Brigida Ticiane Ferreira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2201740919696222
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará - Belém (1996), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Plinio Augusto do Amaral, Amparo - Sao Paulo (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Ciências da linguagem pela Universidade de Franche-Comté (França) na area da didática do ensino-aprendizagem com enfoque nas representações sociais, objeto de estudo interdiscilplinar (psicologia social e sociologia), Pos-Doutorado (2013) pela Universidade de Friburgo (Suiça) na área da socio-anthropologia da imigração com enfoque nas reconstruções identitarias de imigrantes a partir de depoimentos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Brigida Ticiane Ferreira da Silva
Nome em citações bibliográficas
Da Silva B.T.F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Amapá, UEAP.
Avenida Presidente Getúlio Vargas - até 2299/2300
Central
68900070 - Macapá, AP - Brasil
Telefone: (096) 32233922


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2009
Doutorado em Ciência da Linguagem.
Université de Franche-Comté, UFC, França.
Título: Pour une education à la diversité culturelle. Une étude qualitative et compréhensive des représentations sociales sur la Guyane française dans une perspective interculturelle: le cas des enseignants brésiliens de FLE de Macapa, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Marion Perrefort.
Palavras-chave: Representação social; Cultura; Intercultural; Identidade; Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Mestrado em Ciência da Linguagem.
Université de Franche-Comté, UFC, França.
Título: La chanson en classe de FLE,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Martine Cotin.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem; competência de comunicação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1998 - 1998
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Plinio Augusto do Amaral São Paulo, UPAM, Brasil.
Título: Dificuldades de aprendizagem.
1992 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: O ensino-aprendizagem nas escolas de periferia em Belém.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade de Friburgo, UNIFR, Suiça.
Bolsista do(a): Universidade de Friburgo, UNIFR, Suiça.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.


Formação Complementar


2016 - 2016
Méthodologie Interculturelle. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento em Lingua Francesa. (Carga horária: 100h).
Université Laval - Québec, UNILAV, Canadá.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Lingua Francesa. (Carga horária: 100h).
Universté Marc Bloch - Strasboug, UNIMB, França.
1994 - 1994
Psiconeurolinguistica aplicada a educaçao. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
1994 - 1994
BB Educar - Alfabetizaçao de adultos. (Carga horária: 40h).
Banco do Brasil, BB, Brasil.
1993 - 1993
Atualização em Elaboração de Projetos de Pesquisa. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
1993 - 1993
Professor x Aluno: Perspectiva de uma pratica peda. (Carga horária: 5h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
1992 - 1992
Diagnostico psicopedagogico. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva do Colegiado de Pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Estadual Raimunda Virgunilo, RV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Formação continuada, Carga horária: 40


Centro Cultural Franco-Amapense, CCFA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Formação continuada, Carga horária: 40


Centro de Lingua e de Cultura Francesa Danielle Mitterrand, CLCFDM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de lingua francesa, Carga horária: 40


Governo do Estado do Amapá, GOVERNO/AP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Instituto de Educação do Territorio do Amapá, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Ensino Especial (Surdos)

Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Escola Estadual Azevedo Costa, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do ensino especial (jovens surdos)



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Interculturalidade, diversidade e representação dos professores do ensino fundamental das escolas publicas de Macapa: perspectivas e desafios
Descrição: Temos como objetivo conhecer as representações dos professores da rede publica fundamental de ensino sobre questões interculturais, através de seus relatos de experiências e assim identificar as trajetórias e representações sobre diferenças culturais, de gênero e gestão da diversidade. Promover um processo educacional ancorado em uma perspectiva intercultural é um horizonte que precisa ser discutido e ampliado nas escolas publicas brasileiras; destacamos também a urgência em problematizar conhecimentos, representações, crenças e atitudes no processo de ensino-aprendizagem, para que favoreçam práticas pedagógicas diversas, de modo a promover um ensino culturalmente democrático, humano e descentralizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Brigida Ticiane Ferreira da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Leitura e Compreensão de Textos em Língua Francesa
Descrição: O Curso de « Leitura e Compreensão de Textos Escritos em Lingua Francesa » fornecerá aos alunos (docentes) estratégias através das quais se tornarão aptos para a compreensão da língua francesa, em nível básico e intermediario, visando o desenvolvimento progressivo sobretudo da habilidade de leitura e, em nível complementar, da auditiva, escrita e oral. Tendo foco na aquisição de apenas uma das quatro competências linguisticas1, a leitura de textos em língua estrangeira assevera-se um importante recurso não apenas na ampliação de conhecimentos na área especifica do aluno, mas também na mobilização de estruturas de aprendizado que acabam ampliando a capacidade de leitura do aprendiz em sua própria língua materna..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UN
2013 - 2013
Periódico: REVISTA AO PE DA LETRA
2018 - 2018
Periódico: INTERNATIONAL LATIN AMERICAN STUDIES REVIEW


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educaçao.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Metodologia da Pesquisa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Antropologia culltural.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educaçao.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Interculturalidade no ensino de linguas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didatica das linguas-culturas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Da Silva B.T.F.2015Da Silva B.T.F.. Immigration de femmes brésiliennes em Guyane française: entre catégorisation ethno-nationales et stratégies d'intégration dans les ?espaces d'intégrabilité? de la société d'accueil. Cahiers Internationaux de Sociolinguistique, v. 08, p. 01-256, 2015.

2.
Da Silva B.T.F.2015Da Silva B.T.F.. Imigração de jovens mulheres brasileiras na Guiana francesa : entre categorizações etno-nacionais e estratégias de integração nos «espaços de integrabilidade » da sociedade de recepção. Textos e Debates (UFRR), v. 02, p. 369-394, 2015.

3.
Da Silva B.T.F.2014Da Silva B.T.F.. Pour une pédagogie différenciée en classe de FLE. Une sensibilisation à un regard anthropologique et dialogique lors de l'approche de l'autre. Synergie Chili, v. 09, p. 87-101, 2014.

4.
Da Silva B.T.F.2013Da Silva B.T.F.. Les cultures en présence en classe de langues. Quels contacts? Quels rapports? Quelles représentations?. Non Plus, v. 03, p. 56-67, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Da Silva B.T.F.. Le proche lointain et le lointain proche. Représentations des enseignants brésiliens de FLE sur la Guyane voisine. 29. ed. Berna: Peter Lang, 2012. v. 1. 260p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Da Silva B.T.F.. La diversité culturelle dans la formation des enseignants des langues. Perspectives didactiques et pratiques éducatives. In: Congresso EDILIC, 2016, Rennes. Langues minoritaires locales et Education à la diversité. Des dispositifs didactiques à l'épreuve. Paris: Harmattan, 2014.

2.
Da Silva B.T.F.. Langue-culture et représentations: Quel rapport dans l?enseignement des langues étrangères ?. In: Colloque international, 2014, Porto Rico. Revista da Association Internationale des Etudes Québécoises. Québec: AIEQ, 2014. v. 02. p. 134-144.

3.
Da Silva B.T.F.. Amazonie et Guyane française : des représentations et des altérités en contact . In: Congresso Amazonies brésiliennes : imaginaires et créations contemporaines, 2012, Paris. Amazonies brésiliennes : imaginaires et créations contemporaines. Paris: Plural Pluriel, 2011. v. 09.

4.
Da Silva B.T.F.. Analyse du discours des enseignants de FLE : entre représentations, stéréotypes et construction identitaire,. In: Revista: Estudos Linguisticos e Literarios da Amazônia, 2011, Belém. Estudos Linguisticos e Literarios da Amazônia. Belém: UFPA, 2011. v. 01. p. 155-167.

5.
Da Silva B.T.F.. La Guyane française entre le « très proche » et le « pas assez loin » : différences, proximités et représentations des enseignants brésiliens de FLE dans une perspective interculturelle,. In: Congresso Perceptions et Représentations de l'Etranger en Europe et dans l'Arc Atlantique, 2010, Pau. Altérité ? Identité ? Interculturalité. Paris: Harmattan, 2010. v. 02. p. 101-118.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Da Silva B.T.F.. A fronteira franco-brasileira. Uma faca de dois gumes ?. In: I Seminario do OBFRON, 2013, Macapa. Seminario OBFRON.

2.
Da Silva B.T.F.. Vers une approche plus humaniste des cultures en présence en classe des langues. In: 6ème Colloque international de L?ADCUEFE-CAMPUS FLE, 2013, Lille. Les cultures dans la formation aux langues Enseignement, apprentissage, évaluatio, 2013.

3.
Da Silva B.T.F.. Apprentissage du français, motivation et représentations linguistico-culturelles en contexte frontalier: le cas des étudiants de FLE de l'UNIFAP.. In: Colloque International, 2012, Nantes. Recherches en didactique des langues : apprendre les langues autrement, 2012.

4.
Da Silva B.T.F.. Analyse du discours des enseignants de FLE : entre représentations, stéréotypes et construction identitaire,. In: III Coloquio Internacional de Estudos Linguisticos e Literarios da Amazônia, 2011, Belém. Estudos Linguisticos e Literarios da Amazônia, 2011.

5.
Da Silva B.T.F.. Pour une pédagogie differenciée dans les classes des FLE au Brésil: sensibilisation à une conscience anthropologique et dialogique lors de l'approche de l'autre. In: Coloquio Internacional: Quelle didactique plurilingue et pluriculturelle en contexte mondialisé ?, 2010, Paris. Revue du colloque, 2010.

6.
Da Silva B.T.F.. Les stéréotypes dans les relations interculturelles: le cas des Brésiliens et des Guyanais. In: Coloquio Internacional: Coopération Scientifique Franco-Brésilienne: Le Bilan de l'Avenir, 2009, Paris. Site du colloque, 2009.

7.
Da Silva B.T.F.. La problématique interculturelle dans un contexte brésilien marqué par la proximité d?un département français. Quels enjeux pour l?enseignement du français ?. In: Jornada de estudos, 2009, Besançon. 1ère Journée d?études franco-japonaises, 2009.

8.
Da Silva B.T.F.. Amazonie et Guyane française : des représentations et des altérités en contact. In: Coloquio internacional: Les amazonies brésiliennes: imaginaires et créations contemporaines, 2009, Paris. Les amazonies brésiliennes: imaginaires et créations contemporaines, 2009.

9.
Da Silva B.T.F.. La Guyane française entre le très proche et le pas assez loin : différences, proximité et représentations des enseignants de Macapá de FLE dans une perspective interculturelle. In: Coloquio internacional: Altérité ? Identité ? Interculturalité : Perceptions et représentations de l?Etranger en Europe et dans l?Arc Atlantique, 2008, Pau. Altérité ? Identité ? Interculturalité : Perceptions et représentations de l?Etranger en Europe et dans l?Arc Atlantique, 2008.

10.
Da Silva B.T.F.. Pour une éducation à la perception interculturelle: essai d'analyse de représentations socioculturelles des enseignants de Macapa sur la Guyane française et l'influence dur l'enseignement du FLE. In: Coloquio Internacional: Recherche en Didactique des Langues: L'Alsace au coeur du plurilinguisme, 2007, Strasbourg. Revue du colloque, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
Da Silva B.T.F.. (Dé)construire pour s'engager dans les discours en langue étrangère. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Da Silva B.T.F.. Les dynamiques identitaIres et les relations interculturelles en situation de mobilité en Guyane française. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Da Silva B.T.F.; COTINGUIBA, M. P. ; BELROSE, A. M. ; FEIO, L. S. R. . Migração, Lingua e Inclusão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Da Silva B.T.F.. Vers une approche plus humaniste des cultures en présence en classe des langues. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Da Silva B.T.F.. La diversité culturelle dans la formation des enseignants des langues. Perspectives didactiques et pratiques éducatives. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Da Silva B.T.F.. Récits de migrants en milieu plurilingue: représentations, stratégies et recompositions identitaires dans leur insertion socioprofessionnelle.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Da Silva B.T.F.. A fronteira franco-brasileira. Uma faca de dois gumes ?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Da Silva B.T.F.. Apprentissage du français, motivation et représentations linguistico-culturelles en contexte frontalier: le cas des étudiants de FLE de l'UNIFAP.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Da Silva B.T.F.. Analyse du discours des enseignants de FLE : entre représentations, stéréotypes et construction identitaire,. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Da Silva B.T.F.. Pour une pédagogie différenciée dans les classes de FLE au Brésil: sensibilisation à une conscience anthropologique e dialogique lors de l'approche de l'autre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Da Silva B.T.F.. La problématique interculturelle dans un contexte brésilien marqué par la proximité d'un département français. Quels enjeux pour l'enseignement du français ?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Da Silva B.T.F.. Les stéréotypes dans les relations interculturelles: le cas des Brésiliens et des Guyanais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Da Silva B.T.F.. Amazonie et Guyane française: des représentations et des altérités en contact. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Da Silva B.T.F.. La Guyane française entre le très proche et le pas assez loin: différences, proximités et représentations des enseignants de FLE de Macapa dans une perspective interculturelle. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Da Silva B.T.F.. Pour une éducation à la perception interculturelle: essai d'analyse de représentations socioculturelles des enseignants de Macapa sur la Guyane française et l'influence sur l'enseignement du FLE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Da Silva B.T.F.. LA CULTURE MUSICALE DES BUSHINENGE : SINGULIERE EPOPEE DE L?ENTRE-DEUX MONDES AFRO-AMAZONIENS EN GUYANE FRANÇAISE. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Da Silva B.T.F.; Ribal-Rilos M. ; MARTIN, D. ; EMMANUEL, H. . La littérature guyanaise dans son environnement régional. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Da Silva B.T.F.. Pedagogia do Erro. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Da Silva B.T.F.. Concepções Pluridisciplinares do Intercultural e Abordagens Didáticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Da Silva B.T.F.. Políticas Linguisticas, Educativas e Socio-linguisticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
Da Silva B.T.F.. Aperfeiçoamento em Lingua Francesa. 2012. .

5.
Da Silva B.T.F.. Curso de Português Lingua Estrangeira - PLE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Da Silva B.T.F.. Pour une sensibilisation à la culture de l'autre: des représentations et des altérités en contact Université du Luxembourg. 2010. .

7.
Da Silva B.T.F.. Pour une sensibilisation à la conscience anthropologique et dialogique lors de l'approche de l'autre. 2010. .

8.
Da Silva B.T.F.. Interculturalidade e Ensino de Línguas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
Da Silva B.T.F.. Curso de Português Lingua Estrangeira - PLE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Da Silva B.T.F.. Oficina de lingua de sinais. 1999. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Da Silva B.T.F.. Tour du monde en 80 plats. 2005 (Encontro internacional de culinaria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Da Silva B.T.F.; CRISPINO, N. E. B.; BRANDAO, W. L. O.. Participação em banca de Diego Saimon de Souza Abrantes. Meio Ambiente de Trabalho e a Saúde Mental dos Docentes da UNIFAP. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) - Universidade Federal do Amapá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sardinha, A. C.; Da Silva B.T.F.; Oliveira F. P.. Participação em banca de Joelma de Souza Costa Mendes. Recursos Tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino da Arte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Amapá.

2.
Sardinha, A. C.; Da Silva B.T.F.; SOARES, A. C. P. M.. Participação em banca de Clebson dos Santos Simplicio. HQ, Tecnologias e Leitura: Um estudo de caso. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Amapá.

3.
Sardinha, A. C.; Da Silva B.T.F.; SOARES, A. C. P. M.. Participação em banca de Rogério Araujo Ferreira. laboratorio de Informatica - local de aprendizagem ou passa-tempo ?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Amapá.

4.
SOARES, A. C. P. M.; Da Silva B.T.F.; Batista A. J.. Participação em banca de Helen Sardinha Chucre. Tecnologia da Educação: A percepção dos professores sobre o uso do telefone celular. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Amapá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Da Silva B.T.F.; SANTOS, I. A.; PAULINO, K.. Participação em banca de Crislene Pontes de Melo.Gênero na Universidade: uma analise da atuação dos cursos de Pedagogia e Filosofia da Universidade do Estado do Amapa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

2.
Da Silva B.T.F.; SANTOS, I. A.; PAULINO, K.. Participação em banca de Kaila Cardoso Gonçalves.A homossexualidade no ambiente escolar: as ações da escola enquanto berço de discussão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

3.
Da Silva B.T.F.; BRITO, A. C. U.; BRANDAO, P. P. N.. Participação em banca de Gercilene Barroso dos Santos.A concepção docente na musica infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

4.
Da Silva B.T.F.; SANTOS, M. A.. Participação em banca de Larissa Fernanda de Souza Ferreira.O ludico e a avaliação da aprendizagem: perspectivas e possibilidades para o segundo segmento do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

5.
Da Silva B.T.F.; GOMES, R. K. S.. Participação em banca de Nadia Regina Oliveira da Silva.Concepções e Praticas Docentes: Estudo de caso sobre o fracasso escolar na perspectiva dos professores do 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola publica de Macapa.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

6.
Da Silva B.T.F.; VALESKA, A.; SANTOS, J. V. M.. Participação em banca de Maria Madalena de Araujo Balieiro.A importância dos brinquedos cantados para o desenvolvimento infantil de crianças da creche municipal Vivalda Ayres Cardoso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.

7.
Da Silva B.T.F.; PAULINO, K.; TEIXEIRA, J.. Participação em banca de Antonio José Pinto.A educação afrodescente na Escola Estadual Profa Antonia silva Santos no municipio de Mazagao. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.

8.
Da Silva B.T.F.; AMARAL, A. P.; LIMA, E.. Participação em banca de Nelci Gonçalves Ramos silva.Praticas Pedagogicas nas classes multisseriadas: investigando a pratica de um professor da escola Foz do Rio Vila Nova em Santana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.

9.
Da Silva B.T.F.; SOARES, D. C.; MARINO, F.. Participação em banca de Maria Odinéia Costa da Silva.A aprendizagem da leitura e da escrita : um estudo sobre as praticas metodológicas desenvolvidas no 1° ano do Ensino Fundamental na escola Municipal Maria do Céu Gonçalves Dias no Amapa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.

10.
Da Silva B.T.F.; PAULINO, K.; SANTOS, I. A.. Participação em banca de Ivete Santos da Silva.A aplicabilidade da lei 10.639/03 na Escola Municipal J.Almeida em Itaubal: reflexos na valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.

11.
Da Silva B.T.F.; SOARES, D. C.; CONCEICAO, F. C.. Participação em banca de Josias Prestes Wanzeler.A aquisição da língua escrita nos anos inicias do ensino fundamental por crianças de classes multisseriadas da comunidade da Cajueira no municipio do Amapa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.

12.
Da Silva B.T.F.; PEREIRA, G. F. S.; ALVES JUNIOR, F. T.. Participação em banca de Paulo Antônio Nunes Pinto.O uso das tecnologias de informação e comunicação nas séries iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.

13.
Da Silva B.T.F.; COSTA, D. D.; DAY, K. C. N.. Participação em banca de Alielson Gomes de Oliveira.Processos e Métodos de Alfabetização Aplicados na EJA em Mazagao: Estudo de caso na Escola Otavio Caldeira Afonso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.

14.
Da Silva B.T.F.; AMADOR, J. T.; COSTA, D. D.. Participação em banca de Vânia Maria Silva de Souza.Uma educação para a diversidade: como lidar com o racismo na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.

15.
Da Silva B.T.F.; NOVAIS, V.. Participação em banca de Amanda Correia Marques.A participação do pedagogo no processo de inclusão do aluno autista na Escola Regular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

16.
Da Silva B.T.F.; SANTOS, J. V. M.; OLIVEIRA, N. R.. Participação em banca de Regimara Ferreira Barriga.As cantigas de roda como ferramenta mediadora no processo de letramento na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.

17.
Da Silva B.T.F.; WALCKOFF, S. D. B.; LINS, A.. Participação em banca de Andreia Manoelle Pires Pires.Um sentimento esteve sempre presente dentro de mim: um grande amor pelas crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Da Silva B.T.F.; ARAUJO, A. M. D. C. E. S.; COUTO, A. D. A.. Concurso Público para Docentes do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do Amapá.

Outras participações
1.
Da Silva B.T.F.; TAVARES, I. L.; MELO, A. L.. Processo Seletivo Simplificado para Docentes do Magistério Superior. 2018. Universidade do Estado do Amapá.

2.
Da Silva B.T.F.; AMARAL, A. P. S. S.; NASCIMENTO, I. L.. Processo Seletivo Simplificado para Docentes do Magistério Superior. 2017. Universidade do Estado do Amapá.

3.
Da Silva B.T.F.; AMARAL, A. P. S. S.; NASCIMENTO, I. L.. Processo Seletivo Simplificado para Docentes do Magistério Superior. 2017. Universidade do Estado do Amapá.

4.
Da Silva B.T.F.; AMARAL, A. P.; NASCIMENTO, I. L.. Processo Seletivo Simplificado para Docentes do Magistério Superior. 2017. Universidade do Estado do Amapá.

5.
Da Silva B.T.F.. Membro do Comitê de Extensao - UEAP / PROEXT. 2017. Universidade do Estado do Amapá.

6.
Da Silva B.T.F.; Santos L.J.S.. Processo Seletivo Simplificado para Docentes do PARFOR. 2016. Universidade do Estado do Amapá.

7.
Da Silva B.T.F.. Processo Seletivo Simplificado para Docentes do Magistério Superior. 2016. Universidade do Estado do Amapá.

8.
Da Silva B.T.F.; SOUZA, T. M.; SANTOS, I. A.; SOUZA, P. C.; NERY, V. S. C.; BRITO, A. C. U.; AMADOR, J. T.; PENA, C. W. P.. Membro da Comissão Julgadora Responsável pelo Processo Seletivo Simplificado do PARFOR. 2016.

9.
Da Silva B.T.F.; CABRAL, C. P. T.; VIDEIRA, M. N.; COUTO, D. R. T.; DAY, K. C. N.; OLIVEIRA, E. S.; FREITAS, T. L. P.; SILVA, W. C. M.; ALVES JUNIOR, F. T.; ANDRADE, M. S.; FARIAS, R. J. C.. Membro do Comitê de pesquisa - UEAP / PROPESP. 2016. Universidade do Estado do Amapá.

10.
Da Silva B.T.F.; Santos L.J.S.. Processo Seletivo Simplificado para Docentes do PARFOR. 2016. Universidade do Estado do Amapá.

11.
Da Silva B.T.F.; Queiroga M J; Vale R. Processo Seletivo Simplificado para Professores de Lingua Francesa da APROFAP. 2002. Associação de Professores de Francês do Amapa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Coloquio de Botanica e Ecologia.Conhecimento local e Ensino de Botânica. 2017. (Simpósio).

2.
I Seminario de Infância, Cultura e Diversidade.Infância, Cultura e Diversidade. 2017. (Seminário).

3.
Colloque International de l'ARIC. Mobilités, Réseaux et Interculturalité. Mobilités et Education. 2016. (Congresso).

4.
Colloque International de l'ARIC. Mobilités, Réseaux et Interculturalité. Avaliador ad hoc. 2016. (Congresso).

5.
Encontro Amapaense de Historia da Educação.Constituição do Campo da Historia da Educação na Amazonia. 2016. (Encontro).

6.
Lançamento do Programa de Apoio a Migrantes e Refugiados - PAMER.Migrações Contemporâneas na Região da Amazônia e das Guinais. 2016. (Seminário).

7.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Integrando saberes e beneficiando a sociedade amapaense - UEAP, UNIFAP e IEPA. 2016. (Encontro).

8.
La voix de l'autre - Université de Franche-Comté. 2005. (Seminário).

9.
Médiations littéraires et culturelles de l'altérité: interaction, fluctuation, tension - Université de Franche-Comté. 2005. (Seminário).

10.
Pauvre et pauvrauté au carrefour de la méthodologie comparée - Université de Franche-Comté. 2005. (Seminário).

11.
2ème Journée des Jeunes Chercheurs de l'Université de Franche-Comté. 2004. (Encontro).

12.
1ère Journée des Jeunes Chercheurs de l'Université de Franche-Comté. 2003. (Encontro).

13.
Reunião Nacional de Presidentes de Associações de Professores de Francês - Brasilia. 2001. (Encontro).

14.
SEDIFRALE XII Mundialisação e Humanismo: influências do francês - Rio de Janeiro. 2001. (Congresso).

15.
L'illettrisme en Question - Cayenne Guyanne française. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Da Silva B.T.F.; CORDEIRO, E. L. ; AMARAL, A. P. . VI Simposio Internacional de Musca da Amazônia. 2017. (Outro).

2.
Da Silva B.T.F.. I Seminário Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jessica Costa dos Santos. Concepções dos professores das séries iniciais sobre o programa " Escola da Inteligência": o caso de uma escola privada do municipio de Macapa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. (Orientador).

2.
Gilma Santiago Pinto. A formação dos professores da escola Sao José do Instituto de Administração Penitenciário do Amapá - IAPEN: Particularidades e Desafios. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. (Orientador).

3.
Soraia Macedo Dantas. Concepções dos pais e professores sobre a influência do Capital Cultural no processo de alfabetização:. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá. (Orientador).

4.
Aluana Vanziler Silva. Um estudo sobre a relação currículo e culturas no Ensino Fundamental I: o caso da Escola Goias em Macapa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Anne Carolina Pacheco de Souza. O olhar estudantil tucuju sobre gênero e diversidade sexual no contexto escolar. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá. (Orientador).

2.
Brenda Gomes Lazareth. O bullyng sofrido por alunos do 7° ano da Escola Estadual José do Patrocinio e sua influência sobre o processo de aprendizagem. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. (Orientador).

3.
Luana Samonin. Estratégias de sensibilização à diversidade cultural na Escola José da Silva Bonifacio no distrito do Curiau. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. (Orientador).

4.
Fransuellen Ribeiro Amaral. Os diferentes ritmos de aprendizagem no Ensino Fundamental II e suas implicações no desempenho escolar. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valdenize de Souza Lima e Creuza Figueira. A Criação de Revistas em Quadrinhos na Disciplina de Língua Francesa, 7ª Série ? Ensino Fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

2.
Darcimara da Matta, Elcione dos Santos, Jaqueline Nascimento. O Jogo Teatral e o Jogo Dramático como ferramentas pedagógicas para a aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE). 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

3.
Elisabeth de Almeida Vales e Joelle Pereira de Lima. A produção escrita através dos gêneros textuais cartaz e panfleto no ensino de língua francesa: um estudo na escola estadual Almirante Barroso.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

4.
Enia dos Santos, Alexandre Souza e Carlos Alberto Picanço. Os Gêneros Textuais como Ferramenta para o Ensino-Aprendizagem do FLE. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

5.
Ediane Nascimento, Lâna Sardinha e Maria Irene Cascaes. O Jogo dramatico e o ensino do francês lingua estrangeira em açao. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

6.
Amós do Amaral de Souza e Artenise Barbosa dos Santos. A Influência da Musica do Processo de Aprendizagem do FLE: O caso das turmas de 6º Ano da Escola Estadual Professora Maria Meriam dos Santos Cordeiro Fernandes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

7.
Aparecida Custis Costa e Patrícia Viana Cruz. A Importância da cultura francesa no ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE): O caso de uma turma de 5º nível do Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

8.
Adriana Cristine Silva e Camila Regina Barbosa Mac. A Importância do estudo da cultura no ensino-aprendizagem do FLE. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

9.
Domingos Rigor, Francisco Xavier Pantoja e Zaqueu Martins. A Importância da Autonomia para a Aprendizagem da Língua Francesa em uma escola pública de Macapá. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

10.
Ana Claudia Oliveira Soares e Francimar Lopes dos Santos. O uso de jogos teatrais como auxilio no desenvolvimento da oralidade na aprendizagem do Francês Língua Estrangeira-FLE. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

11.
Iza Freitas da Silva. A musica como instrumento facilitador da aprendizagem da lingua francesa no ensino modular fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

12.
Izabel Barbosa, Nathália Ferreira e Sarah Cristina Gibson. Jogo dramático e discurso espontâneo em FLE. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

13.
Fernanda Sousa de Sousa e Maurisangela dos Santos Neres. O Aprendizado em Língua Estrangeira Através de Jogos Teatrais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

14.
Aluana Amoras, Mônica de Araújo e Valmira dos Santos. A importância do manual de FLE em escolas públicas estaduais no município de Macapá-AP. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

15.
Raimundo de Souza Rangel. O Uso do desenho animado como fator de motivação na aprendizagem em classe de Francês Lingua Estrangeira - FLE. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

16.
Deusilene dos Santos Barbosa e Ravena Serrão Maciel. A Oralidade como Estratégia de aprendizagem do FLE na 7ª série da Escola Estadual Professor Zolito de Jesus Nunes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

17.
Juliana Nunes, Kécia Chaves Santos e Sabrina Silva Carmo. O desenvolvimento da compreensão oral e escrita através da musica. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

18.
Zenaide de Souza Castelo. A música francesa como instrumento no ensino/aprendizado do Francês Língua Estrangeira (FLE). 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

19.
Jackson Gualberto Ferreira e José de Arimatéia Pessoa. AS TICS como dispositivo de ensino do FLE: o caso dos alunos da EJA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua e das Literaturas de Expressão Francesa) - Governo do Estado do Amapa - Apoena. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elias de Souza Brito. A formação continuada na pratica dos docentes da Escola Municipal Igarapé Fundo no Municipio de Itaubal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

2.
José Tavares de Almeida. A formação continuada para os docentes da educação de Jovens e Adultos - EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

3.
Josiane Fonseca Santos. As contribuições da formação continuada para a atividade docente dos professores da Educaçao de Jovens e Adultos do Centro de Estudos Supletivos "Professor Paulo Melo" em Macapa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

4.
Kelton Regy Amaral Santos. Um estudo sobre a relação currículo e diversidade cultural na escola "Alegria da Criança em Itaubal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

5.
Marciete das Neves Silva. O fator motivacional na formação continuada dos professores do Programa Nacional Alfabetização Idade Certa da Escola Rodrigues Cordeiro em Calçoene. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

6.
Marcela Cardoso Seoane. Contribuições do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Basica - PARFOR na mobilização dos saberes docentes e praticas didático-pedagogicas de egressos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

7.
Eliete Felix Nicacio Campos. Violência psicológica sofrida por alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Maria Mae de Deus e sua influência no processo de aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Estudantes do IUFM de Caiena. Estagio Supervisionado em Francês Lingua estrangeira - Centro de Lingua Francesa Danielle Mitterrand (Macapa). 2005. Orientação de outra natureza. (Formação em FLE) - Institut Universitaire de Formation de Maître. Orientador: Brigida Ticiane Ferreira da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 17:19:55