação em banca de Maria Inês Escobar da Costa Casimiro. O Agronegócio e a Educação Superior no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, C. A.; ANDREIS, A. M.; PETRY, O. J.; SIMOES, W.; CRISTOFOLI, M. S.. Participação em banca de Greti aparecida Pavani. A escola de ensino médio e a política de educação do campo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
SANTOS, C. A.; SILVA, W. F.; ALVES, M. Z.. Participação em banca de Magno Nunes Farias. Princípios do Movimento de Educação do Campo: análise dos Projetos Políticio-Pedagógicos das LedoC´s do Centro-Oeste brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Campus Catalão) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, C. A.; ROCHA, E. N.; JESUS, G. R.; SANTOS, C. A.. Participação em banca de Marleide Barbosa de Sousa Rios. Políticas de Educação para o trabalho: repercussões na formação profissional para os trabalhadores rurais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
SANTOS, C. A.; VILLAS BOAS, R. L.; PASQUETTI, L. A.. Participação em banca de Geraldo José Gasparin. A formação política como necessidade da classe trabalhadora: a experiência do MST na ocupação do território imaterial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, C. A.; Zarref, Luiz; SANTOS, C. A.. Participação em banca de Núria Renata do Nascimento. As relações de cooperação e conflitos na organização social Calunga. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Residência Agrária:Matrize) - Universidade de Brasília.

2.
SANTOS, C. A.; Zarref, Luiz. Participação em banca de Rosmeri Witcel. a formação política como uma necessidade orgânica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Residência Agrária:Matrize) - Universidade de Brasília.

3.
SANTOS, C. A.. Participação em banca de Lucas Lemos da silva. a cultura política lulista. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Residência Agrária:Matrize) - Universidade de Brasília.

4.
SANTOS, C. A.. Participação em banca de Keyla Morales de Lima. Cultura e subjetividade na organização política das mulheres da comunidade Wesley Manoel dos Santos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Residência Agrária:Matrize) - Universidade de Brasília.

5.
SANTOS, C. A.. Participação em banca de Getúlio Francisco Silva. Pró-Alfabetização e Inclusão Social aos Trabalhadores Adultos e Idosos da Horta Comunitária Girassol - São Sebastião-DF. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com ênfase n) - Universidade de Brasília.

6.
SANTOS, C. A.. Participação em banca de Helena Aragão de Sá Martins. O Ensino de Química e a promoção da cidadania ativa: Desenvolvendo ações para a EJA do CED 01 do Riacho Fundo II. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com ênfase n) - Universidade de Brasília.

7.
STAUFFER, A.; PRONKO, M.; SANTOS, C. A.. Participação em banca de Rosimeire Pan D´arco de Oliveira Serpa. Empresariamento da educação e a produção do consenso a partir do espaço escolar no município de Iaras-SP. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TRABALHO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz.

8.
STAUFFER, A.; SANTOS, C. A.. Participação em banca de DANIEL DE JESUS SILVA. Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra?: uma reflexão crítica sobre sua implementação na Região Baixo Sul da Bahia?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Trabalho, Educação e Movimentos Soci) - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAUDE JOAQUIM VENANCIO.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAUJO, A. C.; SANTOS, C. A.; SANTOS, C. A.. Participação em banca de Herika Barbosa Nascimento.Inclusão de Educandos de Comunidades Quilombolas em uma Escola Urbana: situação e desafios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

2.
SANTOS, C. A.. Participação em banca de Luciano Monteiro.Impactos na sociedade local gerados pelos assentamentos de Reforma Agrária na região de Buritis-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

3.
SANTOS, C. A.. Participação em banca de Catia Regina Rosa Fernandes.A Licenciatura em educação do Campo e a Formação do Professor de Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, C. A.; RODRIGUES, J. A.; ANDRADE, P. G. R.. Professor Adjunto Educação-Educação Rural. 2018. Universidade Federal do Espírito Santo.

Outras participações
1.
ROCHA, E. N.; MAGALHAES, R.; SANTOS, C. A.. Seleção Simplificada para Professor Substituto. 2017. Universidade de Brasília.

2.
SANTOS, C. A.; ROCHA, E. N.; QUEIROZ, J. B.. Seleção Simplificada Professor Substituto. 2016. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Forum de educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul.As perspectivas da Educação do Campo no Brasil, no contexto do golpe político-empresarial. 2017. (Seminário).

2.
Seminário "10 anos da Licenciatura em Educação do Campo".As Licenciaturas em Educação do Campo e a luta contra o fechamento de escolas do campo: a auto-organização dos estudantes. 2017. (Seminário).

3.
III Seminário de Educação do Campo do Estado de Goiás.A Educação do Campo: Experiências e Desafios da Atualidade. 2016. (Seminário).

4.
5.º SEMINÁRIO NACIONAL DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.Apresentação e Desafios do Fórum Nacional de Educação do Campo. 2015. (Seminário).

5.
II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCADORES DA REFORMA AGRÁRIA. 2015. (Encontro).

6.
III Seminário das Licenciaturas em Educação do Campo da região Sul do RS.Teoria e prática das escolas no/do campo. 2015. (Seminário).

7.
VII JORNADA DE ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS. http://www.feagri.unicamp.br/jornada/. 2015. (Congresso).

8.
AULA INAUGURAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROPECUÁRIA.EDUCAÇÃO E AGRICULTURA FAMILIAR. 2014. (Outra).

9.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO.PROJETOS EDUCATIVOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2014. (Outra).

10.
MOVIMENTOS SOCIAIS,PARTICIPAÇÃO E ESFERA PÚBLICA.MOVIMENTOS SOCIAIS,PARTICIPAÇÃO E ESFERA PÚBLICA. 2014. (Seminário).

11.
SEMINARIO - TALLER iNTERCAMBIO DE SABERES -PROBLEMAS ES ACTUALES DES DESARROLLO AGRARIO Y RURAL. 2014. (Seminário).

12.
UNIVERSIDAD 2014 - 9º Congresso Internacional de Educação Superior. Os camponeses Sem terra na Universidade. O PRONERA como estratégia para a superação da desigualdade de classes no ensino superior,no Brasil. 2014. (Congresso).

13.
VI ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS.Educação no Campo: desafios e experiências no mundo rural Latino-americano.. 2014. (Encontro).

14.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL " DE HEGEL A MARX... E DE VOLTA A HEGEL! a TA tradição dialética em tempos de crise.. 2013. (Outra).

15.
ENCONTRO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ASSENTAMENTOS E GESTÃO.Desafios e Rotas de Desenvolvimento nos Projetos de Assentamentos.. 2013. (Encontro).

16.
Seminário Nacional: Juventude e Ensino Médio nos Assentamentos de Reforma Agrária.As experiências de Formação Profissional de Ensino Médio no PRONERA. 2013. (Seminário).

17.
FORUM NACIONAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO INCRA.O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - PLANEJAMENTO DE AÇÕES 2012. 2012. (Outra).

18.
FORUM NACIONAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO INCRA.PLANO DE COMPROMISSOS DO PRONERA 2012. 2012. (Outra).

19.
III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONTEMPORANEIDADE.ANÁLISE DE CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO:POLÍTICAS E ITINERÂNCIAS. 2012. (Seminário).

20.
II SEMINÁRIO SOBRE PROCESSOS FORMATIV-EDUCATIVOS DO GOVERNO FEDERAL.O PRONERA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2012. (Seminário).

21.
Seminário: Movimentos Sociais em rede de diálogos: educação e assentamentos rurais.Educação Superior e Reforma Agrária: a experiência do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFGD/Pronera. 2012. (Seminário).

22.
UNIVERSIDAD 2012. O PRONERA E A FORMAÇÃO SUPERIOR DOS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL. 2012. (Congresso).

23.
UNIVERSIDADE E REFORMA AGRÁRIA.Universidadee Reforma Agrária-construindo conhecimento para o empoderamento social. 2012. (Seminário).

24.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL. 2011. (Seminário).

25.
SEMINÁRIO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.POLITICA EDUCACIONAL E MOVIMENTOS SOCIAIS. 2011. (Seminário).

26.
SEMINÁRIO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.POLÍTICA EDUCACIONAL E MOVIMENTOS SOCIAIS. 2011. (Seminário).

27.
SEMINÁRIO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.POLÍTICA EDUCACIONAL E MOVIMENTOS SOCIAIS. 2011. (Seminário).

28.
V JORNADA DE ASSENTAMENTOS RURAIS.CULTURA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2011. (Outra).

29.
XV REUNIÓN ESPECIALIZADA SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR DEL MERCOSUR. Educación Rural y Formación de capacidades en el Sector Agrario - A EXPERIÊNCIA DO PRONERA. 2011. (Outra).

30.
XV Reunión Especializada sobre Agricultura Familiar del Mercosur-REAF.EXPERIENCIAS EDUCATIVAS RURALES Y TÉCNICO-AGRARIAS EN EL MERCOSUR - La visión de representantes de países del Mercosur y Asociados. 2011. (Encontro).

31.
CONFERENCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.MESA DE INTERESSE: O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO. 2010. (Outra).

32.
I SEMÍNÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONTEMPORANEIDADE.EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONTEMPORANEIDADE: TRANSPONDO FRONTEIRAS. 2010. (Seminário).

33.
IV SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E ASSENTAMENTOS RURAIS 2010.cOORDENADORA DA SESSÃO:A EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DOS ASSENTAMENTOS. 2010. (Simpósio).

34.
OFICINA NACIONAL DO CRÉDITO APOIO MULHER.PALESTRA DE ABERTURA. 2010. (Oficina).

35.
SEMANA PEDAGÓGICA.PROGRAMA DE RESIDENCIA AGRÁRIA. 2010. (Outra).

36.
SEMINÁRIO : FORMAÇÃO DE TURMA ESPECIAL DE DIREITO PARA BENEFICIÁRIOS DA REFORMA AGRÁRIA.A EXPERIÊNCIA DA TURMA DE DIREITO PARA ASSENTADOS E AGRICULTORES FAMILIARES NA UFG. 2010. (Seminário).

37.
SEMINÁRIO- FORMAÇÃO DE TURMA ESPECIAL DE DIREITO PARA BENEFICIÁRIOS DA REFORMA AGRÁRIA.PAINEL: O PRONERA E A TURMA ESPECIAL DE DIREITO NA UEFS. 2010. (Seminário).

38.
VIII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL. EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. 2010. (Congresso).

39.
VIII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL. EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. 2010. (Congresso).

40.
4º CONFERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.PROFISSIONALIZAÇÃO E JUVENTUDE DO CAMPO. 2009. (Outra).

41.
CONFERENCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2009. (Outra).

42.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA.INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2009. (Encontro).

43.
II SEMINARIO DE FORMAÇÃO E COLAÇÃO DE GRAU - FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO.Os desafios para a formação de Educadores no Pronera. 2009. (Seminário).

44.
IV JORNADA DE ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS.Educação do Campo. 2009. (Simpósio).

45.
IV JORNADA DE ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS.EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2009. (Outra).

46.
OFICINA- INDICADORES DE EQUIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E DESIGUALDADES NA ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL.PARTICIPANTE. 2009. (Oficina).

47.
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA RESIDENCIA AGRÁRIA NA UFSM.A POLITICA DE REFORMA AGRARIA NO BRASIL E O PRONERA. 2009. (Seminário).

48.
"EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS ENTRE SABERES E EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS" .."Educação Popular: produção de políticas e relação entre governos e movimentos sociais". 2008. (Seminário).

49.
AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS - 10 ANOS PRONERA.www.camara.gov.br. 2008. (Outra).

50.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA-MEC. 2008. (Outra).

51.
SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-MST.OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PRONERA. 2008. (Seminário).

52.
SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO.DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO PRONERA. 2008. (Seminário).

53.
SEMINARIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ATUAL E DESAFIOS. 2008. (Seminário).

54.
SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.O PRONERA E OS DESAFIOS DA PESQUISA. 2008. (Seminário).

55.
2º ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO MAB.EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. 2007. (Encontro).

56.
III Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária na Universidade Estadual de Londrina.Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.. 2007. (Simpósio).

57.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR.AS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR DESENVOLVIDAS PELO PRONERA-BRASIL. 2007. (Seminário).

58.
?Reforma Agrária e Desenvolvimento, desafios e rumos da política de assentamentos rurais?,no Centro Universitário UNIARA.Gênero, Juventude e Educação: espaços conquistados e lutas futuras.. 2006. (Simpósio).

59.
Fórum Mundial de Educação.Educação e Diversidade. 2006. (Outra).

60.
II Semana da Pedagogia e IV Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UnB.A Educação do Campo e os desafios para a Formação de Educadores. 2006. (Outra).

61.
II Seminário de Educação de Pessoas Jovens e Adultas e I Seminário de Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais.A Educação do Campo e a EJA.. 2006. (Seminário).

62.
IV CONFERENCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA.PARTICIPANTE. 2005. (Outra).

63.
II CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EUCAÇÃO DO CAMPO.ABERTURA DA CONFERÊNCIA - COORDENAÇÃO DO EVENTO. 2004. (Outra).

64.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.PARTICIPANTE. 2003. (Seminário).

65.
SEMINARIO NACIONAL - REFORMA AGRÁRIA: UM INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONOMICO.PARTICIPANTE. 2002. (Seminário).

66.
1ª CONFERENCIA NACIONAL DEEDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.PARTICIPANTE. 2000. (Outra).

67.
Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo.COORDENAÇÃO DE MESA. 1998. (Outra).

68.
I ENCONTRO NACIONAL DAS EDUCADORAS E EDUCADORES DA REFORMA AGRÁRIA.Coordenação. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. A.. EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRONERA- 20 ANOS. 2018. (Congresso).

2.
SANTOS, C. A.. III oficina de Capacitação para asseguradores do Pronera. 2012. (Outro).

3.
SANTOS, C. A.. OFIFINA DE CAPACITAÇÃO PARA ASSEGURADORES DO PRONERA. 2012. (Outro).

4.
SANTOS, C. A.. IV Seminário Nacional do PRONERA. 2010. (Outro).

5.
SANTOS, C. A.. SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PRONERA. 2008. (Outro).

6.
SANTOS, C. A.. OFICINA NACIONAL DE ARTE E CULTURA NA REFORMA AGRÁRIA. 2008. (Outro).

7.
SANTOS, C. A.. III Seminário Nacional do programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. 2007. (Outro).

8.
SANTOS, C. A.. II Conferência Nacional por uma Educação do Campo. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARINEZ ROSA COSTA SERAFIM. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO RIO DOS PORCOS NA COMUNIDADE VÃO DO MOLEQUE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
GEORGIA DA COSTA SERAFIM. OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA D´ABADIA E OS PROBLEMAS COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS NA COMUNIDADE DE VÃO DE ALMAS E NO RIO BRANCO.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Lys Guevara Morais Rodrigues. Mulheres e Agroecologia - Desafios para a Educação do Campo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
CÉLIA RODRIGUES DOS SANTOS. DESAFIOS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DAS MÃES NA LEDOC UNB. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

5.
Louriene Ferreira de Castro. Juventude Rural: A desterritorialização dos jovens do Quilombo Kalunga da comunidade Ema/ Soledade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MOLINA, M. C. (Org.) ; SANTOS, C. A. (Org.) ; MICHELOTTI, F. (Org.) ; SOUZA, R. (Org.) ; SANTOS, C. A. (Org.) . Práticas contra-hegemônicas na formaçao dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexoes sobre Agroecologia e Educaçao do Campo nos Cursos do PRONERA. 1. ed. BRASILIA-DF: NEAD-MDA, 2014. v. 1.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, C. A.. Estrutura Produtiva e Qualidade de Vida nos Assentamentos de reforma Agrária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, C. A.. O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Participação, como estudante de Mestrado, do Núcleo de Pesquisa do Observatório de Edu~cação do Campo - CETEC/UnB



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