Chrislaine Janaina Damasceno

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1328727986157701
  • Última atualização do currículo em 03/01/2018


Possui graduação em Licenciatura História pela Universidade Estadual de Campinas (2007), pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínico-Institucional pela ESAB-Escola Aberta do Brasil (2015) e pós-graduação lato sensu em História, Cultura e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016).Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História e Cultura Social , da UNESP Franca. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, Educação e Temática Indígena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Chrislaine Janaina Damasceno
Nome em citações bibliográficas
DAMASCENO, C. J.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Historia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Imagens do Novo Mundo: Theodor de Bry no ensino de História.,Orientador: Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2014 - 2016
Especialização em História, Cultura e Sociedade. (Carga Horária: 480h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: A representação da narrativa e imagética dos povos nativos do Brasil no livro didático..
Orientador: Carlo Guimarães Monti.
2014 - 2015
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: Repetência Escolar: os possíveis entraves político-pedagógicos deste fenômeno..
2002 - 2006
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: "A representação do homem e do espaço nas cartas de Sevilha e Cabo Verde de Américo Vespúcio.".
Orientador: Leandro Karnal.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de formação online de professores da 9º Olimpíada Nacional em Históri. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Competências Básicas do programa Formação pela Escola. (Carga horária: 40h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Técnica de Formação Gerencial, ETFG-Uberlândia, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Geografia, Carga horária: 12


Prefeitura Municipal de Altinópolis, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor História/ Geografia, Carga horária: 24


Colégio Crescer, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Filosofia/História/ Geografia, Carga horária: 22

Atividades

01/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de História ensino fundamental. Carga Horária de 12 horas semanais.

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor História, Carga horária: 32



Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: História e Cultura


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAMASCENO, C. J.2004 DAMASCENO, C. J.; Alves, Maira C. ; Sedgwick, Miles ; Leonardo, Patricia ; SCATOLIN, R. . Pedro Ponce O transporte de valores: a ideia de 'medicina' na América colonial espanhola.. Ideias (UNICAMP), v. 1, p. 141, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DAMASCENO, C. J.. A análise da temática indígena no livro didático do 7° ano em conformidade com o PCN- Pluralidade Cultural e a Lei 11.645/08. In: XXIII Encontro Estadual de História, 2016, Assis. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP, 2016.

2.
DAMASCENO, C. J.. O ensino de história sobre a diversidade cultural indígena a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Lei 11.645/08. In: XVII Encontro de Pesquisadores: perspectivas do desenvolvimento., 2016, Franca. XVII Encontro de Pesquisadores: perspectivas do desenvolvimento.. Franca, 2016. p. 851-862.

Apresentações de Trabalho
1.
DAMASCENO, C. J.. A análise da temática indígena no livro didático do 7° ano em conformidade com PCN- Pluralidade Cultural e a Lei 11.645/08.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DAMASCENO, C. J.. As imagens dos índios no livro didático.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
DAMASCENO, C. J.. Os Tupinambás no livro didático através de Theodor de Bry 2017 (Resumo).

2.
DAMASCENO, C. J.. Hans Staden e Michel de Montaigne: um olhar sobre a cultura do Novo Mundo 2017 (Resumo).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAMASCENO, C. J.. Quem são os povos indígenas?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de aula).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Contra os Preconceitos: História e Democracia.. 2017. (Simpósio).

2.
Ensino de história como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. 2017. (Outra).

3.
I Congresso de América Colonial: Historiografia, Acervos e Documentos.. 2017. (Congresso).

4.
I Encontro da Revista História e Cultura: Desafios Editoriais. 2016. (Encontro).

5.
II Seminário de História Cultural. 2016. (Seminário).

6.
O ensino de História e o uso de imagens na sala de aula. 2016. (Outra).

7.
Análise de pais- Crianças: sintoma dos problemas dos pais.. 2010. (Simpósio).

8.
Conhecendo o SER- Multi, inter ou transdiciplinar. 2010. (Encontro).

9.
A escola e a educação atual. 2009. (Encontro).

10.
A leitura de Desenhos enquanto instrumento pedagógico. 2009. (Encontro).

11.
Ser professor. 2009. (Encontro).

12.
Aprendizagem hoje. 2008. (Encontro).

13.
Bonheur et travail- felicidade e trabalho. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DAMASCENO, C. J.. II Encontro da Revista História e Cultura; relações entre editoração e o ofício do historiador.. 2017. (Outro).

2.
DAMASCENO, C. J.. I ENCONTRO DA REVISTA HISTÓRIA E CULTURA: DESAFIOS EDITORIAIS. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
DAMASCENO, C. J.. Quem são os povos indígenas?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de aula).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 15:11:25