Chrislaine Janaina Damasceno

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1328727986157701
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Possui graduação em Licenciatura História pela Universidade Estadual de Campinas (2007), pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínico-Institucional pela ESAB-Escola Aberta do Brasil (2015) e pós-graduação lato sensu em História, Cultura e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016).Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História e Cultura Social , da UNESP Franca. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, Educação e Temática Indígena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Chrislaine Janaina Damasceno
Nome em citações bibliográficas
DAMASCENO, C. J.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Historia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Imagens do Novo Mundo: Theodor de Bry no ensino de História.,Orientador: Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2014 - 2016
Especialização em História, Cultura e Sociedade. (Carga Horária: 480h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: A representação da narrativa e imagética dos povos nativos do Brasil no livro didático..
Orientador: Carlo Guimarães Monti.
2014 - 2015
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: Repetência Escolar: os possíveis entraves político-pedagógicos deste fenômeno..
2002 - 2006
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: "A representação do homem e do espaço nas cartas de Sevilha e Cabo Verde de Américo Vespúcio.".
Orientador: Leandro Karnal.




Formação Complementar


2018 - 2018
Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em História da África e História dos Índios em Sala de Aula. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
Curso de formação online de professores da 9º Olimpíada Nacional em Históri. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Competências Básicas do programa Formação pela Escola. (Carga horária: 40h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Técnica de Formação Gerencial, ETFG-Uberlândia, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Geografia, Carga horária: 12


Prefeitura Municipal de Altinópolis, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor História/ Geografia, Carga horária: 24


Colégio Crescer, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Filosofia/História/ Geografia, Carga horária: 22

Atividades

01/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de História ensino fundamental. Carga Horária de 12 horas semanais.

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor História, Carga horária: 32



Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: História e Cultura


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Homenagem pelo desempenho e comprometimento no trabalho pela melhoria e qualidade da Educação Municipal., Prefeitura de Altinópolis.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAMASCENO, C. J.2004 DAMASCENO, C. J.; Alves, Maira C. ; Sedgwick, Miles ; Leonardo, Patricia ; SCATOLIN, R. . Pedro Ponce O transporte de valores: a ideia de 'medicina' na América colonial espanhola.. Ideias (UNICAMP), v. 1, p. 141, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DAMASCENO, C. J.. A análise da temática indígena no livro didático do 7° ano em conformidade com o PCN- Pluralidade Cultural e a Lei 11.645/08. In: XXIII Encontro Estadual de História, 2016, Assis. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP, 2016.

2.
DAMASCENO, C. J.. O ensino de história sobre a diversidade cultural indígena a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Lei 11.645/08. In: XVII Encontro de Pesquisadores: perspectivas do desenvolvimento., 2016, Franca. XVII Encontro de Pesquisadores: perspectivas do desenvolvimento.. Franca, 2016. p. 851-862.

Apresentações de Trabalho
1.
DAMASCENO, C. J.. As imagens dos índios no livro didático.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DAMASCENO, C. J.. A análise da temática indígena no livro didático do 7° ano em conformidade com PCN- Pluralidade Cultural e a Lei 11.645/08.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
DAMASCENO, C. J.. Os Tupinambás no livro didático através de Theodor de Bry 2017 (Resumo).

2.
DAMASCENO, C. J.. Hans Staden e Michel de Montaigne: um olhar sobre a cultura do Novo Mundo 2017 (Resumo).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAMASCENO, C. J.. Quem são os povos indígenas?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de aula).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Contra os Preconceitos: História e Democracia.. 2017. (Simpósio).

2.
Ensino de história como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. 2017. (Outra).

3.
I Congresso de América Colonial: Historiografia, Acervos e Documentos.. 2017. (Congresso).

4.
I Encontro da Revista História e Cultura: Desafios Editoriais. 2016. (Encontro).

5.
II Seminário de História Cultural. 2016. (Seminário).

6.
O ensino de História e o uso de imagens na sala de aula. 2016. (Outra).

7.
Análise de pais- Crianças: sintoma dos problemas dos pais.. 2010. (Simpósio).

8.
Conhecendo o SER- Multi, inter ou transdiciplinar. 2010. (Encontro).

9.
A escola e a educação atual. 2009. (Encontro).

10.
A leitura de Desenhos enquanto instrumento pedagógico. 2009. (Encontro).

11.
Ser professor. 2009. (Encontro).

12.
Aprendizagem hoje. 2008. (Encontro).

13.
Bonheur et travail- felicidade e trabalho. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DAMASCENO, C. J.. II Encontro da Revista História e Cultura; relações entre editoração e o ofício do historiador.. 2017. (Outro).

2.
DAMASCENO, C. J.. I ENCONTRO DA REVISTA HISTÓRIA E CULTURA: DESAFIOS EDITORIAIS. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
DAMASCENO, C. J.. Quem são os povos indígenas?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de aula).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 7:04:22